Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113275 | LCM | 02 mar 2006 20:24

Procuro informações sobre Rodrigo Alves Guerra, Vice Cônsul das Duas Sicílias nas Ilhas do Faial, Pico e Flores a 31-12-1852

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113316 | zgomes | 03 mar 2006 11:45 | Em resposta a: #113275

Caro Lourenço Correia de Matos,

Tenho informação que este seu Rodrigo Alves Guerra, irmão do 2º barão de Santana ( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=55228 ) foi presidente da Câmara Municipal da Horta, onde penso que nasceu e certamente aí morreu em 1901, deixando viuva D. Maria Cristina de Simas, sua segunda mulher. O pai, também chamado Rodrigo Alves Guerra, era natural de Lisboa, São Nicolau, nascido em 1801.
Apenas sei mais que um filho do 1º casamento, Rodrigo Alves Guerra Júnior, nascido em 1862 em Areia Larga, freguesia da Madalena, ilha do Pico, emigrou mais tarde para os Estados Unidos, onde estudou Medicina e foi autor de "Trutas", publicado na Horta.

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113334 | LCM | 03 mar 2006 17:25 | Em resposta a: #113316

Caro José Gomes,

Muito obrigado pelas valiosas informações. Qual é a fonte? Há algum trabalho onde esta família venha tratada? Na "Resenha dos Titulares" não referem qualquer irmão do 2.º Barão, certamente por desconhecerem. Em que anos foi presidente da Câmara? (desculpe tantas perguntas...)

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113338 | JMM | 03 mar 2006 18:27 | Em resposta a: #113334

Caro Lourenço,
Aconselho-o a consultar "Famílias faialenses", de Marcelino Lima, obra de grande interesse genealógico e de bastante rigor, editada em 1922 (creio eu), pela Câmara Municipal da Horta.
Inclui, se não me engano, precisamente um título de "Guerras", onde estão desenvolvidos vários dados sobre a família, com elementos biográficos em notas de fim de capítulo. Como calcula, estou a falar de cor, mas tenho quase a certeza de que estão em titº próprio.
Há alguns elementos sobre membros da família, que inseri na notícia dos ÁLVARES CABRAL, de S. Miguel, publ. no "Anuário", nº 3 (2) de 1985, visto que o ramo mais novo se ligou a esses GUERRA do Faial.
Certamente que poderá encontrar um exemplar da obra, ao menos na BN...
Votos de bons resultados, com um abraço, do
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113341 | LCM | 03 mar 2006 18:39 | Em resposta a: #113338

Caro Jorge,

Muito obrigado pela informação. Consultarei o livro que indica, que apenas conheço de nome.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113363 | JMM | 03 mar 2006 21:49 | Em resposta a: #113341

Não tem de quê, caro Lourenço!
Estamos aqui para isso!

Abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113403 | JBrito | 04 mar 2006 15:05 | Em resposta a: #113275

Caro Lourenço Correia de Matos

Transcrevo o que se encontra nas pp. 577-578 dos "Anais do Município da Horta", de Marcelino Lima, publicados em 1940:

"[…] As primeiras observações meteorológicas, que se fizeram na Horta, datam de 1855. Por iniciativa do governador civil, Luiz Teixeira de Sampaio, a Câmara Municipal montou a expensas suas um posto meteorológico, naturalmente modesto, que ficou a cargo do doutor Tomás José de Bettencourt.
Quanto tempo durou o serviço deste posto não sei dizer. Posso informar é que, entre 1879 e 1882, o cônsul francês, comendador Rodrigo Alves Guerra, efectuava observações meteorológicas, ignoro com que aparelhos e a quem pertenciam, enviando regularmente, para Paris, boletins dos seus trabalhos.
Na Horta existia desde Fevereiro de 1881, anexa ao Grémio Literário Faialense, uma secção da Sociedade de Geografia de Lisboa. Solicitou esta secção à sede a montagem de serviços meteorológicos na Horta; e imediatamente de Lisboa satisfizeram o pedido, enviando os instrumentos necessários – barómetro, termómetros de máxima e mínima, psicómetro, anemómetro, evaporímetro e pluviómetro. Em Março de 1883 estava o posto a funcionar, com o referido comendador Rodrigo Guerra de observador. Ignoro também o tempo que teve de existência. […]"

Na mesma obra, nas pp. 570-571, há notícia de um Rodrigo Guerra, com retrato, certamente relacionado. Marcelino Lima remete para o tít. Ribeiros, § 4º, da sua obra "Famílias Faialenses", no que toca a este último Rodrigo Guerra, e dá a seguinte notícia:

"Rodrigo Guerra – Outro estimado literato faialense. Companheiro de Florêncio Terra e Manuel Zerbone nas lides jornalísticas do «Açoreano» e mais tarde associado comigo e com Florêncio no «Faialense».
Destaca-se pela maneira leve e graciosa do seu estilo – um certo tom de elegância no dizer, no descrever, no considerar. Como folhetinista tem páginas interessantíssimas, repassadas dum humorismo fácil, borbulhante, aqui e acolá apimentado, mas sem sabor de peçonha, simplesmente «flaneur». Alguns cintilam de delicado valor artístico, e bem mereciam volume que as salvasse do esquecimento das publicações periódicas. Encontram-se em folhas, tanto da ilha, como continentais.
Também se abalançou ao género dramático, produzindo uma comédia «O ideal da prima», que foi representada no Teatro União Faialense por uma companhia dramática que esteve de passagem na Horta.
Em Rodrigo Guerra reflecte-se o talento artístico polvilhado de fina ironia, que lhe veio por parentesco, pelo lado materno, do notável poeta doutor Manuel Inácio de Sousa, de Francisca Cordélia e Hermenegilda de Lacerda."

Espero que estas informações lhe sejam úteis.
Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#113632 | LCM | 08 mar 2006 18:14 | Em resposta a: #113363

Caro Jorge,

Não querendo abusar, mas já abusando, sabe alguma coisa deste Filipe Maria Bessone http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=47813
Qualquer informação será bem vinda. Estou a zero!

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#113651 | JMM | 08 mar 2006 22:45 | Em resposta a: #113632

Caro Lourenço,

Em primeiro lugar, chamo-lhe a atenção para o que diz Jorge de Brito. Afinal, tal como suspeitava, estes Alves Guerra estão nas "Famílias faialenses", não em titº próprio, mas em titº de Ribeiros.

Quanto ao Bessone, pouco sei, mas creio que tenho alguma coisa nos meus extractos de PRQ. Hei-de ver e logo lhe direi.

Um abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#113710 | JMM | 09 mar 2006 23:15 | Em resposta a: #113632

Caro Lourenço,

Afinal, tal como suspeitava, sempre tenho alguma coisa que lhe interessará, embora sem grandes pistas para desenvolvimento de pesquisas.

No meu "tombo" (lol!) de extractos de PRQ (era o modelo que usava, nos anos 70, antes de criar fichas, muito mais prático, logicamente), tenho o seguinte:

Filipe Maria Bessone
de 74 anos, doente na cama, negociante da Praça desta cidade de Ponta Delgada, natural da paróquia de Stª Isabel e bzº na do Loreto, ambas da cidade de Lisboa, viúvo de D. Joaquina Antónia Florência, falecida em Pernambuco
casou, em sua casa, no 2º Foral de Stª Catarina, paróquia de S. José, desta cidade de Ponta Delgada, a 5 Out. 1863, com
Miquelina Rosa
de 48 anos, empregada no governo da casa do nubente, natural e bzª na paróquia da Mãe de Deus, vila da Povoação, fª de João de Frias e de Francisca Raposo

Infelizmente não tenho a refª de fl. do lv de regº de casamentos de 1863, S. José PDL, porque, na época, não tinha essa preocupação e não anotava isso, tal como não anotei as testªs, nem se os nubentes assinaram.

No mesmo livro, consta, uns meses antes, o seguinte assento de casamento do que é, obviamente, um filho dos anteriores:

Guilherme Augusto Bessone
de 26 anos, "agente", nat. e bzº em S. José PDL, fº de pai incógnito e de Miquelina Rosa (nat. da Mãe de Deus, Povoação)
casou, na ermª do Recolhimento de Sant'Ana da mesma cidade (paróquia de S. Sebastião, Matriz PDL, mas regº em S. José), a 23 Mar. 1863, com
D. Antoinette Hergat
de 24 anos, nat. de Sierch (sic), Metz, fª de Jean Pierre Hergat e de Elisabeth Boudin
ambos os nubentes moradores no 1º foral de Stª Catarina
(ou é lapso, ou não vivia - o nubente, pelo menos - em casa dos pais).

Por outro lado, sei que uma D. Isabel Maria Bessone, filha de Filipe Maria Bessone e de Miquelina Rosa, casou, também em S. José PDL, a 18 Mar. 1867, com Mariano Sodré de Medeiros, oficial da Marinha Mercante, natural da Matriz de S. Sebastião de Ponta Delgada, e fº de António José de Medeiros e de sua mr. D. Teresa Isabel Carolina Sodré (constam em Rodrigo Rodrigues, GSMSM, cap. 152, § 15º, nº 14, inédito).
Foram pais de um Porfírio Bessone de Medeiros, (autor de um "Dicionário cronológico dos Açores". Cambridge, Massachusetts : P. Bessone, 1932) e avós maternos do conhecido genealogista micaelense, Dr. Hugo Moreira. Creio que foram também avós maternos do Escultor Numídico Bessone.

Um abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#113714 | LCM | 09 mar 2006 23:54 | Em resposta a: #113710

Caro Jorge,

Muito obrigado pelas valiosas informações que me permitem saber a filiação. Quando fôr ao Loreto espreitarei este baptismo.
Filipe Bessone é antepassado da actual directora do Museu dos Coches, que usa profissionalmente Silvana Bessone, filha do referido escultor http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=107068

Mais uma vez muito obrigado.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#114136 | JMM | 14 mar 2006 23:14 | Em resposta a: #113714

Caro Lourenço,

Fico contente em saber que lhe servem os dados e espero que consiga identificar o regº de baptismo, apesar do de casamento não mencionar filiação, o que acho, porém, estranho, pois, embora se trate de um 2º cas., depois da reforma eclesiástica de 1860 essa informação consta sempre...
Se encontrar alguma coisa, diga-me, sff, pois fico curioso...

Quanto a Silvana Bessone, desconhecia.
Estou, até, um pouco intrigado, por causa da família do pai, o escultor, porque tenho quase a certeza de que ele pertence aos que estão em RRz, GSMSM, cap. 4, §1º, no final, mas lá não está referido o avô - que julgo se chamava mesmo Manuel Borges de Medeiros Amorim e seria cc uma srª Bessone de Medeiros, irmã da mãe do Dr. Hugo Moreira, que referi no post anterior.

Um abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#118165 | xible | 07 mai 2006 07:46 | Em resposta a: #113316

informação que este seu Rodrigo Alves Guerra:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barão_de_Santana

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#118166 | xible | 07 mai 2006 07:48 | Em resposta a: #118165

informação que este seu Rodrigo Alves Guerra:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barão_de_Santana

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#118198 | xible | 08 mai 2006 11:28 | Em resposta a: #113275

Caro Lourenço

Aqui vai a informacao sobre o Rodrigo Alves Guerra:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barão_de_Santana

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#130483 | JBrito | 08 out 2006 22:37 | Em resposta a: #113275

Caro Lourenço Correia de Matos

Em leitura casual descobri recentemente uma outra referência ao trabalho pioneiro desenvolvido pelo comendador Rodrigo Alves Guerra no campo da meteorologia na ilha do Faial. Encontra-se em "O Cabo Submarino e outras crónicas faialenses", edição do Núcleo Cultural da Horta, 2002, da autoria de Carlos M. Ramos da Silveira.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Alves Guerra (Açores - Faial, Pico, Flores

#130492 | LCM | 09 out 2006 00:02 | Em resposta a: #130483

Caro Jorge de Brito,

Muito obrigado por mais esta informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 21:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen