Família Bandeira de Souto de Lafões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Família Bandeira de Souto de Lafões

#118714 | RPB | 16 mai 2006 20:11

Exmo. Senhor José Paulo da Bandeira de Figueiredo,

Venho a este Forum a pretexto de uma V. referência a um ramo da família Bandeira de Oliveira de Frades (Souto de Lafões), concretamente a «(…) Manuel Lopes da Costa Bandeira, Alferes das Ordenanças, vereador e Procurador do Concelho de Lafões, nascido em Farminhão e de s. m. Teresa Maria de Jesus, do Souto de Lafões (…)» (cfr., no tópico «Paço de Tonda», a V. resposta ao Sr. Alexandre Barahona, de 4.04.2006, sobre o gen. Luís Bandeira Coelho de Melo).

Esta referência coincide com uns dados familiares que recentemente me foram transmitidos pelo meu Tio dr. António de Almeida Pinho Bandeira (de S. Pedro do Sul), cuja confirmação - bem como outras informações sobre o assunto - tomo a liberdade de lhe pedir.

Assim, de acordo com aqueles apontamentos, o referido Manuel Lopes da Costa Bandeira era neto de:

«1 – Manuel Bandeira (casado, em Farminhão, com D. Maria de ……………(?). Tiveram os seguintes filhos:

2.1 - Teresa Maria de Gouveia
2.2 - Caetano Bandeira de Gouveia

2.1 - Teresa Maria de Gouveia, casou em Pés de P……..(?) com Domingos Lopes da Costa. Tiveram os seguintes filhos:

3.1 – José ………….(?) (bapt. em 16.08.1719)
3.2 – Pedro ………(?) (bapt. em 25.09.1722)
3.3 – Bento ………(?) (bapt. em 23.11.1728)
3.4 – Manuel Lopes da Costa Bandeira»


Do seu casamento (4 de Maio de 1740), em Souto de Lafões, com Teresa Maria de Jesus, nasceram nove filhos, o último dos quais – António Lopes da Costa Bandeira – casou em Segadães, Baiões, em 10.05.1785, com Maria Joaquina de Chaves (filha de João de Chaves, de Segadães, e de sua mulher D. Maria Correia de Barros, de Carvalhais).

Um dos seus filhos – Maria Correia de Chaves (n. 10.07.1787) – casou com João de Pinho Guimarães. Deste casamento, nasceu (entre outros filhos) António de Pinho Lopes Bandeira (n. 1816), meu bisavô (de Segadães, Baiões) (cfr. GENEA, com ressalva de algumas inexactidões aí detectadas relativamente aos filhos: o 1.º - António - é Manuel, referido de seguida; o 2.º - meu Tio António de Almeida Pinho Bandeira (São Pedro do Sul) - não é filho mas neto; existiram outros filhos).

O seu filho mais velho Manuel de Pinho Lopes Bandeira (n. 1879) é meu avô (cfr. GENEA, embora aqui com duas ligeiras incorrecções, pois é indicado como António e nascido em 1880).

Assim, peço-lhe e muito lhe agradeço o favor de me transmitir mais informações de que disponha sobre os ascendentes do referido Manuel Lopes da Costa Bandeira, de modo a poder estabelecer a ligação até Gonçalo Pires Bandeira (de Toro).


Apresento a V. Exa. os meus cumprimentos.

Rui Pinho Bandeira

(Tel. 919865175 - rpbandeira@gep-moptc.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Família Bandeira de Souto de Lafões

#118765 | APCB | 17 mai 2006 19:05 | Em resposta a: #118714

Caro Rui Pinho Bandeira
Conforme conversa telefónica, aqui fica o pouco que sei
(espero que tenha alguma utilidade para si):

- MANUEL LOPES DA COSTA BANDEIRA, nasceu em Souto de Lafões-Oliveira de Frades e casou em Souto de Lafões em 04.05.1740 com TERESA MARIA DE JESUS RODRIGUES, de Souto de Lafões.
-
- O atrás citado Manuel Lopes da Costa Bandeira, era filho de:
- DOMINGOS LOPES DA COSTA, natural de Cambra-Vouzela e de TERESA MARIA DE GOUVEIA(ou SARAIVA), que nasceu em Farminhão-Viseu em 14.03.1695.
-
- A atrás citada Teresa Maria de Gouveia, era filha de:
- MANUEL BANDEIRA CARDOSO(ou de GOUVEIA), que nasceu em Farminhão em 16.11.1666 e casou com ISABEL DA GUERRA, que nasceu em Farminhão-Viseu em 17.02.1651.
-
- O atrás citado Manuel Bandeira Cardoso, era filho de:
- MANUEL BANDEIRA, de Farminhão e de MARIA DE GOUVEIA.

Farminhão parece que dista 6 Km de Mosteiro de Fráguas(Berço dos Bandeiras), pelo que é bastante credível que seja a mesma família.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bandeira de Souto de Lafões

#118769 | RPB | 17 mai 2006 19:27 | Em resposta a: #118765

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Muito obrigado pelas suas informações, que são efectivamente muito úteis para mim, e pela sua resposta pronta e amável.

Rui Pinho Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bandeira de Souto de Lafões

#261419 | Miguel E Pina | 02 set 2010 02:43 | Em resposta a: #118765

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Decorridos que estão 4 anos desde a sua mensagem, não resisto a perguntar-lhe qual foi a fonte onde viu que Manuel Bandeira de Gouveia, ou Manuel Bandeira, o Novo, também era conhecido por Manuel Bandeira Cardoso. Lembra-se?

Saudações cordiais,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Família Bandeira de Souto de Lafões

#262296 | APCB | 16 set 2010 11:45 | Em resposta a: #261419

Caro Miguel Pina,
Desculpe a demora na resposta, mas estou "sem tempo" para tanta coisa.
Penso, penso que foi num trabalho publicado num jornal sobre a ascendência "Bandeira" do Carlos Carvalhas, anterior secretário geral do PCP. De qualquer maneira, já ando à procura no meu "caótico arquivo", porque sei que guardei a fonte, como faço sempre, aliás. Assim que encontrar lhe direi. (penso que a investigação teria sido efectuada por João Mattos e Silva, penso eu...).
Depois lhe confirmarei.
As minhas renovadas desculpas pela demora.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 11:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen