Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#111122 | usermbr | 01 fev 2006 23:51

Caros Confrades,
Meu bisavô Manuel Henriques Bragança, Tenente-Coronel, e ajudante de campo do General Norton de Matos, foi administrador da Fazenda Tentativa, em Angola, num período entre 1910 e 1920.
Caso alguém tenha em seu poder documentos nos quais constem os administradores desta Fazenda no período acima referido e que possam confirmar a data em que o meu bisavô exerceu o referido cargo, agradecia que respondesse a este fórum.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#111140 | chartri | 02 fev 2006 11:52 | Em resposta a: #111122

Tente ver o processo dele no Arquivo Histórico Militar (a Santa Apolónia no Museu Militar). No seu processo individual, deve constar qualquer coisa, pois era militar
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#111141 | usermbr | 02 fev 2006 12:06 | Em resposta a: #111140

Caro Confrade,
Muito obrigada pela innformação prestada.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#111157 | Conde | 02 fev 2006 17:12 | Em resposta a: #111122

É muito possível que sim pois, o segundo dono dessa Fazenda era, então, muito amigo do General Norton de Matos que sempre lhe fez elogiosas referências. A fazenda foi fundada pelo Visconde do Alto Dande que em 1907 foi promovido a Conde facto a que ninguém geralmente alude.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#111158 | usermbr | 02 fev 2006 17:17 | Em resposta a: #111157

Caro,
Mas tem algumas referências de meu bisavô, Manuel Heriques Bragança?
É que o meu bisavô também era muito amigo do General Norton de Matos.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#115720 | usermbr | 03 abr 2006 17:06 | Em resposta a: #111122

Caros Confrades,

Renovo o pedido.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#222635 | plara009 | 02 mar 2009 15:59 | Em resposta a: #115720

Caros confrades

O meu bisavo foi dono desta fazenda ate meados dos anos 70, Antonio Sousa Lara. Tem alguma informacao sobre isto?

Obrigada
Sousa Lara

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#222717 | aeiou2 | 03 mar 2009 14:29 | Em resposta a: #222635

Mas a Fazenda Tentativa não era da Cadá? O seu bisavô terá sido Administrador. Dono em 1970?
Mas vou saber.

Cpts

Maria Oom Oliveira MArtins

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#222721 | aeiou2 | 03 mar 2009 14:45 | Em resposta a: #222635

Caro Sousa Lara,

A Fazenda Tentativa bem como a Cassequel eram do grupo:Espítito Santo

, Queirós Pereira , Eng.º Guedes.. Em 1970 tinha como Director um Sr Sousa Teles.

A C.A.D.A. era também de um grupo de pessoas, uma sociedade e as letras são Companhia Agrícola de Angola.Não me foi referido nenhum Sousa Lara, que talvez tivesse algo cargo.

Depois de sexta-feira posso dar-lhe mais informações Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#222722 | plara009 | 03 mar 2009 14:59 | Em resposta a: #222635

Caros confrades

O meu avo era dono da Fazenda Tentativa, disso tenho a certeza, e o meu pai cresceu la.
Recentemente encontrei este artigo, que confirma o que digo:
"http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=9739
A Companhia de Açúcar de Angola, actual “açucareira 4 de Fevereiro”, que incluía a Açucareira de Caxito, “Fazenda Tentativa”, assim como o Marcos Canavezes na região do Cubal, área reservada à produção de sisal, Luacho e Caxito (Fábrica de óleo de palma e sabão), Cuio (Pescaria e Porto), eram propriedades de António Sousa Lara. "

Infelizmente para alem disto nao sei muito mais, e por isso pedi a vossa ajuda.

Obrigada
Sousa Lara

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#222733 | aeiou2 | 03 mar 2009 17:33 | Em resposta a: #222722

Consulte este site http://memoria-africa.ua.pt/search.aspx?=TI'Na assembleia geral' [84351]-O seu Avô era Presidente da Assembleia Geral da Companhia do Açúcar de Angola

Em www.casa de angola.org/ Nota 1
O seu Avô era sócio fundador da Companhia de Açúcar do Dombe (Dombe-Grande) a Sul de Benguela, era uma grande produtora de açúcar.

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#296411 | leonoroliveira | 03 fev 2012 22:33 | Em resposta a: #222722

Boa noite,

o seu avô António Sousa Lara foi inquilino do meu Bisavô e posteriormente do meu Avô, ambos com o nome Vasco de Oliveira...tenho em casa dos meus avó cartas que eles trocaram entre si sobre questões da propriedade...porque o meu bisavô e avô nessa altura já se encontravam em Lisboa. Penso que a propriedade se chamava granja Palmira...sabe alguma coisa sobre o assunto?

ps: vi também ja algumas fotos e ouvi falar da fabrica de açúcar Fazenda Tentativa.

Cumprimentos,

Leonor de Oliveira Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#298589 | casg59 | 29 fev 2012 22:12 | Em resposta a: #222635

Caro Sousa Lara

A CAA - Companhia do Assucar de Angola SA foi fundada nos anos 20 do século passado por António de Souza Carneiro (mais tarde António de Souza Carneiro Lara). casou com D. Ana de Albuquerque e teve 4 filhos a saber: António de Albuquerque de Sousa Lara, Luis de Albuquerque de Sousa Lara, Maria Carolina de Albuquerque de Sousa Lara e João de Albuquerque de Sousa Lara. A CAA teve a sua Sede Social em Luanda, na Rua Direita. Escritórios em Benguela e Lisboa, e era proprietária das Fazendas Tentativa, no Caxito; S. Francisco, no Dombe Grande; Marco de Canavezes, no Cubal e, também detinha a empresa Sociedade de Recovagens no Lobito. Em Portugal possuía, ainda a Refinaria Angola na Rua Herois de França em Matosinhos. A maior Fazenda era a Tentativa com 20.000 Km2. após a morte do Comendador António de Albuquerque de Sousa Lara em 1972 e porque, embora casado, não teve filhos, a empresa sofreu algumas alterações na sua estrutura accionista, tendo em 1973 sido adquirida pela família Espírito Santo e foi liderada por António Espírito Santo Silva até à sua ida para o Brasil após o 11 de Março de 1975. Voltando à Fazenda Tentativa, esta detinha a maior fábrica de açucar de todo o território Angolano. Era o orgulho de todos que, como eu, tiveram a honra de conhecer e trabalhar nela. O último gerente da Fazenda foi José Rebelo e o Administrador residente chamava-se Jaime de Almeida. Espero que este pequeno contributo sirva para ajudar a esclarecer algumas duvidas.

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#357370 | Lourdes Lara | 09 mai 2015 04:05 | Em resposta a: #296411

Boa noite,

Na verdade este António Sousa Lara (Fazenda Tentativa) nada tem a ver com o António Augusto Lara inquilino do sr. Vasco de Oliveira.

O Sr. Lara da fazenda Granja Palmyra era meu avô e foi ali que cresci. Lembro-me muito bem de ir pagar a renda a Luanda.

Como eu gostava de ter acesso a alguma dessa correspondência do meu avô!

Saudações amigas

Maria de Lourdes Lara

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#362329 | mmtrigo | 12 out 2015 17:16 | Em resposta a: #222635

Sim. Vivi na Fazenda Tentativa entre 1956 e 1970. Na altura o administrador era António Sousa Lara

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#362330 | mmtrigo | 12 out 2015 17:17 | Em resposta a: #222717

A Fazenda Tentativa não pertencia à CADA

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386728 | aacoliveira1962 | 20 nov 2017 23:34 | Em resposta a: #111122

O meu avô era Joaquim de Sousa Carneiro, viveu para os lados da Vila Verde ( Calenga) e sei que era primo de António de Sousa Lara, o da fazenda em questão e também fundador da fazenda Marco de Canavezes, entre o Cubal e a Ganda.
Como vi aqui tanta gente conhecedora dos lugares e pessoas, caso haja alguém que saiba algo de Joaquim de Sousa Carneiro, nomeadamente o motivo da sua ida para Angola e sua ligação à maçonaria, ficaria muito grato , pois quando faleceu os filhos eram crianças e ficou um vazio, só recentemente descobri que tinha dois irmão.
Qualquer informação preferia que fosse por e-mail.
Atenciosamente.
Agostinho A. Carneiro de Oliveira

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386731 | Conde | 21 nov 2017 14:43 | Em resposta a: #386728

Se me der os pais do Joaquim talvez consiga saber o parentesco.

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386736 | aacoliveira1962 | 21 nov 2017 16:36 | Em resposta a: #386731

Boa tarde.
Desde já os meus agradecimentos.

Os pais do meu avô eram José de Sousa Carneiro e Quitéria Moreira Dias
Obs. José teve um anterior casamento.


Atenciosamente.
Agostinho A. Carneiro Oliveira

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386743 | Conde | 21 nov 2017 18:45 | Em resposta a: #386736

Esse José era irmão do Pai (Manuel de Sousa Carneiro) de Antonio de Sousa Carneiro Lara. Neste site tem a sua ascendencia até ao D. Afonso Henriques e mais ainda.

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386744 | aacoliveira1962 | 21 nov 2017 19:05 | Em resposta a: #386743

Nessa parte eu estou a par, estou incluído na árvore, tenho certidões, etc.
Quando me referia ao meu avô Joaquim Sousa Carneiro era mais no sentido de saber pormenores da sua ida para Angola, sabemos que teve alguns problemas, mas não quais. Ele iria contar ao filho mais velho ( meu tio) quando atingisse a maioridade, no entanto faleceu sem puder contar a sua história de vida e apresentar a família aos filhos.

De qualquer forma o meu muito obrigado.


Agostinho Oliveira

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386745 | Conde | 21 nov 2017 19:42 | Em resposta a: #386744

Algumas coisas sei eu mas digo pelo telefone se mo der. Tem a ver com a Mãe deles e com a herança.

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#386755 | aacoliveira1962 | 21 nov 2017 21:46 | Em resposta a: #386745

Todas as notícias são bem recebidas. Sem pretensões nenhumas, apenas com o objetivo de saber sobre os meus antepassados, ficarei grato. O meu telefone é 917043558.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#405242 | esipa | 10 jul 2018 14:23 | Em resposta a: #111157

Caro Conde,

Muito pouco se encontra acerca do Visconde do Alto Dande. Tem alguma história do mesmo e sua família.
Muito grata.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#445230 | Steicy | 10 jan 2023 19:22 | Em resposta a: #362329

Ola, procuro uma Família pai da minha avó de Nome Senhor Barbas seria muito importante para minha avó por favor

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#445231 | chartri | 10 jan 2023 19:27 | Em resposta a: #445230

O que é que tem esta pergunta com o tópico que é o da Fazenda Tentativa?

Resposta

Link directo:

Administrador da Fazenda Tentativa, Angola

#445235 | Steicy | 11 jan 2023 09:30 | Em resposta a: #445231

Olá bom dia, estou a procura do meu bisavô ou da sua família Abílio Barbas «  conhecido como « Senhor Barbas «  que trabalhava na Fazenda Tentativa nos anos de 1954 pour aí ele tinha dois filhos na época, e é irmão do Senhor Barbinhas que trabalhava na fábrica de Amêndoas para óleo de palmas… me ajudem a encontrá-lo ele ou a família é muito importante para a minha avó

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen