Família Osório, Sandomil e Ervedal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Osório, Sandomil e Ervedal

#108430 | jliberato | 31 dez 2005 02:05

Caros confrades,

Com ajuda de vários participantes deste Forum pude construir o meu ramo de Osórios, de Sandemil, Seia, e Ervedal, Oliveira do Hospital, que se desenvolve assim:
1. Manuel Osório, natural de Sandomil, casou no Ervedal aos 05-02-1647, com Catarina Francisca, e teve:
2. Manuel Osório de Figueiredo, natural do Ervedal, casou com Catarina Nunes Tavares e teve:
3. Ana Maria Osório de Figueiredo, natural do Ervedal, baptizada aos 06-02-1691, última a usar o nome de Osório na minha família.
Alguém sabe alguma coisa mais àcerca destes nomes?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório, Sandomil e Ervedal

#108503 | E. Osório | 31 dez 2005 20:23 | Em resposta a: #108430

Caro Liberato,

O processo de habilitação ao Santo Ofício do Dr. Manuel Saraiva, de Santa Marinha, FSO em 1750 (ANTT – HSO, 143, 2439), refere ser bisneto de uma Justa Osório, com fama de cristã-nova. Acrescenta-se que ela pertence «à família dos Dizouros oriunda da Praça de Alcântara do Reino de Castela, que se veio estabelecer na vila de Linhares e se difundiu por várias terras deste Reino». Acrescenta-se que um ramo se estabeleceu em Sandomil, onde terá nascido Maria Dizouro, que depois foi viver para o Ervedal, na companhia de um seu irmão Martinho Dizouro, tintureiro.

Esta Maria Dizouro casou com Cosme Nunes, tendo sido os pais de Justa Dizouro, acima, que parece ter nascido em Girabolhos. Este casal viveu efectivamente no Ervedal, onde tem pelo menos uma filha Maria, b. a 29-08-1598.

Da habilitação ao Santo Ofício de Manuel Pacheco da Costa Corte-Real, n. de Linhares, FSO em 1684 (ANTT – HSO, 30, 674), consta ser este neto de Francisco Lopes Osório, n. de Linhares (foi de facto aí b. a 23-01-1581), filho de Álvaro Lopes e de s. m. Ana Osório, esta irmã de um Afonso Dizouro, morador em Manteigas, considerado cristão-novo.

Encontram-se nos paroquiais de Linhares, Sandomil e Ervedal assentos vários de Osórios que são certamente todos parentes.

É possível que o seu Manuel Osório seja o que foi b. em Sandomil a 01-11-1620, filho de um Domingos Fernandes e de s. m. Maria Osório.

Isto é o melhor que se arranja. Se adiantar alguma coisa, agradeço a informação.

Cumprimentos e Bom Ano
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório, Sandomil e Ervedal

#108607 | jliberato | 02 jan 2006 14:02 | Em resposta a: #108503

Meu caro Eduardo Osório,
Mas que pontaria! Bem se pode dizer que quem sabe sabe!
O meu Manuel Osório era realmente filho de Domingos Fernandes e Maria de Osório!
Há algum tempo pesquisei Sandomil e não encontrei o baptismo. Fico-lhe muito grato por mais esta achega.
Também procurei o casamento dos pais e não o encontrei.
Cumprimentos e também votos de bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório, Sandomil e Ervedal

#110764 | jliberato | 27 jan 2006 18:45 | Em resposta a: #108503

Caro Eduardo Osório,
Passando por Lisboa no último fim de semana para as Presidenciais, dei um salto à Torre do Tombo e confirmei que o meu Manuel Osório é realmente o baptizado em 01-11-1620 em Sandomil, filho de Domingos Fernandes e Maria Desoura.
p. 90vº Livro 1B de Sandomil.
Muito obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#113602 | Lourval | 08 mar 2006 01:59 | Em resposta a: #110764

Caro JLiberato,
Há muito venho procurando pela naturalidade do meu trisavô Júlio Teixeira que chegou ao Brasil não depois de 1887. Ele teve 6 filhos e em todos os casamentos e baptismos de seus descendentes sempre diz ´natural de Portugal´. Também sempre consta que ele era filho de José Teixeira.
Hoje porém tive uma surpresa: no assento de nascimento de uma filha ´Doralice´, ao invés do costumeiro José Teixeira como avô paterno, constou ´José Teixeira Osório´ . Que surpresa!
Consultado a PT Comunicações, ficou parecendo que a maioria dos Teixeira Osórios estão no Porto e região.
José Teixeira Osório era casado com Cândida Luísa ou Cândida de Jesus.
Seus comentários são benvindos.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#113603 | Lourval | 08 mar 2006 02:01 | Em resposta a: #108503

Caro Eduardo Osório,
Há muito venho procurando pela naturalidade do meu trisavô Júlio Teixeira que chegou ao Brasil não depois de 1887. Ele teve 6 filhos e em todos os casamentos e baptismos de seus descendentes sempre diz ´natural de Portugal´. Também sempre consta que ele era filho de José Teixeira.
Hoje porém tive uma surpresa: no assento de nascimento de uma filha ´Doralice´, ao invés do costumeiro José Teixeira como avô paterno, constou ´José Teixeira Osório´ . Que surpresa!
Consultado a PT Comunicações, ficou parecendo que a maioria dos Teixeira Osórios estão no Porto e região.
José Teixeira Osório era casado com Cândida Luísa ou Cândida de Jesus.
Seus comentários são benvindos.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira Osório

#113605 | E. Osório | 08 mar 2006 05:58 | Em resposta a: #113603

Caro Lourval,

Não tenho nenhum comentário em especial, a não ser que desta região da Beira Alta (Sandomil, Ervedal, etc.) não me parece que sejam.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira Osório

#116841 | jliberato | 18 abr 2006 23:35 | Em resposta a: #113602

Caro Lourval,
O meu Osório mais moderno nasceu em 1691.
Terá que recuar bastante no tempo para se fazer qualquer ligação.
Muito obrigado em todo o caso pela sua mensagem.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen