Algarve : familias Martins e Dos Santos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Algarve : familias Martins e Dos Santos

#115118 | logil | 26 mar 2006 13:20

__ José dos Santos Martins (1882 lagos/1933 maroc) filho de Francisco Antonio Martins e de Maria do Carmo dos Santos
__ Joao do Nacimento Martins (1868 lagos freguesia s.sebastiao/1950 olhao) filho de Manuel Martins (lagos odeaxere) e de Maria da Gloria(lagos freg.s.sebastiao)
__ Maria dos Santos (1872 loule frég.boliquem/1954 olhao) filha de José Leandro (+- 1845 paderne) e de Jacinta Maria (+- 1850 loule freg.boliqem )
E o primeiro topico que mando ..........Se alguem tiver algumas respostas ao meu pedidos agradecia imenso. Obrigado .Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#115149 | melisa2 | 26 mar 2006 21:19 | Em resposta a: #115118

Cara Huguete
Se conseguir recuar mais uma geração em Odiáxere julgo poder encontrar antepassados seus.

cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#117121 | hugmartins | 22 abr 2006 17:01 | Em resposta a: #115149

Cara Elisa queria agradecer a sua resposta,mais lamento nao ter nehuma outra informaçao.Leendo os topicos,vejo que a senhora ,arranja varias informacoes e para todos.Deve ser muito agradavel ter a sua ajuda.Nasci em marrocos de pais algarvios.Vivo ainda neste pais.Ja fui fazer perquisas em Faro,mais falta muito temp,para conseguir alguma coisa.
Desjava tambem fazer perquisa para a familia do meu maido que sao de Albufeira,de Pera,de Paderne.
Logo junto mais dados ver se tenho mais sorte.Omeu novo nome de utilisador é hugmartins,ao sei porque?Estou na généa +!sera por isso!Desculpe o meu"escrever".........tenho muita dificuldade.Muito obrigado.Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#117809 | melisa | 01 mai 2006 23:01 | Em resposta a: #117121

Cara Huguete

Só hoje vi a sua mensagem.

O que poderei fazer é numa próxima ida a Faro, moro a cerca de 70 Km e nem sempre é fácil, tentar descobrir o baptismo de João, filho de Manuel Martins e Maria da Glória, em S.Sebastião- Lagos (1868), e saber o nome dos avós dele.

Depois procurar o casamento dos pais em Lagos ou em Odiáxere.

A partir desses dados poderei consultar nos microfilmes de Odiáxere.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#117832 | hugmartins | 02 mai 2006 09:33 | Em resposta a: #117809

Cara Elisa

Muito agradeço.
Posse lhe dar algumas informaçoes.Jà encontrei nos arquivos de faro os dados siguintes:

Joao do Nascimento Martins cc Maria Dos Santos à 14/01/1893 em Olhao (meus avos paternos)...........ano 1893 ,livro 34 ,n°11
Mais nào consegui encontrar os registos de batiso nem de ele S.Sébastiao Lagos,nem de ela Boliquem Loulé nasceu 1/11/1872.
Pais da minha avo :José Léandro natural de Paderne conselho Albufeira é Jacinta Maria natural de Boliquem Loulé
Os meus avos tiveram 4 filhos.Maria Delfina:19/11/1893,Antoino 1898 ,Joao 8/4/1902(meu pai),Florinda 11/5/1905
Os meus avos perderam um filho :Antonio em 1922 os 24 anos em olhao e no registro de obito esta escrito:natural de S.PEDRO FARO....................filho de...naturais de ........S. PEDRO digo el de Lagos ela de Boliquem loule.Nao sei se houve erro o se estam batisados em faro.
Sei tambem que havia primos mas nao sei de qual grado!
José Dos Santos Martins *19/2/1882 Lagos + 1933 marrocos,pais :Francisco Antonio e Maria do Carmo dos Santos
cc Maria do Pilar Pinto de Oliveira atural de Loulé.pais José Francisco de Oliveira e de Bernada Piedade os 2 naturais de S.Clemente Loule
Agradeço e cumprimento
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#129167 | melisa | 21 set 2006 19:40 | Em resposta a: #117832

Cara Huguette

Tenho notícias para si.

Já lhe transmito o que apurei no Arquivo Distrtal de Faro

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#129196 | melisa | 21 set 2006 23:47 | Em resposta a: #129167

Cara Huguette

Então cá vão os dados que obtive:

Baptismo de João Martins do Nascimento:

João , 1º de nome e (filho) do 1ºmatrimónio de ambos os pais, nasceu ás 12 horas do dia 22/12/1866, foi baptizado em S.Sebastião- Lagos a 13/1/1867,

Filho de : Manuel Martins, trabalhador, natural e baptizado em Odiáxere
e de Maria da Glória, natural e baptizada em S.Sebastião – Lagos. Recebidos (casados) na freguesia de Santa Maria- Lagos e moradores na Albardeira (lugar que se situa próximo da Meia Praia, entre esta e a freguesia de Odiáxere e pertence à freguesia de S.Sebastião –Lagos).

Neto paterno de: José Martins e Ana Ventura
Neto materno de : Joaquim da Silva e Margarida de Jesus

Foi padrinho Francisco José Nunoves (?) casado morador na Albardeira.

____________________________________________________________

O seu primo José dos Santos Martins nascido a 19/3/1882 (pelo menos é a data que consta o que não quer dizer que seja a correcta ) foi baptizado em S:Sebastião –Lagos a 21/5/1882

Filho de: Francisco António Martins, sapateiro de Lagos e de
Maria do Carmo dos Santos, natural de S.Sebastião, moradores na Rua das Oleiras em Lagos.

Neto paterno de Manuel Martins e de Maria da Glória e
Neto materno de Manuel dos Santos e de Ana Maria

Foi padrinho José Vitorino de Sande lemos, tenente do Regimentode Infantaria 15 (Lagos).

Era portanto sobrinho paterno de seu avô.

______________________________________________________


Casamento de Manuel Martins e Maria da Glória :

Aos 29/7/1851 em Santa Maria – Lagos casaram:

Manuel Martins, solteiro de 27 anos natural de Odiáxere e morador em Santa Maria,

Filho de: José Martins , natural de Odiáxere e de Ana Ventura, natural de Portimão.
Neto paterno de João Martins de Odiáxere e de Brites Maria.
Neto Materno de António José , natural de Santiago (não sei onde fica) e de Ana Ventura natural de Lisboa.
Com
Maria da Glória ,natural e moradora em Lagos, solteira de 18 anos

Filha de: Joaquim da Silva, natural de Lagos e Margarida de Jesus, natural de Odemira

Neta paterna de José Joaquim da Silva e de Joaquina Teresa, ambos de Lagos
Neta materna de Joaquim José e de Maria Angelina, naturais de Odemira.

Foram testemunhas Rosendo José e Teodósio José Franco ,ambos casados nesta cidade (de Lagos) e Francisco António casado de Porto de Mós.


Nota: Este Teodósio José Franco , é antepassado do nosso confrade José de Castro Canelas que me tinha pedido para consultar em Faro elementos sobre este seu ramo familiar, o que também fiz hoje tendo-lhe respondido no tópico “Família Canelas”, onde se quizer poderá ver os seus dados.
Foi uma curiosa coincidência encontrá-lo hoje em pesquisas diferentes.


Logo que me seja possível vou ver o que posso encontrar em Odiáxere.


Os meus cumprimentos
M.Elisa
«'

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#129264 | hugmartins | 22 set 2006 18:25 | Em resposta a: #129196

Cara Elisa
Muito obrigado pela sua gentilesa e pelo o trabalho que teve para perquisar para mi.Vo ver se posso adientar com estes novos dados.
Mais uma ves obrigado e cumprimentos.
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#133923 | hugmartins | 13 nov 2006 12:05 | Em resposta a: #129196

Bom dia Elisa
Obrigado mais uma vez pelo os seu dados,poude ir aos arquivos e obter as copias.
Nào sei cuando podrei voltar.
Vo por meus dados.........com um pouco de sorte talvez adiantarei ...........

Familia GUERREIRO
12.Joào Guerreiro :
nasceu +- 1848 (Sé)(nào encontrei ainda) ,fal 5/5/1923 Faro
casou (25/11/1877 S.Pedro)com Agueda de Jesus b.25/1/1857 .(29 e 20 anos)

24.Cristovào José Guerreiro (Sé o S.Pedro) casou com Gertrudes Maria(Quelfes)
Pais de Joào Guerreiro (nào sei se é filho 1°)

26.Casimiro José (Sé o S.Pedro) casou com Ana do carmo(Sé S.Pedro)
probavelmente 1866 o pouco antes
Pais de Agueda de Jesus filha 1°

52.Manuel dos Reis (Sé o S.Pedro) casou com Gertrudes da Conceiçào (Sé
o S.Pedro)
Avos paternos de Agueda de Jesus

54.Joaquim José (Albufeira) casou com Maria do Carmo (Albufeira)
Avos maternos de Agueda de Jesus

14.Manuel (Alexandro Torna) Dos Santos (S.Pedro) Casou (6/2/1881 S.Pedro)
com Maria Rita Cravo(Sé) ele 35 viuvo ,ela 36 anos.
Pais de Gertrudes Cravo Dos Santos filha 1° (b.28/5/1882 S.Pedro)

28.Francisco Tavares Bomba (S.Pedro) casou com Maria Prindade!(S.Pedro)
Avos paternos de Gertrudes Cravo dos Santos

30.Antonio José Cravo (Sé) casou com Maria Victoria (Sé)
Avos maternos de Gertrudes Cravo dos Santos

Familia MARTINS

8. Manuel Martins(odeaxere)lagos casou 29/7/1851 com Maria da Gloria Silva
(S.Sebastiào) lagos ele 27 ela 18 anos

16.José Martins Odeaxere o S.Maria lagos casou com Ana Ventura (Portimào)
Pais de Manuel Martins (nào sei se é filho 1°)

32.Joào Martins (Odeaxere) lagos casou com Brites Maria (odeaxere)
Avos paternos de Manuel Martins

34.Antonio José (Santiago)!!!!pensei em Santiago de cacem ,disseram me que a
Santiago de Tavira!!! casou com Ana Ventura (Lisboa)
Avos maternos de Manuel Martins

18.Joaquim Silva (S.Maria)lagos casou com Margarida de Jesus (Odemira)Alentejo
Pais de Maria da Gloria (nao sei se é filha 1°

36.José Joaquim Silva (lagos) casou com Joaquina Teresa (S.Maria) lagos
Avos paternos de Maria da Gloria

38.Joaquim José (Odemira) casou com Maria Angelina (Odemira)
Avos maternos de Maria da Gloria

10.José Leandro Dos Santos(Paderne) casou com Jacinta Maria (Boliquem loulé)
Pais de Maria dos Santos (b.16/11/1871 boliquem e filha 1°)

20. José Leandro Dos Santos (Paderne) casou com Maria Jacinta (Padere)
Avos paternos de Maria dos Santos

22. Antonio dos Santos (boliquem loulé) casou com Jacinta Maria (Boliquem loulé)
Avos maternos de Maria dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#133930 | hugmartins | 13 nov 2006 13:47 | Em resposta a: #133923

Para quem poder me ajudar,continou mecioando meus dados. Obrigado

Familia DA ENCARNACAO

12. Antonio José o José Antonio Da Encarnaçào(Pera) casou em Pera com
13. Tomasia Rita Sequeira (Pera)
Pais de Antonio José da Encarnaçào (b.20/10/1878 Pera)
(F.9/6/1949 Albufeira)

24. José da Encarnaçào(Pera!!!!)casou com Agueda das Dores
Avos paternos de Antonio José da Encarnaçào

26. Joào Sequeira casou com Maria das dores
Avos maternos de Antonio José da Encarnaçào

14. Antonio Joaquim Grade (Guia) casou em Albufeira com Adelaîde da Piedade
(Albufeira)
Pais de Amélia Augusta Grade (b.25/2/1884 Albufeira).Filha 1°

28. Fernando José Grade casou com Lucia Maria
Avos paternos de Amélia Augusta

30. Fernando José Vicente casou com Angela,Angelica,Angelina
Avos maternos de Amélia Augusta

Familia DOS SANTOS (RUACA)

4. José francisco Ruaça (Albufeira)casou em Albufeira com
5. Maria do Nacimento Viola (Albufeira)
Pais de Armando dos Santos (Ruaça) (1905-1990) Filho 2°
8. José Alexandro Ruaça casou com Antonieta Maria suponho ambos de
Albufeira
Avos paternos dede Armando dos Santos Ruaça
10. Joaquim Viola casou com Faustina Maria suponho ambos de Albufeira

Aqui nàa percebo da"onde "vem Dos Santos" pai e avo sao so Ruaça

Nao tanho mais dados.............;obrigado pelas suas ajudas

cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#133992 | rmfrp | 13 nov 2006 21:36 | Em resposta a: #133923

Cara Huguette:

Verifiquei que tem uma pessoa referenciada como sendo de "Santiago", e que pensou em Santiago do Cacém mas que lhe disseram que esse Santiago era de Tavira. É verdade que uma das duas freguesias de Tavira é Santiago, mas eu estou com dúvidas quanto a essa identificação e não me surpreenderia se fosse mesmo Santiago do Cacém. Segundo percebo, o registo que refere Santiago é da região de Lagos/Portimão, que fica a uns 100 quilómetros de Tavira. O que está escrito exactamente no registo? Se for Santiago de Tavira, deve estar escrito "Tavira" algures.

Aproveito para informar que o nome "Prindade" não exsite. É certamente Trindade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134025 | hugmartins | 14 nov 2006 08:43 | Em resposta a: #133992

Caro Rui
Obrigado pelas sus informaçoes.
Obtive estes dados de "Santiago",no registro de casamento do meu bisavo Manuel Martins.................... e so esta mencionado "Santiago"sem mais alguma informaçào.Suponhe que se chamava Antonio José "Ventura",porque mulher e filha sào "Ventura"
Quanto a "Prindade "nào sube bem ler .............Tenho algumas dificuldades com o portugues............para mi o forum é um grande exercicio.
Agradeço o que poder faze.
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134097 | rmfrp | 14 nov 2006 21:11 | Em resposta a: #134025

Cara Huguette:

Relativamente à questão de "Santiago", será melhor escrever aqui no Fórum a frase completa em que aparece essa palavra, para que possamos compreender o que se passa. Se não perceber alguma palavra escreva simplesmente o que lhe parece que lá está.

Quanto a supor que António José seria Ventura, por favor aceite este conselho muito importante: até prova em contrário, cada pessoa só tem os nomes que estão no registo. O registo diz António José? Nesse caso, António José chamava-se assim mesmo, António José. Claramente, quem era Ventura era a mulher. A filha herdou o nome da mãe. Em Portugal, até ao século XIX, era comum os filhos ficarem com o nome da mãe e não com o do pai. E, pelo menos até cerca de 1800/1850, as mulheres não adoptavam o nome dos maridos.

Respondendo a outra questão sua, "dos Santos" era muitas vezes usado como nome religioso, ou seja, era como se fizesse parte do nome próprio (prenome). Actualmente isso já não é comum, mas muitas famílias que em Portugal usam como apelido "Santos" (e "Encarnação", "Conceição", "Jesus", etc.) descendem de pessoas que começaram por usar esses nomes como nomes próprios. Provavelmente isso aconteceu também com os seus antepassados José da Encarnação, Maria das Dores, Margarida de Jesus, Maria da Glória e Maria da Trindade - todos têm nomes que podem não ser (e provavelmente não eram) apelidos de família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134102 | melisa | 14 nov 2006 22:36 | Em resposta a: #134097

Caros Rui Pereira e Huguete

Como a pedido da Huguete eu procurei o registo de casamento do neto Manuel Martins, conforme informei atrás em 21/9/2006, lá consta que o António José era natural de Santiago, sem mais nada.

Mas no mesmo registo consta que o dito Manuel Martins era filho de Ana Ventura natural de PORTIMÃO.

Talvez no registo de baptismo de Ana Ventura em Portimão se possa esclarecer a naturalidade de seu pai.

Os meus cumprimentos
M:Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134114 | rmfrp | 15 nov 2006 00:04 | Em resposta a: #134102

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Por distracção não associei as mensagens da colega Huguette às suas informações anteriores.

Se no registo só diz Santiago, eu quase apostava que não é a freguesia de Tavira... Parece-me muito mais provável que seja Santiago do Cacém ou outra localidade chamada Santiago (neste momento não me ocorre mais nenhuma no Algarve ou Baixo Alentejo). Em qualquer caso o melhor é mesmo esclarecer a questão por outro registo para se evitarem pesquisas inúteis e eventualmente demoradas (em particular a investigação dos registos de Tavira, com duas freguesias enormes, torna-se por vezes um verdadeiro inferno).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134118 | rmfrp | 15 nov 2006 00:08 | Em resposta a: #134102

Cara M. Elisa:

Consultando os mapas do GP, encontrei uma possibilidade que não me ocorrera: Vale de Santiago, no concelho de Odemira. Mas não sei se já se chamava assim no século XIX, pois tenho ideia de a ter visto referida apenas como Vale em registos dessa época.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134130 | melisa | 15 nov 2006 00:49 | Em resposta a: #134118

Caro Rui Pereira

Também já me tinha lembrado de Vale de Santiago, até porque a mãe da noiva (do neto de António José) é natural de Odemira, concelho a que pertence Vale de Santiago, mas nunca vi chamar a esta localidade só como Santiago.

Em miúda morei alguns anos em Odemira e quando se falava de Santiago era a Santiago do Cacém que se referiam. Claro que isto se passou em tempos mais recentes ;-)

De qualquer modo Santiago (da maneira como vem referido no registo) será mesmo uma localidade e não uma freguesia urbana, pelo que logo na altura descartei Santiago -Tavira.

Com os melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134183 | hugmartins | 15 nov 2006 17:08 | Em resposta a: #134130

Cara Elisa,Caro Rui
Muito obrigado por todas estas informaçoes.
Tambem tinha pensado em val de Santiago pelas mesmas rasoes que a Elisa.
Estou a ver que suponho mal............e que fasso grande confusào,com os apelidos e os nomes.
A respeito de Ruaça e Dos Santos é verdade que nehum dos irmaoes do meu marido tem mesmo apelido:um é Ruaça Santos,outro Ruaça da Encarnaçào,outro,Santos da Encarnaçào,so o meu marido é simplementos dos Santos.Todos registrados no mesmo consulado é jà depois dos nos 1930.
Minha irmà e eu temos mesmo apelido:Nome da màe ,seguido do nome do pai..........e registradas neste mesme consulado.Muito complicado tudo isto.
Pois agora nào posse adientar,nào tenho mais dados,nem ocasiào de ir em breve , aos arquivos.
Estou todos os dias a procrurar indices no forum........... sem resultado.
Agradeço imenso a vossa implicacào.
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134558 | melisa | 18 nov 2006 02:52 | Em resposta a: #134183

Caros Huguete e Rui

Julgo ter encontrado o registo de baptismo de Ana Ventura em Portimão, mas embora os nomes estejam lá existem várias divergências.

Como naturalidade do pai de Ana Ventura surge a GALIZA.

Por agora não dou mais dados porque embora seja a Ana mais provável de modo a que possa ter um filho em 1824, ainda não é certo.

Vou ver se localizo o baptismo do filho em Odiáxere.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134561 | rmfrp | 18 nov 2006 03:30 | Em resposta a: #134558

Cara M. Elisa:

Galiza? Então o "Santiago" deve ser de Compostela! Por esta é que eu não esperava...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134581 | hugmartins | 18 nov 2006 14:46 | Em resposta a: #134558

Cara Elisa ,Caro Rui

Se verificar que a sua "descorberta" é juste.............Nunca pensei ter antepassados espanhois!!
Estive a ler,mais outra vez,registro de batiso do meu avo Joào do Nascimento (S.Sebastiào Lagos),filho de Manuel Martins ............esta escrito:
filho legitimo de Manuel Martins,nascido,e batisado,na freguesia do diocèse,conselho desta cidade...................e de Maria..........etc
Neste documento nào falam de Odeaxere! Digo isso ,para sua informaçào.
Nos outros documentos falam efectivamente de Odeaxere.
Queria fazer lhes, uma pregunta!Ambos sào généalogistas..........ou fazem perquisas por paixào?
Bravo !para tudo este trabalho............estam em quase toudos os topicos!!Estou admirativa.Penso que se eu, vivesse em Portugal,passava o meu tempo em arquivos..........
Queria agradecer o Rui pelos seus bons conselhos,e boas informaçoes.
Oxala,até breve para outras boas noticias.Obrigado a todos os dois.
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134586 | hugmartins | 18 nov 2006 15:36 | Em resposta a: #134558

Elisa
Venho agora mesme de pensar num promenor ,que talvez possa ajudar-la.
Quando fui aos arquivos vi um regitro de nascimento que me interpelou!

Antonio:
batisado na igreja Matriz e paroquial de S. Maria Lagos 9/5/1869
filho legitimo 1° de Lourenço José Martins,batisado em Odeaxere e de Barbara da Gloria batisada em S.Maria onde foram recebidos.
neto paterno de José Martins e de Ana Ventura (interesante!)
neto materno de Lourenço Dos Santos e Victoria Rita

Lourenço José Martins...............serà irmào do Manuel ...............filhos da Ana Ventura..........
Sem mais assunto
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134595 | melisa | 18 nov 2006 17:52 | Em resposta a: #134586

Caros Huguete e Rui

Afinal a Ana nascida em Portimão e filha de pai galego não é a sua antepassada Ana Ventura (filha).

Embora fosse filha de uma Ana Paula e de um José Ventura, o que poderia querer dizer que no casamento do neto tinha havido um erro.
No entanto foi erro meu e passo a explicar:

Essa Ana nasceu em 1808 e como encontrei a Ana Ventura a ter filhos em Odiáxere pelo menos a partir de 1821 e já casada seria muito difícil.

Encontrei para o casal José Martins(era lavrador) e Ana Ventura , moradores nas Caliças em Odáxere a baptizarem os seguintes filhos em Odiáxere:

- ANTÓNIO ( 1º de nome e do 1ª casamento de ambos os pais), nasceu a 8/3/1821
Foram Padrinhos: Lourenço António e sua mulher Luciana Maria moradores em Odiáxere.

- MANUEL (1º de nome e do 1ª casamento de ambos os pais), nasceu a 19/4/1824
Foram padrinhos José António e Maria Ventura, de Lagos.

Este é o Manuel Martins antepassado da Huguette que casou em Lagos em 1851.

- LOURENÇO (1º de nome e do 1ª casamento de ambos os pais), nasceu a 8/7/1827. Foi padrinho Lourenço António. Este é o Lourenço José Martins de quem a Huguete fala.

Todos netos paternos de João Martins e Brites Maria de Odiáxere.

Agora em relação aos avós maternos:

Se no baptismo de Manuel repete o mesmo que consta no seu casamento, só que o avô é António José de Santiago ( não dizendo como no casamento natural de Santiago).

Já nos baptismos dos irmãos diz que a mãe deles é Ana Ventura natural de ESTOMBAR, sendo o avô materno António José, natural de SILVES e a avó materna ANA VENTURA natural de Lisboa, freguesia de CONCEIÇÃO NOVA.


Mas ainda a reforçar estes dados encontrei uma Inês Ventura
moradora em Odíáxere ( casada com Manuel José , Lavrador (2º casamento deste)
que baptiza os filhos :

- Teodora , nascida em Odiáxere em 13/5/1821

-José , nascido em Odiáxere em 8/8/1825 sendo padrinhos: JOSÉ MARTINS E ANA VENTURA do sítio das Caliças.

Netos maternos de António José DE SANTIAGO , natural de Silves e Ana Ventura natural da Conceição Nova , Lisboa ( no 1ª registo) e de António José Frade natural de Silves e Ana Ventura de Lisboa.

Relativamente à mãe Inês Ventura em ambos é natural de ESTOMBAR.

Conclusão:

Ana Ventura (mais nova) seria irmã de Inês Ventura ( e provavelmente de Maria Ventura que foi madrinha de baptismo do seu filho Manuel.

Nasceram em Estombar (daí eu não ter conseguido encontrar o seu baptismo em Portimão)
Seu pai chamava-se António José de SANTIAGO sendo natural de Silves e sua mãe Ana Ventura era natural da freguesia de Conceição Nova de Lisboa (esta freguesia foi entretanto extinta e que talvez o Rui saiba onde se integrou).

Infelizmente não tenho microfilmes de Estombar para poder pesquizar os baptismos das irmãs.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134596 | melisa | 18 nov 2006 17:57 | Em resposta a: #134595

Cara Huguette

Para mim a genealogia é uma paixão!

Sou uma simples amadora.

Para pedir fotocópias destes registos já não será no Arquivo Distrital de Faro mas sim na Torre do Tombo em Lisboa onde se encontram os mesmos.

Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134612 | hugmartins | 18 nov 2006 19:38 | Em resposta a: #134596

Elisa

Muito obrigado.
Jà lei,mais tenho que ler outra vez com tranquilidade.
Ia tambem lhe preguntar como podia ter copias destes documentos,e a Elisa respondeu o meu pensamento.
Entào a Elisa encontrou tudo em microfilmes.Està bem organisada.
Como fasso para encomendar.Paso um mail a torre do tombo.A 2 mail qual é o bom!
O havra sitio on line para incomendar!!
Mentione os dados,nào havra N° de registro e ano para facilitar a perquisa.
Entào ,para esta familia,nào a jà mais posibilidad nos arquivos de Faro!!!
Podrei encontrar nos microfilmes na "igreja mormon " de Faro!!
Tenho lista de microfilmes dos arquivos de Faro:Odiaxere batisos de 1801 até 1848
casamentos 1685 até 1838...........seram as mesmas referencias...........que na torre do tombo??
vou ver tudo com atençào.................e se a Elisa quizer............pode continuar perquisando........que eu agradeço imenso.
Obrigadissimo por tudo
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134617 | melisa | 18 nov 2006 20:10 | Em resposta a: #134612

Cara Huguete

A essas questões talvez o Rui saiba responder melhor do que eu, pois nunca pedi fotcópias à Torre de Tombo.

Relativamente a número estes registos não têm.

Em alguns casos poderei ver a página ( quando for legível) mas agora não tirei.

O microfilme é o que refere, sendo a cota dele na Torre do Tombo -Microfilme nº 481-Odiáxere.

Mas a Huguette é uma mulher de sorte ;-)

Encontrei mais filhos das duas irmãs e melhor ainda :

Encontrei os seus casamentos também em Odiáxere, o que lhe permite saber o nome dos avós delas.

Vou jantar e já lhe envio os dados.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134618 | hugmartins | 18 nov 2006 20:34 | Em resposta a: #134617

So mulher de sorte mas à Elisa é "Fada"
Até..........jà
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134632 | melisa | 18 nov 2006 23:48 | Em resposta a: #134618

Cara Huguette

Ora aqui vão os dados dos casamentos das duas irmãs:

Em 30/1/1799 em Odiáxere casaram:
Manuel José viúvo de Isabel Joaquina, morador em Odiáxere com

INÊS VENTURA, solteira natural de Estombar e moradora em Odeáxere,

filha de

ANTÓNIO JOSÉ, natural de Estombar e ANA VENTURA natural de Lisboa

Neta paterna de MANUEL VICENTE e de MARIA JOSEFA, naturais de Silves.

Neta Materna de LUÍS CAETANO, natural de Portimão e MARIA VENTURA, natural de Lisboa.

Foram testemunhas o tenente do regimento de Lagos António Luis Pargana, João Rodrigues Veludo, Francisco José de Pina, oficial de Sangrador e Baltazar Moreira.

Cota: rolo 481 Item 7 livro C-3 de Odiáxere página 36.


e

Aos 5/9/1803 em Odiáxere casaram:

JOSÉ MARTINS , solteiro , natural de Odiáxere

Filho de: JOÃO MARTINS e BRITES MARIA , naturais de Odiáxere

Neto paterno de FRANCISCO MARTINS e de ISABEL ESTEVENS, de Lagos

Neto materno de PEDRO GONÇALVES, natural de Messines e MARIA DE SÃO JOÃO desta freguesia de Odiáxere.

com

ANA VENTURA, solteira natural de Estombar

Filha de: ANTÓNIO JOSÉ DE SANTIAGO e ANA VENTURA

Neta paterna de MANUEL VICENTE e de MARIA JOSEFA, de Silves.

Neta Materna de LUÍS CAETANO, natural de Portimão e MARIA VENTURA, natural de Estombar.

Testemunhas: Francisco José de Pina e Inácio Joaquim , moradores em Odiáxere.

COTA: Rolo 481 Freguesia de Odiáxere Item 8 - Liivro C4 Página 4 e 4 verso

Comentários:

Neste segundo casamento não refere a naturalidade dos pais da noiva, mas no 1º casamento diz que António José é de Estombar, isto poderá significar que aí teria nascido ou seria morador.

De qualquer modo fica em aberto que António José seria ou natural de Silves ou natural de Estombar filho de pais naturais de Silves.

Quanto à naturalidade da avó Maria Ventura que num caso é dada como natural de Lisboa e noutro de Estombar, será um caso a esclarecer, mas pelo modo como os registos dos casamentos foram feitos pelos cuidados apresentados e pelo promenores dados parece-me ser mais de confiar no registo do casamento da Inês Ventura.

Parece-me também explicado porque no baptismo e no casamento do seu antepassado Manuel Martins e apenas nestes a dá como natural de Portimão: O seu avô materno era daí natural e provavelmente aí morador e certamente aí teria familiares.

E Manuel era o 8º filho nascido 21 anos após o casamento dos pais sendo Ana Ventura há muito moradora em Odiáxere pelo que a sua naturalidade foi confundida com a terra onde teria familiares.

Segue uma relação das cotas ( para depois se quizer poder pedir fotocópias) registos de baptismo dos filhos que encontrei ao casal Ana Ventura/José Martins:

JOSÉ nascido a 11/1/1805 - ROLO 481, Item 1 Livro B-5 página 22 verso

MARIA nascida a 23/4/1807 " 481, " 1 Livro B-5 pág 35 e 35 verso

MARIA nascida a 10/11/1811 " " " " " " " " " página 71

FRANCISCO nascido a 29/5/1814 " " " " " " " " " página 89 verso e 90

MARIANA nascida a 5/6/1816 " " " Item 2 livro B-6 página 16

JOÃO , nascido a 31/3/1818 " " " Item 2 livro B-6 pag 25 verso

ANTÓNIO nascido a 8/3/1821 " " " Item 3 livro B-7 pag 11

MANUEL nascido a 19/4/1824 " " " Item 3 livro B-7 pag 27 verso

LOURENÇO nascido a 8/7/1827 " " Item 3 livro B-7 pag 47

Senão perceber alguma coisa diga.

Os meus melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134694 | rmfrp | 19 nov 2006 16:42 | Em resposta a: #134581

Cara Huguette:

Afinal parece que não tem antepassados espanhóis. Isto é, ainda não os descobriu, pois eles existem certamente.

Como quase todos os participantes deste Fórum, investigo a minha família nos tempos livres. Não sou profissional. Neste Fórum estou em muitos tópicos, sim. :-)

Relativamente à freguesia da Conceição Nova, em Lisboa, o facto de ter sido extinta (já no século XX) não faz qualquer diferença para estas pesquisas. Muito importante será, antes de pesquisar em Lisboa, ter o máximo de dados de registos dos filhos e netos para se ter a certeza absoluta de qual é a freguesia certa e não existir uma grande incerteza na data a pesquisar. É que Lisboa tem cerca de 50 freguesias, muitas das quais com populações equivalentes à de uma cidade...

Quanto a pedidos de fotocópias à Torre do Tombo não lhe sei responder bem pois nunca fiz pedidos por correio, e há muito tempo que não faço qualquer pedido de cópia. O serviço de cópias é muito lento e segundo sei tem estado ainda mais lento nos últimos anos, demorando muitos meses ou mesmo mais de um ano (!) a fazer cópias de documentos em papel. Não sei se com os registos paroquiais que já estão microfilmados o serviço será mais rápido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134706 | melisa | 19 nov 2006 18:27 | Em resposta a: #134694

Caros Rui Pereira e Huguette

Ana Ventura (mãe) é dada como sendo de Conceição Nova - Lisboa no baptismo de 7 netos dos 12 de quem vi registos de baptismo, nos outros restantes em dois diz ser de Nossa Senhora da Conceição - Lisboa e nos outros apenas de Lisboa.

Nos casamentos das filhas num está omisso o local de nascimento da mãe e no outro diz apenas natural de Lisboa.

Onde por agora surgem dúvidas quanto ao local de nascimento é relativamente a sua mãe (Maria Ventura) que num dos registos de casamento das netas aparece como sendo de Lisboa (apenas) e noutro como sendo de Estombar.

Já quanto a Ana Ventura (filha) no baptismo de 7 filhos e no seu casamento aparece como sendo de Estombar, aparecendo apenas como de Portimão no casamento e no baptismo de Manuel Martins (ascendente da Huguette).

Como na altura estes últimos eram os únicos conhecidos procurei em Portimão, tendo encontrado apenas uma Ana cujos ascendentes eram António José e Ana Paula e neto paterno de um Ventura André, sendo o pai e avós paternos da Galiza

Por me levantar grandes desconfianças não o transcrevi apenas mencionando tê-lo encontrad. Resolvi procurar em Odiáxere mais dados.

A propósito no casamento de uma das filhas e no baptismo de um neto (fº da outra filha) António José é chamado de António José Fradel.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134722 | hugmartins | 19 nov 2006 19:21 | Em resposta a: #134694

Cara Elisa,Caro Rui

Estive de volta hoje, das minhas"Ana Ventura", e do meu Santiago "Frales".
Agradeço o trababhào que tem a Elisa com esta familia,mas suponho que deve ser igual com muitas mais.
O Rui desmoraliso-me..........com o que me disse em relaçào as copias...............
Como fazer!
Se eu fore ver microfilmes em Faro...........;seria renovoar a perquisa ..........as referencias dos microfilmes nào seram as mesmas!
Que me aconseham!
E provavel que irei principios de dezembro em Albufeira ,teria imenso prazer em vos conhecer.Posse vos mandar "contacto"!!!.
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134726 | melisa | 19 nov 2006 19:37 | Em resposta a: #134706

errata
Na última linha: deve-se ler António José FRADES

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134729 | melisa | 19 nov 2006 19:52 | Em resposta a: #134722

Cara Huguette

O microfilme é o que referiu anteriormente se poder poderá ver os registos.
No princípio de cada livro está lá C-1 (casamentos 1º livro) C-2 ... B-1. B-2 (baptismos 2ª livro) etc.
Portanto será fácil encontrar depois os registos que lhe interessam, e tirar os seus apontamentos.

De qualquer modo tentei transcrever o que de importante encontrei em cada um, com as diferentes informações, daí que por exemplo umas vezes tenha escrito António José, outras António José de Santiago.

Se estiver no Algarve quando vier cá terei todo o gosto em me encontrar com a Huguette.

Melhor seria no próprio Arquivo Distrital de Faro a fim de tentarmos encontrar os registos dos antepassados de seu marido.
Cumprimentos
M.Elisa

Nota: Já tenho o casamento dos avós paternos de Manuel Martins e também dos pais de Brites Maria, quando quizer mando-lhe.

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134734 | hugmartins | 19 nov 2006 20:45 | Em resposta a: #134729

Vocé é infatigavel ..............Nunca descança.Formidavel.......
Agradeço pelos documentos,mas é melhor logo me entregar ,quando fore o Algarve.
Agradeço o convido aos arquivos,assim ensinara-me como facilitar a perquisa.
Logo lhe digo alguma coisa.
Por agora boa noite
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134815 | hugmartins | 20 nov 2006 17:05 | Em resposta a: #129196

Bom dia Elisa,
Estou outra vez a incomodar.

Em relaçào com esto topico,ha bastanta tempo que queria lhe falar.
Meu avo ,Joào do Nascimento MARTINS nasceu em 1866 é filho 1° do casal
Come serà que o sobrinho José,filho do irmào Francisco Antonio,nasceu em 1882.
Que idade teria o Francisco quando foi pai!!!!menos de 16 anos!
Segundo o que compriendo Francisco Antonio natural de S.Maria, casou com Maria do Carmo Dos Santos em S.Sebastiào.Se tiver um momentinho.........agradecia.

Se jà tem casamento do pais da Brites e do Joào..................cà vamos indo.........entào jà ha mais nomes!!!

Se a Elisa podesse conseguir do lado da Maria da Gloria dava" Margarida de Jesus "e os avos de Odemira............seria bom
Os arquivos de Beja responderam.Mas à 17 freguesias.Se podesse ter datas .........pedia-lhes.
Penso que là nào a problema de pedidos de fotocopias!
Obrigado
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134816 | hugmartins | 20 nov 2006 17:08 | Em resposta a: #134815

Falava do topico do 21 de setembro!!

Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134831 | melisa | 20 nov 2006 20:33 | Em resposta a: #134815

Cara Huguette

Repare numa coisa:

Manuel Martins e Maria da Glória casaram em 1851.

Francisco António foi certamente um dos filhos mais velhos podendo até ter nascido em 1852 (isto é apenas um exemplo).

Quando foi pai em 1882 teria cerca de 30 anos.

Entretanto o seu irmão João Maritns do Nascimento só nasceu em 1866, 15 anos depois do casamento dos pais .

Assim foi tio com 16 anos.

Não sei se fui clara. Se tiver dúvidas diga.

Lembro-lhe por exemplo que José Martins e Ana Ventura (casados em 1803), tiveram oito filhos entre 1805 e 1827.

Assim os filhos mais novos de Ana Ventura poderiam ser da mesma idade dos seus sobrihos (filhos de irmãos mais velhos).


Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134834 | hugmartins | 20 nov 2006 21:03 | Em resposta a: #134831

Elisa
Obrigado
O que me deu duvida é que no registro de batiso do meu avo,està escrito........
.........àqual dei o nome de "Joào" primeiro do nome e matrimonho de ambos,que nasceu as.....etc............
Entào bom serào
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134843 | melisa | 20 nov 2006 22:31 | Em resposta a: #134834

Cara Huguette

Quer dizer que os pais não tiveram antes nenhum filho a quem tivessem posto o nome de João e também quando diz 1º matrimónio de ambos que quando se casaram eram solteiros por isso é o 1º matrimónio de ambos.

A sua Tia Inês Ventura casou com um viúvo, assim nos filhos diz: 2 matrimónio do pai e primeiro da mãe.

Quando tem essa informação é de grande ajuda. Infelizmente para trás do seculo XIX os registos não têm essa informação.

Ponha todas as questões que lhe surgirem. se eu souber direi.

Bom serão para si também

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134950 | hugmartins | 21 nov 2006 20:23 | Em resposta a: #134843

Boa noite Elisa
Ahi vai mais uma pregunta!
Nos topicos nào vejo pessoas de Faro !
Estava vendo una lista de registros dos arquivos de Faro e constato que na Sé antes de 1847,nào a nada...........havra microfilmes.
Estava vendo familia Guerreiro.
A Elisa tem alguns microfilmes sobre S.Sébastiao .!
Mandei pedir a torre do tombo as fotocopias de odeaxere..........vamos là ver!
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#134974 | rmfrp | 21 nov 2006 22:28 | Em resposta a: #134722

Cara Huguette:

Peço desculpa se a desmoralizei. A minha intenção não foi essa. Infelizmente há alguns obstáculos burocráticos com que nos deparamos nas nossas pesquisas.

No entanto, posso dar-lhe notícias mais agradáveis. De acordo com informações que têm sido divulgadas neste Fórum, está em curso a digitalização dos microfilmes de registos paroquiais portugueses para colocação na internet. Poderão decorrer ainda alguns anos até que isso aconteça para todas as regiões de Portugal, mas se tudo correr bem todos poderemos então consultar esses registos em nossa casa (tal como já acontece hoje com alguns documentos portugueses antigos de outro tipo, que estão disponíveis no site da Torre do Tombo).

Infelizmente creio que não terei oportunidade de a conhecer pessoalmente quando visitar Portugal, pois não resido no Algarve mais sim na região da Lisboa. Espero que seja uma excelente viagem, muito produtiva para as suas pesquisas genealogicas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#135129 | hugmartins | 23 nov 2006 10:20 | Em resposta a: #134974

Caro Rui
Pois, fije o pedido a Torre do Tombo,dos registros que a Elisa teve a gentileza de ne comunicar .
Respoderam ao meu mail,e com bastantes destaques.
Vamos là "cruzar os dedos",em frances equivalente de "Oxàla".
Mais uma vez obriqado.
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#135134 | hugmartins | 23 nov 2006 10:55 | Em resposta a: #134843

Bom dia Elisa,

Sem relaçào com o topico!
Lhe dou o meu mail,gostaria lhe comunicar algumas informaçoes.
hmds23@yahoo.fr
Agradecia que me contactasse.
Obrigado
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#135248 | melisa | 23 nov 2006 22:24 | Em resposta a: #135134

Cara Huguette

Já a contactei

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#149257 | fertelde | 20 mar 2007 05:23 | Em resposta a: #129167

Estimada Contertuliana M.Elisa:

Vejo que pesquisa pelo Algarve e peço-lhe ajuda se nâo for muita massada para:

1-Francisco dos Santos c. 1839 na freg. Nª Srª do Rosário, Vila e Concelho de Olhâo
2-Maria Ana Carolina dos Santos c. 1843 na freg de S. Pedro da Cidade de Faro

Sâo matrimónio e casaram na freg. de S. Pedro de Faro, possivelmente entre Março -Julho 1863
Pais dele:
3-António dos Santos, presumivelmente de Olhâo c.1813
4-Francisca do Rosário, muito provável nasceu na freg do Rosário em Olhâo c.1820

Pais dela:
5-José António Pegado d'Oliveira de Faro? c. 1800 freg. S. Pedro?
6-Ana Gertudes Chaves Pegado de Faro? c. 1820 freg. s. Pedro?

------------
Ainda de Faro tenho:
1- Joaquim Thomás da Fonseca n.c. 1843 freg de S. Pedro em Faro
Era filho de:
1-Sebastiâo Tavares da Fonseca c. 1817
2-Maria Teresa da Fonseca c. 1823

Agradecido de antemâo,
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#149491 | tmrodrig | 21 mar 2007 15:26 | Em resposta a: #135248

Boa tarde D. Maria Elisa.
O meu nome é Teresa Rodrigues e sou de Moura - Alentejo - e pesquisando aqui no forum depareime com esta mensagem que me despertou a atenção. Não quero abuzar da sua boa vontade mas gostava que me ajuda-se...
A minha avó nasceu na freguesia de são Pedro - Faro - em 1916 e chama-se Maria da Graça dos Santos. Filha de Artur dos Santos e de Maria Gertrudes ambos de São Pedro ele pescador de profissão.Sei que os dados são poucos. A minha avó de pouco se lembra pois foi viver com a avó materna com apenas 3 anos e a avó pouco ou nada lhe falava nos pais... teve uma infancia muito triste...
Gostava que me pudesse dar mais informações. Desde já lhe agradeço.
Cumprimento
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#149609 | melisa | 22 mar 2007 00:48 | Em resposta a: #149491

Cara Teresa

Os registos de nascimento de 1916 ainda estão na Conservatória do Registo Civil.

Poderá pedir uma fotocópia do registo de nascimento de sua avó directamente ao Registo Civil de Faro- Rua Pedro Nunes nº 8 -1º 8004 015 Faro, ou pelo telefone 289804625.

Deverá indicar o nome da sua avó e o dos pais, a freguesia e a data de nascimento.

Nessa registo deverão constar os nomes dos avós (da sua avó) bem como as freguesias onde nasceram.

Peça fotocópia pois custa apenas 50 centimos.

Boa pesquisa

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#149617 | tmrodrig | 22 mar 2007 09:49 | Em resposta a: #149609

Obrigada D. M. Elisa por me ter respondido. tenha um bom dia.
cumprimentos.
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152308 | hugmartins | 13 abr 2007 21:28 | Em resposta a: #134632

Elisa ,boa noite

Entào tudo bem!
Lamento mas nào poderei estar presente ào jantar.So irei o Algarve para o verào
A bastante tempo que queria fazer-lhe algumas preguntas.
Quando tivemos a ver "Odeaxere",tumei notas,e queria confirmaçoes.

Aproveito para por os dados no forum .Talvez alguem pode aproveitar,e tambem podrei ter ajuda.

CASAMENTOS:

Joào MARTINS cc Brites Maria

Odeaxere N.S da Conceiçào 6 março 1764
Rolo 481 ?? Livro C2 ITEM6 p 34 verso

Testemunhas :José Correia Neto,Manuel Lourenço,Antonio Luis,Valentino Rodrigues

Pais de ele : Francisco MARTINS cc Isabel ESTEVENS (Lagos!)

Pais de ela : Pedro GONCALVES(Odeaxere) Soldado artilheiro cc Maria de Sào Joào

Odeaxere 18 Julho 1740 (3° casamento do Pedro)
Rolo 481 ?? Livro C1 ITEM5 p??

Testemunhas : Manuel Gonçalves (Lagos),Dionisio Nunos (Lagos),Joào Léal Mendes,José da Costa Franco

Pais de ele : Bras GONCALVES cc Joana MARTINS ambos naturais de S.B de Messines e moradores na Amorosa

Pais de ela : Manuel RODRIGUES cc Brites da Cruz moradores em Odeaxere

PEDRO casou com Joana VIERA (1° casamento) Odeaxere 30 Maio 1731
Rolo 481 ?? Livro C1 ITEM5 p55

Pais de ela :Joào Lourenço(Odeaxere) cc Margarida VIERA(Figueiras Mexolheira grande) moradores em Odexere

PEDRO casou com Clara Maria (2° casamento) Odeaxere 29 julho 1728
Rolo 481 ?? Livro C1 ITEM5 p65

Pais de ela :Francisco RODRIGUES cc Brites das Neves,moradores em Odeaxere

Antonio GONCALVES (Odeaxere) ,soldado pago granadeiro cc Francisca Maria : Odeaxere 6 novembro 1736
Rolo 481 ?? Livro C1 ITEM5 p63 verso
(Irmào do Pedro)

BATISOS

Brites Maria
Odeaxere 26 Janeiro 1743
Rolo 480 ?? Livro B2 ITEM6 p54

Joào (irmào da Brites Maria)
Odeaxere 22 abril 1749
Rolo 480 ?? Livro B2 ITEM6 p74

Joào MARTINS nasceu 24 junho 1739
Odeaxere 1 julho 1739 (batiso)
Rolo 480 ?? Livro B2 ITEM6 p36 verso
Padrinhos:Vicente Rodrigues e Eleonora Fernandes moradores em S.Martinho freguesia Amoreira Odemira

Apolonia MARTINS Odeaxere 2 julho 1731(irmà do Joào)
Rolo 480 ?? Livro B2 ITEM6 p15

Antonio MARTINS Odeaxere 25 Setembro 1735 (irmào do Joào)
Rolo 480 ?? Livro B2 ITEM6 p26 verso 27

Margarida MARTINS Odeaxere 6 octoubre 1742 (irmà Joào)
Rolo 480 ?? Livro B2 ITEM6 p??

Domingos MARTINS Odeaxere 8 Maio 1746 (irmào Joào)
Rolo 480 Livro B2 ITEM6 p66

Francisco MARTINS (pai do Joào) Odeaxere 18 Maio 1682
Rolo 480 ?? LivroB1 ITEM5 p??

Gregorio MARTINS (irmào do Francisco) Odeaxere 2 octoubre 1690
Rolo480 ?? Livro B1 ITEM5 p??

Pais :Simào FERNANDES cc Maria Conceiçào (o Assençào o ascençào)moradores quinta dos cabritas no Sargaçàis

Joào GONCALVES Odeaxere 30 julho 1748
Rolo 480 ?? LivroB1 ITEM5 p71

Pais Antonio GONCALVES cc Ana Maria
Suponho familiar de Pedro

TEODORA Odeaxere 13 Maio 1821
Rolo 480 ?? Livro B7 ITEM3 p12 verso

ROSA Odeaxere 7 agosto 1809
Rolo 480 ?? Livro B7 ITEM3 p54

JOSE Odeaxere 4 julho 1804
Rolo 480 ?? LivroB7 ITEM3 p18 verso

Os 3 sào filhos de Manuel Jose (viuvo de Isabel Joaquina,odeaxere) cc Ines Ventura (Estombar)moradores em Odeaxere

Aqui estào os dados,salvo erro..........

Notei que nos dados dos antapassados do José Rodrigues a GONCALVES de S.B de Messines ..............teram algum parentesco!!

A Elisa tem algums dados sobre Odemira!!Estombar!!

Ainda nào obtive as copias que pedi à Lisboa!!
Beja respondeu,mas tenho que lhes alguns dados!

Ja vi que Alcantarilla esta a adiantar!!

Obrigado confirmar as referencias dos rolos e paginas.
Mais uma vez obrigado por toudo .

Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152316 | melisa | 13 abr 2007 22:23 | Em resposta a: #152308

Cara Huguette

Tenho pena que não possa estar no jantar, mas no Verão encontrar-nos-emos certamente.

Os dados que colocou estão correctos.

Odemira e Estombar nunca pesquisei. Quanto a Alcantarilha está "parada" por enquanto.Em relação às respostas da Torre do Tombo consta-me que é hábito levarem muitos meses a responder.

O que talvez possamos fazer no próximo Verão, se ainda não tiver tido resposta, será fotografar os registos de Odiáxere que lhe interessam.

Cumprimentos ao seu marido e
Um grande abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152318 | fertelde | 13 abr 2007 22:30 | Em resposta a: #117832

Estimada Huguette:

Creio que estamos a buscar a mesma familia em Olhâo, Os Santos...
Estou buscando a Francisco dos Santos, nasceu a 29 de Março de 1832 na freg. de Nª Srª do Rosario, Vila e Concelho de Olhâo,( filho de António dos Santos, n.c. 1810, possivelmente de Olhâo, e de Francisca do Rosário, muito provávelmente nascida em freg. do Rosário em Olhâo) c.c. Maria Ana Carolina Chaves Pegado Oliveira, nasceu a 11 de Janeiro de 1835 em S. Pedro de Faro, (filha de José António Pegado d'Oliveira e de Ana Gertudes Chaves Pegado).

Por outro lado em S. Pedro de Faro tenho a :

José António Pegado de Oliveira n.em 1803, filho de Joaquim José Pegado e Isabel Clara
Ana Gertudes Chaves Pegado n.c. 1805 na freg. de S. Pedro
Joaquim Thomás da Fonseca n.c. 1834 em S. Pedro de Faro, (filho de Sebastiâo da Fonseca e de Maria Teresa da Fonseca)

Esperando suas noticias,
Cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152343 | rmfrp | 14 abr 2007 00:57 | Em resposta a: #152318

Caro Fernando de Telde:

A sua referência ao apelido Chaves em Faro faz-me suspeitar de uma possível ligação à família Ferreira Chaves, que neste momento está a ser discutida em outros tópicos deste Fórum:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=151864
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=152199

Ana Gertrudes Chaves Pegado usou certamente o apelido Pegado pelo casamento, e poderá ter sido filha de Agostinho Ferreira Chaves e D. Efigénia Maria da Núbia. O nome Gertrudes era comum nesta família: a mãe de D. Efigénia chamava-se Gertrudes e o casal teve também uma filha com esse nome.

Aproveito para esclarecer, em resposta à dúvida que lançou em outro tópico, que os registos paroquiais de Olhão anteriores a 1860 se encontram na Torre do Tombo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152356 | fertelde | 14 abr 2007 01:49 | Em resposta a: #152343

Estimado Rui Pereira

Agradeço imenso a sua informaçâo.
Também sou do parecer que o Pegado de Ana Gertrudes será o apelido de casada.
Sabe de alguém que ande pela Torre do Tombo a ver familias do Algarve?
Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152385 | fanetal | 14 abr 2007 20:45 | Em resposta a: #152356

Caros Rui Pereira e Fernando de Telde
Sobre Ana Gertrudes Pegado o que consegui apurar, no Arquivo Distrital de Faro, foi que, Ephigénia Maria Danubia, casada com Agostinho Ferreira Chaves, tiveram , entre outros, uma filha de nome Ana Gertrudes Ferreira Chaves, a qual terá nascido no princípio de 1800, provavelmente em Faro, como os irmãos e falecido nesta cidade em 13 de Agosto de 1840, com 33 anos. Casou com o capitão José António Pegado de Oliveira. Deste casamento nasceram: Maria Ana Carolina de Oliveira, que casou com Francisco dos Santos, Maria, falecida menor em 1833e Agotinho, nascido em 1829.
Melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152389 | fertelde | 14 abr 2007 21:55 | Em resposta a: #152385

Estimado Fausto Alves:

Na mouche, è exactamente quem ando buscando...
Maria Ana Carolina e Francisco dos Santos, foram pais de Francisco Eduardo dos Santos, Oficial da Marinha Portuguesa com a patente de Almirante e que foi Capitâo do Porto de Olhâo em 02.01.1894.
Este era meu bisavô...

Com agradecimento,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152397 | fanetal | 14 abr 2007 22:34 | Em resposta a: #152389

Caro Fernando Teldes:
Satisfeito por ter acertado no que pretendia. Se Tiver mais dados sobre o ramo Ferreira Chaves, incluindo a data de nascimento de Anna Gertrudes Ferreira Chaves, agradeço eventual informação. Nãosei, por exemplo, a data e o local de falecimento de José António Pegado de Oliveira e a razão, a confirmar-se de Maria Ana Carolina ser natural de S. Braz.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152400 | fertelde | 14 abr 2007 23:11 | Em resposta a: #152397

Estimado Fausto Alves:
O que tenho da certidâo de nascimento do meu bisavô Francisco Eduardo dos Santos e de uma esquela, (nâo me lembro como se diz em português) sobre Maria Ana Carolina è:
Maria Ana Carolina foi batizada na freguesia de S. Pedro de Faro a 11 de Janeiro de 1835 e faleceu em Lisboa em Santos o Velho a 21 de Abril de 1924. Casou em S. Pedro, Faro com Francisco dos Santos, maritimo ( posteriormente foi negociante com sucursais em Beira, Lourenço Marques, Natal, Durban, Angola e Londres), natural da freg. de N. Srª do Rosário, na vila e concelho de Olhâo, onde nasceu a 29.03.1832 e faleceu em Lisboa(? creio, também em Santos o Velho) a 23.04.1920, filho de António dos Santos e Francisca do Rosário, que também creio serem de Olhâo de Nª Srª do Rosário...
Foram padrinhos de batismo de Francisco Eduardo dos Santos, nascido a 23 de Fevreiro de 1864 e falecido em Lisboa em Santos o Velho, a 24 de Abril de 1950:
António dos Santos, proprietário representado por Joâo José Gomes Monteiro e D. Mariana Eloriaria (?)da Purificaçâo Chaves, representada por Miguel José Gomes Monteiro, militar.
Os padrinhos eram moradores no Algarve e o procurador Joâo Monteiro na Rua dos Anjos nº 22, Lisboa e o 2º procurador, Miguel Monteiro na Travessa de S. Nicolau nº 26, de Lisboa.-
E é tudo o que tenho sobre esta parte da familia.

Quanto a S. Pedro de Faro, também estou buscando a Joaquim Thomás da Fonseca, negociante, (sogro de Francisco Eduardo dos Santos) nasceu em 1834, filho de Sebastiâo Tavares da Fonseca e de Maria Teresa da Fonseca.
Há um padrinho no acento da minha Bisavó, que è Joâo Gregório Alves da Silva, viúvo (em 1868) negociante, que aqui coloco pela coincidência com o seu Alves.-

Para este Joaquim Thomás da Fonseca, já agora se nâo è muita maçada, gostava de lhe pedir ajuda para o ADFaro.

Melhores cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152422 | JoãoGaspar | 15 abr 2007 08:34 | Em resposta a: #134130

Cara M. Elisa e mais confrades do Algarve,

gostaria saber se seria possivel ter alguma da vossa ajuda.

tenho as seguintes informações sobre estes meus antepassados:

Barbara Guerreiro/a *Salir . Loulé Nasceu +/- em 1780

filha de : Maria Guerreira e João Martins

Neta paterna de :

António Afonso e de sua mulher Isabel Maria

Neta Materna de:

João Martins e de sua mulher Catarina Rodrigues.


Barbara Guerreiro casa com Sebastião Gonçalves, natural e baptizado em Cortelha.Salir em +/- 1780, filho de José Gonçalves e de sua mulher Joana Fernandez.

Será possivel a vossa preciosa ajuda no avanço de informações deste meu costado?

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152434 | melisa | 15 abr 2007 14:20 | Em resposta a: #152422

Caro João da Silva Gaspar

Ainda não pesquisei em Loulé e Salir pelo que nada tenho sobre esses seus antepassados.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152441 | hugmartins | 15 abr 2007 16:20 | Em resposta a: #152316

Cara Elisa,
Venho mais uma vez solicitar la.
E que nos seus microfilmes,tera,S.B de Messines.Suponho que os antepassados de Pedro GONCALVES sào todos de là.
Outra pregunta,a Elisa,podra encontrar o nascimento da Maria de Gloria em S.Sebastiào Lagos......... nascimento do pai e casamento ,nascimentos e casamento dos avos paternos...............ainsi talvez podrei ............encontrar "registros no arquivos de Beja para os outros familiares.
Serà "sonho" meu!!
Os registros de obitos dos dados que jà temos............seriam disponiveis nos seus microfilmes?
Tenho mais preguntas..............màs por hoje sera tudo.Obrigado.
Um grande abraço
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152443 | melisa | 15 abr 2007 16:32 | Em resposta a: #152441

Cara Huguette

Não tenho s.Bartolomeu de Messines. Pelo menos os pais de Pedro Gonçalves serão de lá.
Relativamente a S.Sebastião irei procurar.
Não tenho óbitos pelo que essa parte não é possível.

Um abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152444 | hugmartins | 15 abr 2007 16:41 | Em resposta a: #133923

Boa tarde para todos

Alguem,teria,mais informaçoes,sobre os antepassados destes meus antepassados

"GUERREIRO"..........de FARO
DOS SANTOS ..... de FARO
TORNA o FORNA .......... de FARO
e outros de ..........de ALBUFEIRA

DOS SANTOS.... .de BOLIQUEM
DOS SANTOS...........de PADERNE

DA ENCARNACAO .............de.PERA,ALBUFEIRA
GRADE ..............de GUIA,ALBUFEIRA
SEQUEIRA...............de PERA

DOS SANTOS RUACA ...........de ALBUFEIRA
VIOLA.................de ALBUFEIRA

Todos os dados estam nestes topicos

Ainda nào consegui adiantar.

Obrigado e cumprimentos para todos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152445 | hugmartins | 15 abr 2007 16:44 | Em resposta a: #152443

Que rapidez!!!!!!!!!!!!!

E o nossa Maria da Gloria!............e os seus antepassados!!Seria possivel!

Obrigado

Abraço
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152458 | rmfrp | 15 abr 2007 18:01 | Em resposta a: #152356

Caro Fernando de Telde:

Fico satisfeito por ver que se confirmaram as minhas suspeitas de parentesco. Para a ascendência de D. Efigénia Maria da Núbia, irmã do meu antepassado José Elisbão Monteiro, pode consultar a base de dados do Genea Portugal a partir da página deste:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114499

Passo agora a lançar uma nova "suspeita": Sebastião Tavares da Fonseca poderá ser descendente, ou pelo menos parente, de Francisco Tavares e Verónica da Conceição, que viveram em Faro e cujos filhos nasceram cerca de 1800. Não seria a primeira ligação conhecida entre estas famílias, como passo a explicar: D. Joaquina Rosa, filha de Francisco Tavares e Verónica da Conceição, casou em segundas núpcias com o Major António Ferreira Chaves, irmão da sua antepassada Ana Gertrudes. Por outro lado, do primeiro casamento de D. Joaquina Rosa, com António José Gonçalves, nasceu D. Maria Joaquina Gonçalves, que casou com Pedro Luís Correia Beles, cuja mãe era prima direita de D. Efigénia Maria da Núbia pela família Ponte (!), como poderá comprovar na base de dados:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132849
Deste último ramo descende o colega Alexandre Burmester.

Eu "ando pela Torre do Tombo a ver famílias do Algarve", embora nem sempre com a disponibilidade que desejaria...

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152464 | rmfrp | 15 abr 2007 18:45 | Em resposta a: #152356

Caro Fernando de Telde:

Faltou-me referir na mensagem anterior que D. Mariana "Eloriaria" será provavelmente "Elisbana".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152504 | fertelde | 16 abr 2007 02:46 | Em resposta a: #152464

Estimado Rui Pereira:

Lendo a letra do Padre, que nâo è nada má, se vê uma E + L, logo nâo sei se è uma i+r e sim que logo bem visivel i+a+r+i+a ... Assim temos na parte final bem visivel= iaria, seria Eliriaria ???

Melhores cumprimentos,
Fernando

P.S. tenho as assinaturas dos irmâos Joâo José Gomes Monteiro e Miguel José Gomes Monteiro, na certidâo do meu bisavô, que se lhe interessar as posso scanear e passar.... Já agora o apelido da Matta, sabe se è também de familia Algarvia?

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152506 | fertelde | 16 abr 2007 03:10 | Em resposta a: #152458

Estimado parente (primo) Rui Pereira:
Vejo que nos acercamos cada vez mais. Francisco Eduardo dos Santos, neto de Ana Gertrudes, teve uma filha que era Maria da Conceiçâo, o que pode ser uma pista familiar... aliàs na página pessoal que estou a construir no genea, alí tenho os nomes de todos os 12 filhos do meu bisavô Francisco Eduardo dos Santos, e a sua consulta pode dar mais pistas aos nomes que a "familia" foi repetindo nas geraçôes seguintes...
http://genealogia.netopia.pt/1052/pessoas.php?id=1015844

Entretanto, se voltar à TT, agradecia se me pudesse ver os livros de Olhâo, para aceder à parte deste ramo familiar de Francisco dos Santos...

Entretanto, em conversa com o meu irmâo mais novo, este diz que quando mais miudo, foi ao Algarve na companhia dos meus pais, que alí visitaram a uma prima da minha avó, o que vou tentar saber, para determinar que prima era.-

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152615 | rmfrp | 16 abr 2007 22:54 | Em resposta a: #152504

Caro Fernando de Telde:

Se lhe for possível pode enviar uma imagem do documento que contém o nome duvidoso para eu tentar decifrar (será "Elmana"?). Também estou interessado nas assinaturas dos parentes Gomes Monteiro, pelo que desde já agradeço se me puder enviar cópia das mesmas.

No Algarve não tenho referenciadas pessoas de apelido Mata, o que não significa que não existam. Em Portimão existiu uma família com um apelido bastante parecido, Mota.

O meu endereço de e-mail é:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152691 | hugmartins | 17 abr 2007 14:39 | Em resposta a: #152443

Cara Elisa
Boa tarde
Estou a ver ..........que tenho mais antepassados de Lagos donde me faltam:Baptisos e Casamentos.

BAPTISOS:
MARIA de SAO JOAO.......Odeaxere
(cc com Pedro GONCALVES)

(1) MANUEL RODRIGUES ..........Odeaxere o Lagos
BRITES da CRUZ .................Odeaxere o Lagos
(pais de Maria de S.Joào)

(2) ISABEL ESTEVENS................Odeaxere o Lagos
e FRANCISCO MARTINS........Odeaxere o Lagos
(pais de Joào Martins)

(3) BARBARA da GLORIA...........Santa Maria
(cc Joào Lourenço,irmào do Manuel meu avo)

(4) FRANCISCO ANTONIO MARTINS...........S.Sebastiào (filho do Manuel)
e Maria do CARMO dos SANTOS .........S.Sebastiào

CASAMENTOS dos Casais:

(1) (2) (3) (4) nestas mesmas freguesias

Se podesse ter dados e referencias,agradecia.
E se encontrar mais familiares..............obrigado.
Talvez possa adiantar!

Um grande abraço
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152699 | hugmartins | 17 abr 2007 15:32 | Em resposta a: #152443

Elisa,

Mais Um........... que me esqueceu............

BAPTISO de

JOSE MARTINS de Odeaxere (pai de MANUEL)
(casado com Ana Ventura aos 5.9.1803)

Mais uma vez obrigado

Abraço
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152729 | melisa | 17 abr 2007 18:44 | Em resposta a: #152699

Cara Huguete

Lamento informá-la que o microfilme que tenho de S.Sebastião é de datas mais antigas, não apanhando os seus pedidos, pelo que por agora não me é possível satisfazer o que deseja relativo aos seus antepassados.

Espero no entanto adquirir mais microfilmes de S.Sebastião (talvez antes do Verão) e então procuraremos os referidos registos.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#152730 | hugmartins | 17 abr 2007 18:48 | Em resposta a: #152729

Obrigado,Elisa e .........bom serào.........abraço
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152785 | rmfrp | 17 abr 2007 22:38 | Em resposta a: #152504

Caro Fernando de Telde:

Muito obrigado pelo envio da imagem do registo.

De facto a imagem do registo é bastante clara. O que eu leio é "Eliziaria", ou seja, Elisiária, nome que eu confesso que não conhecia mas de facto existe, pois há 10 pessoas com este nome na base de dados do Genea Portugal. Uma pesquisa na internet também permite encontrar o nome nas duas grafias, com S e Z.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152803 | fertelde | 18 abr 2007 02:47 | Em resposta a: #152785

Estimado Rui Pereira:

Está correcto, è Eliziaria. Também fiquei sem saber "ler" este nome que è a primeira vez que o vejo...

Uma vez mais, o meu obrigado.

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152910 | fanetal | 19 abr 2007 00:05 | Em resposta a: #152400

Caro Fernando de Telde:
Agradeço a sua mensagem. Não consegui encontrar o registo paroquial do nasciment de Maria Ana Carolina na freguesia de S. Pedro. Admito que tivesse sido na Sé, mas não existem os livros da época. Aliás, também não localizo o nascimento da mãe, Ana Gertrudes Ferreira Chaves, irmã de Mariana Elisiária da Purificação Chaves.
Relativamente ao registo de Joaquim (Thomás da Fonseca), consta do livro 012, da freguesia de S.Pedro: JOAQUIM, filho de Sebastião da Fonseca e de Maria Thereza, moradores na Ribeira, neto paterno de doutro Sebastião e Anna Roza e materno de António Francisco Cavaco e Anna Roza, todos de Faro; primeiro do nome e terceiro de primeiras núpcias de ambos, nasceu a 21 de Setembro de 1834 e a 28 do mesmo foi, em esta Matriz de S. Pedro, por mim baptizado e postos os Santos Óleos, sendo Padrinho Theodoro José Tavares e sua filha Maria Ritta.
Ocasionalmente encontrei uma irmã deste de nome MAria, que nasceu a 18 de Junho de 1837, em S. Pedro, Faro.
Os meus cumprimentos
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: Faro - António Francisco Cavaco e Ana Rosa

#152912 | rmfrp | 19 abr 2007 00:41 | Em resposta a: #152910

Caros Fausto Alves e Fernando de Telde:

Não posso adiantar mais dados relativamente à ascendência das pessoas referidas neste tópico, mas chamo a atenção para o facto de António Francisco dos Santos Cavaco e sua mulher Ana Rosa serem referidos como ascendentes do colega Gonçalo Calheiros numa mensagem deste colega datada de 2004:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=61288&fview=c

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Faro - Ana Gertrudes Chaves Pegado

#152955 | fertelde | 19 abr 2007 13:40 | Em resposta a: #152910

Estimado Fausto:

Agradeço imenso a sua ajuda e pesquisas.

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#200186 | hsantos | 12 jun 2008 15:00 | Em resposta a: #152318

Carissimos

Tenho avós vindos do Algarve.
Iniciei o pedido de assentos de baptismo destas gentes; tarefa complicada, os AD's algarvios são dificeis - referem que informação só até ao sec. XIX, dp já é muito dificil... enfim...

no entanto passo a referir estes meus familiares, na esperança de encontrar alguem com informação complementar directa ou indirecta, assim:

-------------------------------------------------------------------------
Manoel Viegas da Palma, nasce +- 1815
casa com
Maria da Boa Morte Baptista, nasce +- 1819
---- 4º Avós

têm um filho Manoel Viegas, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1841
-----3º Avô
----------------------------------------------------------------------------

Manoel de Gouvêa, nasce +- 1826
casa
Francisca do Rosário, nasce +- 1831
----- 4º Avós

têm uma filha Anna do Rosário, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1854
----3ª Avó

----------------------------------------------------------------------------

Manoel Viegas e Anna têm um filho

João dos Santos - Tavira, Santiago, nasce a 24.01.1876
casa com
Augusta das Dores dos Martyres, nassce em Tavira 1878
----2º Avós

------------------------------------------------------------------------------

Augusta das Dores dos Martyres
é filha de Francisco dos Martyres +-1847
e de Isabel da Conceição +- 1851

Desde já muito obrigado
Cumprimentos HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#255349 | sanna | 27 mai 2010 10:09 | Em resposta a: #200186

Da parte do meu pai somos Martins, dos Balurcos, Alcoutim, 3 ou 4 gerações viveram nesses montes algarvios. Da minha parte da minha mãe, somos Patrocínio porque o meu avô era António Patrocínio, filho de Patrocínia Maria, das aldeias do guadiana, Guerreiros do Rio, Álamo, Foz de Odeleite. Muitos membros das familias tinham apenas nome próprio. Mas sei que temos um Manoel da Palma Gatto.

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#296819 | J.R. | 09 fev 2012 15:38 | Em resposta a: #255349

Boa tarde confrades

Como este tópico está um pouco esfriado , aqui deixo uma acendalha.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=18343

Saudações genealógicas

Resposta

Link directo:

RE: Algarve : familias Martins e Dos Santos

#296820 | J.R. | 09 fev 2012 15:44 | Em resposta a: #296819

Carios confrades

E agora um tição , para levantar chamas fracas .

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114564

Saudações genealógicas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 11:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen