Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu (1 ou 2 ?)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu (1 ou 2 ?)

#115760 | AQF | 04 abr 2006 03:17

Caros Confrades,

Estou a tentar esclarecer a descendência dum avoengo, D. Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu, que vem tratado no ttº Figueiredos de todos os nobiliários (Manso Lima, Alão de Moraes, Felgueiras Gayo, etc.), mas com diversas divergências na ascendência e na descendência.

Mais recentemente na obra "Ascendências Visieneses", o Manuel Abranches de Soveral vem questionar várias genealogias antigas dos nobiliários clássicos, nomeadamente dos Figueiredos.

Portanto, entre outras coisas, estou a tentar esclarecer se o Bispo de que todos falam se trata da mesma pessoa, e para isso reuni os seguintes elementos:

A) Páginas 35 e 36 dum livro sobre Figueiredos, escrito pelo meu pai, onde se diz sobre o Bispo "Foi depois de viuvo, o dito D. Gonçallo, Bispo de Vizeu no anno de 1323 e morreo a 21 de Mayo de 1328" (penso que isto foi retirado do Felgueiras Gayo).

B) Pág. 133 da Obra "Ascendências Visienses" do Manuel Abranches de Soveral, onde este diz que o D. Gonçalo de Figueiredo, foi nomeado Bispo de Viseu em 2.7.1365 pelo Papa Urbano V e faleceu nesse cargo em 21.3.1375. Diz ainda, que ele sucedeu a Dom João (ver nota 65 de D. João Homem), e foi sucedido por D. João Martins.

C) Listagem parcial dos Bispos de Viseu retirada do Site Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Viseu:

33 - Egas (1289-1313)
34 - Martinho (1313-1323)
35 - Gonçalo (II) de Figueiredo (1323-1328)
36 - Miguel (I) Vivas (1329-1332)
37 - João (II) (1333-1362)
38 - Gonçalo (III) (1373)
39 - João (III) Martins (1378?)
40 - Pedro (II) Lourenço (-1385)
41 - João (IV) Pires (1385-1391)

Comparando as informações A) e C) penso que o D. Gonçalo de Figueiredo referido em A) não pode deixar de ser outro senão o Bispo nº 35 da lista C).

Comparando as informações B) e C) penso que o D. Gonçalo referido em B) não pode ser outro senão o Bispo nº 38 da lista C).

Portanto aparentemente o site Wikipédia parece dar suporte aos dois Bispos referidos em A) e B), que deste modo seriam distintos e portanto poderiam dar origem a descendência distinta, que entretanto se estaria a confundir.

Como não sei a origem e/ou precisão da informação do Wikipédia, persistem em mim as dúvidas seguintes:
1) Estará esta listagem correcta e existiram em Viseu dois Bispos Gonçalo no século XIV ?
2) No caso afirmativo são eles ambos Figueiredo ?
3) No caso afirmativo serão parentes ?

Nestas condições, agradecia se algum confrade, com acesso a fontes fidedignas, fazia o favor de esclarecer parte ou a totalidade das minhas dúvidas.

Com os meus melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

PS: no Genea ver http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51870

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu (1 ou 2 ?)

#115847 | AQF | 05 abr 2006 09:36 | Em resposta a: #115760

Caros Confrades,

Reavivo o pedido de ajuda.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Insisto no pedido de ajuda

#116053 | AQF | 07 abr 2006 10:18 | Em resposta a: #115760

Caros Confrades,

Volto aqui novamente para o tópico não desaparecer sem resposta.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu (1 ou 2 ?)

#116102 | nmadureira | 07 abr 2006 17:59 | Em resposta a: #115760

Caro Ângelo Fonseca,

A Diocese de Viseu teve quatro bispos com o nome de Gonçalo, dois dos quais no século XIV:
- D. Gonçalo (1165-1179
- D. Gonçalo Figueiredo (1323-1329)
- D. Gonçalo (1373)
- D. Gonçalo Pinheiro (1552-1567)

A informação contida no link http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51870 parece, pois correcta. Este D. Gonçalo Figueiredo, cuja data de nascimento se desconhece, faleceu a 21 de Maio de 1328. Nasceu em Alcácer do Sal e, de acordo com Fortunato de Almeida ("História da Igreja em Portugal"), foi um dos juízes designados pelo Papa João XXII para privarem da administração do arcebispado de Braga os sobrinhos e coadjutores de D. João Martins de Soalhães, prelado bracarense.

D. Gonçalo Figueiredo parece ter deixado descendência: Diogo Soares de Albergaria, seu neto, foi nomeado mordomo-mor do príncipe D. João, por carta de 15.12.1462.

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu (1 ou 2 ?)

#116148 | AQF | 08 abr 2006 11:49 | Em resposta a: #116102

Caro Nuno Barbosa de Madureira,

Muito obrigado pela sua informação com os dados do Fortunato de Almeida, que parecem confirmar o que está no site Wikipédia.

Embora em mensagem directa o Rui Correia avente a hipótese dos dados no Wikipedia terem tido a mão de um Nuno Tavares, que colaborou noutros artigos sobre Viseu e s/ História, provavelmente uma das fontes usadas por ele poderá ter sido precisamente o Fortunato de Almeida.

Na sua resposta confirma-se também a suspeita de que se andam a confundir as descendências do Bispo Gonçalo de Figueiredo (1323-1328) e do Bispo Gonçalo (1373), pois o Diogo Soares de Albergaria que diz ser descendente do 1º Bispo (como aliás dizem vários Nobiliários), aparece na Obra "Ascendências Visienses" como descendente do 2º Bispo.

Resta-nos pois esperar que mais algum confrade com acesso a outras fontes seguras nos esclareça ou confirme estas questões, que me parecem fundamentais para o conhecimento deste importante ramo dos Figueiredos.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Alterações nos Bispos de Viseu no Wikipédia

#116778 | AQF | 18 abr 2006 06:05 | Em resposta a: #115760

Caros Confrades,

Volto novamente aqui para informar que, entretanto, a página do Wikipédia com os Bispos de Viseu que referi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Viseu) apareceu alterada, sendo agora a lista parcial de Bispos a seguinte:

33 - Egas (1289-1313)
34 - Martinho (1313-1323)
35 - Gonçalo (II) (1323-1328)
36 - Miguel (I) Vivas (1329-1332)
37 - João (II) (1333-1362)
38 - Gonçalo (III) de Figueiredo (1365-1375)
39 - João (III) Martins (1378?)
40 - Pedro (II) Lourenço (-1385)
41 - João (IV) Pires (1385-1391)

Aparentemente o responsável pelo artigo (será Nuno Tavares ?) terá lido este tópico e alterou os nomes e datas para estar mais em consonância com as fontes que referi, mas a questão de fundo subsiste, e por isso renovo o pedido de ajuda para esclarecer as perguntas seguintes:

1) Existiram dois Bispos de Viseu de nome Gonçalo no século XIV ?
2) No caso afirmativo são eles ambos Figueiredo ?
3) No caso afirmativo serão parentes ?

Com os meus melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Alterações nos Bispos de Viseu no Wikipédia

#116816 | Brian Boru | 18 abr 2006 17:51 | Em resposta a: #116778

Caríssimos confrades

Venho aqui da parte da Wikipédia, para explicar as alterações à página relativa à diocese de Viseu, bem como a origem das informações constantes na mesma. Com efeito, consultando o histórico da dita página, constata-se que a alteração do nome do bispo Gonçalo de Figueiredo foi feita por um usuário anónimo (ip 85.138.64.110), no dia 8 de Abril, portanto após a inserção deste tópico aqui no fórum do GeneaPortugal, muito provavelmente no sentido de harmonizar os dados; como tal, nem o Nuno Tavares, nem eu (a quem este me fez saber da questão, julgando ser eu o responsável por tal alteração, visto ter sido ele o contactado, através da sua página de usuário, pelo confrade Ângelo da Fonseca), tivemos algo a ver com a sobredita modificação.

Esclarecido este ponto, passemos à origem das informações ali presentes. A lista dos bispos viseenses (como, de resto, a das demais dioceses portuguesas na Wikipédia) foi adaptada do artigo “Episcopológio”, do Dicionário de História Religiosa de Portugal, dir. de Carlos Azevedo, do Círculo de Leitores, 2002? (de momento não tenho a obra comigo, e portanto estou a citar os dados bibliográficos de cor), sendo que este, por sua vez, deriva de outras obras clássicas sobre a Igreja em Portugal, como a História da Igreja em Portugal de Fortunato de Almeida e a História Eclesiástica de Portugal, do Pe. Miguel de Oliveira.

A nossa lista foi complementada também pelas informações constantes do artigo sobre a diocese de Viseu na “Catholic Encyclopaedia” (http://www.newadvent.org/cathen/15496b.htm). Com efeito, no “episcopológio” do referido Dicionário de História Religiosa surge o seguinte catálogo de bispos, “ipsis uerbis”:

# Egas (1289-1313)
# Martinho (1313-1323)
# Gonçalo (1323-1328)
# Miguel Vivas (1329-1332)
# João (1333-1362)
# Gonçalo (1365-1375)
# João Martins (1378?)
# Pedro Lourenço (-1385)
# João Pires (1385-1391)
# João Homem (1392-1425)

Ou seja, os dois bispos Gonçalos referidos surgem mencionados sem qualquer patronímico; esse patronímico fui encontrá-lo na Catholic Encyclopaedia, onde se pode ler que: «Gonçalo de Figueiredo (1323), who had been married before entering the church, is remembered as the founder of many noble families». Daí o havermos colocado o patronímico no primeiro dos bispos citados, cujo governo se inicia precisamente em 1323, e não no segundo, como se acha agora (de resto, prosseguindo a leitura do texto da enciclopédia inglesa, passamos do bispo Miguel Vivas (1330) para o bispo João III [Martins] (1375), sem qualquer referência aos dois prelados anteriores que constam do episcopológio). Há, porém, que ter em conta, que tal obra foi originalmente publicada nos começos do século XX, e não tem que reflectir necessariamente o actual estado da investigação histórica.

Esperando serem úteis estas nótulas,

Saudações,

Brian Boru

Resposta

Link directo:

RE: Alterações nos Bispos de Viseu no Wikipédia

#116854 | AQF | 19 abr 2006 05:22 | Em resposta a: #116816

Caro Brian Boru,

Os meus agradecimentos, pela resposta à mensagem que deixei na página de usuário do Nuno Tavares a alertar para este tópico e a pedir a ajuda possível.

Curiosamente, à hora em que deu a resposta, eu tinha finalmente conseguido tempo para passar na Torre do Tombo para consultar fontes com a informação em discussão, só tendo aí encontrado o Dicionário de História Religiosa de Portugal, dir. de Carlos Azevedo, do Círculo de Leitores, a História da Igreja em Portugal de Fortunato de Almeida e a História Religiosa de Portugal também do Círculo de Leitores.

No Dicionário de História Religiosa de Portugal, Vol II, pág. 141 vem de facto a lista que refere, embora no 2º Gonçalo só indique (1373), e no Vol. IV, pág. 353 confirma-se a existência dos dois Gonçalos sem qualquer patronímico.

Na História da Igreja em Portugal de Fortunato de Almeida, Tomo I, pág. 638/639 diz-se que a D Martinho sucedeu D. Gonçalo, que foi um dos juízes comissionados pelo Papa João XXII para privarem da administração do arcebispado de Braga os sobrinhos e coadjutores do arcebispo D. João Martins, como aliás o confrade Nuno Madureira já tinha indicado. Diz-se ainda que D. Gonçalo faleceu em 21 de Maio de 1328. No Tomo II, pág. 595 diz-se que ao Bispo D. Gonçalo sucedeu D. Miguel Vivas, o que é confirmado em 1331 mas diz ignorar-se o falecimento. Diz ainda que vários documentos acusam a existência de um Bispo D. João de 1333 a 1361 e que Berardo conjectura que poderá ter ido até ao tempo de D. Fernando e fosse o imediato antecessor de D. João Martins, ignorando portanto a existência do 2º Gonçalo.

De qualquer forma, como já referi, a existência do 2º Gonçalo é confirmada na obra "Ascendências Visienses" do Manuel Abranches de Soveral, vol. I, pág. 133, onde se diz documentadamente que o D. Gonçalo de Figueiredo, foi nomeado Bispo de Viseu em 2.7.1365 pelo Papa Urbano V (nota 63: Hierarchia Catholica, vol I, pág. 531, in P. M. Vaticana vol I - pág. 164) e faleceu nesse cargo em 21.3.1375. Diz-se ainda que ele sucedeu a Dom João (ver nota 65 de D. João Homem), e foi sucedido por D. João Martins.

Mais ainda, o Bispo de Viseu progenitor de diversas famílias Figueiredos, que vários nobiliários consideram ser o 1º Gonçalo (como também refere a Catholic Encyclopaedia), por estudos cronológicos de ascendentes e descendentes não pode deixar de ser o 2º Gonçalo, como aliás vem em na obra "Ascendências Visienses".

Nestas condições, mantem-se portanto a dúvida de quem foi o 1º Gonçalo (1323-1328), qual o seu patronímico, se teve descendência, etc. ?

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu no Genea

#116855 | AQF | 19 abr 2006 06:25 | Em resposta a: #116102

Caro Nuno Barbosa de Madureira,

Conforme digo na mensagem http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=116854#lista consultei na Torre do Tombo a obra que refere confirmando tudo o que disse.

Entretanto, reparei agora que embora considere correcta a informação do Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu, indicado no Genea, associa-o ao D. Gonçalo Figueiredo (1323-1329), o que não me parece estar conforme com a data de nascimento indicada lá (* c. 1350), que é posterior à morte do Gonçalo em 21.5.1328.

De facto, embora o Genea siga de perto o Felgueiras Gayo e este considere o D. Gonçalo Figueiredo (1323-1328) como progenitor de vários ramos de Figueiredos, com a data de nascimento aí estimada (c. 1350) ele só pode ser associado ao Gonçalo seguinte (1373), como efectivamente aparece na obra "Ascendências Visienses", embora com datas mais correctas (nascimento c. 1326 e Bispo entre 2.7.1365 e 21.3.1375).

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen