Sigano - Bragança, Mogadouro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Sigano - Bragança, Mogadouro

#110163 | LProjecto | 19 jan 2006 19:20

Caros confrades,

Algum de vós já se deparou com indivíduos de apelido Sigano (Rodrigues Sigano), na zona de Mogadouro, Bragança e arredores?
Tenho ascendentes com esse apelido na zona de Redondo, sendo que os últimos que encontrei desta linha terão nascido por volta de 1550 em Mogadouro.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Sigano - Bragança, Mogadouro

#110177 | Cordeiro | 19 jan 2006 22:36 | Em resposta a: #110163

Prezado senhor sendo eu de Mogadouro numca ouvi falar nesse apelido por la sê conhecem ciganos mas como apelido numca ouvi falar.
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Sigano - Bragança, Mogadouro

#110223 | josemariaferreira | 20 jan 2006 12:21 | Em resposta a: #110163

Caro Luís Calhau

No século XVI e XVII, havia em Aljustrel, pelo menos uma família de apelido Sigano, eram ricos e abastados. Em principio, penso que o apelido não tenha nada a ver com a raça.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sigano - Bragança, Mogadouro

#110239 | LProjecto | 20 jan 2006 15:01 | Em resposta a: #110223

Caro Zé Maria,

Agradeço a sua gentil resposta. Compartilho da sua opinião. Na verdade, tenho alguns indicadores que apontam para essa tónica - uma família abastada. Também não me parece que o apelido tivesse algo a ver com a etnia.
Desconhecia a existência, nos séc. XVI e XVII, de indivíduos deste apelido na zona de Aljustrel. Quem sabe não existirá algum parentesco?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Sigano - Bragança, Mogadouro

#110240 | LProjecto | 20 jan 2006 15:03 | Em resposta a: #110177

Caro Cordeiro,

Agradeço a sua resposta.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Moreto

#128839 | Renato Camargo | 18 set 2006 16:12 | Em resposta a: #110163

Olá,


Alguém tem conhecimento da familia Moreto em Mogadouro?
Tenho ascendentes em Mogadouro, sendo que meu avô partiu daí por volta de 1908 e estou a procura da certidão de nascimento dele.
Meu avô era filho de José Moreto e Maria Ignácia Marques

Antecipadamente Grato

Resposta

Link directo:

RE: Sigano - Bragança, Mogadouro

#128860 | juncal | 18 set 2006 18:38 | Em resposta a: #110163

Luis Calhau
Tenho a informar que tenho um parente na Murtosa -Aveiro em 16..? ,Domingos Jorge Sigano casado com Isabel Vaz,na Murtosa (deve ser à volta de 1691/2,pois o filho do casal nasce em 1693 ),filho esse com o mesmo nome Domingos Jorge Sigano ,nasce em 1693 na Murtosa -Aveiro e casa a 8 de novembro de 1716 na murtosa com Ignacia Maria da Silva.Tenho descendência do casal até +-1870.
Os melhores cumprimentos.
Carlos Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Sigano - Pera -Algarve

#128866 | melisa | 18 set 2006 20:02 | Em resposta a: #128860

Caro Luís Projecto e restantes confrades

Nos paroquiais de Pera no Algarve encontra- se uma família de apelido Fernandes Sigano a partir dos finais do´séc XVII.

Assim:

António Fernandes casado com Maria Gonçalves, foram pais de:

1- Manuel Fernandes Sigano que em 31/11/1687 casou em Pera com Maria Luís (fª de Sebastião Gonçalves e de Isabel Martins). Aquela faleceu em Pera tendo feito testamento em 9/10/1694.

Já Manuel Fernandes Sigano, sendo almocreve não tem óbito registado constando apenas em 7/10/1707, um auto de notícia em que o prior anota que teria chegado a notícia que o mesmo teria falecido "...quando estava ausente em campanha" pelo que se ia proceder à partilha dos seus bens entre os herdeiros.

(Desconheço que campanha só que na mesma data é também anotada a morte em campanha de outro morador de Pera sem qualquer relação familiar com este. )

Este casal teve a seguinte descendência:

2- Domingas Fernandes que casou (Pera 10/12/1715) com Manuel Gonçalves Prata
pais de:

3- Manuel Gonçalves Prata cc Maria Boto

3- João Gonçalves Cabrita cc Prepetua do Sacramento.

2- Manuel Fernandes Sigano casado (I- Pera 1708) com Luisa Marreira
e casado (II- Pera 1725) com Margarida Neta.

Para este último casamente teve dispensa por serem parentes em 4º grau. Ela era filha de Manuel Fernandes Calçado e de Maria da Rocha.

Também eu estou convencida que também em Pera o apelido Sigano não a ver com questões de raça, podendo talvez ter origem na profissão que o primeiro Sigano exercia, tendo depois sido transmitido por varonia.

Pelas ligações familiares e apadrinhamentos que fez e referências a bens a partilhar parece estar bem integrada na sociedade local.


Entretando procurando na Torre do Tombo on line - Corpo Cronológico, existe um Alvará de 4/4/1657 passado a Francisco Fernandes Cigano em que lhe faz "mercê de o haver por natural deste reino e sua mulher e filhos".

Como não consultei o referido documento in loco, não sei se haverá qualquer relação entre este e os outros Fernandes Sigano de Pera.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Moreto

#129102 | Cordeiro | 21 set 2006 12:12 | Em resposta a: #128839

Presado amigo soube de uma familia de Travanca e que casou em paradela que se assinava moreto.
Atenciosamente A.B.Cordeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 07:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen