Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Pessoas | Famílias | Arquivos

Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

#117762 | henrdias | 01 mai 2006 16:58

Caros Confrades:

A "pedido de várias famílias" com raízes nas "Cinco Vilas", resolvi abrir este novo tópico.

Ou melhor, decidi aceitar a sugestão do confrade Luís Piçarra no tópico "Genealogia das Cinco Vilas" em 18-04-2006, no sentido da abertura de tópicos mais específicos, pois torna-se cada vez mais difícil seguir os assuntos que se encontram dispersos nos vários tópicos referentes a esta região.

Começo com Manuel de Sousa Ribeiro, pois foi o patriarca que esteve na origem de algumas das mais notáveis famílias das Cinco Vilas, e sobre o qual persistem algumas dúvidas.

Na base de dados do Genea aparece duplicado, sendo uma vez referido como Manuel de Sousa Ribeiro, e outra como Manuel de Sousa Azevedo Ribeiro. Na primeira referência, aparece apenas com um casamento com Isabel Mendes de Jesus, mas cuja data de 1696, se trata da data do casamento de seus pais. Na outra referência aparece com três casamentos, cuja ordem está trocada, e cujo terceiro casamento (com uma desconhecida, segundo o Genea) começo a questionar se terá sido efectivamente realizado.

É certo que ainda não procedi a um "varrimento" exaustivo dos paroquiais de Chão de Couce, e também pode ter sido realizado noutra paróquia. Mas o que encontrei até agora, foi o primeiro casamento dele com Isabel Mendes de Jesus em 26.12.1737, e o segundo com a Maria Joaquina em 09.09.1760. (ver intervenção de 22-01-2006, no tópico de "Teixeira de Castro de Chão de Couce")

No primeiro casamento diz que a Isabel Mendes de Jesus era filha de João Curado Bello e de Isabel Mendes. E no segundo diz que havia sido casado primeira vez com Isabel Curada, filha de João Curado e de Isabel Mendes ... repare-se que o padre foi o mesmo, e veja-se o "rigor" que havia nestas coisas. Por vezes o nome era abreviado, e outras vezes a pessoa era referida não pelo nome que tinha, mas pelo nome por que era conhecida. E agora....sobra para nós, e presta-se a erros de interpretação. Daí eu entender que devia mos reunir a maior quantidade de dados para uma análise mais aprofundada, antes de publicar o quer que seja.

Mas a minha dúvida em relação ao terceiro casamento, prende-se com o facto de decorrerem 23 anos entre o primeiro e o segundo. É certo que ele deve ter casado muito novo, acreditando na data de 1720 dada pelo Genea para o seu nascimento, significa que casou com 17 anos, o que não era muito vulgar nessa época.
Também acho estranho (apesar de desconhecer a data de óbito da mulher), que nestes 23 anos apenas tivesse um filho, o José de Sousa Ribeiro nascido no primeiro ano de noivado.
Por outro lado, tenho conhecimento de pelo menos seis filhos das segundas núpcias, sendo que o último nasceu em 1774, o que equivale a dizer que o "nosso" Manuel teria então 54 anos, e as terceira núpcias, a existirem, teriam de ser posteriores a esta data.

Acontece, porem que eu tenho mais dois filhos de Manuel S.R. desta feita com uma Isabel de Jesus (cuja ascendência desconheço), e que o mais cómodo seria considerá-la como a terceira mulher do Manuel S.R. Mas as coisas parecem não encaixar, porque (apesar de não conhecer as datas de nascimento destes filhos), sei que o António José de Sousa casou em M.D.M. a 30.10.1776, e o João de Sousa Ribeiro casou em C.C. a 10.03.1778. E isto coloca-os a nascer por volta de 1751/53, ou seja, na vigência do primeiro casamento.

Portanto, quanto a mim, este João S. R. e o António José S. seriam irmãos do José S. R., e a mãe Isabel de Jesus, não seria, nem mais nem menos que a Isabel Mendes de Jesus com o nome abreviado, como era costume, pois já nessa época "o tempo era dinheiro" e o papel e a tinta também deviam custar umas patacas...

Bem, e por hoje é tudo, conto em breve voltar aqui mais desenvolvimentos acerca desta questão.

Cumprimentos, Henrique Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

#117786 | luis262 | 01 mai 2006 19:17 | Em resposta a: #117762

Caro Henrique,

Tenho estado a analisar a última documentação que me enviou ea confrontar com dados, nomeadamente, registos dos quais possuo fotocópias. Noutra ocasião contactarei consigo para trocarmos impressões sobre algumas discrepâncias que possam, eventualmente,surgir mas, como noutro local já tive ocasião de escrever, nunca é demais salientar a importância do trabalho de investigação que tem vindo a fazer.

Sobre os dados que constam no Genea em relação aos dois ou três casamentos de
Manuel de Sousa Azevedo Ribeiro, não sei quem os colocou lá...
A partir dos elementos que possuo na cópia da certidão de casamento de Francisco Maria Teixeira Pimentel , com Maria Rosa , da qual constam os nomes dos pais e dos avós desta, estabeleci a ligação, numa altura em que o Martim e sua descendência ainda não estavam editados.

Aproveito para chamar a atenção para a intervenção de Luis Alves de 06.11.2005 :17, no tópico Martinho Borges de Azevedo.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

#117788 | luis262 | 01 mai 2006 19:21 | Em resposta a: #117786

Adenda : 06.11.2005, : 17.55.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

#117796 | luis262 | 01 mai 2006 20:16 | Em resposta a: #117786

Caro Henrique,

Devo acrescentar que o consta na referida certidão é que Maria Rosa é neta "materna de Manuel de Sousa Ribeiro e de Maria Joaquina da Vila de Chão de Couce".
Por outro , o Gayo fala em Manuel de Sousa de Azevedo e diz que este casou duas vezes e não tres.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

#117816 | fribeiro | 01 mai 2006 23:58 | Em resposta a: #117762

Caro Henrique Dias

Excelente ideia a de criar este tópico...

Quanto às datas que fui inserindo no Genea, obtive-as através dos suportes normais, assentos de baptismo e casamento ( neste momento até à data de 1668 - nascimento de José de Sousa e Azevedo e Joana Maria Ribeiro ).

Um abraço

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro

#156354 | henrdias | 16 mai 2007 23:55 | Em resposta a: #117816

Caro Tiago Flores,

numa tentativa de avivar este tópico que se encontra um pouco "adormecido", deixo aqui os dados que lhe referi ontem, tirados da ttonline:

CódigoReferência PT-TT-TSO/IL/28/5062
Título Processo de Carlos de Sousa: Cristão-Velho Ribeiro
Datas 17/12/1759
NívelDescrição Documento Composto
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 5062
ÂmbitoConteúdo Crime/Acusação: Fazer-se passar por sacerdote, para se livrar da perseguição das justiças seculares, por alguns crimes que lhe imputavam
Estatuto Profissional: Almoxarife e Juiz Dos Direitos Reais e Escrivão Dos Órfãos de Penela
Naturalidade: Chão de Couce
Morada: Penela
Situação Geográfica (Morada): Assistente Em Lisboa, No Quartel Dos Soldados do Cais
Pai: José de Sousa Azevedo, Escrivão Dos Órfãos da Comarca Das Cinco Vilas de Chão de Couce
Mãe: D. Joana Maria Ribeira
Estado Civil: Casado
Nome do Cônjuge: D. Teresa Eulália de Sousa Fragosa
Data da Apresentação: 17/12/1759
Outros Dados: SUMÁRIO DE TESTEMUNHAS E APRESENTAÇÃO DO RÉU; O RÉU TINHA ORDENS MENORES; 41 FLS., M.C., MANCHADO.
EntidadeDetentora IANTT
CaracterísticasFísicas manchado
Aviso registo migrado de base de dados Oracle

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen