Torre do tombo on-line

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Património

Torre do tombo on-line

#117943 | melisa | 03 mai 2006 16:22

Valiosas Informações podemos agora colher na Torre do Tombo on-line.

Pena é encontrarem-se alguns erros:

Assim pesquisando por Massai, poderemos aceder à "Descrição e plantas da costa, dos castelos e fortalezas, desde o reino do Algarve até Cascais, da ilha Terceira, da praça de Mazagão, da ilha de Santa Helena, da fortaleza da Ponta do Palmar na entrada do rio de Goa, da cidade de Argel e de Larache. "

Este documento resulta de estudos efectuados por Alexandre Massai engenheiro de Sua Magestade que em 1617 ..."foi incumbido de fazer diligências acerca das obras e fortalezas do reino do Algarve e da calheta de Sines, de que resultaram descrições com notícias sobre a história e a geografia dos lugares, sobre o estado das fortificações (as obras realizadas e as que deviam ser feitas), sobre as guarnições e a artilharia existentes, os tipos de navios que vinham aos portos, a navegabilidade dos rios, as armações, as fontes ou as pessoas que forneceram informações, entre outros assuntos, bem como plantas ou traças com suas legendas ou declarações.
Assim inclui a descrição do reino do Algarve a advertência em matéria de estado: fortificações, armas e munições, o cultivo das terras"...

Pena foi que ao digitalizar não houvesse o necessário cuidado não correspondendo as imagens ao texto de pesquisa ( pelo menos em alguns casos), dando uma noção errada do que seriam estas povoações no século XVII

Por exemplo:

ALVOR que se encontra realmente na página 40 e 41 deste trabalho, aparece descrito como PLANTA DO CASTELO DE LAGOS.

A planta de LAGOS aparece descrita como da FORTIFICAÇÃO DA BALEEIRA.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#118074 | tcorrea | 05 mai 2006 19:30 | Em resposta a: #117943

Como se vai lá

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#118077 | hugmartins | 05 mai 2006 19:51 | Em resposta a: #117943

Boa tarde Elisa
Tenho a mesma pregunta..come se vai a torre do tombo o Line.
Mais outra vez obrigada
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#118081 | melisa | 05 mai 2006 20:24 | Em resposta a: #118077

Cara Huguete e Tcorreia

Por 3 w.iantt.pt. Depois clicar em Torre do Tombo on-line.

Clicar depois em Descrições Arquivistas que se encontra no topo do texto entre outros.
Aparece um quadro.Se colocar em ANY TEXT o que pretende ( poderá ser o nome de uma localidade, pessoa ou família, cargo) neste caso Massai e clicar em Search.

Surge um quadro onde se encontra entre outros dados o título e a data do documento.
À esquerda deste quadro encontra-se o número 1. Clique aí.

Surgem então várias referências sobre o documento e na base encontram-se escrito :

IMAGENS FICHEIRO DE IMAGENS LEGENDAS

Por debaixo de imagens existem uns algarismos a verde clicando em cada um deles poderão ter acesso às diferentes páginas do documento.

Desculpem o basismo desta informação.
Caso tenham alguma dúvida que eu possa e saiba eslarecer estou ao vosso dispôr.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Nota para a Huguete

Já vi a sua última mensagem sobre os seus antepassados e tomei nota para quando fôr ao Arq.Dist. de Faro
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#118124 | hugmartins | 06 mai 2006 10:39 | Em resposta a: #118081

Cara Elisa
Muito obrigada........por sua gentileza
Cumprimentos.
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#128691 | hugmartins | 16 set 2006 16:44 | Em resposta a: #118081

Boa tarde Elisa
Bastante tempo que nào ligo.
Ainda nào tive ocasiao voltar aos arquivos de Faro.Sera que a senhora tivesse ido,e encontrado alguns dados para mim!
Cumprimentos
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#128695 | melisa | 16 set 2006 17:26 | Em resposta a: #128691

Cara Huguete

Na realidade ainda não voltei lá.

Penso ir talvez na próxima semana.

O seu pedido não está esquecido, só que moro a 70 Km e nem sempre tenho tempo disponível para lá ir.

Bom fim de semana

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#128704 | hugmartins | 16 set 2006 19:08 | Em resposta a: #128695

Cara Elisa
Era so uma pregunta.............muito obrigado pela sua gentileza.
Cada vez que fuio aos arquivos eram so 40 km ............e nao sempre posivel.
Mais uma vez,obrigada.Cumprimentos.
Huguette

Resposta

Link directo:

Torre do tombo on-line

#130511 | JoaoCarlosCosta | 09 out 2006 08:27 | Em resposta a: #117943

Eu queria obter informacao sobre os Arquitectos -
*Joao Guilherme Faria da Costa, nasceu em 16/04/1906 em Sintra e morreu em 19/01/1971 Lisboa
*Joao Faria da Costa, nasceu em 1896 em Sintra e morreu em 1976 em Lisboa
Eu queria saber com quem casaram, nome das esposas e filhos, e local onde faleceram, -Freguesia, Concelho

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#130512 | Voadora | 09 out 2006 08:55 | Em resposta a: #117943

Li este post e adorei saber que se podia aceder à Torre de Tombo via net. Eu mesma já começei a estudar algumas coisas que me interessam.

Resposta

Link directo:

Brazão de Armas da Familia Cordes

#235151 | joaopiorro | 27 jul 2009 14:47 | Em resposta a: #130512

Agradeço, se possível, o envio do Brazão de Armas da Família Cordes, Sinel ou Sinel de Cordes, com as respectivas cores.
Muito Obrigado

JoãoJosé Celestino Soares Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de Armas da Familia Cordes

#239800 | eterna | 21 set 2009 16:56 | Em resposta a: #235151

Olá João Piorro
Desculpe a pergunta, mas porquê o interesse na familia Cordes?

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de Armas da Familia Cordes

#239810 | FLMF | 21 set 2009 19:29 | Em resposta a: #235151

Caro João José Celestino Soares Rodrigues

Encontrá-lo-á, por exemplo, bem descrito no ARMORIAL LUSITANO,Genealogia e Heráldica, Editorial Enciclopédia,Ldª, Lisboa,1961, na página 172. Em consulta na Biblioteca Nacional.

Resposta

Link directo:

RE: Brazão de Armas da Familia Cordes

#239811 | FLMF | 21 set 2009 19:41 | Em resposta a: #235151

Caro´Joãopiorro

Ainda sobre Cordes, comunico que é assunto em minhas pesquisas...
flmfernandes@yahoo.fr

Ao dispor
Fernando L.M.Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262012 | LADYLI63 | 12 set 2010 17:38 | Em resposta a: #130512

OS MEUS CUMPRIMENTOS.
Agradecia caso esteja nos V/ serviços, uma informação referente a um ancestral meu.
No ano de 1829, um, Juiz de Paz descendente de família nobre e muito conceituada, de Paços de Ferreira, visto membros desta mesma família terem lutado na Guerra da Invasão Francesa contra Portugal, ou seja: terem feito parte da resistência contra as forças de Napoleão, o que levou-os a ter sido condecorados.
Agradecia, caso esteja ao alcance dos vossos serviços, enviarem-me o nome do já referido, Juiz de Paz, filho de um Conde, tendo tido uma filha do seu casamento legítimo de nome, Isabel, segundo informações da minha família, terá sido, aia da RAINHA DONA AMÉLIA.
E, um filho de nome, Manuel José Pedro Meireles, só que de uma relação extra conjugal, com uma senhora francesa.
Devido ao atrás exposto, nos os descendentes do filho-( MANUEL JOSÉ PEDRO MEIRELES), perdemos o nome do nosso bisavó, ou seja: o juiz de paz.
Ficaria muito grata se me dessem esta informação, visto acreditar que conste nos vossos ficheiros, dado ser uma família de renome e brasão.
Muito grata pela vossa atenção, aguardo algum tipo de informação dos vossos serviços.
ATENTAMENTE:
LÍDIA MARIA PINHO FREIRE DE MEIRELES.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262016 | tmacedo | 12 set 2010 18:42 | Em resposta a: #262012

Cara Lídia Meireles:

Desculpe-me, antes de mais, a familiaridade no trato de uso corrente neste forum de genealogia.

Este é um espaço de partilha de informação. Está-se a dirigir a uma comunidade de leitores que tem o "bichinho" da genealogia, não a uma entidade que presta serviços informativos.

Pelo que diz, parece-me que tem de fazer pesquisa de ascendentes até chegar a esse "mítico" antepassado que, como quase todos os seus compatritas, se opôs à invasão francesa. Não é o facto de ter sido juiz da paz numa qualquer paróquia do concelho de Paços de Ferreira que o distingue de tantos outros. Começando pelo seu pai, daí passando a seu avô. Uma geração a seguir à outra até lá chegar. Para chegar ao nome do pai de MANUEL JOSÈ PEDRO MEIRELES (filho do tal juiz de paz) "bastar-lhe-á" aceder ao registo de baptismo de um filho do mesmo MANUEL JOSÉ. E isso ninguém fará por si...

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262045 | LADYLI63 | 13 set 2010 00:15 | Em resposta a: #262016

CARO SENHOR ANTÓNIO TAVEIRA:
Muito obrigada pela sua rápida resposta, e já agora peço desculpa por ter entrado pelo sitio errado do forum.
De qualquer maneira e, para que perceba o porquê de eu socorrer-me dos vossos serviços, tal como o senhor diz e muito bem, esse meu antepassado, " mítico", reconheceu o filho-( Manuel José Pedro de Meireles), mas não com o seu sobrenome, visto o menino ter sido criado, não pela sua verdadeira mãe,( a senhora francesa, alias nunca a conheceu), mas sim, pela esposa do Juiz de Paz.
Para que perceba mais um pouco de toda esta dramática história familiar, o José Pedro, filho do Juiz de Paz, seguiu a via do sacerdócio, abandonando os seus votos por amor a uma senhora, que foi a minha bisavó...travou uma luta muita grande com o poder Eclesiástico, para que lhe retirassem os votos para se puder casar...o que só lhe foi concedido, quando a sua esposa já estava no leito da morte. Já os filhos eram homens, e a filha uma mulher, dado que ele assumiu essa relação, mesmo sem o consentimento do Vaticano...O que lhe valeu, ter sido deserdado!
Daí os filhos, entre os quais o meu avó, já em idade adulta, simplesmente não tinham sobrenome, e após a morte de sua mãe, que é quando finalmente eles são registados oficialmente, o sobrenome deles é: Meireles.
Até ao ao meu bisavó, José Pedro Meireles, conseguimos chegar...para trás, nada...simplesmente não estamos a conseguir...daí eu ter tentado simplificar a questão através do pai o, ( Juiz de Paz), Paços de Ferreira, ano de 1829...mas, mais uma vez e, tal como o senhor designou e muito bem, ( figura mítica)...mítica vai continuar, visto já ter tido familiares do Brasil que se deslocaram de propósito a Portugal, para descobrir o nome do nosso trisavó,( Juiz de Paz)...mas, esbarra-se sempre aqui!
E, creio que será porque na realidade o meu bisavó, não foi registado com o sobrenome de seu pai...pode até ser o da esposa do Juiz de Paz, mas isso vai permanecer no segredo dos " Deuses"!
Muito obrigado pela gentileza de me ter respondido, e ter tentado ajudar, mas não é nada que já não se tenha feito já.
Creio que foi eu a tentar acreditar numa bênção vinda desse mesmo mundo dos deuses!
Muito obrigado.
ATENTAMENTE:
LÍDIA MARIA PINHO FREIRE DE MEIRELES.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262052 | fertelde | 13 set 2010 01:46 | Em resposta a: #262045

Estimada Lidia Meireles:

Tente nas hemerotecas ligadas a essa vila, ou cidade, encontrar noticias sobre o nome do Juiz de Paz que ali exercia nessa época.

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262105 | LADYLI63 | 13 set 2010 21:08 | Em resposta a: #262052

CARO SENHOR ANTÓNIO TAVEIRA:
Mais uma vez, muito obrigado por toda a informação que tão prontamente me prestou.
Vou seguir o seu conselho, inclusivamente já me informei na Biblioteca da minha área de residência, e tal como o senhor, também a pessoa que me atendeu, achou muito estranho a família ainda não ter conseguido encontrar o nome do dito,
" mítico", JUIZ DE PAZ.
Muito grata pela sua tenção.
ATENTAMENTE:
Lídia Maria Pinho Freire de Meireles.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262117 | fertelde | 14 set 2010 00:31 | Em resposta a: #262012

http://terrasdeportugal.wikidot.com/pacos-de-ferreira

História
Foi elevada a sede de concelho em 6 de Novembro de 1836 e à categoria de Cidade em 20 de Maio de 1993. Esta pequena cidade encontra-se organizada em torno de dois centros principais. O primeiro núcleo central, mais antigo, é formado pela Praças Dr. Luís e 25 de Abril e pela Praceta de Santa Eulália. Nesta última, está situada a Igreja Matriz, situada numa peculiar colina. De origem incerta, este templo é o local de devoção por excelência dos pacenses. De notar que, da referida colina, podemos desfrutar de uma bela vista panorâmica, já que, a partir daí, se consegue observar grande parte do concelho, nomeadamente a parte mais ocidental (Seroa e Serra da Agrela, Meixomil, Penamaior e Eiriz). Na parte central da Praça Dr. Luís, pode observar-se o Jardim Municipal, datado de 1892, onde merece particular destaque o tri-centenário carvalho alvarinho, o ex-líbris da cidade pacense. No jardim é ainda possível observar a

estátua do Dr. Leão de Meireles, uma das personalidades mais importantes dos primórdios do concelho de Paços de Ferreira

. Mais abaixo, a Praça 25 de Abril é dominada pelo edifício dos antigos Paços do Concelho, inaugurado em 1918, onde funciona actualmente o Museu Municipal e o Posto de Turismo. Defronte da escadaria principal deste edifício, aparece, embora discretamente, o Pelourinho de Paços de Ferreira, único monumento da cidade com a categoria de Património Nacional. Na parte central da praça, marca presença a estátua de D. Sílvia Cardoso, famosa benemérita pacense que abdicou de grande parte da sua riqueza para se dedicar à ajuda dos mais necessitados.
-------------
MarFórum (Fórum Generalista) :: Verificar tópico - Paços de ... - [ Translate this page ]
1 post - 1 author
Presidente da Câmara – Leonardo Ferreira de Meireles, de Bussacos Secretário – José Patrício da Costa Meireles (avô do ilustre pacense, Dr. Leão de Meireles ...
---------
Este Dr. era médico e não Juiz, mas em Paços de Ferreira, não deveria haver muitos Meirelles que não fossem família. Creio que terá uma pista por aqui....

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262158 | LADYLI63 | 14 set 2010 16:10 | Em resposta a: #262105

PREZADO SENHOR ANTÓNIO TAVEIRA:
Profundamente grata, pela amabilidade que tem vindo a ter com a minha pessoa.
Acredito que este link, que me enviou vai-me ajudar imenso nesta busca, só aguardo uma confirmação de uma prima minha, que reside no Brasil, também ela é, trisneta do, " Juiz de Paz", e esteve em terras Lusitanas, em busca desta mesma informação no ano, 2000.
Um muito obrigado.
ATENTAMENTE:
Lídia Maria Pinho Freire de Meireles.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262166 | LADYLI63 | 14 set 2010 16:29 | Em resposta a: #262117

PREZADO SENHOR ANTÓNIO TAVEIRA:
Profundamente grata pela amabilidade que tem vindo a ter com a minha pessoa!
Acredito que esta nova informação, que tão amavelmente me enviou, me vá ajudar imenso na minha demanda.
Só aguardo uma confirmação, de uma prima, que reside no Brasil, também ela, trisneta do: "JUIZ DE PAZ", e esteve em terras Lusitanas, em busca desta mesma informação, no ano -2000.
Um muito obrigado por toda atenção que me tem vindo a prestar.
ATENTAMENTE:
Lídia Maria Pinho Freire de Meireles.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262176 | fertelde | 14 set 2010 17:59 | Em resposta a: #262166

Estimada Srª Lidia Maria:

Estas informações m sido envadas por Fertelde e não pelo sr. António Taveira.

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#262188 | LADYLI63 | 14 set 2010 19:22 | Em resposta a: #262176

ESTIMADO SENHOR:
Faço aqui o meu pedido de desculpas, pelo meu equívoco.
O meu muito obrigado, por toda a ajuda que tão prontamente me foi fornecida pelo forum.
ATENTAMENTE:
Lídia Maria Pinho Freire de Meireles.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#263770 | LADYLI63 | 12 out 2010 02:01 | Em resposta a: #262016

CAROS SENHORES:
OS MEUS CORDIAIS CUMPRIMENTOS.
VENHO ATRAVEZ DO VOSSOS SERVIÇOS SOLUCITAR UM PEDIDO DE INFORMAÇÃO, CASO ESTEJA DESPONÍVEL NOS V/ SERVIÇOS.
AGRECIA QUE ME INFORMASSEM, EM QUE SÍTIO DO PAÍS, O DOUTOR MANUEL JOSÉ DE MEIRELLES GERRA, EM 1830, EXERCEU AS SUAS FUNÇÕES COMO JUIZ?
E, TAMBÉM SE O SEU PAI ERA O CONDE GERRA?
MUITO GRATA PELA ATENÇÃO, E AGUARDANDO UMA RESPOSTA DOS VOSSOS SERVIÇOS.
ATENTAMENTE:
LÍDIA MARIA PINHO FREIRE DE MEIRELES.

P.S.-CASO ESTEJA A PEDIR INFORMAÇÃO NO SITIO INCORRECTO, AGRADECIA QUE ME INFORMASSEM A QUE PARTE ME DEVO DIRIGIR.
MUITO OBRIGADO.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#263796 | LADYLI63 | 12 out 2010 15:54 | Em resposta a: #262188

ESTIMADOS SENHORES:
AGRADECIA QUE ME INFORMASSEM, A QUE PARTE DO FORUM ME DEVO DIRIGIR PARA REQUISITAR UMA INFORMAÇÃO, REQUERENTE AOS NOMES DAS AIAS DA RAINHA DONA AMÉLIA.
GRATA PELA ATENÇÃO.
ATENCIOSAMENTE
LÍDIA MARIA PINHO FREIRE DE MEIRELES

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#263956 | LADYLI63 | 16 out 2010 00:00 | Em resposta a: #263770

EM SEQUÊNCIA DA MENSAGEM DEIXADA POR MIM, EM 12-10-2010, VENHO CORRIGIR O NOME DO DITO JUIZ.
O NOME É-MANUEL JOSÉ DE MEIRELES...E, NÃO GERRA.
ATENTAMENTE.
LÍDIA MEIRELES

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#263957 | LADYLI63 | 16 out 2010 00:12 | Em resposta a: #263956

PEÇO DESCULPA, UMA VEZ QUE O NOME ESTÁ INCOMPLETO.
JUIZ-JOSÉ MANUEL DE MEIRELES GUERRA.
POR ISSO É GUERRA E NÃO GERRA...EMBORA ANTIGAMENTE SE ESCREVESSE-MANOEL, DAÍ TALVEZ TAMBÉM FOSSE GERRA NESSA ALTURA QUE DATA DE 1800, OU ATÉ ANTERIOR VISTO NA REFERIDA DATA QUE DEIXEI AQUI NO FORUM, ELE JÁ EXERCIA FUNÇÕES DE JUIZ E, TUDO O QUE SEI, É QUE ANDOU NA ILHA TERCEIRA-AÇORES, E TAMBÉM ESTAVA LIGADO À ÁREA DE AGRICULTURA.
MUITO OBRIGADO.
LÍDIA MEIRELES.

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO SOBRE O CORREGEDOR-MANUEL JOSÉ DE MEIRELES GUERRA.

#263986 | LADYLI63 | 17 out 2010 00:06 | Em resposta a: #263957

28. Passou-se ordem para esta operação já em 16 de Dezembro de 1829, e tratava por ora de sinos quebrados. Feita a experiência por estes, pouco depois mandaram-se apear os de bom uso, de forma que nem os das igrejas paroquiais somente, e os das ermidas filiais, se não ainda os de algumas câmaras foram levados para o castelo, e entregues na fundição que ali primeiro, e depois na alfândega, se preparou; e com tal rigor se procedeu a este respeito, que muitas igrejas ficaram com pequenas sinetas de que nenhum caso se fazia, sendo muitos anos depois (ainda hoje senão tem de todo reparado a falta) que algumas se proveram à custa de seus rendimentos, o que antes era obrigação do Grão Mestre da Ordem de Cristo. Entregou-se esta diligência ao corregedor Manuel José de Meireles Guerra, que dela foi um acérrimo executor, seguindo os impulsos do seu génio arrebatado, em consequências do qual não atendia ao decoro e respeito devido a estas corporações. Contaram-se naquele tempo várias anedotas, e ditos deste magistrado pelos quais se mostrava bem pouco exemplar no tocante ao culto religioso. Não se figurou na Eneida um igual Mesêncio!

AGRADECIA QUE ME INFORMASSEM DE ONDE ERA NATURAL O, CORREGEDOR MANUEL JOSÉ DE MEIRELES GUERRA.
MUITO OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

#264300 | mimita | 24 out 2010 19:30 | Em resposta a: #262045

Caros confrades,
Sou descendente de Luis Pinto de Meireles, ao que parece pessoa importante para a sua época, aparece a casar na freguesia de Gradiz
Aguiar da Beira, alguém se deparou com este meu 7º avô?
Muito grata desde já.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

Procurando Jose Luis Nunes

#273309 | pileco | 25 mar 2011 11:12 | Em resposta a: #130512

Estou revirando os arquivos paroquiais em Coimbra e freguesias, procurando por Jose Luis de Oliveira, filho de Jose Luis Nunes e Maria Jose de Oliveira. Não consigo achar. Se alguém puder ajudar, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Torre do tombo on-line

#291330 | moss | 18 nov 2011 03:21 | Em resposta a: #130511

O arquitecto Joaão Faria da Costa casou com uma senhora de Sintra(creio que S.Pedro) chamada Maria Cristina da Silva.Era a melhor amiga de minha avó,que nasceu(também em Sintra)em 1899.Creio que andaram na escola juntas e deviam pois ter a mesma idade.
Creio que tiveram 3 filhos,todos rapazes,um dos quais morreu, pelos anos 1965,num acidente de pesca submarina.

Resposta

Link directo:

RE: Procurando Jose Luis Nunes

#298700 | paulacrisluis | 02 mar 2012 17:47 | Em resposta a: #273309

Mas de Coimbra?!

Resposta

Link directo:

RE: Procurando Jose Luis Nunes

#298746 | pileco | 03 mar 2012 12:45 | Em resposta a: #298700

Cara paulacrisluis
Alguns dizem que Jose Luis de Oliveira, filho de Jose Luis Nunes e Maria Jose de Oliveira, veio de trás-os-montes (provavelmente Viseu ou Braga), outros dizem que era da ilha da madeira. Acontece que, pela internet, poucos são os locais que digitalizaram seus arquivos para que sejam pesquisados online. O que achei da Ilha da Madeira, não encontrei.
Sua data provável de nascimento é 1865. Se puder ajudar, muito lhe agradecerei.

Resposta

Link directo:

RE: Procurando Jose Luis Nunes

#298748 | ALP | 03 mar 2012 13:50 | Em resposta a: #298746

Caro/a pileco

"veio de trás-os-montes (provavelmente Viseu ou Braga)"

Caso seja do seu desconhecimento, Braga não é Trás-os-montes. Braga é um dos distritos da Província do Minho e a maioria dos registos paroquiais de Braga estão online.
Fala de Trás-os-montes! já tentou o arquivo de Vila Real? A maioria dos registos paroquiais de Vila Real estão igualmente online.

"Acontece que, pela internet, poucos são os locais que digitalizaram seus arquivos para que sejam pesquisados online"

Não é exatamente como escreveu acima. A maioria dos paroquiais jã estão online e são pesquisáveis, que é o exemplo dos arquivos de Lisboa; Porto; Coimbra; Braga; Vila Real, etc.

Coloque aqui neste fórum mais dados sobre o José Luís de Oliveira como por exemplo em que ano casou? onde? em que ano faleceu? onde? Estes dados trazem sempre pistas e certamente que algum confrade vai em sua ajuda!

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Procurando Jose Luis Nunes

#298754 | roz | 03 mar 2012 16:52 | Em resposta a: #298746

Caro/a pileco

E se 'e o de Viseu que quer, tambem ja tem bastantes freguesias acessiveis.
http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Torre do tombo on-line

#381914 | pileco | 14 jun 2017 16:41 | Em resposta a: #117943

Sei que meu bisavô Jose Luis de Oliveira casou em São Carlos, São Paulo, Brasil em 1859 e veio a falecer no mesmo local em 1957. Era filho de Jose Luis Nunes e Maria Jose de Oliveira, cujo casamento não encontrei. Maria José parece ser de Mortagua, Sobral e Jose Luis Nunes é de Mortagua, Vale de Remigio. Não encontro o óbito dos mesmos.

Resposta

Link directo:

Torre do tombo on-line

#381915 | pileco | 14 jun 2017 16:43 | Em resposta a: #381914

Correção do tópico anterior. Meu bisavô, José Luis de Oliveira, casou em 1889. No seu óbito é dito que tinha 94 anos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 08:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen