Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112012 | RLC | 14 fev 2006 14:00

Num artigo publicado no Expresso de 4 de Fevereiro diz-se que era natural de Sobral de Monte Agraço.
Porque a familia me parece ai desconhecida, poderá alguém confirmar este dado.

RLC

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112014 | JBdeS | 14 fev 2006 14:15 | Em resposta a: #112012

Caro RLC

No Arquivo "Zuzarte de Mendonça", Luis Gonzaga Demony nasceu na Sapataria, Sobral do Monte Agraço, Torres Vedras.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112016 | RLC | 14 fev 2006 14:36 | Em resposta a: #112014

Caro Berquó de Seabra

Obrigado pela rápida informação. Estranho, o nascimento não constar dos registos do cartório de Sobral de Monte Agraço, uma vez que em 1902 o concelho já era formado pelas 3 freguesias actuais (Sobral, S. Quintino e Sapataria).

Cumprimentos
RLC

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112023 | JCC | 14 fev 2006 15:57 | Em resposta a: #112014

Caro José Berquó de Seabra

O que é o Arquivo "Zuzarte de Mendonça"? Pode ser que tenha algo que me interesse, relativo aos Juzartes de Santa Maria que também são Mndonça...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112042 | JBdeS | 14 fev 2006 19:12 | Em resposta a: #112023

Caro João Cordovil Cardoso

Os Zuzarte de que falo tinham um vínculo em Rojão Pequeno, vindo a ligar-se no século XVII a uma senhora da família Dantas (armeiros), de quem nasceram: três filhas, a mais velha casada com Caetano Wrem (com descendência no Visconde de Wrem), a secundogénita, com um primo, o gerenal Silva Dantas, governador geral de Moçambique (com descendência nos Zuzarte da Silva), Maria da Arrábida, com José Maria de Mendonça (com geração nos Zuzarte de Mendonça) e António Ramos Zuzarte, com Maria de Niemeyer de Bellegarde, sem geração.

O Arquivo Zuzarte de Mendonça foi iniciado no século XVIII por Pedro Marques de Mendonça, FCCR, natural da Madeira, com foros e terras, testamentos, etc e continuado com testamentos, casas, concessões e documentos militares dos Dantas e Niemeyer, dos Bellegarde (referentes a São Tomé), Zuzartes da Silva, moços-fidalgos, um deles advogado militar (espólio grande), casa capela e foros dos Zuzarte, que viveram na Rua do Ouro, junto ao Terreiro do Paço, e principalmente a descendência do meu Tetravô o general Honorato José de Mendonça, FCCR e ajudante de Campo d'El Rei D. Luis, com uma extensa carreira em Angola e Moçambique.
Propriedade da família, contém cerca de 650 documentos oficiais.
Grande parte vem na base de dados do Genea.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112081 | JCC | 15 fev 2006 11:19 | Em resposta a: #112042

Caro José

Muito obrigado. Infelizmente não devem ser os que procuro. Os "meus" viveram em Sanatrém e tb em Lisboa mas a ligação a Mendonças é anterior ao sec. XVII

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112109 | JBdeS | 15 fev 2006 16:15 | Em resposta a: #112081

Caro João

Penso que não serão os mesmos, tal como os Juzarte de Coimbra também não são.
O seu Zuzarte tem a ver com os Sárrea Garfeas?

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112440 | fmonjardin | 19 fev 2006 22:12 | Em resposta a: #112014

Caro José Berquó de Seabra

Um neto de Luís Gama Lobo Demony, sabendo que tenho acesso ao Fórum, pediu-me para tentar saber se o Arquivo Zuzarte de Mendonça é alguma publicação ou qual a possibilidade de a ele ter acesso.

Agradeço desde já a sua resposta e aproveito para o cumprimentar pelas suas doutas intervenções em vários temas que tenho acompanhado


Fernando Azevedo Gomes Monjardino

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112553 | Lobo | 21 fev 2006 11:13 | Em resposta a: #112023

Caro João

Como vai o meu querido Amigo?
Sempre na "brecha". Quais são os seus Juzartes? É capaz de haver ligação Com os meus.

Um abraço.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112580 | JBdeS | 21 fev 2006 17:32 | Em resposta a: #112440

Caro Fernando Monjardino

É com o maior gosto que lhe farei chegar às mãos a cópia dos documentos.
Não se trata de uma publicação mas de um dossier com as fotocópias de todos os papéis de família, desde confirmações de carta de armas, documentação da Universidade de Paris e no fundo do conjunto de "papelada" importante de uma família. É curioso constar dele o boletim escrito pelo Luis Demony que penso que foi distribuído a todas as pessoas da família; existe também um apanhado genealógico, em seguimento e actualização do referido boletim, feito por mim no final dos anos 80.
Os originais estão na posse de vários ramos da família que acharam por bem juntar as cópias dos originais. Como disse, foi iniciado pelo nosso antepassado Pedro Marques de Mendonça nos meados do século XVIII.

Os meus melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112586 | fmonjardin | 21 fev 2006 18:44 | Em resposta a: #112012

Caro José

Muito obrigado pela sua resposta.
Estou a tentar que o verdadeiro interessado neste tema em particular, neto de Luis Gonzaga Gama Lobo Demony, adira ao Genea Plus para poder intervir.

No entanto ficaria muito grato se me fizesse chegar a documentação.
O meu mail é : fernando.monjardino@clubeinvest.com

Cordiais saudações

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112608 | JCC | 21 fev 2006 23:46 | Em resposta a: #112553

Caro Augusto

Há que tempos! Temos esperado por si nos nossos jantares e, nada. Quando é que volta?

A menos que tenha ido este sábado, a que eu faltei.

Quanto aos meus Juzartes: São Juzarte Santa-Maria e, os que descobri, andaram por Santarém e Lisboa, para além do Brasil. Tenho uma carta de armas de João J SM e tenho a minha ascendência até um Luis J S-M que nasceu no Recife e casou em Santarém com uma Gameiro. Este Luis é filho de Joaquim Isidoro Freire de Mendonça, apelido este que eles vão usando aqui e ali.

Falta uma geração, calculo eu, entre o Joaquim Isidoro e o João mas os filhos deste último são conhecidos...

Enfim, uma porta sem saída, de há uns anos para cá.

Se tiver alguma dica sobre isto diga.

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112613 | Jorgito | 22 fev 2006 01:10 | Em resposta a: #112081

Caro confrade,
A Nobiliarchia Portuguesa de Villas Boas publicada em 1727, Pag. 304 nos MENDO,AS. Não sei se foram estes que deram origem aos Mendonças; mas transcrevo o que lá vem:
Saõ defcendentes dos fenhores de Bifcaya, e muito antigos. Inigo Lopes Ricohomem delRey D. Sancho I de Caftela, foy o primeiro que fe chamou de Mendoça, appellido que tomou do lugar de Mendoça na Montanha da Provincia de Alava, onde tinha huma caía forte, em q~vivia. Ha delles os Duques do Infantado, e Franca Villa, os Marquezes de Mondejar, Santilhana, Cenete, Canete, Montes Claros, os Condes de Corunha, Monte agudo, Pliego, Caftro, Orgaz, Ribadavia, e outros. Tem varias Armas, porque huns trazem efcudo efquartelado, na parte alta e baixa huma bana com perfiles de ouro em campo verde, e nos outros dous angulos letras azues de Ave Maria em campo de ouro. Outros tem efcudo franchado, e huna banda roxa com perfiles de ouro, em campo verde, com huma cadea de prata, e nas outras duas partes, dez panelas de prata em campo de fangues, a que alguns ajuntaõ cadeas á roda. Outros em campo vermelho corações de prata. Vesafe em Furtados.

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#112614 | Jorgito | 22 fev 2006 01:12 | Em resposta a: #112613

Caro LG Gama Lobo,
Desculpe enviei a mensagem tirada da Nobiliarchia Porftugueza e esqueci-me identificar-me. Com os meus cumprimentos
Victor Jorge Pamplona Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#114749 | luisdemony | 22 mar 2006 21:38 | Em resposta a: #112580

Caro J Berquo de Seabra
Sobre a naturalidade de meu avõ estamos conversados.
Quanto ao arquivo « Z de M » gostava muito de saber se nele constam cartas de conseção de armas ou foros de FCCR.
Eu tambem sou tetraneto doGeneral Honorato de Mendonça por isso somos primos.
Moro em Santarém .

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#114920 | luisdemony | 24 mar 2006 14:52 | Em resposta a: #112440

O neto de Luis Gonzaga de Noronha da Gama Lobo Demony sou eu e soliçito ao meu primo José Berquó de Seabra o favor de me forneçer informações adicionais sobre o arquivo Zuzarte de Mendonça

cumprimentos


Luis Demony
ps:o meu e-mail é:lxglnd@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#130954 | tiagova | 12 out 2006 12:51 | Em resposta a: #112042

Caro José,

Será que me pode facultar alguma informação sobre os referidos Zuzartes ligados aos Wrem's? Sou descendente do visconde de Wrem e estou muito interessado em conhecer os seus/ meus antepassados deste ramo em virtude de muitos deles terem nacionalidade estrangeira.

Mto. obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Luis Gonzaga Gama Lobo Demony - Naturalidade

#130963 | JBdeS | 12 out 2006 14:49 | Em resposta a: #130954

Caro Tiago,

Terei todo o gosto em lhe enviar os elementos que tenho, mas penso que, se vir no Genea em Zuzarte Wrem, poderá subir nos Zuzarte e ver parte da descendência actual: Sacadura Botte, Silveira Machado, Fiadeiro, Centeno, etc.
Há nomes e datas que tenho que não aparecem ainda. Quanto aos Wrem, infelizmente, tenho pouca coisa.

Se quiser contactar-me directamente, agradecia-lhe que pedisse o meu e-mail aos moderadores.

Um abraço

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 13:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen