Família Maciel - Viana e Darque

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Maciel - Viana e Darque

#1141 | José Alberto Allen | 02 dez 2000 00:40

Haverá por aí quem tenha elementos sobre esta família aí pelo séc. XVII ?
Obrigado !

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#2023 | Astaroth | 01 fev 2001 19:30 | Em resposta a: #1141

Tenho bastantes parentes desta família; creio que o elemento mais antigo está perto de 1600. Contacte-me para trocarmos dados.

Alberto Carteado Malheiro

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#2025 | Paulo | 01 fev 2001 19:37 | Em resposta a: #1141

Caro José Alberto,
Eu tenho alguns elementos mas são extraídos da árvore de costados de meu antepassado Miguel da Cunha Pedra Palácios (varonia Maciel), publicada no Felgueiras Gayo. Há muitas notícias de famílias Maciel dispersas noutros títulos desse nobiliário.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#2026 | Astaroth | 01 fev 2001 20:45 | Em resposta a: #2025

Caro Paulo

Seria fastidioso listar os Maciéis de que descendo; são muitos, e, para além disso não me parecem sequer remotamente nobres, pelo que dificilmente entroncarão nos ramos do Felgueiras Gayo; no entanto se assim entender será muito fácil para mim criar um documento em word e enviar-lho.

Uma alternativa - se estuda o/ os ramos nobres da família Maciel é escrever para o Arq.Dist.Viana, ou melhor ainda, caso possa, lá ir. Há elementos preciosos que foram coligidos por particulares que, como eu, têm o bichinho da genealogia.

Sinceramente

Alberto de Carteado Malheiro

http://guimaraes-ed.pt/malheiro.htm

mop70741@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#2640 | José Alberto Allen | 11 mar 2001 16:26 | Em resposta a: #2026

Caro amigo
Não tenho pessoalmente qualquer ligação com os Maciel, nobres ou não, pelo que nada sei sobre esta família. Procurava apenas qualquer elemento que pudesse fornecer a uma americana, descendente de uns Maciel, Melchior e Baltazar , que terão partido de Darque para a Argentina em 1608 e 1628 e aí se estabeleceram.
O pai de Melchior teria sido um tal "Anton Fernandes" e a mãe "Maria Dias Maciel". Não sei se não havrá aqui a característica inversão de apelidos espanhola...
Será que isto encaixa nalguma das suas linhas ?
Muito obrigado pela boa vontade !

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#2812 | raupp | 17 mar 2001 05:26 | Em resposta a: #2640

Sou descendente dos Maciel de Darque, pelo ramo dos Antunes Maciel. Esta família veio para São Paulo em 1570 e daí passou ao sul do Brasil tendo ido dar na Argentina. Tenho em meu poder um estudo sobre a Família Antunes Maciel bem detalhado chegando até Flandres Séc. XIV.
se desejar poderei ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#3076 | José Alberto Allen | 01 abr 2001 01:38 | Em resposta a: #2023

Caro Alberto
O que eu pretendia era descobrir se alguém tem informações sobre Baltazar e Melchior Maciel, supostamente de Darque, que terão emigrado para a Argentina (talvez via Brasil) e se tornaram pessoas muito consideradas em Buenos Ayres.
Caso tenha qualquer informação, agradeço que me responda aqui para o forum ou directamente para jallen@mail.telepac.pt. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#3213 | José Alberto Allen | 06 abr 2001 01:01 | Em resposta a: #2025

Em resposta a Paulo, Astaroth e Raupp
O meu interesse pelos Maciel é indirecto, pois pretendia apenas ajudar pessoa amiga, residente nos E.U.A, e que julga descender dos Maciel de Viana/Darque. O que essa pessoa me comunicou foi o seguinte:
a) Melchior Maciel, segundo o seu testamento redigido pelo próprio punho, nasceu em Viana cerca de 1583.Era filho de "Anton" Maciel e Maria Dias. Emigrou para a Argentina muito jovem, tendo lá casado com Catarina Cabral de Melo. Tiveram numerosa descendência que se espalhou pelo continente americano. Possuia barcos e comerciava em açucar, tenodo feito grande fortuna.
b)Baltazar Maciel, sobrinho do anterior, filho de Ana Maciel.
c)João Maciel, que se pensa ser avô do anterior.
d)Gonçalo Maciel, pai de João Maciel, que teria sido Alcaide de Cerveira cerca de 1500.
O interesse principal seria confirmar/localizar a existência do tal "Anton" Maciel.
Será que estas pessoas "encaixam" nalguma das vossas linhagens ?
P.S. - Com ou sem legitimidade, Melchior Maciel usava o brasão de Armas dos Maciel.
Obrigado a todos, José Alberto Allen

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#7664 | Luis K. W. | 01 ago 2001 03:20 | Em resposta a: #1141

Gonçalo de Melo e Lima, morador em VIANA, era filho de Bras de Araujo MACIEL (morou casou nos Arcos), cc Maria de Melo e Lima. No casamento de Gonçalo (VIANA 1659) foi testemunha o Rev. João de Lima Vigº de DARQUE.
Se descobrir algum antepassado deste Brás de Araújo MACIEL, avise!
Luís K. W. (LISBOA-PORTUGAL) cavmad@ip.pt

Resposta

Link directo:

MACIEL de Buenos Ayres - sec. XVII

#137148 | MigSousa | 13 dez 2006 16:38 | Em resposta a: #3213

Estimados confrades José Alberto Allen e outros:

Também tenho variados antepassados MACIEL, de que dei uma ideia ontem no tópico intitulado “pedido de ajuda à família Maciel de Viana do Castelo”, onde o podem ler.

Intervenho hoje porque consegui localizar o paradeiro de um velho livro, que meu tio trouxe da Argentina, nos anos quarenta do século passado, quando regressou. Há mais de 5 anos, quando este tópico foi aqui instalado, eu estava seguro que esse livro teria algo sobre o assunto, mas não o conseguia achar, o que só agora aconteceu. Portanto, mais de 5 anos depois, aqui vai a resposta, mais valendo tarde do que nunca.

A obra chama-se “Los portugueses en Buenos Ayres” de R. De Lafuente Machain, correspondente da Real Academia de História (de Madrid, suponho). Ed. do autor, Madrid, 1931.

Nele se acham duas referências a MACIEL, que correspondem, ponto por ponto, às vossas curiosidades, ao que me parece. No inventário final dos portugueses de Buenos Ayres do sec. XVII encontramos as duas fichas seguintes, que transcrevo:

MACIEL DE AGUILA, Melchor

Natural de Viana de Castello. Llegó a Buenos Ayres a principios del siglo XVII. Pobló la estancia del Salado Grande, en Santa Fe. Casó con Catalina Cabral de Melo, en Buenos Ayres, el 5 de Agosto de 1618, y tuvieron descendencia, que ocupó altos cargos y situación social.

MACIEL, Juan

Nacido en Viana por 1608. Entró en 1630 sin licencia. Calafate, ayuda a la artilleria por inteligente de ella. Era hijo legitimo de Antón Maciel y de Maria ... Casó en 1630 con Margarita Pacheco, que le aportó dote de 1300$. Poseyó casas pobladas, carretas con 40 bueyes y tres esclavos. Caudal 1500$. Tuvo descendencia.

E mais não diz o livro. Alguns, poucos, comentários.

Confirma-se a existência de António Maciel e de Maria [Dias?]. Segundo este texto, teve um filho chamado João Maciel, que exerceu funções mecânicas para sobreviver, e que em breve ascendeu na escala social, graças a um casamento rico, com Margarita Pacheco, que não consta da lista dos portugueses.

Filho do mesmo casal terá sido o Melchior ou Belchior Maciel de Aguila, segundo se documenta pelo seu testamento, que provavelmente ainda se conserva na capital argentina. Casou com Catarina Cabral de Melo, igualmente referenciada como portuguesa, sendo este o primeiro matrimónio, tendo depois um segundo com o Mestre de Campo Pedro Homem Pessoa de Sá, que nasceu c. 1593 no Chile, filho de português e de espanhola, casado primeiro com D. Isabel de Figueiroa e Mendonça, portuguesa, que chegou a Buenos Ayres com marido português, de quem teve 5 filhos. Possuía casa, chácara, estancia e escravos. Cabedal 5000$; foi Alcaide em 1640, abastecedor de carne em 1642, sendo empadroado em 1664 com o nº 129. Teve descendência - mais quatro filhos

Parece ter havido mais uma filha de António Maciel e de Maria Dias, a apontada Ana Maciel, que teve um filho, Baltazar Maciel

João Maciel parece ter sido pai de António Maciel, acima.

Gonçalo Maciel é apontado como pai de João Maciel.

Agora é só ordenar, para se ficar com uma melhor ideia desta gente toda

Como nota de heráldica de família, o Melchior de Aquila intrigou-me inicialmente, mas depois veio-me à ideia que as armas dos Maciel são bipartidas de uma árvore à esquerda e de meia águia negra à direita. Não sei muito sobre a história da família (há uma página brasileira muito boa, que vale a pena consultar, pois se acha depressa, entrando “família Maciel” num browser), mas parece-me que esta Aguila foi usada pelo Melchior para justificar as suas armas terem uma “aguila” no meio escudo.

O ambiente em Buernos Ayres turvou-se para os portugueses depois da Independência, em 1640, e é possível que alguns tenham mais tarde retirado para Portugal.
É curioso que nos meus ascendentes, que surgem em Lisboa antes de 1646, têm uma sucessão inicial de nomes António alternando com João nos primogénitos, o que só será interrompido no 3º quartel do sec. XVIII. Será isto típico da família Maciel? Julgo que não.

Com os melhores votos de que as informações ajudem alguma coisa. E talvez possam ajudar a esclarecer as minhas próprias dúvidas, se derem ao trabalho de ver o que instalei no outro tópico já citado.

Saudações

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL de Buenos Ayres - sec. XVII

#137170 | MigSousa | 13 dez 2006 19:26 | Em resposta a: #137148

Peço desculpa pela distração, mas descrevi mal as armas da família MACIEL - bipartido, com dois lizes azuis em campo de prata; na outra metade, mea águia vermelha em fundo negro.
Parece-me que agora já se entende.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Maciel - Viana e Darque

#137196 | casadorego | 14 dez 2006 00:46 | Em resposta a: #1141

Boa Noite
Tenho bastantes elementos precisamente entre os sécs. XVI-XVIII. Diga - me o que precisa saber.

Cumprimentos
Jorge Pereira de Araújo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL de Buenos Ayres - sec. XVII

#143044 | casadorego | 05 fev 2007 17:31 | Em resposta a: #137148

Caro Senhor,

Efectivamente essa alternancia entre João e António existe mesmo. Nos meus, de Viana, os mais velhos (morgados) eram sempre João e também havia os António (como António Maciel Teixeira, Tomás António Maciel Teixeira, sendo os mais velhos sempre João Barbosa Teixeira Maciel),

Sobre o Brasil (e desculpe meter-me na conversa) por acaso tem alguma informação sobre um da Baia chamado António Maciel (explico: um tio tetravô que lá viveu teve um filho de uma escrava chamado António Maciel o mulato, a quem dotou com casas e alguns bens) o mulato... Não sei se deixou descendência. Se souber algo p.f. diga-me.
Obrigado
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL de Buenos Ayres - sec. XVII

#143072 | MigSousa | 05 fev 2007 21:51 | Em resposta a: #143044

Caro Jorge Barbosa

Grato pelo seu contributo. Quer nos MACIEL DA COSTA; quer nos MACIEL DE ANDRADE do Algarve, a alternância entre indivíduos de nome João e António foi praticamente uma constante, e julgo que já viria de trás, pois tenho aideia (estará certa?) de que os TEIXEIRA MACIEL são anteriores a esses, que só surgem em Faro cerca de 1670.

Quanto ao que precisaria de saber sobre os MACIEL do Brasil, não disponho de nehuma fonte de informação, infelizmente. A página, excelente aliás, sobre a "familia Maciel" no Brasil, a que dantes tive acesso, recusa-se agora a responder e não surge nos ecrans, quando faço a consulta. Alguém sabe onde ela pára?

Com os cumprimentos para todos do

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#143342 | casadorego | 08 fev 2007 03:41 | Em resposta a: #3076

Ex.mo Sr.
Abaixo dados que incluem dois irmãos com os nomes que procura, nascidos em Viana do Minho em fins do século XVI.

Cumprimentos


2.Madalena Mendes (f. em Viana do Minho, (S.ªM.ª Maior), a 21 de Setembro de 1620 c.c. Baltazar Maciel, vivia em Viana do Minho na Rua Grande onde f. a 5 de Dezembro de 1630. Deu conta da sua alma seu genro Gaspar Casado (§ 26 Maciéis, in Nobiliário de...Felgueiras Gayo; seria irmão de António Gonçalves de Matos, se Domingos Maciel e irmã Ângela Mendes forem seus filhos, mas não são, há uma diferença enorme de datas: duas gerações de distância) (antepassados dos Pereira Caldas, Costado 77, Tomo I, Felgueiras Gayo, que lhe chama Margarida, mas é Madalena) irmã do Arcipreste da Colegiada de Viana do Minho Belchior Mendes Maciel. Tiveram:

3.Ana Maciel c. em Viana do Minho (S.ªM.ª Maior) a 13 de Janeiro de 1613 c. Manuel Fernandes Bacelar, f.º de Pedro Vieites e m.er Inês Fernandes Bacelar(defuntos) . Testemunhas: Manuel Jordão, António Maciel, Gaspar Maciel.Tiveram:
4.Manuel, b. (Misto 3) em Viana do Minho (S.ª M.ª Maior) a 22 de Setembro de 1615.Padrinhos:Manuel Maciel e Felipa da Rocha c.c.Martim Jácome.

3.Melchior, a 12 de Novembro de 1592. Pad.os: Baltazar Pires da Guarda e Catarina Fagundes, mulher de Belchior Martins Jácome

3.Manuel Maciel c. em Viana do Minho, (S.ªM.ª Maior), a 7 de Agosto de 1618 c. sua prima (foram dispensados) Maria Prego , filha de Nuno Prego e mulher Maria Maciel.

3.Margarida Maciel, f. em Viana do Minho a N de Abril de 1641 deu conta seu marido (b.em Viana do Minho (S.ªM.ª Maior) 16 de Novembro de 1595. Pad.os: Gonçalo Álvares Vilasboas e Inês de Brito mulher de Pedro da Rocha Portocarreiro) c. em Viana do Minho, (S.ªM.ª Maior), a 6 de Novembro de 1618 c. Francisco Martins Seixas , da Rua de S.Sebastião, filho de Domingos Martins (defunto) e mulher Maria Pires, da freguesia de Vila Mou(Testemunharam: António Mendes, Manuel Jordão e João Ferreira), f. em Viana do Minho (S.ª M.ª Maior) a 6 de Abril de 1663. (Ele casou 2.º a 30 de Outubro de 1623 c. Catarina de Almeida, filha de Domingos Rodrigues Carvalho e mulher Antónia de Almeida; este Domingos Rodrigues Carvalho, cirieiro ao postigo c.c. Catarina de Almeida f. em Viana do Minho a N__ de Janeiro de 1644)

3.Baltazar Maciel b.em Viana do Minho (S.ªM.ª Maior) 3 de Abril de 1597. Pad.os: Manuel de Andrade, Abade de Mujães, e Guiomar de Abreu, mulher de Nicolau Barbosa (pode ser o futuro Abade de Mujães, Baltazar Maciel referido a 7 de Fevereiro 1618 (Vila de Punhe) como tio de João de Faria, sobrinho do Abade de Mujães, padrinho e Antónia Barbosa, mulher de Heitor Rodrigues Tinoco, madrinha; o abade de Mujães é Baltazar Maciel.).

3.Ângela Mendes Maciel , vivia com o marido na Rua Grande, em Viana do Minho, onde f. a 14 de Julho de 1634 era c.c. Gaspar Casado ou Gaspar Fernandes Casado (Gayo diz Gaspar Fernandes Casado como aliás vem no Assento de Óbito da mulher feito em Viana do Minho) que deu conta dos bens da alma do sogro no assento de óbito deste em Viana do Minho a 5 de Dezembro de 1630. Tiveram:

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#143343 | casadorego | 08 fev 2007 04:07 | Em resposta a: #3076

Caro Sr.
Talvez lhe interesse a informação infra:

2.Madalena Mendes, f. em Viana do Minho, (S.ªM.ª Maior), a 21 de Setembro de 1620 c.c. Baltazar Maciel, que vivia em Viana do Minho na Rua Grande onde f. a 5 de Dezembro de 1630. Deu conta da sua alma seu genro Gaspar Casado (§ 26 Maciéis, in Nobiliário de...Felgueiras Gayo;(antepassados dos Pereira Caldas, Costado 77, Tomo I, Felgueiras Gayo, que lhe chama Margarida, mas é Madalena) irmã do Arcipreste da Colegiada de Viana do Minho Belchior Mendes Maciel. Tiveram:

3.Ana Maciel c. em Viana do Minho (S.ªM.ª Maior) a 13 de Janeiro de 1613 c. Manuel Fernandes Bacelar, f.º de Pedro Vieites e m.er Inês Fernandes Bacelar(defuntos) . Testemunhas: Manuel Jordão, António Maciel, Gaspar Maciel.Tiveram:
4.Manuel, b. (Misto 3) em Viana do Minho (S.ª M.ª Maior) a 22 de Setembro de 1615.Padrinhos:Manuel Maciel e Felipa da Rocha c.c.Martim Jácome.

3.Melchior, a 12 de Novembro de 1592. Pad.os: Baltazar Pires da Guarda e Catarina Fagundes, mulher de Belchior Martins Jácome

3.Manuel Maciel c. em Viana do Minho, (S.ªM.ª Maior), a 7 de Agosto de 1618 c. sua prima (foram dispensados) Maria Prego , filha de Nuno Prego e mulher Maria Maciel.

3.Margarida Maciel, f. em Viana do Minho a N de Abril de 1641 deu conta seu marido (b.em Viana do Minho (S.ªM.ª Maior) 16 de Novembro de 1595. Pad.os: Gonçalo Álvares Vilasboas e Inês de Brito mulher de Pedro da Rocha Portocarreiro) c. em Viana do Minho, (S.ªM.ª Maior), a 6 de Novembro de 1618 c. Francisco Martins Seixas , da Rua de S.Sebastião, filho de Domingos Martins (defunto) e mulher Maria Pires, da freguesia de Vila Mou(Testemunharam: António Mendes, Manuel Jordão e João Ferreira), f. em Viana do Minho (S.ª M.ª Maior) a 6 de Abril de 1663. (Ele casou 2.º a 30 de Outubro de 1623 c. Catarina de Almeida, filha de Domingos Rodrigues Carvalho e mulher Antónia de Almeida; este Domingos Rodrigues Carvalho, cirieiro ao postigo c.c. Catarina de Almeida f. em Viana do Minho a N__ de Janeiro de 1644)

3.Baltazar Maciel b.em Viana do Minho (S.ªM.ª Maior) 3 de Abril de 1597. Pad.os: Manuel de Andrade, Abade de Mujães, e Guiomar de Abreu, mulher de Nicolau Barbosa (pode ser o futuro Abade de Mujães, Baltazar Maciel referido a 7 de Fevereiro 1618 (Vila de Punhe) como tio de João de Faria, sobrinho do Abade de Mujães, padrinho e Antónia Barbosa, mulher de Heitor Rodrigues Tinoco, madrinha; o abade de Mujães é Baltazar Maciel.).

3.Ângela Mendes Maciel , vivia com o marido na Rua Grande, em Viana do Minho, onde f. a 14 de Julho de 1634 era c.c. Gaspar Casado ou Gaspar Fernandes Casado (Gayo diz Gaspar Fernandes Casado como aliás vem no Assento de Óbito da mulher feito em Viana do Minho) que deu conta dos bens da alma do sogro no assento de óbito deste em Viana do Minho a 5 de Dezembro de 1630. Tiveram:

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#143399 | Marcondes | 08 fev 2007 22:19 | Em resposta a: #143342

Prezado Senhor,

Acaso teria a ascendência e outros dados relacionados com Brites Fernandes Maciel? Ela era irmã de António Fernandes Maciel, ouvidor geral e juiz das justificações com alçada no Estado da India em 1591. Eles foram filhos de João Pires, de Darque, e de Maria Anes Maciel (Gayo, Maciel §48) (talvez filha de Bartolomeu Gonçalves Maciel e de Simoa Pires de Faria ou neta do mesmo, filha de seu filho Fernão Anes Maciel).

Brites Fernandes Maciel foi casada com Estevão Gil Tourinho.

Com meus cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira Neto
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#143413 | casadorego | 09 fev 2007 00:26 | Em resposta a: #143399

Ex.mo Sr.,
Essa Maria Anes Maciel julgo ser Maciel por casamento com João Pires Maciel. De facto Felgueiras Gayo refere ser de Darque, mas julgo ser João Pires Maciel cc Maria Anes Vicente (que por ser casada com um Maciel por vezes tb aparecia com Maciel). Este casal, que instituiu um MOrgadio em Vila de Punhe no século XVI são os progenitores de algumas das melhores famílias de Viana do Minho (e por essa via do Norte e até de algumas do sul de Portugal, como os Monfalim (Palmela). As referências que tenho deles vêm dum documento do século XVII (Escritura de treslado duma escritura quinhentista de instituição do Vínculo).

1. João Maciel, Fidalgo, Alcaide-mor de Vila Nova de Cerveira, c.c. N........................Teve (entre outros)

2. Tiago Pires Maciel, Carta de Armas a 22 de Maio de 1531, irmão de Lourenço Anes Maciel que recebeu Carta de Armas a 20 de Maio de 1531. Sanches Baena transcreve as Cartas, dadas em Montemor-o-novo, nas quais ambos são referidos como filhos de João Maciel, Fidalgo, Alcaide-mor que foi de Vila Nova de Cerveira.
C.c. Catarina Barbosa. Instituíram um Vínculo de que mais tarde veio a ser administrador José Brandão Malheiro de Mesquita, o que prova o parentesco de João Pires Maciel, Trisavô de José Brandão, com este Tiago Pires Maciel e com Lourenço Anes Maciel. Sem geração

2.Lourenço Anes Maciel (Maciéis §8 N4) F. C. A. (Carta de 20 de Maio de 1531, publicada em Sanches de Baena, em cuja transcrição se lê ser morador em Viana do Minho de Caminha e filho de João Maciel, Fidalgo, Alcaide-mor que foi de Vila Nova de Cerveira) c.c. Inês Barbosa, filha de D. Maria Barbosa e marido Diogo Fernandes Belinho (vide Barretos § 4 N 4; Barbosas §1 N21 e §213 N22). Cgeração

2.João Pires Maciel Viveu em Vila de Punhe. C.c. Maria Anes Vicente (pode ser irmã de Inês Anes Vicente mulher de João Casado Maciel, filhas de João Vicente e mulher Brites Fernandes, de Belinho (será a Maria Vicente que f. em Vila de Punha em Dia de Santa Lígia de 1592???).

Este casal devem ser os pais da senhora que refere, até faz sentido o Fernandes, por vir da avó materna. Julgo ser esta a solução.

Cumprimentos

jorge barbosa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL DE ANDRADE

#143433 | MigSousa | 09 fev 2007 12:39 | Em resposta a: #143072

Estimado Confrade Jorge Barbosa Teixeira:

Há dias atrás, coloquei noutro tópico sobre a família MACIEL o texto que vai abixo, e que agora torno a instalar neste tema, no intuito de o pôr à consideração de um grupo de discussão mais amplo, que aqui se tem formado, e de onde podem partir mais sugestões. Qualquer pista pode revelar-se preciosa. Eis o texto:

"Um prestável estudioso, que prefere manter reserva de identidade, fez o favor de me “traduzir” a sua anterior proposta de ligação dos MACIEL DE ANDRADE, do Algarve, aos mais antigos, de raiz minhota. Diz ele que usou essa sugestão, alguns elementos que aqui deixei, e notas de estudiosos, que se acham no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Aqui vai, como chegou no e-mail, excepto umas emendas de gralhas evidentes:


1. JOÃO MACIEL DE ANDRADE, baptizado na f. de Santos, Lisboa, a 22.7.1646, veio para o Algarve, onde foi Feitor e Juiz dos Direitos Reais - Casa da Rainha. Foi COC, Procurador às Cortes de 1679, e Capitão-Mor de Faro.
2. ANTÓNIO MACIEL DE ANDRADE, deve ter nascido em Lisboa. Casou com
3. MARIA BLAU, senhora estrangeira, talvez ainda em Lisboa.
4. JOÃO MACIEL DE ANDRADE, n. c. 1595, em Lisboa. Casou c.
5. NN
8. ANTÓNIO ANDRADE DA GAMA, n. em Lisboa c. 1560, c. em 1.as nupcias c.
9. ANA BERNARDES MACIEL, n. c. 1565, em Viana do Minho
16. GASPAR DA COSTA DO PRADO, n. c. de 1530, senhor da quinta de Roriz
17. LEONOR DE ANDRADE, n. c. 1535
18. MANUEL BERNARDES MACIEL, n. c. 1515 em Viana do Minho; foi da governança e Procurador às Cortes de 1545
19. MARIA RODRIGUES, n. c. 1530 em Vilar de Mouros
32. DOMINGOS ou DIOGO ALVARES, n. c. 1500, Fidalgo da Casa Real
33. ANA DA COSTA DA GAMA, n. c. 1505
36. BERNARDO ANES
37. ANA AFONSO MACIEL
38. AMARO PIRES, de Vilar de Mouros
39. DOMINGAS RODRIGUES, de S. João de Longos Vales
66. GIL DE PRADO, n.c. 1475, Fidalgo da casa de D. Afonso V
67. BRITES DE OLIVENÇA DA GAMA, n.c. 1480
72. JOÃO BERNARDO, n. de Vila do Conde
73. MARIA FRANCISCA DE REBOREDO, n. de Brugueto de Gandarella
74. JOÃO AFONSO, de alcunha o Gorjão, que se diz que foi muito rico, n. de Caminha
75. MARIA MACIEL

Acha que esta hipótese de trabalho pode estar certa? Haverá possibilidades de confirmar esta árvore, em todo ou em parte?

Aqui a deixo, agradecendo a si e a quem me fez o favor de enviar o trabalho".

Pedindo desculpa pela repetição, envio os melhores cumprimentos.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#143455 | Marcondes | 09 fev 2007 15:33 | Em resposta a: #143413

Ex.mo Sr.,

Agradeço muito a sua resposta, que abre novas frentes de investigação!

Brites Fernandes Maciel c.c. Estevão Gil Tourinho são progenitores de vastíssima descendência no Brasil.

Meus melhores cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#143471 | casadorego | 09 fev 2007 18:16 | Em resposta a: #143455

Exmo Sr.,
Não tem de quê. Já agora se puder enviar-me a descendência deste casal muito lhe agradeço. Meu mail é jgpabtpc@clix.pt.

Tenho um muito completo estudo sobre os Macieis e não tenho qualquer problema em partilhá-lo consigo - quiçá podemos colaborar. Trata-se de familia mal estudada e com muitos erros e omissões no Nobiliário de Felgueiras Gayo.

Melhores cumprimentos
jorge barbosa

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#207272 | cacr | 04 set 2008 19:41 | Em resposta a: #143471

Caro Jorge Barbosa,
Deparei-me com esta mensagem na minha busca e gostaria de lhe pedir se no seu estudo dos Macieis tem o seguinte:
- Bernardo Maciel casado com D. Rosa MAria de Miranda, ambos naturais do Couto de Capareiros (actual vila de Barroselas - Viana do Castelo), que nasceram na segunda metade de 1700 (provavelmente entre 1760 e 1780).
Este casal teve uma filha de nome Antonia Fernandes Maciel que casou em Carvoeiro, Viana do Castelo, com Manuel Antonio Lopes de Carvalho.
Grato pela atenção, cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MACIEL - VIANA E DARQUE

#261777 | d. soares | 09 set 2010 10:44 | Em resposta a: #143413

Bom dia,


Caro confrade Jorge Barbosa,


Venho perguntar se me pode facultar uma cópia digitalizada, da escritura quinhentista de instituição do Vínculo de João Pires Maciel?

Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família Maciel - Viana e Darque

#261789 | fertelde | 09 set 2010 13:01 | Em resposta a: #137196

Estimado Sr. Jorge Pereira de Araújo Barbosa:

Vi este tópico com um certo retardo e, espero que ainda esteja a acompanhar o mesmo.

Sobre os Maciel, pergunto- lhe se tem noticias de:

-Margarida Maria Maciel c.c. Bento Cunha Rego, pais de José da Cunha Rego que aparece em inquirição de genere em 23.08.1777, para a freguesia de Stª Mª Maior de Viana do Castelo.-

-Maria de Barros Maciel, da Vila de Caminha c.c. o alferes de cavalos Manuel da Costa Taveira, pais de Benta Josefa de Barros Maciel da vila de Caminha n.c. 1750.-

-Sobre os Rego, tem alguma noticia sobre o capitão André Alvares de Oliveira e Rego c.c. Teresa Seixas Pereira, c. 1750 e,
- Francisco Tomas Seixas de Oliveira Rego (filho dos anteriores) c.c. Engracia Maria Vicencia de Castro Soares de Barros e Azevedo c. 1780.-

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#359563 | DMM | 15 jul 2015 23:45 | Em resposta a: #143343

Peço a gentileza de informar os nomes dos filhos de Angela Mendes Maciel c.c. Gaspar Fernandes Casado. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#380203 | pr2017 | 22 abr 2017 14:28 | Em resposta a: #143455

Exmos. Srs.,


Li com muito entusiasmo os dados sobre os Maciel. Eu estou à procura de informações sobre os ancestrais portugueses desse casal: Rosa Maria Maciel de Carvalho e Luciano Cardoso de Vargas que se instalaram depois do matrimônio em Pernambuco, Brasil (muito provavelmente na cidade de Goiana) e depois seguiram para São João do Jaguaribe, Ceará, Brasil em razão da obtenção de uma sesmaria nesse lugar:

A 25 de junho 1716, Luciano Cardoso de Vargas, o Alferes Simão Ferreira Guerra e Francisco Gomes Landim, obtiveram do Capitão Mor da Capitania do Ceará Manoel da Fonseca Jayme o registro da Sesmaria nº 36,próxima ao Rio Figueiredo, na Ribeira do Jaguaribe, Ceará. Fonte; Livro das Sesmarias do Ceará, volume 10 folha 65 e 66.

Rosa Maria Maciel de Carvalho, também conhecida como Maria Maciel de Carvalho, nascida em 1680 em Ipojuca, Pernambuco foi casada com Luciano Cardoso de Vargas, nascido em cerca de 1666 nos Açores. O mesmo faleceu depois do mês de julho de 1743 na Freguesia de Russas no Ceará. Luciano era médico e fixou-se em São João do Jaguaribe. Ele era conhecido como o "Abraão do Jaguaribe". Rosa Maria Maciel de Carvalho teve os seguintes filhos de Luciano: 1. Luciano Vargas 2. Antônio Pires Cardoso 3. Ana Maria Maciel (Ipojuca) 4. Maria Maciel de Passos 5. Caetana Maria Maciel 6. Rosa Maria Maciel 7. Joana Paes Maciel

Ficaria imensamente grata se os Srs. pudessem me fornecer qualquer dado ou pista sobre a possível origem dos Maciel de Carvalho de Pernambuco (Ipojuca) e claro, extremamente feliz caso os Srs. tenham uma pista mais específica sobre os ancestrais da (Rosa) Maria Maciel de Carvalho.

Melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#380205 | pr2017 | 22 abr 2017 14:51 | Em resposta a: #380203

PS: A maioria desses dados são do excelente genealogista Francisco Augusto de Araújo Lima. Fonte: Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica.

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#387804 | FilipeFlard | 26 dez 2017 18:30 | Em resposta a: #1141

Prezados confrades,

No que se refere à ancestralidade de Estevão Gil Tourinho, só agora percebi que há registo em duplicidade do casal João Quezado e Maria Gomes Madriz na base de dados do GeneAll:

https://geneall.net/pt/nome/2314152/joao-quezado/
https://geneall.net/pt/nome/615659/joao-quezado-o-velho/

https://geneall.net/pt/nome/2454330/maria-gomes-madriz/
https://geneall.net/pt/nome/615660/maria-gomes-madriz/

Aparentemente o equívoco decorreu do envio de dados por dois genealogistas diversos pesquisando a ancestralidade dos filhos do casal em tempos diferentes.

Também o Martim Dias Quezado, pai de João Quezado, aparece em duplicidade:

https://geneall.net/pt/nome/2305547/martim-dias-quezado/
https://geneall.net/pt/nome/2181898/martim-dias-quezado/

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#387825 | vmo1234 | 27 dez 2017 03:02 | Em resposta a: #387804

Prezados confrades,

há que se ter em conta alguns apontamentos sobre as origens desses Quezados ou Casados:

Conforme Cristóvão Alão de Moraes, em sua obra Pedatura Lusitana, Quarto Tomo, página 36, nos dá o seguinte alerta, no português antigo:

"O Padre Pº. Peixoto grande inventor de novidades pellos papeis q lhe mostrarão os desta familia, a quer deduzir do dº. Gomes Peres Palomeque até João Casado (em quem nos a começamos) tresladando os nobiliarios de Castella ate Lopo Dias de Quesada q diz veyo a Portugal no tempo del Rei D. Aº. 4 E q vivera na Cidade do Porto na qual não ha noticia algua q este fidalgo ahi morasse: nem podia ser sendo elle tão grande pessoa, pello privilegio q tinhão aquelles cidadãos q nenhu fidalgo de fora pudesse viver na dª. Cidade alem do que diz q teve hu fº. q foi pae do dº. JoãoCasado, sem lhe dar nome, so diz q se chamaria Martim Dias, porq muitos desta familia se chamarão Martinhos, E porq o chamado seu pae usava do patronymio de Dias: E diz q a este Anonymo lhe derão os Reis (q tambe não nomea) privilegio de cidadão do Porto, E eu não sey como lho podia constar do privilegio sem lhe constar do nome: E assi deixando esta opinião como causa sem prova nê fundamento algum, damos principio a esta linhagem no dº. João Casado, q hé o tronco infalivel E o primeiro q encontramos desta familia cõ o dº. appellido"

Como se vê, João Quezado, o Velho, casado com Maria Gomes Madriz, e aquela ascendência que dizia ser ele filho de Martim Dias Quezado, neto de Lopo Dias Quezado, bisneto de Ponce Diaz de Quezada, e trineto de Diego Sanchez de Quezada, não passava de invenção, como está no texto de Alão de Moraes, essa invenção começou com o padre Pedro Peixoto, e o erro foi transmitido novamente pelo Felgueiras Gayo.

Assim, os Quezados portugueses, tem na verdade a seguinte origem, com base nas pesquisas recentes de Manuel Abranches de Soveral:

1- Mendo Sanches Quezado, foi o primeiro que da Espanha passou para Portugal, casou-se no Porto com uma mulher de nome desconhecido ("Reflexões sobre a origem dos Rocha, dos Aguiã, dos Calheiros e dos Jácome", por Manuel Abranches de Soveral in revista Raizes & Memórias, nº 29, Dezembro de 2012, 47 páginas, em nota na página 164). Teve:

2- João Quezado, o Velho, "era hu homem honrado natural do Porto está sepultado na Igreja do espirito Santo de Viana Foz de Lima aonde elle viveo", casou em Viana com Maria Gomes Madriz, filha de D. Frei Gomes Madriz, comendatário do mosteiro de S. Romão de Neiva, "q lhe deu em dote huas terras da dª. Igreija que lhe emprazou" estabelecendo-se a família em Viana, teve dentre outros:

3- Branca Quezado, "q levou em dote a metade do prazo q dotou seu Avo materno a seu pae" casou-se com Gil Pires Tourinho, segundo Francisco Antônio Dória, vivia em Viana em fins do século XV e em inícios do XVI. Devia ser membro da pequena nobreza local, e também comerciante naquela comunidade, era filho de Pedro Afonso Tourinho, neto de Afonso Martins Tourinho, e bisneto de Martim Tourinho, conforme Carta de Armas passada em 29 de setembro de 1509 a Luís Pires Tourinho, irmão de Gil Pires Tourinho. Branca e João, tiveram dentre outros:

4-1- Pero do Campo Tourinho, n.c. de 1490 em Viana do Castelo, onde era comerciante com foros de nobreza, como o pai. Navegador, seria o Pero do Campo que visitara a costa do Brasil em inícios do reino de d. João III, tendo chegado ao Rio da Prata. Recebeu através de carta régia de 27.5.1534, com foral de 23.9.1534, a doação da capitania de Porto Seguro na Bahia. Ao que consta vendeu tudo que tinha e mudou-se para o Brasil com um séquito de 600 pessoas “na maior frota já vista dirigindo-se para a nova terra.” Chegou a Porto Seguro em 1535, quando chantou padrão (ainda existente hoje) e fundou aquela povoação. Em onze anos fundou mais sete povoações, construiu engenhos de açúcar e incentivou o cultivo de variegadas lavouras. Autoritário e incréu, e sem freios na língua—era chamado o língua ardente—indispôs-se com a igreja católica, sendo denunciado em 1547 à inquisição entre outros pelo sertanista Bruzza de Espiñosa. Levado em ferros para Lisboa, foi absolvido no processo que lhe meteram, tendo †10.10.1553 em casa da filha, c.c. Inês Fernandes Pinto. Foi o maior dos personagens desta família.

4-2- Estêvão Gil Tourinho, recebeu sesmaria do irmão donatário em 5.4.1542; fundou o engenho Tossó-mirim. Casou-se com Brites Fernandes Maciel.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#391089 | João Mamed | 15 abr 2018 11:15 | Em resposta a: #143471

Caro Jorge Barbosa

No titulo dos Rego (FG), Maria da Cunha (Barbosa) filha de Brites Barbosa e de Pedro Anes Maciel, neta materna de Francisco da Cunha e de Maria Barbosa e paterna de João Pires Maciel e de Maria Anes Vicente, casou com Rodrigo Maciel, em Vila de Punhe. Por acaso sabe-me dizer quem será este Rodrigo Maciel?

Obrigado pela sua atenção.
Meus cumprimentos,
João Mamede

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#405358 | antunesmaciel | 13 jul 2018 22:50 | Em resposta a: #2812

Boa noite!
Tenho grande interesse nesse estudo em sua posse. Poderia compartilhá-lo?

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#405359 | antunesmaciel | 13 jul 2018 23:14 | Em resposta a: #2812

Acabo de recuperar um livro entitulado “Os Antunes Maciel, Uma Linhagem Sul Rio Grandense”, que era de posse do meu avô materno, e tenho buscado outras fontes de estudo.
Agradeço, desde já!

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#434317 | Bebedito | 08 jun 2021 20:26 | Em resposta a: #143471

Exmo. sr,
Jorge Barbosa. gostaria de saber se tem informações sobre os pais de João Pires de Darque e de Brites Fernandes Maciel. Também João Quezada c.c. Maria Gomes Madriz, pois vi no livro Pedatura Luzitana quarto tomo de Cristovão Alão Moraes que Martin Dias Quezada não seria o pai dele. Fico no aguardo e obrigado.

Benedito Raimundo Alves- Itajubá- Minas Gerais.

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#446349 | LéoCoutinho | 07 mar 2023 06:11 | Em resposta a: #1141

Prezados confrades,

Chamo-me Leonardo, sou brasileiro e vivo na cidade de Vila Velha, Espírito Santo. Há algum tempo tenho pesquisado um ramo familiar paterno que remonta à Viana do Castelo de fins do século XVII e início do século XVIII. No meu caso, trata-se do casal João Álvares Maciel e Felipa Maria do Espírito Santo, que se casaram em 23 de dezembro de 1742 na igreja matriz da freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo. O filho desse referido casal, de nome Antônio José Álvares Maciel, nascido na mencionada freguesia em 1745, casou-se com Maria da Penha de Jesus, na então vila de Vitória, capitania do Espírito Santo, em 14 de agosto de 1776.

Após algumas pesquisas em registros presentes no sítio tombo.pt, descobri os pais de João Álvares Maciel, a saber, Luís Álvares Martins, natural da freguesia de Santiago de Brandara, e Victoria Lopes Maciel, da freguesia de Refóios de Lima. Foram eles, também, pais do padre José Luís Maciel, de cujo processo de inquirição de genere cheguei aos avós paternos Gaspar Gonçalves e Francisca Rodrigues, possivelmente da freguesia de Santiago de Brandara, e aos avós maternos André Rodrigues Barbosa e Isabel Lopes, que creio terem sido de Refóios de Lima.

Gostaria de avançar nos ancestrais dos dois casais citados acima. No entanto, não tenho acesso aos livros de registros paroquiais dessas freguesias. Dessa forma, peço a algum confrade, por gentileza, que, caso tenha conhecimento dos ancestrais destes casais, me informe.

Muito obrigado!

Forte abraço!

Leonardo

Resposta

Link directo:

Família Maciel - Viana e Darque

#450799 | mlumaciel | 28 out 2023 22:54 | Em resposta a: #2812

Boa tarde,
sou descendente de Joaquim Antunes Maciel, será que você consegue disponibilizar esse documento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 19:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen