ajuda Viseu e Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil | Regiões | Arquivos

ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122139 | denise guedes | 04 jul 2006 09:03

Caros Confrades,

Preciso com urgência de encontrar a freguesia de nascimento da minha Avó paterna, que se sabe ser do distrito de Viseu.
Abro este tópico na esperança de encontrar, tanto em Viseu como no Rio de Janeiro, algum parente ou conhecido de parentes dessa minha Avó. Os dados que possuo:

MARIA RODRIGUES DOS SANTOS, nasceu em Viseu (freguesia desconhecida), a 20 de Março de 1899.
Era filha de António Rodrigues dos Santos e de Anna Rodrigues dos Santos, como consta na certidão de nascimento do meu Pai, Mauro Walter Guedes. No entanto, na certidão de casamento da minha Avó, os nomes dos Pais vêm: António Rodrigues e Anna dos Santos Rodrigues.
Consta que partiu para o Brasil com 16 ou 17 anos, portanto em 1915 ou 1916. Não foi acompanhada pelos Pais.
A Avó Maria casou no Rio de Janeiro, a 31 de Dezembro de 1928, com Fernando Fernandes Guedes e faleceu na mesma cidade a 10 de Agosto de 1970.
Além do meu Pai, teve mais filhos: Milton, Carlos,( Fernando e Maria Helena já falecidos), todos nascidos no Rio de Janeiro.
Sei que tinha um irmão em Viseu, chamado Jorge (Rodrigues dos Santos?), que a visitou no Rio de Janeiro, acompanhado por um filho.

Tenho as certidões de casamento e óbito da minha Avó e a de nascimento do meu Pai, todas emitidas no Brasil, onde só consta ser natural de Portugal


Já pedi uma pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu, mas devido ao facto destes apelidos serem muito comuns em Portugal e também por existirem imensas freguesias no distrito de Viseu, nada foi encontrado.
Foi feito outro pedido a este Arquivo para que fosse efectuada uma pesquisa numa eventual lista de passaportes. Ainda não obtive resposta.

Estes são os dados que tenho. Espero que entre os Confrades, tanto de Portugal, como do Brasil, haja algum a quem estes nomes não sejam estranhos.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
Cumprimentos

Denise Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122192 | cverde | 04 jul 2006 23:23 | Em resposta a: #122139

Experimente pesquisar o apelido Rodrigues dos Santos e a localidade Viseu em 3wpontocentoedezoitopontopt (lista telefonica online de Portugal). Pode ser que atraves de alguns telefonemas para familias Rodrigues dos Santos da região tenha a sorte de encontrar alguns familiares ...

Resposta

Link directo:

RE: ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122194 | denise guedes | 04 jul 2006 23:39 | Em resposta a: #122192

prezado Sr. cverde
agradeço a sugestão,vou tentar!
denise guedes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122363 | PML | 08 jul 2006 16:05 | Em resposta a: #122139

Cara Denise,

Não sei se o seu Pai era o mais velho dos irmãos, mas talvez nas certidões de nascimento dos seus tios Milton e Carlos, ainda vivos, haja mais alguma coisa sobre a naturalidade da sua Avó.
Talvez eles ou seus descendentes a possam ajudar.
Já tentou?

Boa sorte.

Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122367 | Lourval | 08 jul 2006 17:12 | Em resposta a: #122139

Cara Denise Guedes,
Você tem em mãos o documento de estrangeiro de sua avó? A partir de 1938 todo estrangeiro com menos de 60 (ou 65) anos foi obrigado a se cadastrar. Se você não tem, peça pelo prontuário dela ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Eu já pedi duas vezes e fui atendido. Com o prontuário dela você vai ter a data de desembarque e poderá chegar à lista de passageiros. Acho que ela dificilmente veio sozinha com esta idade. Ela veio acompanhada. De repente você poderá chegar a alguma pista através de quem veio com ela. Como você tem a data de nascimento dela, uma outra alternativa, cansativa, mas realizável, é pedir à Igreja dos Mórmons os microfilmes das freguesias de Viseu. Não são tantas assim. O problema é que demoram para chegar. Esta tarefa é perfeitamente realizável porque você tem a data exata do nascimento dela. Você tem sorte. Uma outra coisa: você já efetuou busca na Cúria do Rio de Janeiro pelo casamento dela? Os padres podem ter sido mais detalhistas e exigido o local de nascimento dela.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122387 | denise guedes | 09 jul 2006 09:21 | Em resposta a: #122363

Prezado Paulo
Já liguei pros meus tios,seguindo sua sugestão!
Muito obrigada!
Denise

Resposta

Link directo:

RE: ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122388 | denise guedes | 09 jul 2006 09:34 | Em resposta a: #122367

Pezado Lourval
Agradeço a ajuda,não tenho esse documento, já tentei pedir no Arquivo Nacional e meu pedido dá sempre " error".
Nos mórmons,também já fui pessoalmente,mas pedi a certidão de nascimento dela,vou pedir essa microfilmagem das freguesias de Viseu.E também vou tentar a Cúria do Rio de Janeiro.
Muito obrigada,
Denise

Resposta

Link directo:

RE: ajuda Viseu e Rio de Janeiro

#122721 | Leandro Vidal | 14 jul 2006 03:45 | Em resposta a: #122139

Prezada Denise,

No momento, também estou a procura da certidão de nascimento de minha bisavó. Coincidentemete ela nasceu no Distrito de Viseu e tem Dos Santos em seu nome.
Talvez possa ser uma pista a mais para vc saber que ela nasceu no concelho de Sernancelhe. Ainda não descobri o nome da Freguesia mas pelo que me consta, Sernacelhe é concelho relativamente pequeno.
O nome de minha bisavó é Palmira dos Santos Duarte e ela nasceu em 13/12/1897. Em sua chegada foi direto para Ribeirão Preto em São Paulo.

Espero ter acrescentado mais uma pecinha a seu quebra-cabeça.

atenciosamente

Leandro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 16:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen