Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#109619 | carvalhal | 15 jan 2006 11:34

Caríssimos

Procuro pessoas desecendentes de emigrantes oriundos de localidades de Castro Daire, nomeadamente das seguntes aldeias: Custilhão, Moura Morta, Farejinhas, Baltar, Castro Daire e... , cujo sobrenome seja Lourenço, Marques, Teixeira, Monteiro, Caetano, Carvalhal, e outros.
No aguardo de eventuais noticias,
Cordialmente
Joaquim Teixeira Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#153451 | lbecari | 23 abr 2007 18:39 | Em resposta a: #109619

minha tataravó, Maria José Pereira, nasceu em São Pedro, vila e concelho de Castro Daire, por volta de 1871. Procuro a certidão de nascimento dela para descobrir quem foram seus pais. Sabe onde posso procurar?

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#153461 | magno | 23 abr 2007 20:16 | Em resposta a: #153451

Viva, pode me dar mais informações para eu ajudar.

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#153526 | carvalhal | 24 abr 2007 03:32 | Em resposta a: #153451

Caro Iberaci.

No Arquivo Distrital de Viseu, e contando com prestimosa ajuda da D. Helena com certeza que deve encontrar. Caso contrario terá que recorrer para a os Arquivos da Paroquia de S. Pedro, guardados na Sé Catedral da cidade de Lamego.
Cordialmente
Joaquim Carvalhal
www.custilhao.com

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#153582 | lbecari | 24 abr 2007 14:04 | Em resposta a: #153526

caro Sr Joaquim,
agradeço a informação. Infelizmente estou muito longe para ir até lá, pois moro no Brasil. Mas vou tentar por telefone, quem sabe esta senhora, D. Helena, não se disporá a procurar para mim?

Agradeço muito a informação.
Luiza becari

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#153609 | Libânea | 24 abr 2007 16:19 | Em resposta a: #153582

ALGUÉM ME PODERÁ INFORMAR SOBRE A ORIGEM DA FAMILIA, PERTANCHO PEREIRA DE FREGUESIA DE ESTER CASTRO DAIRE? AGRADEÇO QUALQUE INFORMAÇÃO

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#155321 | AlferesPereira | 07 mai 2007 23:00 | Em resposta a: #153526

Caro Joaquim Carvalhal

Perdoe o atrevimento mas parece-me que o meu caro me pode ajudar, pelo menos com a sua opinião.
1- Quando se refere a Sé Catedral da cidade de Lamego está a referir-se à Câmara Eclesiástica de Lamego? São a mesma instituição?

2-Tenho uns avoengos casados em Montemor-o-Novo em 9 de Outubro de 1854 que são:

Ele, José Thomé, filho de Inácio Tomé e Maria Leonarda, natural de Gosende, Castro d'Aire, Viseu

e ela, Maria Custódia, filha de João Pereira e de MAria Theodora, natural de Nª Srª da Gralheira, Aregos, Lamego ou segundo outra fonte, Nª Srª da Gralheira, Cinfães, Lamego.

Ora o problema é o seguinte: Não encontro nada em Viseu. Nem livros! (pelo menos à data da minha pesquisa que já foi há uns anos)
Estarão os livros ainda nas paróquias?

No Diccionario Chorographico..... de Americo Costa, de 1938, fui encontrar o seguinte: Gralheira pertenceu, até 1855, ao antigo Concelho de Ferreiros de Tendais, mas em 1839 aparece na comarca de Lamego e em 1852 na de Resende e ainda em 1862 na de Cinfães...

Onde devo procurar os meus antepassados? Se casaram em 1854, terão nascido nos inícios dos anos trinta.

Qual a sua opinião?
Perdoe-me maçá-lo com estas questões, mas com a sua experiência, é bem vindo o seu conselho.
Já falei com o Sr. Henrique da Câmara Eclesiástica de Lamego que foi simpatiquissimo, mas quero tentar "mexer-me" o mais possível sem sobrecarregar o senhor de trabalho.

Desde já agradeço a sua opinião
Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#155336 | carvalhal | 08 mai 2007 02:14 | Em resposta a: #155321

Algumas informações que possuo sobre Gosende:


GOSENDE
Diocese de Lamego, Orago: S. Pedro Apóstolo. Antigo curato, no distrito eclesiástico da Serra, da apresentação de um dos beneficiados da Colegiada de S. Martinho de Mouros. Na segunda metade do Séc: XVIII. Pertencia a Universidade de Coimbra. Era então uma reitoria.

Estas notas foram extraídas do livro Castro Daire – Edição da Câmara Municipal de Castro Daire.-1986 Pag. 247. No rodapé existe a fonte consultada: A. D. V . Notas de Lamego, n.º 123/2 , fl. 132 vº - 134.


Ainda do mesmo livro pode se encontrar mais estas:

Em 1842, a freguesia de Gosende, com uma área de 2;057 pertence ao Concelho de Castro Daire .

Em 1527 por ordem de D. João III, Gosende da Correição de Lamego com 46 moradores surge como concelho. O foral de Gosende foi concedido entre 14 de Março de 1513, data do Foral de Castro daire e 16 de Julho de 1514.

Citação de Gosendinho, próximo de Gosende.

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#155409 | melisa | 08 mai 2007 18:51 | Em resposta a: #153609

Cara Zulmira

Embora não conheça a sua família consultei o meu sogro natural da freguesia de Ester que me disse que teria morado em Ester de Baixo um pessoa de nome Pertancho Pereira que era natural de Cabo Verde.

Pertancho Pereira pessoa com cabelos loiros e pela branca teria casado em Ester por volta de 1940 com uma senhora de nome Celeste, filha de outra senhora de nome Prazeres Teixeira e de cujo marido não se recorda o nome mas que seria natural de Gozende (também concelho de Castro Daire) pelo que era conhecido por esse alcunha.

Espero ter sido útil.

Os meus cumprimento

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#155424 | Libânea | 08 mai 2007 20:47 | Em resposta a: #155409

Cara M.Elisa

Foi extremamente ùtil, fico-lhe muito agradecida. A partir destes dados penso ir mais em frente e penso também deslocar-me a Ester. Muito e muito obrigada também ao sogro da Senhora.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#155495 | A-Pereira | 09 mai 2007 00:14 | Em resposta a: #155336

Caro Joaquim Teixeira Carvalhal

Obrigado pelas suas notas sobre Gosende. Farei delas bom uso.

Disponha
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#198310 | fsrogeiro | 28 mai 2008 12:06 | Em resposta a: #155336

Caros confrades

Procuro ascendência de Maria Ferreira ou de Paiva, nascida na vila de Castro Daire, freguesia de São Pedro, cerca de 1700, filha de António Simões e de Isabel Ferreira, de Castro Daire.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#200050 | hsantos | 11 jun 2008 10:54 | Em resposta a: #198310

Fórum de Genealogia -- Escolha uma opção -- Regras Ajuda Registe-se Alterar Dados Contactos
[Voltar ao Fórum]
TODAS AS SALAS Moderador

Arquivos
Bibliografia
Brasil
Cargos
Direito
Eventos
Famílias
Formação
Genética
Heráldica
Hispânia
Informática
Património
Pessoas
Regiões
Títulos


Todas as SalasArquivosBibliografiaBrasilCargosDireitoEventosFamíliasFormaçãoGenéticaHeráldicaHispâniaInformáticaPatrimónioPessoasRegiõesTítulos em: TópicosMensagensAutores

Este tópico está disponível na(s) Sala(s): Pessoas Famílias Regiões
Nota: para visualizar todas as mensagens deste tópico na mesma página utilize o modo expandido
Mensagens neste tópico Autor
• Apelido Cardão, de São Pedro do Sul Vasconcelosminas 27-11-2007, 20:59
• RE: Apelido Cardão, de São Pedro do Sul Nuno Oliveira 28-11-2007, 10:20
• Apelido Cardão, de São Pedro do Sul Vasconcelosminas 28-11-2007, 23:15
• RE: Apelido Cardão, de São Pedro do Sul » hsantos 11-06-2008, 10:50

RE: Apelido Cardão, de São Pedro do Sul 11-06-2008, 10:50
Autor: hsantos [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro José Roberto Vasconcelos

Não sei se terá alguma informação sobre estes Cardoosos de São Pedro do Sul / Pindelo dos Milagres; estas gentes têm raizes profundas nestas terras, ainda sendo proprietarios de algumas, nomeadamente em Pindelo.
Passo a referir algums nomes e datas:

Carminda Varanda Cardoso * Viseu, São Pedro do Sul / Pindelo dos Milagres 27.04.1960

Pai: Manuel Cardoso / Manuel Cardoso * 25.02.1931

Mãe: Maria Varanda Dionisio * 03.01.1933

Avos:

Pai: Custódio Cardoso * Viseu, São Pedro do Sul / Pindelo dos Milagres * 03.06.1898
Mãe: Lúcia Macieira * Viseu, São Pedro do Sul / Pindelo dos Milagres * 04.11.1905
" Pais de Manuel Cardoso"


Pai: António Pereira Dionisio * Viseu, São Pedro do Sul / Pindelo dos Milagres * 03.06.1898
Mãe: Maria José Varanda * Viseu, São Pedro do Sul / Pindelo dos Milagres * 11.03.1891
"Pais de Maria Varanda Dionisio"

Desde já agradecido
Cumprimenta
Hélder Eduardo dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307217 | IEDA COELHO | 31 mai 2012 04:16 | Em resposta a: #155336

Caro Joaquim Carvalhal,

Vendo suas postagens, acredito que talvez possa me ajudar. Procuro a Freguesia onde nasceram meus avos, e conforme um passaporte encontrado pelo amigo Mario Navarro, cremos que podem ter nascido em Gosende - Castro DAire. Vou passar os dados: AQUILINO DA COSTA *1886-04-28 filho de ANTONIO BOTELHO DA COSTA E MADALENA DA CONCEICAO CARNEIRO PINTO e AMELIA DIAS *1889-08-18 filha de INACIO LOPES e CAROLINA DIAS.

Se puder me auxiliar em alguma busca ou conselho, agradeco muito.

IEDA

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307389 | mila1000 | 03 jun 2012 15:20 | Em resposta a: #155336

Confrade Joaquim Carvalhal,

Seria possivel localizar registo de baptismo ou de casamento de meu tetravô Jose da Cunha , nascido entre 1780 e 1790 em Castro Daire, casado com Margarida dos Santos.
Teve filho de nome Manuel da Cunha,nascido entre 1808 e 1810, que se casou com Maria Amalia (natural de Pala),fui informada que faleceu em 1870 em Mangualde,Castro Daire.

Meus cumprimentos.
Mila
SP/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307486 | ruafonte | 04 jun 2012 22:44 | Em resposta a: #109619

O meu avô materno era de Lamelas de Castro Daire e chamava-se Avelino Lourenço. Sei que um irmão emigrou para o Brasil quando jovem. Penso que ainda havia um primo filho de uma irmã do meu avô que para lá emigrou portanto tenho por lá família que não conheço.

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307767 | Joaquim Carvalhal | 09 jun 2012 08:35 | Em resposta a: #307486

Bom dia,
Um local que pode encontrar algum documento com data anterior a 1900 ou próximo desta, é na http://www.ad-viseu.com/ Arquivo Distrital de Viseu.
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307768 | Joaquim Carvalhal | 09 jun 2012 08:36 | Em resposta a: #307217

Bom dia,
Um local que pode encontrar algum documento com data anterior a 1900 ou próximo desta, é na http://www.ad-viseu.com/ Arquivo Distrital de Viseu.
Pode consultar via net,
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307769 | Joaquim Carvalhal | 09 jun 2012 08:39 | Em resposta a: #200050

Bom dia,
Com sobrenome Cardão, de Castro Daire pode consultar a casa de Viseu do Rio de Janeiro. Julgo que um ex-presidente desta associação era conhecido como Cardão.
sds
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307770 | Joaquim Carvalhal | 09 jun 2012 08:43 | Em resposta a: #155321

Bom dia,
Pode tentar via net para http://www.ad-viseu.com/ Arquivo Distrital de Viseu
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307774 | roz | 09 jun 2012 13:27 | Em resposta a: #307767

Caro Joaquim Carvalhal

Embora se possa ver a lista dos anos existentes, NADA esta' ainda acessivel para pesquisa!

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307779 | Joaquim Carvalhal | 09 jun 2012 14:39 | Em resposta a: #307774

Boa tarde,
Neste arquivo distrital fiz, pessoalmente a pesquisa da minha arvore genealógica, nos documentos existentes ate ao sec: XVIII.
Para uma consulta a distancia ou via e-mail pode faze-la, mas dentro das condições colocadas no próprio link do site:
http://www.ad-viseu.com/pesquisas.php
AO dispor,
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307886 | IEDA COELHO | 11 jun 2012 03:37 | Em resposta a: #307768

Caro Joaquim, eu jah tentei no AdViseu, porem os dados que eu tinha eram: Lamego (avo) e Cutelo (avoh), como Cutelo fica em Ferreiro de Avoes, tentei essa pesquisa. Mas depois, aqui no Forum, o amigo Mario Navarro descobriu um passaporte do pai de Amelia, em 1883, onde dizia que ele morava em Cotelo e nao Cutelo, dai achamos que ela poderia ter nascido em Castro Daire na Freguesia de Gosende. Mas, como jah tinha expirado minha pesquisa gratuita, teria de pagar por outra, fiz o pedido mesmo assim, mas nao obtive resposta. Nao estou conseguindo saber ao certo como usar esse arquivo. Mandei agora uma carta para a Conservatoria de Castro DAire, vamos ver se respondem, pois nao respondem aos e-mails. Mas, muito obrigada pela informacao, e se vc tiver mais alguma dica, eu agradeco, pois estou no Brasil. Abraco. Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#307943 | Joaquim Carvalhal | 11 jun 2012 23:00 | Em resposta a: #307886

Boa noite,
Se este passaporte estiver no ADV, provavelmente existira um processo relativo ao mesmo, Se fosse esse o caso, colheria bastante informação, como carta de chamada, testemunhas de abonação,
A documentação que pretende é anterior a 1900, logo se existir, deverá estar no Arquivo Distrital de Viseu e com estas datas especificas a consulta ficará muito direta e facilitada.
SDS
Joaquim Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#308101 | IEDA COELHO | 13 jun 2012 14:31 | Em resposta a: #307943

Caro Joaquim,
O Ad Viseu respondeu, localizaram a Certidão em Gosende - Castro DAire. Estou muito satisfeita, agora preciso localizar a de meu avô que não possuo mais dados, apenas "Lamego", acho que será mais difícil.

Obrigada pelas dicas.
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#308121 | Joaquim Carvalhal | 13 jun 2012 17:16 | Em resposta a: #308101

Boa tarde,
Ainda bem que conseguiu. Quanto a Lamego, julgo que determinadas datas podem ser consultadas neste mesmo ADV, mas sei que se possuir somente Lamego como referencia. torna-se-a mais complexo. Mas, como este ADV possui excelentes funcionarias, sera tudo uma questão de tempo.
SDS
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com
www,custilhao.org ( minha arvore genealógica)

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#308159 | Joaquim Carvalhal | 13 jun 2012 22:32 | Em resposta a: #153609

Boa noite. Sei que existe um Pertancho, que é advogado em Castro Daire é é natural da freguesia de Ester, concelho de Castro Daire. O nome dele é Manuel José Pereira Pertancho.
Endereço: R Cândido Reis , Castro Daire
Telefone: (232) 386 389
Cordialmente,
Joaquim Carvalhal

Resposta

Link directo:

Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#349412 | mkazagão | 19 ago 2014 19:01 | Em resposta a: #109619

Meu nome é Marco Aurélio Barcelos Valente, sou do Rio de Janeiro. Meu avô nasceu no conselho de Castro Daire, na freguesia de cabril, lugar de Tulha Velha, na data de 08/10/1905. Chamava-se Aurélio Ferreira Valente, filho de Inocêncio Ferreira e Elvira Duarte Valente. Veio para o Brasil na década de 1930 com seus irmãos Alcindo, José, Inocêncio e Laura. Deixou em Portugal seus pais e, até onde fui informado pela minha avó, duas irmãs. Quem tiver alguma identificação ancestral com esta família entre em contacto com valentesdopaiva@gmail.com.

Com meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Pessoas oriundas de Castro Daire-Viseu

#375827 | jliberato | 02 dez 2016 18:47 | Em resposta a: #109619

Venho chamar a atenção para o tópico "Árvore de costados de António Paiva, de Gafanhão, Castro Daire".
http://geneall.net/pt/forum/170893/arvore-de-costados-de-antonio-de-paiva-da-freguesia-de-gafanhao-castro-daire/#a375749
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 04:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen