Pimentas de Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pimentas de Guimarães

#11923 | mbp | 27 out 2001 11:55

Caro Carlos Silva

Este tópico parece que desapareceu do fórum de modo que aí vai um novo apenas para lhe pedir um informação.
Há alguns dias no Arquivo de Braga encontrei uma inquirição relatativa a Sebastião José Alvares Pimenta de Sousa nascido em 1758 filho (diz na capa da inquirição)de João Pimenta Alvares de Sousa e de Eusébia Rita Machado de Abreu da Quinta do Outeiro de Ginjo.Este João Pimenta Alvares de Sousa era filho de Isabel Dias Pimenta ,irmã de Diogo Pimenta.Acontece que na documentação da inquirição João Pimenta Alvares de Sousa aparece sempre e apenas com o nome de João Pimenta de Távora.Que eu saiba os Távora e Lemos eram parentes próximos deste João Pimenta Alvares de Sousa ou João Pimenta de Távora mas não seu ascendente directo.Sabe alguma coisa sobre isto?

Um abraço

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#11932 | MAS | 27 out 2001 15:43 | Em resposta a: #11923

Caro Miguel Brandão Pimenta
Os Pimenta de Távora e Lemos, da quinta da Aveleira, em S. João de Pencelo (Guimarães), juntam estes nomes com o casamento, cerca de 1665, de José da Costa Pimenta (de Sá) c. D. Catarina de Lemos e Távora. Este José da Costa Pimenta era irmão do Dr. António Dias Pimenta, cónego da Colegiada de Guimarães e comissário do Santo Ofício, que deve ter processo na Torre do Tombo. A Isabel Dias Pimenta e seu irmão Diogo que refere, pelos dados disponíveis, terão nascido cerca de 1700. Sabe onde? Se não sabe, comece por investigar os paroquiais de Pencelo, pois foi aí que nasceu cerca de 1665/70 o filho herdeiro daquele casal, Luiz Pimenta de Távora e Lemos, como refere o processo para FSO de seu filho. A Isabel Dias Pimenta que refere, ou era filha (no máximo neta) de um irmão ou irmã deste, ou não era Pimenta de Távora. Porque a alternativa era ser descendente de um irmão de José da Costa Pimenta e António Dias Pimenta, vindo mais tarde a descendência a usar Pimenta de Távora por osmose com seus primos. Este fenómeno, para desespero dos genealogistas, acontece às vezes.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#12073 | Carlos Silva | 30 out 2001 10:53 | Em resposta a: #11932

Caro Miguel Brandào Pimenta, caro Manuel Abranches de Soveral,

Nào sei dizer melhor. Na ascendencia de Diogo Pimenta (1676-1747) nào ha Tavoras e Lemos.

Para a aliança das duas familias Dias Pimenta / Tavora e Lemos, provavelmente serà de algum socorro a inquiriçào de génere de Luis Pimenta de Tavora no A.D.B. como se pode ver no site do ADB com uma pesquisa sobre os pretendentes cujo nome contem a palavra Pimenta, antes de 1720-01-01, no concelho de Guimaraes :

http://www.geira.pt/scripts/VerBD.asp?OutroQuery=0&LinhasPagina=10&BaseDados=Geira&Tabela=ADB_Inq&Titulo=Arquivo:+Inquiri%E7%F5es+de+G%E9nere&SQL=SELECT+*+FROM+ADB_Inq+WHERE+DATA+%3c+%271720-01-01%27+AND+INQUIRIDO+LIKE+%27%25pimenta%25%27+AND+CONCELHO+LIKE+%27%25guimaraes%25%27

Parece-me que a época considerada, com o desenvolvimento de nomes complexos e "aparatosos" favorecia esse género de situaçoes, como ja pude notar com outros casos de osmose menos aproximativas, mais nitidas e inclusive generadoras de situaçoes que perduram hoje em dia (mas tratando-se por exemplo de meios-irmàos e nào de primos).

Quanto aos Pimentas, a ùnica surpresa onomastica hoje em dia poderia vir do casamento em 26/11/163? (incerteza no apontamento) em S. Paio de Guimaràes de Simào Dias Pimenta com Catarina da Costa, dito com licença pelo licenciado abade de Bente Agostinho Fernandes (Pimenta), irmào do nubente, estando entre as testemunhas “o reverendo abade velho de Bente que chamam o Gamboa”. (Que fazia o abade velho de Bente no dito casamento em Guimaràes? que nome ou alcunha "Gamboa"?)

Para o estudo dos Pimentas (em Pencelo, e antes) creio que ja assinalei as inquiriçoes de génere (de conegos da colegiada de Guimaràes)

Inquiriçoes de Genere C-724, no Arquivo Municipal de Guimaràes

Antonio Dias Pimenta, “ que quer ser conego ” em 1646 e de seu irmào Jeronimo Dias Pimenta, em 1648 (ambos filhos de Simào Dias Pimenta)

Poderà certamente consultar se tiver tempo e interesse as inquiriçoes de sobrinhos "Pimentas" dos ditos conegos, passados alguns anos, para succeder aos tios, numa tentativa provavelmente frutuosa para favorecer ao menos em pràtica, certa hereditariedade do "beneficio".

Um abraço

Carlos Silva

P.S. : Caso esteja interessado em consultar algo do que foi escrito no anterior topico com este nome, é preferivel fazer uma pesquisa apenas com a palavra "Pimenta", sem escrever Guimaràes pois meu teclado, que deu origem ao titulo do topico, nào conhece os acentos portugueses (no "a" de Guimaràes por exemplo).

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#12402 | mbp | 05 nov 2001 11:05 | Em resposta a: #11932

Caros Manuel Abranches de Soveral e Carlos Silva

Muito obrigado pelos esclarecimentos acerca deste tópico.Tal como referi os Távora e Lemos eram parentes ,mas não eram ascendentes de João Pimenta Alvares de Sousa e daí a minha estranheza na utilização do apelido.De facto até ao momento não tinha encontrado ainda uma situação de osmose .Neste caso parece-me bem evidente.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#14646 | mbp | 24 dez 2001 17:14 | Em resposta a: #12073

Caro Carlos Silva

Em " Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga" de Artur Vaz-Osório da Nóbrega ;Vol VII (cidade de Guimarães) vem um interessante trabalho sobre os Pimentas da Aveleira da autoria de Maria Adelaide Pereira de Morais ,cheio de notas ,e com aquela forma de escrever tão agradável.Este mesmo trabalho ,talvez mais completo,será publicado no segundo volume de "Vehas Casas de Guimarães"a saír dentro de 15 dias aproximadamente e apresentar no Paço dos Duques de Bragança em Guimarães.Caso esteja interessado no trabalho(tem notas que lhe dizem directamente respeito)posso enviar-lhe fotocópia.

Um abraço e Bom Natal

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#14677 | Carlos Silva | 26 dez 2001 13:03 | Em resposta a: #14646

Caro Miguel Brandào Pimenta,

Muito obrigado.

Arranjei a serie completa das Velhas casas, e vi o referido estudo. Li com o maior interesse a parte relativa aos Pimentas e singularmente as referencias aos dois irmaos conegos de Guimaràes, rapazotes de pouca idade, e bem pouco feitos para tal responsabilidade.

Creio que as inquiriçoes de genere de ambos foram publicadas no Boletim do AMAP.

Gostaria de saber se a ediçào que vem agora das " Velhas casas " contem indice (de pessoas e/ou de lugares) remissivo.

Grande abraço e votos do melhor para si e seus proximos.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#14766 | mbp | 27 dez 2001 23:11 | Em resposta a: #14677

Caro Carlos Silva

Os dois volumes de "Velhas Casas" foi apresentado no dia 21 de Dezembro ,no Paço, em Guimarães.Mas os editores resolveram fazer a sua entrega, apenas, dentro de alguns dias porque os livros tinham algumas imperfeiçoes.Dei uma vista de olhos mas não reparei no indice.Dentro de algum tempo dar-lhe-ei mais informações.

Um abraço


Miguel B. Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#53377 | mbp | 09 dez 2003 16:01 | Em resposta a: #12073

Caro Carlos Paulo
Encontrei um registo de baptismo (1702) de uma Custódia dias Pimenta filha de Frutuoso da Costa Pimenta e de Margarida Fernandes de (Almeida)?.É filha de segundo casamento. Está no livro P-515 f. 143 v do arquivo Alfredo Pimenta (Guimarães).Este Frutuoso da costa Pimenta é provavelmente o mesmo que procura.Haverá alguma ligação aos Costa Pimenta mencionados neste tópico?

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#53692 | Carlos Silva | 14 dez 2003 11:21 | Em resposta a: #53377

Caro Miguel Pimenta,

Trata-se com efeito do mesmo Frutuoso da Costa Pimenta,

que casou em 1678 com “Mariana de Azevedo ou Almeida” (sic), com registo da casamento em Roriz, em Lordelo e parece que em S. Mamede de Negrelos.
A mulher tambem vem referida como Mariana da Costa ou Mariana da Costa de Azevedo.

Filhos:
Luis, em Lordelo (1680) eram moradores na Portela
Manuel, em Lordelo (1682)
Domingos, em Lordelo (1688) moradores na Portela, freguesia de S. Joào de Calvos

Mariana faleceu em abril de 1692.

Em 1693 começam a aparecer novos filhos de Frutuoso da Costa com Margarida Fernandes :
Bartolomeu, Lordelo (1693)
Ana, Lordelo (1695)
José, Lordelo (1705)

Em 1729 faleceu Frutuoso da Costa Pimenta casado com Margarida Fernandes. « O achaque o privou do juizo » .« Nào se achou testamento nem consta houvesse feito ».

Nào sei a que familia de Pimentas pertencia.

O jà referido (mas nào identificado) Padre José da Costa Pimenta, vigario de Lordelo, faleceu em 1658 (assinou os registos desde 1624 pelo menos). Poderia ser pai do Frutuoso.
Mas de facto, o seu herdeiro foi Bento do Canto (Tambem estudo a familia Canto).

O caderno dos cristaos novos de Barcelos deve conter algo (se nào me engano) sobre uns Pimentas e uns Cantos daqueles arredores de Lordelo/Guardizela que eram descendentes da comunidade judaica de Barcelos.

Sem prejuizo desta ultima hipotese, as matriculas de Braga fazem referencia a graus, evangelhos e epistolas de Paulo de Azevedo e Joào Pimenta, por volta de 1584-1585 que eram filhos de Belchior de Azevedo e Isabel Pimenta, de Lordelo.

Nào sei se sào os mesmos, ou/e se sào parentes dos (varios) Azevedos de S . Tiago de Casteloes (de Valmelhorado ou de Fonte de Eguas), que tem a mesma onomastica (Belchior de Azevedo/Isabel Pimenta).
Estes por sua vez tambem tem origem judaica, como jà tivemos oportunidade de referir neste forum.

Abraço
Melhores cumprimentos

Carlos Paulo

P.S. : O nosso amigo Amaury chamou minha atençào para as suas pesquisas em S.Tiago de Casteloes e S. Silvestre de Requiào, se nào me engano.
Sempre estudei com alguma atençào as familias destas duas freguesias (inclusive algumas que nào me dizem respeito).
Apontei todas(ou quase todas) as referencias a apelidos tradicionais nos registos mais antigos dessas duas freguesia (para os periodos em que os apelidos eram raros).
Caso possa ajudar nào hesite.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#71302 | mbp | 15 ago 2004 21:38 | Em resposta a: #12073

Caro Carlos Silva

Não sei se é de seu interesse, mas encontrei uma referência a João Pimenta Alvares de Sousa na lista das ordenanças de S. Martinho do Campo. Exercia o cargo de Almoxarife do Infantado.
Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#71303 | Carlos Silva | 16 ago 2004 00:09 | Em resposta a: #71302

Caro Miguel Pimenta,

Nào o conheço, me parece. Quem era?

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#71333 | mbp | 16 ago 2004 19:42 | Em resposta a: #71303

Caro Carlos Silva

Era filho de Isabel Dias Pimenta, irmã de Diogo Pimenta. Veja a primeira mensagem deste tópico.
Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#71354 | Carlos Silva | 17 ago 2004 10:14 | Em resposta a: #71333

Caro Miguel Pimenta,

Obrigado, e desculpa pela falta de atençào.
Sabe em que ano exercia o cargo?

Abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#71400 | mbp | 17 ago 2004 22:10 | Em resposta a: #71354

Caro Carlos Silva

Creio que por 1765. João Pimenta Alvares de Sousa tinha 52 anos e um filho de nome Sebastião.
Um abraço
Miguel Pimenta
PS: logo que possa a genealogia da quinta dos Pombais (não a da casa dos Pombais) será enviada para o seu "email"

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#104168 | mbp | 31 out 2005 00:08 | Em resposta a: #11932

Caro Dr. Manuel Abranches de Soveral
O assunto não tem a ver com este tópico, mas foi a única forma de o contactar. Li (na net) um interessante ensaio da sua autoria sobre os Ferreira de Eiriz, os mesmos da casa de Cavaleiros. Cruzando a informação do ensaio com a informação de Baquero Moreno contida na obra "A Batalha de Alfarrobeira" percebi que Aires Ferreira de Cavaleiros é afinal o mesmo Aires Ferreira que combateu na célebre batalha, ao lado do duque D. Afonso e do rei D. Afonso V. Estou a preparar um trabalho que tem a ver com Ferreiras de Eça e naturalmente com os Ferreira de Eiriz e Cavaleiros. A minha pergunta é a seguinte. O referido ensaio encontra-se publicado em alguma revista da especialidade ou está apenas disponível na "net"? Estando apenas na "net" é possível a utilização do dado para o meu trabalho?(naturalmente indicando a fonte).
Um outro dado despertou a minha curiosidade. No Ensaio (p. 9) fala-se de Estevão Peres (Ferreira) «que tinha a quinta de Xisto e a casa do Paço justamente em S. Tomé de Negrelos» isto no século XIII. Ora o meu trabalho refere-se precisamente à quinta de Xisto em S. Tomé de Negrelos (Brandões Ferreira de Eça)) que permanece ainda na minha família. Sobre a quinta de Xisto (e a quinta do Paço) não consigo recuar a período anterior ao século XVI. Onde poderei consultar o referido dado?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#208821 | mbp | 20 set 2008 23:21 | Em resposta a: #53692

Caro Carlos Silva,

Há dias, no Arquivo Alfredo Pimenta, "tropecei" com a Mariana de Azevedo por si referida (mulher de Frutuoso da Costa Pimenta). Tem alguma pista para a sua ascendência?

Abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#208877 | Carlos Silva | 21 set 2008 21:24 | Em resposta a: #208821

Caro Miguel,

Mariana de Azevedo era filha natural de Isabel, solteira, e do Padre Antonio da Costa de Azevedo, vigario de S. Miguel de Lousada.
Foi vigario de Sao Miguel de Lousada desde 22/09/1646 pelo menos até sua morte em 02/03/1678.
Teve como herdeiro Cristovao de Fraga Coimbra, mas tambem seu filho Antonio e outros seus filhos.
Conheço 5 desses filhos:
- Mariana da Costa de Azevedo (Almeida) mulher de Frutuoso da Costa Pimenta
- Antonio da Costa de Azevedo cc ana de Gouveia, em Roriz
filhos de Isabel
- Tome da Costa cc Serafina Ferreira em S.M. Negrelos
filho de Maria M...?
- Serafina da Costa mulher de Manuel Ferreira
filha de Margarida Antonia
- Bento da Costa de Azevedo, de Unhao cc Maria Francisca de Gouveia em S.M. Negrelos
filho de Maria da Bouça

Infelizmente nao sei nada sobre a familia e origem do Pe Antonio da Costa de Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas de Guimarães

#208883 | mbp | 21 set 2008 23:40 | Em resposta a: #208877

Caro Carlos Silva,

Muito obrigado pela informação. O Padre António da Costa de Azevedo conseguiu superar o abade Adriano Fernandes de Almeida e talvez o rev. Agostinho Fernandes. Esta coisa dos padres deixarem filhos por todo o lado dava para um tratado. A começar pelo abade de Trancoso, a melhor marca de sempre... se os factos são verdadeiros!
Não deve haver ninguém que não tenha água-benta a correr nas veias.

abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas alternativos?

#250190 | Carlos Silva | 20 fev 2010 10:03 | Em resposta a: #53377

Caro Miguel,

A proposito de Pimentas de Lordelo acabo de ver referência nas fichas de familiares do Santo Oficio a Antonio da Costa de Carvalho, natural de Guimaraes, morador em Coimbra e casado com Isabel da Silveira (irmà do Notario do Santo Oficio Manuel Rodrigues da Silveira) que era filho de Francisco Alves da Costa, q. veio a ser vigario, e de Paula Pimenta moradora em Santiago de Lordelo junto a Guimaraes.
Pelo visto esta Paula Pimenta, que eu nao conhecia, era filha de Francisco Lopes natural de Rates , e de Juliana Jacome, natural de Vila do Conde.

Antonio da Costa de Carvalho teve carta de Familiar em 28 de maio de 1639
(M. 7 n°s 298 a 316)

abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas em Roriz

#252509 | Carlos Silva | 31 mar 2010 15:38 | Em resposta a: #11923

Caro Miguel Pimenta,

Nao duvido que ja conheça perfeitamente a informaçào que vou deixar, contudo, como julgo que nunca tivemos troca sobre o assunto queria chamar a sua atençào para o facto seguinte: investigando os paroquiais de Roriz (Sto Tirso) sobre outra familia (os Almeidas) no periodo 1700-1730 vejo numerosas referências de interesse aos nossos Pimentas, no periodo evocado, Isabel Dias Pimenta, mulher de Domingos Martins (e filhos), Diogo Pimenta, Ana Pimenta, outros mais, e obviamente o Pe Manuel Alvares Pimenta vigario de Roriz, e inclusive seu testamento em 1727 que tem seu interesse. Tudo bem claro afinal e sem ambiguidade me parece quanto aos vinculos de parenteso que os uniam.
Nao duvido que ja conheça isso tudo, dada a sua incomparavel dedicaçào à historia dos Pimentas. Mas fica dito : "Ce qui va sans dire va mieux en le disant".

grande abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas em Roriz

#252651 | mbp | 03 abr 2010 17:54 | Em resposta a: #252509

Caro Carlos Silva,

De facto já tropecei com essa gente toda. De uma forma geral tenho o levantamento feito, no meu caso o percurso dos Pimentas desde a quinta do Outeiro até aos nossos dias. Mais dificil é entroncá-los nos Pimentas antigos.
De qualquer das formas agradeço-lhe a informação e peço-lhe que continue a enviar-me qualquer dado que encontre.

Um grande abraço e uma Boa Páscoa

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas em Roriz

#252661 | ruifaria3 | 03 abr 2010 20:41 | Em resposta a: #252651

Caro Miguel Pimenta,
Estudando a ascendência da Quinta de Lamas em Pentieiros, penso ter tropeçado numa irmã de António Álvares juiz e almotacé, senhor do Casal do Outeiro de Ginjo e por via destas nos seus pais. Terá o caro Miguel Pimenta conhecimento dos pais de António Álvares?
Falta-me uma referência explícita à irmandade entre ambos, no entanto parece claro haver relação familiar pois a partir da união de Antónia Álvares, natural do Outeiro do Ginjo, com João Álvares senhor da Quinta de Lamas, é frequente encontrarmos Álvares Pimenta a apadrinhar as gerações de Lamas. Além disto, nas inquirições de genere dos descendentes da Quinta de Lamas, também é frequente encontrarmos referências às notáveis ocupações dos ascendentes « de juizes e almotacés do couto de Roriz e Francemil».
Abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas em Roriz

#252705 | mbp | 05 abr 2010 11:34 | Em resposta a: #252661

Caro Rui Faria,

Bem gostaria mas até ao momento não consegui. Já procurei nos registos paroquiais, mas nada! António Álvares deve ter nascido antes de 1600 e os registos de nascimento iniciam-se por 1602. De que época é essa Antónia Álvares? Aparece alguma referência aos pais? Esses dados, se os tiver, consultando novamente os registos de S. Martinho do Campo podem ser uma boa pista para confirmar os pais de António Álvares. Independentemente disso e pelo que me conta essa Antónia Álvares tinha que estar ligada aos Álvares Pimenta. Do casamento de António Álvares e Isabel Pimenta nasceram Sebastião Álvares Pimenta (herdeiro da quinta do Outeiro), Pedro Álvares Pimenta (padre), Maria Álvares Pimenta, António Álvares Pimenta e mais uma filha (não recordo o nome) que foi casar à Guardizela. Agum deste nomes aparece nos baptismos?

abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pimentas em Roriz

#252745 | ruifaria3 | 06 abr 2010 01:45 | Em resposta a: #252705

Caro Miguel Pimenta,
A chave desta parentela parece estar nos paroquiais de Roriz como se depreende pela Inquirição de Genere do Padre João Álvares Fumo, filho do senhor da Quinta da Lamas, João Álvares, daí natural, e de sua mulher Antónia Álvares, natural do casal do Outeiro do Ginjo em São Martinho do Campo. Infelizmente não tirei nota do número do processo no ADB.
João Álvares nasceu na Quinta de Lamas cerca de 1590. Em 1603 morre seu pai Salvador Álvares. A viúva Beatriz de Gouveia, em escritura notarial, dá fiança ao provedor da comarca para dispor da legítima dos menores, João Álvares de Gouveia, primogénito, Gregório Álvares de Gouveia e Brás Álvares de Gouveia.
João Álvares de Gouveia casa em São Martinho do Campo cerca de 1620 com Antónia Álvares, nascida no casal do Outeiro do Ginjo, filha de Pedro Francisco, natural do lugar de Virães ou Urães no Couto de Roriz e de Ana Álvares, herdeira sucessora no Outeiro do Ginjo, foram «lavradores honrados e amigos dos pobres». Ao que tudo indica Pedro Francisco casara por escambo ou troco com Ana Álvares, o que significa que para Virães ou Urães, foi uma descendente oriundo do Outeiro do Grinjo. Caso tenha sido um macho a abandonar o Outeiro do Ginjo para casar a Virães ou Urães, poderemos estar com sorte pois será provável encontrar o seu casamento em Roriz onde os livros se iniciam em 1583, e através do assento descobrir quem foram os pais de Ana Álvares.
Tenho também a informação de que Antónia Álvares e a sua família tinham por alcunha “os fumos” que na geração de Lamas se firmou como apelido, ficando conhecidos como os Álvares Fumo.
Infelizmente os paroquiais de Pentieiros têm um início tardio, cerca de 1680, isto é, duas gerações após o casamento de João Álvares e Antónia Álvares. Contudo, nos baptismos dos bisnetos destes encontramos a apadrinhar «Maria de Leão filha de Sebastião Álvares Pimenta moradores na freguesia de São Martinho do Campo». Estou certo que muitos outros participaram nos apadrinhamentos das gerações anteriores, contudo a falta de livros impede-nos qualquer confirmação.
São demasiadas coincidências para deixar passar em claro. Uma vez que não se encontram one-line os paroquias de Roriz, conto com a sua aparente facilidade no acesso, para desvendar pistas que considero decisivas. Creio que, tal como na Quinta de Lamas, também em Virães ou Uirães, em Roriz, encontraremos Pimentas a apadrinhar neófitos da casa. Será também desta casa que saíram alguns dos juízes do Couto de Roriz.
Pela mesma inquirição somos também informados que «por via do dito Pedro Francisco e Ana Álvares houveram muitos sacerdotes e curas de almas».
São apelidos e casas ligadas por diversas relações de parentesco resultantes de permutas matrimoniais continuadas, os Azevedos Gouveia, os Álvares Gouveia e os Álvares Fumo, entre as freguesias de São Martinho do Campo, Pentieiros, Barrosas, Roriz e São Mamede de Negrelos.
Fico a aguardar novas caso consiga ligar algumas destas redes.
Um abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Pimentas de Guimarães

#422561 | IdelinaCabraldeAssis | 17 mar 2020 18:22 | Em resposta a: #11923

Ola, estou busncando o Lado Costa Lima depois de frutuoso da Costa Lima, lendo aqui este dados, gostaria d eperguntar algo , lendo o livro Viagem Pela Carne vi que o meu parente no Brasil, fala que o Frutuoso dizia descender de um tal Richion da Costa Lima (judeu que morreu de desgosto ao ver seu navio afundar com uma carga valioso) porem nao encontro referencias a este judeu. Pelo menos com este nome Richion. E como sao hisotrias orais entre familias fica dificil saber, alem do tempo ja passado quando foram pro Brasil o Francisco da Costa (Requiao). assim como nao encontro sobre os Gonçalves da Fonseca, Correa e Nunes Pires da Ilha do Faial de onde partiram pro Brasil Manoel Gonçalves da Fonseca casado com Antonia Aguiar (no Brasil ela se chama da Graça) vulgo 3 ilhoas; porem da Graça nao sei proque, so sei que minha mae dizia que descendiamos dela e que era judia.
Obrigada
Idelina Cabral de Assis

Resposta

Link directo:

Pimentas de Guimarães

#448233 | Wilton Furtado | 17 jun 2023 02:25 | Em resposta a: #422561

Prezada Idelina Cabral de Assis

Cordiais saudações

Em relação a sua mensagem de 17 de março de 2020, tenho a esclarecer:

Sou descendente de Frutuoso da Costa Pimenta casado em primeiras núpcias com Marianna da Costa de Azevedo por seu filho Domingos da Costa Azevedo casado com Ignácia da Costa Duarte, pais entre outros de Frutuoso da Costa Pereira casado com Maria Pereira Borges, pais entre outros de Francisco da Costa Pereira Requião que veio para o Brasil onde se casou com Antônia Maria de Jesus Lima, pais de um casal de filhos, a saber Francisca Antônia de Jesus Lima e o Capitão Silvestre da Costa Lima.

Em meu site genealógico http://www.arvore.net.br você encontrará todas as informações que consegui, em minhas pesquisas, principalmente em documentos, sobre os descendentes de Frutuoso da Costa Pimenta e Marianna da Costa de Azevedo.

A história sobre meu sexto avô Francisco da Costa Pereira Requião, no livro "Viagem pela Carne", sobre ele descender de Richion da Costa Lima é fantasiosa e não tem fundamento em nenhuma documentação existente.

No Solene Testamento de Manoel da Costa Pereira Requião, irmão de Francisco da Costa Pereira Requião, que também veio para o Brasil, falecendo solteiro, temos a informação sobre sua origem em Portugal.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen