Brasil - Imigração - Simões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Brasil - Imigração - Simões

#12145 | cesario | 31 out 2001 10:31

Meu avô, Joaquim Simões, saiu de Portugal com onze anos, ele e o pai, meu bisavô, cujo nome não sei... Isto deve ter ocorrido entre 1882 e 1912...
Sairam pelo que me consta, da região da Serra da Estrela. Não sei qual a localidade... Preciso encontrar alguma referencia...
Alguém sabe se existiria algum registro dos imigrantes para o Brasil nos portos de Portugal?
Obrigado!
Cesario Simões, jr.
Pesquisando: Simões e Batista (Portugal), Hagedorn, Kohls, Zellemr e Blumenthal (Alemanha)

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#12156 | Elisabeth Póvoa | 31 out 2001 14:31 | Em resposta a: #12145

Meu avô,ANTONIO MARQUES PÓVOA, veio de Portugal com
11 anos, acho que nasceu em 08/12/1884, na cidade,
não tenho certeza do nome correto: Covilhã,Cordinhã,
Conselho de Canhanhede ou Póvo de Varzim. Preciso encontrar
alguma referencia, registro nascimento, registro de
batismo ou passaporte. Sei que existe no Brasil registro
de imigrantes italianos, mas não sei se existe registro
de português em algum porto do Brasil?
Obrigado
Elisabeth Póvoa
epsiquieroli@ufu.br

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#12233 | fafá | 02 nov 2001 03:39 | Em resposta a: #12156

caro Cesário,tenho dois endereços que espero lhe
seja útil, http:www.genealogia.com.br
e o outro é http:www.arquivonacional.gov.br/
abraços Fátima..

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#72195 | henrdias | 02 set 2004 13:44 | Em resposta a: #12156

Cara Elisabeth:

Cordinhã é efectivamente uma freguesia do concelho de Cantanhede.

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#86623 | Cesarious | 21 mar 2005 18:06 | Em resposta a: #12145

Actualizando: A viagem demeu avô Joaquim Simões ocorreu em 1903. Ele era da localidade de Eguins - Albergaria dos Doze, Pombal - Leiria. Veio com os pais (meus bisavós) Joaquim Simões e Maria Gameiro, e os irmãos, Antonio e Arthur. O Navio em que viajaram foi o Atlantique e vieram para Santos, donde foram de trem para Ribeirão Pires, a trabalhar com alguém que já deviam conhecer...
Cesario Simões, jr.
Pesquisando: Gameiro, Simões e Baptista (Portugal), Hagedorn, Kohls, Sellmer e Blumenthal (Norte da Alemanha - antiga Prússia)

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#86696 | victorferreira | 22 mar 2005 22:14 | Em resposta a: #86623

Confrade Cesário,

Como próximo passo, 1903 menos 11 anos dá 1892, ano do nascimento provável do seu avô (mais um menos um).
Com "Joaquim Simões, nascido entre 1891 e 1893 em 'Eguins' (uma aldeia? uma Quinta?), na Freguesia de Albergaria dos Doze, Concelho de Pombal, Distrito de Leiria, filho de Joaquim Simões e Maria Gameiro, que teve por irmãos António e Artur", dirija-se ao Arquivo Distrital de Leiria (pode ver o site, telefone, endereço postal no site do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo) e pedir certidões (ou fotocópias simples) do registo de baptismo. Assim fica a saber os 4 avós, e prosseguir até haver livros de registo paroquial. Mas atenção: isso tem um custo ... que no entanto é sempre mais barato do que atravessar o oceano.
Melhores cumprimentos, boas pesquisas.
VF
P.S.: por curiosidade, sabe onde fica Albergaria dos Doze? Vá à barra verde no topo desta página em Mapas>Portugal>Lisboa&Estremadura>Leiria>Pombal>Albergaria dos Doze. Não aparecem as aldeias, nem há nesta Base do Genea (até agora) nenhuma referência a alguém de lá.

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#276935 | Rosanna | 23 mai 2011 20:59 | Em resposta a: #86623

Caro Cesário Simões

Hoje vasculhando mensagens antigas, vi a sua e achei muito interessante, pois meu bisavô João Seixeiro Simões, era de Eguins, Albergaria dos Doze, Pombal e também emigrou para o Brasil, provavelmente em 1910/12. Era casado com Anna Marques Simões e filho de Antonio Simões (1870-1907) e Maria Gameira, tinha como irmãos Maria Gameiro (1882),Manuel Simões(1884) JOAQUIM SIMões(1886), Antonio Simões (1890) e Luisa, Rosária e Engrácia. Meu bisavô veio para Santos e morou na Rua Paraíba e Rio Grande do Norte, onde depois a tia Engécia (essa eu cheguei a conhecer também moroU.
nÃo consegui achar os avós dele e parei a minha pesquisa porque os paroquiais ainda não estão on-line, e como moro em Santos fica complicada a pesquissa.
Será que você nas suas pesquisas achou algum deles?

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287599 | Marcelo Simões | 19 set 2011 19:17 | Em resposta a: #276935

Caros,

Estou iniciando uma busca as minhas origens e possuo poucas informações.
Sei que meu bisavô chamava-se Manoel Simões, casado com Maria José Fernandes Simões. Ambos vindos de Portugal. Segundo meu pai deveriam de Lisboa ou Coimbra, pois falavam muito nestas cidades.
Meu pai acredita que vieram em 1904 para o Brasil, através do porto do Rio de Janeiro.
O pai de meu bisavô, meu tataravô (ou algo assim), chamava-se Joaquim Simões.
Estou tentando localizar lista de passageiros que desembarcaram no Rio nesta época, mas não consigo. O acervo Nacional contam listas e datas mais recentes.
Se souber de algo que possa me ajudar, agradeço.

Abs,

Marcelo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287652 | CesarioSimoes | 20 set 2011 19:17 | Em resposta a: #276935

Olá, Rosanna!
Só agora vi essa mensagem! Meu e-mail estava desatualizado!

Recebi de uma pessoa de Portugal os dados de antepassados até quase a décima geração!
Preciso procurar lá em casa...

O tio Antonio Simões tinha uma filha chamada Elvira e um filho chamado Maurici ou Murici. Ele morava no distrito de Vicente de Carvalho e era estivador.
Um irmão de meu pai era Mauricio Simões, já falecido. Morava em São Vicente.

Acho que somos primos distantes...

Quanto a mim estou empacado na pesquisa dos antepassados de minha avó paterna, a que se casou com Joaquim Simões: ela era Mariana Batista e seu pai (meu bisavô) era João Batista de Oliveira a mãe tinha o sobrenome Antunes de Andrade... Não tenho como pesquisar aí em Santos porque moro em Florianópolis... Se puderes me ajudar...
Até mais!

Cesário Simões

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287692 | Rosanna | 21 set 2011 14:57 | Em resposta a: #287652

Olá Cesário

Posso lhe mandar (mande o seu e-mail) até onde eu cheguei com a família Simões. Pelo que pesquisei na família meu bisavô joão tinha parentes na região ( Baixada Santista) só que ninguém sabe me dizer quem eram. Eu parei no meu tataravô Antonio Simões. Se você tiver alguma data provável posso ir ao cartório de Guarujá (Vicente de Carvalho) ou ao de São Vicente. Agora em Santos no Arquivo e memória de Santos, estão disponíveis as listas de passageiros dos navios aportados em Santos. Me comprometi a ir procurar para outro utilizador do fórum de Viseu, posso também se lhe interessar a data e o navio que ele imigrou para Santos.
Até mais
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287694 | CesarioSimoes | 21 set 2011 16:18 | Em resposta a: #287692

Ontem a noite acabei por não consultar meus arquivos!
Mas sei de cor que João e Maria - João Simões e Maria Gameiro, chegaram a Santos no navio Atlantique, vindos de Eguins, Albergaria dos Doze, Pombal, Leiria, Portugal, no começo do século XX.
Na árvore genealógica se repetem os Gameiro, Seixeiro, Simões e cia!

João e Maria - João Simões e Maria Gameiro, vieram com três filhos: Antonio, Artur e Joaquim Simões, este último era meu avô!

Quero ver se acho esta noite!

c

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287731 | Rosanna | 22 set 2011 03:04 | Em resposta a: #287694

Olá
Vou passar os dados que tenho, para ver se você encontra algo (Acho muita coincidencia existir Gameiro, Simões e Seixeiro, de Eguins)
1. Antonio Simões (1860-1907) casado com Maria Gameiro
1.1 Maria Gameiro (1862) casada com Manuel da Costa
1.2 Manuel Simões (1884)
1.3 Joaquim Simões ( 1886)
1.4 João Simões Seixeiro (1888-1941) casado com Anna Marques (meus bisavós) em 1912 em São Simão de Litém
1.5 Antonio Simões (1890)
1.6 Luisa Simões (1893)
1.7 Rosária Simões (1896)
1.8 Engrácia Simões (1898) Esta tia veio para o Brasil e morou em Santos, deixando descendencia conhecida
1.9 Conceição Simões (1900)

Depois se lhe interessar passo a descendencia dos meus bisavós João e Anna Marques

Até mais

Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287752 | CesarioSimoes | 22 set 2011 14:27 | Em resposta a: #287731

Achei o documento que recebi de um pesquisador de Portugal! Mas é uma planilha .xls...
Há muitos nomes repetidos... Achei as seguinte coincidências:
Manuel Simões, casado com Felicia Maria. Pais de Manuel Simões, vº (velho?), identificado como Manuel Simões Seixeiro no batismo de dois de seus filhos: Antonio (04/09/1823) e Josefa (26/11/1927).

Posso te mandar por e-mail se quiseres, pois não sei como postar aqui no fórum...
Ainda não tive tempo de parar e analisar a fundo os dados...
Cesário (cesarioDOTsimoesATgmailDOTcom)

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287755 | Rosanna | 22 set 2011 15:24 | Em resposta a: #287752

Bom Dia
Se você puder, você poderá mandar para o meu e-mail e se alguém mais tiver interesse é só pedir que envio também or e-mail
E-mail: romaguiro@gmail.com
Muito Obrigada
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287764 | Rosanna | 22 set 2011 17:26 | Em resposta a: #287755

Olá
Muito Obrigada pela planilha
Estive estudando e realmente achei
Antonio Simões (05/07/1860) meu tataravô é irmão de Joaquim Simões seu antepassado
Não consegui ainda o lado dos Gameiro, pois o meu tataravô Antonio casou-se também com uma Maria Gameiro que não sei a ascendencia.
Quanto à procura de sua avó que morou em Vicente de Carvalho, me passe o que você procura que tenho como pesquisar para você.
Muito Obrigada e à sua disposição para o que precisar pela Baixada Santista

Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287765 | Rosanna | 22 set 2011 17:27 | Em resposta a: #287752

Olá
Muito Obrigada pela planilha
Estive estudando e realmente achei
Antonio Simões (05/07/1860) meu tataravô é irmão de Joaquim Simões seu antepassado
Não consegui ainda o lado dos Gameiro, pois o meu tataravô Antonio casou-se também com uma Maria Gameiro que não sei a ascendencia.
Quanto à procura de sua avó que morou em Vicente de Carvalho, me passe o que você procura que tenho como pesquisar para você.
Muito Obrigada e à sua disposição para o que precisar pela Baixada Santista

Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287766 | CesarioSimoes | 22 set 2011 17:37 | Em resposta a: #287765

Oi! Que bom que os dados bateram!

Minha avó na verdade morou em Santos, na rua Manoel Tourinho, no fundo de uma vila de casas ao lado de um grande armazém...

Chamava-se Mariana Batista e não sei se chegou a se casar com meu avô, Joaquim Simões...

Sei que o pai dela era João Batista de Oliveira e a mãe tinha o sobrenome Antunes de Andrade... Só isso eu sei... Eu teria que ir consultar os arquivos ca igreja, que não sei se já estão no site da LDS... Não sei se ela nasceu em Santos...

Cesário

Resposta

Link directo:

RE: Brasil - Imigração - Simões

#287776 | Rosanna | 22 set 2011 18:46 | Em resposta a: #287766

Olá
E o falecimento dela, se deu em Santos? Muitas vezes no óbito averbam-se dados importantes como residencia, filhos, etc.
Se ela casou-se também existe no cartório a certidão que se você necessitar posso pedir. Os cartórios têm serviço de busca, que cobrem vários anos. Assim, se você precisar, é so pedir.
Rosanna

Resposta

Link directo:

Brasil - Imigração - Simões

#363702 | angelica.simoes94 | 22 nov 2015 19:37 | Em resposta a: #287755

boa noite Rosanna, me chamo angelica e tambem faço parte da familia Simoes e estou a procura do meus descendentes portugueses, e gostaria de obter essa panilha tambem, obrigada pela sua atençao e meu e-mail e anginha1994@outlook.com

Resposta

Link directo:

Brasil - Imigração - Simões

#423152 | Seixeiro | 13 abr 2020 02:42 | Em resposta a: #287652

Olá Cesário! Sou filha de Edson Simões Seixeiro, neta de Albino Fausto Simões Seixeiro e bisneta de Agostinho Simões.
Pelo comentário da Rosanna acredito que seus bisavós João Simões Seixeiro e Ana Marques sejam meus tataravós.
Por favor se possível entrar em contato
nativieira10@bol.com.br

Moro em Santos/SP.

Resposta

Link directo:

Brasil - Imigração - Simões

#449030 | CesarioSimoes | 18 jul 2023 14:12 | Em resposta a: #276935

Opa! Há boas chances de sermos primos...
Nasci em Santos mas AGORA moro em Anitápolis, SC...

Resposta

Link directo:

Brasil - Imigração - Simões

#452442 | AleXX3 | 10 fev 2024 17:49 | Em resposta a: #12145

Olá a todos. Sou novato. Tenham todos um bom dia!)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 05:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen