Companhia de Jesus

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Companhia de Jesus

#116549 | luis262 | 13 abr 2006 23:36

Caros Participantes,

Gostaria de saber se existe algum Arquivo, que se possa consultar, sobre os padres que professaram na Companhia de Jesus.

Estou perticualmente interessado em saber a data e local de nascimento, de Lourenço de Aguilar, que nasceu em Serpa e, faleceu em Lisboa em 1676.
Filho do Dr. António Antunes Leite, professou na Companhia de Jesus em 23 de Maio de 1649.
Autor de diversas obras, existe uma curta biografia sua na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

Quanto ao padre em referência, quando falo em local de nascimento , uma vez que segundo a GEPB nasceu em Serpa, procuro saber qual a freguesia e a data de nascimento.
Procuro também conhcer os nomes dos avós maternos, pois estou interessado em todo o que tenha a ver com Aguilares do Baixo Alentejo.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Companhia de Jesus

#116572 | Ricardo de Oliveira | 14 abr 2006 11:22 | Em resposta a: #116549

Boa questão

Será que existem os processos de genere dos Jesuítas ? Estariam nos arquivos em Roma ? Eu também teria bastante interesse.

Cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Companhia de Jesus

#116575 | E. Osório | 14 abr 2006 12:40 | Em resposta a: #116572

Caros Luís Piçarra e Ricardo de Oliveira,

Há pouco tempo pedi ajuda a um membro da CJ relativamente a elementos que precisava e que tive a sorte de obter. Posso adiantar que existem duas publicações, que não tive na mão, apenas fotocópias pontuais:

DICCIONARIO HISTORICO DE LA COMPAÑÍA DE JESUS. Roma : Institutum Historicum Societatis Iesu : Roma, 2001

RODRIGUES, Francisco – História da Companhia de Jesus na assistência de Portugal. Porto : Liv. Apostolado da Imprensa, 1944

Há de facto um arquivo central da CJ em Roma, o Arquivo Romano da Companhia de Jesus, que tem registos manuscritos individuais sobre portugueses, do sec. XVII em diante, chamados “Catalogi Provinciae Lusitanae”. O problema é que não estão acessíveis, embora me tenham dito que a maioria dos elementos constava das duas publicações acima.

Habilitações “de genere”... era bom, mas parece que não existem mesmo, nem em Roma. Julgo que a Companhia e o Santo Ofício nunca se deram particularmente bem, pelo que as habilitações não teriam para a CJ a mesma importância que por ex. para as dioceses, no contexto das ordenações sacerdotais.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Companhia de Jesus

#116582 | luis262 | 14 abr 2006 14:30 | Em resposta a: #116575

Caros Eduardo Osório e Ricardo de Oliveira,

Parece pois que terei de ir apostando noutras fontes de informação mais acessíveis...Aliás o que procuro neste momento e neste caso é mais informação sobre alguns ramos de Aguilares do Baixo Alentejo ( Moura, Serpa, Cuba etc...) .
Agradeço pois a ambos o interesse e a colaboração, mas penso que o Eduardo Osório tem razão e, que o Pe. Lourenço de Aguilar não poderá ser de grande ajuda nesta busca .

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Companhia de Jesus

#116603 | Ricardo de Oliveira | 14 abr 2006 19:20 | Em resposta a: #116575

Caros Eduardo Osório e Luís Piçarra

Obrigado pelos esclarecimentos. Para o Brasil há a magnífica obra do Pe Serafim Leite.

Cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Companhia de Jesus

#116626 | nmadureira | 15 abr 2006 00:18 | Em resposta a: #116549

Caro luís Piçarra,

O Tomo III (pág. 23) da "Bibliotheca Lusitana", de Diogo Barbosa Machado contém uma pequena biografia do Padre Lourenço de Aguilar, SJ. Nasceu em Serpa e, de acordo com aquela fonte, o seu nascimento deve ter ocorrido em 1612, já que ingressou no noviado da Companhia de Jesus aos 14 anos, em 11.9.1626, tendo falecido aos 64 anos, em Lisboa, em 14.5.1676.

O Volume I do "Dicionário de História da Igreja em Portugal" (Editorial Resistência, Lisboa, s/d [1980]), confirma estes dados, embora se baseie em Barbosa Machado.

Cumprimentos,

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Companhia de Jesus

#116641 | luis262 | 15 abr 2006 12:22 | Em resposta a: #116626

Caro Nuno Barbosa de Madureira,

Obrigado pelos dados que disponibilizou sobre o Pe. Lourenço de Aguilar, SJ que irão certamente facilitar as minhas buscas.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen