Lopes de Azevedo do termo de Vila Real (?)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Lopes de Azevedo do termo de Vila Real (?)

#108572 | ajrei | 02 jan 2006 01:12

Caros Confrades,

Um bom 2006 para todos.

Solicito a quem trabalha a zona de VIla Real, alguma informação sobre os Lopes de Azevedo, de S. Romão de Vilarinhos, Celeirós, Vila Real.

Tenho um 4º avô nascido naquele lugar, em 8/1/1803,chamado Manuel José Marques de Azevedo, filho de Manuel José Marques e de Maria Luiza Lopes de Azevedo, neto paterno de Luiz Marques e de Catarina Ferreira e materno de Thomaz Lopes de Azevedo e de Joana Álvares.
Estas duas gerações anteriore já remeterão para próximo de 1740.
Qualquer achega será bem vinda, tanto mais que vivo no Alentejo, Vila Real não me fica à mão.
Agradecido,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Azevedo do termo de Vila Real (?)

#108626 | PinheirodeCampos | 02 jan 2006 16:57 | Em resposta a: #108572

Caro Confrade

Tenho ascendência em Celeirós e alguns Lopes de Azevedo dispersos. De qualquer forma vou ver o que tenho. Se me puder mandar as suas linhas de Celeirós agradeço para ver como podem encaixar.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Azevedo do termo de Vila Real (?)

#108709 | ajrei | 03 jan 2006 18:21 | Em resposta a: #108626

Caro Filipe de Campos,

Não tenho muito para lhe adiantar.
Tenho um 4ºavô: Manuel José Marques de Azevedo, nascido em S.Romão de Vilarinho, Celeirós, Vila Real.
Filho de Manuel José Marques e de Maria Luiza Lopes de Azevedo; neto paterno de Luiz Marques e Catarina Ferreira e materno de Thomaz Lopes de FIgueiredo e de Joana ÁLvares.

O nascimento foi a 8/1/1803, o que remeterá os seus avós para entre 1740-50.
Muita da minha dificuldade prende-se também com o facto de eu viver no Alentejo, para onde aquele meu antepassado veio e deixou descendência.

Se lhe for possível alguma articulação dstes poucos dados, agradeço. Caso contrário agradeço-lhe na mesma.

Cumprimentos e Bom 2006 para si e os seus.

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Azevedo do termo de Vila Real (?)

#108711 | PinheirodeCampos | 03 jan 2006 19:16 | Em resposta a: #108709

Caro António

O que tenho é pouco mas como brevemente irei a VR procurarei o que conseguir.
Se puder arranjar-me a descendência tenho interesse pois presumo serem meus familiares tb. O meu mail é luisfc@netc.pt.

FRANCISCO LOPES D’AZEVEDO, Alferes de Infantaria 13 em Chaves (1861), Tenente de Infantaria (1863), nasceu em Celeirós em 15 de Maio de 1815 e aí foi baptizado a 21 do mesmo, sendo padrinhos Francisco Ferreira de Queiroz e sua mãe Helena Gomes de Carvalho; filho de Joaquim Monteiro e de sua mulher Clemência Maria Lopes, neto paterno de Eusébio José Monteiro e de Maria Joaquina, de São João deCernã (Penafiel) e materno de Tomaz Lopes de Azevedo e de Joana Alves.
Casou em Chaves com D.Maria da Assunção da Silva, natural da mesma vila, filha de Manuel José da Silva e de sua mulher Margarida Rosa, C.g.

Em que local do Alentejo mora?

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Azevedo do termo de Vila Real (?)

#108739 | ajrei | 04 jan 2006 10:32 | Em resposta a: #108711

Caro Filipe,

Obrigado pela sua resposta.

Antes de mais, omais fácil: vivo em Redondo, distrito de Évora.

O mais complexo: Os descendentes de Manuel José Marques de Azevedo.

Para o período em que ele nasceu estão em falta os Assentos de baptismos daquela paróquia.
Eu consegui este assento a partir das habilitações de genere, vita et moribus, e
patrimonium levadas a cabo em 1820 para o ingresso do mesmo na Ordem dos Paulistas, entrando para o Convento de S.Paulo da Serra d'Ossa, aqui no concelho de Redondo. Todo o arquivo referente a este antigo Convento e hoje Hotel ****.

Em 1838 teve um filho de uma rapariga de uma das famílias principais de redondo de então mas que por esses motivos e para poder vir a casar mais tarde nunca foi identificada. Esta informação sobre a mãe do meu trisavô é informação que perdurou na família, aliás também como aquela que foi passada ao longo das gerações e a partir da qual sempre soubémos que descendíamos do "frade Marques". A questão é que ninguém tinha ainda tentado encontrá-lo e identificá-lo. Coube-me a mim, seu quarto neto.
Nada mais se sabe àcerca dele. Terá mudado de convento; terá deixado a vida religiosa após a extinção da ordens religiosas...???

Por sorte não havia mais nenhuma habilitação de nenhum outro com aquele apelido, nem na posição de apelido paterno nem materno, pois colocaria sempre uma real impossibilidade de ir mais para trás.
O filho foi entregue a uma família de apelido Botas, que o criou mas que também lhe transmitiu a notícia da sua origem, que como referi, chegou até hoje pois há 5ºs netos dele, que já são pais e mães, e que conheciam a informação.
Aquele filho de seu nome José Maria tomou o apelido dos pais adoptivos, Botas.
Casou e enviuvou; voltou a casar e teve quatro filhos. Eu descendo do seu primeiro filho, Francisco da Silva Botas.
A descendência deste Francisco é já hoje relativamente numerosa, e curiosamente ficou e ficará, ligada à Serra d'Ossa não apenas porque o seu antepassado lá foi frade, mas também porque foram os donos de uma firma comercial e industrial, em que na parte industrial, foram proprietários de uma Fábrica de refrigerantes, chamada "Refrigerantes Serra d'Ossa", e em que as bebidas em causa eram produzidas com a água daquela Serra.

Há cerca de um mês pedi para o AD Vila Real uma cópia do assento de casamento de Manuel José Marques e de Maria Luiza Lopes de Azevedo, que terá ocorrido, por hipótese, nos últimos anos do séc.XVIII.
Esta minha hipótese assenta no facto de que não seria o varão mais velho a tomar ordens, logo o nosso frade seria filho segundo ou terceiro. A nascer em 1803, poderia colocar o casamente dos pais entre 1795-1800.
Acontece que não me enviaram nada. Caso lhe fosse possível indagar este casamento, ficar-lhe-ia muito agradecido.

Desculpe se me excedi no tamanho do texto.

Um abraço, desde as faldas da Serra d'Ossa

António Rei

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen