Onde fica?

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Onde fica?

#113407 | jflfl | 04 mar 2006 16:14

Alguem me sabe confirmar o nome, localização e actual proprietário da:

1. herdade da Torre da ?Bezerra? na freguesia de Santiago da cidade de Beja
2. Quinta Nova nos subúrbios de Santiago do Cacém

Obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica?

#113705 | josemariaferreira | 09 mar 2006 22:28 | Em resposta a: #113407

Caro Joaquim Falcão de Lima

A herdade da Torre da Cardeira fica situada no concelho de Beja. Será esta?
A Quinta Nova situada nos subúrbios de Santiago só poderá ser a Quinta Nova situada no extremo do couto da Vila, do lado direito de quem circula na E. N. que vai desta Vila para Santo André. Desconheço os seus donos.
Afinal os Britos Pais são descendentes dos de apelido Payas. Como devemos escrever Pais que é um patronímico, ou Paias que é um apelido de família com origem na Ilha de Malta?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica?

#113753 | jflfl | 10 mar 2006 20:39 | Em resposta a: #113705

Caro José Maria
Muito obrigado mais uma vez pela sua resposta.

Quanto à herdade da Torre da ??? creio ser da Bezerra pouco mais sei. Sei que no seculo XIX era da Familia Arraes Franco.

Obrigado pela localização da Quinta Nova.

Finalmente quanto aos Brito Pais... e à origem dos "Pais" fiquei surpreendido com a sua afirmação de que estes Brito Pais descendem dos Payas! E desconhecia a origem em Malta.

Tanto quanto consegui apurar, a referência mais remota que tenho é de uma Cecilia Pais em N.S. das Reliquias, Odemira (cerca de 1625). Num processo do Santo Oficio de 1697 este apelido aparece escrito "Pais".

Não sei se ajudo a esclarecer a questão. Já agora adianto que há na familia Brito Pais quem use Paes, mas, em minha opinião, sem fundamento que não seja a ortofrafia do século XIX em que Pais surge como Paes.

Pode dizer-me um pouco mais sobre o fundamento da origem nos Payas?

Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica?

#113953 | jflfl | 12 mar 2006 23:20 | Em resposta a: #113705

Caro José Maria

Como é um estudioso da Comarca de Ourique e, em particular, de Panoias, aqui deixo um texto do Desembargo do Paço (IANTT Desmbargo do Paço, Ano 1793, Maço 343 nº 61)

"Diz Pedro Joaquim Mello Moniz Barreto que entre os bens vinculados de sua casa há uma sesmaria ou herdade na comarca de Ourique termo de S. Romão de Panóias a qual sempre tem rendido um moio de trigo e quinze alqueires de cevada por ano e como se acha inteiramente danificada por causa de alguns colonos e para evitar esta danificação e melhor segurança da sua renda, utilidade do seu vínculo, a pretende aforar a António José de Matos o qual lhe tem oferecido a mesma renda para foro e duas pedras de linho ou oito contos de reis por cada ano e nestas circunstâncas. Pede a V. Majestade seja servida conferir-lhe provisão para poder aforear o prédio referido atendendo à utilidade do vínculo a que pertence. E.R.M. Como procurador, José Inácio Tavares."

Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 20:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen