esclarecimento assento baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Formação

esclarecimento assento baptismo

#111435 | dhelena | 06 fev 2006 20:59

Caros confrades

Solicito que alguém tenha a bondade de me esclarecer sobre o que quer dizer num assento de baptismo de um avoengo meu " tocou por procuração Severo...."
Agradecendo antecipadamente toda a boa cooperação
Dhelena

Resposta

Link directo:

RE: esclarecimento assento baptismo

#117312 | fertelde | 25 abr 2006 10:28 | Em resposta a: #111435

Estimada dhelena: tocar por procuraçao: quando o padrinho indicado, nao podia estar presente, se nomeava um representante deste, e se lhe passava uma procuraçao, e no acto de batismo, como uma especie de juramento, ou transmiçao, este padrinho por procuraçao, tocava com a mao alguma reliquia, coroa, manto de alguma imagem religiosa. Por exemplo: Tocou com a sua mao a coroa da Virgem de Guadalupe, por procuraçao, Severo...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: esclarecimento assento baptismo

#117387 | JCC | 26 abr 2006 00:14 | Em resposta a: #111435

Cara Dhelena

Sem querer contradizer o que o confrade fertelde disse não posso deixar de esclarecer o seguinte:

Durante o baptismo há uma altura em que os padrinhos, ainda hoje, tocam no afilhado como demonstração do compromisso que assumem de cooperação com os pais na educação cristã do afilhado.

Quando o padrinho não podia estar presente era substituido por um seu procurador que, na altura adequada, fazia o mesmo gesto, ou seja tocava no afilhado, mas "por procuração" conforme o texto do assento que refere.

A situação que o confrade fertelde refere é diversa, embora semelhante no acto, e daí a sua confusão. Por vezes eram escolhidos para padrinho ou madrinha um santo, uma santa ou mesmo Nossa Senhora. Neste caso alguém tocava no baptizando com uma peça da imagem do santo (o manto, a coroa, etc). Nestes casos a menção é, habitualmente, qualquer coisa como "tocou com a coroa..." ou "tocou com a prenda..." ou qualquer coisa de semelhante.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: esclarecimento assento baptismo

#117454 | dhelena | 27 abr 2006 01:09 | Em resposta a: #117387

Caros Confrades

Agradeço imenso os vossos esclarecimentos que vieram clarificar mais uns quantos assentos de baptismo de meus antepassados.

Cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 03:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen