Familia Fontoura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Fontoura

#117183 | Angela Queiros | 23 abr 2006 18:30

Tenho o apelido Fontoura, em 1º lugar gostaria de saber como se increve uma pessoa na base de dados deste site,e, 2º lugar gostaria de ter acesso a uma fotografia e mais informações sobre o brasao,para alem disso gostaria tb de ter mais informaçoes sobre esta familia...obg desde ja,aguardo resposta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#194436 | IsabelFont | 27 abr 2008 22:31 | Em resposta a: #117183

Boa noite
Cara confrade Angela Queiroz,

Nunca tinha reparado nesta sua mensagem, pois que havia outras com o mesmo título. Também tenho o apelido Fontoura.
Não sei se ainda anda por este fórum, mas se quiser ter a amabilidade de responder, logo veremos!

Que quer saber dos Fontoura's, que eu possa ajudar?
Tenho algum levantamento feito; mas, não sei se serão os mesmos Fontoura's de Chaves, Mirandela (Trás os Montes).
E sobre que brasão queria falar?

Aguardo a sua resposta,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#194463 | gmg | 28 abr 2008 10:46 | Em resposta a: #194436

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#194465 | gmg | 28 abr 2008 10:46 | Em resposta a: #117183

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#194470 | IsabelFont | 28 abr 2008 11:10 | Em resposta a: #194465

Caro Confrade Luís GMG,

Já vi, li e reli várias vezes a sua mensagem, neste e noutros tópicos que abriu, e creia que da melhor vontade o ajudaria se pudesse ou se soubesse.

Infelizmente não tenho qualquer informação para lhe dar sobre este assunto.

Cumprimentos,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#194508 | gmg | 28 abr 2008 16:37 | Em resposta a: #194470

Caríssima Maria Isabel,

Obrigado pela sua atenciosa resposta. Infelizmente não tem dados para me dar.
Quem sabe, haja alguém que dê por esta mensagem e tenha elementos!

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315024 | Filipe07 | 09 out 2012 17:12 | Em resposta a: #194436

Boa tarde,

Em primeiro lugar peço desculpa pela intromissão.
Possuo o apelido Fontoura (de Mirandela, Trás-os-Montes) e gostaria de saber se possuem alguma informação sobre os meus antepassados...
Gratos.

Filipe Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315084 | IsabelFont | 10 out 2012 10:02 | Em resposta a: #315024

Olá Confrade
Filipe Fontoura,

Bom dia! Não é intromissão nenhuma.

Desculpe, mas só agora vi a sua mensagem aqui no Fórum.
Só assim "a seco" não consigo dizer-lhe nada.
Quero dizer que tenho o apelido Fontoura, em que alguns parentes ascendentes são da zona de Mirandela, ou mais em geral de Trás-os-Montes (zonas Vila Real e Chaves, principalmente), mas para o poder ajudar precisaria que me dissesse mais qualquer coisa sobre si e a sua família.
Donde é, sabe os nomes de seus Pais, avós, bisavós, suas dastas de nascimento/baptismo e locais de nascimento, para ver se consigo entroncá-los no meu estudo ou se posso ajudá-lo a encontrar os seus ascendentes.
Os meus ascendentes (alguns) pode encontr-.los aqui mesmo no GeneAll, na base de dados deles.

Fico a aguardar a sua resposta,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315085 | Filipe07 | 10 out 2012 10:09 | Em resposta a: #315084

Olá!

Obrigado pela resposta.
Neste momento resido em Vila Real. Os meus avós são de Mirandela, freguesia de Avidagos. Sei que o meu avô, Arlindo Augusto Fontoura, nasceu nos Avidagos em 1921 ou 22. O seu pai chama-se Adriano Fontoura, também ele nascido nos Avidagos. Também sei que o seu pai ou tio (não sei bem) tinha o nome de António Beira Fontoura.

Por outro lado, a minha avó, esposa de Arlindo Fontoura (casados em Avidagos), também tem antecedentes seus Fontouras. Os seus pais chamava-se Manuel António Alves e Ana Maria Guerra. Todos da mesma freguesia.

É tudo o que sei, para já. Sei que o resto da informação consta no registo da Paróquia de Avidagos, mas este documento encontra-se no Arquivo Distrital de Bragança.

Cumps.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315087 | Filipe07 | 10 out 2012 10:46 | Em resposta a: #315084

Mais informações.
O meu avô nasceu (agora com certeza) em 1924. Filho de Adriano Fontoura e de Bárbara Rosa Brás. O casal teve 13 filhos, entre os quais: Arlindo, Francisco, Manuel Alfredo, Eduarda, Delmina, Mascilio Augusto, Ernesto.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315144 | IsabelFont | 11 out 2012 10:45 | Em resposta a: #315087

Bom dia Confrade Filipe,

Desculpe, mas tem de me dizer onde nasceu o seu avô; tem a certidão de nascimento dele? Lá deve indicar onde nasceu e a data, bem como os nomes dos Pais e provavelmente dos avós; deve ter averbado o seu casamento e óbito (se por acaso já faleceu!); neste caso, pode você mesmo procurar no respectivo Arquivo Distrital se houver livros digitalizados para essa época.
Pelos nomes que me indica, ainda não me dizem nada.
Teriamos que encontrar um elo comum, para o poder ajudar; tem de recuar mais no tempo!

Cumprimentos e vá dando notícias mais actualizadas para ver se o posso ajudar com alguma informação.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315145 | Filipe07 | 11 out 2012 11:10 | Em resposta a: #315144

Cara Mª Isabel Fontoura

Peço desculpa pela parca informação que lhe prestei. A verdade é que só recentemente comecei a procurar informações sobre os antepassados da minha família.

O meu avô (Arlindo Augusto Fontoura) faleceu em 2011. Ele nasceu em 1924 na freguesia e paróquia de Avidagos, concelho de Mirandela. É filho de Adriano dos Reis Fontoura e Bárbara Rosa Brás, como lhe disse. Desconheço a data de nascimento deles mas sei que são também naturais de Avidagos.

Não possuo a certidão de nascimento de Arlindo Augusto Fontoura. A mesma deve constar na Conservatória do Registo Predial de Mirandela e não no Arquivo Distrital de Bragança. Aqui, apenas poderei encontrar os registos da Paróquia de Avidagos (dados até 1901), onde deve incluir o registo de nascimento de Adriano dos Reis Fontoura e Bárbara Rosa Brás, nascidos antes (julgo eu) de 1901.

Vou tentar encontrar estes registos para que possa recuar no tempo e assim usufruir da sua ajuda.

Obrigado!

Cumps.

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315553 | Filipe07 | 19 out 2012 17:59 | Em resposta a: #315144

Olá!
Após algum tempo de procura no Arquivo de Bragança, encontrei o que procurava.
O meu bisavô, Adriano Fontoura, nasceu a 1886 na paróquia, freguesia e lugar dos Avidagos, concelho de Mirandela. Casou em 1908 com Bárbara Rodrigues Marques, natural de Vila Boa, do mesmo concelho. Tiveram 13 filhos. Faleceu na paróquia de que era natural em 1964.
De acordo com o assento de baptismo, era filho de Venâncio Teixeira Lopes Fontoura e Maria do Carmo Vergueiro, neto paterno de avô incógnito e de Isabel Teixeira Lopes Fontoura e neto materno de António Morais e Isabel Vergueiro.
Infelizmente, apesar de saber que a data de casamento de Venâncio Fontoura (casou em 1881 com a idade de 27 anos), não consegui encontrar o assento de baptismo na dita paróquia, pelo que desconfio que não seja natural dali.
Encontrei, ainda, vários indivíduos, nos Avidagos, contemporâneos de Venâncio, com o nome de Domingos Lopes Fontoura, Davide Lopes Fontoura e Frederico Lopes Fontoura, todos filhos de José Teixeira Lopes Fontoura e de Genoveva Teixeira Lopes, que desconfio ser irmão de Isabel Teixeira Lopes Fontoura.
Descobri, mais tarde, que Davide Lopes e irmãos não eram naturais de Avidagos (apesar de ali casarem e deixarem descendência), mas sim de Zebras, freguesia e paróquia de Vales, concelho de Valpaços, pelo que presumo que a mãe de Venâncio, Isabel Fontoura e o suposto tio, José Fontoura, fossem também eles naturais de Valpaços.
Desloquei então ao arquivo de Vila Real para procurar assentos de Vales mas, até ao momento, não encontrei qualquer relação com todos estes indivíduos.
Será que algum deles poderá ser o elo de que falou?
Cumps.
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315577 | IsabelFont | 19 out 2012 21:46 | Em resposta a: #315553

OLá Confrade Filipe!

Tenho razão para pensar que os ramos se entroncam, ou cruzam; isto porque tb tenho ascendentes Vergueiro no século 18 (entre 1711 e 1760); poderia ter mais se tivesse seguido os filhos destes; mas apenas procurei os ascendentes da minha ascendente: Joana Bernarda Borges, filha de Jerónimo Borges Vergueiro, este natural de Cortiços (Macedo de Cavaleiros), bem como a filha Joana.

Tente encontrar o assento do casamento do seu trisavô (?) Venâncio; Se sabe a data do seu casamento, também sabe o local, ou não? Usualmente os casamentos faziam-se na freguesia da noiva. Talvez depois consiga o assento de nascimento dele!

Também teho 1 ascendente José António Lopes (* Novº de 1765) mas natural do S. Pedro de Veiga da Lilla - concelho de Valpaços. Era neto de Domingos Lopes, segundo o seu assento de baptismo, e tinha um irmão gémeo: João Lopes (18/11/1765). Domingos Lopes, seu avô tb era de S. Pedro de Veiga da Lilla; mas não andei mais para trás. Ah, e este Domingos Lopes casou com Luzia Gomes, natural de lugar de Canavezes da freguesia da Senhora da Expectação.

Agora, nunca encontrei o apelido Lopes Fontoura ou Teixeira Lopes!

No meu caso o apelido Fontoura surge em Chaves e em Lisboa!

Neste momento, ainda não consigo ajudá-lo mais; mas há realmente muitas coincidências; só que nenhuma é flagrante.
Acho que tem que pesquisar + 1 pouco: talvez que a chave seja o casamento e o baptismo do seu "avô" Venâncio.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315601 | Al.Cunha | 20 out 2012 13:22 | Em resposta a: #315084

Prezada confrade Isabel Fontoura

Também tenho ascendencia Fontoura e Carneiro da Fontoura, naturais de Chaves ou seu termo, apelidos já perdidos há algumas gerações.
Para alem de alguns dados familiares que possuo fui encontrar em “Familias de Chaves” de Luiz de Mello Vaz de São Paio, publicado em “Raízes e Memórias Nº 13” a confirmação da maioria dos dados que possuia (digo a maioria).

Julgo que esta obra é indispensavel (sem qualquer ideia de propaganda) para o estudo da zona de Chaves.

Desde que encontrei o meu antepassado deixei de me interessar pelos colaterais pelo que não tenho qualquer dado sobre esses ramos.

O que tenho, se eswtiver num ramo comum, está á sua disposição

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315667 | IsabelFont | 21 out 2012 15:54 | Em resposta a: #315601

Caro Confrade
Al. Cunha,

Muito obrigada pelo seu oferecimento, que apreciei bastante.

Se por acaso tiver também nos colaterais dos Fontoura's, ligações a GUERRA ou VERGUEIRO, estas são as que estão menos exploradas.

Por acaso tem ascendentes en Santo Tirso de Prazins? Esta é tb uma ligação que não consigo aprofundar, pq me dizem que não há paroquiais do século XVII.

Desde já agradeço a sua atenção.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315688 | Al.Cunha | 21 out 2012 18:27 | Em resposta a: #315667

Prezada confrade Maria Isabel

Nada tenho desses ramos. Muita pena

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315773 | Filipe07 | 22 out 2012 11:40 | Em resposta a: #315577

Olá!

De facto na freguesia dos Avidagos era inevitável os Fontouras se cruzarem com os Vergueiros, uma vez que estes últimos representavam a maioria da população naquele lugar...

Tenho sérias certezas de que a (minha) família Fontoura se deslocou de Valpaços para aquela paróquia (assim como para outras) do concelho de Mirandela. Para além disso, tenho conhecimento de que há várias famílias de sobrenome Fontoura em Valpaços, só não consegui, ainda, relacioná-las. Apesar de ser um sobrenome pouco comum, teve muitas ramificações, não será fácil...

O problema aqui é que não consegui saber com certeza de onde seria natural Venâncio ou sua mãe, Isabel Fontoura. Encontrei o registo de casamento de Venâncio (casou em Avidagos, freguesia da noiva) mas não faz referência à sua naturalidade. Apesar de saber a sua data de nascimento (1854), não encontrei o seu assento de baptismo, quer na paróquia de Avidagos, quer na paróquia de Valles, concelho de Valpaços. Sem saber o seu local de nascimento, não poderei recuar mais no tempo...

Tem informação de que localidades os Fontouras "povoaram", em Portugal, depois de Chaves?
Parte da minha família, no início na década de 40, emigrou para o Brasil, mas já descobri que os Fontouras já tinham emigrado muito antes... Isso aconteceu com a sua família?

Outra curiosidade. O meu avô dizia-me que era familiar afastado de Ary Fontoura, actor brasileiro (Curitiba, 1933). Após alguma pesquisa descobri que o avô de Ary se chamava António Beira Fontoura, natural de Trás-os-Montes. Apesar de encontrar vários ascendentes, não consegui relacionar estes sujeitos com a minha família, pelo que a sua relação a nós continua um mistério.

Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315775 | portingal | 22 out 2012 12:07 | Em resposta a: #194465

Caro Luís GMG,

Não é muito mas é de boa vontade:

Menciona-se um João Carneiro da Fontoura, pelo ano de 1728 na Granjinha a 1/4 de légua de Chaves, in
Religiões da Luzitania II pp. 176-177

Espero que ajude,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315784 | AlvesRF | 22 out 2012 14:33 | Em resposta a: #315773

Exmo Senhor,

Primeiro pode dar-se o caso de não existir assento de Venâncio. Procure qualquer filho de Isabel entre [1845-1865], tanto em Avidagos como Vales.

Caso não tenha sucesso eu diria para tentar o óbito de Venâncio. Pode ser que refira a naturalidade. (se não está averbado é provável que tenha acontecido antes de 1911 em Avidagos).

Em relação a outros Fontoura, tente Valpaços (freguesia), ou comece pelas freguesia limítrofes de Vales. Eu tenho Fontoura em Santiago da Ribeira de Alhariz. Mas existem alguns Fontoura em muitas freguesias de Valpaços em diferentes épocas.


Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#315789 | Filipe07 | 22 out 2012 15:18 | Em resposta a: #315784

Bom dia,

Agradeço a dica.
No caso de óbitos, em Avidagos, os assentos apenas remontam a anos anteriores a 1901. Ele teria que falecer antes disso. Mesmo assim vou procurar, pode ser haja alguma referência...
Vou tentar, de igual forma, em outros lugares do concelho de Valpaços.
No caso de Venâncio, consegui perceber (pelo assento do filho) que tinha pai incógnito. Posso deduzir que Isabel seria mãe solteira e desconheço se teria mesmo casado posteriormente. A verdade é que não descobri mais nenhum sujeito, no período em que nasceram os filhos de Venâncio, com ascendência de Isabel Teixeira Lopes Fontoura. Ou seja, não encontrei mais nenhum neto de Isabel, à excepção dos filhos de Venâncio, com a mesma avó, o que me leva a pensar que ele não teria irmãos. Enfim, mas isto são apenas teorias.

Obrigado pela ajuda!

Cumps,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - sobre Ary

#315812 | IsabelFont | 22 out 2012 17:15 | Em resposta a: #315773

Caro confrade
Filipe,

Pois é, isto está a ficar difícil! Não estou a vislumbrar como ultrapassar o problema do assento de baptismo de seu avô Venâncio!

Quanto a Ary Fontoura, o nome dele é mesmo Ary Beira Fontoura, filho de António Beira Fontoura e Estelita Travisani Fontoura (aqui no GeneAll apenas Estela Travisani); por sua vez neto de outro António Beira Fontoura (este de origem portuguesa) e de Fanny Cooper (de origem inglesa). Ora se ele - Ary - nasceu em 1933, o Pai é provavel que tenha nascido cerca de 1908; e o avô, com o mesmo nome, talvez cerca de 1883?!. Eu faço os cálculos com mais ou menos 20 a 25 anos de diferença.

Agora, esta informação que vem numa entrevista dada por ele, vale o que vale. Suponhamos que ele próprio não tem dados correctos?! De qq. modo parece-me que isso deve ser pouco importante neste momento.

O que é de facto importante é descobrir o nascimento do seu avô Venâncio, para poder regredir, não é?
Só procurando nas freguesias limítrofes de Avidagos, e se não der passar a outros concelhos, não sei!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - sobre Ary

#315813 | Filipe07 | 22 out 2012 17:26 | Em resposta a: #315812

Olá!

Sim, o caso do Ary é secundário. Trata-se apenas de outro enigma que gostava de resolver.
A questão aqui é mesmo o Venâncio. Devo primeiro recuar, nos assentos de batismo dos Avidagos, até ao início do século 19, para ver se existe outra qualquer associação à família Fontoura. Pode ser que encontre outros familiares do sujeito, isto é, se a minha teoria de que os Fontouras dos Avidagos venham todos de Valpaços esteja errada... Se for correcta, também terei muito trabalho pela frente. Quanto ao Venâncio, ele poderia ter sido registado numa paróquia diferente à restante família, até anos depois de ter nascido. O facto de ter pai icógnito também poderia ter sido um problema, na altura. Enfim.

Obrigado pela ajuda e se houver desenvolvimentos informo.

PS: gostaria de ter acesso à história dos Fontouras, desde a primeira família, que pelo que vi, é oriunda das Astúrias. Como posso consegui-lo? Há alguma publicação?

Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - sobre Beira Fontoura

#315895 | IsabelFont | 23 out 2012 13:00 | Em resposta a: #315813

Caro Confrade
Filipe,

Havia Alguém que dizia: não procuro, acho!
Assim estou eu: procurando por Venâncio no sítio dos Mormons, não é que fui encontrar um Venancio Beira Da Fontoura, filho de António Beira da Fontoura e Maria de Deos, baptizado em 06/Jun/1871,em Nossa Senhora da Luz da Catedral, Curitiba, Paraná, Brazil! deve ser este o relacionamento com o seu "avô" Venâncio. A coincidência dos nomes próprios é demais!
E depois há um António Beira Fontoura, que casa em 25 Feb 1868 Nossa Senhora Da Luz Da Catedral,​ Curitiba,​ Paraná,​ Brazil, com Maria de Deus, mas que é filho de Ffancisco Jose Beira, e Maria Angelica (?) - não sei se será o mesmo?!. Aqui não diz a nacionalidade dos Pais.

Há 1 passaporte (ADVRL) emitido em 17/10/1874 para Joaquim Lopes Beira, de 38 anos da Freguesia: São Mamede de Ribatua,Concelho: Alijó, Distrito: Vila Real, Destino: Brasil
E um outro emitido em 23/10/1876 para Requerente: Venâncio Fontoura, Idade: 22 anos, Freguesia: Vilas Boas, oncelho: Mirandela, Distrito: Bragança, Destino: Brasil

Bem, mas estas foram só curiosidades. Não se deixe levar por palpites.
Tem que procurar coisas concretas; o òbito não diz nada?

Sobre a história dos Fontouras não há propriamente uma história; há aquili que vem documentado/tratado nos Livros de "Raizes & Memórias" em que em vários deles tratam famílias com sobrenome Fontoura, com diversas origens. Os que eu tenho infelizmente não têm nada sobre Fontoura's, mas sei que há 1 deles e que eu nunca encontrei com tratamento de várias famílas Fontoura; bem como o NFG (Nobiliário de Felgueias Gayo) do qual existe uma cópia online na BN.

Por hoje é tudo
Cumprimentos
Maria Isabel



Há 1 passaporte (ADVRL) emitido em 17/10/1874 para Joaquim Lopes Beira, de 38 anos da Freguesia: São Mamede de Ribatua,Concelho: Alijó, Distrito: Vila Real, Destino: Brasil
E um outro emitido em 23/10/1876 para Requerente: Venâncio Fontoura, Idade: 22 anos, Freguesia: Vilas Boas, oncelho: Mirandela, Distrito: Bragança, Destino: Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - sobre Beira Fontoura

#315908 | Filipe07 | 23 out 2012 15:39 | Em resposta a: #315895

Olá!

É possível que esse António Beira da Fontoura seja pai do avô de Ary Fontoura. Se assim for, temos uma série de gerações com indivíduos do mesmo nome (pai, filho e neto). O nome do filho (Venâncio) pode ser uma coincidência ou não. Sendo assim, a relação com a minha família pode ser mais anterior do que julgava.

O passaporte que indica é precisamente do Venâncio que procurava! Como o meu “avô” nasceu em 1854, em 1876 teria precisamente 22 anos! Não fazia ideia que ele tinha emigrado, uma vez que os filhos nasceram em Portugal (Avidagos). Assim, ele só podia ser natural de Vila Boa.

Vou tratar de procurar o seu assento de baptismo nesta paróquia.

Muito obrigado pela grande ajuda que me prestou.

Cumps.

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#317248 | Filipe07 | 14 nov 2012 21:24 | Em resposta a: #315895

Cara Mª Isabel,

Após algumas semanas de pesquisa, a minha investigação redundou, praticamente, nas mesmas pessoas. No entanto, tenho alguns dados novos para lhe mostrar. Caso algum nome lhe diga alguma coisa, não hesite em dizer.

Começando pelo meu avô, Arlindo Fontoura (nascido em 1921 em Avidagos, Mirandela, e irmão de Ernesto, Alberto, Francisco, Augusto, Manuel Alfredo, Delmina, Maria Augusta e Eduarda, entre outros) era filho de Adriano Fontoura (1886-1964) e de Bárbara Rosa Brás (1886-1962), natural de Vila Boa, Mirandela.

Adriano Fontoura (irmão de Artur, Inácio, João, Aníbal, Cristiano e Maria Emília) era filho de Venâncio Teixeira Lopes Fontoura (1854) e Maria do Carmo de Morais Vergueiro (1856). Estes eram irmãos de Florinda Fontoura (1848) e Preciosa de Morais Vergueiro, respectivamente, e filhos de Isabel Teixeira Lopes Fontoura com pai incógnito e António de Morais Vergueiro com Isabel de Morais Vergueiro.

Isabel Teixeira Lopes Fontoura (nascida por volta de 1825), solteira, mãe de Venâncio e Florinda, tinha como irmãos Domingos (1826, filhos: José Cândido - casou em Água Revés, Valpaços - Ana Joaquina, Albino António, Alfredo Manuel, Filomena e Guilhermina), Gonçalo (1º 1829, 2º 1833), José (1831, filha: Silvina da Rosa) Frederico (1835, filhos: Ramiro e Abílio), Ana (1839) e Davide (1844, filhos: Mª Augusta, Augusta das Dores, Mª Benedita, Lucrécia, Mª Leonor, Leopoldina, Mª Nascimento, Rosalina, Manuel e João Batista).

Todos eles - Isabel, Domingos, Gonçalo, José, Frederico, Ana e Davide - eram filhos de José Lopes Fontoura e Genoveva Teixeira Lopes (nascidos por volta de 1800), netos paternos de José Lopes Fontoura e Ana Vaz, e netos maternos de António Teixeira e Isabel Lopes.

A partir daqui não foi possível recuar mais no tempo, pelo facto de os registos de baptismo, de 1807 a 1825, estarem praticamente ilegíveis. Esses são, de resto, os registos mais antigos que o arquivo possui.

De referir que todos eles são indivíduos que constam apenas nos assentos da paróquia de Avidagos. Muitos foram casar a outras paróquias, seja do concelho de Mirandela ou de Valpaços. Outros tentaram a sua sorte no Brasil e Angola. Alguns voltaram, outros por lá ficaram e constituíram família.

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura

#317259 | cavaleirofidalgo | 15 nov 2012 00:04 | Em resposta a: #317248

Caros Confrade!


Boa noite.

Saiu uma nova publicação sobre genealogia! http://www.edicoesvieiradasilva.pt/content/santo-estevam-de-fayoens-um-morgadio-flaviense. Nesta publicação encontra Fontouras, também.


Cumprimentos!
L.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - para Maria Isabel Fontoura

#320596 | wolffg | 12 jan 2013 12:59 | Em resposta a: #315667

Prezada Maria Isabel,

Ja nos falamos antes! Acho que consegui, finalmente, desatar um pouco o no dos meus Fontouras! Tive que fazer uma varredura nos livros de Vila Real ate o ano de 1700! Somos de um ramo dos Magalhaes Fontoura que veio mais recentemente para o Brasil. Meu tetravo Jose Joaquim de Magalhaes Fontoura (n. cerca de 1785) era filho do Alferes Jose Alves de Barros e de Angelica Rosa de Magalhaes Fontoura. Casou-se no Brasil em 1817 com uma catarinense de origem acoriana. Era neto pela parte paterna de Manoel Rodrigues e Francisca Alves. Pela parte materna, neto do Capitao de Infantaria Joao de Magalhaes Fontoura (residente em Moreiras do Vale) com uma mulher solteira, a Maria Jose Salgado. Joao de Magalhaes Fontoura era casado com outra mulher, a Maria Fontoura. O casamento ocorreu em 1737 e nao vi filhos resultantes desta uniao.

Dessa Maria Jose Salgado, nao consegui colher dados ainda. Joao de Mag Font era filho de Antonio Abreu de Magalhaes e Dona Maria Morais de Castro. Ele, por sua vez, filho do Cavaleiro Antonio de Abreu de Magalhes e de Paula Couraca de Camoes. Ela, filha de Francisco de Castro Borges e de Isabel de Magalhaes Fontoura. Esta Isabel era filha de Gaspar de Magalhaes Fontoura e de Isabel da Costa. Este filho de Bras de Magalhaes Fontoura e de Catarina de Passos. Em seguida vem nomes como Gaspar de Magalhaes e Antonia Fontoura, que voce ja conhece.
Nao foi uma busca muito facil. Um livro em particular esta em pessimo estado e tambem houve mudancas de nome que me deixaram confusa.
Saudacoes
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - para Maria Isabel Fontoura

#320617 | IsabelFont | 12 jan 2013 17:44 | Em resposta a: #320596

Cara confrade Giselle,

Muito me satisfaz que tenha encontrado tudo o que queria!

Lembro-me perfeitamente de ter falado consigo, por aqui!
Mas agora deixe-me perguntar: quais foram as sua fontes? Foram assentos de baptismo e casamento mesmo? de Vila Real?
É que alguns dos dados não coincidem com os meus; é claro que nos meus posso sempre ter "metido água" pq recorri muito a NFGayo e a outros livros com outras interpretações.

Acho que para nos sintonizarmos temos que datar os acontecimentos. Se tiver encontrado tudo em Assentos, é se os tiver interpretado bem, como julgo que sim, então a sua fonte é mais segura que a minha.
De qq modo eu situo os meus "Magalhães Fontoura" iniciais por volta de 15xx.

Ou seja o primeiro GASPAR de MAGALHÃES teria nascido cerca de 1528, filho de Francisco Pires e de Francisca de Magalhães; Este casou com Antónia de Fontoura, sendo que aqui dá origem a vários Magalhães Fontoura(nalguns casos) e outros só Magalhães e registei 9 filhos.
Nós descendemos daquele que registei como sendo o 2º filho = Gonçalo de Magalhães.
A Confrade Giselle deve descender dquele que registei como sendo o 3º filho = Braz de Magalhães Fontoura, que por sua vez teve realmente um outro GASPAR, e por sua vez um neto João de Magalhães Fontoura!´

Será?
Não me preocupei com outros ramos a não ser "o meu Gonçalo" pelo que não a poderei ajudar muito mais.

Mas, se conseguir procure em Nobiliário Felgueiras Gayo (há 1 versão online) e há uns nºs da Revista Raízes e Memórias, especialmente as nºs 12 e 13 em que o genealogista Luiz de Mello Vaz de São Payo trata muito bem estes ramos Fontoura's...

Muito obrigada pela sua mensagem e disponha sempre!
Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - para Maria Isabel Fontoura

#320641 | wolffg | 13 jan 2013 02:45 | Em resposta a: #320617

Prezada Maria Isabel,
A historia que lhe contei foi baseada quase 100% em registros paroquiais de Santa Maria Maior e da freguesia de Moreiras do Vale, que sao os dois locais que pesquisei. Assentos de batismo, casamento e um de obito. Fiz uma varredura nos livros entre 1880 e 1700, ora buscando num local ora em outro, conforme indicado nos registros. De 1700 para tras, ainda nao consegui olhar os livros, apenas confiei em pesquisas alheias, incluindo o Felgueiras Gayo.
Houve mudancas pequenas nos nomes pelo meio do caminho, que me deixaram meio confusa.
Este Joao de Magalhaes Fontoura de que fala no final da sua mensagem creio ser meu sexto-avo, que teve uma filha natural de nome Isabel de Magalhaes Fontoura com uma mulher solteira chamada Maria Jose Salgado. Segue transcricao do registro de quem creio ter sido meu tetravo, o Jose Antonio (no Brasil aparece como Jose Joaquim). Este teve 3 irmaos mais novos, Rita, Francisco e Antonio na mesma Santa Maria Maior.
Seria bom se pudessemos comparar seus dados desse Joao de Magalhaes Fontoura com o que tenho ate agora, pois sei que estuda essa familia ha mais tempo que eu! O meu Joao de Magalhaes Fontoura faleceu em fevereiro de 1761 e era oficial de Infantaria!
Segue abaixo batismo de quem creio ser meu tetravo. Saudacoes!
Registro de Batismos – Paróquia de Santa Maria Maior, Chaves, Vila Real, Portugal Repartição de Baixo, Livro 006, Imagem 77 – 16 de Abril de 1785
José Antônio
Aos desesseis dias do mês de abril de mil, e sete centos, oitenta e cinco annos nesta Matriz da Villa de Chaves eu o Padre Manoel Camello reitor da mesma baptizei solemnemente e pus os Santos Óleos a José Antônio que nasceu aos cinco deste ditto mês filho legítimo de José Alves e de Donna Angélica Rosa moradores em Alfandega; elle baptizado em São Pedro Velho de Villa Real filho legítimo de Manoel Rodrigues e de Francisca Alves; foi padrinho digo; ella baptizada em Moreiras do Vale freguesia de Nossa Senhora da Expectação filha natural de Capitão João de Magalhaens, e de Maria José Salgado natural de Villar de Frades; foi padrinho o Mui Reverendo Doutor José Antônio Pereira Coelho Vigário Geral desta Commarca e Madrinha Donna Maria Angélica Magalhaes Fontoura desta Villa por seu procurador Seu Pai Bento Correia de Magalhaens Fontoura Sargento Mor desta Praça. Forao testemunhas João Borges morador nesta Villa e o Padre Antônio Moutinho Sachristão desta Igreja, de que se fez este assento que assignei. Chaves, dia, mes, era ut supra.
José Antônio Pereira Coelho
Rev. Manoel Camello
Bento Correia de Magalhaens Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fontoura - para Maria Isabel Fontoura

#320642 | wolffg | 13 jan 2013 03:30 | Em resposta a: #320617

Prezada Maria Isabel,

Agora estou achando possivel que tenha havido dois com o mesmo nome de Joao de Magalhaes Fontoura, pois o meu parece ser um pouco mais recente que este de que fala! Veja o registro de obito deste meu:
Aos vinte um dias o mes de fevereiro de mil setecentos e sessenta e um anos, faleceu da vida presente Capitão João de Magalhães Fontoura com todos os sacramentos, digo [no orador na Igreja das Eiras] com todos os sacramentos e não fez testamento e está enterrado nesta Igreja de Nossa Senhora da Espectação de Moreiras desta Comarca de Chaves. E para constar fiz este termo dia e era et supra. O Vigário Antonio Borges da Cruz

Como pais bastante provaveis dele, tenho Antonio de Abreu de Magalhaes e Maria Morais de Castro, conforme registro que encontrei em Santa Maria Maior de dezembro de 1712. Fui atras do casamento desse mesmo casal e encontrei o casamento dos dois em 9 de abril de 1700, em que os pais dos noivos eram Antonio (de) Abreu de Magalhaes e Paula Couraca. Da noiva, os pais eram Francisco de Castro Borges e Dona Isabel (de Magalhaes Fontoura?). Este casal teve uns 8 filhos entre 1700 e 1718. A minha pesquisa nos registros foi apenas ate ai! Depois fiquei sabendo que todos os quatro pais dos noivos constam no Felgueiras Gayo. Mesmo assim, sempre dou preferencia aos registros paroquiais. Nao os pesquisei ainda, porem faz parte dos meu planos para o futuro.
Saudacoes
Giselle

Resposta

Link directo:

Familia Fontoura

#347375 | JM | 17 jun 2014 21:36 | Em resposta a: #320596

Boa noite Maria Isabel

Hoje tropecei no seu tópico. A razão do meu interesse é que estou "encalhado" num antepassado meu também chamado Gonçalo de Mag. e que passou pelo Porto e lá teve um filho em 1670. Por azar falta o livro de casamentos da paróquia onde esse filho nasceu, pelo que não consigo saber se o Gonçalo Mag. e a mulher lá casaram, nem saber mais nada sobre eles. Já corri todas as freguesia à volta e não encontro nada. Terá mais informações sobre os descendentes do seu Gonçalo de Magalhães?
desde já muito obrigado

JM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 09:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen