Combatentes ultramar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Formação

Combatentes ultramar

#110471 | MarioBC | 24 jan 2006 11:24

Boa tarde,

Um tio meu faleceu em Angola na Guerra do Ultramar em 1962. Gostaria de saber se me podem informar de documentação que esteja disponivel para consulta acerca do motivo da sua morte e o local onde foi sepultado, ou dados relacionados.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110479 | Alves dos Santos | 24 jan 2006 12:40 | Em resposta a: #110471

Caro Mario,

Toda a documentacao relacionada com os militares da Guerra Colonial, encontra-se no Arquivo Geral do Ex'ercito

Largo de Chelas
1949-010 Lisboa
Portugal
Telefone 1 218391600
Telefone 2 218391619
Fax 218391611
E-Mail arqgex.chefe@mail.exercito.pt

Como e obvio, de acordo com a lei, existem restricoes de acesso, mas um contacto com este organismo, permitira esclarecer melhor o assunto.

Melhores cumprimentos

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110482 | MarioBC | 24 jan 2006 14:09 | Em resposta a: #110479

Caro Alves dos Santos,

Muito obrigado pela pronta resposta à minha pergunta. Vou então entrar em contacto com o arquivo para saber como poderei obter a informação.

Cumprimentos,

Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110484 | fracata | 24 jan 2006 14:26 | Em resposta a: #110479

Caro Alves dos Santos

como ex-Combatente do Ultramar Português (Guiné Portuguesa 1969-1972), duvido que alguém ligado a estes governos pós a "Abrilada" tenham algum interesse em ajudar os Bravos Militares que desinteressadamente e apenas com um único sentimento de cumprir o seu Dever e de honrar a Sua Pátria e Tradição, sacrificaram as suas vidas e carreiras ... para nada ...

a verdade é que a mando de uns animais traidores chamados Só-ares e outros que se diziam e dizem revolucionários ... tenhamos entregue de mão beijada e SEM HONRA... parte da nossa querida Pátria que tanto tempo levou a formar e consolidar... a uma série de espertos mafiosos que respondem aos poderes mundiais...

uma prova de que os governos actuais tem mais orgulho nos combatentes que de forma mercenária vão encher os bolsos para a Bósnia, Kosovo, Afganistão, etc. ... é que nesta altura não estão a ser contados na totalidade (conforme os documentos apresentados e validados, pelo M. Exército) o tempo total de serviço militar, conforme a Lei 9-2002... dos ex-combatentes para efeitos de reforma, ao contrário do que se está a considerar para esses mercenários defensores dos interesses de terceiros que nada tem a ver com a nossa Pátria.... que lhes são atribuídas honras, reformas, louvores, condecorações..., etc.

Santo Deus .... ao que a nossa Terra chegou! ....
mas também com esta gente ... nunca poderia sair melhor .... pois os sérios AINDA estão calados ...

CUMPRIMENTOS

fracata

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110488 | Carlos Silva | 24 jan 2006 17:36 | Em resposta a: #110471

Caro Colega,

Tomo a liberdade de chamar a sua atençao para a mensagem seguinte, da autoria do nosso estimado confrade Joao de Castro e Melo Trovisqueira, com referência a um site cuja base de dados é muito interessante para uma primeira abordagem da questao :

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=107418

Melhores cumprimentos
Carlos P.M.M. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110503 | Alves dos Santos | 24 jan 2006 20:17 | Em resposta a: #110484

Caro Senhor Fracata,

Como militar que sou, embora nunca tenha estado nos teatros de operações que refere, sinto-me extremamente ofendido pelas suas palavras. Os militares de hoje sentem a pátria com o mesmo carinho com que o senhor a defendeu e, tal como o senhor, também eles vão para onde os mandam, servindo com brio, reconhecido por muitas nações, o nome de Portugal.
Não pretendo entrar em discussões estéreis mas, devo dizer-lhe, conheço bem os arquivos das Forças Armadas e, se hoje muitos dos seus camaradas da altura, são reconhecidos como heróis nacionais, tal facto deve-se unicamente à forma como as Forças Armadas decidiram manter classificada a forma como pereceram...
Reconheço que nem sempre o poder politico reconhece a memória daqueles que, sacrificando o seu bem mais precioso, defenderam este cantinho à beira mar plantado. A titulo de exemplo, somos um dos poucos países do mundo que não celebra condignamente os heróis da 1ª Grande Guerra, todos os outros guardam um dia designado "Remembrance Day".
As suas palavras são-me extremamente desagradáveis dado que ainda recentemente, um desses "mercenários" perdeu a vida no Afeganistão e o senhor, apesar dos sacrificios, regressou. Compreendo a sua revolta e respeito-a mas, por favor, não culpe os militares actuais pois, como o senhor, eles não tem poder de tomar decisões politicas e, isto é um facto de sempre:
"Senhor, umas casas existem, no vosso reino onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manhã, a um toque de corneta, se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta, se deitam obedecendo. Da vontade fizeram renúncia como da vida.
Seu nome é sacrifício. Por ofício desprezam a morte e o sofrimento físico. Seus pecados mesmo são generosos, facilmente esplêndidos. A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares...
Corações mesquinhos lançam-lhes em rosto o pão que comem; como se os cobres do pré pudessem pagar a liberdade e a vida. Publicistas de vista curta acham-nos caros demais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servidão.
Eles, porém, calados, continuam guardando a Nação do estrangeiro e de si mesma. Pelo preço de sua sujeição, eles compram a liberdade para todos e os defendem da invasão estranha e do jugo das paixões. Se a força das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o farão. E, desde hoje, é como se o fizessem.
Porque, por definição, o homem da guerra é nobre. E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai coragem, e à sua direita a disciplina". (MONIZ BARRETO - Carta a El-Rei de Portugal, 1893).


Com consideração

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110519 | fracata | 24 jan 2006 23:41 | Em resposta a: #110503

Caro Senhor Alves dos Santos

Agradeço o seu comentário.

A minha intenção não era atacar os actuais militares que, certamente terão tanto (ou mais) brio que os que nessa altura lutaram a defender a nossa Pátria... o meu ataque vai para quem organiza e participa nestas brincadeiras armadas de forma voluntária...

A questão que se põe quanto a mim, é simplesmente esta:

Os militares actuais vão ou não vão, por vontade e decisão próprias? Não são voluntários? Então ?

No meu tempo quem não ia... era preso!!!! E indo, ia a ganhar uma côdea de pão! Quantas vidas se desfizeram só pelo facto de terem ido... mesmo que lhes não tenha acontecido desgraça militar...

Mas a diferença dos antigos militares para os actuais (incluindo obviamente os das grande guerra), é que foram obrigados e não por voluntariado! Para não falar em mais nada...
E foram para defender um ideal... o NOSSO IDEAL NACIONAL...
Não foram nem vão para defender coisas que não nos dizem respeito nem tem nada a ver connosco... ao contrário, tem sim a ver com a actual subserviência às potências estrangeiras....

Não julgue que o meu dito é de revolta, mas será sim o de desgosto pelo nível a que o nosso País chegou... mas com esta gente que permitimos nos governe ... não se poderá esperar melhor!

Para terminar Lhe digo que estou orgulhoso porque só no 1º ano em que estive no Sul da Guiné em Cacine, Cameconde, Gadamael e Guilege, em que nos primeiros 365 dias do ano sofremos (eu ao comando do meu Pel. Rec. Daimler, juntamente com o meu pessoal) ... 456 ataque dos terroristas pretos, armados pelos soviéticos e talvez também pelos americanos....

E sabe, isto... me permitiu sentir útil ... pois estava a servir a Pátria... obrigado sim.... mas a servir a Pátria e não a servir qualquer coisa que me paga como agora acontece!!

Pena é que militares como nós, sejam esquecidos voluntáriamente (pois até parece que se tem vergonha... desta parte da História de Portugal) pelo poder político que com a Abrilada se instalou desgraçadamente nesta terra!

Os meus cumprimentos
Fracata

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110522 | ramos | 25 jan 2006 00:39 | Em resposta a: #110519

Sr Fracata
O Sr. ofende não só militares como como todos os seus familiares Também tive irmão, marido, nessa guerra e noutra onde o sr. esteve, cada um no seu tempo. Os pretos como diz, estavam a defender a terra que era deles e não a sua. A Arilada permite que o sr. diga todas as barbaridades. Antes não tinha nem direito, nem coragem, nem estatura moral para o fazer, ou para não ir. Indigna todos os que lutaram pelo que julgavam que era justo, e os que hoje mal ou bem vão para essas guerras injustas. Lastimo que tudo isto apareça num forum de genealogia.
Limpe essa alma de tanto ódio. Durma em Paz
Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110530 | Mavasc | 25 jan 2006 09:44 | Em resposta a: #110488

Caro Carlos Silva

Muito lhe agradeço a indicação sobre a Liga dos Combatentes que me permitiu, de imediato, obter todos os dados sobre um primo morto em combate em Moçambique, dados esses que pensava ter que procurar no Arquivo Histórico Militar.

Os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110531 | MarioBC | 25 jan 2006 09:46 | Em resposta a: #110488

Caro Carlos silva,

Agradeço a atenção. Penso que é ao site da Liga dos Combatentes que se refere. Por coincindência a LC foi o ponto de partida que me ocorreu para iniciar a busca e realmente tornou-se útil porque disponibiliza no seu site uma listagem dos mortos do Ultramar com informações úteis tais como teatro de operações, unidade, data e motivo da morte.

Os meus cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110540 | fracata | 25 jan 2006 12:38 | Em resposta a: #110522

Cara Senhora Ramos

Pelo que vejo a Senhora aderiu à pouca vergonha da Abrilada ... e das duas uma: ou faz parte do novo Sistema e renegou a História ... ou então não percebe nada disto no que refere à guerra do Ultramar e é ingénua...

Não é minha intensão ofender ninguém - nem Militares nem seus Familiares...

Apenas quero DEIXAR CLARO que Os Heróicos Militares da Grande Guerra e Os da Guerra do Ultramar, estão a ser esquecidos pelos sucessivos governos progressistas pós Abrilada... que até nos querem fazer passar por Vergonha Nacional!!!
Ao contrário, os militares que "voluntariamente" vão para guerras alheias a Portugal, defender não sabemos que interesses, esses, ao contrário, são acarinhados e BEM Recompensados.

SÓ ISTO e mais nada.

Se a cabeça de V. Ex.cia não dá para entender isto, problema Seu...

Porque este é Forum de Genealogia, não será lugar para continuar com esta análise.

Passe bem e os meus cumprimentos

fracata

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110655 | INCA | 26 jan 2006 20:42 | Em resposta a: #110540

Ex-Camarada fracata:

É mais que evidente que tem carradas de razão.
Agora só não entendo duas coisas; porque "lamenta" os 45 cêntimos por dia, que era mais ou menos o que calharia a cada um, mesmo que fosse contado de forma correcta o tempo de serviço militar obrigatório, insulto este que nenhum pedinte na actualidade aceitaria, e todo esses anos que esteve na Guiné! A comissão de serviço nesta antiga província ultramarina não era apenas de 12 meses?
Não esqueça também as boas armas chinesas...

Cumprimentos,

Inca

Díga-me, essa coisa dos calados está muito demorada? Se for preciso novo sacrifício é só dizer.

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110675 | fracata | 26 jan 2006 22:48 | Em resposta a: #110655

Caro Ex-Camarada INCA

Faltando ao meu compromisso anterior (de não voltar a falar aqui neste tópico sobre este assunto), vou desta vez fazer só correcção ao tempo de tropa por mim indicado que saiu involuntariamente impreciso;
assim o tempo correcto é (conforme certidão do MDN de 27-Junho-2001 que me foi passada para fins de REFORMA) :
- Incorporação 9-Jan-1969 - Disponibilidade 11-Jan-1972 : soma 3 anos e 2 dias;
- Aumento no tempo de serviço (DL 28.404 de 1937) - Guiné 100% -- 6-Fev-1970 a 17-Dez-1971 -- 1 ano e 315 dias;
- TOTAL DO TEMPO DE SERVIÇO - 4 anos e 317 dias, tendo actualmente a Patente de Tenente Miliciano de Cavalaria na Disponibilidade.

A Segurança Social SÓ me conta 3 ANOS !!! Sinto-me roubado em : 1 ano e 317 dias ~ ou seja 2 anos... (vou por isso perder 4% sobre o valor da minha reforma).

Quanto ao dinheiro preferia recebe-lo eu, e logo a seguir, entregar numa instituição de caridade para fazer bem... do que vê-lo cair não sei aonde (mas imagino...).

Quantos aos Calados... eles vão começando a aparecer... pode ter a certeza... já começaram a oferecer e dar na tabuleta de certos defensores da pátria...

Os meus cumprimentos

fracata

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110678 | Mavasc | 26 jan 2006 23:05 | Em resposta a: #110675

Caro confrade Fracata

A segurança social conta... aquilo que o Ministério da Defesa a manda contar! Não estou a defender a minha dama, mas o tempo de serviço militar não consta nos computadores do ISS! Se tiver problemas nesse sector deixo-lhe o meu mail e estou á inteira disposição para qualquer esclarecimento.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

PS: MariapontoBpontoarrobaseg-socialpontopt

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#110684 | Mavasc | 26 jan 2006 23:16 | Em resposta a: #110675

Corrijo o mail que deixei:

MariapontoBpontoVasconcelosarrobaseg-socialpontopt

Resposta

Link directo:

RE: Combatentes ultramar

#227819 | Caro75 | 28 abr 2009 14:22 | Em resposta a: #110531

Também aconselho este site:

http://ultramar.terraweb.biz/index_MortosGuerraUltramar.htm

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 09:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen