Condessa de Benanico ? e Colon

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Condessa de Benanico ? e Colon

#110182 | kolon | 19 jan 2006 23:45

Caro Zé,

Pois Barreto teve a ideia correcto mas a direção errada de como provar a missão secreta do incognito.
Mas graças a ele por eu estar envolvido na produção desse livro em Inglês vim a abrir os olhos á 'História da Coróchinha' sobre Colon que nos ensinaram na escola.

O amigo Zé sabe dizer se era este Duarte de Almeida filho do 2º Conde de Abrantes e de D. Inês de Noronha?

Não devemos dúvidar que tanto D. Duarte de Almeida como a Condessa de Lemos e o rei Dom João III conheciam bem a linhagem do 2º Almiranrte Don Diego pois era um natural de Portugal.

Também conhecia muito bem essa linhagem o rei Don Fernando de Aragão pois por esta razão impedia que Don Diego tomosse os postos de seu pai porque como o próprio rei disse 'Temia os filhos de Don Diego (talvêz porque viessem a subir ao trono com uma quebra na susseção dos Católicos que tinham só filhas)... a que Don Diego respondeu inteligentemente.... 'será justo que eu pague pelos meus filhos que não os tenho (embora tivesse já um bastardo) e que sabe Deus talvêz nunca os venha a ter?'

Ora bem se a Condessa era 'tia'
como classificas a afinidade do marido D. Dinis de Portugal que era neto de D. Fernando com esse Don Diego?
Não sería este um laço de sangue muito mais chegado ?

Preciso muito de encontrar rastros da Condessa de Benanico ou nome assim parecido porque pode ser que Don Diego o não escreve-se correcto na lingua do paiz de onde ela era.
Por exemplo se era da Alemanha ou parente do rei Maximiliano pode ser um nome completamente diferente.

Mas é muito necessário para mim encontrar esta senhora pois até aqui tenho conseguido porvar muitas das coisas que Don Hernando escreveu sobre seu pai. Gostaria também de provar que seu irmão Don Diego estava falando a verdade e não 'imaginando' uma linhagem nobre 'por ter vergonha de ser plebeu' como diz o nosso amigo pperneta e muitos historiadores que não souberam o que pensar sobre este estranho acontecimneto e este misterioso homem na nossa história.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110324 | Luis K. W. | 21 jan 2006 19:20 | Em resposta a: #110182

Mas afinal é Benanico ou Benavilla/ Benavila (em Aviz)?!?
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110336 | josemariaferreira | 21 jan 2006 21:18 | Em resposta a: #110182

Caro Kolon

Certamente que já tens conhecimento que ouve um almirante Colón que se distinguiu na expulsão dos árabes do reino de Granada. Era de nacionalidade francesa e possivelmente natural ou de ascendência na localidade de Colon.
Também existe em França uma localidade chamada de Coulon, individuos desta localidade vieram para Portugal onde deixaram este apelido. Tenho conhecimento de uma D. Juliana de Coullon na minha terra no século XVII.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110345 | laser | 21 jan 2006 22:28 | Em resposta a: #110182

M. Rosa

Já viu a interpretação de P. Junior a respeito da "Condessa de Benanico"?
O que lhe parece ? Nunca vi em Espanha nenhuma terra com esse nome,
enquanto Benavila fica aqui relativamente perto, ali para os lados de Avis no
Alto Alentejo.

Cumps
L. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110350 | kolon | 22 jan 2006 00:49 | Em resposta a: #110345

Caro L. Azevedo,

Eu li as 12 páginas na internet mas parece que falta umas páginas ainda.

De qualquer forma sigo buscando informações dessa srª

M Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110433 | josemariaferreira | 23 jan 2006 19:12 | Em resposta a: #110350

Caro Kolon

A suposta condessa de "BENANICO" seria a tia de Maria de Toledo y Rojas, Leonor de La Cueva cc. Pedro Fernandez de Castro 2º Marquês de Sárria, 8º. Conde de Lemos.
Portanto como vês ainda não é do lado paterno de D. Diego!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110436 | kolon | 23 jan 2006 19:36 | Em resposta a: #110433

Caro Zé,

Aonde se liga o nome de "BENANICO" a Leonor de La Cueva?
Mesmo se estiver ligado essa Srª parece ter nascido depois de Don Diego escrever o seu Testamento pois morreu em 1526.

Parece que temos de seguir buscando :)

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110443 | josemariaferreira | 23 jan 2006 21:38 | Em resposta a: #110436

Caro Kolon

D. Leonor de la Cueva está ligada aos Senhores de Higares, condes de Benallúa e Benevides e duques de Verágua e sua mãe D. Isabel Tellez Giron está ligada aos Medina Sidónia e conde de Haro.
Possivelmente a condessa de Benanico, até poderá na realidade ser a condessa de Benavides ou Benallúa. Aqui também encontramos os Medina Sidónia e os Haros com que muitas vezes eram conotados Colón e os irmãos!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Condessa de Benanico ? e Colon

#110491 | josemariaferreira | 24 jan 2006 18:25 | Em resposta a: #110443

Caro Kolon

D. Leonor de la Cueva era filha de Beltran de la Cueva e de Isabel Tellez Giron e sobrinha de Luís de la Cueva casado com Joana Colón filha de Diogo Colón.
Isabel Tellez de Giron é irmã de Joana Tellez Giron, casada com Henrique Gusman 1º Duque de Medina Sidónia, e de Maria Tellez de Girón casada com Fernando Henriquez 1º Duque de Medina Rioseco, todas estas eram tias da mulher de Diogo Colón e netas de Pedro de Tellez Giron, Mestre da Ordem de Calatrava!
Possilvelmente será uma destas a tia da mulher de Diego de Colón que usava o título de condessa de "BENANICO" na medida que esta família tinha os títulos de Conde de Benavente, Benallúa e Benavides (poderá até ter havido uma deficiente leitura do testamento).
Se assim for, também aqui não dá para saber a geração do pai de Diogo Colón!
SÓ DEUS SABE!

Cumprimentos e manda sempre

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 21:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen