Sousas Pimentéis, do Porto: novidades

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Sousas Pimentéis, do Porto: novidades

#119372 | Pedro França | 26 mai 2006 13:39

Caro Tiago Faro:

Tenho novidades sobre os Sousas Pimentéis, do Porto.
Quer ligar-se aqui para fazer "download"?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Sousas Pimentéis, do Porto: novidades

#119401 | tfp | 26 mai 2006 18:58 | Em resposta a: #119372

Caro Pedro,

Aqui estou. Agradeço-lhe a atenção.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Sousas Pimentéis, do Porto: novidades

#119419 | Pedro França | 26 mai 2006 22:56 | Em resposta a: #119401

Caro Tiago:

Então, como vai?
Olhe, nos paroquiais de S. João de Santa Cruz/Coimbra cidade, encontrei um Francisco Xavier Pinto da Silva, n.al de S. Martinho de Guilhofrei/Concº da Maia (na altura era), casado com D. Luísa Inês de Castelo Branco, n.al da fregª de S.ta Justa/Coimbra cidade, a baptizar um filho - João -, a 14.11.1780/f. 185v., nascido a 07 desse mês e ano.
A criança era neta patª do Dr. Francisco de Sousa Pimentel, do Porto/N. Sra. da Vitória, e de D. Maria José de Santo António, n.al de Vila do Conde, e era neto matº do Dr. Manuel Berardo de Castelo Branco, da Conchada/fregª da Sé, Coimbra cidade, e de D. Antónia Teresa de Miranda, de S. Tiago/Coimbra cidade.

Para já é tudo o que encontrei hoje e por acaso, ao folhear estes paroquiais de Santa Cruz.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

S. Martinho de Guilhofrei ou Guilhabreu ?

#119429 | tfp | 27 mai 2006 00:06 | Em resposta a: #119419

Caro Pedro,

Agradeço-lhe imenso mais estes dados. O baptizado é irmão de uma Justina cujo assento também foi localizado pelo Pedro por acaso em Pereira do Campo:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=62256#lista

Talvez estes novos dados sobre a naturalidade do Francisco Xavier Pinto da Silva permitam localizar o assento de baptismo. Mas não seria antes S. Martinho de Guilhabreu - Vila do Conde ? Provavelmente também a paroquia de onde a mãe era natural ?

Mais uma vez muito obrigado

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: S. Martinho de Guilhofrei ou Guilhabreu ?

#119433 | Pedro França | 27 mai 2006 00:39 | Em resposta a: #119429

Caro Tiago:

Esa hipótese é de considerar, até porque a escrita do pároco ou o aparo da pluma já não estavam em grandes condições: parece um tanto tremida. No entanto ele refere o concº da Maia com toda a certeza. Será que Maia e Vila do Conde, concelhos, confinam um com o outro para disputarem entre si a mesma localidade?
Eu não verifiquei no corográfico mas é caso para considerar..., até porque o filho é remetido para uma freguesia menor e a mãe é remetida para uma vila, uma sede de concelho...
... Enfim, só revendo o assento. Agora só para a semana que vem, mas eu estou muito seguro do que vi em matéria de concelhos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: S. Martinho de Guilhofrei ou Guilhabreu ?

#119435 | tfp | 27 mai 2006 00:48 | Em resposta a: #119433

Caro Pedro,

Eu fiz essa dedução pelo orago, o de Guilhabreu é S. Martinho e o de Ghuilhofrei (Vieira do Minho) é S. Tiago, como não encontrei mais nenhuma freguesia com esse nome fui procurar alternativas nos concelhos mais prováveis.

Mas não se preocupe em reler o assento. Quando voltar ao ADP tiro a dúvida.

Mais uma vez obrigado

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen