Alguém que resida os se desloque a Leiria?

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117295 | R.Miguel Nunes | 25 abr 2006 01:02

Caros Confrades,

Seria possivel verificar na cidade de Leiria se o imóvel sito na Travessa da Paz, N.º14, será um imóvel que com toda a certeza já existiria em 1909?
Se possivel, e apenas em caso afirmativo, gostaria de obter uma imagem do referido imóvel.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117321 | R.Miguel Nunes | 25 abr 2006 12:31 | Em resposta a: #117295

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117503 | silvestre | 27 abr 2006 21:09 | Em resposta a: #117295

Caro Sr.
Tem alguma ideia onde se situa essa travessa? será na zona histórica? de momento não tenho muito tempo mas poderei tentar saber oportunamente.
Cumprimentos
Vera
silvestre@ aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117649 | R.Miguel Nunes | 29 abr 2006 22:00 | Em resposta a: #117503

Caro Silvestre,

Pelo que pude pesquisar, é sim na zona histórica não muito longe do Arquivo Distrital de Leiria, entre o mesmo e o castelo (isto em termos de mapa).. Agradeço a disponibilidade e as informações possiveis.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117676 | silvestre | 30 abr 2006 11:19 | Em resposta a: #117649

Caro Miguel
Aproveitei para fazer turismo em casa e encontrei o imóvel que refere. Fica situado numa travessa que liga ao Terreiro e às escadas de Santo Estevão. A casa, bastante antiga, é branca, tem dois pisos com duas janelas cada um e uma porta e janela no piso térreo. Está habitada e mais ou menos conservada. Deve ter a traça original. Tirei algumas fotos que posso enviar para o seu email se mo enviar.
Cumprimentos
Vera
silvestre @ aeiou . pt

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117677 | chartri | 30 abr 2006 12:05 | Em resposta a: #117649

Bem, tambem por lá andei. Pensava lá voltar na terça feira com máquina fotografíca.

Confirmo o que a nossa confrade (ou sera confreira !) lhe indica.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117682 | R.Miguel Nunes | 30 abr 2006 13:13 | Em resposta a: #117676

Cara Vera,

Muito agradeço a sua amabilidade e auxilio que me prestou dado que pelo menos num futuro próximo, não poderia de todo, fazer uma incursão (embora à já muito agendada) à cidade de Leiria, que lamento imenso ainda não conhecer.
Para o envio das referidas fotos, por favor, utilize o seguinde endereço de correio electrónico: abc_mafonso(arroba)yahoo(ponto)com

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117683 | R.Miguel Nunes | 30 abr 2006 13:17 | Em resposta a: #117677

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Muito agradeço a sua disponibilidade e auxilio. Se por acaso tiver alguma informação da dita casa e de quem nela reside, por favor não exite em contactar-me através de correio eletrónico: abc_mafonso(arroba)yahoo(ponto)com

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117701 | silvestre | 30 abr 2006 19:27 | Em resposta a: #117677

Caro Ricardo
Desculpe a pergunta. É parente do Miguel, de 8 anos, colega do meu filho?...
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117717 | chartri | 01 mai 2006 01:07 | Em resposta a: #117701

Cara Vera

Bem não conheço o Miguel de 8 anos. Se vive em Leiria conhecera a propriedade em frente da Câmara Municipal, a Vila Portela. Sou o filho do dono dela.
Tenho uma página na Internet sobre a minha familia em chartersdeazevedo.com.

Mas diga-me quem é esse Miguel de 8 anos

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117728 | silvestre | 01 mai 2006 08:20 | Em resposta a: #117717

Caro Ricardo
Sei qual é a propriede, um edem dentro da cidade!
O menino estuda no Colégio da Cruz d'Areia e tem o vosso apelido. Nós os pais conversamos, ensaiamos, etc mas nunca sabemos os nomes uns dos outros. Passamos a ser "o pai de" ou "a mãe de". Quando voltar a encontrá-los pergunto-lhes.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117731 | R.Miguel Nunes | 01 mai 2006 09:58 | Em resposta a: #117676

Cara Vera,

Já aceitei o seu convite, por favor envie as imagens para, miguel(ponto)abc(arroba)gmail(ponto)com , sem querer abusar, por acso a Vera reside perto do Regimento de Artilharia n.º 4 (em Leiria), um bisavô meu cumpriu aí o serviço militar e também busco umas imagens desse quartel, pois tenho como objectivo cria um livro de familia com os costados, fotos, desenhos e as estórias paralelas (mais ou menos reais) que correm no seio da familia. Par que possa levar um pequeno "tesouro" familiar qur«e atravesse as futuras gerações da minha familia.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117732 | R.Miguel Nunes | 01 mai 2006 10:00 | Em resposta a: #117677

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Sem querer abusar, por acaso reside perto do Regimento de Artilharia n.º 4 (em Leiria), um bisavô meu cumpriu aí o serviço militar e também busco umas imagens desse quartel, pois tenho como objectivo criar um livro de familia com os costados, fotos, desenhos e as estórias paralelas (mais ou menos reais) que correm no seio da familia. Par que possa legar um pequeno "tesouro" familiar que atravesse as futuras gerações da minha familia.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117733 | R.Miguel Nunes | 01 mai 2006 10:04 | Em resposta a: #117649

Cara Vera,

Perdoe-me as gralhas, apenas irei corrigir uma delas que me parece imperdoavel: onde se lê "levar um pequeno tesouro" deve ler-se "legar u pequeno tesouro"...

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117738 | chartri | 01 mai 2006 11:02 | Em resposta a: #117732

Caro Miguel Nunes

Não, não tenho fotos do Quartel de Artilharia 4. Nem resido perto dele. Mas se pensa fazer um livro passe por lá, passei-se por Leiria, perca-se na parte velha (com uma máquina fotográfica), tire fotos à estátuas e a algumas placas antigas, passe pelo cemitério antigo, vá à Livraria Martins (onde encontra alguns livros, recentes !, sobre Leiria), enfim, procure entrar no "clima" da época que irá retratar.

No fim é o que faço um dia por semana pois o meu livro, do mesmo género do seu, sairá la para o final do ano. Pode ver o género na página que já coloquei na net em chartersdeazevedo.com. Dei já uma entrevista a um jornal de Leiria sobre a casa da minha família, com o título "Os mistérios da Vila Portela", onde contei "estórias" engraçadas. Donde terei alguns leirienses potenciais compradores do meu livro...

No Arquivo Distrital de Leiria "encontrei" mais de 1700 antepassados e primos, o que me obrigou a constituir uma base de dados.

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117739 | chartri | 01 mai 2006 11:08 | Em resposta a: #117728

Cara Vera

Muito obrigado pelo esclarecimento. Veja quem são os país. Serão sempre meus primos, pois o nome "Charters" vem de uma uníca pessoa,ou de sua irmã, que se fixaram em Leiria (ou em Regueiras de Pontes) no início do século XIX. Mas como entende nas minhas pesquizas não me interessei pelos mais novinhos. A minha base de dados tem cerca de 1700 indivíduos, mas muito "mais velhos" que o pequeno Miguel.

Amanhã, continuarei as minhas pesquizas, na parte da manhã, nos aquivos da casa de família em Leiria. è um nunca mais acabar de tesouros...
Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117741 | R.Miguel Nunes | 01 mai 2006 12:22 | Em resposta a: #117738

Caro Eng. Ricardo Charters d'Azevedo,

Agradeço a sua atenção e amável "convite" a visitar a "sua Leiria", algo que à muito tenho agendado, mas que por motivos académicos venho sucessivamente adiando. Mas espero concretizar essa visita ainda este Verão.
Se tiver conhecimento de alguma informação relevante acerca do quartel pelos anos 1927/1937, não exite em contactar-me.

À sua disposição,
R.Miguel Nunes

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117742 | R.Miguel Nunes | 01 mai 2006 12:25 | Em resposta a: #117738

perdoe-me a inadvertida repetição...

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117840 | R.Miguel Nunes | 02 mai 2006 11:35 | Em resposta a: #117738

Caro Eng. Ricardo Charters d'Azevedo,

Conhece alguma resenha acerca do Antigo Paço Episcopal, em especial no periodo que albergou o RA n.º4? E fotos tem conhecimento da existencia de fotos?
Antecipadamente grato pela atenção.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117841 | R.Miguel Nunes | 02 mai 2006 11:36 | Em resposta a: #117728

Cara Vera,

Conhece alguma resenha acerca do Antigo Paço Episcopal, em especial no periodo que albergou o RA n.º4? E fotos tem conhecimento da existencia de fotos?
Antecipadamente grato pela atenção.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117878 | silvestre | 02 mai 2006 19:49 | Em resposta a: #117841

Caro Miguel
Já enviei as fotos para o seu gmail. O Antigo Paço Episcopal julgo que é onde está instalada uma conhecida marca de pronto a vestir mas não vejo estrutura para ser quartel. Sabe o nome da Rua?
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117879 | R.Miguel Nunes | 02 mai 2006 19:59 | Em resposta a: #117878

Cara Vera,

Segundo dados do exército, o referido quartel funcionou no antigo Paço Episcopal, hoje sede da PSP... segundo julgo será dentro das muralhas do castelo... mas como não conheço Leiria poderei estar a cometer a maior gafe, sem me estar a dar conta de tal. Qualquer informação por favor entre em contacto.
Desde já agradeço o cuidado e as imagens que me conseguiu.

Ao seu dispor,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117881 | chartri | 02 mai 2006 20:37 | Em resposta a: #117840

Caro Miguel Nunes

Julgo deverá procurar no Arquivo Histórico Militar (entrada pala porta junto da Estação de Santa Apolónia e aberto das 10h à 19h) que têm um arquivo de fotos e pode ser de quarteis em Leiria .

Igualmente junto do Arquivo Distrital de Leiria. Como têm um bom arquivo de jornais e revistas pode ser que encontre por lá fotos interessantes.

São estas as minhas sugestões.

O meu bisavô era amante de fotografia mas não conheço, no seu arquivo, fotos sobre quarteis ou vistas deles (de resto o presente quatel de Infantaria, 7 (?) junto ao Telheiro, no termo de Leiria, foi construido parcialmente num pinhal pertencente à minha família).

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117883 | R.Miguel Nunes | 02 mai 2006 21:11 | Em resposta a: #117881

Caro Eng. Ricardo Charters d'Azevedo,

Agradeço imenso as suas prontas sugestões, que certamente irei seguir...

Ao seu dispor,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117886 | silvestre | 02 mai 2006 22:17 | Em resposta a: #117879

caro Miguel
A sede da PSP fica fora do Castelo mas não deixa de ter alguma razão pois diz-se que é o único castelo com uma torre e muralhas fora de portas embora, penso eu, não circunde o edifício da PSP.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que resida os se desloque a Leiria?

#117899 | chartri | 03 mai 2006 00:29 | Em resposta a: #117886

"Leiria tem um rio que corre para cima, uma torre que não tem Sé, uma Sé que não tem torre e uma Rua Direita que o não é". (Rima Popular) "

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 16:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen