Familia de Cerva ou Serva?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Familis de Cerva ou Serva?

#121812 | vitrevisan | 28 jun 2006 19:12

Boa Tarde! Minha Avó, Isaura Martins Cardoso, nascida em 22/11/1897, é "natural de Serva (ou Cerva), provincia de Traz-Os-Montes. Filha de Jose Alves e de Theresa Martins Cardoso.
Preciso pesquisar seus dados de nascimento, mas não consigo chegar a nada. Alguem poderia auxliar-me. Pois não encontro nada com o nome de Cerva, será que o nome foi mudado. Poderiam auxiliar-me indicando lugares para a busca???
Agradeço muito. Vitorio Trevisan Neto, Brasil

vitorio2006@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familis de Cerva ou Serva?

#121817 | josemariaferreira | 28 jun 2006 19:55 | Em resposta a: #121812

Caro Vitório Trevisan Neto

Cerva é uma localidade, sede de freguesia, situada no concelho de Ribeira da Pena, distrito de Vila Real.
Aqui no Genea em:
http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=266

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121826 | vitrevisan | 28 jun 2006 20:34 | Em resposta a: #121817

Obrigado. Onde eu conseguiria registros ref. a data de 1897 de Cerva, Sendo que os arquivos com mais de 100 anos são transferidos. Tem alguma sugestão de como consegui-los? Grato

Vitorio Trevisan neto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121830 | josemariaferreira | 28 jun 2006 21:27 | Em resposta a: #121826

Caro Vitorio Trevisan Neto

Em princípio já deveverão estar depositados no Arquivo Distrital de Vila Real.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121852 | vitrevisan | 29 jun 2006 02:33 | Em resposta a: #121830

OK. Obrigado. Teria alguma dica de site para pesquisa de portugueses que emigraram para o Brasil (tipo navio), onde eu conseguiria a relação com os dados de cada um? Obrigado novamente.

Vitorio

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121867 | josemariaferreira | 29 jun 2006 10:38 | Em resposta a: #121852

Caro Vitorio Trevisan Neto

Procure em qualquer motor de busca escrevendo as palavras navios/ou vapores de Portugal para o Brasil.
Ou então aqui mesmo no Genea você terá muito à sua disposição sobre o caso como em:http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=121515&fview=c#reply

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121868 | miro | 29 jun 2006 11:04 | Em resposta a: #121867

bom dia,
tenho antepassados da vila de cerva, a minha bisavó, fui ao arquivo de vila real mas só têm disponivel onze anos de registos paroquiais. é muito dificil encontrar alguma coisa. se ajudar os meus antepassados de cerva são costa, almeida e fernandes. da casa da igreja, casa de crespos, casa do casal e casa do paço vedro.
cump
belmiro queirós ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121894 | vitrevisan | 29 jun 2006 15:58 | Em resposta a: #121867

Obrigado pelo novo caminho que me forneceu. Em sua opinião, se eu associar-me ao Genea, terei um leque melhor para pesquisa? Tento obter informações sobre os acessos que ele me permitiria, mas sem sucesso.
Grato
Vitorio

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#121908 | josemariaferreira | 29 jun 2006 17:56 | Em resposta a: #121894

Caro Vitorio

Para saber as condições de acesso consulte:
http://genealogia.netopia.pt/home/acesso.php

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#145136 | ROSEMARIE PC | 22 fev 2007 22:36 | Em resposta a: #121868

Belmiro,
tenho procurado tbem meus parentes que são de Cerva e a mãe de meu pai, minha bisavó tem o sobrenome Almeida(Gracinda de Almeida). Ele se chamava Americo Jose Cardoso e casou-se com minha avó, Emilia Rosa teixeira, filha de Alexandre Jose Teixeira e de camilla Ribeiro. Infelizmente não tenho conseguido encontrar maneiras para ter a certidão deles..não encontram em Cerva. Quem sabe temos parentesco!
abraço
Rosemarie

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#145137 | ROSEMARIE PC | 22 fev 2007 22:38 | Em resposta a: #121868

Belmiro
O que quer dizer casa da igreja, casa de crespos, casa do casal e casa do paço vedro?

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#145167 | miro | 23 fev 2007 10:55 | Em resposta a: #145137

viva,
são os nomes das casa onde os meus antepassados moravam, eu tenho fotografias dessas casa, um destes dias vou colocá-las no meu blog - www.travassos1.blogspot.com
cump
belmiro ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#145168 | miro | 23 fev 2007 11:01 | Em resposta a: #145136

não pode me enviar mais algumas informações, talvez o local exacto onde todos nasceram? e a data de nascimento. cerva é mesmo muito dificil de pesquisar mas tem registos até 1860 por isso os seus avós devem lá estar.
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#145218 | ROSEMARIE PC | 23 fev 2007 17:25 | Em resposta a: #145168

Belmiro..obrigada por responder..
o unico documento que tenho é o passaporte dles, em que constam Ribeira de pena, Cerva . Acredito que eles tivessem mais ou menos de 18 a 21 anos quando vieram para o Brasil. A Data de saida de meu avô , de Portugal,é de 1902 e minha avó dois ou tres anos depois, já trazendo uma filha, que não consta o nome no passaporte. Infelizmente, papai nem conheceu a mãe, pois ela morreu qdo ele tinha 2 anos( ele é de 1909) e meu avô morreu qdo papai tinha 9 anos. Minhas tias tbem já faleceram...só restou eu mesma! Sou filha temporona.
Se puder, me ajude! Já tentei através de um advogado( que até já me cobrou bem e nem conseguiu nada) a certidão de meus avós, mas ele diz que nada foi encontrado. è importante pra que eu possa resgatar essas memorias que fazem parte de minha estoria
Obrigada pela atenção comigo
Abraço
Rosemarie

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Cerva ou Serva?

#145219 | ROSEMARIE PC | 23 fev 2007 17:27 | Em resposta a: #145167

Vou gostar de ver!! já visitei seu blog.
abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familis de Cerva ou Serva?

#190118 | marie card | 28 mar 2008 22:43 | Em resposta a: #121812

Vitorio

sou principiante por aqui..mas encontrei essa pagina sobre Isaura Martins Cardoso
http://www.familysearch.org/Eng/search/frameset_search.asp?PAGE=ancestorsearchresults.asp

tenho parentes em Cerva e meus avós eram de lá..
Emilia Teixeira e Americo Jose Cardoso
os Teixeira já encontrei alguns..agora procuro minha bisavó, Gracinda de Almeida

procure informações no site dos mormons..
http://www.familysearch.org/Eng/Library/FHLC/frameset_fhlc.asp

abraço
Marie

Resposta

Link directo:

RE: Familis de Cerva ou Serva?

#205762 | marie card | 20 ago 2008 01:29 | Em resposta a: #121812

Vitorio

queria saber se encontrou algo sobre sua avó Isaura.
a razão é que tbem tenho parentes em Cerva e antepassados e lendo de novo no forum seu pedido, lembrei-me que meu avô, Americo Jose cardoso, é de Cerva e tem como mãe, Gracinda de Almeida, só que não consta o nome do pai dele, mas ele tem o sobrenome Cardoso.
o nascimento dele é aproximado de sua avó,1883.
caso tenha alguma novidade pode entrar em contato pelo e-mail
marierpc6@hotmail.com

abraço
marie

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#206372 | vitrevisan | 26 ago 2008 20:38 | Em resposta a: #190118

Ola! Marie, obrigado pelas dicas. A Isaura que encontrou não é minha ancestral, e o nome de Americo Jose Cardoso não me recorda ninguem, mas verificarei a arvore e te comunicarei. Consegui informação completa de minha Familia, chegando até 1700.
Mais tarde te respondo.

Um abraço

PS - voce mora em que pais

Resposta

Link directo:

RE: Familis de Cerva ou Serva?

#206373 | vitrevisan | 26 ago 2008 20:40 | Em resposta a: #205762

Oi Marie!

Verificarei meus arquivos e indicarei uma pessoa que tem todo o historico de Cerva para te ajudar.

Abraço

Vitorio

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#206375 | vitrevisan | 26 ago 2008 20:51 | Em resposta a: #205762

Oi Marie!!

Poderia passar-me mais informações sobre os seus ancestrais. Se possivel copia do passaporte deles para eu pesquisar por aqui.
Meu e-mail é vitoriotn@terra.com.br

Fui auxiliado por diversos e hoje, estou com o pedido de nacionalidade em andamento. Minha Mãe já foi nacionalizada e inicarei o meu pedido em breve. Consegui isso em 02 anos. Considero rápido. Por isso gostaria de retribbuir a ajuda que recebi, auxiliando outras pessoas.

Abraço

Vitorio Trevisan Neto

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#206380 | marie card | 26 ago 2008 22:22 | Em resposta a: #206375

Vitorio

mandei por e-mail os documentos que eu tinha...
obrigada e aguardo noticias

abraço

Rose

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#223656 | miro | 13 mar 2009 23:06 | Em resposta a: #206375

viva vitorio,
agora com alguns registos disponiveis online é mais fácil pesquisar.
aqui está um registo onde penso que a sua avó é a madrinha.
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PMDB02-001-004&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PMDB02-001-004/PRTC0808D_ADVRL-PMDB02-001-Lv004_M_00004.jpg#
cump
miro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#226277 | marie card | 13 abr 2009 16:39 | Em resposta a: #223656

Miro

estou de volta ao forum ainda tentando encontrar mais dados sobre minha familia em Portugal
vou passar o q encontrei:
Americo Jose Cardoso, de Cerva, nasc provavel 1883, filho de Gracinda de Almeida,
desses não encontrei mais nada
Emilia Teixeira, de Cerva, nasc. provavel em 1888, filha de Alexandre Jose teixeira e Camila Rosa Ribeiro
casados em 10/3/1904em Cerva(consegui a certidão pela Conservatoria)

Alexandre Jose teixeira, de Cerva/Alvite, nasc. 1849, filho de Jose teixeira e Joaquina Rosa
Camila Rosa Ribeiro, de Cerva, lugar do casal, nasc. 1853, filha de Emilia Rosa Ribeiro do mesmo local
casados em 1/9/1872 em Cerva(consegui os assentos)

Jose teixeira, natural de Faia/Cabeceira de Basto, nasc provavel 1828
Joaquina Rosa, natural de Cerva/Alvite/do lugar, nasc.provavel 1833


queria lembrar que já encontrei meus primos Teixeiras de Cerva, mas nada sabem sobre os antepassados, ´so o pai deles, Firmino teixeira, irmão de minha a^vó, Emilia

será que poderia tentar me ajudar?

agradeço demais qualquer ajuda
abraços
Marie

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#226799 | miro | 18 abr 2009 21:48 | Em resposta a: #226277

boa noite marie,
encontrei um assento de nascimento de alguem com os apelidos que procura.
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRPN03-001-032&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRPN03-001-032/PRTC0808D_ADVRL-PRPN03-001-Lv032_M_00006.jpg#
lugar da praça, freguesia de cerva.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#226850 | marie card | 19 abr 2009 15:43 | Em resposta a: #226799

Bom dia, Miro

obrigada por me responder...
já entrei no link...e vou guardar para juntar as peças quando tiver mais informações...
vc pode me informar pq não consigo abrir os outros arquivos, de outras datas(anos) de batismo e de casamento?
entrei no site da ADVR e tentei procurar mais...mas não consegui...

caso vc encontre algo mais, principalmente de Cerva, por favor, não esqueça dos meus...te agradeço muito!

abraços

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318802 | peninha | 08 dez 2012 14:55 | Em resposta a: #226799

Caros Confrades,

Procuro informação genealógica sobre:

-Domingos Gonçalves Dinis, do lugar de Macieira ? concelho da Cerva ;
- Manuel Gonçalves Dinis, do lugar de Macieira? concelho da Cerva:
- Maria Teresa Gonçalves, casada com Manuel Sousa Machado do lugar do Souto concelho de Vila Pouca de Aguiar;
- Ana Gonçalves, casada com Domingos Gaspar do lugar de Macieira ? concelho da Cerva;
- António José Gonçalves da Faria, do lugar de Favais do concelho da Cerva ;
- Bernardo José Gonçalves, lavrador da herdade de Aguas Belinhas, morador na vila de Coruche;

Os quais, figuram numa escritura* de quitação de bens da herança que aqueles pertencem pelo falecimento do capitão António José Gonçalves**, celebrada a com viúva do capitão António José Gonçalves, D. Joaquina Rosa, no dia 11 de Julho de 1798, em casa desta na vila de Coruche. Segundo a mesma, serão Tios e Primos do falecido capitão António José Gonçalves.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

* Lavrada de fols. 82 V.º a fols. 84 do Livro de Notas do Tabelião Silvestre Pinto Gastão, (Livro de Ordem n.º 150, Fundo Notarial de Coruche).
**António José Gonçalves também foi lavrador da herdade da Azervada.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318820 | miro | 08 dez 2012 20:32 | Em resposta a: #318802

boa tarde,
tenho informações de um casal de macieira, manuel gonçalves diniz e luisa gonçalves pais de manuel gonçalves diniz , paulo gonçalves diniz, josé gonçalves diniz e bernardo gonçalves diniz (este faleceu no distrito de setubal). tenho um antonio josé gonçalves faria, natural de favais, casado com luisa gonçalves, de travassos. era filho de antonio gonçalves faria e de ana gonçalves.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318832 | peninha | 09 dez 2012 10:26 | Em resposta a: #318820

Caro Confrade Miro

Parece-me que será a mesma família.

Quanto a Setúbal a referência que tenho é como local de morada, em 1786, de Frei Domingos de São José, religioso de S Paulo, irmão do capitão António José Gonçalves, então morador na herdade da Azervada, e de Feliciano José Gonçalves (não recordo que a escritura diga algo sobre o local de morada deste irmão).

Para além das escrituras já referidas, consultei a escritura de partilha amigável da herança do capitão António José Gonçalves celebrada* em 14 de Fevereiro de 1798, na vila de Coruche, em casa da sua viúva, D. Joaquina Rosa, a qual antecedeu a escritura de quitação celebrada em11 de Julho de 1798.

O capitão António José Gonçalves faleceu casado, sem filhos e sem testamento.

Abstraindo das questões jurídicas, nomeadamente das vocações sucessórias em sede de sucessão legítima. Sucede que entre a escritura de partilha amigável e a escritura de quitação há divergências, pelo menos aparentes, na identificação dos herdeiros. Para distinguir os Tios dos Sobrinhos do capitão António José Gonçalves, e quais os nomes que usaram, vai ser preciso informação complementar.

No que respeita a Bernardo José Gonçalves, lavrador da herdade de Aguas Belinhas e morador na vila de Coruche, será Tio do capitão António José Gonçalves.

No que respeita a D. Joaquina Rosa:

Em 1 de Março do 1801 António do Vale de Sousa Meneses, da vila de Tomar, fez escritura** de aforamento com factuzim perpétuo de uma morada de casas nobres, na travessa que vai da rua da Misericórdia para o terreiro de S. Pedro da vila de Coruche, a D. Joaquina Rosa, viúva de António José Gonçalves.

Em 2 de Fevereiro de 1808, na vila de Coruche, D. Joaquina Rosa, viúva de António José Gonçalves, casou com José Vieira Borralho, natural da vila de Pavia, filho de João Vieira e Antónia de Mira.

Capitão da 1ª Companhia de Ordenanças de Coruche em 10.3.1812***. Grande proprietário fundiário****, viúvo de D. Joaquina Rosa, faleceu José Vieira Borralho em 6 de Janeiro de 1856 na vila de Coruche.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro


* Lavrada de fols. 46 a fols. 48 no Livro de Notas do Tabelião Francisco António de Almeida Leitão (Livro de Ordem n.º 151).
** Lavrada de fols. 114 V.º a 116 V.º no Livro de Notas do Tabelião Silvestre Pinto Gastão, (Livro de Ordem n.º 150).
*** “ As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego, 2006, I Volume, página 406.
****“Nacionalizações e Privatizações em Portugal, A desamortização oitocentista”, António Martins da Silva, Minerva, Coimbra, 1977, página 503.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318872 | miro | 10 dez 2012 05:11 | Em resposta a: #318832

boa noite,
a referencia a setubal aparece neste dote de casamento:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-NOT-CNERM1-001-039
em que a noiva é filha de manuel gonçalves diniz e sobrinha do dito bernardo, em 26 de julho de 1826 que dotou a noiva com 530
.000reis.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318873 | miro | 10 dez 2012 05:23 | Em resposta a: #318802

boa noite,
aqui pode ver uma ficha de imigrante de um descendente dos gonçalves de faria do lugar de favais:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-21938-28995-16?cc=1932363&wc=MM1F-32L:n1918183298
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318884 | peninha | 10 dez 2012 14:28 | Em resposta a: #318873

Caro Confrade Miro

Muito lhe agradeço a informação enviada.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#318990 | peninha | 11 dez 2012 19:59 | Em resposta a: #318873

Caro Confrade Miro

Para o puzzle relativo à família Gonçalves, com origem no concelho de Cerva, que se estabeleceu em Coruche, seguem elementos:

A) Bernardo José Gonçalves, lavrador da Herdade de Aguas Belinhas, freguesia de St.º António do Couço, casou com D. Maria Inácia Caetana de Faria (dele viúva, e moradora na vila de Coruche pelo menos desde Setembro de 1800). Deste casamento houve, pelo menos, D. Maria Jacinta Mariscote ? a qual casou com José Joaquim da Silva, o qual também usou José Joaquim da Silva Barros.

B) O Padre António Alves Lage, faleceu na vila de Coruche (em data anterior à do mês de Setembro de 1880) onde foi Vigário da paróquia, é Irmão de Maria Gonçalves, que enviuvou de Manuel Afonso, Mãe de Joaquina Teresa que casou com Francisco José Martins, moradores no lugar da Escoura do concelho da Cerva.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319013 | rosa filipe | 12 dez 2012 14:00 | Em resposta a: #318990

senhor peninha peço desculpa pelo incomodo, mas tem aceso facil ou economicamente facil das familias de cerva sitio de alvite? ribeira de pena?
gostava de saber quem era os pais de Aida conceiçao lopes nos anos de 1906 a 1908 quem eram e o que faziam porque a familia silva não queriam que seu filho ernesto da silva se casa-se com a Aida lopes.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319015 | peninha | 12 dez 2012 14:22 | Em resposta a: #318873

Caro Confrade Miro

Revi agora a última mgs enviada e rectifico, o Padre António Alves Lage faleceu na vila de Coruche em data anterior à do mês de Setembro de 1800, e não de 1880 como referi...

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319020 | peninha | 12 dez 2012 14:50 | Em resposta a: #319013

Cara Rosa Filipe

No âmbito da genealogia teria muito gosto em ajuda-la.

Infelizmente, o meu conhecimento das famílias do extinto concelho da Cerva ainda é praticamente nulo, e o seu objecto versa o séc. 18, e quiçá o século anterior.

No entanto, porventura, haverá neste fórum outro Confrade apto a satisfazer a sua pretensão.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319022 | HRC1947 | 12 dez 2012 16:04 | Em resposta a: #319013

Cara Rosa Filipe;

.... Tudo a seu tempo!!
"Agora faço uma pergunta. porque os pais de meu avô o deserdaram porque ele quis casar à força toda com a minha avò? esse casamento foi consumado nos anos de 1936 a 1937 ."
...O motivo não será difícil de adivinhar:-- ou económico ou estatuto social. Mas a Confreira ainda tem tanto
caminho para " desbravar ", tanta coisa interessante para descobrir. Essas situações aconteciam com muita
frequência antigamente.
... [A experiência de vida é um bem valioso, que por vezes muita gente não lhe dá valor].. [sinais do tempo ].

Saudações Genealógicas
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319025 | HRC1947 | 12 dez 2012 18:05 | Em resposta a: #319022

Cara Rosa Filipe;

Analisando as sua mensagens, quer parecer-me que você coloca a suposição da sua bisavó ser de
origem Judia, motivo que no seu entender teria levado os pais do seu bisavô a deserdarem-no, por
ter contraído casamento com aquela Senhora Aida Conceição Lopes.
É uma hipótese, agora vc. terá que encontrar o Registo de nascimento da sua bisavó Aida e dos pais
desta, bem como dos avós.
Note que em principio isso não irá adiantar de muito, entretanto outros factos poderão ir aparecendo e a
Rosa vai adquirindo conhecimentos, que lhe facilitarão as buscas.

Se precisar de algum esclarecimento, esteja à sua vontade para o efeito.

Os meus cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319026 | f4b2 | 12 dez 2012 18:59 | Em resposta a: #319013

Boa Noite

Peço desculpa pela intromissão no tópico,mas estive a verificar nos Anuários de Portugal de 1908/1909 a freguesia de Cerva(Ribeira de Pena)e não vi referência aos nomes que mencionou,mas em Ribeira de Pena vi estes nomes,cito:

- ANNA da SILVA - Fabricante de Flores Artificiais,1909

- ANTÓNIO JOAQUIM LOPES - Padaria,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319028 | miro | 12 dez 2012 19:32 | Em resposta a: #319026

boa noite,
tem alguns de registos de habitantes de cerva ou ermelo no seu anuario?
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319031 | f4b2 | 12 dez 2012 19:48 | Em resposta a: #319028

Caro miro

Que constam dos Anuários de 1908/1909,sim estão lá os nomes e profissões de alguns habitantes de Cerva!
Não são muitos, se quiser posso enviar esses nomes?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319054 | miro | 13 dez 2012 03:29 | Em resposta a: #319031

caro joão,
se fosse possivel gostava de ter os nomes de cerva e bilhó, que é uma freguesia vizinha.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319072 | f4b2 | 13 dez 2012 17:48 | Em resposta a: #319054

Caro miro

Deixo-lhe então estes nomes,cito Anuários de 1908/1909:

CERVA - Ribeira de Pena

- Pároco - Manoel Joaquim Gonçalves Ferreira
- Regedor - Agostinho José da Costa
- Juiz de Paz - Balthazar Alves Costa
- Encarregado do Correio - Augusto de Moura

COMMERCIANTES

- Agostinho José de Carvalho
- Bento Leite
- Costa & Costa
- José Joaquim de Moura
- Vital d'Almeida Cardoso

LAVRADORES ou AGRICULTORES

- Agostinho José da Costa Barbeita
- António Luiz Fernandes Pereira
- António Augusto Alves Affonso
- Conde de Alves Machado
- Domingos José da Costa
- João Xavier Machado
- José António de Faria
- José Claudio Affonso Machado

PROFESSORES

- Luiza da Soledade Poça
- Manoel Balthazar Machado


De BILHÓ - Mondim de Basto

Pároco - António Ferreira Machado
Encarregado do Correio - António José Rodrigues Queirós
Professor - Pedro de Sousa

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319121 | peninha | 14 dez 2012 13:14 | Em resposta a: #319054

Caro Confrade Miro

Com base nos registos notariais já mencionados, e compatibilizando as aparentes divergências, elaborei uma hipótese em que procurei determinar os TIOS e PRIMOS do Capitão ANTONIO JOSÉ GONÇALVES, lavrador da herdade da Azervada, que partilharam a sua herança com a sua viúva, D. Joaquina Rosa. Hipótese esta a que, numa 2.º fase, adicionei a informação que forneceu. Porquanto a mesma pareceu-me encaixar que “nem uma luva”.

Segue o resultado, o qual carece de ser comprovado, através dos registos paroquiais.

No final envio informação sobre outros parentes desta família relacionados com o Concelho da Cerva.

HIPÓTESE:

TIOS e PRIMOS do Capitão ANTONIO JOSÉ GONÇALVES, lavrador da herdade da Azervada, que partilharam a sua herança com a sua viúva, D. Joaquina Rosa:

A) TIOS:

-PEDRO GONÇALVES, (localizado em Coruche no dia 14/2/1798);

- JOSE GONÇALVES, lavrador da Sesmaria do Vale Mouro;

- BERNARDO JOSÉ GONÇALVES, lavrador da Herdade das Aguas Belinhas, casou com Maria Inácia Caetana (dele viúva, e moradora na vila de Coruche, pelo menos desde Março de 1801). (Deste casamento houve pelo menos MARIA JACINTA de Mariscote ?, a qual casou com José Joaquim da Silva, o qual também usou José Joaquim da Silva Barros.);

- DOMINGOS GONÇALVES, o qual também pode ter usado DOMINGOS GONÇALVES DINS, morador no lugar de Macieira concelho da Cerva;

- MANUEL GONÇALVES, o qual também pode ter usado MANUEL GONÇALVES DINS, morador no lugar de Macieira concelho da Cerva;

B) PRIMOS:

- OS 3 filhos da sua Tia, ANA GONÇALVES, já falecida (em 14/2/1798):

1- MARIA, a qual pode ser MARIA TERESA GONÇALVES casada com Manuel de Sousa Machado do lugar do Souto, de Vila Pouca de Aguiar;

2- ANTONIO, o qual pode ser ANTONIO JOSE GONÇALVES de FARIA, do lugar de Favais do concelho da Cerva;

3-ANA, a qual pode ser ANA GONÇALVES casada com Domingos Gaspar morador no lugar de Macieira concelho da Cerva;

-------------

Continuação da hipótese anterior, adicionada a informação do Confrade Miro:

TIOS e PRIMOS do Capitão ANTONIO JOSÉ GONÇALVES, lavrador da herdade da Azervada, que foi casado com Joaquina Rosa, complementada com informação do Confrade Miro.
A) TIOS:

-PEDRO GONÇALVES, (localizado em Coruche no dia 14/2/1798);

- JOSE GONÇALVES, lavrador da Sesmaria do Vale Mouro;

- BERNARDO JOSÉ GONÇALVES, lavrador da Herdade das Aguas Belinhas, casou com Maria Inácia Caetana (dele viúva, e moradora na vila de Coruche, pelo menos desde Março de 1801). (Deste casamento houve pelo menos MARIA JACINTA de Mariscote ?, a qual casou com José Joaquim da Silva, o qual também usou José Joaquim da Silva Barros.);

- DOMINGOS GONÇALVES, o qual também pode ter usado DOMINGOS GONÇALVES DINS, morador no lugar de Macieira concelho da Cerva;

- MANUEL GONÇALVES, o qual também pode ter usado MANUEL GONÇALVES DINS, morador no lugar de Macieira concelho da Cerva; poderá ter casado com Luísa Gonçalves e deles ter havido:

-Manuel Gonçalves Diniz;

-Paulo Gonçalves Diniz;

-José Gonçalves Diniz;

-Bernardo Gonçalves Diniz (este faleceu no distrito de Setúbal)

B) PRIMOS:

- OS 3 filhos da sua Tia, ANA GONÇALVES, já falecida (em 14/2/1798); a qual poderá ter sido casada com António Gonçalves Faria:

1- MARIA, a qual pode ser MARIA TERESA GONÇALVES casada com Manuel de Sousa Machado do lugar do Souto, de Vila Pouca de Aguiar;

2- ANTONIO, o qual pode ser ANTONIO JOSE GONÇALVES de FARIA, do lugar de Favais do concelho da Cerva; e que poderá ter casado com Luísa Gonçalves, de Travassos;

3-ANA, a qual pode ser ANA GONÇALVES casada com Domingos Gaspar morador no lugar de Macieira concelho da Cerva;

-----------------------------

Outos parentes desta família relacionados com o Concelho da Cerva:

O Padre António Alves Lage, faleceu na vila de Coruche (em data anterior à do mês de Setembro de 1880) onde foi Vigário da paróquia, foi seu testamenteiro Bernardo José Gonçalves e seu herdeiro Paulo Alves Lage, *Primo de Bernardo José Gonçalves. Foram legatárias do Padre António Alves Lage a sua Irmã Maria Gonçalves, viúva de Manuel Afonso, e a filha desta Joaquina Teresa, casada com Francisco José Martins, moradores no lugar da Escoura/ Escouro/ ? do concelho da Cerva**.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

* Estritura de Quitação, de 6/5/1800, que fez Paulo Alves Lage a Bernardo José Gonçalves, a fols. 107 e 107V.º do Livro de Notas do Tabelião Silvestre Pinto Gastão, 1794-1802, Livro de Ordem n.º 150, Fundo Notarial de Coruche.

**Estritura de Quitação, de 29/9/1800, que fez Francisco José Martins, como procurador de sua sogra e mulher, a Maria Inácia Caetana de Faria, viúva de Bernardo José Gonçalves, a fols. 87 V.º a 89 do Livro de Notas do Tabelião Francisco António de Almeida Leitão 1795-1802, Livro de Ordem n.º 151, do mesmo Fundo.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319528 | peninha | 22 dez 2012 15:27 | Em resposta a: #319054

Caro Confrade Miro

Em 18/6/1781,na freguesia de S. João Baptista de Coruche, José António Gonçalves dos Santos, filho de José António Gonçalves dos Santos e de Catarina da Costa, natural da freguesia de S. João do Limão, Arcebispado de Braga, solteiro, com dispensa de consanguinidade em 2º grau, casou com Maria Josefa, viúva de João Gonçalves dos Santos.

Para além do supra referido José António Gonçalves dos Santos, o qual solteiro, na freguesia de S. João Baptista de Coruche, casou com a sua parente Maria Josefa (então viúva de João Gonçalves dos Santos), e que foi morador na Herdade de Aguas Belinhas onde era lavrador; Na freguesia de S. João do Limão, Arcebispado de Braga, de José António Gonçalves dos Santos e de Catarina da Costa de quantos mais filhos há notícia…?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319543 | miro | 22 dez 2012 20:20 | Em resposta a: #319072

caro joão,
claro que ajuda, dois deles são meus bisavós.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#319544 | miro | 22 dez 2012 20:25 | Em resposta a: #319528

viva,
a freguesia tem o nome de s. joão baptista de limãos, agora limões.
outro erro numa mensagem anterior foi escoura, o nome é escoureda.
vou pesquisar estes nomes e depois digo-lhe o que tenho.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#321758 | miro | 23 jan 2013 03:54 | Em resposta a: #319528

boa noite antonio,
encontrei aqui um casamento desta familia:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN04-002-011&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PRPN04-002-011/PT-ADVRL-PRQ-PRPN04-002-011_m0003.jpg
josé diniz filho de manoel gonçalves diniz e de luiza gonçalves neto paterno de domingos gonçalves diniz e de sua mulher, do lugar de macieira e materno de antonio affonso e senhorinha gonçalves do lugar de limões com
angelica ferreira filha de henrique ferreira e fabiana gonçalves do santo neta paterna de josé ferreira e maria gomes do lugar de bilhó e materna de antonio gonçalves do santo e catarina. limões 4 de julho 1808.
este ultimo casal penso que será o que refere, o apelido será mesmo santo e não santos.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Cerva ou Serva?

#321771 | peninha | 23 jan 2013 12:16 | Em resposta a: #321758

Caro Confrade Miro

Agradeço a informação.

Os Gonçalves são um puzzle difícil.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 11:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen