Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Arquivos | Regiões

Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#120297 | Rui Jesuino | 07 jun 2006 18:51

No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada

Atentamente

Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#120417 | alentejo | 09 jun 2006 16:43 | Em resposta a: #120297

Caro Rui Jesuino,

Apraz-me saber que o AHME vai finalmente reabrir. Iniciei nesse espaço as minhas investigações, já lá vão 20 anos.
Conseguiram inventariar as habilitações (de genere, vita et moribus, património, etc)? Tinham alguma organização, mas era como procurar agulha em palheiro.
Renovo os meus votos pela reabretura, ainda que ache que esse espólio devia ser, como manda a lei, incorporado nos Arquivos Distritais (Portalegre e Évora). Durante anos vi processos desfazerem-se com a "formiga branca" e a solução era comprarem insecticidas no Bravinho. Nunca se saberá ao certo o conjunto documental que desapareceu, para além daquele que foi inventariado pelo Domingos Lavadinho.

Cumptos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#120424 | Rui Jesuino | 09 jun 2006 18:08 | Em resposta a: #120417

Caro NB,

Depois de vários anos sem os investigadores poderem aceder a este valiosíssimo espólio finalmente o Arquivo Histórico Municipal de Elvas abriu as suas portas. O espólio que anteriormente se encontrava na Biblioteca Municipal de Elvas (também em remodelação para se tornar uma das mais valiosas bibliotecas do país) em péssimo estado como com certeza pôde constatar foi higienizado e acondicionado devidamente nas nossas novas instalações, o Convento de São Francisco, monumento o qual também foi recuperado pela CME. Tem toda a razão quando afirma que muitos documentos se perderam durante esses 20 anos, no entanto o tempo agora é outro e o fundo do Bispado de Elvas está neste momento em tratamento num arquivo que tem todas as condições tanto para o investigador como para o funcionário.
Quando necessitar de algum documento que o AHME possua estarei totalmente à sua disposição para o ajudar.

Os melhores cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#120434 | zmcm | 09 jun 2006 23:03 | Em resposta a: #120417

Caro Nuno:
De facto nunca percebi porque estava esta informação na B.M.Elvas em vez de estar no arquivo distrital de Portalegre....imaginei sempre ser mais uma das muitas situações incompreensíveis igual a tantas outras que se passam neste Portugal.
De qualquer forma espero que com a abertura do AHME tenhamos com mais facilidade acesso á informação!
abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#120967 | diogopp | 17 jun 2006 17:53 | Em resposta a: #120434

Caro Miguel!

Os documentos nunca foram nem hão de ir para o Arquivo de Portalegre porque Elvas tinha um Bispado próprio, que foi extinto em deterimento de muitas coisas que Elvas por decisões erradas perdeu para Portalegre!
Elvas é uma cidade com muita muita história e com muito mais importância no passado do que Portalegre alguma vez teve, por isso é compreensível que não se queiram perder as poucas coisas que vão restando e que fazem de Elvas uma cidade tão especial.
Uma coisa lhe garanto, as condições oferecidas parecem ser excelentes e o espaço ideal. Espera-se agora que seja usado e acolhido por quem dele precisar.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#121087 | zmcm | 19 jun 2006 16:40 | Em resposta a: #120967

Caro Diogo :
Não duvido do que disse sobre Elvas, conheço bem a cidade e a sua história, o que não compreendi nunca foi porque razão os paroquiais de (por ex.) Campo Maior, estavam parte em Portalegre e parte em Elvas....não faz sentido pois não?? com a agravante de em Elvas não haver qualquer possibilidade de os consultar enquanto estiveram na biblioteca o que enviabilizava qualquer hipótese de acesso senão a deslocação á biblioteca.
Por outro lado e quer queiramos quer não, Portalegre é capital de distrito e possui arquivo distrital, enquanto Elvas não....mais uma guerrinha como tantas outras que abundam por este país fora...

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#133603 | cabecao1 | 09 nov 2006 14:40 | Em resposta a: #120297

Exmo Senhor

Agradecia se possivel a informação , relativa a existencia ou não dos assentos paroquiais ,do Concelho de Fronteira , dos anos de 1552 a 1821, e como seria
possivel a sua consulta.

Desde já agradecido,

Cumprimentos

Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: provedor de Elvas, Amaral e Estiveiras.

#133616 | JoãoGaspar | 09 nov 2006 16:04 | Em resposta a: #120297

Caro Confrade,

Sabe alguma informação sobre o Doutor João do Amaral, Provedor da Cidade de Elvas em 1660, casado com Dona Catarina Estiveira?

Encontrei em Alhos Vedros, o baptismo de um Pedro Sotto Maior , sobrinho do Provedor :

"Em 1660 baptizei Pedro, filho de Francisco de C. Sotto Maior e de sua mulher Dona Joana Estiveira. Padrinho: Doutor João do Amaral, Provedor da Cidade de Elvas e sua Mulher Dona Catarina Estiveira."

Alguma informação sobre as Estiveiras em Elvas?

Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#133632 | Rui Jesuino | 09 nov 2006 18:58 | Em resposta a: #133603

Exmo. Senhor António Canelas,

Os assentos paroquiais do concelho de Fronteira entre 1552 e 1821 estão à sua disposição no Arquivo Histórico Municipal de Elvas assim como os processos de casamento da mesma vila, estes no fundo do Bispado de Elvas.
A sua consulta pode ser feita no próprio arquivo ou então pedida por e-mail e feita pelos funcionários do AHME, sendo esta última hipótese cobrada.

Cumprimentos,

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: provedor de Elvas, Amaral e Estiveiras.

#133633 | Rui Jesuino | 09 nov 2006 19:08 | Em resposta a: #133616

Caro João,

Não tenho conhecimento do Dr. João do Amaral nem de D. Catarina Estiveira. No entanto, vou pesquisar algo sobre esse assunto e mais tarde dir-lhe-ei o que consegui.

Cumprimentos,

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: provedor de Elvas, Amaral e Estiveiras.

#133662 | aniset | 10 nov 2006 02:13 | Em resposta a: #133633

caro confrade:

Seria possivel encontrar-me a seguinte informação?:

Gaspar Mauricio da Cunha nasceu na freguesia da Sé em Elvas a 31.1.1821 e foi baptizado a 9.2.1921 casou 2ª vez em londres com Annette Meunier. Mas era viuvo.Será possivel encontrar certidão deste 1º casamento?
Ficar-lhe-ía muito grata.

Melhores cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#133665 | artur41 | 10 nov 2006 03:08 | Em resposta a: #120297

Caro Rui Jesuíno,

Parabéns.
É com grande satisfação que recebo a notícia. Mais uma razão para ir a Elvas, para além da excelente gastronomia! lol

Tenho antepassados de Estremoz.

Meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: provedor de Elvas, Amaral e Estiveiras.

#133694 | JoãoGaspar | 10 nov 2006 15:02 | Em resposta a: #133633

Caro Rui,

Muito obrigado pela sua atenção!

Espero pela sua resposta.

Cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134038 | aniset | 14 nov 2006 12:07 | Em resposta a: #120297

Caro Confrade Rui Jesuino:

Poder-me á ajudar?
Precisava de encontrar a certidão do 1º casamento de Gaspar Mauricio da Cunha, nasceu a 31.1.1821 e foi baptizado a 9.2.1821, na Sé de Elvas, filho de Francisco Teodoro Infante da Cunha e de Ana Candida Pires da Silva
Antecipadamente grata
Melhores cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134050 | Rui Jesuino | 14 nov 2006 13:51 | Em resposta a: #134038

Cara M. Cristina Albuquerque,

Faça o favor de me enviar um e-mail para o Arquivo Histórico Municipal de Elvas para eu poder dar seguimento ao seu pedido. O endereço é o seguinte: gabinete.informacao@cm-elvas.pt
Caso seja encontrado o registo e não demore mais de 30 minutos a pesquisa só pagará 0.31€ da fotocópia.
O casamento de Gaspar Mauricio da Cunha pode ser procurado na paróquia da Sé entre 1840 e 1848 uma vez que os livros entre 1849 e 1859 estão no Arquivo Distrital de Portalegre.

Os melhores cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134075 | aniset | 14 nov 2006 17:44 | Em resposta a: #134050

muito obrigada. Assim farei
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134084 | carlos luiz | 14 nov 2006 19:16 | Em resposta a: #134050

Caro Rui Jesuino

Contente de o ler no Forum.
Aproveito para lhe pedir informação sobre o envio de assentos da Matriz do Campo Maior, Recebi com alegria estes documentos!
1° baptismo de Pedro Vaz Mexia, de 27/9/1646.
2° casamento dos pais, Bartomlomeu Mexia, com Maria Rodrigues, em 18/7/1645.
Fiz um pedido para encontrar os pais de Bartolomeu e de Maria, seja os avós do Pedro Vaz Mexia, e ao mesmo tempo pedindo por favor, que me indica-sem a Freguesia onde nasçeram.
Assim como tambem, a possibilidade de poder pagar por cheque bancário!

Com os meu cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134106 | Rui Jesuino | 14 nov 2006 23:02 | Em resposta a: #134084

Caro Carlos Luiz,

Já dei instruções à sra. Vereadora para lhe enviar um e-mail. Penso que irá recebê-lo dentro de dias. Os dois assentos que lhe enviamos são da Matriz de Campo Maior. O seu pedido de pesquisa já deu entrada e infelizmente o AHME só envia à cobrança.

Os melhores cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134160 | carlos luiz | 15 nov 2006 13:17 | Em resposta a: #134106

Caro Rui Jesuino

Obrigado, por sua gentileza e vontade de ajudar.

Posso saber os anos dos paroquiais da Igreja Matriz do Campo Maior!
Como tenho ramos nesta freguesia, quero conheçer até onde posso ir com as minhas pesquisas!
Tenho pena que o pagamento, seja faito à cobrança!
Creio que nos fica mais cáro!

Com os meus cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#134190 | Rui Jesuino | 15 nov 2006 17:47 | Em resposta a: #134160

Caro Carlos,

Os registos paroquiais mais antigos da igreja Matriz de Campo Maior são os de 1565 no caso dos baptismos e óbitos e os de 1572 para os casados.

Os melhores cumprimentos

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#135679 | Rui Jesuino | 27 nov 2006 21:16 | Em resposta a: #134160

Caro Carlos Reis Luiz

Já tenho no AHME o seu processo relativo ao baptismo de Bartolomeu e Maria.
Queira dar-me a morada para onde o enviar à cobrança.

Obrigado
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#135753 | amiguens | 28 nov 2006 12:21 | Em resposta a: #135679

Caro Rui Jesuino

Procuro informações sobre Afonso Miguens. Na impossibilidade de me deslocar a Elvas agradeço que o Arquivo pela pessoa dos seus técnicos a efectue.
os dados de que disponho são:
Manoel Gonçalves Migueins, filho dos anteriores, natural de Campo Maior, Matriz.
Maço 194, 1684-1734, livro 1713-1721, pág. 137 verso, "...em 10.12.1718 baptizei subconditione a Manoel e Maria gémeos etc., filhos do Tenente Affonso Migueins, natural da villa de Niza e de Lianor Rodrigues desta de Campo Mayor, etc...."

A morada para onde os resultados podem ser enviados à cobrança é:
Quinta das Amimôas, apartado 99, 7350-902 Elvas

Para qualquer esclarecimento adicional que pretenda utilize este fórum ou aesmiguens@gmail.com

Cumprimentos

António Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#135761 | Rui Jesuino | 28 nov 2006 13:34 | Em resposta a: #135753

Caro António Miguens

A sua pesquisa será elaborada pelos técnicos do AHME. Diga-me só o que deseja saber sobre Afonso Miguens uma vez que já reparei ter consigo o registo de baptismo. Podemos encontrar para si o registo e o processo de casamento bem como o registo de óbito. Se desejar mais alguma coisa contacte-nos.

Os melhores cumprimentos

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136062 | amiguens | 30 nov 2006 12:41 | Em resposta a: #135761

Caro Rui Jesuino

Agradeço desde já a atenção e brevidade com que respondeu ao meu pedido.
O registo de baptismo que indico não é do Afonso Miguens mas sim do seu filho Manoel, referi-o para facilitar a localização do Afonso, pois foi através do registo que soube da existência deste último. O que desejo saber sobre Afonso Miguens é tudo o que refere na sua mensagem, nascimento, casamento, óbito, com especial relevância para quem foram os seus antecessores. Uma vez que o Afonso é natural de Nisa, pode ser que nos registos com ele relacionados ou no do baptismo do filho se identifiquem os pais e avós do Afonso Miguens e de sua esposa Leonor Rodrigues, esta natural de Campo Maior.

Com os melhores cumprimentos e votos de um bom trabalho

Antonio Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136063 | amiguens | 30 nov 2006 12:41 | Em resposta a: #135761

Caro Rui Jesuino

Agradeço desde já a atenção e brevidade com que respondeu ao meu pedido.
O registo de baptismo que indico não é do Afonso Miguens mas sim do seu filho Manoel, referi-o para facilitar a localização do Afonso, pois foi através do registo que soube da existência deste último. O que desejo saber sobre Afonso Miguens é tudo o que refere na sua mensagem, nascimento, casamento, óbito, com especial relevância para quem foram os seus antecessores. Uma vez que o Afonso é natural de Nisa, pode ser que nos registos com ele relacionados ou no do baptismo do filho se identifiquem os pais e avós do Afonso Miguens e de sua esposa Leonor Rodrigues, esta natural de Campo Maior.

Com os melhores cumprimentos e votos de um bom trabalho

Antonio Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136064 | amiguens | 30 nov 2006 12:52 | Em resposta a: #135761

Caro Rui Jesuino

Inspirado pelo tema genealógico quero fazer outro pedido de pesquisa aos técnicos do AHME.
Que encontrem os registos de baptismo, casamento e óbito de José da Gama de Souza Miguens. Os dados de que disponho para possível ponto de partida são:
José da Gama de Souza Miguens, filho de João de Souza Miguens e de Maria Isabel Seabra da Gama, natural de Campo Maior e lá baptizado, Guarda d’alfândega, casa com Emília Augusta de Castro Cabral, em São Pedro, Elvas 16.11.1872.
A morada para onde os registos da pesquisa podem ser enviados é:
Quinta das Amimôas, apartado 99, 7350-902 Elvas

Com os melhores cumprimentos

António Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136120 | carlos luiz | 30 nov 2006 21:49 | Em resposta a: #134190

Caro Rui Jesuino
Com um grande Obrigado
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136160 | Rui Jesuino | 01 dez 2006 11:15 | Em resposta a: #136120

Caro Carlos Reis Luiz

Já tenho no AHME o seu processo relativo ao baptismo de Bartolomeu e Maria.
Queira dar-me a morada para onde o enviar à cobrança.

Obrigado
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136473 | flordealecrim | 05 dez 2006 09:57 | Em resposta a: #136064

Caro Rui Jesuíno

Agradecia se possível informação relativa à existência no Arquivo Histórico Municipal de Elvas, dos paroquiais de Campo Maior, freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Procuro o assento de Baptismo de Fernando Luís Mouzinho de Albuquerque, que nasceu nessa freguesia em 23 de Março de 1874.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136486 | Rui Jesuino | 05 dez 2006 13:41 | Em resposta a: #136473

Cara Isabel Roque

O assento de baptismo que procura encontra-se de facto no AHME. Para requerer a pesquisa e fotocópia do assento queira fazer o favor de a pedir por e-mail para gabinete.informacao@cm-elvas.pt
Eu próprio me encarregarei do assunto.

Com os melhores cumprimentos

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#136578 | flordealecrim | 06 dez 2006 09:18 | Em resposta a: #136486

Caro Rui Jesuíno

Agradeço a sua rápida informação. Como reparei que só enviam à cobrança, vou esperar precisar de mais alguma pesquisa, para fazer esse pedido, para não pedir só uma fotocópia.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#140511 | amiguens | 17 jan 2007 17:23 | Em resposta a: #135761

Caro Rui Jesuino

Nada mais soube da pesquisa por mim pedida em 28-11-2006 ao AHME. Permita-me perguntar-lhe a razão e se vos faz falta mais algum elemento da minha parte.

Os melhores cumprimentos

António S. Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#140515 | Rui Jesuino | 17 jan 2007 18:18 | Em resposta a: #140511

Caro António Miguens a sua pesquisa está terminada e será enviada o mais rapidamente possível.

Os melhores cumprimentos e as minhas desculpas pela demora

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#140800 | amiguens | 19 jan 2007 14:17 | Em resposta a: #140515

Caro Rui Jesuino

De modo algum tem que me pedir desculpas. Estou há mais de trinta anos sem o conhecimento desses dados, não será agora que me vou impacientar.
Quero desde já expressar o meu agradecimento a toda a equipa do AHME que participou na pesquisa.

Os melhores cumprimentos

António S. Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#144186 | amiguens | 15 fev 2007 13:11 | Em resposta a: #140800

Caro Rui Jesuino

Informo-o que recebi a documentação por mim pedida, aproveitando para agradecer a toda a equipa do AHME`.

Os melhores cumprimentos

António S. Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#148077 | aniset | 14 mar 2007 14:39 | Em resposta a: #134050

Senhor Dr Rui Jesuino

Tem havido dificuldade em obter os elementos respeitantes ao 1º casamento de Gaspar Mauricio da Cunha?

Acho que fiz o pedido a uma Senhora Vereadora.

Se souber alguma coisa sobre o andamento deste assunto agradeço a informação.

Antecipadamente grata
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#148078 | aniset | 14 mar 2007 14:39 | Em resposta a: #134050

Senhor Dr Rui Jesuino

Tem havido dificuldade em obter os elementos respeitantes ao 1º casamento de Gaspar Mauricio da Cunha?

Acho que fiz o pedido a uma Senhora Vereadora.

Se souber alguma coisa sobre o andamento deste assunto agradeço a informação.

Antecipadamente grata
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#148438 | Rui Jesuino | 15 mar 2007 18:29 | Em resposta a: #148077

Envie-me o seu pedido para o meu e-mail particular por favor.
rui.jesuino@hotmail.com

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#148656 | carlos luiz | 16 mar 2007 15:53 | Em resposta a: #148438

Caro Rui Jesuino
Continuo esperando os meus assentos paroquiais, jã enviei a morada, como pedido, mas não obtive qualquer resposta!
Agradecia uma pequena informação.
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#148728 | Rui Jesuino | 16 mar 2007 19:33 | Em resposta a: #148656

Amigo Carlos

Voltei a enviar a pesquisa para a morada referida mas novamente me veio devolvida. Não sei o que se passa. As minhas desculpas.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#148884 | carlos luiz | 17 mar 2007 20:24 | Em resposta a: #148728

Caro Rui Jesuino
Aqui escrevo minha morada; 10 RUE DU MOULIN DE LA POTERIE, 02210 COINCY--FRANÇA, pode por favor me enviar uma mensagem, para saber a soma a enviar!

Cumprimentos Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152272 | flordealecrim | 13 abr 2007 16:16 | Em resposta a: #136486

Caro Rui Jesuíno

Mandei no dia 11 do corrente um e-mail para o AHME a solicitar fotocópia não certificada deste nascimento. Diga-me se recebeu?

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152284 | pachancho | 13 abr 2007 18:06 | Em resposta a: #148728

Rui,

Podia-me informar se os registos de baptismo/nascimento se encontram no arquivo de Elvas.

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152287 | pachancho | 13 abr 2007 18:21 | Em resposta a: #148728

Rui,

Peço Descukpa mas na mensagem que lhe enviei anteriormente não referi a localidade.
O que eu queria saber é se os registos de baptismo/nascimento de pessoas de Olivença se encontram no arquivo de Elvas.
Caso a resposta seja afirmativa, será que poderia fazer uma busca para mim, sou de Braga e Elvas aínda fica longe.

Muito obrigado
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152295 | carlos luiz | 13 abr 2007 19:47 | Em resposta a: #148884

Caro Rui
Fui esquecido, ou talvez falta de tempo, diga-me qualquer coisa por favor!
cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152296 | Rui Jesuino | 13 abr 2007 19:47 | Em resposta a: #152287

Cara Paula,

O Arquivo Histórico Municipal de Elvas possui os seguintes registos paroquiais de Olivença:

Matriz:
Baptismos 1561 - 1797
Casamentos 1560 - 1797
Óbitos 1560 - 1793

Santa Maria Madalena:
Baptismos 1546 - 1796
Casamentos 1546 - 1786
Óbitos 1546 - 1797

São Bento da Contenda:
Baptismos 1671 - 1778
Casamentos 1670 - 1764
Óbitos 1670 - 1757

São Domingos de Gusmão:
Baptismos 1671 - 1794
Casamentos 1671 - 1755
Óbitos 1671 - 1754

São Jorge de Olor:
Baptismos 1672 - 1800
Casamentos 1673 - 1767

Tálega:
Baptismos 1673 - 1789
Casamentos 1673 - 1797
Óbitos 1694 - 1798

Para além disto no fundo do Bispado de Elvas temos todos os registos de casamento que aí deram entrada referentes às paróquias de Olivença entre 1643 e 1804. Caso queira consultar registos mais recentes deve dirigir-se ao Arquivo Municipal de Olivença.

Devo também referir que o Arquivo Histórico Municipal de Elvas tem serviço de pesquisas e que o pedido pode ser feito para gabinete.informacao@cm-elvas.pt ou para biblioteca@cm-elvas.pt

A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 15 euros
Horas seguintes: 20 euros cada

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152297 | Rui Jesuino | 13 abr 2007 19:52 | Em resposta a: #152272

Cara Isabel

Ainda nada me chegou às mãos, no entanto a correspondência tem antes que passar pela Câmara Municipal e pode ser que na próxima semana já tenha algo.
Pode no entanto enviar-me o pedido também para o meu e-mail pessoal: rui.jesuino@hotmail.com que eu posso dar já andamento ao processo para este ser mais rápido.

Cumprimentos

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152489 | pachancho | 15 abr 2007 22:43 | Em resposta a: #152296

Rui,

Agradeço-lhe muito a sua resposta. Vou tentar investigar mais alguma coisa para ver se consigo saber qual a freguesia, pois nacertidão de nascimento de minha bisavó consta que ela é neta de António Espirito Santo natural de Olivença não referindo o nome da freguesia.


Muito Obrigado
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#152490 | pachancho | 15 abr 2007 22:46 | Em resposta a: #152296

Rui,

Por acaso sabe me informar qual o endereço do Arquivo Municipal de Olivença.



Paula

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#235582 | IsabelFont | 02 ago 2009 22:37 | Em resposta a: #135761

Caro confrade
Rui Jesuíno,

Fiquei por este tópico a saber que existe um Arquivo Histórico Municipal de Elvas, mas não encontrei o repectivo endereço na Internet.

Assim, venho solicitar-lhe a sua ajuda no sentido de saber que dados me pode obter sobre:
- Samuel Eduardo Nunes Miguéns, nascido em Elvas, mas não sei onde concretamente, mas ainda no século XIX, ou talvez princípio do século XX.

Presumo que terá frequentado o Conservatório em Lisboa (apenas uma presunção) pois foi para Moçambique, e foi professor de Canto Coral no antigo liceu Salazar em Maputo (ex-Lourenço Marques) e foi também, compositor, Regente e Maestro da orquestra do Rádio Clube de Moçambique, na época dos anos 40 (1940 - 1950 ??). Parece que faleceu também em Elvas, já depois de 1974.
Foi casado com uma tia de meu marido Alice de Sousa Teixeira, natural de Moçambique.

Será que me pode ajudar com alguns dados mais concretos?

Grata pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: apelido / família Miguéns em Elvas

#235656 | IsabelFont | 03 ago 2009 21:10 | Em resposta a: #120297

Caro confrade
Rui Jesuíno,

Não sei se me estou a repetir; se assim é peço desculpa.
Fiquei por este tópico a saber que existe um Arquivo Histórico Municipal de Elvas, mas não encontrei o repectivo endereço na Internet.
Entretanto coloquei tb. esta questão ao confrade Luís Calhau, que me disse que o melhor era falar consigo. Por outro lado o confrade GMG, diz-me que uma parte da documentação está em Elvas e outra em Portalegre. Logo estou sem saber o que fazer.

Assim, venho solicitar-lhe a sua ajuda no sentido de saber que dados me pode obter sobre:
- Samuel Eduardo Nunes Miguéns, nascido em Elvas, mas não sei onde concretamente, mas ainda no século XIX, ou talvez princípio do século XX, muito provavelmente na 1ª década de século XX, pois a mulher nasceu em 1915. Por outro lado, tenho um "feeling" que é um irmão dele que consta aqui no GeneAll - pessoas (têm de comum parte do nome e apelido: Eduardo Nunes Miguéns), o que do meu ponto de vista é estranho. Só varia o primeiro nome próprio.

Presumo que terá frequentado o Conservatório em Lisboa (apenas uma presunção) pois foi para Moçambique, e foi professor de Canto Coral no antigo liceu Salazar em Maputo (ex-Lourenço Marques) e foi também, compositor, Regente e Maestro da orquestra do Rádio Clube de Moçambique, na época dos anos 40 (1940 - 1950 ??). Parece que faleceu também em Elvas, já depois de 1974.
Foi casado com uma tia de meu marido Alice de Sousa Teixeira, natural de Moçambique.

Será que me pode ajudar com alguns dados mais concretos?

Grata pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#266071 | evieira | 29 nov 2010 20:43 | Em resposta a: #120297

Caro Rui Jesuino

Será que pode informar se o atendimento do A.H.M Elvas aos pedidos de investigação ainda está activo? Nunca obtive qualquer resposta aos emails que enviei.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Inauguração do Arquivo Histórico Mun. de Elvas

#266206 | RuiJesuino | 02 dez 2010 15:50 | Em resposta a: #266071

Caro E. Simões,

O atendimento continua activo. Ligue para o arquivo e transmita os seus pedidos à funcionária.
Rapidamente terá a sua informação.

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen