Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#122569 | tristaomel | 11 jul 2006 23:40

Procuro localizar PESSOAS destas duas Famílias oriundas da zona da Guarda que sei existirem na cidade e arredores, desde Celorico até Enguias (CARIA).

Tristaomel

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203239 | didbor | 15 jul 2008 14:04 | Em resposta a: #122569

Caro Tristão,
Tenho na minha familia um grande ramo Borrego, todos de Santa Comba, cons. de VN Foz Côa, distr. da Guarda.
1° ger.
- António Luis Borrego casado com Maria de Jesus Branca
2° ger.
- Manuel Joaquim Borrego(°1865) cc Maria José Fernandes (°1875+1919)
- Carolina Borrego ...
- José Joaquim Borrego ...
- Paulo Borrego ...
3° ger.
- António Luis Borrego (1894-1981)
- Adelaide de Jesus Borrego
- Laurinda Borrego cc José Ribeiro
- Tereza Borrego cc António Silva
- Delfina Borrego cc António Augusto Velho
- Maria Borrego ...
- José Borrego cc Luisa Feliz
- Manuel António Borrego cc Balbina Varelas
- Tereza Borrego cc Engelino Rodrigues
- Cândido Augusto Borrego ...
- José Joaquim Borrego cc Lucinda Rodrigues

Espero lhe ter ajudado.
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203594 | tristaomel | 19 jul 2008 14:09 | Em resposta a: #203239

Caro Didier Borrego

Os Borrego que fazem parte da sua lista não me parece, à primeira vista, que sejam parentes dos meus.No entanto, dada a proximidade das suas origens pode acontecer que até o sejam. Teremos de explorar melhor o assunto. Estou a enviar-lhe a minha lista para o meu amigo apreciar e ver se descobre algumaq coisa:

- JOSÉ DIAS BORREGO- Terá nascido cerca de 1720, em Aldeia do Bispo- Guarda e do seu casamento com MARIA DIAS nasceu:

-MARIA ANTUNES (ou DIAS) BORREGO, que casou na próquia de SALVADOR de ALDEIA DO BISPO, com CUSTÓDIO GONÇALVES em 29/4/1761.Tiveram pelo menos:

1-FRANCISCA DIAS BORREGO- nasceu em ALDEIA DO BISPO em 9/3/1773
2-JOAQUIM DA SILVA BORREGO- nasceu em ALDEIA DO BISPO em 13/8/1774.

- Este JOAQUIM DA SILVA BORREGO,casou em ALDEIA DOBISPO,comFRANISCA
THERESA, natural da RATOEIRA (CELORICO DA BEIRA). Tiveram um
rancho dev filhos:
-ANTONIO DAS PAIXÃO BORREGO- foi padre em CAVADOUDE (Guarda)
-MARCELINA AUGUSTA DA PAIXÃO BORREGO
-RITA ADELAIDE DA PAIXÃO
-MARIA DA PAIXÃO BORREGO
-JOSÉ DA PAIXÃO BORREGO -foi cura da Freg. da Sé da Guarda.
-CLARA DA PAIXÃO BORREGO
-ANGELA AUGUSTA CLEMENTINA
-RITA DA PAIXÃO BORREGO
-PEDRO DA PAIXÃO BORREGO
-MARIA DA CONCEIÇÃO ......

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203595 | tristaomel | 19 jul 2008 14:23 | Em resposta a: #203594

Continuando:

- MARIA DA CONCEIÇÃO......
-JOAQUIM DA PAIXÃO BORREGO(1)
-ALEXANDRE DA PAIXÃO BORREGO.(2)

(1)- Casou com JOSEFA JOAQUINA REBELO de quem teve 3 filhos:
- CARLOS DA PAIXÃO BORREGO- nascido em 1851, na GUARDA.
Foi padre de grande pretígio nesta cidade tendo sido eleito Presidente

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203599 | tristaomel | 19 jul 2008 14:39 | Em resposta a: #203239

Presidente da Cãmara da Cidade, em 1899.

- AMÉLIA AUGUSTA DA PAIXÃO- que acompanhou o irmão na sua vida
sacerdotal. Nasceu em 5/6/1865.

-MARCELINA AUGUSTA DA PAIXÃO- Sabe-se que existiu.



- ALEXANDRE DA PAIXÃO BORREGO -Nasceu na ALDEIA DO BISPO em 20/9/1829.Foi
Professor na URGUEIRA (Jarmelo),Casou com MARIA THERESA, natural da
GAGOS (Jarmelo). Tiveram um numerosa prole:

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203600 | tristaomel | 19 jul 2008 14:43 | Em resposta a: #203239

Presidente da Cãmara da Cidade, em 1899.

- AMÉLIA AUGUSTA DA PAIXÃO- que acompanhou o irmão na sua vida
sacerdotal. Nasceu em 5/6/1865.

-MARCELINA AUGUSTA DA PAIXÃO- Sabe-se que existiu.



- ALEXANDRE DA PAIXÃO BORREGO -Nasceu na ALDEIA DO BISPO em 20/9/1829.Foi
Professor na URGUEIRA (Jarmelo),Casou com MARIA THERESA, natural da
GAGOS (Jarmelo). Tiveram :


-ÂNGELA DA PAIXÃO BORREGO

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203601 | tristaomel | 19 jul 2008 14:52 | Em resposta a: #203239

Presidente da Cãmara da Cidade, em 1899.

- AMÉLIA AUGUSTA DA PAIXÃO- que acompanhou o irmão na sua vida
sacerdotal. Nasceu em 5/6/1865.

-MARCELINA AUGUSTA DA PAIXÃO- Sabe-se que existiu.



- ALEXANDRE DA PAIXÃO BORREGO -Nasceu na ALDEIA DO BISPO em 20/9/1829.Foi
Professor na URGUEIRA (Jarmelo),Casou com MARIA THERESA, natural da
GAGOS (Jarmelo). Tiveram :


-ÂNGELA DA PAIXÃO BORREGO (15/4/1865 (1) -
-AMÉLIA DA PAIÃO BORREGO (8/1/1860) (2)




(1) - ANGELA casou com Joaquim Amaral e tiveram 9 filhos

- CARLOS
- ANTONIO
- AMÉLIA

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203604 | tristaomel | 19 jul 2008 15:18 | Em resposta a: #203601

-FLORINDA
-MARIA DA ASSUNÇÃO
- JOSÉ
- LUISA
- BÁRBARA
- JOSEFA.


Destes 9 irmãos, a LUISA DA PAIXÃO BORREGO foi minha MÃE. Desconheço para onde foram grande parte dos meus TIOS-AVÓS (irmãos de ALEXANDRE) . SERÁ QUE ALGUM DELES CASOU LÁ PARA V.N. FOSCOA?
Dada a proximidade é até muito possível.
Ou será que, muito antes, veio um BORREGO lá deFOSCOA povoar a zona do nJarmelo e da Guarda?


Perdoa-me as interrupções mas o meu computador (teclado),n-ao está a funcionar bem

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#203605 | tristaomel | 19 jul 2008 15:19 | Em resposta a: #203601

-FLORINDA
-MARIA DA ASSUNÇÃO
- JOSÉ
- LUISA
- BÁRBARA
- JOSEFA.


Destes 9 irmãos, a LUISA DA PAIXÃO BORREGO foi minha MÃE. Desconheço para onde foram grande parte dos meus TIOS-AVÓS (irmãos de ALEXANDRE) . SERÁ QUE ALGUM DELES CASOU LÁ PARA V.N. FOSCOA?
Dada a proximidade é até muito possível.
Ou será que, muito antes, veio um BORREGO lá deFOSCOA povoar a zona do nJarmelo e da Guarda?


Perdoa-me as interrupções mas o meu computador (teclado),n-ao está a funcionar bem

Cumprimentos do


TRISTÃOMEL

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#203652 | didbor | 20 jul 2008 09:53 | Em resposta a: #203605

Caro Tristãomel,
Muito brigado pelas suas informações. Tambem penso que estas nossas duas familias estejam ligadas, derivado aproximidade. A minha arvore ainda é jovem (cerca de 1840) .
Devo receber nos proximos dias umas certidões que poderam subir mais uma geração acima do meu trisavo Antonio Luiz Borrego (c.1840) casado com Maria de Jesus Branca.
Se tiver alguma ligação com um dos irmãos do seu Alexandre Borrego, lhe comunicarei.
Tambem descobri uns Borregos "isolados" que (por enquanto) não estão ligados a minha familia :

Maria Angélica Borrego (c.1825) casada com Antonio Joaquim do Val da Costa, naturais e residentes de Muxagata, VN Foz Côa.
Deste casamento nasceu Maria Joaquina Borrego (c.1850) casada com Manuel Joaquim Saiago, naturais de Muxagata.
Deestes ultimos nasceu José Joaquim Saiago (18/10/1875-1917) casado com Aida Ferrão Pimentel (1890-1953).

Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Borrego (Guarda, Foz Côa, Santa Comba)

#206473 | didbor | 27 ago 2008 17:18 | Em resposta a: #122569

Caro TristãoMelo,
Estive de férias em Portugal e aproveitei uma visita ao ADG para consultar os registos de Santa Comba, VN Foz Côa.
Actualizei minha arvore e consegui mais uma geração acima do meu trisavô, aqui segue as minhas ultimas iformações:

1. - Luiz António Borrego casado com Josefa Martins, deste casamento nasceu :

1.1 - Antonio Luiz Borrego (°1832)
casou pela 1a vez com (A) Maria de Jesus Branca ou Branquinha, e tiveram:

1.1.A.1 - Maria de Jesus Borrego (°1855) cc Luiz António da Serra
1.1.A.2 - Manuel Joaquim Borrego (°1865) cc Maria José Fernandes (meus Trisavôs)

casou em 1872 pela 2a vez com (B) Tereza de Jesus (Paulo) (°1849), e tiveram:

1.1.B.1 - Maria Borrego (°1883+1886)
1.1.B.2 - Guelhermina de Jesus Borrego (°1885+1943)
1.1.B.3 - Maria da Luz Borrego (1887+1968) cc 1915 com Bernardo Dias (°1887)
1.1.B.4 - Carolina Augusta Borrego cc Francisco de Paula Fernandes
1.1.B.5 - Paulo Augusto Borrego cc Cândida de Jesus
1.1.B.6 - José do Nascimento Borrego

Pelos vistos ainda não tenho ligação com sua arvore, mas vou continuando as minhas pesquisas.

Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Borrego (Guarda, Foz Côa, Santa Comba)

#206722 | tristaomel | 30 ago 2008 00:00 | Em resposta a: #206473

Caro Didier Borrego

Tenho andado desviado dos BORREGO por estar neste momento dedicado á minha outra guerra que é a procura dos PAIXÂO, da mesma zona.
Obrigado pelas notícias que me dá dos quase certamente"nossos BORREGO".
Convém sempre informar não só dos nomes mas também das terras ou lugares e das datas.Eu farei o mesmo.
Penso que há muitos BORREGO, ligados aos meus, em Celorico da Beira e arredores
mas ninguém até agora deu qualquer sinal deste facto.
Vamos continuar ?!... Havemos pelo menos de chegar a alguma conclusão, nem que seja a de que afinal somos apenas vizinhos!?...
Um abraço do
Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Borrego (Guarda, Foz Côa, Santa Comba)

#206745 | didbor | 30 ago 2008 16:57 | Em resposta a: #206722

Caro Paixão Melo,
Temos de continuar, com certeza, até chegar a uma conclusão.
Não informei das terras por não repetir, porque são todos de Santa Comba, VN Foz Côa.
Ainda estou a espera de mais umas informações em relação aos meus mais antigos antepassados.
Será que me pode informar sobre os Borregos de Celorico da Beira, porque realmente esta terra se encontra a uns 40km de Santa Comba ? Pode ser que alguns deles tenham uma ligação a minha arvore ....
...
Em relação ao seu ramo Paixão, tenho uma bisavó chamada :
- Inácia da Paixão (°1887 +1941), nascida e falecida na freg. Barreira (cons. da Mêda), casada com António Joaquim Madeira (°1875 +1955), nascido e falecido na mesma freguesia.
Desse casal nasceram muitos filhos, mas só sobreviveram 4 :
- João Madeira (°1917), Barreira (cons. da Mêda).
- Erminia de São José Madeira (°1919 +2004), nasc. na Barreira (cons. da Mêda), falecida em Santa Comba (cons. de VN Foz Côa).
- Dolorosa Madeira.
- Luis Madeira.

Espero que esta informação lhe seja ùtil. Caso precise mais informações, tenho a descendência toda deste casal.

Um abraço
Didier Borrego.

PS: meu mail é: d.borrego@free.fr

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#206753 | MILU C | 30 ago 2008 19:31 | Em resposta a: #122569

Boa tarde,numa cópia do assento do baptismo de um meu tio(Valentim da Costa Cabral)filho dos meus 5ºs avós,é referido que um dos padrinhos foi José António Borrego e dizem que é tio do baptizado;sendo assim poderei também estar ligada a esta família.Valentim da Costa Cabral é natural de Pinhel,freguesia de São Martinho,5.1.1783,filho do Doutor Valentim da Costa Cabral e de Eufrazia Antónia do PaçoOliveira Cardoso.Como ainda estou pesquisando este meu ramo familiar é natural que eventualmente consiga alguma ligação com a Família Borrego;em caso afirmativo comunicarei.
Cumprimentos
Maria Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Borrego (Guarda, Foz Côa, Santa Comba)

#206772 | tristaomel | 30 ago 2008 23:16 | Em resposta a: #206745

Caro Didier

Ouvi algumas vezes minha Mãe falar que tinha parentes na RATOEIRA e na LAGEOSA DO MONDEGO, que são terras do concelho de CELORICO e na MUXAGATA?!...
Mas há duas MUXAGATAS?!... Uma de FORNOS DE ALGODRES e outra de V.N.de FOSCOA!...
Está a ver as minhas dificuldades!...

Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#206775 | tristaomel | 30 ago 2008 23:28 | Em resposta a: #206753

Cara Milu Correia

Não sabe qual a terra ou a proveniência do seu JOSÉ ANTÓNIO BORREGO !?...Se este BORREGO é tio do baptisado, então o Pai ou a Mãe do baptisado também era BORREGO , não é assim?
Desejo-lhe sucesso e aguardo notícias. Se eu tiver algo que me pareça interessar-lhe comunicarei.
Cumprimentos

Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#206809 | didbor | 31 ago 2008 12:46 | Em resposta a: #206775

Cara Maria Correia e Paixão Melo,
Esse José António Borrego tambem pode ser tio do Valentim da Costa Cabral apenas por aliança, derivado ao facto de não aparecer o nome de Borrego nos pais dele.
E ser simplesmente casado com uma irmã do Dr Valentim da Costa Cabral ou da Eufrázia Antónia do Paço Oliveira Cardoso.
Tambem fico aguardando noticias, porque acho que esse José António Borrego pode ser um elemente muito interressante para as ligações dos Borrego desta zona.
Ele tera nascido entre 1730 e 1760 ?...
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#206826 | MILU C | 31 ago 2008 17:25 | Em resposta a: #206809

Caro Didier Borrego, quanto à sua questão do ano do nascimento do citado José António Borrego,sei apenas o ano de nascimento de Eufrázia Antónia,13.8.1760,Pinhel,São Martinho,Desconheço data nascimento do Dr.Valentim da Costa Cabral,mas como vem nas Leituras de Bachareis,penso ir à Torre do Tombo obter mais Informações.O casamento destas meus ascendentes(Dr.Valentim da Costa Cabral e Eufrázia Antónia do Paço Oliveira Cardoso)teve lugar em Pinhel,São Martinho,18.2.1778.Refiro ainda que o Dr.Valentim da Costa Cabral apartir de16.11.1789 ocupou várias vezes o cargo de Juiz de Ordenação por Pinhel.
Cumprimentos
Maria Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#207562 | didbor | 07 set 2008 10:05 | Em resposta a: #206826

Cara Maria Correia,
Caso tenha (ou possa obter) o registo de casamento dos seus 5°s avos (Dr Valentim da Costa Cabral e Eufrazia Antonia do Paço Oliveira Cardoso) em 18/02/1778,
devera apareçer nesse assento o nome dos pais de cada um,
e logicamente, algum desses dois casais seria os pais desse José Antonio Borrego (ou os sogros).
Tem esse registo de casamento ?
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#207607 | MILU C | 07 set 2008 18:32 | Em resposta a: #207562

Caro Didier Borrego
Tenho o registo de casamento destes meus 5ºs avos,o casamento teve lugar em Pinhel,São Martinho,18.2.1778,Dr.Valentim da Cabral(natural de Castelo Mendo)era filho de outro Valentim da Costa Cabral (já defunto)e de Luísa Maria de Almeida;Eufrázia Antónia do Paço Oliveira Cardoso era filha do Capitão Francisco Ferreira Cardoso(já defunto)natural de Cogula,Trancoso,e de Ana Jacinta do Paço,de Pinhel.Estes nomes estão nos registos do GENEA.
Cumprimentos
Maria Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#207614 | didbor | 07 set 2008 19:25 | Em resposta a: #207607

Cara Maria Correia,
Obrigado pelas informações. Encontrei no genea os referidos.
Estou a procura do nome da esposa do José Antonio Borrego.
Porque pelos vistos, é ela que tem ligação com sua familia.
E o José Antonio Borrego seria tio, por aliança, do Valentim da Costa Cabral (1783) .
Sera que encontrou alguma irmã do Dr Valentim da Costa Cabral, ou da Eufrázia Antónia do Paço Oliveira Cardoso ?
Desde ja, obrigado
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#207623 | MILU C | 07 set 2008 20:16 | Em resposta a: #207614

Caro Didier Borrego
Por favor,não necessita de agradecer porque gosto imenso de poder partilhar o pouco que conheço.Encontrei uma irmã da Eufrazia Antónia,referida no registo de nascimento desta(13.8.1760,Pinhel,São Martinho)de nome Mariana Rita do Sacramento,religiosa no Convento de São Luís de Pinhel,que foi madrinha.;do Dr.Valentim da Costa Cabral desconheço.
No livro"Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel"página 251 referem várias pessoas com o apelido Borrego ,relacionadas com famílias de Pinhel,séculos XVII,XVIII e XIX.
Caso consiga qualquer novo dado que considere de interesse,comunicarei.
Cumprimentos
Maria Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Gu

#209801 | didbor | 03 out 2008 23:08 | Em resposta a: #207623

Cara Maria Correia,
Ja comprei o livro "Solares e Casas Nobres do Conselho de Pinhel", e encontrei os Borregos referenciados nessa pagina. Essa obra é muito interressante.
Obrigado pelas informações, de certeza que elas serão de muita utilidade, por ter descoberto mais uma geração acima dos meus Borregos, e li que eles eram de Cidadelhe, freguesia do cons. de Pinhel. Por isso podem ser parentes ...

Deixo aqui os nomes referidos no livro, para quem estiver interessado :
- Miguel Gonçalves e D. Mariana de Almeida, pais de :
- João de Almeida Borrego (10/4/1698-31/5/1675) casado com D. Mariana da Veiga (1689-2/9/1778), pais de :
- Dr Gaspar da Veiga de Almeida Borrego (1734) casado com D. Maria Vitoria (+1771), ambos de Santo André, Pinhel, pais de :
- Capitão Anselmo José de Almeida Borrego (1794-1863), de Pinhel, casado em 1863 com D. Delfina Rosa do Nascimento (1800-1885) de Penha de Aguia, Figueira de Castelo Rodrigo, pais de :
- D. Maria Adelaide Borrego de Abranches Freire (1822-1902), de Pinhel, casada em 1841 com Ladislau de Abranches Freire de Figueredo.

Cumprimentos.
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Borrego (Guarda, Foz Côa, Santa Comba)

#209811 | didbor | 03 out 2008 23:55 | Em resposta a: #206772

Caro Paixão Melo,
Acabeir de descobrir mais uma geração acima dos meus Borregos, e a supresa é que eles são de Cidadelhe, cons. de Pinhel. Terra vizinha, do outro lado da rib. de Massueime (afluente do rio Côa).
Abri um novo topico em relação aos Borregos do conselho de Pinhel, porque tambem descobri outros Borregos isolados nesse conselho. Provavelmente são familiares do meu ramo.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=209809

Um abraço
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Borrego (Guarda, Foz Côa, Santa Comba)

#309941 | didbor | 10 jul 2012 14:12 | Em resposta a: #206772

Caro Tristão Melo,
Depois de algum tempo, volto de novo para lhe comunicar novas informações sobre os Borregos da Guarda.
Nas minhas recentes pesquisas nos assentos de Almeida, deparei com os seguintes:

1. Francisco Antonio Borrego, natural da Guarda, casado com Luisa Margarida n. da Cidade da Guarda, pais de:

1.1. Josefa da Conceição, c.1810 em Almeida, casada com José Pedro n. de São Martinho de Mouros, pais de José Salvador baptisado a 18/12/1828 em Almeida.

1.2. Margarida Rosa n. Almeida, casada com Jesuino Mendes n. Almeida, pais de Francisco baptisado a 15/03/1829 em Almeida.

1.3. Francisco Antonio Borrego, natural de Almeida, casado com Felizarda Rosa Leite n. da Cidade de Braga, pais de Guelhermina Augusta Borrego.

Será que estes Borregos entroncam com os seus? Devido a naturalidade da Guarda do 1° referido...

Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Paixão (Jarmelo) e Família Borrego (Guarda

#339568 | didbor | 15 dez 2013 13:00 | Em resposta a: #122569

Caro Tristão Melo,
Encontrei uma nota nos "Termos de Identificação para concessão de Passaportes" da Guarda, sobre um pedido de seu antepassado Carlos da Paixão Borrego (1851-1916, Padre de grande prestígio, Presidente da cãmara da Guarda em 1899).
Veja a imagem n°24 deste arquivo :
http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/viewer?id=1231639

Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Francisco António Borrego, da Guarda

#339681 | amtf | 18 dez 2013 00:44 | Em resposta a: #309941

Caro Didier Borrego,

A propósito destes Borregos, da Guarda, que passaram a Almeida, acrescento mais uns quantos, todos descendentes do casal Francisco António Borrego e Luísa Margarida, assim esquematizados:

1. Francisco António BORREGO nasceu na Guarda e casou com Luísa Margarida, natural de Almeida. Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1.1. Josefa da Conceição natural de Almeida. Casou com José Pedro, que nasceu em S. Martinho de Mouros, e tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

1.1.1. José Salvador foi baptizado a 18 de Dezembro de 1828 in Almeida.

1.2. Margarida Rosa nasceu em Almeida. Casou com Jesuíno MENDES, de Almeida. Tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

1.2.1. Francisco foi baptizado a 15 de Março de 1829 em Almeida.

1.3. Alexandre António BORREGO nasceu em Almeida. Casou com Rosa Cândida, filha de António de AZEVEDO e de Maria Antónia , todos de Almeida. Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1.3.1. José foi baptizado a 7 de Setembro de 1840 em Almeida

1.3.2. Francisco foi baptizado a 15 de Janeiro de 1842 in Almeida.

1.4. Francisco António BORREGO nasceu em Almeida. Casou com Felizarda Rosa LEITE, de Braga. Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1.4.1. Margarida foi baptizada a 10 de Maio de 1846 .

1.4.2. José foi baptizado a 20 de Maio de 1848 .

1.4.3. Guilhermina foi baptizado a 1 de Agosto de 1850 in Almeida.

1.4.4. Jeremias foi baptizado a 20 de Setembro de 1852 in Almeida.

Creio que o 1.4, F. A. Borrego, foi Escrivão do Juízo de Paz de Almeida (RGM de D. Luís I, liv. 8, fl. 60), e seu sobrinho José, filho de Alexandre (1.3), terá sido Escrivão e Tabelião do Juízo de Direito da comarca de Almeida (RGM de D. Luís I, liv. 32, fl. 172v). Este último terá casado em Almeida, por volta de 1870, com Cândida Emília, com descendência. Com pena minha, apenas os baptismos de 1828 a 1859 estão disponíveis on line, pois gostaria de consultar este casamento e o de seus pais e avós para, nomeadamente, saber se é referida a freguesia da Guarda de onde era natural seu avô paterno.

Fico grato se o caro confrade tiver algo a acrescentar, ou corrigir no apontamento acima.
Cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen