Familia Henrique ou Henriques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Henrique ou Henriques

#114732 | lilly | 22 mar 2006 16:05

Olá a todos. Procuro familia de Manoel Henrique ou Henriques, nascido em Portugal, não há certeza que seja da cidade de Viseu, nos registros de casamento e obito do Rio de Janeiro aparece somente o país de origem, Portugal, não é mencionada a cidade. Os pais dele eram José João Rafael ou Raphael e Deolinda Maria, a data de nascimento: 9 de março de 1892. Precisso com urgencia a certidão de nascimento ou a informação certa da cidade de origem
Qualquer informaçao enviar para lilly_almha@yahoo.com.br, Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Henrique ou Henriques

#114744 | Lourval | 22 mar 2006 20:50 | Em resposta a: #114732

Lilly,
Eu tenho Henriques em minha família e eles são todos do Concelho de Meda, Freguesia do Aveloso.
Só com o que diz será muito difícil localizar o baptismo do Manoel Henriques. Você já tentou localizar o casamento dele na Igreja? Às vezes no processo da Igreja você encontra maiores detalhes do lugar de origem do Manoel. Vá até a Igreja onde ele casou ou então visite a Cúria do Rio de Janeiro. Outra coisa: esgote todas as possibilidades com relação aos filhos do Manoel Henriques. Já aconteceu comigo que em um assento de nascimento entre seis filhos estava lá a informação almejada. Peça certidão de inteiro teor.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Henrique ou Henriques

#114748 | lilly | 22 mar 2006 21:28 | Em resposta a: #114744

Lourval:
Agradeço muito sua dica. Procurarei na Igreja ou a Cúria do Rio de Janeiro. Ele casou em Nova Iguaçu, e segundo as tias ele era da cidade de Viseu, mais o arquivo distrital não encontrou nada...Mais com certeza seguiréi seu conselho. novamente grata.
Lilly

Resposta

Link directo:

RE: Familia Henrique ou Henriques

#116028 | lilly | 06 abr 2006 23:57 | Em resposta a: #114732

Olá amigos. Ainda não consegui a cidade de origem do bisavô Manoel Henriques, mais um dos filhos, Pedro o mais velho afirma que o Manoel seja de Ilhas Madeira, mais o arquivo distrital de lá pede a freguesia; e descobri também que ele veio com seu irmão Abel, o qual já é falecido. Da família do Abel não temos noticias. Soube também que o bisavô teria uns 18 a 20 anos quando veio ao Brasil, e provavelmente tenha desembarcado e ficado na famosa hospedaria do imigrante da ilha das flores, São Gonçalo, Niterói Rio de Janeiro. Assim que meus amigos to seguindo o conselho do amigo Lourval, e estou esperando resposta do Arquivo Diocesano de Nova Iguaçu para poder saber se consta a certidão de nascimento ou pelo menos a cidade de origem. Estou tentando também entrar em contato com o Arquivo nacional do Rio de Janeiro a traves de uma cunhada, pois eu moro muito longe, em Santa Catarina, região sul do Brasil. E isso aí amigos... Estou tentando....Bom, uma boa semana para vocês...e obrigado por qualquer dica.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Henrique ou Henriques

#116114 | mgorjaoh | 07 abr 2006 19:40 | Em resposta a: #114732

Cara Lilly,

Não quero desmoralizá-la, mas "Henriques", além de abranger várias Famílias, das mais diversas origens (todas) e grupos sociais, é também um patronímico (filho de Henrique), pelo que a sua busca dependerá da informação que por memórias e documentos que possua possa reconstruir na sua própria Família. Caso contrário, é pior do que encontrar, como cá se diz, "uma agulha num palheiro".

Boa sorte,

MGH (H de Henriques)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Henrique ou Henriques

#116139 | lilly | 08 abr 2006 00:09 | Em resposta a: #116114

Obrigado pela sua opinião, amigo MGH. Para você ver, o bisavô tem na certidão de casamento o sobrenome Henrique, e na certidão de óbito está como Henriques. A família aqui usa o sobrenome Henriques. Acabei de encontrar um parente nosso por parte do falecido Abel, tomara que tenha guardado algum documento o pelo menos saiba a cidade de origem.....
Bom, agora eu pergunto a todos vocês. Adiantaria alguma coisa se eu estive se em Portugal?
Teria alguém que poderia me indicar alguma oficina do governo português para encontrar essa certidão? Vocês acham que a Conservatória dos arquivos centrais de Lisboa poderia me ajudar?..E somente uma pergunta....claro, eu continuo investigando as memórias da família.
Obrigado por qualquer dica, e bom final de semana para todos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 22:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen