Gente de Alpedrinha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Gente de Alpedrinha

#111334 | amtf | 05 fev 2006 14:51

Caros participantes,

Transcrevo a seguir alguns apontamentos retirados do processo de habilitação aos Lugares de Letras de José Inácio de Mendonça Furtado, natural de Alpedrinha, onde nasceu em 1767 (AN/TT, Leitura de Bacharéis, Maço 64, n.º 27, 24-4-1796):

1. José Inácio de Mendonça Furtado, Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, solteiro

Filho de:
2. Dr. Luís Paulino Furtado de Mendonça, licenciado em Leis, natural de Alpedrinha, onde casou, em 30-6-1766, com
3. D. Maria Bárbara Rebello de Abreu, de Alpedrinha

Neto paterno de:
4. José Salvado Bicho, proprietário do Ofício de Escrivão da Câmara de Alpedrinha, de onde era natural,
5. Catarina Caetana de Mendonça Furtado, de Alpedrinha

Neto Materno de:
6. Manuel Gaspar Rodrigues, pessoa principal que sempre serviu na governança da Vila de Alpedrinha, de onde era natural,
7. D. Maria Nunes Rebello de Abreu, de Alpedrinha.

Deixo o nome das testemunhas chamadas a depôr, pois poderão ser úteis a algum leitor:

- Marçal josé Gaspar Barata, Sargento da Infantaria Auxiliar e homem de negócios, natural de Alpedrinha, de 46 anos;
- Diogo Pires da Cunha, Alcaide da Vila de Castelo Novo, de 53 anos;
- Luís Mendes Franco, homem de negócios, natural de Alpedrinha, de 52 anos;
- José Henriques Pinheiro de Paiva, homem de negócios, natural de Alpedrinha, de 27 anos;
- Domingos Gonçalves Silvares, lavrador da Lardosa, de 60 anos;
- José Caldeira de Ordaz Queiroz, Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Superintendente das Coudelarias da Comarca de Castelo Branco, de 26 anos;
- Diogo da Fonseca Barreto Mesquita, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, de 45 anos.

As testemunhas foram ouvidas nas casas da Residência do Doutor Aires António de Sales Ribeiro, corregedor da Comarca.

Se, porventura, algum leitor tiver dados sobre os nos. 6 e 7 acima, meus antepassados directos, muito grato ficarei se mos puder dar a conhecer.

Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111341 | carlos luiz | 05 fev 2006 16:44 | Em resposta a: #111334

Caro Antonio
Tenho alguns Rodrigues,da freg. Capinha- Fundão,entroncados nos meus ramos Caixinhas!
Cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111343 | mgorjaoh | 05 fev 2006 17:02 | Em resposta a: #111334

Caro Confrade,

Também descendo de uma Família de Alpedrinha, ainda que por via já muito próxima de mim (avó paterna - varonia Boavida), cuja ascendência pode ser encontrada quer em Cândido Teixeira, quer em nota de pé de página no livro que acabo de publicar sobre a minha família (com a divulgação pela dislivro).

Se é uma família específica de Alpedrinha, julgo que conhecerá o livro "Alpetrinienses Ilustres", de António José Salvado Motta. Este A. escreve, sobre o Dr. José Inácio de Mendonça Furtado:

«Nasceu em 1769 ou 1770; foi professo na Ordem de Cristo; Bacharel formado em leis pela Universidade de Coimbra, habilitado para os lugares da Magistratura pela Mesa do Desembargo do Paço; Juiz de fora da então vila da Covilhã, por carta de 17 de Junho de 1802 (registada no L.º 67 da chancelaria de D. Maria I, fol.s 54v.); Corregedor do crime do bairro de Belém e Provedor da vila de Oeiras por carta de 8 de Outubro de 1816 (registada no L.º 22 da chancelaria de D. João VI, fol.s 258v.); Desembargador da Relação e Casa do Porto; Vereador do Senado da Câmara de Lisboa, por alvará de 24 de Março de 1821 (L.º 40 da chancelaria de D. João VI, fols. 196v.); um dos representantes do braço da Nobreza nas Côrtes de 1828 em que D. Miguel foi jurado e aclamado rei absoluto, etc.
Filho do Dr. Luís Paulino Furtado de Mendonça e de sua mulher D. Maria Bárbara Rebello d'Abreu, todos de Alpedrinha, como consta das inquirições que se fizeram em Castelo Branco a 7 de Março de 1796, na residência do// Dr. Aires António de Sales Ribeiro, Corregedor da comarca, a fim de se habilitar para o lugar da Magistratura, e que se encontram no maço 64, letra J. n.º 4 da Leitura de Bacharéis, existente na Torre do Tombo de Lisboa. Escreveu: «Resultados dignos de toda a admiração, condignos da maior contemplação, talvez nunca vistos e observados na história da magistratura portugueza, provenientes de horrorosas conspirações, etc». N'este folheto pretendia justificar-se de gravissimas acusações contra ele irrogadas (sic) n'outro folheto que aparecera em 1821 intitulado «Suplemento ao Astro da Liberdade». O Dr. José Inácio de Mendonça Furtado faleceu em Alpedrinha no dia 1 de Setembro de 1834.».

José Salvado Bicho foi tabelião entre 1742 e 1786

Escreve também o A. sobre seu Pai, o Dr. Luís Paulino Furtado de Mendonça, o seguinte texto (pp. 170-171):

«Era formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e advogado distintíssimo «exercendo a advocacia com grande reputação», como consta das inquirições tomadas em Castelo Branco a 7 de Março de 1796.
Filho do escrivão d'Alpedrinha José Salvado Bicho, e de sua mulher D. Catarina Caetana Furtado de Mendonça, neto do capitão mor d'Alpedrinha José Inácio de Mendonça Furtado; foi casado com D. Maria Bárbara Rebelo d'Abreu, e pai do Desembargador e escriptor José Inácio de Mendonça Furtado e do capitão mor António Caetano Furtado de Mendonça. Vivia nas suas casas da Rua de Santo António (v. escritura de 4.11.1780 - nota do Autor), reconstruídas de novo e que hoje são do Ex.mo Snr. E. de Campos.
O Dr. Luiz Paulino foi assassinado pelos francezes na trágica tarde de 5 de Julho de 1808, ao ribeiro dos Pinheiros, e é o primeiro da lista dos mortos d'esse dia no livro d'obitos e no manuscripto do P.e Rocha Machado».

Espero que estes elementos possam ter, ainda assim, algum interesse.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

De todo o modo, da testemunha Diogo da Fonseca Barreto Mesquita descende um dos subramos da minha Família, quer dizer, que entroncam nos viscondes de oleiros e, depois, nos couceiros - a sua descendência estudo-a, na perspectiva estrita em que entroncam com "Gorjões", no meu livro. Alguns Caldeira de Ordaz, curiosamente, entroncam recentemente noutro ramo ligado À minha Família (Gorjão Pinto Coelho). Não tenho é a certeza se vêm da mesma linha genealógica do José Caldeira de Ordaz Queirós que refere.

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111354 | mgorjaoh | 05 fev 2006 18:52 | Em resposta a: #111334

Caro Confrade

Na minha mensagem, onde se diz que Diogo da Fonseca Barreto Mesquita "descende", leia-se, "é ascendente". Peço desculpa pelo lapso.

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111357 | manuelr | 05 fev 2006 20:55 | Em resposta a: #111334

Caro amigo

1-SIMÃO LOPES casou com Domingas Nunes. Naturais de Ladeiro, Viseu. Foram pai de

2-JOSÉ NUNES casou com Maria Gonçalves natural de Alpedrinha filha de Manuel Gonçalves e de Maria N. Pais de

3-Maria Nunes de Abreu que segue.
3-Plácido nasceu em Alpedrinha em 24-01-1716.

3-MARIA NUNES DE ABREU casou com Manuel Gaspar Rodrigues natural do Louriçal do Campo filho de Pedro Gaspar Marmelo natural do Pessegueiro, Álvaro (casado 3 vezes: 1ª vez com Maria leitão de quem teve a Josefa nascida em 21-10-1712 e Joana de Andrade casada com António Vaz Tassalho e 2ª vez com Maria Dias natural de Alcongosta filha de André Dias e de Francisca Dias) e de Maria Rodrigues Capucho natural do Louriçal neto paterno de Pedro Gaspar e de Isabel Marmelo naturais do Pessegueiro.

Serve?

Um grande abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111359 | manuelr | 05 fev 2006 21:10 | Em resposta a: #111343

Caro Miguel Gorjão Henriques

José Caldeira D'Ordaz e Queiroz foi 2º Barão de Castelo Novo. Seu filho Pedro que seria o 3º Barão, recusou-se a usar o Título e teve 7 filhos, dos quais por sua filha Maria Leonor teve descendência Ordaz Caldeira Lucas, Tavares Caldeira D'Ordaz e Conte Caldeira D'Ordaz. Pode dizer-me quais foram os que se ligaram aos Gorjão Pinto Coelho?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111360 | mgorjaoh | 05 fev 2006 21:24 | Em resposta a: #111359

Caro Manuel da Silva Rolão,

É pelo lado Conte Caldeira de Ordaz. Em termos simplistas:

1. Pedro de Ordaz Caldeira Lucas, n. 1877. Casou com Elódia Petronilha de Sá Viana Conte. Foram pais de:
2. Pedro Conte Caldeira de Ordaz, n. 1906, e, segundo os dados de que disponho, "Representante" do título em causa. Casou com D. Maria Eugénia Cruz Tavares. Foram pais, além de outros, de:
3. Manuel Tavares Caldeira de Ordaz. Casou com D. Maria Emília Pinto Coelho, já falecida, filha legítima de Carlos Pinto Coelho e neta paterna de Carlos Zeferino da Silva Pinto Coelho e de sua mulher D. Maria da Piedade Gorjão (filha de irmão do meu bisavô por varonia, de seu nome Rafael Gorjão Henriques Coutinho de Seabra de Saldanha, n. 1850 e f. 1896). Têm já netos. Trato este ramo no meu livro, na medida em que se liga ao tronco "Gorjão". Tive o privilégio de poder usufruir de um conjunto notável de elementos - designadamente, fotografias - que vão constituir - creio - um importante testemunho da origem e Família dos Pinto Coelho.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111362 | mgorjaoh | 05 fev 2006 21:35 | Em resposta a: #111359

Caro Confrade

Fui a seguir ver o genea e a ligação pode ver-se já aqui, embora não tenha a descendência, 5 filhos e, até agora, 7 netos :). http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=246502

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111363 | mgorjaoh | 05 fev 2006 21:38 | Em resposta a: #111359

Caro Confrade

Fui a seguir ver o genea e a ligação pode ver-se já aqui, embora não tenha a descendência, 5 filhos e, até agora, 7 netos :). http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=246502

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111370 | amtf | 05 fev 2006 23:09 | Em resposta a: #111341

Caro Carlos,

Muito obrigado por seu interesse.
O pouco que sabia de Manuel Gaspar Rodrigues é o que consta no documento que acima citei. Pelo que desconheço eventuais ligações com os seus.
Se conseguir mais informações deixá-las-ei aqui.

Cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111371 | amtf | 05 fev 2006 23:14 | Em resposta a: #111354

Caro Confrade,

Muito obrigado por seu interesse, pela referência bibliográfica que não conhecia e pela respectiva transcrição. Penso que os “Alpetrinienses Ilustres” tenham sido uma das fontes para um apontamento que possuo escrito por meu Tio-Avô Jorge de Faria Machado Vieira de Sampaio, descendente pela varonia destas gentes, onde encontro coincidências com os dados que transcreveu. Calculo que não seja obra fácil de encontrar...

A minha busca recai sobre os avós maternos de José Inácio M.F., Manuel Gaspar Rodrigues c.c. Maria Nunes Rebelo de Abreu, meus 6.ºs Avós, que tiveram, para além da mãe de José Inácio a:

- Rosálea Joaquina Rebelo de Abreu, c.c., Alpedrinha, 1-5-1766, Luís José da Silva * Alpedrinha, 28-8-1735, pais do:
Padre António da Silva e Abreu, * Alpedrinha, 6-5-1767, Capelão da Misericórdia de Alpedrinha, Provedor da mesma Misericórdia em 1798, Freire Conventual da Ordem Militar de Santiago da Espada, Prior e Capelão do Real Convento de Santos-o-Novo das Comendadeiras da mesma Ordem, em Lisboa, Beneficiado na Igreja de S. Julião, em Setúbal;
e de:
João António da Silva Rebelo, * Alpedrinha, 17-3-1769, Provedor da Misericórdia da vila de Alpedrinha em 1806 e 1809. De quem descendo.

- José Joaquim Rebelo de Abreu, c.c., Alpedrinha, 30-6-1766, Luísa Caetana Furtado de Mendonça.

Renovados agradecimentos e melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111372 | amtf | 05 fev 2006 23:16 | Em resposta a: #111357

Meu Caro Senhor Coronel,

Então não havia de servir? Vinda de quem vem a informação tem imprimatur!

Ainda pensei que Manuel Gaspar Rodrigues fosse dos Rodrigues de Beja, de Castelo Novo, ascendentes do meu Luís José da Silva. Agora fica desfeita a dúvida.

Um grande abraço do
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111375 | manuelr | 06 fev 2006 00:05 | Em resposta a: #111372

Caro amigo

Não tenho mais elementos sobre os pais e avós de Manuel Gaspar Rodrigues, mas deve valer a pena saber mais sobre eles. Só que as datas...
E não sei porquê, agarraram-se muito ao Gaspar.

Um abraço
Mnauel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111377 | mgorjaoh | 06 fev 2006 00:31 | Em resposta a: #111371

Caro Confrade,

Pouco mais posso acrescentar, lamentando não poder ajudar tanto.

Posso, no entanto, informá-lo que, sobre o Pe. António Rebelo da Silva e Abreu, Salvado Motta dá igualmente ampla notícia sobre a sua vida e feitos (op. cit., pág. 31-34). Se tiver interesse, poderei disponibilizar a informação. Os únicos dados genealógicos constantes do livro são o ser «filho de Manuel Gaspar Rodrigues e de D. Maria Nunes Rebelo d'Abreu» e ter morrido em Lisboa, a 2.6.1822.

Curiosamente, o livro transcreve uma (relativamente) longa certidão relativa Rvd. Pe. Rebelo d'Abreu, que o A. diz em nota dever à "obsequiosidade do Ex.mo Smr. Jorge Faria Machado Vieira de Sampaio, possuidor do original".

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111424 | carlos luiz | 06 fev 2006 17:59 | Em resposta a: #111341

Caro Confrade
Peço desculpa,mas queros-vos ajuntar mais este pequeno detail,de um ramo de Leitoes.Os meus Caixinha são de S. Sebastião da Capinha,Caixinha era tambem o apelido da avó do nosso prémio Nobel-Saramago!
Cumprimentos Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111538 | amtf | 08 fev 2006 00:05 | Em resposta a: #111375

Meu Caro Senhor Coronel,

Registo a sugestão.

Grande abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111539 | amtf | 08 fev 2006 00:06 | Em resposta a: #111377

Caro Confrade,

Agradeço o oferecimento mas creio que tenho os mesmos dados biográficos do Pe. António Abreu nos apontamento de meu Tio-Avô Jorge, pois o que cita do livro de Salvado Motta leva-me a pensar que terá sido ele a fornecer os elementos sobre estas gentes ao Autor e não o contrário, como escrevi anteriormente.

Muito obrigado pela disponibilidade e melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111614 | manuelr | 08 fev 2006 20:57 | Em resposta a: #111538

Caro amigo

Pedro Gaspar Marmelo, o casado 3 vezes, era irmão de André Gaspar Marmelo natural de Alperinha casado em Alcongosta por volta de 1710 com Luisa da Cunha Coutinho filha de Pedro Dias Largo natural de Alcongosta e de Maria Coutinho da Cunha natural da Covilhã Fregª do Salvador.
Como vê, deve ter interesse saber mais sobre estes "Marmelos" que vieram do Pessegueiro.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#111717 | amtf | 09 fev 2006 23:09 | Em resposta a: #111614

Caro Senhor Coronel,

Já tinha um Gaspar "Pessegueiro" em "Maçãs" de D. Maria, só me faltavam agora uns "Marmelos" do "Pessegueiro"!

Muito obrigado pelas pistas.

Grande abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#170386 | spes | 18 out 2007 22:01 | Em resposta a: #111717

Caros Confrades

Meus 7 avós eram José Fernandes Leitão (Vale de Prazeres) e Josefa Maria Furtada (Alpedrinha), nascidos por volta de 1720. Será que alguem tem informações sobre estes meus antepassados ?

Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#170390 | manuelr | 18 out 2007 22:42 | Em resposta a: #170386

Caro Fernando Figueirinhas

José Fernandes Leitão era filho de Agostinho Fernandes e de Maria Salvado Chasqueira. Sobre estes não tenho mais nada, penso que o nosso Confrade António Pereira lhe poderá dizer mais qq coisa.

Josefa Maria Furtado, ou Josefa Maria dos Santos Furtado era filha de Francisco Furtado de Mendonça e de Maria José dos Santos ou Maria Sanches, neta patertna de Jorge Furtado de Mendonça e de sua 2ª mulher Maria Vaz Salvado (filha de Domingos Vaz Salvado e viúva de Estevam de Elvas de Almeida) e materna de Manuel Rodrigues Taborda e de Maria dos Santos, esta de Medelim. Penso que sobre este casal tb o n/ Confrade António Pereira lhe possa dizer qq coisa.

Jorge Furtado de Mendonça (Escrivão das Câmara de Castelo Novo e Alpedrinha) era filho de Francisco Furtado de Mendonça do Amaral (viveu em Alpedrinha onde foi lavrador) e de Ana Rolo, neto paterno do Dr. José do Amaral, Médico no Fundão e de Brites Furtado e de Brites Furtado.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#170391 | manuelr | 18 out 2007 22:48 | Em resposta a: #170386

Caro Fernando Figueirinhas

O casal Manuel Rodrigues Tabora e Maria dos Santos, encontra-o na pag pessoal do n/ Confrade António Pereira aqui no Genea, com a sua ascendência.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#170393 | agp | 18 out 2007 23:17 | Em resposta a: #170386

Caro Fernando Figueirinhas

José Fernandes Leitão ou Salvado (n. 7.7.1722 em Vale de Prazeres) e Josefa Maria dos Santos ou Furtada casaram em Vale de Prazeres a 22.12.1766, sendo ele filho de Agostinho Fernandes e de Maria Salvado Chasqueira, ambos de Vale de Prazeres, e ela, que julgo natural da Póvoa da Atalaia, filha de Francisco Furtado de Mendonça, de Alpedrinha, e de Maria dos Santos, de Vale de Prazeres.

Agostinho Fernandes nasceu em 14.12.1689 em Vale de Prazeres, filho de António Fernandes da Casinha, natural do Escarigo, e de Isabel Leitão, de Vale de Prazeres, neto materno de Domingos Fernandes e Isabel Francisca, e materno de Bartolomeu Fernandes e de Maria (ou Isabel) Leitão.

Maria Salvado Chasqueira é minha antepassada (pelo seu 2º casamento com Joaquim da Fonseca) cuja ascendência pode ver em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=329782

e que casou 1ª vez com Agostinho Fernandes aos 4.7.1719 em Vale de Prazeres.

De Francisco Furtado de Mendonça já o confrade Manuel Rolão lhe deu elementos.

Maria dos Santos nasceu em Vale de Prazeres a 12.12.1723, filha de Manuel Rodrigues Taborda (n. 25.9.1687 em Vale de Prazeres) e de Maria dos Santos (bap. a 18.4.1700 em Medelim), neta paterna de Manuel Rodrigues Taborda e de Maria Salvado, ambos de Vale de Prazeres, e materna de Diogo Gonçalves Barbado e de Maria dos Santos, de Medelim, bisneta paterna de Manuel Rodrigues Taborda, de Vale de Prazeres, e de Maria José Leitão, de Alpedrinha, e de Jorge Vaz e Maria Salvado, ambos de Vale de Prazeres, e bisneta materna de Manuel Gonçalves Barbado e de Domingas Fernandes, de Medelim, e de Pedro Esteves, da Aldeia de João Pires, e de Maria Pires, de Medelim.

O Manuel Rodrigues dos Santos casado com a Maria José Leitão está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=273567

com os pais que constam no Título de Tabordas, da autoria de Miguel Taborda, título este que se encontra na TT (Genealogias Manuscritas).

Em documentação da CECB aquele Manuel Rodrigues Taborda aparece como filho de outro Manuel Rodrigues Taborda e de Filipa Manuel, o que sigo na minha página:

http://genealogia.netopia.pt/0185/pessoas.php?id=1011029

Cumprimentos,
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Alpedrinha

#170413 | spes | 19 out 2007 09:38 | Em resposta a: #170391

Caros Confrades

Agradeço sinceramente a ajudados dos confrades Manuel da Silva Rolão e António Pereira. Estando a viver no estrangeiro, a informação que obtenho através desta via é por vezes preciosa.

Cumprimentos e agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen