Procuro família Sotto Mayor de Chaves

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#122538 | joaofeliz | 11 jul 2006 15:09

A quem tiver alguma informação.

o meu avô FELIZ de MORAIS BARREIRA ficou a cargo até á maioridade, por morte de seus pais, da família Sotto Mayor em Chaves.

Procuro qualquer informação que me possa ajudar a reconstituir os elos perdidos.

Obrigado
João de Morais Barreira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#122870 | apsotomayor | 16 jul 2006 01:04 | Em resposta a: #122538

Caro Sr.

Também eu estou muito interessado nessa família, uma vez que pretendo reconstituir a ascendência do banqueiro Cândido Sotto-Mayor, fundador do Banco Pinto & Sotto-Mayor, o qual nasceu numa freguesia de Chaves (Lebução) em meados do século XIX, e sei que era filho natural de uma das senhoras da família Cunha Sotto-Mayor, ligada por matrimónio em princípios do mesmo século com a família Garcez Palha. Mais não sei, só com busca no arquivo de Vila Real onde constam as freguesias de Chaves, nomeadamente a de Lebução onde aqueles viveram, mas de momento falta-me disponibilidade de tempo para o fazer. Se puder ser mais útil, disponha sempre. Se entretanto conseguir evoluir mais na pesquisa, informo. Se o mesmo lhe acontecer, agradeço que mo faça saber também.

Os meus cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

Lebução ref. índice batismos 1687 a 1742

#122871 | ofdob2 | 16 jul 2006 03:42 | Em resposta a: #122870

Boa noite,
Na revista Brigantia (v. XXV, No 3/4, Jul-Dez 2005) foi publicado um artigo de Isabel Carmona de Campos com um indice de um livro de assentos de batismo de Lebução que se encontra no Arquivo Diocesano de Bragança Miranda referente aos anos de 1687 a 1742. Apesar de actualmente Lebução pertencer a Vila-Real, até ao inicio do sec XX era uma paroquia do bispado de Bragança-Miranda.

Estive a consultar o índice e não encontrei nenhum Soto-Maior, Cunha, Garcês ou Palha.
--
Oscar Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#122958 | apsotomayor | 17 jul 2006 11:15 | Em resposta a: #122538

Caro Sr.

Gostaria ainda de acrescentar um pouco mais.

O banqueiro Cândido Sotto-Mayor nasceu a 26 de Outubro de 1852, filho natural de D. Cândida Sotto-Mayor e pai incógnito. Foi baptizado na Matriz de S. Nicolau de Lebução a 3 de Novembro do mesmo ano, conforme certidão de baptismo que possuo, da qual se retira igualmente que seus avós maternos foram José Lino da Cunha Sotto-Mayor e D. Ana Garcês Palha, todos de Lebução.

Presumo que esta D. Cândida fosse senhora já dos seus 30 e muitos a 40 anos, o que a faria nascida nos anos 10 a 20 do século XIX, e seus pais casados eventualmente em finais do século anterior, ou inícios do XIX. Consultando o site do Arquivo Distrital de Vila Real, vem a informação de que existem por lá 228 livros de Registo Paroquial daquela freguesia de Lebução que registam entre os anos de 1749 a 1900. Decerto por lá se encontrará o registo de casamento daqueles avós do Sr. Cândido. E daí por diante.

Os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123041 | joaofeliz | 18 jul 2006 10:47 | Em resposta a: #122958

Caro António Pedro

já ontem tinha deixado aqui um 'post' mas por qualquer razão não aparece.

Básicamente queria dizer-lhe que segundo me lembro o meo pai falou-me que uma parte da família Sottomayor teria ido para o brasil, onde teria enriquecido (talvez os que vieram dar origem ao banco???). A família com que o meu avô ficou terse-ia mantido em chaves.

De momento não sei muito mais mas assim que estiver com o meu pai vou ver se ele se lembra de um pouco mais que isto e aqui deixarei a informação.

Da sua parte agradeço a informação e qualquer outra que venha a partilhar comigo.
Aquilo que tenho é realmente muito pouco mas muito me aprazeria saber um pouco mais deste meu avô, que ao que parece, poderá ter sido acabado de criar por alguém da sua família.

Os meus melhores cumprimentos,
João de Morais Barreira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123061 | apsotomayor | 18 jul 2006 15:43 | Em resposta a: #123041

Caro João de Morais Barreira.

Confirmo que o Cândido Sotto-Mayor foi jovem para o Brasil trabalhar na loja de fazendas dos tios (Cunha Sotto-Mayor), no Rio de Janeiro, da qual mais tarde se tornou sócio, crescendo de tal modo o negócio que chegou a ter a seu cargo várias fábricas, empregando milhares de operários. Assim enriqueceu, tornando-se mais tarde banqueiro (fundou no Brasil o Banco Sotto-Mayor) e regressou a Portugal em princípios do século XX, onde seu filho Cândido Sotto-Mayor Júnior, com o seu apoio e associado ao Sr. António Vieira Pinto, já tinha fundado o Banco Pinto & Sotto-Mayor.

Uma investigação mais apurada no Arquivo de Vila Real, nomeadamente o levantamento dos registos paroquiais dos elementos da família que continuaram em Chaves, será o passo inicial de uma possível investigação sobre o seu avô. Com esses nomes, talvez se possa passar em revista os arquivos notariais dessa época (que também estão em Vila Real), tentando encontrar algum registo, nomeadamente testamentário que se refira a esse seu avô.

São as dicas que de momento me ocorrem. Entretanto, disponha sempre.

Os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123088 | vbriteiros | 18 jul 2006 23:07 | Em resposta a: #122870

Caro Confrade.
Realmente se está interessado na família do banqueiro, posso informá-lo que em Braga existia nos anos 40 uma família Sotto-Mayor e que eram parentes próximos do Dr Cândido. O gerente da filial de Braga , que conheci pessoalmente, chamava-se Francisco Sotto-Mayor e não tinha filhos, mas tinha várias irmãs . Pelo menos uma deixou geração "Sotto-Mayor Bapbtista da Silva" que conheci . Ainda hoje existe uma área de Braga designada " Quinta do Sotto-Mayor".
Creio que poderá obter elementos junto da secção do pessoal da antigo Banco.
Aproveito para recordar:
...eu regressava do Liceu e esperava pelo meu pai na área do expediente do Banco até este encerrar; aproveitava então para fazer os trabalhos de casa e muitas vezes o Sr. Francisco Sotto-Mayor perguntava-me pelo andamento dos estudos. Era um velhinho de bigodinho branco e achava curioso que tivesse os mesmos nomes do meu tio e do pai do meu tio, que tinha morrido uns anos antes
O meu pai explicava-me então , que não eram parentes
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=354896
Cumprimentos
V. Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123364 | fcpbravo | 22 jul 2006 22:50 | Em resposta a: #123061

Não acrescentarei nada de novo que sirva para aumentar o conhecimento da Família Sotto-Mayor mas... vivo em Chaves há já mais de 70 anos e posso afirmar-lhe que não existe em Chaves, ou redondezas, alguém pertencente a esta família. Os Sotto-Mayor estiveram ligados a Chaves até à década de 50. O Banqueiro foi dono das termas de Chaves mais por influência de um amigo de Chaves, o Eng. Barbosa Carmona, do que pela ligação da família à região. A quando da sua morte, o seu genro, Comandante Mattozo, não mais ligou às termas e a sua posse passou, de novo, para a Câmara Municipal. Em Chaves a família tinha " o palacete Sotto-Mayor" que há muito saíu das mãos da família.
Em anteriores post já vi referências aos Sotto-Mayor de Braga e ali tenho ligações no ramo Sotto-Mayor Pizarro que agora vivem em Guimarães (Maj. Agostinho Brandão de Sá Quevedo Pizarro Sotto-Mayor) e no Porto (Professor Doutor José Augusto Sottomaior Pizarro - Fac. de Letras, U.P.).
Os meus cumprimentos.
Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123368 | apsotomayor | 22 jul 2006 23:45 | Em resposta a: #123364

Caro Sr. Pizarro Bravo.

Decerto seremos primos num grau não muito elevado, uma vez que os meus Sottomayor são precisamente os de Braga, descendentes do nosso antepassado comum, Francisco Bernardo de Sá Sottomayor, também conhecido pela alcunha de "Morgado Triste". Era meu 4º Avô, pai de minha Trisavó Mariana Cândida de Sá Sottomayor, sra. da Quinta do Lugar de S. Paio de Parada de Tibães (Braga), Avô de meu Bisavô Agostinho Barbosa de Sottomayor e Bisavô de meu Avô paterno António Fernando de Sequeira Barbosa Sottomayor.

Teria muito interesse se me pudesse facultar os dados actualizados do seu ramo Pizarro Bravo, bem assim como o seu entronque com os "nossos" avoengos de Braga.

Ao seu dispôr, com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123369 | fcpbravo | 22 jul 2006 23:45 | Em resposta a: #123364

Para dar mais uma achega, vou transcrever o que diz "Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses, Barroso da Fonte, Guimarães, 1998, pg.587:
«SOTOMAIOR, Cândido - nasceu em Lebução, concelho de Chaves, em 26.10.1852 e faleceu em Lisboa, em 29.10.1935. Foi um prestigiado capitalista. Começou a trabalhar aos 13 anos, como empregado de balcão de um pequeno estabelecimento da sua cidade natal. Cinco anos depois partiu para o Brasil, onde ingressou na Casa Sottomaior que era propriedadede seus dois tios. Poucos anos depois era elevado a sócio da mesma Casa Comercial que ao tempo ers a mais importante do Rio de Janeiro. Graças à dinâmica que ele impriu a Casa Sotomaior deu origem a outras casas comerciais e empresas de produtos afins. Entretanto abriu em Lisboa uma Casa Comercial bancária com o mesmo nome. Cândido Sotomaior sempre fugiu a publicidade e elogios preferindo apoiar obras de assistência a jovens e velhos. Em Lisboa chegou a construir um bairro para operários pobres, com o nome da sua filha Cândida. Em 1927 encontrava-se à janela da sua residência quando uma bala perdida, durante os conflitos da revolução que nessa altura se deram, o cegou. Nem por isso desanimou.Continuou a visitar as suas empresas. Um transmontano que bem merecia uma estátua nacional»( transcrito literalmente - erros e tudo!)
E é só. Infelizmente, pouco!
Os meus cumprimentos.
Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123409 | fcpbravo | 23 jul 2006 15:18 | Em resposta a: #123368

Então voltemos à conversa...com muito prazer. Vou dar-lhe elementos retirados do livro "Dos Pizarros de Espanha aos de Portugal e do Brasil" de José Timóteo Montalvão Machado, Lisboa, 1970.
Pelo meu lado tudo começa com o casamento de uma filha natural do meu antepassado Brigadeiro Gaspar Pizarro, « D. Maria Henriqueta Júlia de Sousa Quevedo Pizarro, em Braga, na Igreja de S.Tiago da Cividade, em 9/8/1838, c. o Bacharel António Bernardo de Sá Soto-maior. Este homem, que pelo feitio misantropo mereceu a alcunha de "Morgado Triste", era filho de Francisco Bernardo de Sá Soto-maior e de s.m. D. Josefa Severina Soares de Lançais, também de Braga...Deste casal resultaram 5 filhos: Gaspar, Francisco, D. Maria José, D. Rita de Cassia e Joaquim - alguns dos quais casaram, constituindo as suas descendências os Pizarros de Braga,...»
Ora bem as gerações seguem e, se estiver interessado, poderei enviar-lhe fotocópia.
Este Senhor, Gaspar Pizarro, era irmão do meu 4.º Avô, Francisco Homem de Magalhães Quevedo Pizarro, portanto não haverá ligação dos nossos ramos Pizarro Bravo e Sottomayor o que nada diminuirá a nossa consideração e estima.
Não faça cerimónia em relação às fotocópia e há que averiguar qual o "Morgado Triste" o "seu" Francisco... ou o "meu",... António.
Quanto à família Pizarro Bravo, assim muito à pressa, pode consultar aqui no GENEA.
Os meus cumprimentos
Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123417 | PinheirodeCampos | 23 jul 2006 16:38 | Em resposta a: #122958

Caro Confrade

Tenho alguns dados soltos dessa família.

Podemos ver o que lhe posso fornecer.

Aguardo o seu amável contacto

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123424 | vbriteiros | 23 jul 2006 17:38 | Em resposta a: #123409

Caro Confrade.
A descendência de D. Maria Henriqueta vem toda nas "Ultimas Gerações..." do Dr José Machado, sob o título Morgado de Nossa Senhora da Esperança ( Freguesia de Gondisalves - Braga ). Aí é assinalado o apelido Lançais com a grafia Lançós, como é usado pelas gerações actuais dos Magalhães Lançós.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123434 | fcpbravo | 23 jul 2006 19:23 | Em resposta a: #123417

Caros Confrades.
Já "apanhei" as ligações nas "Últimas...".
Quiz, no entanto, referir o livro do Dr. Montalvão Machado.
Quanto à "identidade" do "Morgado Triste" também já tirei as dúvidas com o meu Primo Agostinho Sottomayor Pizarro.
Muito obrigado.
Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123445 | apsotomayor | 23 jul 2006 22:04 | Em resposta a: #123409

Afinal, lá se foi o parentesco !!!

Seja como for é sempre interessante esta "troca de figurinhas" de que se reveste não poucas vezes este nosso "hobbie" genealógico. Considere-me ao dispôr.

Já agora, deixe-me esclarecê-lo com a informação que me foi legada por meu Avô António Fernando de Sottomayor - também genealogista -, o qual sempre ouviu o seu pai Agostinho Barbosa de Sottomayor mencionar o Avô Francisco Bernardo como "Morgado Triste", tendo sido ele próprio quem reconheceu esse Avô numa tela a óleo que foi encontrada durante umas obras na Casa do Lugar de Parada de Tibães.

Quanto às fotocópias do Montalvão Machado, agradeço a disponibilidade, mas o nosso primo comum José Augusto Sottomayor Pizarro, já me facultou há algum tempo o acesso a elas.

Os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#123880 | LAMBERT | 30 jul 2006 01:36 | Em resposta a: #123424

O Senhor Vasco Briteiros cita em várias oportunidades obra de Antonio Lambert.

Teria o Senhor dados biográficos do referido escritor ?

Ateniosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#124615 | joaofeliz | 09 ago 2006 18:20 | Em resposta a: #123364

Caro Pizarro Bravo,

reparei no facto de que vive em Chaves há já mais de 70 anos e pensei que talvez tivesse conhecido uma minha tia-avó de que só conheço o nome de família (Morais Barreira). Esta minha tia só tinha um irmão, o meu avô Feliz de morais barreira, com quem não se dava à muitos anos, e teria vivido, por morte dos pais, com a família Sottomayor até á maioridade.

Creio que terá falecido talvez á 10 a 20 anos e viveu e morreu aí em chaves sem que nunca se tivesse casado.

Desde já grato pela sua atenção e alguma informação que me possa prestar
João de Morais Barreia

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#124778 | vbriteiros | 13 ago 2006 00:52 | Em resposta a: #123880

Caro Senhor Lambert.
Citei diversas vezes as " Nobres Casas de Portugal" de António Lambert Pereira da Silva, mas é a única obra que conheço deste autor . Coleccionei-a em fascículos e ao 5 volume o autor faleceu ficando os seis últimos sem capas para encadernção. A sua viúva não autorizou a produção dessas capas.
Não possuo qualquer outro dado biográfico.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#140392 | manelsp | 16 jan 2007 10:55 | Em resposta a: #123445

Caro António Pedro Sottomayor
venho perguntar-lhe se tem dados sobre as origens do MarquÊs de Sottomayor em Espanha, que viveu no século XVII. Uma irmã dele tem descendência em Portugal, como suponho será do seu conhecimento, apesar de, quando vieram para Portugal, já não usarem o respectivo apelido.
Se tiver dados para me fornecer e comparar com os que tenho, seria bom
Com os melhores cumprimentos

Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#140778 | apsotomayor | 19 jan 2007 10:45 | Em resposta a: #140392

Caro Manuel Sarmento Pizarro.

Desconheço qualquer elemento acerca da ascendência de D. Francisco Sánchez-Pleités y Rosso, 1º Marquês de Sotomayor (6 de Fevereiro de 1774 por Carlos III), e Marquês consorte de Villamagna. Nada sei igualmente acerca do seu entroncamento na linhagem Sotomayor, ou sequer se nela entronca. Talvez a ligação se faça através da mulher, uma vez que os marqueses de Villamagna, Senhores de Villafranca del Castillo, são Toledo y Mendoza, famílias de ancestrais ligações com os de Sotomayor.

Diga-me o que pensa a este respeito, e disponha sempre.

Os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#140794 | manelsp | 19 jan 2007 13:35 | Em resposta a: #140778

Caro António Pedro

referia-me ao que vejo em determinadas fontes espanholas, sobre a mulher de Don Baltasar Sarmiento Pimentel y Cadórniga, nascido em A Mezquita e seu senhor, assim como de Vilardecervos e outras casas, cavaleiro da Ordem de Calatrava em 1622, casado com D. Teresa de Soutomayor y Andrade, nascida em Soutomayor, Pontevedra, irmã do Marquês de Soutomayor, filha de D. Pedro de Sotomayor y Andrade, senhor das Casas de Sotomayor, Crecente, Fornelos, Tenório, entre outras, Cavaleiro de Santiago em 1600, capitão das Guardas Velhas de Castela, Mestre de Campo do Terço da Lombardia, embaixador ante o Duque de Sabóia, casado com D. Maria de Urquijo y Baraona. Não tenho qualquer referência do dito marquês. Mas pelos vistos parece que o título não será já deste. Peço-lhe que comente o que achar relevante.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#140840 | apsotomayor | 19 jan 2007 18:17 | Em resposta a: #140794

Caro Manuel Pizarro.

Parece-me existir alguma confusão nos dados que refere. O título que o irmão de D. Teresa de Sotomayor y Andrade, chamado Fernán Yáñez de Sotomayor y Andrade recebeu, foi o de primeiro Visconde de Crecente, título que usou por apenas poucos meses, dado que faleceu pouco depois da sua concessão. Nunca foi Marquês de Sotomayor, título que só foi concedido, como lhe disse na mensagem anterior, em 1774. Nos seus netos foram criados os títulos de Conde de Crecente, Marquês de Tenório e Duque de Sotomayor.

A ascendência de Pedro de Sotomayor y Andrade remonta ao Conde de Caminha, o celebérrimo D. Pedro Alvarez de Sotomayor "Pedro Madruga".

Os melhores cumprimentos,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#140871 | manelsp | 19 jan 2007 21:42 | Em resposta a: #140840

Caro António Pedro Sottomayor

bem me parecia que se tratava de uma confusão das fontes galegas que consultei. Já agora, sabe se há algum estudo completo da ascendÊncia destes irmãos? a linha de Sottomayor conheço, refiro-me mais aos outros ramos.
Agradeço desde já a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos
Manuel SP

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#141009 | apsotomayor | 21 jan 2007 12:22 | Em resposta a: #140871

Caro Manuel.

Estudos relativos aos Orduña y Urquijo, ou aos Barahona, apelidos da geração da mulher de Pedro de Sotomayor y Andrade, Maria de Urquijo, desconheço se existem. Relativamente ao pai desse mesmo Pedro, Fernando de Andrade y Ulloa, sugiro a consulta da Enciclopédia Galega (na Torre do Tombo), nos items dos Condados de Andrade e de Villalba, sempre ricos em informação. Quanto aos Moscoso, sugiro uma busca na mesma fonte, no item relativo ao condado de Altamira. No que respeita aos Monroy, senhores de Belvis, penso que uma busca pela internet se revelará sempre frutífera, pois eu mesmo já a fiz com resultados bem esclarecedores.
Disponha sempre,
com os melhores cumprimentos,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#310406 | Crisanto | 19 jul 2012 20:19 | Em resposta a: #123434

Desculpem:

Sabem se o "Morgado Triste" pagava receita à Casa da Misericórdia de Braga por volta de 1839??

Encontrei un dado manuscrito nessa altura, e necessitaria confirmar este dado...

Muito obrigado desde A Corunha,

Crisanto

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#310781 | jsarmento | 25 jul 2012 23:11 | Em resposta a: #310406

Caro Crisanto

Confirma a alcunha de "Morgado Triste"? É que os Sá Sottomayor de Viana do Minho eram Morgados de Deocriste. Poderá ter havido confusão?

Melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#310783 | Crisanto | 25 jul 2012 23:28 | Em resposta a: #310781

Caro José Sarmento,

Confirmo: Morgado Triste. Num apontamento manuscrito datado a 30 de Agosto de 1839...

Com os melhores cumprimentos,

Crisanto

Resposta

Link directo:

Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#389398 | biajordy | 20 fev 2018 01:30 | Em resposta a: #122870

Olá,

Sou pesquisadora, moro no Brasil, e gostaria muito de saber informações sobre os descendentes do mesmo Cândido Narciso da Cunha Sotto Maior, nascido em Chaves, Portugal. Sei que ele teve um filho, Candido da Cunha Sotto Mayor Junior. Sabe se há descendentes vivos desta família?

Desde já agradeço,

Beatriz Jordy.

Resposta

Link directo:

Procuro família Sotto Mayor de Chaves

#409463 | InêsSRCM | 09 nov 2018 00:29 | Em resposta a: #122538

Sou de Chaves e o meu bisavô chamava-se António Manuel da Cunha Sotto Mayor, mas não sei se tem alguma coisa a ver...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 14:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen