Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11684 | Txispa | 23 out 2001 21:47

Procuro informação de assentamentos de galegos a princípios do século XIII nas comarcas portuguesas do Sabugal, Riva-Coa e Castelo Rodrigo.
Um abraço desde a Galiza

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11795 | mbp | 25 out 2001 12:16 | Em resposta a: #11684

Txispa

Peço desculpa por entrar neste tópico,com assunto que nada tem a haver com o seu pedido.Diga-me uma coisa por favor:na Galiza e principalmente na provincia de Ourense onde podemos encontrar os registos de baptizados casamentos e óbitos?

Um abraço deste lado do Minho


Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11808 | amaral | 25 out 2001 14:17 | Em resposta a: #11684

Não vou resolver o seu problema, porém, o meu pai é de Alfaiates, concelho de Sabugal. Só tenho árvore até ao sec. xviii pois depois há uma lacuna de documentos e estou muito longe da Guarda para poder prosseguir. se não for pedir muito, gostaria que visse a minha árvore cujo endereço envio, e observasse se alguns dos apelidos, que não encontro noutros locais do país, lhe são familiares. Como a árvore está partida, siga a árv. principal, que tem o meu nome, por via paterna (José Videira) depois continue por Baltazar Gonçalves.
Cumprimentos
Vera

http://www.genealogy.com/users/v/i/d/Vera-lcia-Silvestre-Videira/?Welcome=1004015265

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11830 | Txispa | 25 out 2001 19:21 | Em resposta a: #11795

Caro Miguel,
Posse procurar nos registos das ferigrasias das igrejas(desde aprox. 1850) ou nos arquivos do Bispado de Ourense (antes de esse ano).
Um abraço desde o Portugal do Norte =Galiza

Resposta

Link directo:

Milheiro e Milheiro??????

#11832 | Txispa | 25 out 2001 19:47 | Em resposta a: #11808

Ola Vera,
Meu nome é Celso Milleiro. Perto de Castelo Rodrigo, no concelho de Idanha-a-Nova há muitas pessoas com o apelido MILHEIRO.
Achei documetação de importantes emigrações de galegos e asturianos pela Beira durante o século XIII.
Quero procurar a ralação dos apelidos Milheiro e Milleiro. Penso que é muito probável que tenham a mesma origem.
Porém, muitos dos apelidos da sua árvore são conhezidos na Galiza.
Queres informação de algúm apelido em concreto?
Um abraço desde Ponte-Vedra (Galiza)
Celso Milleiro "Txispa"

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro e Milheiro??????

#11879 | silvestre | 26 out 2001 13:39 | Em resposta a: #11832

Caro Celso
O meu novo username é Silvestre, em vez de Amaral.
Quase todos os apelidos dessa ragião são pouca vulgares no resto do país, mas por ex. despertam-me atenção: Manso, Carrilho, Pelicano, Faleiro, Afonso... a ligação a Espanha e Galiza, nota-se até pelo vocabulário. Há uma história interessante que liga o meu avô à Guerra civil. nesse tempo, o meu avô recebeu um refugiado, penso que era galego e mais tarde surgiu a Polícia política à procura dele. Escondeu-o num alçapão em cima do qual estava um baú e mandou os polícias entrar e estar à vontade. Anos mais tarde, o homem regressou para agradecer com um lauto almoço. Nunca mais deu notícias.
Noutra região, Carregal do sal, aparece um outro familiar oriundo da Galiza, com o apelido Mercado, este do sec. xvi. Siga os Zuzarte. Dos Milheiro, nada sei. Estará ligado a cultivo do milho?
sabe que os naturais da Régua são alcunhados de Galegos?
Cumprimentos
Vera

silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11880 | alf | 26 out 2001 13:50 | Em resposta a: #11830

Caro Txispa,
Tenho um parente que veio da Galiza para Valença do Minho. O nome dele era Domingos António Sanlez(Sanlés). Provávelmente nasceu cerca de 1860. No entanto não sei onde é que nasceu. O filho dele já nasceu em São Julião-Valença em 1885. A única informação que tenho diz respeito a uma familía Sanlés que é originária de San Pedro de Muro-Galiza. Mas não sei se tem alguma ligação. Será que pode ajudar-me??

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11881 | Portuguez | 26 out 2001 15:02 | Em resposta a: #11684

Txispa
Peço desculpa de intervir sem qualquer capacidade de o ajudar naquilo que pretende saber. Acontece que desejaria saber se existe algum site galego, ou espanhol, onde pudesse encontrar informaçao sobre as familias Themes Bahamonde e Prado, de que um representante e Chefe de Casa passou a Portugal no sc.XVIII, (Guedes Themes de Bahamonde do Prado)com geraçao de que descendo pela minha Avo paterna.
Muito obrigado
ATF

Resposta

Link directo:

Apelido SANLES

#11894 | Txispa | 26 out 2001 18:03 | Em resposta a: #11880

Caro Alf,
O apelido é SANLES, é muito comum das comarcas galegas do Barbanza e da Costa da Morte (zona do concelho de Muros), província da Corunha.
Posse atopar máis informação no foro: http://es.groups.yahoo.com/group/genealogia_galicia.
Conhezo a pessoas "Sanles" originárias de Santa Uxia de Riberia (O Barbanza).
Isto é tudo em relação ao apelido SANLES.
Um abraço desde o Portugal do Norte
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro e Milheiro??????

#11895 | Txispa | 26 out 2001 18:09 | Em resposta a: #11879

Caro Vera,
Obrigado pela sua história. Meu apelido Milleiro é originário do norte da província galega de Lugo. Procuro informação que relacione aos MILLEIRO com os MILHEIRO, máis é muito difizil.
As comarcas do Sabugal, Riva-Coa ou Castelo Rodrigo tem muitas coisas em comum com a Galiza...isto é o único que tenho.
Abraços
Celso

cxmilleiro@hispavista.com

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11899 | Txispa | 26 out 2001 18:20 | Em resposta a: #11881

Caro atf,
Os apelidos são galegos.
O apelido TEMES é originário da aldeia do mesmo nome da ferigrasia de Temes no concelho de Carballedo (Lugo). Apareze também grafiado TEMEZ. Com solar em Ourense, Blas de Temes Sotomayor (de Ourense) faz provição de fidalguia na Real Chancillaria de Valladolid (1758). Também probam nobreza, em 1769, Andrés Temes, natural de Tain (Ourense) e Francisco Temes, natural de Cabanelas.
Em 1672 "ingresan" os desta linhagem na Orden Militar de Santiago.
Um site de Genealogia Galega: http://es.groups.yahoo.com/group/genealogia_galicia
Um abraço
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11906 | Portuguez | 26 out 2001 20:01 | Em resposta a: #11899

Caro Celso
Muito obrigado pelas suas informaçoes, que muito apreciei, e fui jaa inscrever-me no grupo galego do forum yahoo que me indicou, aonde pedi colaboraçao e que pesquisarei com vagar este fds. Bem haja.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Apelidos Bahamonde e Prado

#11908 | Txispa | 26 out 2001 21:03 | Em resposta a: #11906

Caro Alexandre,
Pesquisei na Enciclopédia Galega o seguinte:
BAAMONDE: Apelido galego que acostuma usar as formas BAHAMONDE e VAAMONDE e que según algúns tratadistas, procede de Rodrigo de Romaes, conde de Monterroso e de Ortigueira, filho de Roman Bermuiz. Outros opinam que procede da vila de Baamonte (Lugo) e de aquí pasou a América. Os Baamonde de Ortigueira levam este brasão junto aos apelidos: Ortigueira, Gallego, Fajardo, Viveiro, Lugo, Leal, Zatico, Ortigosa e Señoriño.

PRADO: Apelido galego, uma lenda faz-no descender de um infante de Leão, que tivo um filho de um romance com uma doncelha em um prado. Outra faz-no descender de um monarca de Leão, Fruela II.
A primeira vez que há uma notícia é do cavalheiro Martin Diaz de Prado, que em 1115 asiste ao concílio de que se celebra em Oviedo.
Uma rama importante estabeleceu-se no concelho de Friol (Lugo), a ela pertenceu Antonio Prado y Ulloa, senhor da Casa de Prado de Friol. Cruzou-se cavalheiro da Orde de Santiaago em 1666. A esta família pertencem os que radicarom no lugar e paço de Buin, na ferigrasia de San Xulian do CAMPO, Partido Judicial de Chantada.. José Prado y Losada, natural de Buin...
Outra família radicou en Ombreiro(Lugo). A ela pertenceu José Maria de Prado Neyra y Pardo, vizconde de Parada e marqués de San Martin.

Isto é tudo
Um abraço

Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Bahamonde e Prado

#11911 | Portuguez | 26 out 2001 21:39 | Em resposta a: #11908

Caro Celso
O nome Ulloa diz-me muito, mas terei que investigar de novo nos papeis do Arquivo de Familia em que nao tocava ha bons 20 anos... Sei que neles guardo a descriçao manuscrita das razoes da fuga para Portugal (perseguiçao de um padrasto com sequestro dos bens vinculados em morgadios) e o relato do reencontro posterior entre os 2 ramos, reconciliados, alem dos papeis relativos as armas em uso na familia, que justificou em Portugal nao precisar de licença para as usar por serem de direito consuetidinario anterior aa existencia do Estado Portugues (sic).
Mas se poder refrescar a memoria durante o fds lhe darei mais noticia, caso esteja interessado, desde ja voltando a agradecer a sua tao prestimosa colaboraçao.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11920 | mbp | 27 out 2001 11:24 | Em resposta a: #11795

Caro Celso

Muito obrigado pela informação acerca dos registos relativos á provincia de Ourense.

Um abraço deste lado do Minho


Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#11922 | 2910 | 27 out 2001 11:36 | Em resposta a: #11684

Caro Celso
Gostava de saber se tem algumas informações sobre duas famílias galegas que passaram a Portugal na Idade Média , os Tenreiro e os Caeiro.
Estou particularmente interessado em saber noticias das suas origens.

Sobre os Caeiro pode ver nesta morada
http://www.geneall.net/familias/fam_show.php?id=1015

Sobre os Tenreiro
http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=10139

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

Apelidos CAEIRO e TENREIRO

#11925 | Txispa | 27 out 2001 12:44 | Em resposta a: #11922

Ola Óscar,
CAEIRO, deste apelido galego não tenho muita informação. Existem 3 lugares com ese nome:
1. Aldeia da Ferigrasia de A Ramallosa, concelho de Baiona, Pontevedra.
2. Lugar da ferigrasia de Arcos, concelho de Cuntis, Pontevedra.
3. Lugar da Ferigrasia de Vilar, concelho de Mondariz, Pontevedra.
Os Caeiro que conhezo sou originários de Cuntis. A densidade de pessoas com este apelido por esta zona é muito significativa.
TENREIRO, Apelido galego que, castelanizado, apareze grafiado TENRERO. Este apelido abunda muito pela província da Corunha. Trae como armas: "en campo de azur, un árbol de sinoplé, perfilado de oro, y pasante y atravesado, al pié del tronco, una vaca de su color, con el lomo cubierto por una manta de plata". JOSÉ ESPINOSA RODRÍGUEZ "Apuntes Gráficos sobre Heráldica Gallega" : "En campo de plata, un árbol de sinople, terrasado de lo mismo, y enrrollada al tronco, una sierpe de gules".
Máis informação no foro:http://es.groups.yahoo.com/group/genealogia_galicia
Um abraço desde o Portugal do Norte =GALIZA
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#158473 | Ana P. | 05 jun 2007 12:35 | Em resposta a: #11880

--------------------------------------------------------------------------------

Olá,
O meu pai e familia são Sanlez, e são de S. Julião - Valença. Segundo os meus pais, a minha avó deve ser uma das "Sanlez" vivas mais velha cá em Portugal, tem 90 anos. Não sei é de onde é que vêm mas é uma questão de lhe perguntar sobre os seus antepassados, ela está bastante lúcida.

cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Assentamentos de galegos em Portugal no século XII

#158474 | Ana P. | 05 jun 2007 12:35 | Em resposta a: #11880

--------------------------------------------------------------------------------

Olá,
O meu pai e familia são Sanlez, e são de S. Julião - Valença. Segundo os meus pais, a minha avó deve ser uma das "Sanlez" vivas mais velha cá em Portugal, tem 90 anos. Não sei é de onde é que vêm mas é uma questão de lhe perguntar sobre os seus antepassados, ela está bastante lúcida.

cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen