Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1163 | LSV | 03 dez 2000 16:16

Procuro qualquer informação sobre a Família Pacheco de Monchique, e do Algarve em geral, séc.s XVI e XVII (incluindo linhas actuais). Procuro linhas eventualmente existentes de Pacheco de Ceuta, séc.s XV e XVI.

A descendência da linha de Monchique usou os apelidos Pacheco e Freire de Andrade, ainda que a sua varonia fosse Pacheco. Mantendo a mesma varonia mudou o apelido, já nos primórdios do séc. XVIII para Rocha.

Uma linha destes Pachecos fixou-se nos Açores em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI e é a linha tratada por Rodrigo Rodrigues e publicada pelo Dr. Hugo Moreira.

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1169 | 2910 | 03 dez 2000 19:22 | Em resposta a: #1163

Caro Luís, na "Relaçam dos vereadores, que foram na cidade de Tavira, desde o anno de 1431 até ao de 1700", consta que foi "vereador em 1457 João Pacheco, e Diogo Lopes da Franca, Cavalleiros", em 1590, Manoel da Cunha , pay de Domingos Pacheco, no ano1605 foi vereador RUY de Hespanha Pacheco, no ano de 1613 e 1617, vereador Domingos Pacheco de Mello. No ano de 1620 e 1640, Fernão de Hespanha Pacheco. Tenho apontado mais alguns Pachecos da cidade de Tavira, mas agora não encontro o papel.

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1172 | LSV | 04 dez 2000 00:34 | Em resposta a: #1169

Caro Óscar
Tenho acompanhado as tuas mensagens no forum, muito embora nunca mais tenha sabido de ti. Está tudo bem?

Agradeço-te a informação sobre os Pacheco, e para já não os sei entroncar no ramo que estudo. Salvo erro disseste-me há tempos atrás que a Família da tua mulher entroncava nestes Pacheco ou Freire de Andrade de Monchique ou arredores. Ora, já que estou a preparar o meu trabalho, de há anos, sobre a origem destes Pacheco, se tiveres dados concretos sobre isso era excelente se mos pudesses enviar.

Não sei se em tempos te disse mas tenho já a linha dos Soveral Barbuda devidamente (e quando digo devidamente quero dizer documentalmente) entroncada no ramo genuíno dos Soveral, linha essa em que me foi preciosa a contribuíção do Luís Amaral (deste site) com o fornecimento de dados sobre um casamento em Carnide nesta Família. Se quizeres notícias disso diz qualquer coisa.

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1234 | 2910 | 08 dez 2000 22:41 | Em resposta a: #1163

Caro Luís, o livro que te referi ao telefone é "O Algarve da Antiguidade aos nossos dias" da dr.Maria da Graça Maia Marques. Lá vem uma fotografia daquele brasão que te falei, segundo diz o livro o brasão representa as armas dos Sampaio Pacheco(com a data de 1644) está na cada da família Marreiros de Sampaio Pacheco, descendentes dos antigos alcaides-mores de Alvor, com um morgadio em Portimão. Tudo isto está no capitulo "Fidalguia de Portimão". Tem ainda referencias a Cabrita Freire, de Portimão e Freire Canelas etc.
Olha podes mandar os dados sobre os Soveral de Barbuda, para o meu e-mai caeyropinto@net.sapo.pt

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1266 | LSV | 10 dez 2000 03:48 | Em resposta a: #1234

obrigado Óscar
vou tentar encontrá-lo em Lisboa na Ferin. Se não conseguir peço-o para Faro. Vou ver se amanhã te envio os dados dos Soveral de Barbuda.

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1380 | 2910 | 17 dez 2000 20:53 | Em resposta a: #1163

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#1416 | 2910 | 20 dez 2000 21:03 | Em resposta a: #1163

Caro Luís
Se poderes mandar os dados que referiste sobre o ramo dos Soveral de Barbuda, agradecia.
caeyropinto@net.sapo.pt

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#3510 | JFPacheco | 20 abr 2001 08:05 | Em resposta a: #1169

Gopstaria de Saber se voçe teria o brasão da familia Pacheco ou onde posso achalo na net
ps minha familia e toda dos açores ilha de são miguel - Achadinha - conhece tenho tios ainda ai não sei presizar olocal correto agradeso se puder me ajudar

atenciosamente

José Fernando Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#3511 | JFPacheco | 20 abr 2001 08:05 | Em resposta a: #1169

Gopstaria de Saber se voçe teria o brasão da familia Pacheco ou onde posso achalo na net
ps minha familia e toda dos açores ilha de são miguel - Achadinha - conhece tenho tios ainda ai não sei presizar olocal correto agradeso se puder me ajudar

atenciosamente

José Fernando Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#3512 | JFPacheco | 20 abr 2001 08:07 | Em resposta a: #1169

Gopstaria de Saber se voçe teria o brasão da familia Pacheco ou onde posso achalo na net
ps minha familia e toda dos açores ilha de são miguel - Achadinha - conhece tenho tios ainda ai não sei presizar olocal correto agradeso se puder me ajudar

atenciosamente

José Fernando Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#52410 | artur41 | 24 nov 2003 14:46 | Em resposta a: #1416

Caros confrades,


Agradeço dados sobre os "Pachecos" de Monchique.

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#52414 | artur41 | 24 nov 2003 15:40 | Em resposta a: #52410

Caros confrades,


Em concreto, pretendo saber o seguinte:

1. Diogo Peres pertencia à família Pacheco?
Estou-me a referir a Diogo Peres cc Catarina Furtado de Mendonça * Faro, Monchique c. 1615.

2. Obter dados respeitantes aos "Sousas Pacheco".


Agradecido, desde já.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco de Monchique e da Ilha de S. Miguel (Açores)

#52443 | abivar | 24 nov 2003 20:06 | Em resposta a: #1163

Caro Confrades:

Alguém terá informações acerca da ascendência “Pacheco” de António Fernandes Pacheco, aqui no Genea:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179172

Tanto quanto se sabe, nem os pais nem os avós nem o casal de bisavós que se lhe conhece usaram o apelido Pacheco; um filho, Capitão de ordenanças, ainda usou “Fernandes Pacheco”, mas um neto e bisneto (todos aqui no Genea), também capitães, passaram a usar “Gomes Carlos”, provavelmente da Mulher de António Fernandes Pacheco, Maria Gomes.

Com o smelhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 21:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen