A Legião Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

A Legião Portuguesa

#115786 | spes | 04 abr 2006 16:22

Carissimos

Alguem tem informação ou bibiografia sobre os portugueses que integraram a Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão - mortos e também os que sobreviveram às várias campanhas, nomeadamente à invasão da Russia ?

Conheço o livro de Ribeiro Arthur "A Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão", que tem alguns nomes, mas que não inclui uma listagem exaustiva.

cumprimentos de
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115791 | FAmaral | 04 abr 2006 17:13 | Em resposta a: #115786

Tenho pesquisado algo sobre a matéria, com vista a um possível trabalho sobre a a participação da Legião na Campanha da Rússia de 1812, a qual me interessa especialmente porque lá morreu, na retirada, integrado no Corpo do marechal Ney, na passagem de Krasnoïe, o meu 4º avô por varonia.
Disponho por ora de uma razoável recolha de bibliografia e estou a organizar um ficheiro de portugueses, que infelizmente apenas é possível com um mínimo de consistência quanto a oficiais.
Se, nesta fase, tem interesse sobre algum elemento especial a partir desse material, diga-me, para ver se posso fornecê-lo.
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115804 | rafael | 04 abr 2006 18:30 | Em resposta a: #115791

Desculpe incomodá-lo, mas um antepassado de meus filhos serviu na Legião sob o comando do General Gomes Freire de Andrade e fez tb. a Campanha da Rússia. Não sei o posto,mas penso que não foi oficial.Sei que se chamava António Mestre Coelho, fez estudos para seguir a vida religiosa, e que foi lavrador abastado em Almodôvar. Sei que o meu sogro ofereceu a espada dele ao Comendador Carrilho Vilhena.
Suponho que os nomes conhecidos dos portugueses integrados na Legião ao serviço de Bonaparte são apenas dos oficiais. Mas, deixo aqui esta referência, porque poderá haver, além do Arquivo Militar, onde possa colher elementos de outros militares que não pertenceram ao corpo dos oficiais portugueses.

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115805 | rafael | 04 abr 2006 18:32 | Em resposta a: #115804

Desculpe não ter assinado.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115815 | francarta | 04 abr 2006 21:23 | Em resposta a: #115791

Meu Pai tem procurado contactar e agradece que envie um e-mail para
ftalmeida@mail.telepac.pt

Cumprimentos,
Francisco Carvalho Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115819 | JCC | 04 abr 2006 21:58 | Em resposta a: #115791

Caro Augusto Ferreira do Amaral

Desculpe esta "boleia" mas gostaria de saber se existem Carys nesse seu apanhado. Em teoria, parece que houve vários (creio que 3, cito de memória) que terão integrado a legião e por lá morrido.
Um abraço

Joião Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115842 | spes | 05 abr 2006 08:12 | Em resposta a: #115791

Muito agradeço a sua mensagem.Trata-se de um 5º Avô meu, António Cândido de Faria (tenente), casado com Maria Helena Possolo.

Ribeiro Arthur penso que faz-lhe uma referência na última página do livro ""blessé pendant lá retraite", em 21 de Dezembro de 1812.

Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115846 | victorferreira | 05 abr 2006 09:25 | Em resposta a: #115791

Procuro a chave para o aparecimento de um nome ('Laires') numa família do Concelho de Penalva do Castelo.
O primeiro 'Laires' aparece no período das invasões napoleónicas e no imediatamente posterior, referido como 'da Silva Laires' em documentos mais recentes e 'da Silva do Amaral' em mais antigos.
Ocorreu-me poder tratar-se de um 'alistado' na Legião, que após retornado adoptou um cognome francês (mais frequente no maciço central e no Norte/Flandres), que passou a filhos.
Constará das listas que possui algum Francisco da Silva do Amaral (ou da Silva Laires), natural de Castendo ou da Quinta de Gôge, Freg Ínsua (fº de Antº José do Amaral, da Quinta de Gôje, e de Mª Josefa da Silva, da Castendo; cc. Maria Joaquina Ferreira, de Peijes)?
(já fui ao AHM sem conseguir sequer lá entrar por razões do mais prosaico que se pode imaginar)
Grato pela atenção e cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115919 | FAmaral | 05 abr 2006 23:44 | Em resposta a: #115804

Caro Rafael Carvalho
Realmente nos elementos que até agora recolhi ainda não encontrei nenhum António Mestre Coelho. Não sabe a que regimento português é que pertencia, quando foi apanhado para a Legião Portuguesa ?
E já o pesquisou no índice do Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho de Guerra do Coronel Madureira dos Santos ? Talvez encontre aí alguma pista, para se saber se arrolado na cavalaria ou na infantaria e, neste caso em quals dos regimentos.
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115920 | FAmaral | 05 abr 2006 23:47 | Em resposta a: #115819

Não encontrei ainda qualquer Cary nas listas de feridos e mortos da campanha da Rússia, que está publicada, mas que é incompleta e por vezes difícil de interpretar.
Também os não achei na documentação que compulsei no A. H. Militar
A que regimento é que pertenciam quando foram arrolados na Legião Portuguesa ?
Um abraço
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115924 | FAmaral | 05 abr 2006 23:59 | Em resposta a: #115842

Encontrei as seguintes referências:
No A. H. Militar, Legião Portuguesa, 15ª Divisão, Caixa 1, António Cândido de Faria - alferes das tropas ligeiras de Cavalaria foi mandado para a Rússia onde desertara auxiliado por um comerciante de Koenigsberg e passando à Corte do Rio de Janeiro a beijar a mão ao Príncipe Regente
No mesmo Arquivo, na "Relação dos Oficiais que tem recolhido a esta capital vindos de França", figura, nas Tropas Ligeiras, o Alferes António Cândido de Faria.
Há, po outro lado, um Faria ferido pelos Cossacos quando escoltava os prisioneiros rem 1813-01-09, mas não deve ser o mesmo, não só porque, se o fosse, teria feito toda a campanha da Rússia, que já estava então praticamente terminada, mas também porque este era tenente e não alferes (embora também de cavalaria ligeira, pois era de caçadores).
E por ora nada mais tenho sobre este oficial.
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115926 | FAmaral | 06 abr 2006 00:04 | Em resposta a: #115846

Na verdade, não encontro nenhum Laires e o único Francisco do Amaral que achei, até agora, foi o meu antepassado (Francisco Joaquim Ferreira do Amaral)
Já pesquisou nos Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho de Guerra do Coronel Madureira dos Santos, se pertenceria a algum regimento português ?
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115928 | FAmaral | 06 abr 2006 00:10 | Em resposta a: #115819

Caro João Cordovil Cardoso

Ao procurar agora, neste mesmo forum, a ascendência dos Carys, verifiquei que ela entronca num Marçal.
Ora há pelos menos três irmãos Marçais documentados na Legião Portuguesa, na campanha da Rússica e vêm mencionados, entre outros locais, num belíssimo relato da "Pátria Portuguesa" de Júlio Dantas.
Será a estes que se refere?.
Se for, disponho de algumas informações com interesse.
Um abraço
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115930 | JCC | 06 abr 2006 00:14 | Em resposta a: #115920

Meu Caro Augusto Ferreira do Amaral

Peço-lhe desculpa por estes trabalhos. Lendo com mais cuidado o que diz o COnde de São Payo no seu "Caldeiras Castel-Branco de Portalegre e Alter do Chão" talvez eles não usassem Cary.

Se bem que filhos de António Luis MArçal Cary e de D. Gertrudes Josefa de Cunha de Mesquita Cisneiros, ele identifica-os como António, João e Vicente de Mesquita Marçal,que terão sido alferes da LP e mortos na batalha de Smolensko.

Como o seu irmão, sobrevivo, usou Cary, pensei que também eles fossem Cary. Será que com estas achegas eles aparecem ou será mais alguma coisa para eu ir confirmar algures?

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115932 | JCC | 06 abr 2006 00:18 | Em resposta a: #115928

Caro Augusto Ferreira do Amaral

Como já poderá ter visto na minha outra mensagem são seguramente esses. Não conheço o relato de Júlio Dantas senão pela referência que a ele é feito na obra que citei do Conde de São Payo mas, segundo ele, as identificações não estariam correctas.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#115933 | JCC | 06 abr 2006 00:19 | Em resposta a: #115920

Meu Caro Augusto Ferreira do Amaral

Peço-lhe desculpa por estes trabalhos. Lendo com mais cuidado o que diz o COnde de São Payo no seu "Caldeiras Castel-Branco de Portalegre e Alter do Chão" talvez eles não usassem Cary.

Se bem que filhos de António Luis MArçal Cary e de D. Gertrudes Josefa de Cunha de Mesquita Cisneiros, ele identifica-os como António, João e Vicente de Mesquita Marçal,que terão sido alferes da LP e mortos na batalha de Smolensko.

Como o seu irmão, sobrevivo, usou Cary, pensei que também eles fossem Cary. Será que com estas achegas eles aparecem ou será mais alguma coisa para eu ir confirmar algures?

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Catálogo do ECG

#115965 | victorferreira | 06 abr 2006 12:33 | Em resposta a: #115926

Obrigado pela sugestão e cumprimentos.
V. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#116104 | rafael | 07 abr 2006 18:41 | Em resposta a: #115919

Caro Augusto Ferreira do Amaral
Os meus agradecimentos.
Assim que for oportuno consultarei o índice mencionado.Se descobrir algum dado que me pareça digno de nota dar-lhe-ei conhecimento.
Aproveito a oportunidade de desejar uma Boa Páscoa.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#117062 | spes | 21 abr 2006 13:54 | Em resposta a: #115924

Caro Dr Augusto Ferreira do Amaral

Será que se refere no último parágrafo da sua mensagem ao Tenente Cândido José de Faria citado nas "Migalhas da História Portuguesa" de Pinheiro Chagas (pg 246) ?

Agradecia informação se possível

cumprimentos Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#117091 | loureiro | 21 abr 2006 19:14 | Em resposta a: #115932

Caro João Cordovil Cardoso

Nas memórias do Avô de minha mulher, seu parente, Domingos Cary da Fonseca Acciaioli de Sá Nogueira, há uma referência aos três irmãos Mesquita Marçal, ligados à família Cary, que morreram na Rússia.

Júlio Dantas refere-o na obra que citou mas indica-os como sendo outros Marçais, com uma origem diferente, que parece estar errado, como cita o Avô Domingos que trocou correspondência com ele sobre este assunto.

Um abraço,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#127593 | spes | 06 set 2006 17:04 | Em resposta a: #115924

Dr. Ferreira do Amaral

Será que me pode indicar uma data relativa à passagem das tropas napoleónicas por "Koeningsberg" ?
Foi na campanha da invasão da Rússia, ou já durante a retirada ?

Agradeço a ajuda possivel.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#129412 | spes | 25 set 2006 10:37 | Em resposta a: #115791

Caro Dr Ferreira do Amaral

Peço desculpa pelo abuso, mas muito agradecia que me indicasse, se possivel, se encontrou alguma referência a um João de Mascarenhas Netto, como tendo integradoa Legião Estrangeira.

Encontrei uma referência a esse facto no livro de Magda Pinheiro, "Luis da Silva Mousinho de Albuquerque. Um Intelectual na Revolução". Será que me consegue confirmar esta informação ??

Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#137882 | spes | 21 dez 2006 16:32 | Em resposta a: #115924

Caro Dr Augusto Ferreira do Amaral

No Livro do Embaixador José Calvet de Magalhães, "História das Relações Diplomáticas entre Portugal e os Estados Unidos da América", encontrei a seguinte referência a António Cândido de Faria (página 366):

Nasceu em 13 de Fevereiro de 1784 e faleceu em 1857. Assentou praça em 18 de Março de 1800, no regimento de Infantaria de Peniche; cadete em 9 de Abril de 1800; alferes em 1 de Janeiro de 1805, tenente nos fins de 1807. Partiu para França com o exercito que saiu de Portugal, comandado pelo marques de Alorna, ao serviço de Napoleão, acompanhando-o à Rússia; regresou a Portugal em 16 de Julho de 1814, sendo ilibada a sua cnduta e restituido o gozo dos seus direitos.

Será que pode informar-me se esta informação coincide com a informação que me transmitiu no passado dia 5 de Abril, porque parece que o António Cândido de Faria podia de facto ser tenente e não alferes ?

Melhores cumprimentos do Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#312487 | pbrehm | 25 ago 2012 14:58 | Em resposta a: #115926

Caro Dr Ferreira do Amaral,

Retomando um tópico antigo, dado estar a fazer uma busca sobre os oficiais que participaram nestas campanhas, venho pedir-lhe a gentileza de me informar se chegou a compilar alguma lista.

Estou interessado sobretudo naqueles que participaram na batalha de Wagram, sendo aí condecorados por Napoleão I.

obrigado/cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: A Legião Portuguesa

#345916 | macsl | 06 mai 2014 19:52 | Em resposta a: #115920

Boa tarde Dr. Ferreira do Amaral

Peço desculpa pela intromissão, mas, por acaso, encontrou dados referentes ao Coronel Francisco Cláudi Blanc (Moura Teles) que integrou a Legião Portuguesa?
Obrigado e cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 07:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen