Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#120845 | jvaldeira | 15 jun 2006 22:13

Gostava de obter uma lista dos militares que compunham a expedição de Mouzinho de Albuquerque em Moçambique. Alguém me saberá dizer onde a posso encontrar?
Estou particularmente interessado em possíveis elementos oriundos de Lagos e muito particularmente de apelido Marreiros.
Obrigado,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expediç

#120899 | braveman | 16 jun 2006 16:19 | Em resposta a: #120845

Tenho ideia que foi nessa expedição que foi um tipo de Ourique que conheço apenas como tenente Pereira.

Aqui poderá ver uma foto do dito e uma pequena resenha bibliográfica http://orik.bravehost.com/TENENTE_PEREIRA.htm

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expediç

#120900 | braveman | 16 jun 2006 16:19 | Em resposta a: #120899

desculpem, Ricardo Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expediç

#121012 | Canavarro | 18 jun 2006 16:18 | Em resposta a: #120845

Poderá encontrar extensas referências a oficiais expedicionários em:"A Guerra de África de 1895" e "Moçambique", ambas do Comissário Régio António Enes.
A primeira, edição da Prefácio, a segunda obra, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, salvo erro.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#121084 | Antunes & Teixeira | 19 jun 2006 16:16 | Em resposta a: #120845

No heroico feito de Chaimite a 27 de Dezembro de 1895,na lista de militares condecorados com a Ordem Militar da Torre e Espada há referencia a esse apelido:

--Joaquim Marreiros,1.º cabo de infantaria n.º 2.

**** Relatório publicado na parte não oficial das ordens do exérciyo de 1896.

Sucesso na sua pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#121108 | jvaldeira | 19 jun 2006 22:37 | Em resposta a: #121084

Muito Obrigado a todos!

Ao confrade "Antunes & Teixeira" gostava de perguntar se por acaso nas suas listagens de oficiais do Exército não terá (mais!) alguma informação sobre este cabo Joaquim Marreiros que penso ser exactamente quem procuro.

Trata-se de um colateral cujo nome próprio desconheço mas segundo a "lenda" que ouvi após as campanhas de Moçambique teria vindo a ser oficial.

Muito obrigado,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#121114 | jorge_arez | 19 jun 2006 23:31 | Em resposta a: #120845

meu caro valdeira
tanto quanto eu saiba portradição familiar o meu avo
josé estevão da silva http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=175961 esteve presente e serviu sob as ordens do major caldas xavier cuja filha amelia http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=196916 casou josé frederico de almeida arez http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=196915 primo direito da minha avó laura arez http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=175962 aliás todos este um nucleo de oficiais da campanha tinham relações de amizade e parentesco e muitos eram visitas de casa uns dos outros isso e inclui tb o outro cunhado joão maria ferreira do amaral segundo me contaram umas primas que ja conheci muito idosas ha uns anos .
Gostava de saber a lista completa dos oficiais desta campanha pois poderia dar me muitos nomes ja conhecidos
cumprimentos
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#121141 | pmpm | 20 jun 2006 11:04 | Em resposta a: #121084

Caro Antunes & Teixeira

Onde poderei consultar o regerido relatório ?

E já agora será que existe algum indíviduo de sobrenome Corado ?

Obrigado!
Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#121209 | jvaldeira | 20 jun 2006 23:39 | Em resposta a: #121114

Caro Jorge Arez,

Vou tentar comprar o livro de António Enes; existe uma edição de 2002 e se por lá os encontrar não deixarei de lhe dar nota.

Algo que talvez lhe interesse é um site de uma empresa de "soldadinhos de chumbo" que tem um extensa colecção de fotografias destas campanhas de "pacificação" nas colónias no final do séc XIX e início do séc XX. Não reconheci nenhum dos nomes que menciona mas existem muitos retratados cujo nome não é mencionado... além disso as fotos valem por si pois são regra geral de muito boa qualidade e creio mesmo serem o primeiro testemunho fotográfico de operações militares portuguesas.

O site chama-se "Viriatus" e é fácil de encontrar pesquisando num qualquer browser (não tenho qualquer interesse comercial na "publicidade", ok?)
Embora seja justo dizer que o site merece a divulgação pela quantidade de informação que disponibiliza não só fotográfica como relativamente a uniformes, distintivos e equipamento militar de diversas épocas que regra geral acabam por interessar a quem "escava no passado" - sobretudo quando alguns dos antepassados foram militares.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#121476 | jorge_arez | 24 jun 2006 16:17 | Em resposta a: #121209

caro j valdeira
muito obrigado vou procurar
quando da campanhoa o meu avo ainda nao sabia que iria casar com a sobrinha dum dos deputados pelo estado da india .penso que a foto data de depois da campanha farda de lanceiros
um abraço
jorge

Resposta

Link directo:

Mouzinho de Albuquerque - militares da expedição

#434651 | EvandroMorais | 24 jun 2021 00:04 | Em resposta a: #121476

Olá amigos
Cheguei apenas agora neste forum, infelizmente atrasado.
Busco tambem informações sobre meu bisavô que compos o exercito entre 1892 a 1894 Não sei ao certo. Porem não encontro nada. Sei disso pois temos as historias contadas e.... Fotos. Sim!!! tenho uma foto, quem sabe o seu parente nao está nela? Seria um presente fabuloso para sua família.
Espero que vc tenha encontrado as listas.

Evandro Morais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen