Família Simões de Abreu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Simões de Abreu

#112681 | Lourval | 22 fev 2006 19:42

Caros colegas,
Alguém conhece Manuel Simões de Abreu, filho de António Simões de Abreu e Maria da Nazaré?
Manuel Simões de Abreu era casado com Theresa de Jesus, a qual era filha de José Dias Freire e Maria Theresa.
Todos portugueses. Eu só não tenho certeza da localidade. Pode ser Leiria (Freguesia de Avelar) ou Coimbra.
Cumprimentos
Lourval

ps: na verdade estes são os pais e avós de minha madrinha, Palmira de Jesus,nascida em Santos (Brasil) em 8/1/1900. ela se dizia prima de minha trisavó Maria de Jesus, dado que busco confirmar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#112734 | AQF | 23 fev 2006 12:13 | Em resposta a: #112681

Caro Lourval,

Tenho na minha base de dados algumas pessoas com apelidos idênticos, alguns deles de Avelar como referiu.

Assim, sem responder directamente ao que pede, aqui fica o que tenho para ver se consegue relacionar com os seus.


Manuel Simões, nascido - Lugar da Penna, Aguda, Figueiró dos Vinhos, Leiria.
Casado em 1as núpcias com Maria Freire, tiveram:

Francisco d' Abreu, nascido em 1726, Aguda, Figueiró dos Vinhos, Leiria, falecido em 1783, Cabo Verde (com a idade de 57 anos), Licenciado em Medicina. Foi Lente de Prima no Colégio da Pedreira de Coimbra, depois Bispo de Cabo Verde e ainda Governador de Cabo Verde.

Casado em 2as núpcias com Maria d' Abreu, nascida - Lugar da Rascosa, Avelar, Ansião, Leiria, tiveram:

Manuel Simões d' Abreu, nascido - D' Além da Ribeira, N. Sra. da Graça da Aguda, Figueiró dos Vinhos, Leiria, que casou em 1as núpcias com Maria Josefa, nascida - D' Além da Ribeira, N. Sra. da Graça da Aguda, Figueiró dos Vinhos, Leiria, e tiveram:

Francisco José d' Abreu, nascido - Alvorge, Ansião, Leiria, falecido a 1 de Novembro de 1811, Santos Velho, Lisboa, e veio a casar com Maria Joaquina de Barros, nascida - Alvorge, Ansião, Leiria, falecida a 28 de Agosto de 1828, Além da Ribeira, N. Sra. da Graça, Aguda, Figueiró dos Vinhos, Leiria, e tiveram:

Miguel José de Barros d' Abreu, nascido a 8 de Abril de 1800, Alvorge, Ansião, Leiria, falecido a 8 de Janeiro de 1865, Alvares, Góis, Coimbra (com a idade de 64 anos) que casou em 1as núpcias, a 16 de Abril de 1834, com Anna Barata, nascida - Alvares, falecida a 27 de Maio de 1839, Vila de Alvares, Alvares, Góis e são meus 4os Avós.

O Manuel Simões d' Abreu anterior casou em 2as núpcias com Joana Simões, e tiveram: Francisco José d' Abreu, Padre.

Resumidamente seria:

Manuel Simões & Maria Freire & Maria d' Abreu
1. Francisco d' Abreu, Bispo de Cabo Verde 1726-1783
2. Manuel Simões d' Abreu & Maria Josefa x & Joana Simões
2.1. Francisco José d' Abreu +1811 & Maria Joaquina de Barros +1828
2.1.1. Miguel José de Barros d' Abreu 1800-1865 &1834 Anna Barata +1839 &1840 Maria Dionísia da Piedade Barata +1857
2.1.1.1. Liberata da Conceição Olímpia Barata d' Abreu 1835-1922
2.1.1.2. Maria do Carmo Barata d' Abreu 1836-1838
2.1.1.3. Ana Cândida Barata d' Abreu 1838-1840
2.1.1.4. Maria Emillia Barata d' Abreu 1839-1856
2.2. Francisco José d' Abreu, Padre +

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#112742 | Lourval | 23 fev 2006 12:54 | Em resposta a: #112734

Caro Ângelo Fonseca,
Agradeço suas informações. Porém o meu Manuel Simões de Abreu deve ter nascido cerca de 1870 e o seu é mais antigo.
Com certeza os seus devem estar relacionados aos meus e espero ainda poder entroncá-los.
A filha do Manuel Simões de Abreu, Palmira de Jesus, nascida em 8/1/1900, era casada com José Simões Lopes; eu não tenho certeza ainda mas acho que ele também era do Avelar.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#112788 | henrdias | 24 fev 2006 00:18 | Em resposta a: #112742

Caro Lourval,

vi o seu apelos nos tópicos "Genealogia das Cinco Vilas", e "Ansião - Ferreira, Freire, Neno, Castelão, etc.", e era minha intenção responder-lhe, visto ter na minha base de dados vários Simões de Abreu, que estarão certamente relacionados com os seus, dada a proximidade geográfica, embora sendo de outra época.

Devo recordar que era muito frequente o filho (principalmente o primogénito) receber o mesmo nome do pai ou dos avós. E também era habitual, o padrinho ser um tio da criança, e esta receber o nome dele. Daí o interesse em analisar todos os dados, quer de ascendentes quer de colaterais.

Por isso aqui vai o que tenho de momento:

Descendentes de João SIMÕES

1. João SIMÕES & Maria MENDES (m. Ferrarias, Maçãs D. Maria)

1.1. Isabel MARIA & Manoel MARQUES (c.22 jan 1760)
1.2. Manuel SIMÕES & Thereza FERNANDES (c.10 nov 1769) (m. Soutinho, Maçãs D. Maria)
1.3. Francisco SIMÕES & Isabel Curada da CONCEIÇÃO (c.11 jan 1770)
1.4. Catharina Maria da CONCEIÇÃO & António MARQUES (c.18 mai 1772)
1.5. João Simões MARQUES & Maria MAGDALENA (c. 23 jan 1758)

1.2.1. Manuel Simões d' ABREU & Maria d' Almeida dos SANTOS (m. Soutinho, Maçãs D. Maria)
1.2.2. Simão António SIMÕES & Joaquina THEREZA (m. Soutinho, Maçãs D. Maria)

1.2.1.1. João Simões d' ABREU (n.31 ago 1809-Soutinho,Maçãs D. Maria)
& Justina Cândida da Costa SIMÕES (n.1812-Mealhada; f.1856-Charneca, Maçãs D. Maria)
1.2.1.2. José Simões d' ABREU & Maria ROSA (c.22 set 1841)
1.2.1.3. António (Simões d' ABREU) (n.13 mai 1812-Soutinho, Maçãs D. Maria)
1.2.2.1. Francisco (n.8 jul 1810-Soutinho, Maçãs D. Maria)

1.2.1.1.1. José Simões de ABREU
1.2.1.1.2. Maria Augusta da Costa Simões FERREIRA (n.mai 1846-Charneca, Maçãs de D. Maria)
& Augusto Ferreira BRANDÃO (n.1836-Vila Nova de Monsarros, Mealhada; c.17 out 1867)
1.2.1.1.3. Maria das Dores da Costa SIMÕES
1.2.1.1.4. Maria do Rosário da Costa SIMÕES
1.2.1.1.5. Augusto Simões de ABREU
1.2.1.2.1. Joanna SIMÕES & Manuel da SILVA

Nota: O Manuel Simões de Abreu (1.2.1.) é o primeiro que eu conheço (na região das Cinco Vilas) de apelido
Simões de Abreu, sendo que o Simões vem do avô paterno (1.) e o Abreu da avó materna (Maria de Abreu).


Descendentes de António Simões d' ABREU

1. António Simões d' ABREU & Marianna THEREZA ? (m. Casal do Ruivo, Aguda)

1.1. João Simões d' ABREU & Maria SIMÕES (m. Tapada, Maçãs D. Maria)

1.1.1. João Simões d' ABREU & Thereza ? MARIA (c.30 jun 1836) (m. Tapada, Maçãs D. Maria)
1.1.2. Maria SIMÕES

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#112793 | Lourval | 24 fev 2006 03:40 | Em resposta a: #112788

Caro Henrique Dias,
Estava estudando o mapa e percebi que Maçãs D. Maria é muito próximo de Avelar. Dificilmente nossos Simões de Abreu não estarão ligados. Eu só teria de avançar uma geração ou duas. Talvez isso não seja muito difícil. Mais difícil será demonstrar que Palmira de Jesus é prima de minha trisavó, segundo ela dizia. Para que elas sejam primas de primeiro grau então elas têm de ter dois avós comuns. Ou seria o casal Simões de Abreu ou o casal Dias Freire. Eu estou mais inclinado ao casal José Dias Freire e Maria Theresa por terem filha Theresa de Jesus. A mãe de minha trisavó é Mariana de Jesus. Tenho de demonstrar então que Theresa de Jesus é irmã de Mariana de Jesus. É claro que há a possibilidade de ela ser irmã do Manuel Simões de Abreu. Basicamente eu teria então de encontrar todos os filhos dos dois casais: António Simões de Abreu e Maria da Nazaré e José Dias Freire e Maria Theresa.
Minha madrinha Palmira de Jesus é brasileira mas os quatro avós dela são portugueses. Na certidão de nascimento dela só consta isso: são portugueses.
Eu sei porém que Palmira de Jesus foi criada na Freguesia de Avelar pois minha mãe ouvia ela dizer muito isso.
Há algo que muito me intriga: na certidão de óbito de minha trisavó Maria de Jesus consta que ela é de Coimbra.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#131893 | Lourval | 22 out 2006 17:43 | Em resposta a: #112788

Caro Henrique Dias,
O Manuel é filho natural de Maria da Nazaré com António Simões de Abreu. Eu encontrei o batismo dele em 1866 na Freguesia do Avelar, Ansião. Uma bisneta dele confirmou por estórias de família que o Manuel era filho bastardo dos Abreus, família nobre do lugar. O meu interesse momentâneo é na esposa do Manuel Simões de Abreu, a Teresa de Jesus, que suponho ser prima da minha trisavó Maria de Jesus. Portanto não vou investigar o António Simões de Abreu, por enquanto. Mas deixo esta informação aqui documentada para aqueles que tem interesse no estudo da família Simões de Abreu. Aliás, Manuel Simões de Abreu faleceu em 1946, na Freguesia da Sé Nova, Coimbra.
Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#233968 | Lourval | 12 jul 2009 06:56 | Em resposta a: #112734

Caro Ângelo Fonseca,

Com os paroquiais de Penela "on line" estou avançando nos costados de minha trisavó e de minha madrinha, que eram primas distantes.

Sei que João Simões e Maria Lopes são antepassados de minha madrinha. João Simões você encontra aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1120205

Coincidentemente este casal é antepassado daquele que suspeito ser o avô paterno do filho natural de Maria de Nazaré. O filho de Maria de Nazaré é Manuel Simões de Abreu, nascido em 1866 em Avelar, que se dizia filho de António Simões de Abreu.

O António Simões de Abreu que suspeito ser o avô paterno de Manuel Simões de Abreu se encontra aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=637063

Eu me pergunto se este António Simões de Abreu teve um filho de mesmo nome. O Geneall só declara filhos João e Joaquim Simões de Abreu.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#233969 | Lourval | 12 jul 2009 06:59 | Em resposta a: #112788

Caro Henrique Dias,

Com os paroquiais de Penela "on line" estou avançando nos costados de minha trisavó e de minha madrinha, que eram primas distantes.

Sei que João Simões e Maria Lopes são antepassados de minha madrinha. João Simões você encontra aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1120205

Coincidentemente este casal é antepassado daquele que suspeito ser o avô paterno do filho natural de Maria de Nazaré. O filho de Maria de Nazaré é Manuel Simões de Abreu, nascido em 1866 em Avelar, que se dizia filho de António Simões de Abreu.

O António Simões de Abreu que suspeito ser o avô paterno de Manuel Simões de Abreu se encontra aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=637063

Eu me pergunto se este António Simões de Abreu teve um filho de mesmo nome. O Geneall só declara filhos João e Joaquim Simões de Abreu.

Como o Arquivo de Leiria disse-me que Maria de Nazaré era exposta, talvez eu nunca resolva este enigma.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#233970 | Lourval | 12 jul 2009 07:02 | Em resposta a: #112788

Caro Henrique Dias,

Em tempo: a não ser que Maria de Nazaré tenha tido outros filhos com o provável ´casado´ António Simões de Abreu e no batismo de algum deles se tenha declarado o nome do pai e dos avós paternos.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu da Pena, freg. Aguda

#233977 | AQF | 12 jul 2009 11:38 | Em resposta a: #233968

Caro Lourval,

Agradeço os novos dados, que registei.

Não sei responder ao que pergunta e gostava de saber quem tem alimentado a B.D. do Geneall com Abreus da Pena, pois poderiamos trocar ideias directamente, mas infelizmente os autores não ficam registados !

Eu tenho estado parado no meus Abreus da Pena porque as paróquias do distrito de Leiria ainda não se encontram em linha. Efectivamente, desde que os paroquiais do distrito de Coimbra ficaram em linha, tenho lhes dado prioridade em estudos a partir de casa e por isso também quase deixei de frequentar a Estaca (Mormons em Lisboa), onde existem microfilmes desta região.

Por outro lado, desde que conheci o Henrique Dias aqui no Genea e depois na Estaca, como ele levanta quase tudo na região das 5 Vilas, tenho usufruido muito do seu trabalho, o que também pesou na minha opção !

No entanto, fica aqui um procedimento com que tenho encontrado ramos de parentes com família no Brasil, e que se habilitam a herdeiros na morte de um familiar:
1- Entra-se na TT Online e selecciona-se pesquisas.
2- No campo CódigoReferAlternCota coloca-se Justificações Ultramarinas, Brasil
3- No campo Título coloca-se um apelido e/ou freguesia (ou concelho) (p. ex. Abreu Figueiró dos Vinhos).

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu da Pena, freg. Aguda

#234051 | facs | 13 jul 2009 02:31 | Em resposta a: #233977

Boas noites caros confrades

tambem tenho simoes na minha familia, por um acaso os vossos simoes nao tem ligaçao com a familia simoes da freguesia de sao Tiago em Almada?

com os mewlhores cumprimentos

Franbcisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu da Pena, freg. Aguda

#234123 | AQF | 13 jul 2009 19:21 | Em resposta a: #234051

Caro Francisco Simões,

Eu não conheço qualquer ligação entre os nossos Simões e acho pouco provável que uma família Simões da fregª. da Aguda, conc. de Figueiró dos Vinhos, distº de Leiria, tenha alguma coisa de comum com outra família Simões da fregª de S. Tiago em Almada.

Digo isto porque, aquando da formação dos apelidos por via patronímica, o filho de um Simão qualquer podia passar a usar o apelido Simões, tendo-se criado inúmeras famílias Simões por esse Portugal fora sem qualquer ligação entre si.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#234631 | henrdias | 20 jul 2009 21:42 | Em resposta a: #233969

Caro Lourval,

estou regressando de um curto (e merecido) período de férias, razão pela qual, só agora me foi possível responder.

Conheço bem os seus parentes que figuram aqui na base de dados do Geneall, ou mesmo na página pessoal, pois há muito que acompanho com interesse as suas pesquisas. E a ideia é sempre a mesma: procurar encontrar um eventual elo de parentesco. E embora este facto não tenha ocorrido até à data, não creio que seja de todo improvável, dada a proximidade geográfica.

Mas não percebi, como fez a ligação da sua madrinha Palmira de Jesus a este casal João Simões e Maria Lopes, pois quem enviou estes dados para o Geneall fui eu, sem ter conhecimento da dita ligação, que naturalmente me interessa conhecer.

Apesar de me encontrar um pouco arredado da pesquisa, devido a outros afazeres, sou eu quem tem alimentado a B.D. do Geneall com estes dados e com aqueles que o confrade Ângelo da Fonseca refere (dos Abreus da Pena), e tenho todo o interesse nessa troca de ideias.

Como sabem, a inserção de dados no Geneall é um processo extremamente moroso, mas eu ainda estou a "viver" do material que recolhi em tempos na "estaca".

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#234640 | Lourval | 20 jul 2009 23:14 | Em resposta a: #234631

Caro Henrique Dias,

João Simões e Maria Lopes tiveram filho Manuel Simões Pascoal. Manuel Simões Pascoal e Maria de São João tiveram filha Rosa Maria. Rosa Maria e Joaquim Dias Freire tiveram filho José Dias Freire. José Dias Freire e Maria Teresa tiveram filha Teresa de Jesus. Teresa de Jesus casou-se com Manuel Simões de Abreu e tiveram entre outros a filha Palmira de Jesus.

Manuel Simões de Abreu nasceu no Avelar em 1866 e era filho natural de Maria da Nazaré, sendo que esta é exposta. Sempre se soube que o pai de Manuel era António Simões de Abreu. Ele até adota o apelido do pai. Então parece-me que houve um convívio, não?

Minha esperança então é que Maria da Nazaré tenha tido outros com António e em um dos batismos destes outros filhos seja mencionado o António Simões de Abreu e seus pais. Parece-me que é a única esperança.

Não fiquei com a fotocópia do batismo de Manuel Simões de Abreu, porém, a funcionária do arquivo disse-me que ele é apenas dito filho natural da mãe sem se mencionar o pai.

Então João Simões e Maria Lopes são trisavós de minha madrinha Palmira de Jesus. Supondo que João Simões de Abreu filho de António Simões de Abreu e Maria Rosa tenham tido filho António (chance bem razoável) e seja ele o pai de Manuel Simões de Abreu, então eles seria parentes relativamente próximos.

Como você, eu acredito que seja possível fazer a ligação, principalmente se Maria da Nazaré tenha tido outros filhos com António Simões de Abreu.

Outra informação: no registro civil de nascimento de Palmira de Jesus, Manuel Simões de Abreu, o pai, foi declarante, e este diz que seu pai é António Simões de Abreu. Palmira nasceu no Brasil em 1899. Mas as irmãs de Palmira (Silvina e Maria Rosa) nasceram em Portugal, provavelmente no Avelar. Quem sabe nos registros de nascimento das duas não sejam declarados outras informações de António Simões de Abreu que nos permitam concluir qualquer coisa? Sei que Maria Rosa nasceu em 03-12-1888, no Avelar.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#234884 | Lourval | 24 jul 2009 03:27 | Em resposta a: #234631

Caro Henrique Dias,

Sei que os pais de João Simões são Pascoal Lopes e Maria Simões e que os pais de Maria Lopes são Manuel Vaz e Luzia Simões. Estes de Aguda e aqueles de Espinhal. Estas informações foram tiradas do batismo do filho Manuel Simões Pascoal nascido em 16-11-1754.

Pergunto: você sabe quem foram os avós de João Simões e Maria Lopes?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#234967 | henrdias | 24 jul 2009 22:37 | Em resposta a: #234884

Caro Lourval,

não sei, por enquanto, quem foram os avós de João Simões e Maria Lopes, mas creio que estamos no bom caminho pelo facto dos pais da Maria Lopes serem da Aguda, de onde tenho imensa informação. Mas apesar desses nomes me serem bastante familiares, não tenho elementos que permitam entroncá-los com os demais.

Temos de dar "algum tempo ao tempo", mas não há que desanimar. Sei que é metódico e persistente, por isso não tenho dúvidas que irá levar esta história a "bom porto".

Eu pessoalmente, nunca tive necessidade de consultar os microfilmes do Avelar, mas não há dúvida que neste caso daria imenso jeito que esses registos já estivessem on-line. Mas infelizmente, e tanto quanto julgo saber, isso não constitui prioridade para o Arquivo de Leiria.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235018 | LProjecto | 25 jul 2009 21:42 | Em resposta a: #234967

Caro Henrique,

Deparei-me com descendência, na zona de Borba, de alguns indivíduos da Aguda, cujos apelidos relaciono com o assunto deste tópico, e sobre os quais agradecerei qualquer informação adicional:

Manuel da Rocha, c.c. Isabel Simões, a 20.5.1641 - Aguda.

Tiveram:

Manuel da Rocha, n. Aguda, c.c. Isabel Curado, a 18.7.1667 - Aguda, n. Aguda, filha de Manuel de Abreu e de Maria CUrado, neta paterna de Pedro de Abreu e de Jerónima de Carvalho.

Tiveram:

Rafael da Rocha, c.g. no concelho de Borba.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235019 | LProjecto | 25 jul 2009 21:52 | Em resposta a: #234967

Caro Henrique,

Reparei agora que os indivíduos que indiquei na minha mensagem anterior já se encontram nesta bd.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235053 | henrdias | 26 jul 2009 14:22 | Em resposta a: #235019

Caro Luís,

pois é, esses indivíduos já se encontram na base de dados. Os primeiros foram transcritos do Gaio para o Geneall, e eu entretanto fui acrescentando e corrigindo os meus ascendentes, e também alguns colaterais.

Pode verificar como as coisas evoluíram através do tópico "Cinco Vilas - Abreus e Curados": http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=198232&fview=e

Mas actualmente, encontro-me um tanto ou quanto "estagnado" neste Pedro de Abreu (meu décimo avô), sabendo apenas que era natural de Leiria e foi criado do Duque de Caminha, tendo vindo com ele para as Cinco Vilas, tendo-lhe este, atribuído o Ofício de Escrivão das Cisas.
Este ofício passou depois para o meu nono avô (Manuel de Abreu), tendo depois transitado para o genro (Filipe Gomes) casado com Maria de Abreu, irmã de Isabel Curado (minha oitava avó).

O que constituiu novidade para mim foi este Rafael Curado (filho da Isabel Curado), pois ainda não localizei o seu baptismo, assim como também ainda não localizei o baptismo da sua irmã Madalena da Rocha, minha sétima avó. Localizei foi um irmão deles (que ainda não consta no Geneall), o António nascido na Ribeira de Alge, Aguda em 14.05.1679.

Sabe o nome Rafael não era muito comum por aqui, mas além deste conheço um Rafael de Abreu que ainda é primo deste Rafael da Rocha, e outro Rafael de Abreu que foi Padre e com descendência.

Por isso teria todo o interesse em conhecer a descendência deste Rafael.

Sabe a genealogia desta região não é nada fácil de fazer, devido a estas "pontas soltas" provocadas, quer pela migração quer pela emigração. Muito deste povo embarcou em larga escala nas carreiras da Índia, da África e do Brasil. E isto ao longo de várias épocas e até a actualidade. Por essa razão, haverá sempre peças em falta no nosso puzzle, pois não é nada fácil apanhar-lhes o rasto.

Mas é claro que este fórum é o local por excelência para a troca e partilha de informação, que permite de certa forma minimizar este problema.

Um abraço,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235075 | henrdias | 26 jul 2009 16:38 | Em resposta a: #234967

Caro Lourval,

veja o tópico "Fantástico avanço dos paroquiais on-line", onde temos boas notícias, contráriamente ao que eu tinha aqui afirmado acerca do ADL.

São 91 novos livros paroquiais que estão disponíveis e em linha. São quase todos do concelho de Leiria, mas vamos aguardar que coloquem os restantes concelhos deste Distrito. E se fosse por ordem alfabética Ansião seria dos primeiros.
Para já, temos o seguinte:

Leiria / Batalha / Batalha - 5 livros
Leiria / Batalha / Reguengo do Fetal - 16 livros

Leiria / Leiria / Azoia - 5 livros
Leiria / Leiria / Barosa - 5 livros
Leiria / Leiria / Barreira - 7 livros
Leiria / Leiria / Caranguejeira - 5 livros
Leiria / Leiria / Cortes - 7 livros
Leiria / Leiria / Leiria - 14 livros
Leiria / Leiria / Maceira - 13 livros
Leiria / Leiria / Marrazes - 1 livros

Leiria / Nazare / Pederneira da Nazaré - 13 novos livros

Tinha estado a falar, à poucos dias atrás, deste assunto com o Director do Arquivo, e acho bastante estranho que não me tenha adiantado esta novidade. Enfim, o segredo é a alma do negócio, como se diz por cá.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#235086 | Lourval | 26 jul 2009 18:32 | Em resposta a: #235075

Olá Henrique,

Fico bastante feliz com tudo isso. Quem dera no Brasil estivesse acontecendo o mesmo. Há livros paroquiais aqui se desmanchando e ninguém faz absolutamente nada. Estou falando das instituições brasileiras. Os mórmons evidentemente fazem muito. Mas nem todas as cúrias permite a ação dos mórmons. Santos e Paranaguá, por exemplo, não permitem. Se as próprias cúrias microfilmassem seus arquivos, tudo bem. Mas não é isso o que acontece. Mas continuo sendo otimista.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235093 | LProjecto | 26 jul 2009 20:30 | Em resposta a: #235053

Caro Henrique,

Muito obrigado pela sua resposta.

Acabei de lhe enviar um e-mail a propósito da descendência de Rafael da Rocha.

Um abraço,
Luís Projecto calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235101 | henrdias | 26 jul 2009 23:47 | Em resposta a: #235093

Caro Luís,

não chegou cá nada. Experimente henrdias arroba gmai.com.

Obrigado e um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235109 | henrdias | 27 jul 2009 00:58 | Em resposta a: #235101

Caro Luís,

peço desculpa mas já chegou, finalmente. Deve ter demorado, pelo facto de vir bem recheado. Só amanhã (ou antes, mais logo) poderei analisar com a devida calma.
Uma vez mais lhe agradeço,
Até breve,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu

#235126 | LProjecto | 27 jul 2009 10:02 | Em resposta a: #235109

Caro Henrique,

Não tem que se desculpar de nada, antes pelo contrário, sou eu quem tem que lhe agradecer a enorme gentileza a que já nos habituou.
Ao seu dispor.

Um abraço,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287660 | AQF | 20 set 2011 20:52 | Em resposta a: #233968

Caro Lourval,

Entretanto, passados dois anos, já avançou neste assunto ou continua com o mesmo dilema ?

Em resultado de conversas com a Confreira Ana Simões no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=287064#lista (Genealogias das 5 Vilas) e depois a nível particular, acrescentei algumas pessoas da região à minha B. D., entre elas um António Simões de Abreu irmão do João e do Joaquim Simões de Abreu que refere.

Ele foi Padre, tendo nascido em 1803, na fregª da Aguda, concº de Figueiró dos Vinhos, e foi enterrado no atrio da Igreja de Avelar e mais tarde transferido para o cemitério de Avelar.

Pela minha experiência em situações parecidas, em que a resolução do problema passou pela existência de um Padre com descendência, penso que ele é um forte candidato a ser o pai do Manuel Simões de Abreu filho da Maria de Nazaré.

Poderá ver melhor a situação em (se o link aparecer cortado, faça copiar/colar do conjunto para o seu navegador):
http://gw0.geneanet.org/aqf?lang=es;m=D;p=joao;n=simoes;oc=32&siblings=on¬es=on&t=T&v=20&image=on&marriage=on&full=on

Se, isso se confirmar, o "seu" Manuel fica ligado aos meus Simões de Abreu da Aguda (ver acima link das Genealogias das 5 Vilas e no meu site).

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287669 | HRC1947 | 20 set 2011 23:28 | Em resposta a: #287660

Confrade Ângelo da Fonseca;

Com os m/ cumprimentos,permita-me acrescentar só um ponto;

Também eu estava convencida que o Padre em causa seria o progenitor de; Francisco Simões nasc 1841 em MDM,e que o levarem de rapidinho para Chão de Couce, onde efectivamente foi baptizado( havia que despistar aquele nuvem de fumo...) e qual não foi a m/ admiração, quando numa noite de "buscas e cuscas", encontrei salvo erro num tópico já com um tempinho,claro o n/ confrade H. Dias estava lá....(sempre a ajudar e a dar conselhos.... e vi com os m/ olhos 2 ou 3 padres MDM, com nome de Francisco(tio e sobº), pois foi a orientação das buscas mudaram logo de "Quadrante" e vai daí uma visitinha a MDM(Cemt. velho,igreja,JFreg, e o cidadão comum, com idade de ter muito para contar e ajudar.

Tirei a m/ primeira radiografia..... e tive sorte, o Padre em questão é mesmo de MDM.

Para quém precisar de de situar no tempo, aí vai:

1841--- Nas. Francisco Simões,exposto na Roda Chão Couce,onde o baptizaram etc,embora fosse natural de MDM.
Pais: Filho de Pai natural....(então a criança até se chamava Francisco Simões...)
Mãe: à data não existia....(exposto diz tudo.)

O rapazote cresce, rodeado de todos os cuidados prestados possivelmente pela sua mãe(note-se: este pormenor:
durante toda a sua vida, e ele viveu até16-12-1899), e se a memória não me está a enganar,até chegou a ir trabalhar para o Brasil, já com idade dos 4o/45,conjuntamente com os filhos,(mais adiante se verá que casou 2 vezes, e de cada casamento nasceram 7 ou 8 filhos(O confrade H.Dias teve uma extraordinária influência no encaminhamento desta
descoberta. Durante toda a sua vida, verifico que apareceu sempre alguém a dar uma mão a este ser humano,portanto
deveria ser o seuprogenitor, que nunca apareceu. Em 1803 nasce Padre António Simões de Abreu,que esteve durante todo o seu sacerdócio (+/- 40 anos) a tomar conta Freg. Avelar.Estes padres há época tinham uma INFLUÊNCIA muito grande em todas as áreas do Concelho Ansião.....!!!Decorridos 8 ou 10 meses após casamento Francisco Simões(1ª vez), o Padre Francisco Simões morre, e a mãe Bernardina penso que faleceu 3 meses depois do Padre Francisco.!!!!



Chegada a idade de 27 anos+/- o homem pretende casar-se, mas tinha um problema:--No registo Baptismo constava como Exposto Roda. E vai daí põe-se a caminho,direito à cidade Lusa-Atenas, Câmara Eclesiástica ,Bispo Bastos Pina etc. e trás um despacho para o Pároco de Chão de Couce, datado de 12-8-1841, em que resumindo diz:

Aos 17 dias do mês de Janeiro 1867, me foi apresentado pelo justicicante....Francisco de Abreu,do lugar de Venas de Maria....umsa sentença justificativa etc..Resumindo, o homem que à data tinha 27 anos, com o novo rregisto,passou a ter [ 0 ANOS ], quando voltou a casar tinha 5O anos, porém no registo casamento tinha 25, e a sua noiva 23 etc.
...PARA QUE CONSTE O FRANCISCO SIMÕES ,ACABOU POR conseguir que a sua verdadeira mãe fosse reconhecida e
registada como tal, graças às diligências do Bispo de Coimbra(Bastos Pina), que à época era muito considerado em
em M D Maria, e pela Rainha Dª Maria II,( chegando a ser seu conselheiro)....



Nome Mãe:--Bernardina Dionisia. nat. Venas Maria
Neto mat, João Mendes e Dionisia Maria
Padsrinhos: Revº iil.mº Francisco Lopes do Rego,nasc. 15-02-1802,com 39 anos idade.
Madrinha: Bernarda Dionisia, viuva,ambos da vila Chão de Couce

Este assento foi mandado passar pelo Vigário Geral Manuel Correia Bastos Pina em 16-1-1867

Nota:-- Os padrinhos não assinaram por já terem falecido nesta data

O Vigário Freg. Chão Couce

Januário Mendes Ferreira

Boas buscas, Cumpts Ana Simões

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287677 | Lourval | 21 set 2011 03:29 | Em resposta a: #287660

Caro Ângelo,

Muito obrigado pelas suas informações. Embora tenha estado afastado desta parte de minha pesquisa, meu interesse se mantêm. Manuel Simões de Abreu nasceu em 1866, no Avelar. Informação direta do arquivo distrital. Só não me deram a data pois não encomendei a certidão. Mas o ano é este: 1866.

O fato do Padre António Simões de Abreu ter nascido em 1803 não o teria impedido de ter sido pai aos 63 anos, absolutamente. Mas fiquei curioso em saber qual seria a data do falecimento do padre. Para ser o pai de Manuel Simões de Abreu, ele teria de ter vivido até pelo menos 1866 ou 1865, dependendo do mês que nasceu o Manuel.

Achei sua hipótese altamente provável. Neste caso, Manuel Simões de Abreu seria primo terceiro de sua esposa Teresa de Jesus.

Maria de Nazaré era enjeitada e por alguma família foi criada. Terá sido criada pela família Simões de Abreu?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287678 | AQF | 21 set 2011 05:15 | Em resposta a: #287677

Caro Lourval,

O "link" que lhe tinha dado, agora quando o experimentei, não funcionou como queria, pelo que pode substituí-lo pelo seguinte, com a mesma receita caso apareça cortado: http://gw0.geneanet.org/aqf?lang=es;alwsurn=yes;;n=simoes;p=joao;oc=32;m=D;t=T;v=6;full=on

A "ficha" do referido padre, foi dada pela Confreira Ana Simões em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=287319#lista . Vou pedir-lhe que nos indique como determinou o ano do nascimento (1803) e a data do óbito, se souber.

De qualquer forma, na mensagem da Ana de 20-09-2011, 23:28 neste tópico, ela diz-nos que o Padre esteve durante todo o seu sacerdócio (+/- 40 anos) a tomar conta da fregª do Avelar, pelo que se somarmos quer estes 40 anos quer o período da sua juventude e formação até ser padre ao ano de nascimento em 1803 poderiamos chegar aos 1865/1866 que indicou.

Entretanto, o confrade Henrique Dias em mensagem particular de 21-09-2011, 00:15 informou-me : "É bem possível que os Abreu do confrade Lourval tenham a ver com os seus, e quem sabe, até com os meus. Mas acontece que tenho algumas dúvidas que o Pe. António Simões de Abreu que a confreira "Ana Simões" refere como tendo nascido em 1803, seja filho dos pais referidos. A menos que seja gémeo com a Joaquina de Melo e Abreu, também nascida nesse ano. Bem, mas pensando melhor, até poderá ser, uma vez que a data de nascimento foi obtida através da idade mencionada no óbito, e poderá haver o desfasamento de um ano."

Assim, teremos de esperar pelo que a Confreira Ana Simões nos possa esclarecer, mais logo, pois a hora já é imprópria para quem trabalha !

Abraços,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287679 | AQF | 21 set 2011 05:27 | Em resposta a: #287669

Cara Ana Simões,

Agradeço as suas notas.

Já agora, pedia-lhe para ver a mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=287678 e tentar esclarecer a dúvida do Confrade Lourval.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287699 | HRC1947 | 21 set 2011 17:47 | Em resposta a: #287679

Caro Confrade Lourval;


Saudações Genealógicas para esse Brasil!..... Caramba , meu Patricio , você está quase lá a chegar. Só precisa de ser mais " Cusco" [ não leve a mal esta m/ entrada, estou numa boa ].

Vamos então aquecer os motores,


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




amília Simões de Abreu (5 Vilas) 21-09-2011, 03:29
Autor: Lourval [responder para o fórum] Caro Ângelo,

Muito obrigado pelas suas informações. Embora tenha estado afastado desta parte de minha pesquisa, meu interesse se mantêm. Manuel Simões de Abreu nasceu em 1866, no Avelar. Informação direta do arquivo distrital. Só não me deram a data pois não encomendei a certidão. Mas o ano é este: 1866.

O fato do Padre António Simões de Abreu ter nascido em 1803 não o teria impedido de ter sido pai aos 63 anos, absolutamente. Mas fiquei curioso em saber qual seria a data do falecimento do padre. Para ser o pai de Manuel Simões de Abreu, ele teria de ter vivido até pelo menos 1866 ou 1865, dependendo do mês que nasceu o Manuel.
-
Achei sua hipótese altamente provável. Neste caso, Manuel Simões de Abreu seria primo terceiro de sua esposa Teresa de Jesus.

Maria de Nazaré era enjeitada e por alguma família foi criada. Terá sido criada pela família Simões de Abreu?

**********************************************************************************************

Minha resposta:

Para o Manuel Simões Abreu ser filho do Padre António Simões de Abreu, teria que ser gerado em: (ver mais abaixo)

=== PONTO DE REFERÊNCIA: COM ALGUMA MARGEM DE SEGURANÇA: ===

O Snr. Vigário Abreu faleceu em 16/9/1865,na freguesia do Avelar,onde foi a enterrar: ===

Contando o tempo de gestação, e tendo em atenção que o Padre já se encontrava doente à algum tempo(tinha outro

Padre a secretariar a Freguesia, pelo impedimento do Vigário (Colado).... é isto que está escrito na certidão de
Óbito do Padre Antonio Simões de Abreu, que julgo seria um
Sobrinho, Padre José Simões de Abreu, que na altura era Pároco da Freg. Aguda(que confrontava com a Freguesia
do Avelar. Note-se que foi este Padre José Simões de Abreu que passou a certidão de óbito do Tio Padre Abreu.

Tenha-se em consideração que na certidão de óbito do referido Vigário Colado(COLADO) é um termo que já deu
muito que falar neste passado mês de Agosto no Forum aqui em Portugal. Dizia eu que dá para ver com alguma
margem de segurança que o anterior óbito verificado na Freguesia do Avelar, este foi autenticado e manuscrito
pelo punho do Padre José Simões de Abreu ...... assim seria muito pouco provável, eu diria "1/000" de(%),
em como o Pai do Manuel Simões de Abreu venha a será o Padre atrás ventilado.

Data nasc Padre: 07/6/1803
Data falec. Padre: 16/9/1865
O Padre esteve todo o s/ tempo de Sacerdócio na Freg. Avelar---de 1821 a 1865 44 anos, assim pelas m/
contas aos 18 anos +/- já estava com o Canudo dos " Cânones"(pergunto ao Confrade?...você já ouviu
falar neste termo?)


Ora temos várias constantes.....

e temos pelo menos uma (1) variável, que é a data exacta do nascimento do Padre.,

----- Aproveito para dizer ao Patricio , que quando tentamos "achar " qualquer coisa, não devemos deixar as coisas

pelo meio-termo. Ou levamos a carta a "Garcia" ou não levamos. Repare que o Confrade Lourval até teve a

informação do Arquivo Distrital de Leiria. Ora quem informa o ano de nascimento, também informa o dia,mês


etc. (Não me leve a mal este meu reparo, )mas por vezes é quanto basta para transpormos a linha do sucesso /fracasso

Assim, sugiro ao Confrade que faça simulações entre a data do falecimento do Padre Abreu, e ------(DATA EXACTA)

do nascimento do Manuel Simões de Abreu, e depois ver: ´se nasceu de 7, 8 ou 9 meses.... é camarada há que dar

corda aos sapatos........ OK , então vamos nessa.


Saudações Genealógicas, depois diga qualquer coisa.


Atentamente


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287702 | HRC1947 | 21 set 2011 18:34 | Em resposta a: #287699

Caro Confrade Lourval;



Veja este Manuel Simões Abreu!!!!!









eneall.pt | Geneall.net | Índice | Fórum | Guarda-Mor | Livraria
Costados
Família

Manuel Simões de Abreu
* Alvaiázere, Maçãs de D. Maria 1858
Pais
Pai: Joaquim Simões
Mãe: Maria da Conceição
Casamentos
Maçãs de D. Maria 07.04.1894
Josefina Pimentel Teixeira * 1865 [Descendente de D. Afonso Henriques]

Filhos

* Emidio Pimentel de Abreu * 07.07.1901 Maria Luisa Serpa Pinto
* Fernando Pimentel de Abreu Maria de Lurdes Rego e Veiga
* Rosina Maria Pimentel de Abreu * 12.01.1897 Joaquim dos Santos

Correcções / Actualizações
© 2000 - 2011 BGL / Guarda-Mor / Geneall
English Version




Sempre em linha,com o acontecimento,,,,

Cumpts Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287735 | AQF | 22 set 2011 05:40 | Em resposta a: #287677

Caro Lourval,

A Confreira Ana Simões deixou-lhe a mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=287699#lista , embora o aviso tenha vindo para mim por engano da Ana na mensagem a responder.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287746 | Lourval | 22 set 2011 11:38 | Em resposta a: #287699

Olá Ana Simões!

Manuel Simões de Abreu é pai de minha madrinha, Dona Palmira de Jesus. Por isso, meu interesse. Infelizmente ainda não está em linha os batismos de 1866 relativos à Freguesia de Avelar. Solicitei então por e-mail que me passem a data do nascimento. Espero que a tenha o mais rápido possível.

O único documento que diz que ele é filho natural de Maria de Nazaré é o batismo dele. Em todos os outros ele sempre se diz filho de António Simões de Abreu. E ele carrega o apelido!

Tudo será mais fácil quando os registos paroquiais da Freguesia de Avelar estiverem integralmente em linha. Aí verei se houveram outros filhos de Maria de Nazaré e com alguma sorte a gente leia "dizem ser filho de....."

Ou então verificar qual António Simões de Abreu andava por lá (Avelar), provavelmente casado, não com a Maria de Nazaré, e tendo seus filhos.

Sinto realmente que este mistério está com os dias contados :)

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287754 | HRC1947 | 22 set 2011 15:04 | Em resposta a: #287746

Caro Lourval;


A sua interrogação tem lógica. Efectivamente estes Antónios Simões Abreu, punham de geração-em-geração sempre os mesmo nomes aos filhos..............!!!!!

Assim, vou indicar estes dados para você entrar em contacto do o ARq, Distrital Leiria, peça para falar com a Dª Fátima,
diga que é um assunto que anda a tratar,.... !!!!! (....).
Aí vai:---

Dê estes elementos via-e-mail ao Arq, Dist. Leiria, e " ESCREVA TUDO COMO EU ESCREVO E COM A MESMA CONFIGURAÇÃO, que será meio caminho andado para você resolver o caso...

...........................................................................................................................................................................

Manuel Simões de Abreu nasceu em 1866

Natural da Freguesia de Avelar
Concelho de Ansião
Distrito de Leiria
PORTUGAL

Filho de; --- (Natural de Maria da Nazaré

e de .......... (Natural de António Simões Abreu, da Vila do Avelar-Portugal

NETO PATERNO DE;......António Simões Abreu


Neto materno .......... (desconhecido)


Nota: Este Manuel Simões Abreu é:------ Pai da Palmira de Jesus!!!

Agora a bola está nos seus pés.....

........................................................................................................................................................................



elo Fonseca,

Com os paroquiais de Penela "on line" estou avançando nos costados de minha trisavó e de minha madrinha, que eram primas distantes.

Sei que João Simões e Maria Lopes são antepassados de minha madrinha. João Simões você encontra aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1120205

Coincidentemente este casal é antepassado daquele que suspeito ser o avô paterno do filho natural de Maria de Nazaré. O filho de Maria de Nazaré é Manuel Simões de Abreu, nascido em 1866 em Avelar, que se dizia filho de António Simões de Abreu.

O António Simões de Abreu que suspeito ser o avô paterno de Manuel Simões de Abreu se encontra aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=637063

Eu me pergunto se este António Simões de Abreu teve um filho de mesmo nome. O Geneall só declara filhos João e Joaquim Simões de Abreu.

Cumprimentos
Lourval

.....................................................................................................................................................................

Os m/ cumprimentos, e vá dando notícias


atentamente


ANA SIMÕES

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287779 | HRC1947 | 22 set 2011 19:33 | Em resposta a: #287746

Caro Lourval;

Estive a "cuscar" o seu Tópico,de 2006, e encontrei lá uma série de nomes, que farão muito jeito para se encontrar

o seu Manuel Simões de Abreu:

Faz-me muita confusão a maneira como vocês aí no Brasil se exprimem.

Os assuntos para que toda a gente entenda. devem ter " Principio, Meio e Fim ".

Assim, quando o Confrade escreve os dados da sua família, deve começar (por exemplo:)--


Pais, avós, bisavós, trisavós, tetra-avós, penta-avós...e assim sucessivamente. [ SEUS ASCENDENTES ]

... SENTIDO INVERSO ...

Penta-avós, tetra-avós,trisav-os,bisavós,avós,Pais



S/Descendentes ... NETO... FILHO ...//. [ LOURVAL] .. \\ PAIS AVÓS .. BISAVÓS .. S/ Ascendentes)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ora o Confrade, se começa por mencionar o Manuel Simões Abreu, logo de seguida o que deve indicar: Os Pais,de quem é filho o Manuel.


e de seguida indicar os Avós Paternos (são 2)

idem " " " Maternos (são 2)


Se tiver indicação dos Bisavós:


....Bisavós Paternos....... são 4
....Idem Maternos ...... são 4


Como saberá, por regra geral, considera-se uma geração o período de 30 anos (+/-), e cada Confrade fará os

acertos conforme a situação do momento, pois os (30 anos/Geração, é um tempo que poderá oscilar para a frente/trás,

como é óbvio..


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



[modo comprimido]
Família Simões de Abreu 22-02-2006, 19:42
Autor: Lourval [responder para o fórum] Caros colegas,
Alguém conhece Manuel Simões de Abreu, filho de António Simões de Abreu e Maria da Nazaré?
Manuel Simões de Abreu era casado com Theresa de Jesus, a qual era filha de José Dias Freire e Maria Theresa.
Todos portugueses. Eu só não tenho certeza da localidade. Pode ser Leiria (Freguesia de Avelar) ou Coimbra.
Cumprimentos
Lourval

ps: na verdade estes são os pais e avós de minha madrinha, Palmira de Jesus,nascida em Santos (Brasil) em 8/1/1900. ela se dizia prima de minha trisavó Maria de Jesus, dado que busco confirmar.



Bem, por hoje termino, faço votos para que o seu Manuel apareça rápido


Atentamente

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287790 | f4b2 | 22 set 2011 21:45 | Em resposta a: #287779

Cara Ana Simões

Pesquisei Avelar(Concelho de Ancião),Distrito de Leiria e vi estes nomes:

- ANTÓNIO SIMÕES de ABREU - Negociante de Cereais em 1909

- JOSÉ FREIRE - Commerciante em Chão de Couce(Ancião) ,1909

Tenho estado a pesquisar Coimbra nos anos de 1908/1909,e até agora ainda não vi nenhum dos nomes que referiu,apesar de já ter referenciado um MANUEL SIMÕES e muitos outros SIMÕES.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287793 | HRC1947 | 22 set 2011 21:49 | Em resposta a: #287790

Confrade João Barroca;


Saudações Genealógicas;


Muito obrigada pelas suas tentativas.

Vamos aguardar, que em breve o caso se resolverá, nem que a porca tussa.


Atentamente

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287809 | henrdias | 23 set 2011 01:51 | Em resposta a: #287699

Cara Confreira "Ana Simões" e Confrades "Ângelo" e "Lourval":

Creio que lhes devo uma explicação. Primeiramente pelo meu silêncio, embora já seja práticamente do conhecimento geral, a falta de disponibilidade para estas "lides", que me tem afectado últimamente.

Mas, apesar das limitações, consegui arranjar um pouco de tempo para me deslocar à (B.G.L.) Biblioteca Genealógica de Lisboa, afim de esclarecer algumas dúvidas, e fazer um pouco mais de luz sobre este assunto.

Há muito que tinha conhecimento do Pe. António Simões de Abreu, Reverendo Colado do Avelar. Todavia desconhecia a sua filiação, e devo dizer que a mensagem da Ana para o Ângelo na "Genealogia das Cinco Vilas" onde referia os pais do dito padre, me passou um pouco ao lado.
Daí quando, no tópico "Família Simões de Abreu" o Ângelo dizia para o Lourval que o Pe. António Simões de Abreu, nascido em 1803, poderia ser pai do seu Manuel Simões de Abreu, julguei que pudesse haver aí alguma precipitação.
Por isso lhe dirigi a tal mensagem particular, dizendo que na minha BD constavam lá os pais do Pe. António S.A. (embora ele não consta-se), mas tinhamos um problema, pois eu tinha a irmã Joaquina de Melo e Abreu, a nascer no mesmo ano que ele...
Mas depois fui ver onde tinha obtido a data de nascimento da Joaquina e verifiquei que tinha sido atravéz da idade mensionada no assento de óbito que tinha encontrado em linha. E até mandei o link para que o confrade Ângelo pudesse verificar.
http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=1662&FileID=_111613
Mas entretanto fui informado que o link não funcionava, pois havia sido copiando antes da alteração informática que ocorreu em alguns Arquivos Distritais. Bom, fui ver a data do óbito da Joaquina (30/04/1874) e fui ao site do ADL, e qual é o meu espanto, quando não encontro na freguesia de Aguda e nesta data, o respectivo assento.
http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/viewer?id=1024882
Resumindo, devo-me ter enganado a escrever a data, e como tinha arquivado o link, descansei, e nem o número da página do livro registei. Escrevi apenas as seguintes notas: "Este óbito foi redigido pelo seu filho Abílio João de Melo Freire (pároco da Aguda á época). Deixou 3 filhos, e fez disposição testamentária."
Na altura tinha pesquisado 16 anos de óbitos (de 1860 até 1876), e agora não me estava nada a apetecer ter que passar tudo outra vêz a "pente fino". Mas como entretanto a Ana tinha dado a data exacta do nascimento do padre (07/6/1803), resolvi ir à B.G.L., pois sabia que tinham lá os microfilmes com estas datas, e que eu ainda não tive oportunidade de pesquisar.
Encontrei de imediato o referido assento, apesar de não ser essa a data de nascimento , mas sim em 17/6/1803 tendo o batismo em 27/6/1803.
Confirmei também a data de nascimento da Joaquina em 01/01/1805, e de um irmão que também foi padre, o José Simões de Abreu, em 06/03/1802.
Depois tenho conhecimento de outros irmãos atravéz dos óbitos, cujos registos de baptismo não encontrei, devido (julgo eu) às Invasões Francesas que ocorreram por esta altura, pois há falhas nos registos.
São eles: João Simões de Abreu * 1804, Manuel Simões de Abreu * 1807 e Mariana da Conceição * 1808.
Localizei ainda um Francisco Simões de Abreu * 22/01/1814, Joana 30/12/1816 e Joaquim Simões de Abreu * 09/04/1818.

Umas vezes o pai é referido como António Simões de Abreu, e outras como António José de Abreu, e o avô paterno a mesma coisa. A avó paterna ora é mensionada como Rosa Maria ora como Maria Rosa, sendo esta última versão a que tem menos ocorrências. Verifico isto não só nestes assentos de baptinsmo, mas tanbem nos casamentos ou óbitos dos filhos e baptismo dos netos.

Quanto ao facto do Pe. António Simões de Abreu aos 18 anos já ter o "Canudo", não digo que não, embora ache um pouco prematuro, até porque nas páginas 6 e 7 da "Topografia Médica das Cinco Vilas" o Dr. Costa Simões diz que o pe. anterior a ele foi o José Joaquim de Figueiredo, que paroquiou a vila do Avelar até 1828. Podia acontecer, era ele ter lá estado na qualidade de Coadjutor?

Bom, e por hoje é tudo,
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287815 | Lourval | 23 set 2011 06:57 | Em resposta a: #287809

Caro Henrique,

Que bom ter notícias suas! Ando um tanto ausente do fórum pois estou focando agora meus antepassados através de meu avô materno. Meus antepassados por ele, são muito antigos no Brasil e inevitavelmente caí na Genealogia Paulistana. Descobri que descendo de praticamente todos os primeiros colonizadores, como João Ramalho, João do Prado, Martim Afonso de Sousa ( ou do irmão dele, há divergências aqui), Pedro Álvares Cabral (não o descobridor mas um parente próximo), entre outros.

Dois deles especialmente são:

Pedro Leme: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=567991
António Rodrigues de Alvarenga: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=599494

Por Pedro Leme, me ligo a D.Pedro I e Inês de Castro 16 vezes!

Também avancei pelos costados de minha avó materna. Por ela chego a Penela (Coimbra), ao Estado de Santa Catarina e este meu ramo de Santa Catarina me levou aos Açores.

A família de meu pai você conhece bem. É filho de pai português da Póvoa de Rio de Moinhos e todos os 8 bisavós de meu pai são portugueses: de Castelo Branco, da Guarda e de Vila Real.

Eu e o colega Vítor Manuel Pais de Carvalho, após anos de trabalho intenso, concentramos toda a gente nascida na Póvoa de Rio de Moinhos desde o início dos registros paroquiais até o presente...em um único arquivo, todos ligados por consanguinidade ou afinidade. Fiz isso sem propósito algum, apenas uma homenagem a meu avô Abrahão.

Estou muito contente também com a retomada do tópico que envolve Manuel Simões de Abreu, pai de minha madrinha, que embora não sendo meu antepassado, estudo sua família, homenagem que presto à minha madrinha Dona Palmira.

Através desta mensagem, agradeço a todos: Ângelo da Fonseca, Ana Simões, João Barroca, você, entre outros.

Talvez Manuel Simões de Abreu não seja filho do Padre António Simões de Abreu, mas minha intuição me diz que é um parente muito próximo, talvez um sobrinho do padre. Talvez seja até aquele comerciante que o João Barroca encontrou, atuante em 1909.

Quando finalmente todos os registros da Freguesia de Avelar estiverem em linha, eu, aqui do Brasil, terei melhor condição de concluir algo. Poderei verificar se Maria da Nazaré teve outros filhos, localizar algum António Simões de Abreu tendo filhos naqueles anos de interesse, etc.

Quem persiste sempre alcança. Quantas vezes já vi registros onde o padre declara: dizem ser filho de.....

Finalizo desejando a todos muita saúde, nosso bem mais valioso.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287816 | HRC1947 | 23 set 2011 07:01 | Em resposta a: #287809

Confrade H.Dias;


Saudações Genealógicas;

Grande esforço o seu, mas não deixou o " Crédito " por mãos alheias.

Gostei muito de o voltar a "ver " nestas lides.

É um prazer seguir os seus comentários, com: Conta/Peso e Medida, e muito Substrato à mistura.

Realmente o Confrade acertou em cheio na data de nascimento do Padre António Simões de Abreu:

O Registo Nascimento em m/ poder de Leiria, indica(vendo com a Lupa: 27/6/1803), tinha-me escapado o digito das

dezenas, que só agora com o despoletar da sua averiguação, (bem sucedida) se deu pela discrepância.

Bem -Haja

Ficamos todos à espera de o ver por cá logo mais.


Cumpts


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287839 | AQF | 23 set 2011 16:25 | Em resposta a: #287815

Caro Lourval,

Só nos resta esperar pelos dados pedidos ao ADL por si e pela Ana.

Mas no campo das hipóteses, se o nascimento do Manuel Simões de Abreu se der no primeiro semestre de 1866, é posível a filiação no padre António Simões de Abreu falecido a 16.09.1865, e quanto mais cedo for nesse ano, mais hipóteses haverá.

Para além da similitude com outras situações conhecidas, se a cronologia o vier a permitir, esta hipótese tem ainda duas razões suplementares de plausibilidade: o "stress" da situação podia ter agravado o estado de saúde do padre e mesmo que ele tivesse intenção de perfilhar o filho já não era vivo quando ele nasceu.

A situação ajusta-se como uma luva pelo que o meu sentimento mantém-se nessa hipótese, mas sem a força documental são tudo especulações !

Aguardemos pois, serenamente, o que nos conta o ADL.

Abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Enjeitados filhos de Padre - Um exemplo da Póvoa da Abraveia, V. N. de Poiares

#287842 | AQF | 23 set 2011 17:25 | Em resposta a: #287839

Caros Confrades Lourval, Henrique e Ana,

Apenas por curiosidade aqui fica um dos vários exemplos com que me tenho cruzado.

- Maria Enjeitada - Assentos de Arrifana, Vila Nova de Poiares, 1681/1724, Slide 101, 4º D, AUC (ver http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=431&NodeID=_45325)

O assento diz que a 5.10.1705, o Rev. P.e António Henriques coadjutor baptizou a Maria enjeitada que se achou em o lugar da Póvoa de Abraveia. Assina o P.e Dr. António de Santiago.

O que todas as fontes que tratam este caso nos dizem é que na realidade se tratava de Maria Arnao do Rivo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=242090) fruto da relação do padre Belchior Henriques Arnau e de Bárbara da Cunha e Brito.

Fontes:
- Casa da Graciosa, Luiz de Bivar Guerra, MCMLXV, Capítulo 2º, 1ª Parte, Título 1º - Paivas Pintos, § 4º, nº 4, pág. 81
- Genealogia da família do Conde de Foz d' Arouce, Coimbra - Typ. de F. França Amado - 1893, pág. 47 (BN H.G. 18850//1 V)
- José Arnau de Almeyda Serra da Louzã e a sua descendência : casa da Rua Nova, Carlos de Sacadura Botte Pinto Mascarenhas, Tip. da Gráfica Conimbricense Lda., Coimbra 1927, pág. 11 (CBA)
- Arquivo Heráldico Genealógico, Visconde de Sanches de Baena, CBA 1451 de José Arnau de Almeida Serra, pág. 365
- Gente d' Algo, Manuel Arnao Metello, 2002, CBA 1451 de José Arnau de Almeida Serra, pág. ?
- Arnaos, Manuel Arnao Metello, Edição do Autor, 1ª Edição, Lisboa, 1997, § 45º, nº 13, pág. 64
- A Aldeia de Pêra: uma pedra de armas a defender, Pedro da França Machado, in revista Munda nº 25, Coimbra 1993, pág. 139
- Genea Portugal (ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=242090)

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Filiação de Manuel Simões de Abreu n. 13/09/1866

#287843 | AQF | 23 set 2011 17:47 | Em resposta a: #287815

Caro Lourval,

Segundo informação que a Ana Simões me fez chegar já seguiu para si a certidão, indicando um Manuel Simões de Abreu nascido a 13/09/1866 e falecido em Coimbra Sé Nova em 1946, o que torna impossível a hipótese de filiação no P.e António Simões de Abreu.

A força documental é soberana, logo a resolução do caso ficou mais complicada, sendo necessário o exercício de pesquisa que referiu quando disponíveis em linha os respectivos assentos.

Boa sorte.

Abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Filiação de Manuel Simões de Abreu n. 13/09/1866

#287845 | Lourval | 23 set 2011 18:25 | Em resposta a: #287843

Oi Ângelo,

Poxa! Rápido, não? Fico muito agradecido à Ana Simões. Eu já estava esperando por esta conclusão. Manuel adotou o apelido do pai. Sugere que o pai, Antônio, reconheceu o filho e o amparou e que houve um convívio.

Vou ficar aguardando a disponibilidade em linha dos assentos de Avelar. Não vai demorar.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Enjeitados filhos de Padre - Um exemplo da Póvoa da Abraveia, V. N. de Poiares

#287846 | henrdias | 23 set 2011 19:07 | Em resposta a: #287842

Caro Ângelo,

O caso dos expostos é sempre uma "pedra no sapato" em genealogia.
Por isso: "Enjeitados filhos de Padre", creio que daria um tópico bem participado neste fórum, uma vez que há inúmeras situações dessas pelo país fora.
E não há dúvida, que as Cinco Vilas são muito pródigas nesses casos, como aliás, já tenho referido noutras ocasiões.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287852 | HRC1947 | 23 set 2011 23:31 | Em resposta a: #287735

Caro Lourval;

Os meus cumprimentos.

Vou-lhe enviar um tópico escrito por si há já bastante tempo.


Para o esclarecer que o motivo possivel, (quase de certeza, da sua Maria de Jesus ter na "CERTIDÃO ÓBITO" a indicação

natural de Coimbra, pois tome nota:

Já me passaram pela mãos alguns casos de crianças "ENJEITADAS " que as iam pôr a uma distância de 5OKm, ora a

distância entre AVELAR e COIMBRA, são esses 5O Km +/-. O motivo era para de conformidade com os Hospícios da

época, e com a conivência de alguém graduado da instituição( ou não), a criança era exposta de noite, e passado um

tempo, essa criança era recuperada pela mesma pessoa, mas neste caso, com outra postura. Deixava de ser a pessoa

que se via livre do bebé, e passava a ser a sua Protectora, a sua ama etc.Isto quer dizer que a Sociedade, sempre viveu

de aparências, e assim aos olhos dos conterrâneos, fica bem vista, recuperava a criança, e tudo continuava como se

não tivesse passado nada..(e a donzela tinha sido salva...)

No caso em apreço, possivelmente foi a mesma coisa,pois se não quisessem ficar com a menina, teriam muitos locais

para o fazer nas freguesias de Avelar, Chão de Couce ou Maçãs de Dª Maria, localidades vizinhas(entre-portas),sem a

necessidade de se sujeitarem a irem 5O Km para o fazer. Digo que só os Abastados da época podiam fazer tal coisa,

os pobres e desamparados, não o podiam fazer. Teriam que ter muitos conhecimentos e bastante disponibilidade

Financeira para o fazerem, e os Snrs. Curas, Vigários, Sacerdotes,e Bispos era quem orientava tal prática(Deus tapava

os olhos e não via nada......?????.

Bem, se precisar de alguma coisa, esteja à vontade, agora que o seu caso está na recta final.


Os meus cumprimentos

Ana Simões


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




ões de Abreu 24-02-2006, 03:40
Autor: Lourval [responder para o fórum] Caro Henrique Dias,
Estava estudando o mapa e percebi que Maçãs D. Maria é muito próximo de Avelar. Dificilmente nossos Simões de Abreu não estarão ligados. Eu só teria de avançar uma geração ou duas. Talvez isso não seja muito difícil. Mais difícil será demonstrar que Palmira de Jesus é prima de minha trisavó, segundo ela dizia. Para que elas sejam primas de primeiro grau então elas têm de ter dois avós comuns. Ou seria o casal Simões de Abreu ou o casal Dias Freire. Eu estou mais inclinado ao casal José Dias Freire e Maria Theresa por terem filha Theresa de Jesus. A mãe de minha trisavó é Mariana de Jesus. Tenho de demonstrar então que Theresa de Jesus é irmã de Mariana de Jesus. É claro que há a possibilidade de ela ser irmã do Manuel Simões de Abreu. Basicamente eu teria então de encontrar todos os filhos dos dois casais: António Simões de Abreu e Maria da Nazaré e José Dias Freire e Maria Theresa.
Minha madrinha Palmira de Jesus é brasileira mas os quatro avós dela são portugueses. Na certidão de nascimento dela só consta isso: são portugueses.
Eu sei porém que Palmira de Jesus foi criada na Freguesia de Avelar pois minha mãe ouvia ela dizer muito isso.
Há algo que muito me intriga: na certidão de óbito de minha trisavó Maria de Jesus consta que ela é de Coimbra.
Cumprimentos
Lourval


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287853 | henrdias | 23 set 2011 23:50 | Em resposta a: #287809

Caros Confrades,

Finalmente, localizei o óbito da Joaquina de Melo e Abreu (irmã do Pe. António Simões de Abreu) que ocorreu na Almofala de Cima, Aguda, em 30.04.1875.
Não sei se há forma de colocar uma ligação directa ao documento, mas fica em:

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/viewer?id=1024882
PT-ADLRA-PRQ-PFVN01-003-0005_m0023.tif

E é o assento nº 5 da pág. 21v desse ano.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Simões de Abreu (5 Vilas)

#287854 | henrdias | 24 set 2011 00:03 | Em resposta a: #287853

Caros Confrades,

Já agora, convém dizer que esta Joaquina de Melo e Abreu (referida na minha mensagem anterior) já se encontra no Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1155199

Faltando agora actualizar as datas, que como vimos neste tópico não estão correctas, bem como fazer a ligação aos seus pais que também constam:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=637063

E também acrescentar os restantes irmãos.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Manuel Simões de Abreu n. 13/09/1866 resolvida !

#287864 | AQF | 24 set 2011 03:24 | Em resposta a: #287845

Caro Lourval,

A Ana Simões, que herdou do pai o gosto por estes temas, tem sido incansável e com a vantagem de ter a vida a decorrer entre Avelar e Coimbra.

Ela não me quer tirar o gosto de ser eu a comunicar-lhe a resolução do seu puzzle, por ter sido eu a retomar o assunto, mas efectivamente o que lhe vou transmitir é trabalho dela.

Assim, indo directamente ao assunto, é praticamente certo que o "seu" Manuel Simões de Abreu não foi filho ilegítimo do Padre António Simões de Abreu mas sim de um homónimo sobrinho deste filho do irmão Francisco Simões de Abreu, como pode ver no link que dei na mensagem de 21-09-2011, 05:15 (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=287678).

A Ana Simões juntou informação que tinha trocado em Setembro com a sua patrícia Marcia Abreu no tópico "familia simões de abreu" (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=121636), mais pesquisa de Manuel Simões de Abreu na B.D. do FamilySearch (ver https://familysearch.org/pal:/MM9.2.1/SR37-8D1 ), mais informação telefónica de um "informador amigo" de Avelar dizendo que efectivamente o rapaz (Manuel ) foi o primeiro filho do António Simões de Abreu, comerciante de Padaria, e que ele teria nascido antes do casamento com a esposa, Leopoldina Rosa Conceição. Soube ainda que o Pai o ajudou enquanto ele precisou, pois o próprio Manuel Simões de Abreu trabalhava para o Pai (biológico) nos vários serviços da padaria, como vender pão, amassar a farinha, etc, etc. Chegados os 25 anos (+/-,) rumou ao Brasil, onde a pesquisa do FamilySearch o dá casado com Teresa de Jesus e com dois filhos.

Como no início do tópico o Lourval indicou um parentesco entre a sua trisavó Maria de Jesus e a sua madrinha Palmira de Jesus, fico com interesse em saber se este avanço permite confirmar se a ligação é por Abreus ou Freires.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Filiação de Manuel Simões de Abreu n. 13/09/1866 resolvida !

#287867 | Lourval | 24 set 2011 04:44 | Em resposta a: #287864

Caros Ângelo da Fonseca e Ana Simões,

Estou realmente muito contente pela solução deste mistério. Fico agradecido a todos. O que tem mais me impressionado neste fórum não é a genealogia porém a extrema gentileza e vontade de colaborar de muitos de seus participantes!

A Ana Simões tem lido minhas mensagens de 2006 quando eu ainda estava no início da investigação da família da mãe de minha bisavó materna, a Maria de Jesus.

De lá para cá aconteceu o seguinte:

1) Encontrei o óbito de Maria de Jesus em 14.08.1945 em São Vicente (onde moro). Declarou que Maria de Jesus era natural de Coimbra, filha de José António e Maria de Jesus;
2) A Isabel Curate (Pedro França?)encontrou a emissão de passaporte de uma Maria de Jesus em 04.04.1896, Maria de Jesus, de Santa Eufémia (Penela), com desembarque em Santos, cidade vizinha a São Vicente;
3) A Isabel Curate (Pedro França?) localizou o batismo de uma Maria, filha de José António e Maria de Jesus, em 06.12.1871, em São Miguel (Penela);
4) Teresa de Jesus, esposa de Manuel Simões de Abreu, nasceu em 28.11.1863, em Santa Eufémia (Penela).
5) Avançando nos costados de ambas, de Teresa de Jesus e de Maria de Jesus, verifiquei serem ambas primas, embora não primas direitas, porém primas;
6) Palmira de Jesus, filha da Teresa de Jesus, sempre disse a minha mãe ser prima de Maria de Jesus;

Diante de tantas evidências, concluí que o parentesco era mesmo através da Teresa de Jesus e não de Manuel Simões de Abreu.

Minha mãe, aos quatro anos de idade, sem poder contar com o seu pai e com a sua mãe, ficou aos cuidados da bisavó dela, a Maria de Jesus, pois a filha de Maria de Jesus falecera em um parto. Após cerca de dois anos, Maria de Jesus ficou muito doente e como minha mãe não tinha mais ninguém que pudesse tomar conta dela, Maria de Jesus pediu à Palmira de Jesus, que a criasse.

Então, Palmira de Jesus, além de minha madrinha, foi a mãe de criação de minha mãe. Palmira de Jesus nasceu em Santos-Brasil mas sua irmã mais velha, Maria Rosa, nasceu no Avelar em 03.12.1888. Quando Palmira tinha aproximadamente dois anos de idade, os pais dela, Manuel Simões de Abreu e Teresa de Jesus, resolveram morar na Freguesia do Avelar. Minha madrinha então lá ficou até ficar adulta.

Voltaram todos a Santos. Teresa de Jesus faleceu em São Vicente cerca de 1925. Acredito que logo depois, Manuel Simões de Abreu decidiu retornar a Portugal e lá faleceu, na Sé Nova, em 1946.

Tenho cá muitas fotos de Palmira de Jesus.

Minha mãe escutou muitas estórias do Avelar através de Dona Palmira. Uma delas, justificada ou não, é que ela dizia ter "sangue azul" na família! Será?

Manuel Simões de Abreu deixou vasta descendência aqui no Brasil. Vou procurar saber se alguém teria uma foto de Manuel Simões de Abreu....não custa nada tentar. Da Palmira eu tenho.

Estou a um passo de publicar uma página de Palmira de Jesus no Geneall. Já sugeri o nome da mãe dela e o casamento com Manuel Simões de Abreu!

O casal de antepassados comuns a Teresa de Jesus e minha trisavó Maria de Jesus é este:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1040389

Abraços a todos e mais uma vez, obrigado!
Lourval

Resposta

Link directo:

Manuel Simões de Abreu

#287868 | Lourval | 24 set 2011 04:45 | Em resposta a: #287852

Caros Ângelo da Fonseca e Ana Simões,

Estou realmente muito contente pela solução deste mistério. Fico agradecido a todos. O que tem mais me impressionado neste fórum não é a genealogia porém a extrema gentileza e vontade de colaborar de muitos de seus participantes!

A Ana Simões tem lido minhas mensagens de 2006 quando eu ainda estava no início da investigação da família da mãe de minha bisavó materna, a Maria de Jesus.

De lá para cá aconteceu o seguinte:

1) Encontrei o óbito de Maria de Jesus em 14.08.1945 em São Vicente (onde moro). Declarou que Maria de Jesus era natural de Coimbra, filha de José António e Maria de Jesus;
2) A Isabel Curate (Pedro França?)encontrou a emissão de passaporte de uma Maria de Jesus em 04.04.1896, Maria de Jesus, de Santa Eufémia (Penela), com desembarque em Santos, cidade vizinha a São Vicente;
3) A Isabel Curate (Pedro França?) localizou o batismo de uma Maria, filha de José António e Maria de Jesus, em 06.12.1871, em São Miguel (Penela);
4) Teresa de Jesus, esposa de Manuel Simões de Abreu, nasceu em 28.11.1863, em Santa Eufémia (Penela).
5) Avançando nos costados de ambas, de Teresa de Jesus e de Maria de Jesus, verifiquei serem ambas primas, embora não primas direitas, porém primas;
6) Palmira de Jesus, filha da Teresa de Jesus, sempre disse a minha mãe ser prima de Maria de Jesus;

Diante de tantas evidências, concluí que o parentesco era mesmo através da Teresa de Jesus e não de Manuel Simões de Abreu.

Minha mãe, aos quatro anos de idade, sem poder contar com o seu pai e com a sua mãe, ficou aos cuidados da bisavó dela, a Maria de Jesus, pois a filha de Maria de Jesus falecera em um parto. Após cerca de dois anos, Maria de Jesus ficou muito doente e como minha mãe não tinha mais ninguém que pudesse tomar conta dela, Maria de Jesus pediu à Palmira de Jesus, que a criasse.

Então, Palmira de Jesus, além de minha madrinha, foi a mãe de criação de minha mãe. Palmira de Jesus nasceu em Santos-Brasil mas sua irmã mais velha, Maria Rosa, nasceu no Avelar em 03.12.1888. Quando Palmira tinha aproximadamente dois anos de idade, os pais dela, Manuel Simões de Abreu e Teresa de Jesus, resolveram morar na Freguesia do Avelar. Minha madrinha então lá ficou até ficar adulta.

Voltaram todos a Santos. Teresa de Jesus faleceu em São Vicente cerca de 1925. Acredito que logo depois, Manuel Simões de Abreu decidiu retornar a Portugal e lá faleceu, na Sé Nova, em 1946.

Tenho cá muitas fotos de Palmira de Jesus.

Minha mãe escutou muitas estórias do Avelar através de Dona Palmira. Uma delas, justificada ou não, é que ela dizia ter "sangue azul" na família! Será?

Manuel Simões de Abreu deixou vasta descendência aqui no Brasil. Vou procurar saber se alguém teria uma foto de Manuel Simões de Abreu....não custa nada tentar. Da Palmira eu tenho.

Estou a um passo de publicar uma página de Palmira de Jesus no Geneall. Já sugeri o nome da mãe dela e o casamento com Manuel Simões de Abreu!

O casal de antepassados comuns a Teresa de Jesus e minha trisavó Maria de Jesus é este:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1040389

Abraços a todos e mais uma vez, obrigado!
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Simões de Abreu

#290282 | girafa | 31 out 2011 22:54 | Em resposta a: #287868

Caros Confrades

pretendia saber se têm na Vossa ascendência (anos de 1700) alguém com o apelido Taymanca ou Tamanca.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Informação: apelido Taymanca

#290283 | girafa | 31 out 2011 22:55 | Em resposta a: #287868

Caros Confrades

pretendia saber se têm na Vossa ascendência (anos de 1700) alguém com o apelido Taymanca ou Tamanca.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Guilhermino Anjos Fernandes, emigrante no Brasil

#307693 | HRC1947 | 07 jun 2012 21:55 | Em resposta a: #290283

Caro Lourval;

Os m/ cumprimentos;

O motivo da m/ mensagem consiste em pedir ao Confrade Lourval o favor de tentar dar uma ajuda à nossa
patrícia Marina Cunha, que está com dificuldade em saber o local em Portugal onde teria nascido o seu avô.
A Marinha só sabe que foi no Distrito do Porto, mas o distrito é grande, tem muitos concelhos e ainda possui
muito mais Freguesias.

Assim, o Confrade Lourval por favor. tentaria junto das vossas Repartições encontrar algum documento que
mencionasse a respectiva Freguesia/Concelho. É só isso que precisamos, o resto aqui em Portugal tratamos
nós!

Deixo o endereço do tópico, para que o possa analisar.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=306996

Espero aqui por si, e muito obrigada pela sua gentileza.

Renovo os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões
07-06-2012
.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Simões Abreu - Avelar

#325105 | HRC1947 | 10 mar 2013 12:53 | Em resposta a: #307693

--
Caro Lourval;

... Para encerramento do seu processo...[ Manuel Simões Abreu ....],envio dois
endereços electron. onde se põe em evidência três locais:
A:-- Rua da Esperança- Avelar, local onde o Manuel Simões Abreu ia conviver
com o Pai [ Padeiro ] , ajudando na Padaria etc..
B:-- Cemitério do Avelar.[ claro onde repousa ]
C:-- Tojeira- Avelar, local que creio também é do seu conhecimento.
Espero que tenha interesse sentimental.
AVELAR
http://goo.gl/maps/OTkO8
-----
TOJEIRA:
http://goo.gl/maps/WWy4e
----
Os m/ cumprimentos.
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430740 | marciagigante | 28 jan 2021 18:38 | Em resposta a: #287669

Estimada Ana
Boa tarde, procuro informação relativa a João Simões de Abreu nascido em Chão de Couce, filho de Francisco Rodrigues e Dorothea Thereza da Silva, dados encontrados através de uma certidão de casamento do flho António de Oliveira Simões de Abreu.
Consegue ajudar-me a esclarecer este mistério, pois não encontrei ainda referencia ao meu tetravo João?
Obrigada
Márcia Gigante

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430742 | Jorge Resende | 28 jan 2021 18:53 | Em resposta a: #112681

mARCIA, ANTONIO E FRANCISCO OLIVEIRA SIMÕES ABREU, IRMÃOS, NASCIDOS EM LUANDA, DIZEM-LHE ALGUMA COISA????
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=6086249

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430769 | marciagigante | 29 jan 2021 01:50 | Em resposta a: #430742

Estimado.J. Resende,
Sim, são o meu trisavô António e tio-trisavô Francisco, eles nasceram em Luanda, mas o meu tetravô, João Simões de Abreu é de Chão de Couce e a minha tetravó Maria José de Oliveira Nunes de Luanda. Esse foi um dos primeiros documentos que encontrei, esse processo. Entretanto, descarreguei o livro de Chão de Couce, mas não consegui localizar o assento. O mais engraçado é que descobri um assento de casamento de uma Adelaide Simões de Abreu, nascida em Luanda que me parece ser filha de João Simões de Abreu, mas com outra mulher (nome que é de difícil leitura). O meu trisavô António foi casado com a minha trisavó Maria Eduarda Pio do Amaral Gourgel, familiares que também investigo. Aproveito para perguntar, se não for abuso: como posso tentar obter informação sobre a morte do meu trisavô, uma vez que ele foi vítima de homicídio em Luanda, não sei se na sequência de um assalto, pois tinha negócios.
Muito Obrigada pelo contacto.
Cordiais Saudações
Márcia Gigante

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430785 | Jorge Resende | 29 jan 2021 18:37 | Em resposta a: #112681

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021525 tif 242


MARCIA, AQUI LHE DEIXO O
batismo de João Simões Abreu, Chão de Couce 1834

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430786 | Jorge Resende | 29 jan 2021 18:47 | Em resposta a: #112681

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021534 TIF 216 PÁGINA ESQUERDA, CASAMENTO DE fRANCISCO E DOROTEIA, PAIS DE JOÃO SIMÕES ABREU

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430787 | Jorge Resende | 29 jan 2021 18:50 | Em resposta a: #112681

https://tombo.pt/f/ans04#BIRT

AQUI LHE DEIXO OS LIVROS DE CHÃO DE COUCE PARA FUTURAS PESQUISAS, PODE DAR-LHE JEITO

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430807 | marciagigante | 30 jan 2021 17:48 | Em resposta a: #430786

Estimado J Resende,
Nem sabe como me deixa feliz! Acabei de dar um pulo na cama com a minha filhota! A luta que tive para encontrar o assento do João e ter o casamento dos Pais... olhe nem sabe a alegria que me deu. Só entende quem gosta mesmo disto. Um bem-haja "meu amigo"!
Obrigada!
Com estima,
Márcia Gigante

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430808 | Jorge Resende | 30 jan 2021 18:09 | Em resposta a: #112681

Ainda bem que surgiram os desejados assentos. Se tiver alguma dificuldade em os interpretar, diga.
Ao dispôr
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#430811 | marciagigante | 30 jan 2021 21:03 | Em resposta a: #430808

Confesso que estou com dificuldade em entender
- a 1ª parte que ocorreu a 27 de Novembro na Quinta das Lameiras e
- E já no casamento (parece-me ver que ela era galega?)
- a parte na 2ª folha em que refere a parte dos avós e termina a 1ª folha com neto paterno de João Rodrigues e começa a 2ª com Rodrigues não consigo decifrar os nomes

Aproveito para perguntar o que significava na época filho legítimo de Outro, sabendo quem era a família. Teria o pai falecido à data do casamento?

Obrigada Estimado Jorge pela ajuda
Márcia

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#452676 | Lourval | 26 fev 2024 18:35 | Em resposta a: #112681

Após muitos anos, volto a este tópico. Espero que os confrades Ana Simões, Henrique Dias, Ângelo da Fonseca, entre outros, estejam todos bem.

Estou pesquisando os antepassados de um primo-terceiro de minha mãe que a partir de Coentral cai em Campelo após algumas gerações.

Cheguei em João Simões de Abreu e sua esposa Maria Joaquina. Tiveram filha Maria Joaquina nascida em Campelo em 05.12.1847. João Simões de Abreu era filho de Manuel Simões de Abreu e Maria Henriques.

Será que alguém já sabe de quem era filho este Manuel Simões de Abreu casado com Maria Henriques?

Abraços
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#452677 | AQF | 26 fev 2024 20:41 | Em resposta a: #452676

Caro Lourval,

Por cá tudo bem, obrigado. Espero o mesmo por aí.

Como sabe esses nomes Manuel Simões de Abreu, etc, são recorrentes em freguesias de Figueiró dos Vinhos e redondezas, mas nos meus apontamentos não tenho nenhum Manuel S. A. cc Maria Henriques.

Os meus andam pela freguesia de Aguda, como já em tempos aqui indiquei e estão no meu site.

Espero que, com ou sem ajuda de confrades, consiga ultrapassar esse fim de linha.

Abraços,
Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Simões de Abreu

#452683 | henrdias | 27 fev 2024 13:00 | Em resposta a: #452676

Viva Lourval, é bom tê-lo de volta. Sabe, eu também tenho andado um pouco arredado deste Fórum, mas nunca é tarde para voltar...
Aqui na BD do Geneall está um João Simões de Abreu cc uma Maria Joaquina, e a ter filhos por volta dessa data. E embora diga que eram ambos naturais do Casal de São Simão, Aguda, eu sei que ela era natural das Eiras, Campelo.
Tentei localizar o assento de baptismo da sua Mª Joaquina em Campelo na data referida, mas não encontrei. Sabe o nº da imagem tif ?
Um Abraço, e o João S.A. que referi é este:
https://geneall.net/pt/nome/634137/joao-simoes-de-abreu/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen