Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património | Regiões

Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#119538 | Vínculo | 29 mai 2006 11:28

Caros confrades

Foi apresentado em Chaves o livro "Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso".Este livro, fruto de 20 anos de investigação do Capitão Fernando Cantista Pizarro Bravo, contou com o apoio da Câmara Municipal de Chaves, do Grupo Cultural Aquae Flaviae e do Programa Comunitário Leader.
O prefácio é do nosso Confrade dr. Manuel Pizarro Bravo, filho do autor.
Tem interesse para o conhecimento e estudo da história da "nossa região".Ficamos assim a conhecer melhor "os usos e costumes dos nossos antepassados" conforme palavras da directora da Revista Aquae Flaviae drª Isabel Viçoso.
O meu agradecimento a todos os intervenientes neste acontecimento da Cultura do
nosso Alto Tâmega / Barroso.

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#119540 | Vínculo | 29 mai 2006 11:37 | Em resposta a: #119538

Peço desculpa mas as teclas não respondem com rapidez.Confusão no ^ e ~.
Leia-se Tâmega.
AB

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#119553 | manelsp | 29 mai 2006 13:21 | Em resposta a: #119538

Caro Amiel

obrigado pela referência. Sinto a alegria de ver publicada uma obra que julgo ser relevante no que aporta ao nosso conhecimento histórico local - e não só - e mais ainda tenho o orgulho de ser filho do autor. Espero que seja divulgada do modo que merece.
Com um abraço
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#119556 | Vínculo | 29 mai 2006 13:57 | Em resposta a: #119553

Caro Manel

Mais não fiz do que divulgar uma publicação com interesse para os estudiosos do
Alto Tâmega / Barroso .Como cresci entre o Barroso e a Ribeira estes assuntos
despertam a minha curiosidade.
A consideração que tenho pelo seu Pai trouxe-me ao Forum.Esta região "anda um pouco esquecida".
É mais importante a alcateia de 7 lobos ibéricos da Serra do Alvão.Essa tem direito a um gasto suplementar de 30 a 50 milhoes de contos no desvio e atraso da A24.
Afinal para cá do Marão...
Grande abraço

Amiel

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#119632 | manelsp | 30 mai 2006 13:13 | Em resposta a: #119556

Caro Amiel

mais uma vez, obrigado. Já agora, para interesse deste fórum, acrescento que, nos anexos da obra, se encontra a listagem dos imperadores romanos, com os seguimentos ora genealógicos ora de opção política, mas lá estão.
Com um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#119781 | amtf | 31 mai 2006 22:40 | Em resposta a: #119632

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Sem querer ser maçador, será que pode informar-me se na obra de seu Pai existe alguma referência à descoberta de uma quantidade considerável de moedas romanas em ouro, no lugar de Lagares, Outeiro Seco, no primeiro quartel do séc. XVIII ?

Antecipadamente grato e com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#119849 | manelsp | 01 jun 2006 18:20 | Em resposta a: #119781

Caro António Maria Fevereiro

Não quero arriscar estar a confundir os achados, mas acho que algo disso há. Se quiser, peça o meu contacto ao Genea, e por aí dou-lhe o mail do meu pai e pode entrar directamente em contacto com ele. Esteja à vontade.
Com os melhores cumprimentos
Manuel SP

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#119855 | amtf | 01 jun 2006 20:15 | Em resposta a: #119849

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Agradeço imenso a sua disponibilidade.

De um livro ("Os Caldeiras de Queiroz de Borba") publicado por um meu primo, João Afonso Machado, transcrevo uma pequena nota que explica a minha curiosidade sobre o assunto:

"... E porquê o "Moedas" ? Toda a vida ouvi contar que os Queiroz de Borba assim eram conhecidos posto a sua riqueza ser tanta que a mediam aos arratéis de moedas. Riqueza contada a peso do metal sonante... Entretanto, chamou-me a atenção o facto de, nado embora em Estremoz, João António de Queiroz ser filho de um transmontano da raia, o já referido António Fernandes de Queiroz. As minhas posteriores investigações conduziram-me, como se viu, à freguesia de Outeiro Seco, no termo de Chaves, região acentuadamente influenciada, em eras remotíssimas, pela civilização romana - Aquae Flaviae, as termas, a exploração de minas auríferas... Foi então que, consultando o "Portugal Antigo e Moderno", de Pinho Leal, descobri que em Outeiro Seco existiam "largas excavações que, segundo a constante tradição, foram minas de ouro e prata lavradas pelos romanos".
Mais precisamente, junto ao lugar de Lagares", na propriedade de um lavrador, se achou em 1721 "grandíssima cópia de moedas romanas de diversos imperadores". E "já antes disso o mesmo lavrador tinha achado no mesmo sítio, vinte etantos marcos de medalhas, também romanas, que vendeu a um ourives".
A deslocação de António Fernandes de Queiroz de Outeiro Seco para Estremoz é algo que, comrarando épocas, tem a amplitude, na nossa, de uma viagem de circum-navegação. Subjazer-lhe-à, por isso, uma qualquer explicação fora do comum, tanto mais que era proprietário de bens fundiários na sua terra natal. (...)
Enfim, creio legítima a interrogação: será que foi ele, António Fernandes de Queiroz, quem recolheu o dito tesouro e, para se esquivar a maledicências, “atropelos fiscais” e o que mais o importunasse, migrou para o Alentejo, onde garantiu, para si e para os seus descendentes, o estatuto de ricos? E que, conhecida a origem de sua abastança, apodassem o seu filho e os seus netos de “Moedas”? A hipótese parece-me plausível.”

Como vê, o assunto não justifica estar a incomodar seu Pai. Diga-me antes se a obra vai ser distribuida em Lisboa, ou no Porto, onde vive o meu primo João, a quem irei alertar para ela.

Os meus melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#119871 | fcpbravo | 01 jun 2006 23:33 | Em resposta a: #119855

Caro António Maria Fevereiro:
Sou o autor do livro antes referido e foi com muito agrado que li os comentários e referência do confrade Eng.º Amiel Bragança de Miranda.
Quanto à "história" que conta acho-a maravilhosa e despertou em mim a curiosidade de saber se será possível adquirir o livro Os Caldeiras Queiroz, de Borba.
No meu trabalho, em relação a um achado de áureos, refiro um, «nos arredores de Chaves» que transcrevo:
« Ferrand de Almeida publicou uma notícia da autoria do Pe. Luíz Montez Mattozo, datada de Chaves, 20 de Abril de 1774, que passamos a transcrever:" Em huma terra pouco distante desta Praça, na Raya da Galliza descobriu um Gallego huma grande porçam de moedas de ouro, que pezarão 3 arrobas, do tempo do Imperador Augusto Cezar, tam perfeytas como se fossem cunhadas no nosso seculo; tinha 2 oytavas cada uma de ouro tam fino que os ourives lhe deram 21$600r.s por cada oytava". O tesouro seria composto por cêrca de 5400 AV, mas é pouco provável que as moedas fossem na totalidade de Augustus.
L. Ferrand de Almeida, Conimbriga IV 1965 p. 106.
Paradeiro desconhecido.»
Quanto a um achado de Vale de Lagares - Outeiro Sêco, refiro «Junto ao referido lugar de Lagares, na propriedade de um lavrador, se achou em 1721 grandíssima cópia de moedas romanas, de diversos imperadore».
Ainda refiro outro tesouro «Outeiro Sêco/Vila Meã da Raia» que refere o aparecimento« muita cantidade de dinheyro de prata de diferentes modos(...) que é referido por Tomé de Távora e Abreu e Padre Pedro Fontoura Carneiro.
Este não refere, como vê, moedas de ouro.
Seria interessante saber a história do «Moedas» para ver se se encaixará por estas bandas.
Os meus cumprimentos.
Fernando Cantista Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#119958 | amtf | 02 jun 2006 23:26 | Em resposta a: #119871

Caro Fernando Cantista Pizarro Bravo,

Muito obrigado por se ter dado ao incómodo de prestar atenção ao meu post.
Na verdade a "história" do "Moedas" não passa disso mesmo.
Falei há pouco com o meu primo João Afonso que nada mais pode acrescentar ao que antes transcrevi do seu livro. Trata-se de uma mera dedução fundada no que terá levado um homem de Chaves, António Fernades de Queiroz, proprietário de alguns bens mas longe de ser rico, a passar para o Alentejo, onde, com menos de 30 anos de idade, se apresenta como senhor de grande fortuna. Casa no final do ano de 1721, justamente no ano em que, em Lagares "se achou grandíssima cópia de moedas romanas"... É uma coincidência que confere verosimilhança à dedução. Admiti que por um acaso de sorte o seu estudo pudesse trazer à luz a identidade do tal achador das moedas romanas, daí estar a dar-lhe este incómodo.

António Fernandes de Queiroz nasceu no Outeiro Seco e foi baptizado em 17-2-1693 na igreja paroquial de S. Miguel. Era filho de João de Queiroz (Joam Queiró, ou Joam de Eiró, ou ainda, Joam de Qyró), que morreu testado em 6-2-1695, tendo sido sepultado na igreja matriz de N.ª Sr.ª da Azinheira do Outeiro Seco. e do seu 3º casamento, em 4-11-1690, com Isabel Fernandes, sua herdeira e testamenteira, filha de João de Frabella e de Francisca Fernandes, moradores em Freixo, freguesia de Nacelo da Pena, do Reino da Galiza.

Sem querer privar o meu primo João do produto da venda de um exemplar do seu "Caldeiras de Queiroz de Borba", que aliás pode ser adquirido aqui na Livraria do Guarda-Mor, devo dizer-lhe que já transcrevi aqui quase tudo o que se refere ao hipotético achamento de moedas romanas por este meu avoengo.
Caso tenha interesse poderei passar as folhas pertinentes pelo scanner e terei todo o prazer em enviá-las por mail, estando seguro que o autor nada terá a opôr.

Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro
(fevereiro arroba gmail ponto com)

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#120035 | fcpbravo | 03 jun 2006 23:38 | Em resposta a: #119958

Caro António Maria Fevereiro.
Muito obrigado pelas informações.
Estou bastante interessado em continuar esta história e venho pedir-lhe que, se fizer o favor, me dê cópia dos textos que referem " a vida do moedas" por terras do Alentejo.
Já procurei o livro na livraria do Genea mas não encontrei. Poderá fazer o favor de me informar onde o poderei adquirir. A Família Queiroz tem decendência em Chaves por isso me interessa, além do que será mais um ramo que ficarei a conhecer.
Juntando a história do "MOEDAS" e as notícias dos achados de moedas romanas em Outeiro Sêco, ou imediações, e com um pouco de imaginação poderá escrever-se uma bonita história, não acha?
Os melhores cumprimentos.
Fernando Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#120212 | amtf | 06 jun 2006 17:54 | Em resposta a: #120035

Caro Fernando Pizarro Bravo,

As minhas desculpas pela resposta tardia.
Os "Caldeiras de Queiroz" podem ser adquiridos aqui na Livraria do Guarda-Mor a partir do seguinte link:
"http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=332"
Se quiser fazer o favor de comunicar-me o seu e-mail para o endereço que lhe deixei na minha mensagem anterior passar-lhe-ei de seguida a cópia do texto respeitante aos "Moedas".
Seria, na verdade, muito interessante conseguir associar a súbita abastança do meu avoengo a um eventual tesouro encontrado por Chaves e, assim, confirmar a hipótese suscitada por João Afonso Machado.

Com os meus melhores cumprimentos e agradecimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barros

#120214 | fcpbravo | 06 jun 2006 18:10 | Em resposta a: #119958

Caro António Maria Fevereiro
Muito obrigado pela sua comunicação.
Vou dirigir-me pelo seu e-mail.
Muito obrigado.
Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#325647 | xibatatoga | 18 mar 2013 19:52 | Em resposta a: #119538

Boas...
Alguem tem moedas romanas que queira vender eu sou coleccionador e estou interessado em adquirir moedas para a minha colecção...
comprimentos Jose Pedro

email.... jplmg@live.com

Resposta

Link directo:

RE: Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#325660 | f4b2 | 18 mar 2013 22:05 | Em resposta a: #325647

Caro José Pedro

Aconselho-o a frequentar as feiras de coleccionismo que se realizam em todo o Paíz,pode encontrar na revista "MOEDA"todas as cidades e vilas que organizam essas mesmas feiras de coleccionismo.
Aqui na minha zona tem havido imensos achados de moedas romanas,mas pode ver as mesmas no Museu Arqueológico José Monteiro no Fundão.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#434026 | pedronikx | 26 mai 2021 22:27 | Em resposta a: #119538

Boa noite gostava de saber onde encontrar este livro a venda, ou onde o posso requesitar numa biblioteca

Resposta

Link directo:

Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#434038 | manelsp | 27 mai 2021 09:00 | Em resposta a: #434026

Bom dia

Pode tentar pesquisar em alfarrabistas e, quanto às bibliotecas, pesquise no porbase e verá qual é mais próxima da sua área de residência. Infelizmente a tiragem foi pequena

Com os meus cumprimentos,

MSP

Resposta

Link directo:

Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#434039 | pedronikx | 27 mai 2021 11:01 | Em resposta a: #434038

Muito bom dia fico agradecido pela sua resposta
Cumprimentos Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Moedas Romanas-Achados no Alto Tãmega e Barroso

#436313 | SamJones | 15 set 2021 17:30 | Em resposta a: #434039

É melhor tentar a análise. Honestamente, não entendo por que ninguém usa isso? A escassez de placas gráficas desaparecerá imediatamente. Ou algo semelhante serviços como no caso de comprar ferragens mining? Posso comprar um comprar ferragens mining aqui ? Alguém pode falar sobre isso com mais detalhes? Muitos equipamentos úteis são vendidos imediatamente...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen