Familía Fabião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familía Fabião

#109124 | 1456985 | 09 jan 2006 13:27

Gostava de partilhar informações, sobre uma figura muito conhecida na sua época. Fabião António Leitão, natural do Orvalho, viveu na Barroca Concelho do Fundão.
A família Fabião da Barroca deixa-me muitas dúvidas se serão ou não descendentes directos?

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#110844 | Fátima Mendes | 29 jan 2006 00:36 | Em resposta a: #109124

Possuo documentação obtida no Arquivo Distrital de Castelo-Branco que comprova que a família Fabião da Barroca era de descendência directa de fabião António Leitão.
Tenho também grande curiosidade em conhecer algo mais sobre a figura de um tal Fabião que aquando das guerras da Patuleia chefiava a insurreição na região do Fundão.
Poderei partilhar o que sei sobre a questão colocada, visto ter documentação.

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#110864 | 1456985 | 29 jan 2006 14:30 | Em resposta a: #110844

Fabião António Leitão, Foi chefe de um pequeno exército, ao qual chamou Exercito do Rio, tendo atingido grande importância na região, ultimamente tem vindo a ser encontrada documentação, a qual já tive acesso, desse exército e sua organização. Por exemplo: José Inácio Cardoso, figura notável, também ele natural da Barroca, foi nomeado por Fabião, capitão da 5ª companhia de Silvares, integrada no 7º Batalhão fixo da Vila do Fundão, nessa altura residia na Barroca, na casa Grande de onde emitiu correspondência oficial, como administrador do concelho do Fundão, 1846.
A minha curiosidade em relação a esta figura prende-se: se tratar da minha região natal, ver terras do xisto: www.dbgoncalves.com Fabião ainda hoje uma figura lendária.
Com alguns mistérios por desvendar (?)
Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#111110 | Sérgio R | 01 fev 2006 19:55 | Em resposta a: #110844

Boa noite,

sabe o senhor se houve ou se ainda ha descendência da familia Fabião na freguesia do Orvalho, seja por via masculina ou femenina?

Obrigado. Cptos.

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#111439 | 1456985 | 06 fev 2006 21:24 | Em resposta a: #111110

Não tenho conhecimento!
Mas é uma boa pergunta, irei tentar saber.
Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#241969 | Lisete | 14 out 2009 21:03 | Em resposta a: #111110

Boa noite!!
Fico contente por saber que pertencemos a mesma descendência. Sou natural de Orvalho apesar de que não resido lá, mas meus pais ainda, é a ultima família que descende de Fabião que ainda mora lá.

Aguardo resposta
Cumprimentos
Lisete Dias

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#265244 | Sérgio R | 13 nov 2010 20:16 | Em resposta a: #241969

Boa noite Sra Lisete,

pode me dizer qual a sua ligação com os Fabião? O meu pai também é natural do Orvalho e a minha avo vive là. Segundo penso é ela a bisneta dum membro desta familia.

Cptos.

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#289518 | Sérgio R | 18 out 2011 22:33 | Em resposta a: #241969

Boa noite,

renovo a minha pergunta: qual a sua ligação com os Fabião?

Cptos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Familía Fabião

#289525 | hmrb | 19 out 2011 00:13 | Em resposta a: #289518

Caros confrades

Falando do nome Fabião o Bispo de Angra, D. João Maria Pereira de Amaral Pimentel, no seu livro "Memórias da Vila de Oleiros" escreve o seguinte no capítulo "da freguesia do Orvalho e pessoas notáveis dela":

" Outra pessoa notável desta povoação e ainda dos nossos dias foi Fabião Francisco Leitão Guedelha, sogro do Sr. Visconde de Tinalhas o qual se tornou memorável pelo grande roubo que lhe fizeram..."

Não sei se tem alguma coisa a ver com a família Fabião, no entanto deixo esta informação.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 14:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen