listas de expulsos após a derrota do Miguelismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

listas de expulsos após a derrota do Miguelismo

#113484 | tiagogenio | 06 mar 2006 13:14

Caros confrades

Gostaria de saber se existem listas de nobres que foram expulsos depois da derrota do Miguelismo em 1835. Se existem, onde se podem encontrar e como posso ter acesso a elas.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: listas de expulsos após a derrota do Miguelismo

#113485 | manelsp | 06 mar 2006 13:24 | Em resposta a: #113484

Caro Tiago

pode começar por ver o livro "Os Oficiais D’El-Rei Dom Miguel" (Introdução e Índices de BORREGO, Nuno e SILVA, António de Mattos e), Lisboa, 2002. Aqui encontrará ao menos a lista dos militares que o acompanharam.
Não sei se é muito, mas já é algo.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: listas de expulsos após a derrota do Miguelismo

#113487 | tiagogenio | 06 mar 2006 13:55 | Em resposta a: #113485

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Agradeço-lhe a informação que disponibiliza, porém penso não ser propriamente aquilo que procuro. De qualquer modo, gostaria de saber se realmente houve um exílio e fuga de nobres partidários do miguelismo por volta de 1835, e para onde se realizaram esses exílios. Bem sei que D. Miguel fugiu para a Austria, no entanto o que procuro é um nobre possivelmente da região de Ponte de Lima. Trata-se de uma história familiar que pretendo compreender e comprovar se é realmente verídica. Toda a informação é bem vinda.
Peço desculpa pelo o meu súbito silêncio, pois tenho estado bastante atarefado com a minha tese.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: listas de expulsos após a derrota do Miguelismo

#113589 | montargil | 07 mar 2006 22:14 | Em resposta a: #113487

Caro Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes,

Nobre, nobre da região de Ponte de Lima ... só poderá ser um PIMENTA DE CASTRO... que foi desterrado para o seu solar (salvo erro no da Jolda) do outro lado do rio frente a Gemieira/S.Martinho da Gandara, e com guardas á porta, que o acompanhavam até Ponte de Lima, e isto, cada vez tinha que obter a devida autorização....

Tem em Braga o Dr. Luís Pimenta da Gama que provavelmente terá mais informações.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen