Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia

Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123406 | qumandante | 23 jul 2006 14:24

Caros Confrades.

Apareceu em Portugal em Maio outro livro com o titulo Cristóvão Colon [Colombo] era Português que comprei com grande esperança de ler lá as provas que Colombo foi Português mas fui enganado.
Infelizmente o livro não valeu o dinheiro gasto.

Enquanto o CODEX 632 é um excelente romance, o Dr. Manuel Luciano da Silva tentou escrever como historiador mas não mostra provas algumas da suposta linhagem Portuguesa de Colombo. Depois de tanto discutir neste Fórum sobre novas provas de Colombo ser Português antecipava muito mais.

Nem o historiador Manuel Rosa que dizia ter desmascarado Colombo e que em breve iríamos ler .

Nem a Anna, que disse:
"aqui neste Forum, com este tópico (mas ao qual não responderei a nenhuma questão que se coloque) apenas para informar que podem "descansar" : Cristóvão era mesmo português (encontrei o "segredo"). ......
Todos os que ansiavam pela sua nacionalidade portuguesa podem agora descansar.
:)
Brevemente, saber-se-à o que encontrei (será divulgado, claro)."
Dizia ela que ía mostar provas "de que Cristóvão Colon era filho do Infante D. Henrique" mas a Anna desapareceu por completo.

Desiludido,
Lucas

Resposta

Link directo:

Colombo era Catalão

#123408 | mar-garida | 23 jul 2006 14:58 | Em resposta a: #123406

Ya se ve Lucas que não se puede provar el que não é verdade.
Colom era Judio Catalão.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123412 | Pedro França | 23 jul 2006 16:10 | Em resposta a: #123406

Caro Lucas:

Ainda bem que lançou as conclusões de suas leituras sobre essa recente obra referente às origens de Cristóvão Colombo.
De facto, alimentei muitas expectativas a respeito mas, nunca me pronunciei sobre elas nem sobre as "hipotéticas descobertas" de alguns intervenientes neste Fórum.
Como professor de História, também nunca polemizei essa questão junto dos meus alunos e deixei passar a teoria em vigor sobre a sua possível origem genovesa.
Achei por demais fabulosa a filiação de Colombo no Infante D. Henrique, personagem - verdade se diga - pouco inclinada a amores femininos ou a devaneios carnais. Esta é a imagem do Infante que a História ainda hoje pretende fazer correr.
Assim, caro confrade, não dê por perdido o tempo e o dinheiro que despendeu na aquisição dessa obra (mais uma). Serviu pelo menos para uma coisa: para que tudo continue na mesma, à parte, certamente o sensacionalismo editorialista. Afinal, como noutros fenómenos sociais excêntricos, de racionalidade explosiva, a montanha pariu um rato.
Bem haja pelo seu contributo. Quem certamente não vai gastar dinheiro nessa obra, serei eu. Espero ter acesso a ela, futuramente, na Biblioteca da UC.
Um abraço e não desanime.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123425 | anna | 23 jul 2006 17:42 | Em resposta a: #123406

Caros senhores,


Quero apenas dizer que aguardei sensivelmente 1 ano, para que a minha teoria fosse publicada numa revista de grande divulgação nacional, tendo recusado a divulgação noutras revistas, dado ter empenhado a minha palavra com a primeira publicação

O que saiu em Maio de 2006 nessa revista foi uma chamada de atenção para a minha teoria (a qual também agradeço).

Fiz algumas intervenções neste Fórum a respeito de Cristóvão e todas elas degeneraram em tremenda falta de educação e insultos, pelo que jurei a mim mesma nunca mais aqui intervir sobre esse assunto.

Encontro-me em fase de reabilitação no seguimento de uma doença do foro oncológico e de forma alguma me quero intrometer em polémicas.

Evidentemente que algo farei para que a minha teoria veja a luz, mas sem pressas, porque esta doença não me apressa.

Todavia queria aqui dizer que talvez seja mais célere chegar a uma conclusão sobre comparações de ADN, dado que um dos cientistas intervenientes na abertura do tumulo de D. Afonso Henriques se encontra também (na Universidade de Granada) no projecto de estabelecimento de identidade de Cristóvão.


Com os meus cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

Colombo e Colon

#123428 | kolon | 23 jul 2006 18:11 | Em resposta a: #123406

Caro Lucas,

Eu aínda não desisti.
Pois já vou com 15 anos neste fadiga de tentar localizar documentos que provem com certeza absoluta que Colon foi o Colombo de Génova e não podendo encontrar essas provas sigo investigando se não era ele um nobre Português.

Relevante ao que dizes do livro do Dr. Luciano da Silva estou de muito concordo contigo.
Pois também comprei esse livro esperando aprender algo novo mas li tanto disparate que á medida que ía lendo ía-me rindo ás gargalhadas.

Torna-se num problema tantos livros mal ivestigados á venda fica já um má gosto no público para o meu livro que está previsto para ser lançado em Portugal este Novembro e na Espnaha em Março pela editora Ésquilo.

Pois posso dizer que sem Luciano da Silva mostrar um documento que Salvador Zarco existiu e viveu em Cuba nunca pode afirmar que tal pessoa existiu e que era ele esse Colon.
Mas para além disso o Dr. Silva basei-se logo no primeiro capitulo num documento que diz ser do punho de Colon- 'o testamento de 1498' - que eu dou as provas no meu livro de ser uma falsificação escrita posterior a 1573.

Os erros desse Dr. são tantos que não os posso expor aqui. Tal como insistir que Afosno de Albuquerque era membro da Ordem de Cristo e ao mesmo tempo mostar um retrato de Albuquerque vestido com a cruz da Ordem de Santiago.
Este exemplo de um erro tão simples de averiguar serve para mostrar o tipo de investigação e a capacidade sobre história que esse autor possui.
Pois Albuquerque foi um dos 25 guarda-costas de D. João II e sempre pertenceu a Ordem de que o seu rei era mestre.

O meu livro vai provar que a história escrita está errada:
Provo que Colon estava a ajudar D. João II em Castela.
Provo que tanto o rei como Colon já conheciam as terras ocidentais.
Provo que Colon nunca acreditou ter chegado á India.
Provo que o rei de Portugal mantinha Cristóvão Colon informado sobre descubertas e avançamentos Portugueses mesmo enquanto ele vivia em Castela.
Provo que Colon já conhecia a descuberta do Cabo da Boa Esperança e a descuberta do Mar Indico 4 anos antes da primeira viagem e que vendo o caminho mais curto aberto, sempre aconselhou os Castelhanos a fugir para o ocidente para o mais longe da India.

O que trago á luz não são ideias vãs mas extractos dos documentosque fazeram o mundo dos historiadores começar a pensar muito a sério no que ensinam sobre Colon.

Infelizmente não consegui ainda provar tudo o que é preciso para ligar Colon á sua verdadeira familia. Sigo esperando as análises de ADN para provar ou desprovar muitas teses o qe espero expor num Documentario no Discovery Channel o ano que vem.

Cumrpimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123430 | mar-garida | 23 jul 2006 18:19 | Em resposta a: #123425

Anna,
Estas diziendo que el tumulo del Afonso Henrique vai ser abierto pelos professores de Granada?
Porque? Que tiene el a ver com Colon?

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123439 | Luis K. W. | 23 jul 2006 20:11 | Em resposta a: #123430

Mar garida,
O tumulo de Afonso Henriques vai ser aberto por um grupo de investigadores portugueses, liderados por uma velha amiga minha. Tencionam recolher todos os dados possíveis (doenças, reconstituição física, ADN) para, possívelmente, reescrever a História.

Se for possível recolher ADN de Afonso Henriques (não foi possível recolher o de Cristóvão Colombo, portanto, o de um corpo com mais 400 anos vai ser difícil...), poder-se-à tentar estabelecer alguns parentescos ainda hoje duvidosos.

O que a Anna defende é que o C.Colon descendia de um principe português, pelo que deveria ter sangue de Afonso Henriques.

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123448 | mar-garida | 23 jul 2006 22:34 | Em resposta a: #123439

Luis,
E sendo assim no tinha a Rayna Isabel sangue de Afonso Henriques?
E como vai provar que era Portugues e non Catalan?

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123451 | qumandante | 23 jul 2006 22:55 | Em resposta a: #123412

Caro Pedro,

Eu por mim não tenho medo em acreditar que tanto príncipes como peões tiveram filhos ilegitimos.
Mas depois de escreverem neste fórum tantas provas que íam vir á luz acho estranho que nada veio.
Estava eu já orgulhoso sobre a possibilidade de Colombo ter sido Português e pensava ser este livro o tal esperado de provas concretas.

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123485 | Luis K. W. | 24 jul 2006 12:10 | Em resposta a: #123448

Mar garida,
Todos nós (ou quase) temos sangue de Afonso Henriques. :-)
Até o GWBush tem!

Mas em 1400's, a probabilidade de um Catalão (ou Genovês) ter sangue de Afonso Henriques era bem menor.

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Colombo e Colon

#123490 | qumandante | 24 jul 2006 14:05 | Em resposta a: #123428

Caro confrades,

Muitos escrevem e aceitam que Colombo foi um Judeu e por isso escondeu a sua linhagem para evitar a inquisição.
O Dr. Manuel Luciano da SIlva também escreveu isso mas ao mesmo tempo diz que Colombo era um neto de Zarco e do rei de Portugal.
Ora gostaria de perguntar a esse autor quantos dos filhos e netos de Zarco foram presos pela inquisição?
E quantos foram os descendentes mudaram o seu nome e escondreram a sua linhagem por serem Judeus como ele escreve?

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Catalão

#123525 | josemariaferreira | 24 jul 2006 19:40 | Em resposta a: #123408

Cara Margarida

Colombo[Colon] era o Rei dos Judeus e foi nessa condição que partiu de Portugal para Espanha para ir SALVAR os Judeus espanhóis que começaram a ser perseguidos e expoliados pela Inquisição. Colombo fazia parte de uma estratégia para levar os Judeus para a terra prometida, tal como Moisés. É engraçado que são os barcos que D. João II tinha já preparados para o efeito, que mais tarde D. Manuel se vai servir, não para SALVAR o povo Judeu, mas para o desterrar e expulsar de Portugal!!!
Esta é a VERDADE!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Catalão

#123526 | josemariaferreira | 24 jul 2006 19:43 | Em resposta a: #123525

Ressalvo: espoliados

Resposta

Link directo:

RE: Colombo e Colon

#123530 | kolon | 24 jul 2006 20:16 | Em resposta a: #123428

Caros,
vejo que outra vez o meu pobre comando da lingua Portuguesa me fez inventar um novo verbo. Deve ser farão e não fazeram.

''O que trago á luz não são ideias vãs mas extractos dos documentos que farão o mundo dos historiadores começar a pensar muito a sério no que ensinam sobre Colon.''

Cumps,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo e Colon

#123531 | josemariaferreira | 24 jul 2006 20:29 | Em resposta a: #123530

Caro Kolon

Agente compreende-te há muito. Não te incomodes agora com o teu português!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123551 | Pedro França | 25 jul 2006 00:47 | Em resposta a: #123451

Caro Lucas:

Interessante, talvez mais do que saber se Colombo era português, é considerá-lo um agente duplo na época, ao serviço de Portugal (D. João II) e de Castela (Reis Católicos). Mas, custa-me pensar ou fazer crer que ele fosse um peão aos mandos e desmandos de D. João II e andasse pela corte de Castela a deitar poeira nos olhos dos reis.
Quanto à filiação de Colombo num infante português, estranho o facto dele se chamar Cristóvão quando na Casa Real Portuguesa esse nome releva da onomástica estranhíssima. E Colombo como apelido? Qual a razão? E de onde fora dado esse apelido?
Com favores ou não de D. João II, português de nascimento ou não, o que é certo é que as honras e glórias Colombo encontrou-as em Castela, projectando a sua linhagem, Colon, pelos duques de Veragua e outras casas.
Bom, quanto ao ADN, isto é realmente digno de um CSI...
Vamos ver no que é que dá toda esta história rocambolesca em torno de um homem só.
Fico céptico à partida, quanto a tudo o que se disser de Colombo, até nova ordem.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123568 | zamot | 25 jul 2006 08:18 | Em resposta a: #123425

Cara Anna

Tendo infelizmente alguma experiência nesse género de doenças, quero aqui desejar-lhe uma rápida recuperação e por favor mantenha o moral "em cima" pois é parte da recuperação.


Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Obrigada

#123572 | anna | 25 jul 2006 09:57 | Em resposta a: #123568

Caro Zé Tomaz,

Muito obrigada pelas suas palavras.

Tento manter a parte moral, com um elevado grau de confiança e optimismo, dado ser fundamental (como muito bem diz), para a recuperação.

Com amizade,

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123586 | kolon | 25 jul 2006 13:24 | Em resposta a: #123551

Caro Professor Pedro,

Embora pareça ser incrivel, não há outra maneira de explicar o que se passou entere Colon, Portugal e Castela sem ser ele um agente de Portugal.

Posso-lhe dizer que sómente lendo as cartas de Colon vê-se bem a jogada. Infelizmente a história de Colon foi escrita não para esclarcer mas para manter escondidos muitos dos factos.

Enquanto ao que pergunta ''E Colombo como apelido? Qual a razão? E de onde fora dado esse apelido?''
Lembro-lhe que Colon nunca se chamou Colombo. O apelido Colombo foi-lhe dado por outros.
O nome sempre foi Colon tanto na carta de D. João II a ele em 1488 (onde se vê Collon e Colon), em todos os documentos de Castela em que se vê Don Cristobal Colon e nas bulas papais em que sempre se lê Colon.

Enrique de Gandia também escfreve que ''Los cronistas Gonzalo Fernández de Oviedo, Joao de Barros y otros también escribieron Colóm en ves de Colón'' mas não Colombo.

Na Histório escrita por seu filho em que se lê Colon e Colonus e onde nega ter sido seu pai Colombo ou Columbus.

Pelo menos esta parte da história está errada e é tão fácil de ver pelos documentos que aponto aqui que quando um homem se chama Colon não se deve assumir que foi Colombo sem outras provas mais concretas.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123589 | kolon | 25 jul 2006 13:55 | Em resposta a: #123439

Caro Luis,

Não foi possivel colher o ADN de Colon completo, sómente se colheu uma parte, não pela idade dos ossos mas pela falta de ossos. Pois em Sevilha exisitiam sómente ums pedacinhos, com certeza em Santo Domingo existem mais ossos de Colon.
Foi possivel colher do ADN do irmão de Cristóvão, Don Diego, e foi possivel colher o ADN do filho, Don Hernando Colon.

Por mim não deixo nenhuma possibilidade fora da mesa de quem foi Colon.
Mas a minha maior suspeita é que Colon foi um filho não do Infante Henrique mas sim de Henrique Alemão e de uma filha de Zarco.

Pois Henrique Alemão sendo o desaparecido Rei da Polónia tinha razões para manter sua identidade secreta e sendo assim também seus filhos deviam de manter o segredo.
Colon era de cabelos ruivos como são muitos Polacos.

E tanto este homem como o seu filho morreram mortes estranhas. O filho morreu no mar quando ía á corte de Lisboa chamado pelo rei. Quebrou o mastro da caravela e matou-o.

Não acham que se o rei quería fazer desaparecer um homem muito conhecido na Madeira e fazer-lo aparecer em Castela com o nome inventado de Cristoval Colon não sería uma morte no mar a mais eficáz forma de levar isto a fim?

Cumps,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123631 | Pedro França | 25 jul 2006 23:59 | Em resposta a: #123586

Caro Manuel Rosa:

Será que somos oficiais do mesmo ofício? Ou seja: será que o confrade também é de História de formação?
Pois bem, agradeço a sua mensagem e testemunho a minha simpatia para com o facto de se ter alongado em considerandos de modo a que eu possa ter uma atitude de respeito e aceitação para com as suas teses colombinas.
Engraçado e intrigante ao mesmo tempo, é notar, que Colon tem mais de castelhano, vá lá - catalão -, do que de português, istpo para os que perfilham a tese de que ele foi português. Mas, por outro lado também, não estou em crer na sua origem polaca porquanto "Colon" desafina por completo perante a onomástica polaca.
Posso opinar no sentido de se ponderar sobre a genealogia dos Henriques Alemães em:

(...)
Aí identificam o Henrique Alemão com Ladislau III Jagelão, rei da Polónia e Hungria, desaparecido na batalha de Varna, em 1444... Mas, que tem o nome "Colon" a ver com a expressão ou designação onomástica "Henrique Alemão" designação que seria a sociedade em seu redor que lhe atribuía, ou que ele próprio a si se chamava?
Deixo-lhe estas linhas para reflexão.
Un abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Henrique Alemão

#123634 | kolon | 26 jul 2006 00:53 | Em resposta a: #123631

Caro Pedro,
Eu sou formado em História mas as coisas que descubri não me foram ensinadas na Universidade.
Eu comecei a ver este enigma á muito tempo e resolvi chegar a um fim com ele. Pois não tem sido fácil.
O Cristoforo Colombo Itaiano não fáz sentido nenhum. Nunca fez e nunca vai fazer até se provar que ele foi um nobre instruido e educado em Génova ou em Portugal. Pois não só ele sabia ler e escrever mas também os seus dois irmãos o sabiam.
O irmão Bartolomeu era um carteografo em Lisboa antes de Cristóvão ir morar naquela cidade. Não acha estranho que um Italiano estava a trabalhar em Portugal a fazer mapas de navegação isto quando o rei tentava manter estes mapas secretos?
Que especialidade tinha Bartolomeu para vir fazer mapas em Portugal? E para que precisavam os Portugueses de cartografos Italianos nos anos de 1470?

Ao ver com o nome 'Colon' é aceite que este nome foi inventado pelo navegador quando fugiu para Castela a fins de 1484 depois das traições contra D. João II. Lembro-lhe que um sobrinho de Colon também mudou o seu nome para Pedro Nunes quando se exiliou em Castela. Quem foi ele? Ele foi Dom Lopo de Albuquerque e não era uma pessoa insignificante era Dom Lopo de Albuquerque, Conde de Penamacor, Senhor de Abiul, Camareiro môr e Copeiro môr do rei D. Affonso V e ainda Capitão da sua Guarda.

A verdade é que em Portugal nós deviamos de levar mais a sério a história de Cristóvão Colon. Pois ele casou aqui e tinha muitos parentes de alto grau como este D. Lopo.

Depois de tantas voltas que eu levei á procura de provas não consegui de forma nenhuma provar que ele foi o Genoves e consegui ainda provar que o testamento de 1498 foi uma falsificação feita depois de 1573.

Ora o que consegui foi esclarecer que Colon não mudou o seu nome para proteger a si próprio como muitos o dizem. Cristóvão Colon escondeu a sua verdadeira linhagem não para se esconder a si mas por esconder a seu pai e mãe.

Pois os historiadores sempre pensavam que isto era por ter pais humildes e de artes manuais mas esta tese não dá.
Pois para aceitarmos esta tese temos que aceitar que a Rainha Isabel inventou um brasão de armas para Colon ou aceitou um brasão falso dos Colombos de Génova e depois em vez de castigar o plebeu ajudou a encubrir a nacionalidade dos três irmãos para proteger essa mesma linhagem. Ora para aceitarmos isto temos que trabalhar fora da realidade.
Temos que aceitar que a rainha Isabel fez pajem do Principe herdeiro o filho Don Diego em Maio de 1492 sendo este um filho de um plebeu e sem parentesco algum ao Princiep Don Juan.
Isto ainda mais impossivel quando sabemos que em Maio de 1492 Colon nem sequer tinha os navios prontos para navegar. Não tinha feito absulutamente nada ainda de importante!!!!

O mais verdadeiro é que Isabel sabia bem quem era Colon e aceitava o brasão porque ela sabia que ele era um nobre e ajudou a encubrir a linhagem proque ela também sabia as razões para encubrir-lo.

Vamos agora ao Henrique Alemão.
Aceitando que o rei da Polónia tendo prometido a Deus se escapasse com vida mudar de vida fez-se Cavaleiro de St. Caterina no Monte Sinai que quem olhar para um mapa não acha muito longe de Varna na Bulgaria ou Istanbul.

Este cavaleiro sendo doado terras na Madeira - dominio da Ordem de Cristo- e trazia por divisa, ou insigna d’a sua cavallaria a roda de St.ª Catharina, divisa que D. Afonso V também usava.
Chegando este á Madeira em 1450 tinha tempo bastante de fazer filhos com as idades de Colon e seus irmãos.
O nome Colon não era Catalão foi inventado porque em grego quer dizer membro.
E se Afonso V escondeu a linhagem deste homem porque não o deviam de fazer D. João II e Dona Isabel?

Cada vez que começo a ver os factos fico mais e mais convencido que Colon era filho deste Henrique Alemão e com certeza de uma filha ou neta de Zarco por isso era bem conhecido na Madiera e foi-lhe feito uma festa pelo filho de Zarco na Madeira em 1498.

Infelizmente para mim o único homem vivo hoje de descendencia desta familia dos reis da Lithuania e Polónia recusa de paricipar nas análises de ADN para confirmar esta tese.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon- Uma investigaçâo revela que

#123648 | fertelde | 26 jul 2006 13:29 | Em resposta a: #123406

Uma Investigaçâo revela que Colón era um tirano...
Passo a traduzir uma noticia saida à pouco em Espanha:
Descobrem documentos inéditos que provam a crueldade de
Cristóvâo Colón, que apesar de ser um grande navegante, carecia da capacidade para governar e empregou metodos crueis contra nativos e colonos, segundo se pode ver agora num documento descoberto no Arquivo Geral de Simancas ( Valladolid).
A historiadora do Conselho Superior de Investigaçôes Cientificas ( CSIC), Consuelo Varela, que estudou este documento inédito de 46 páginas, explicou que se trata " do texto mais importante sobre a colonia aparecido nos ultimos cem anos".
O texto recolhe 23 testemunhos que foram empregados como provas num juizo, celebrado no ano de 1500, que teve como consequencia a volta, como presos, à Peninsula de Colón e seus irmâos Diogo e Bartolomeu.
" È um texto muito duro, que atesta e situa a Colón como um homem que castiga à sua gente, que faz juizos sumarissimos e que nâo distribui os viveres entre os seus proprios homens", assegurou Varela, cuja investigaçâo aparece num livro intitulado " A Caida de Cristovâo Colón, A Pesquisa de Bobadilla".
Para a investigadora o texto implica, quando se cumprem cinco séculos da morte do colonizador, " a caida de um mito", já que " conheciamos que (Colón) tinha sido retirado do seu mando, mas nâo conheciamos as verdadeiras razôes".
Também revela datos sobre a vida na colonia e dos espanhois no ultramar, " os quais passaram verdadeira fome e que viam a diario que nâo chegava nenhum barco com os viveres".-
=Falam os inimigos, mas também as vozes do seu entorno=
O documento original foi escrito pelo Comendador da Ordem de Calatrava, D. Francisco de Bobadilla, por encargo dos Reis Catolicos, e teve como consequencia a destituiçâo de Colón como Vicerei e Governador das Indias.
"Devido a este texto podemos conhecer que se faziam vendas públicas de escravos brancos e assim podemos entender melhor as várias tentativas de motim na Ilha de Santo Domingo" afirma Consuelo Varela.
A descoberta desta documentaçâo foi feita enquanto a Arquivista, catalogava uns processos que tinham permanecido largo tempo extraviados.
Algum dos tetemunhos recolhidos pertenciam a inimigos do navegante, mas também se incluem declaraçôes de membros do seu equipo.
Pelo momento o documento original pode ser visto na exposiçâo " Colón Desde Andaluzia ( 1492-1505)", de quem è comissaria a propria Varela, e que expôe o Arquivo de Indias, até o proximo 15 de Outubro.-
Com a devida vénia,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon- Uma investigaçâo revela que

#123651 | josemariaferreira | 26 jul 2006 14:08 | Em resposta a: #123648

Caro Fernando Telde

Parece que os espanhóis depois das minhas revelações sobre Colombo, já estão a começar a ficar incomodados sobre a figura de Colombo.
Afinal, Colombo nesse documento já não nos é apresentado simplesmente como navegador, mas sim alguém em oposição a Bobadilha, caso interessante quando mais que esse documento foi escrito por D. Francisco de Bobadilha a mando dos Reis Católicos!!! Os espanhóis que escrevam mais e ainda vão acabar por descobrir a Verdade que sempre quiseram encobrir.
COLOMBO na sua quarta viagem deu a lição a Bodilha, ficou a sua mensagem para o Mundo! Até quando os homens vão fazerem tudo para O ignorarem! ELE disse que não era eternamente.

Com a devida consideração

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon- Uma investigaçâo revela que

#123652 | josemariaferreira | 26 jul 2006 14:14 | Em resposta a: #123651

Ressalvo: Bobadilha

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon- Uma investigaçâo revela que

#123665 | fertelde | 26 jul 2006 16:41 | Em resposta a: #123651

Estimado Zé Maria:
Os factos Historicos saiem à luz, quando nâo há interesses politicos para os esconder... ou deturpar.-
Espero que estes documentos " extraviados", como tantos outros, comecem a ver a luz, para compreender e interpretar devidamente o passado...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon- Uma investigaçâo revela que

#123670 | josemariaferreira | 26 jul 2006 17:41 | Em resposta a: #123665

Caro Fernando Telde

São documentos muito importantes para só depois de 500 anos serem "descobertos"!
Com que finalidade só agora são revelados? Será que querem incriminar Colombo pela política que os espanhóis seguiram na América, onde destruiram civilizações milinares só pela ganancia do ouro e da exploração do homem pelo homem!!! Estão agora muito preocupados com a tirania de Colombo, mas este foi sim demitido pelos espanhóis, por seguir uma politica contrária aos interesses de Espanha, por isso Bobadilha o trouxe a ferros à presença dos Reis Católicos. Colombo disse mesmo " quem meteu a terra (América) neste estado que arranje solução para ela se souber ou conhecer"
Deus escreve direito por linhas tortas, a Espanha tem agora a batata quente na mão e quer atirar com ela para fora, depois de herói onde lhe ergueram estátuas,Colombo passou a tirano. Prevejo que ainda lhe derrubarão as suas estátuas.
A Verdade é como o azeite hà-de vir sempre à de cima.

Cumprimentos (e mande sempre desde essa ilha fabulosa)

Zé Maria

Resposta

Link directo:

A Nova História de Colon

#123687 | kolon | 27 jul 2006 00:03 | Em resposta a: #123648

Caros,

Esse novo documento ajuda a reforçar a minhas descubertas que Colon sempre mentiu aos Espanhóis.
Estas mentiras no início serviam sómente para ajudar D. João II mas após 1495 Colon teve que se desenrrascar sózinho.
Pois não está fora da possibilidade do novo rei D.Manuel I ter planeado com os Reis Católicos a caída de Colon.

O 'afurtunado' que não soube fazer nada para proteger os grandes avançamentos de Portugal deixados em suas mãos por D. João tinha os olhos no trono de Espanha.
Sendo D. Miguel da Paz jurado principe herdeiro da Iberia e D. Manuel como regente ficava a missão de Colon como um problema criado por Portugal agora em suas mãos.
Não seria inacreditável de D. Manuel enquanto na Espanha em 1499 de aconslhar os Reis Católicos de terminar com Colon agora antes de Colon finalizar asua missão de revolta e se tornar num problema maior. Pois D. Manuel iría herdar esse problema.

Colon matou o seu cunhado Miguel Muliarte porque este traduziu uma carta de um frade Francês aos reis com a verdade dos seus planos. Colon não era um anjo nem era um idiota como o fazem mas sim um homem de couragem e inteligencia que trabalhava para um fim. E ainda que tivesse que esconder a sua linhagem de nobre para atingir esse fim fez-se-o porque tinha que ser assim.

Ainda temos muito mais para conhecer sobre este navegante.
A história está a ser reescrita em frente de nós.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#123700 | josemariaferreira | 27 jul 2006 10:03 | Em resposta a: #123687

Caro Kolon

Colombo não foi um navegador, assim como a Rainha Santa Isabel nunca levou pão no regaço para dar aos pobres e para enganar o marido o transformou em rosas, são "estórias" da carochinha que nos quiseram fazer crêr durante mais de cinco séculos. As rotas marítimas que Colombo tão bem conhecia foram-lhe dadas a conhecer por outros que, por esse motivo, ficaram ignorados na História mas não esquecidos, foram os grandes Costas do Algarve, marinheiros descendentes de gregos vindos do Oriente, que para isso trabalharam em missão Divina! Também as verdadeiras rosas que nos falam de D. Isabel são outras, e têm a ver com o renascer de uma nova esperança para a Humanidade. Rosa é um nome de origem Húngara (Panonias) e significa orvalho que é o expoente máximo da perfeição e da vida e tem a ver com a Santa Isabel da Hungria (tia de D. Isabel) e com os Reis Apostólicos da Hungria dos quais se reivindicava e descendia D. Afonso Henriques.
Tudo isto não aprendi nos livros mas aprendi-o na minha Terra, Panoyas do Campo de Ourique, a terra que eu te quero mostrar.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#123727 | Luis K. W. | 27 jul 2006 18:13 | Em resposta a: #123700

Meu caro José Maria,
Confesso que me delicio a ler as suas mensagens. A sua visão da realidade e da História é para mim uma fonte de inspiração.
Gostei muito da sua visão da família dos Costas-descendente-de-Gregos-com-missão-divina.
Quanto à hipótese de o Cristovão Colon não ter sido um navegador, há muitos que a defendem. Suponho que naquela época não era preciso ter carta de marinheiro para embarcar nem mesmo para comandar um navio, pelo que qualquer um se podia intitular de marinheiro só por ter ido umas vezes à Madeira de barco. É possível que - ao contrário da teoria genovesa que o põe em navios desde muito jovem - ele se tenha dedicado à actividade marítima tardiamente. No entanto, pelo que o Colón nos deixou escrito, é pelo menos seguro que ele se fartou de estudar para conseguir comandar as travessias do Atlântico (as idas e algumas voltas).
De qualquer maneira, tenho para mim que ele era mesmo marinheiro desde muito jovem e que foi (mais um) corsário ao serviço de D. João II.
Já quanto ao "Rosa" vir do Húngaro, tenho a impressão que o meu professor de Português (/Latim) - de há mais de 30 anos - me está a fuzilar com o seu olhar penetrante, enquanto que o Jacques Brel dá reviravoltas no túmulo...
«Rosa rosa rosam
Rosae rosae rosa
Rosae rosae rosas
Rosarum rosis rosis».
Luis K W
Lisboa-Portugal
PS: Rosa em português (e latim), diz-se rózsa em húngaro.

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#123734 | josemariaferreira | 27 jul 2006 19:49 | Em resposta a: #123727

Caro Luís K W

A Panonia como certamente saberá foi fundada pelos Gregos, os Romanos como berço da civilização grega, foram depois seus ocupantes e dominantes. A Panonia foi a província romana onde primeiro se difundiu o cristianimo. A palavra Rosa, tem uma forte conecção religiosa, para não dizer misteriosa, como tal foi lá no actual território da Hungria, que ela teve origem, naturalmente de raíz latina. Pode descansar o seu professor de português e se ele já não tiver neste reino dos vivos que tenha a sua alma ( ou o seu espírito?) em descanso.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123797 | mar-garida | 28 jul 2006 19:02 | Em resposta a: #123586

Señor Rosa,
No sabes que Colom és nome Catalão?
No é nome Portugues e assim Colom era Catalão

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#123802 | saltao | 28 jul 2006 21:38 | Em resposta a: #123687

O reino de Dom Manuel I foi o início da caida de Portugal nas mãos dos Espanhóis o que veio a acontecer 85 anos após ser coroado.

D. João II devia de estar a rolar no túmulo ao ver as amizades que D. Manuel tinha com o 'inimigo' da coroa de Portugal.

Saltao

Resposta

Link directo:

Não RE: Colombo era Catalão

#123831 | qumandante | 29 jul 2006 10:11 | Em resposta a: #123408

Margarida,
Talvez você nunca leu outra versão da história por isso está convencida que ele era mesmo Catalão.
Mas como se explica que ele casou com nobreza em Portugal e falava Poruguês?
Para mim a teoria de um Catalão deixa muito que explicar também.
Se nunca em Portugal foram encontrados documentos de um Cristóvão Colom em Catalonia ainda menos.

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#123834 | josemariaferreira | 29 jul 2006 12:24 | Em resposta a: #123727

Caro Luís K W

Finalmente agora arranjei um pouco de tempo para responder merecidamente à sua mensagem. Era bom que tivéssemos todo o tempo da vida para o nosso repouso merecido como Colombo preconizava para o Mundo, mas infelizmente este foi o que nos deixou Vasco da Gama, um Mundo agitado cheio de correrias e stress ou melhor em português, fadigas.
Fiquei contente em saber que gostou da minha visão sobre os Kostas gregos com missão Divina. O que foi a sua acção, senão uma acção Divina? Eles até desapareceram no Céu daquele mar eterno a que chamavam Atlântico e não mais apareceram, só poderiam ir ter com Deus, que os aguardava na sua Casa da qual eles passaram a ser seus moradores. Poderemos então dizer que eles desapareceram ou ficaram ignorados perante os homens para servirem a Deus.
Se você gostou dos Kostas gregos eu também gostei do seu (nosso) Jacques Brel e ainda por cima da maneira como o apresentou a dar reviravoltas no túmulo...!!! querendo como dizer-me que o grande Jacques Brel, nunca morrerá!!! Sim o Jacques Brel é impar alguém o considerou o maior e que na Bélgica depois dele só estava o Rei! Eu atrevia-me a acrescentar porque não no Mundo? Sim num Mundo cor de Rosa como Colombo preconizava e não um Mundo pela correria desenfreada ao vil metal, a que Jacques Brel cantou "Que je ne serais pas Vasco de Gama".
Por mim condecorava já Jacques Brel com a Insígnia Medalha da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em homenagem a Colombo e à Santidade de Beatriz da Silva, pelo que lutaram em Castela para que o Mundo fosse do Bem.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123849 | JSilva | 29 jul 2006 17:22 | Em resposta a: #123406

Sobre Colombo:

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123856 | josemariaferreira | 29 jul 2006 19:03 | Em resposta a: #123849

Caro Jsilva

Obrigado pelo sítio que indicou desconhecia mais esse, muitos outros virão, o que só servirá para demonstrar que Colombo era um ser superior, cuja inteligência está para além dos humanos. Colombo tinha três irmãos, através da realização de milhares e milhares de conferências durante 500 anos, os doutos não conseguiram através de algum deles descobrir a sua filiação, quanto mais que eram figuras de relevo na sociedade de então e tinham ambos o tratamento de Dom!!!
Colombo disse: Deus revela aos ignorantes o que esconde dos doutos!!! Não serei eternamente esquecido!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123858 | josemariaferreira | 29 jul 2006 19:53 | Em resposta a: #123856

Ressalvo: Colombo, Diogo e Bartolomeu eram três irmãos....

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português

#123868 | JSilva | 29 jul 2006 22:50 | Em resposta a: #123858

Ainda sobre Colombo: (...)>
Cumprimentos,
JSilva

Resposta

Link directo:

Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#123960 | qumandante | 31 jul 2006 03:41 | Em resposta a: #123868

Caro JSilva,
Realmente o Dr. Luciano da Silva gosta muito de escrever sobre os feitos dos Portugueses mas infelizmente não investiga muito bem sobre o que escreve embora tenha um grande coração Português.
Fiquei muito disiludido com os seu livro de Colon publicado este ano.
Não tráz asbolutamente nada de novo ao assunto e está cheio de erros. Parece ser outro Barreto.


Lucas

Resposta

Link directo:

Muito Mais sobre de Colon

#124078 | kolon | 02 ago 2006 01:34 | Em resposta a: #123960

Lucas,

Embora concordo contigo quando escreves que o Dr. Silva gosta de exaltar os feitos Portuguese não acho que se pode comparar-lo com Mascarenhas Barreto.
Barreto estava a escrever sobre história enquanto o Dr. Silva está a escrever sobre si próprio.

De qualquer modo Cristóvão Colon não é um assunto fácil de investigar.
Nestes meus últimos 15 anos a investigar-lo tenho feito muitas novas descubertas.
Por exemplo:
o testamento de 1498 foi falsificado depois de 1573.
os dois Dom Tiviscos de Nasao Zarco, y Colonas eram descendentes de João Gonçalves Zarco.
Zarco não foi nenhum Judeu
e o Marques de Pombal casaou com uma descendente de Branca Dias Perestrelo isto é importante que ele foi descendente de D. Alfonso IX de Castela, D. Afonso III de Portugal, e D. Fernando III de Castela, mas o mais impoprtante ainda é que sua avó paterna era Leonor Maria de Ataíde, uma descendente de Vasco Martins Moniz, SIM do Comendador de Panóias e irmão de Isabel Moniz sogra de Cristoval Colon.

Como vês ainda temos muito mais que descubrir sobre este Colon.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#124080 | alentejo | 02 ago 2006 02:02 | Em resposta a: #123687

Caro Manuel Rosa,

Tenho lido com muito interesse as suas "descubertas". Presumo, talvez mal, que, pela forma como escreve, não seja português de Portugal ou, pelo menos, não resida nesse país.
Temos o Cabral, o Gama, o Magalhães, o Cão, o Dias e tantos outros que pelo nome não percam ...
Mas, na nossa eterna mania das grandezas, precisamos também deste. E os italianos? os espanhóis? Deixai-o descansar. Por outro lado, "descubriu" um país que antes o não houvera "descuberto" (os genealógicos antigos escreviam nos casos em que a descendência não fazia juz à nobreza dos pais, o seguinte: "teve filhos e antes os não houvera tido").
Sorte nas suas investigações, que presumo decorram longe das fontes primárias do final do Séc. XV inicio do seguinte.
NB

Resposta

Link directo:

Falsidades RE: A Nova História de Colon

#124274 | kolon | 04 ago 2006 01:27 | Em resposta a: #124080

Caro NB,
Para esta investigação eu não me limitei a fontes dos Sec. XV e XVI.
Eu investiguei a história do mundo, a história de Espanha, da França e de Portugal desde o Conde Henrique.
Os factos mostram que a história conhecida sobre Cristoval Colon e a descuberta das Américas não é baseada ma verdade dos acontecimentos.
Qualquer historiador que escreve a história de Colon baseando-se nas ideias que o mar alto não era navegado antes de 1492 e que a ideia de chegar á India pelo Occidente foi uma ideia inventada por Colon está a escrever-la sem saber nada sobre a história de Portugal.

Os viagems aos Açores sempre foram efectuadas atravessando o mar alto e a ideia de procurar a India para o Ocidente já tiha sido esprimentada por Portugal muito antes e tinha sido confirmada por Paolo del Pozzo Toscanelli em 1474.

Nem Colon inventou o navegar pelo mar alto, nem a ideia de chegar á India pelo Ocidente, nem sequer foi ele o primeiro Português a chegar ás Américas. Além disto Colon nunca acreditou estar na verdadeira India sómente fez os Reis Católicos acreditarem que aquelas terras eram a India e fez-lo para ajudar o reino de Portugal.

Existem provas para tudo isto sómente não existe quem as queira aceitar porque a propaganda de um Colombo Italiano inventor das Indias perdido ao Ocidente, embora fasla, está muito encravada nas Universidades e não vai ser fácil destruir-la.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Filha do Infante Henrique

#124297 | kolon | 04 ago 2006 13:23 | Em resposta a: #123425

Cara Anna,

Sobre a possibilidade de D. Henrique ter filhos encontrei esta passagem:

‘’...que [o Infante] toda sua vida passou limpa castidade e assy que virgem o recebeo a terra’’ ... Quem não a repetiu, porém, foi o dr. Pedralvares, cronista da Ordem de Cristo. Sem dúvida porque conhecia, do cartório da Ordem, prova de que D. Henrfique tivera uma filha natural .... Na Bib. Vaticana, o rev. dr. Maurício dos Santos viu um verbeto do cardinal Garampi que refere o pedido do Infante ao Papa, a favor de sua filha natural. -- Página XXXV do livro Gomes Eanes da Zurara, Crónica de Guiné, Biblioteca Histórica-Série Ultramarina, Livraria Civilização-Editora, Nova Edição por Compania Editora do Minho, Barcelos, Janeiro, 1994.

Quem será esta filha?
Podia ter sido ela FIlipa Moniz filha de uma amante Isabel Moniz que depois casou com Bartolomeu Perestrelo a quem o Infante deu uma ilha par aonde irem murar????

Cumps,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Catalão

#124551 | zapatero | 08 ago 2006 20:58 | Em resposta a: #123408

Margarida,
Yo creo que no es verdad que Crsitóbal Cólon fuese Catalan. Pues Colon e Colom no es el mismo.

Zapatero

Resposta

Link directo:

Zapatero

#124583 | CNT | 09 ago 2006 10:23 | Em resposta a: #124551

Colón y no Colon (Parte del intestino grueso comprendida entre el ciego e el recto. Parte o miembro principal del período.
Colon (y) Colom y non "Colon (e) Colom".

Resposta

Link directo:

Corrección!

#124585 | CNT | 09 ago 2006 10:30 | Em resposta a: #124583

No "Colon (e) Colom".

Resposta

Link directo:

Nueva corrección!!

#124586 | CNT | 09 ago 2006 10:36 | Em resposta a: #124583

El ciego (y) el recto.

Resposta

Link directo:

RE: Muito Mais sobre de Colon

#124589 | josemariaferreira | 09 ago 2006 12:43 | Em resposta a: #124078

Caro Manuel Rosa

Não sei como te explicar, para que tu compreendas!
O Marquês de Pombal era descendente de alemães, sim alemães que fundaram o nosso País. Essa linhagem descendente de alemães sempre foi a preferida para comandar os destinos do País, durante séculos até ao fim da monarquia. A esta linha eram dados determinados títulos, que eles sabiam decifrar entre eles e funcionavam como uma sociedade secreta, a qual impunha de fora para dentro, muitas das vezes, a política a seguir nos governos da monarquia. Assim por exemplo os Henrique Henriques, Senhores de Alcáçovas, comendadores e alcaides-móres de Panoyas, os Martins Monizes de Silves e comendadores de Panoyas, são descendentes de alemães e dos reis da Hungria, assim como o era conde D. Henrique. Eles sabiam disso e é assim que quanto é deposto D. Miguel lá estão a apoiá-lo o comendador de Panoyas, um descendente dos Henrique Henriques de Alcáçovas, assim como o Senhor de Panoyas.
De notar que D. João II fazia parte dessa linhagem e até morou durante algum tempo em Álcáçovas!!! Era tudo a mesma e única família, descendentes dos Martim, Egas, Hugos, Gualdes, e Henriques e outros de nomes alemães que estiveram na fundação divina do Reino de Portugal.
Os alemães, quer queiramos quer não, são de facto uma raça superior!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

ele Nunca foi COLOM RE: Colombo era Catalão

#124668 | kolon | 10 ago 2006 18:33 | Em resposta a: #123408

Margarida

Eu sigo insistindo que nunca se pode acreditar em duas coisas contrárias ao mesmo tempo:

1- ''Colon'' foi o nome assumido pelo navegador para esconder o seu passado e linhagem.

2- ''Colom'' era o verdadeiro apelido do navegador e este era um pirata Catalão que temia o rei Fernando.

Como se vê não fáz sentido nenhum que o navegador tivesse escolhido um nome para se esconder que era quase o mesmo nome pelo qual era conhecido em Barcelona!!!!

Quem é que pode crer que as duas coisas são relacionadas?
Que o Colom da Barcelona se escondesse em Portugal usando o nome Colon e depois ir-se esconder em Castela com o mesmo nome Colon e nunca ser suspeitado que era o tal pirata Colom.

São histórias mas nada sobre a verdadeira história.

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: A Nova História de Colon

#124669 | kolon | 10 ago 2006 18:55 | Em resposta a: #123700

Caro Zé,

Gostava de saber o que estes Carvalhos têm de ver com a Maçonaria.

Pois o carvalho era uma das árvores muita simbólicas dos Templários. Na Maçonaria usam a acácia mas não conheço o uso do carvalho.
A cruz de Jesus foi feita de carvalho, senão me engano.

Qual será a origem dos Carvalhos?

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Isabel Moniz filha de Martin Gil Moniz ?

#124831 | zapatero | 14 ago 2006 00:40 | Em resposta a: #124583

Despues de ler estas decidi hacer buscas en la internet y encuentre esto.


From: John Wolcott
Subject: Re: Isabel Moniz
Date: Sat, 4 Apr 1998 11:09:16 -0800

Let me clarify the descent of Columbus' wife from Gil Ayres,
personal secretary to Nuno Alvarez Periera, Constable of Portugal. Gil
was the Constable's secretary in 1404 and is referred to as a Knight
in 1406. He died in 1437 and was buried in the church of St. Mary de
Carmo, the place where Columbus' wife was buried. Based on this I would
guess Gil's birth was some time around 1370. A 15th century text says that
he was younger than the Constable, who was born about 1360. His
father-in-law was the personal secretary of King John.
A document of 1469 gives burial rights in the church of St.
Mary de Carmo to descendants of his children, Diego Gil, Vasco Martins
Moniz, and Guiomar Gil, all living in 1469, and their siblings, presumably
deceased. One of these was Leonore, wife of Ferdinand de Sousa. Another
was Martin Gil, private secretary and treasurer to Prince Peter, regent
for his nephew, King Alfoso, who came of age in 1446.
Martin was a court functionary under both Peter and Alphonso,
probably until as late as 1462. He is apparently the Martin Fagundes who
with wife Leonore Lorenzo and sons Vasco Martins Monz and Garcia Moniz
are mentioned in a document of 1433. This is the first date I have found
recorded for the use of Moniz as a surname in this family, predating the
use of it by Martin Gil's brother, Vasco Gil Moniz in 1438. Literally it
means "of Nuno" and was, I believe, taken as a surname in honor of their
father's patron, Constable Nuno. Martin Gil must have been born about
1400.
Martin Gil was the father of Vasco Martins Moniz of Madiera who
was father of Vasco Martins Moniz, Commendador of Panoias, Joan Periera
the wife of Francisco de Almeida the 1st Viceroy of India, Garcia Moniz,
page of the royal household in 1477, and Jorge Moniz, Commendador of
Piniero. Vasco Martins Moniz, the elder. would have been born about 1425.
Martin Gil's second son, mentioned in the 1433 document, was, I believe
the person referred to in a document of 1717 which says that Columbus'
mother-in-law- Isabell Moniz was the sister of "Don Garcia Moniz and Don
Christopher Moniz, Bishop of Annel of the Carmelite order" Both were
apparently priest as Father Garcia Moniz was a witness to the will of
Febus Moniz, his cousin, 1n 1509. Martin Gil Moniz was also the father of
Rut Gil Moniz, Treasurer of the Lisbon Mint, born about 1430, Diego
Gil Moniz, Treasurer of Prince Ferdinand, King John's only brother, and
probably also Gil Ayres Moniz. a knight of the royal household in 1462.
The Christopher Moniz mentioned in the 1717 document was Prior of the
convent at St.Mary de Carmo where the Moniz were buried, and appointed
administrator of the bishopric of Evora and titular bishop of Riona. If
the document of 1717 is correct, Isabell Moniz was the sister of the above
sons of Martin Gil, son af Gil Ayres. Her burial in the Moniz chapel at
the Carmo monastery where bishop Christopher Moniz had been prior, appears
to confirm this. I see no reason to suggest that a daughter of the king's
private secretary and sister to priests and royal tresurers would have
children outside of wedlock with a knight of the Order of Santiago and
hereditary governor of Porto Santo. The fact that her daughter used the
Moniz surname does not support this conjecture, as it was common at this
time to use either parent's surname or both or even a maternal
granmother's surname if one wanted to.

John Wolcott

Resposta

Link directo:

RE: Muito Mais sobre de Colon

#124872 | acamus | 14 ago 2006 15:40 | Em resposta a: #124589

"Os alemães, quer queiramos quer não, são de facto uma raça superior!!!"

????? Raça Superior??

Não digo mais nada.

Enfim!

Resposta

Link directo:

RE: Muito Mais sobre de Colon

#124943 | josemariaferreira | 14 ago 2006 22:53 | Em resposta a: #124872

Caro acamus


Não diga que não é preciso!!! É preciso é que eles continuem a mandar para cá uns pataquitos para se fazer alguma obra em Portugal e nos venham cá visitar a fazer turismo!!!
Agora compreendo melhor o grande empenho (ou melhor empreendimento a longo prazo) de D. Afonso Henriques em resgatar as relíquias de S. Vincent (alemão) no Algarve e trazê-las para Lisboa, ainda hoje os alemães o admiram, basta ir visitar o Mosteiro de São Vicente ou a Catedral dos Santos Mártires para constatar a afluência de turistas alemães que por lá vai, sucedeu mesmo que um dia destes passando eu pelo Chiado, aproveitei a oportunidade para visitar a Catedral, eram tantos os alemães que era coisa de pasmar (e mostravam-se conhecedores de todo o historial do monumento!), de portugueses só lá estava eu e um pedinte à porta!!!

Enfim, sem se avistar luz ao fundo do túnel, só quem nos pode salvar são os alemães e se foram eles que formaram Portugal acho bem que eles tenham agora de "alancar"com as custas.

Enfim sem fim à vista!

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Muito Mais sobre de Colon

#124962 | josemariaferreira | 15 ago 2006 10:02 | Em resposta a: #124943

Ressalvo: Basílica dos Santos Mártires ou simplesmente Mártires em vez de Catedral.

Resposta

Link directo:

foi COLOM RE: Colombo era Catalão

#125163 | mar-garida | 17 ago 2006 22:45 | Em resposta a: #124668

Mas en Barcelona vivan los Coloms e em Portugal nunca tuveran gentes llamadas Colom.

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Moniz filha de Martin Gil Moniz ?

#125258 | kolon | 19 ago 2006 11:29 | Em resposta a: #124831

Caros Confrades,

Será possivel que o Sr. John Wolcott, um estrangeiro, consegui descubrir a verdadeira ascendencia de Isabel Moniz e que em Portugal segue-se com dúvidas?

Será então que Isabel Moniz era filha de Martin Gil Moniz, neta de Gil Ayres Moniz e irmã de Don Cristóvão Moniz, de Don Garcia Moniz, de Diogo Gil Moniz (veador do Duke de Beja), e de Rut Gil Moniz. Sendo ao mesmo tempo irmã de Vasco Martins Moniz da Madiera e tia do Vasco Martins Moniz, Commendador de Panoias?

Já assim fáz algum sentido que Don Hernando Colon escrevesse que a mulher de Colon era ''llamada D.ª Felipa Muñiz, de noble sangre hidalga, Comendadora en el monasterio de Todos los Santos''. Fazendo dela Dona nome que se vê adicionado a seus tios Don Cristóvão Moniz, de Don Garcia Moniz.

Alguém pode esclarecer este tópico?

Obrigado,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#125464 | mar-garida | 21 ago 2006 20:34 | Em resposta a: #123868

JSilva,

Colom fue Catalan.
Eso es el nombre del corsario de Barcelona no es uno nombre Portugues

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#125471 | fertelde | 21 ago 2006 22:31 | Em resposta a: #125464

Margarida:Ya te gostaria a ti que así fuera de fácil. La História no se puede deturpar así tan facil...
Propone algo positivo, que se pueda ir a estudiar y luego defende tu tésis.
El otro dia, he oido en un programa de la 2 TVE, que Colón ha sido un emerito escritor, (por sus diarios de a bordo), que tonterias se pueden ir a decir...
Saudos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Colon e Colom não é a mesma coisa

#125487 | kolon | 22 ago 2006 01:31 | Em resposta a: #125464

Margarida,

Colon e Colom não são a mesma coisa.
Colom é Pombo em Catalão
Colon ou melhor kolon é membro em Grego

A teoria do Prof. Charles Merrill que começou essa charada toda de o navegador ser da Barcelona não tem pés nem cabeça.
Em breve devemos de ter os resultados de algums 400 homens da Cataluña e da Génova em que espero de poder provar que Colon não tem laços familiares com nenhum Colom nem Colombo.

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colon e Colom não é a mesma coisa

#125515 | josemariaferreira | 22 ago 2006 12:21 | Em resposta a: #125487

Caro Manuel Rosa

Colon significa, parte, membro. Como Cristóvão Colombo era um Imperador Divino anunciado por D. Afonso Henriques, logo Colon seria uma parte(membro) de Deus. Como Deus se divide em três: Pai, Filho e Espírito Santo, Cristóvão Colon seria o final.
Deus é Universal, como tal cada povo lhe deu o seu nome a Espanha ficou com o Colon, isto é com a parte final do intestino que se divide em três, intestino grosso, intestino delgado e cólon. Foi o nome que Cristóvão achou para dar à nação que só fez m.... as outras deram-lhe:
português-Cristóvão Colombo
italiano -Cristoforo Colombo
inglês- Christopher Columbus
grego -Χριστόφορος Κολόμβος
catalão -Cristòfor Colom
latim -Christoferens Columbus
francês -Christophe Colomb
alemão -Christoph Kolumbus
norueguês -Christopher Columbus
polaco -Krzysztof Kolumb
neerlandês -Christoffel Columbus
romeno -Cristofor Columb
finlandês -Kristoffer Kolumbus
russo -Христофор Колумб
georgiano- ქრისტეფორე კოლუმბი
japonês -クリストファー コロンバス

Sempre eternamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125523 | kolon | 22 ago 2006 13:30 | Em resposta a: #125515

Meu Caro Zé,

No significado das palavras Colon e Colombo não têm nada a ver um com o outro.

Colon significa membro (kolon, "limb", membrum) enquanto Colombo siginifica pombo.
Devian de ter-lhe dado:

português-Cristóvão Membro
italiano -Cristoforo Componente
inglês- Christopher Member
grego -Χριστόφορος Κολόn
catalão -Cristòfor Membre
latim -Christoferens Socius
francês -Christophe Organe
alemão -Christoph Mitglied
norueguês -Christopher ?
polaco -Krzysztof Członek
neerlandês -Christoffel Lid
romeno -Cristofor Membru
finlandês -Kristoffer Jäsen
russo -Христофор член

Infelismente é este a raíz do nosso problema que sendo Colombo já tanto aceite a voar por aí nunca mais será o membro elevado ao seu estado original!!!!

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125529 | josemariaferreira | 22 ago 2006 14:28 | Em resposta a: #125523

Caro Manuel Rosa

Não compreendes-te a mensagem tal como Castela na altura também a não compreendeu.
O que estava em causa era uma Nova Ordem Internacional, para a qual só faltava vergar, era Castela, França e os Estados Pontífices, Portugal era cabeça dessa Europa. Ora se Portugal era a cabeça (espírito) da Europa, a Espanha foi em todo este processo que se queria de transformação para uma sociedade mais justa o "Cólon" porque fez tantas barbaridades para a contrariar que até a Rainha D. Isabel, a Católica na hora da sua morte se arrependeu e até deixou em testamento, para não fazerem mais Mal aos Índios e não os matarem. Foi o que se viu e o que se não viu!!!
Todo o Mundo na altura compreendeu a mensagem da Pomba, só Castela e os seus apendíces a contrariaram, até no nome!!!

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125568 | CNT | 22 ago 2006 18:10 | Em resposta a: #125529

Vamos lá ver se a gente se entende!

Colon, s. m., unidade monetária da Costa Rica e El Salvador.

Cólon s. m., ANATOMIA, = colo. (Do grego kõlon).

Colo s. m., ANATOMIA, toda a parte do intestino grosso compreendida entre o cego e o recto = cólon.

Colombo, escreve-se em castelhano, Colón.

Colon, em castelhano, refere-se à ANATOMIA e significa o mesmo que cólon em português.

Há que convir que o sujeito nem na escolha do nome foi feliz!

Retiro-me do tópico como entrei: em apneia.

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125573 | fertelde | 22 ago 2006 18:29 | Em resposta a: #125568

versus x versos, til por tilde, acento con nâo acento, cabeça x cabeca, tudo ao final, significa que a deturpaçâo, só se entende por mal entendimento..

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125584 | josemariaferreira | 22 ago 2006 20:03 | Em resposta a: #125568

CNT

"Há que convir que o sujeito nem na escolha do nome foi feliz!
Retiro-me do tópico como entrei: em apneia"

Esta é boa! Gostei, acredite que ainda me estou a rir ao escrever esta mensagem.

Filósofos houve que chegaram à conclusão que o mundo era água, outros que era fogo, outros que era ar e outros que era m..., espero que não viva neste último senão estará com certeza quase a morrer, e eu não lhe quero ainda enviar os pêsames.

Talvez a solução seja um Christoferens Socius como diz o Manuel Rosa!

Retiro-me do tópico como entrei: a rir

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125594 | CNT | 22 ago 2006 21:35 | Em resposta a: #125573

Nunca é tarde para aprender os rudimentos da nossa língua!
Respeitando-a sendo cuidadoso com ela, praticamos uma das formas mais elevadas de patriotismo.
Admiro-me que nesse asilo não se preocupem em ensinar a ler e a escrever, com correcção, os calinos e os semianalfabetos!

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125595 | CNT | 22 ago 2006 21:45 | Em resposta a: #125584

Tem razão! Se eu tivesse vivido no seu mundo já tinha morrido há muito, instantaneamente. Mas, como entro e saio dele sem respirar, não há perigo!

Só não percebo como se enviam os pêsames a um morto...

Espero que mantenha a hilaridade!

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125599 | josemariaferreira | 22 ago 2006 22:38 | Em resposta a: #125595

CNT

Eu ainda não morri, mas ando a vegetar, pode desde já me mandar os pêsames, porque eu para si já morri há muito!!!

Enfim é a sociedade que temos, mas não foi por culpa do Colombo!!!

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125608 | kolon | 22 ago 2006 23:45 | Em resposta a: #125568

Caro CNT,

Pode-se maravilhar em saber que tal como muitas palavras em Português não têm só um significado acontece o mesmo em outras linguas.
Entendo que colon hoje em dia refere-se á anatomia em Português mas deve-se pensar não em significados Portugueses nem em significados de hoje mas sim nos significados das palavras no séc XV quando o nome foi inventado.

Embora não conheço já muito bem a nossa lingua Portuguesa sei que a maioria das palavras vêm de origem Latina.
Quando eu digo que o nome escolhido pelo navegador foi um nome que em GREGO significa MEMBRO eu não inventei este significado.
Também não devemos crer que o nome Colon em Português ou Castelhano significasse membro em 1484 o que não necessita os muitos significados que expôs cuidadosamente e diligentemente acima. Pois o sobrenome de Cristóvão não tem nada a ver com a nossa lingua nem com a lingua vizinha.

Se fosse um significado conhecido em Castela não precisava do filho de Colon ter explicado que o nome tinha sido escolhido pelo seu pai por querer dizer 'membro' em Grego.

Quando eu investiguei esta palavra encontrei exactamente correcto o que Don Hernando Colon explicou.
O 'colon' de hoje tem raiz no Latin que tem por si raiz no Grego [Latin cōlon, part of a verse, from Greek kōlon, limb, member, metrical unit.]

Como se vê deveras um dos significados da palavra kōlon em Grego é membro, o que prova que Colon nunca foi Pombo nem sequer o ''intestino grosso'' mas sim Membro como seu filho nos disse.

Agora resta saber membro de quê?
Seria ele membro da Ordem de Santiago tal como sua esposa Filipa Moniz Perestrelo era?
Esta seria a mais fácil explicação, mas aonde encontrar as provas sobre a vida de um homem que fugiu secretamente de Portugal mudando o seu apelido para Membro?
Assim conseguiu despistar todos os historiadores que forma procurar-lo num Colombo nascido nas fins do mundo em Génova aonde nunca o poderam encontrar por 500 anos.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125637 | fertelde | 23 ago 2006 11:07 | Em resposta a: #125594

E sempre mais papista que o Papa. Asim vai o Instituto Camôes, espalhando por toda a parte, a cultura do bem fazer e do conhecer, da lingua portugêsa...
Os calinos e os analfabetos ou semi, como os queira chamar, pela sua condiçâo, nâo se preocupam nem em ler nem em escrever, apenas por ignorancia, ficam calados, bem caladitos, e os atrevidos, os presumidos, por aí andam baboseando frases incoerentes, criticôes de barriga inchada, que nem o umbigo podem enchergar...
Asilo das Afortunadas, bafejadas pelos alisios, encontro de culturas, Nobel da esperança, da liberdade e tolerancia, onde os doutores e outros quejandos, em tertulias amenas compartem, o seu saber com os almeidas.

Fernando de Telde
P.S. Aqui, nem o Consul fala. Havia que perguntar ao Embaixador, se nâo encontrou entre os seus, gente com suficiencia, para ocupar o posto...

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125638 | josemariaferreira | 23 ago 2006 11:34 | Em resposta a: #125608

Caro Manuel Rosa

Eu já te disse que ele era membro de Deus. Ele era o Espírito Santo que andava sobre as águas. O que era Colombo, senão um Espirito Santo? Andavam 3 barcos à tona de àgua e ninguém percebia nada daquilo, todos punham os olhos em Colombo e ele passados 33 dias mostrou-lhes o Novo Mundo!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Moniz filha de Martin Gil Moniz ?

#125646 | Clemente | 23 ago 2006 14:33 | Em resposta a: #125258

Caro Manuel Rosa

No site da wolcottfamily existe um extrato, de um livro publicado pelo Sr. John Wolcott, com a genealogia das "COLUMBUS, PERESTRELLO AND MONIZ FAMILIES", indicando as fontes utilizadas, nomeadamente para os MONIZ.

Clemente

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125660 | fertelde | 23 ago 2006 16:50 | Em resposta a: #125638

Caro Zé Maria: Já esta demonstrado que aquelas paragens haviam sido visitadas e colonizadas, porque alí Colón e os seus homens, na Ilha hoje conhecida por Cuba, encontraram a homens brancos... Assim reza no livro do seu filho Hernando de Colón.-
O Espirito Santo, já havia visitado aquelas paragens, e... se este Colón, foi, era, a nova esperança da redençâo, entâo falhou no seu destino, porque dalí, temos o pior dos exemplos para a humanidade, daquelas e destas Eras.-

Saúde e cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125668 | josemariaferreira | 23 ago 2006 18:12 | Em resposta a: #125660

Caro Fernando de Telde

Ao que parece eram árabes, porque usavam almaziares e até tinham já eregido num monte uma pequena mesquita com uma cuba. Cuba aqui é a parte superior em forma abóbada e não o nome de uma terra no Alentejo!!!
Colombo tinha como missão criar um Mundo Novo onde todos os povos do Mundo convivessem pacificamente, sob o culto do Espirito Santo, dizia ele que o Espírito Santo tanto podia aparecer a um Cristão, como a um Muçulmano, Judeu, Buda ou outro.
Se analisar-mos a composição das suas tripulações vemos que Colombo teve o cuidado de embarcar criaturas de todos os credos e raças, e até animais e aves, as galinhas viajavam pela primeira vez, com ELE, até á Antília (América), uma autêntica arca de Noé!!!
Se falhou só os homens um dia mais tarde ajuizarão. Mas que foi traído com Jesus Cristo, lá isso foi.
Muita sáude também para você que é a maior riqueza da vida.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125669 | josemariaferreira | 23 ago 2006 18:40 | Em resposta a: #125668

Ressalvo: Mas que foi traído como Jesus Cristo, lá isso foi.

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125671 | fertelde | 23 ago 2006 18:44 | Em resposta a: #125668

Estimado Zé Maria: Nâo duvido, nâo sou ninguém para duvidar da palavra daquele que quis criar um Mundo Novo... Quém sou eu ao final para colocar isso em duvida?
Porém, a própria história desacredita-me das boas intençôes do meu crer...
Para ali, foram homens de todos os credos e raças, segundo rezam as crónicas, porque poucos aventureiros aceitaram aquela missâo, e os que embarcaram, na sua grande maioria, eram presos de direito comum, que assim viam livertas as suas penas...
Alí, estava Colombo, convencido de ter chegado, nâo a um novo mundo, mas sim ás terras da Conchichina, já visitadas por Marco Polo... O novo mundo, só com Américo Vespucio foi vislumbrado.-
Alí, naquelas terras, se cometeram crimes vários em nome da Cristandade, nâo só contra os "descobertos", que morreram como moscas, (se me permitem esta expressâo) nâo só pelas doenças contra as quais nâo tinham defesas , mas também, pela selvajaria dos conquistadores... (Aí estâo as narraçôes das conquistas dos Pizarro, dos Cabeça de Vaca, dos Ponce de Leâo, los Cortéz, etc...)
Mas logo, logo em seguida, aí temos os barcos negreiros, despejando a sua carga de prisioneiros e deportados de Àfrica, mâo de obra escrava, que só serviram à riquesa dos bolsos dos traficantes e Reinos de Europa...
Se asim aconteceu, para o redemir dos males do mundo, para a salvaçâo da alma humana, pobres dos que foram instrumento para a salvaçâo, porque os salvados, ainda hoje continuam a matar, a esfolar e a escravisar, e aqueles, os que serviram de instrumento para a salvaçâo, esses, pobres infelizes, ainda hoje, sâo instrumento da miséria humana.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125672 | josemariaferreira | 23 ago 2006 18:55 | Em resposta a: #125671

Caro Fernando Telde

Tuto isso é Verdade. Mas tudo isso sucedeu depois da grande traição que fizeram a Colombo. Repare que até a Rainha Isabel, a Católica, na hora da sua morte reconheceu isso e apelou em seu testamento, para pararem com essa chacina!!!
Portanto a Rainha Isabel foi a primeira a reconhecê-lo perante o Mundo!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125687 | CNT | 23 ago 2006 22:43 | Em resposta a: #125608

Como sou uma pessoa sóbria, não me maravilho seja com o que for, caro Manuel Rosa. Muito menos com o que não constitui nenhuma novidade para mim.

Não reside em Portugal?!

Uma pessoa que aprendeu, depois de “burro velho”, algo de português e de castelhano, que desconhecia a sua língua materna, o genovês, entendido em grego...

O Fernando Colombo também afirmou que o pai era natural de Génova... É preciso ter muito cuidado com esta personagem...

Uma palavra que já existia há milhares de anos, invariável, do ponto de vista etimológico, inventada no século XV...

Para rematar a minha penúltima mensagem:
Cõlon, I e cõlum, I. Cólon (parte do intestino), cólica. 2. Parte, porção duma obra, trecho. 3. Membro duma frase. 4. Parte dum verso.
Columba, ae (columbus), f. 1. Pombo. 2. Termo de carinho.
Columbus, i, m. 1. Pombo (macho), pombo (em geral).

Saudações.
CNT, devidamente protegido por um fato integral antigás.

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125688 | CNT | 23 ago 2006 22:51 | Em resposta a: #125687

"genovês"

Resposta

Link directo:

Génova ... RE: Membro ..Colon

#125700 | kolon | 23 ago 2006 23:58 | Em resposta a: #125687

Caro CNT,

Eu não residio em Portugal á mais de 33 anos.
Sómente um dos significados de kolon serve para este assunto. O filho disse que significavas membro. Nenhum dos outros significados servem aqui.

Como a maioria do mundo o CNT acreidta erradamente que ''O Fernando Colombo também afirmou que o pai era natural de Génova.''

Estou pronto a lhe dar 100€ para provar que Fernando Colon escreveu dizendo que seu pai foi da Génova.(Digo Fernando Colon porque ele NUNCA foi Colombo. Ele nasceu Colon, viveu Colon e morreu Fernando Colon).
Explico a minha proposta aqui. Isto é se o CNT poder provar que na história de Fernando lá está escrito.
'Eu afirmo que meu pai foi da Génova'
'Eu digo aqui que meu pai foi Génovês'
'Meu pai foi deveras nascido na Génova'
'O meu pai foi Colombo da Génova'
Ou algo deste tipo de afirmação assim concreta.
Isto não numa tradução do original mas sim na versão original de 1571.

Espero a sua prova.

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Génova ... RE: Membro ..Colon

#125821 | saltao | 24 ago 2006 22:25 | Em resposta a: #125700

Caro Manuel Rosa,

Eu sempre li que o próprio filho de Colombo escreveu que seu pai era da Génova e que foi essa uma das maiores razões que os historiadores deram para provar que ele era Genovês.
Os outros historiadores que o fazem de Majorca, de Barcelona, e até de Portugal não mostram nenhumas provas nem sequer rastos de um homem que se chamou Cristovão Colombo a viver nessas partes.

Saltao

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125905 | josemariaferreira | 25 ago 2006 18:06 | Em resposta a: #125523

Caro Manuel Rosa

Mais uma ajuda para o teu livro sobre Colombo.

Dom Afonso Henriques no dia de S. Cristóvão, 25 de Julho de 1139, campeou os Mouros em Panoyas e anunciou um novo Imperador saído da sua linhagem. Dom Afonso assinalou esse facto colocando um brasão com a cabeça de Cristo nas paredes do poço. Foi nesse Cristo que um fidalgo e nobre português, saído da linhagem varonil de D. Afonso, foi pegar para que os seus desígnios fizessem soar gloriosamente o seu nome sobre a terra. Ele passou a ser conhecido mundialmente e mesmo em Portugal era mais conhecido que o Rei, (parece mentira mas é verdade) a tal ponto que ele não poderia ir para Espanha naquela condição porque havia uma feroz perseguição aos alumiados do Espírito Santo. Então foi como membro de uma organização secreta, para conseguir a difusão da sua fé usando o nome de Cristóvão Colón, única parte então no Mundo porque ficou assim conhecido, nas outras nações prevaleceu o Columbus, apesar da feroz perseguição ao uso deste nome pela Inquisição.
Tal como D. Afonso Henriques fez em Panoyas, também Cristóvão Colombo marcou o renascimento de Cristo tendo no dia 25 de Dezembro de 1492, mandado atirar a nau Santa Maria contra os rochedos, para com os seus destroços fundar a cidade de Natividade de Cristo (a Nau Santa Maria com um grande rombo, simbolizava nossa Senhora parindo o menino Jesus)

Quem te diz isto é o Zé Maria, um natural de Panoyas, terra de S. Fabião, nascido no dia do Banho, mas registado como a 9/9, para não ser penalizado por Salazar.

Um abraço, e sucesso no lançamento do teu livro.

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125914 | LaBruyere | 25 ago 2006 20:51 | Em resposta a: #125905

Em 1506, 19 a 21 de Abril, houve um massacre de cristão-novos na cidade de Lisboa e arredores. Teve origem num incidente na igreja de S. Domingos, os relatos desta tragédia podem ser lidos em http://ruadajudiaria.com/index.php?cat=12
Cristóvão Cólon faleceu a 20 de Maio, poucos dias antes mandou escrever a relação de todas as suas mercês e a esta decisão não deverá ter sido alheia a noticia desse massacre que se espalhou por toda a Europa.

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125920 | josemariaferreira | 25 ago 2006 22:06 | Em resposta a: #125914

Caro Labruiere

Colombo era um Imperador Divino, como tal em Portugal era Rei dos Judeus, pois dispunha de todos os direitos e privilégios sobre eles.
Colombo para assinalar esse acontecimento do grande massacre de Lisboa
"En la noble villa de Valladolid, a diez y nueve días del mes de Mayo, año del naçimiento de Nuestro Salvador jhesucristo de mil e quinientos e seis años", mandou lavrar em seu testamento:
"A un judío que morava a la puerta de la judería en Lisboa, o a quien mandare un sacerdote, el valor de medio marco de plata".
Terá Colombo com este sinal Divino querido dizer ao Mundo que se mandasse rezar pelas almas dos judeus mortos nesse massacre perpetuado por D. Manuel e que se espalhou por toda a Europa?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#125922 | josemariaferreira | 25 ago 2006 22:34 | Em resposta a: #125920

Desculpe: La bruyere

Resposta

Link directo:

Colon não era Judeu RE: Membro ..Colon e Colom

#125924 | kolon | 25 ago 2006 22:36 | Em resposta a: #125914

Caro LaBruyere,

Infellizmente esta é outra fantasia dos historiadores que querem fazer de Crsitóvão Colon um Judeu.
Os dois eventos não têm nada a ver um com o outro.
Cristóvão Cólon mandou fazer o seu Livro de Privilegios em 1502 não ''poucosdias antes da sua morte a 20 de Maio''.
Pouco antes de sua morte sómente confirmou o seu Testamento e adicionou algumas clausulas.

Esta fantasiosa teoria de Colon ter sido Judeu começõu com uma novela do Judew Simon Wiesenthal titulado 'Sails of Hope, The Secret Mission of Christopher Columbus'.
Wisenthal tentou convencer o publico que Colon era um Judeu por ter escrito ums rabiscos no canto esquerdo das suas cartas que parece ser duas letras hebráicas.
Isto em si não prova nada además eu encontrei esses mesmos rabiscos numa carta da Rainha Isabel e creio que são marcas de archivistas antigos.
São Fantasias de história nada mais.

O que é verdadeiro é que o ADN de Colon não é ADN de um Judeu.

O caso da perseguissão dos Judeus por D. Manuel 1º serve para mostar a diferença entre o nosso melhor rei D. João II O Principe Perfeito e um dos piores reis que foi O Afortunado que pegou no lemo que lhe foi deixado que seguia de costas para castela e virou o curso para ir abraçar o nosso único inimigo medieval e assim afundear os planos de grandeza do reino.

Cumprimentos
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#126029 | kolon | 27 ago 2006 03:43 | Em resposta a: #125920

Caro Zé
Tu mesmo sabes muito sobre CC mas temos muito que saber ainda.
Queria saber sobre aquele documento que diz Diogo Gil Moniz que vi na Brazileira, no Chiado.
E gostava de saber aonde psso conseguir mais informações sobre D: Vataça e Panoias

Cumps,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Moniz Martin Gil Moniz ?

#126230 | qumandante | 28 ago 2006 19:59 | Em resposta a: #125258

Caro Manuel,

Vi numa apresentaçaõ pelo Dr. João Emanuel Moniz Campos Gomes, descendente directo dos Corte Reais, na qualidade de neto em 14a geração de João Vaz Corte Real e descendente dos Monizes que a linha de Filipa Moniz é assim:

Vasco Martins Moniz, fidalgo da Casa de D. João I casou com D. Brites Pereira (sobrinha neta de Nuno Alvares Pereira)

a1- foi seu filho> Vasco Martins Moniz casou com D. Aldonça Cabral tia de Pedro Alvares Cabral

a2- e foi sue filho> Henrique Moniz Alcaide Mór de Silves casou com D. Ignêz de Meneses Barreto

b1- foi seu filho Diogo Moniz casou com D. Madalena de Ataíde (cunhada de Vasco da Gama)
b2- foi seu filho Guilherme Moniz Barreto casou com D. Joana Vaz Corte Real
b3- foi seu filho Vasco Martins Moniz casou com D. Brites
>>>>>> c1- foi um de seus filhos Isabel Moniz casou com Bartolomeu Perestelo pasi de Filipa Moniz mulher de Colombo.

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#126237 | josemariaferreira | 28 ago 2006 20:37 | Em resposta a: #126029

Caro Manuel Rosa

Sei que tens dado o teu melhor em prol da Verdade sobre Colombo, admiro muito o teu trabalho, sei que procuras a Verdade, baseando-te na ciência, no entanto, haverá outras concepções tais como a religiosa ou a filosófica. Não sou eu que sou religioso, mas sim, os protagonistas da época, não imaginas o que era o fervor religioso na Idade Média. Alguém quis apagar tudo isso para que ficasse conhecida como a idade das trevas.

O documento que falas é um documento Divino foi enviado por Deus até ti, mas tu logo o renegas-te!!! Eu digo que é Divino porque toda a gente queria ter um documento daqueles na mão!!!

D. Vataça ou Beataça como o próprio nome indica era uma mulher excessivamente devota, ou beata, o seu nome é de origem húngara e significa Viajante (com Deus), ou não estivesse a sua família Lascaris ligada aos Reis Apostólicos da Hungria tal como o estava também o Conde D. Henrique e a Rainha D.Isabel.
D. Vataça trouxe várias relíquias para Portugal, tal como, a verdadeira Cruz de Cristo que esteve exposta na Igreja Matriz de Panoyas, terra onde D. Afonso Henriques travou a Batalha contra os Mouros, e lhe apareceu Cristo na Cruz, ainda se encontrando pedaços da mesma Cruz na Igreja de Santiago do Cacém, mas D. Vataça, também deixou documentos gravados no mármore, (tal como Colombo), entre estes encontra-se um alto relevo mostrando D. Afonso Henriques lutando contra os Mouros na batalha de Panoyas-Ourique, este documento encontra-se também na Igreja Matriz de Santiago, e uma réplica desta obra de arte encontra-se na Igreja de Santa Maria no Castelo de Palmela, onde o Imperador anunciado por D. Afonso Henriques, deixou a vida terrena e passou à Divina.
A mãe do Imperador anunciado por D. Afonso Henriques tinha o mesmo nome de D. Vataça, mas já romanizado, Beatrix.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#126255 | josemariaferreira | 28 ago 2006 22:02 | Em resposta a: #126237

Ressalvo: Queria-me referir à Igreja de Santiago do Castelo de Palmela, a de Santa Maria era a primitiva Igreja e já se encontra toda em ruínas.

Resposta

Link directo:

RE: Membro ..Colon e Colom não é a mesma coisa

#126293 | kolon | 29 ago 2006 01:37 | Em resposta a: #126237

Caro Zé,

Eu não reneguei-o simplesmente não tivemos tempo para ler-lo em totalidade.
O meu estudo tem levado 15 anos em busca da verdade que é uma gota de tempo ao lado dos 500 anos que já se leva nesta busca da verdadeira linhagem e verdadeiro nome de CRISTOvam Membro.

Sei sobre D. Vataça ter chegado a Portugal nos tempos em que os Templários estavam a ser presos pelo Papa, julgados de heresia e queimados. Sei que a Ordem de Cristo herdou essa missão Templária.
Sei que D. Diogo de Viseu, Mestre da Ordem de Crisro, foi morto para o mundo a fims de Agosto de 1484 e sei que um homem com um nome inventado de Cristovam Colon entrou em Castela inspirado pela Santissima Trindade para ofrecer-lhes um Novo Mundo.

Mas não sei como fazer a tua teoria de D. Diogo ser esse Colon ter sentido. Não se pode reconsiliar a história conhecida de D. Diogo com os factos conhecidos de Colon.
Espero de estar em Lisboa a filmar para o Discovery Channell um dia destes talvez podia ver esse documento mais a miudo.

Cumprimentos,

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Moniz Martin Gil Moniz ?

#126572 | kolon | 30 ago 2006 21:32 | Em resposta a: #126230

Caro Lucas,

Em que se baseia ele para escrever essa linhagem?
Nunca li que Iusabel Moniz era neta do Henrique Moniz alciade de Silves se fosse verdadeira Filipa Moniz era descendente de reis e não uma mera fidalga.

Gostaria de saber onde posso encontrar essas escrituras de Dr. João Emanuel Moniz Campos Gomes.

Obrigado,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Alcaide Mór de Silves. ... Moniz ?

#127196 | qumandante | 02 set 2006 19:55 | Em resposta a: #126572

Manuel,
Isto encontra-se na num site de história na internet:

João Vaz Corte Real, Navegador da Epopeia dos Descobrimentos, Donatário de Angra e Ilha de S. Jorge nos Açôres, que por sua vez teve seis filhos, seus dignos continuadores; Foi ainda filha de Vasco Annes Corte Real, D. Izabel Vaz Corte Real, 1ª mulher de Henrique Moniz, que pelo seu casamento foi Alcaide Mór de Silves.

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide Mór de Silves. ... Moniz ?

#127542 | kolon | 05 set 2006 23:53 | Em resposta a: #127196

Caro Lucas,
Nunca tal ouvi que Henrique Moniz tinha herdado o cargo de Alcaide Mór de Silves dos Corte-Reais.
Muito obrigado, já encontrei a página.

Obrigado,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Colon não era Judeu RE: Membro ..Colon e Colom

#127693 | xpoferenscoba | 07 set 2006 17:34 | Em resposta a: #125924

Boa tarde.
... e da análise do DNA (com intervenção do sr professor Corte-Real, de Coimbra?) poderemos ter acesso ao relatório? Existe? É (ou pode ser) conclusivo?
E (o decisivo trabalho de) Mascarenhas Barreto? Acrescenta valor à discussão?
É sempre um gosto espreitar o forúm.
Obrigado pela oportunidade,
baruch hashem,
HZ

Resposta

Link directo:

Braancamp Freire......RE: Alcaide Mór de Silves

#127727 | saltao | 08 set 2006 00:39 | Em resposta a: #127542

Caros Confrades,

Parece aqui razões para duvidar Braancamp Freire:

A discussion by Portuguese historian A. Braancamp Freire (Brasões da Sala de Cintra, III, p. 55) places her in the Moniz de Lusignan family. One of the very few documents that Braancamp quotes in that respect shows that Isabel Moniz had a brother called Diogo, which he identifies to Diogo Gil Moniz, son of Gil Aires, personal secretary and kinsman of D. Nun'Alvares Pereira.

:Let's take a closer look at that. Nun'Alvares was born in 1361, retired from public life in the early 15th century, became a Carmelite friar in 1423 and died in 1431.
(From O. Martins, A Vida de Nun'Alvares, Lisboa 1944.) If Gil Aires was in his early thirties c. 1400, when Nun'Alvares was in his prime, his children would have been born around 1400, a highly unlikely birth date for Isabel Moniz. So, chronology discards Braancamp's solution to this conundrum. (I suggest that you judge for yourself: Braancamp juggles with dates in a very confusing way in order to place Isabel Moniz in Gil Aires' family; I have long wondered why. He even makes Bishop Cristóbal Moniz Isabel's grandson, when he is documented as her own child.)

If we go to the Monizes of Silves, we find a Diogo Martins Moniz, alcaide-mor (a kind of military governor) of Silves in the mid-1400s, and brother of Vasco Martins Moniz, who settled in the Madeira at that time and died in Portugal in 1510. Chronology and geography suggest that Isabel Moniz was their sister, or at least their half-sister, and the daughter of Henrique Moniz, alcaide-mor of Silves.

Saltao

Resposta

Link directo:

Colon não era Judeu RE: Membro ..Colon e Colom

#127729 | saltao | 08 set 2006 00:43 | Em resposta a: #127693

HZ,

Qual trabalho de Mascanhas Barreto?
Será que o capitão está a lançar outro livro?

Saltao

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Moniz

#127731 | zapatero | 08 set 2006 01:02 | Em resposta a: #125258

Manuel,

No puede ser Isabel Moniz del Gil Ayres Moniz.
El livro de Moraes, Monizes Outros, Vol. II, p. 720:

>Vasco Gil Moniz, filho segundo de Gil Ayres Moniz, foi Vedor da Casa do
>Infante D. Pedro, filho del Rei D. Joao I, casou com Catherina
>Fernandes, filha de Fernao Roiz e de ... de quem nao teve geracao.

>Casou segunda vez com D. Leonor de Lusinhano, natural do Reino de Chipre
>que dizem era linhagem dos Reis daquelle Reino a qual foy Dama da
>Infante D. Isabel mulher do dito Infante D. Pedro da qual teve Febos
>Moniz.


Zapatero

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#127796 | Cruzado | 08 set 2006 17:26 | Em resposta a: #127542

Caros participantes no Fórum, os meus melhorem cumprimentos.

Há já alguns dias que venho seguindo com muito interesse este debate em torno da biografia de Cristóvão Colom, que ao que me apercebo tem suscitado um forte interesse, há pelo menos um ano a esta parte, neste meio propício à troca de ideias, opiniões e experiências. Decidi então registar-me para poder expressar o que penso acerca do assunto, de forma humilde, despretensiosa, preparado para aprender e porque não, para igualmente defender os meus pontos de vista.

Escusado será dizer que a personalidade de Cristóvão Colom me fascina, apesar de reconhecer que não sou especialista de formação em história. Nem precisava sê-lo.

Na verdade, tenho uma admiração especial pela temática Colombina desde há muito. Esta figura ímpar da História Mundial, sempre me fascinou e, não sei porque razão, aquando da minha primária, andei convencido que CC era Português. Devo dizer que quando me comecei a aperceber que tal poderia não ser assim, foi uma desilusão completa, que me custou a aceitar. Aliás, ainda resisto a aceitar.

Não restam dúvidas que CC era um homem muito inteligente, muito culto, de coragem e sabedoria das coisas náuticas. Figura controversa. Tão controversa que não pode pura e simplesmente encaixar sem mais no estereótipo que nos querem impingir desde há muito do CC genovês. Não me parece de modo algum que este perfil estivesse ao alcance de um náufrago da costa portuguesa de vinte e tantos anos, vindo de um país estrangeiro. A própria sobrevivência após o naufrágio é verdadeiramente pouco provável. É uma pura invenção colectiva. Mas a verdade é que veio favorecer as pretensões Portuguesas e do próprio CC.

Tenho lido muita coisa já neste fórum acerca de alguns autores Portugueses, de entre os quais, Mascarenhas Barreto, Dr. Luciano da Silva, Patrocínio Ribeiro, ...

Li há poucas semanas o livro de Patrocínio Ribeiro “Seria CC Português?” É uma reedição integral e muito feliz do original, salvo erro dos anos 20 do séc. passado. Adorei. Algumas teses relativamente recentes apoiam e ampliam as teses aí defendidas.

Efectivamente, mesmo não sendo eu um especialista em História, custa-me muito ver defender uma tese sem pés nem cabeça (a de um Colom(bo) genovês), sem sustentáculo nenhum. Digo isto nomeadamente depois de ter lido os vols I e II do Prof. Mascarenhas Barreto, que com muita categoria afasta todas as hipóteses genovesas apoiadas nos documentos apresentados pelos italianos. No seu entender são todos os documentos, sem excepção, falsos. É só ler as suas explicações e razões para perceber porque é que o autor tem razão. Penso que os caros confrades encontram muitas das respostas a perguntas que aqui têm sido lançadas a debate nestes dois volumes.

Aliás, gostava de aqui publicamente endereçar os meus sinceros parabéns ao Prof. Mascarenhas Barreto pela sua monumental obra. Já procurei o contacto do Prof. mas não o encontrei em lado nenhum. Seria muito útil a existência de uma página ou “blogg” seu, na defesa da sua obra. Encontraria muitos entusiastas seus. Tenho pena de não lhe poder endereçar directamente os meus sinceros parabéns e notar-lhe a minha admiração pessoal. Quem estuda esta temática sabe que, mesmo que haja uma ou outra “brecha” na obra de A. M. Barreto, ninguém ainda se aproximou sequer daquilo que foi feito por si.

A abrangência da sua obra (as três) é de tal ordem que agora se torna fácil estudar o tema. Muitos autores, Portugueses e estrangeiros têm-se limitado a reproduzir outras obras ou a consultar documentos fraudulentos, sem sequer questionarem da sua veracidade, não cruzando informação como fez A. M. Barreto. Isto não é investigação. Mas isto o Prof. M. Barreto fez. Aliás, os italianos são tão fraudulentos que até conseguiram inventar um navegador. Quem foi ele? Até descobriu ilhas, no imaginário italiano. Outro exemplo: os italianos a viver nos EUA chegaram inclusive ao ponto de dinamitar uma estátua de um navegador Português, que não esteve sequer 24h sobre o seu pedestal!!! Coisas à moda da máfia italiana. Não admira nada portanto que os italianos tivessem produzido tantos documentos falsos. Inclusivamente, um comissário italiano nas comemorações dos 500 anos da Descoberta da América, apresentou na década de 90 (92?) um documento falso. Foi este senhor recebido pelas autoridades portuguesas… Veio cá dizer que nós tínhamos a aprendido a navegar com eles. E claro, não houve nenhum catedrático que o desmentisse. Uma verdadeira miséria nacional. Uns tempos depois foi preso por fraude. Porque seria? Uma coincidência concerteza. A este respeito pode ler-se em AMB nos dois volumes referenciados.

Já procurei no mercado o livro em referência, “O Português CC Agente …” mas não o encontrei. Mas tive a grata oportunidade de o folhear recentemente em Porto Santo na Casa-Museu CC. Devo dizer que gostei de visitar o museu, mas esperava mais. Estranhei as autoridades Portuguesas não acarinharem a teoria de um CC Português, como o fazem a Itália e agora em força a Espanha, sem tantos motivos para isso, diga-se de passagem.

Deveriam pelo menos reservar um espaço onde expor as teorias com mais credibilidade e os respectivos argumentos. Continuamos com um complexo de inferioridade em relação ao estrangeiro. Como cheguei à fala com uma funcionária do museu, apercebi-me que nem se pode tocar no assunto de um CC não genovês aos turistas italianos. Até têm medo… Dá vontade de … nem sei de quê.

Pena é, igualmente, que as autoridades nacionais não prestem mais atenção aos investigadores Portugueses, nos quais eu incluo obrigatoriamente o Prof. M. Barreto, que foi na altura da publicação do seu livro desprezado por uma classe dita de intelectuais e “estoriadores”. Neste país de glória que temos, não se pode mexer com o que está secularmente estabelecido. Acima de tudo, o que vem de fora é sempre melhor! Que pena pensar-se assim…

A verdade é que são poucos os investigadores que têm ousado romper com o conhecimento já estabelecido, muito particularmente no que diz respeito a CC. O Prof. Barreto fê-lo com muita sabedoria e coragem. Têm-no feito pagar por isso, não lhe reconhecendo a obra e ainda por cima tentado denegrir o seu trabalho de forma vil. Contudo, as respostas estão dadas nos 2 volumes já referidos.

Já li aqui no fórum referências salvo erro a 2 ou 3 autores sobre CC. Tristemente escreveram: Graça Moura, um determinado Sr. Marquês de quem não me lembro em concreto e penso que Luís Albuquerque. Ora bem, todos escreveram anedotas e ofensas pessoais ao Prof. M. Barreto e à sua obra. Não é de estranhar que todos eles estivessem envolvidos na Comissão dos Descobrimentos Portugueses. Defenderam tanto a Epopeia Portuguesa que até o nosso pavilhão em Sevilha 92 não ostentava a esfera armilhar. Acharam os arquitectos que estava fora de moda. Sabem quem é que a usou? Sim, a esfera armilhar!? Os espanhóis!!! Sem comentários…

Estes senhores estavam apenas a defender o seu tacho obviamente. Quem quiser saber mais e divertir-se à grande, leia os dois volumes das Provas Documentais de A. M. Barreto, onde são dadas respostas cabais às insinuações destes senhores. Não são os escritos destes senhores que esclarecem o que quer que seja, é precisamente o contrário.

Se me permitem, acrescentaria só mais duas notas: a) o Sr. Graça Moura, terá dito numa entrevista em relação a Fernando Pessoa, que não sabia se gostaria de 10% do que ele escreveu. Escandalosamente foi depois agraciado com o Prémio Fernando Pessoa. E recebeu-o…; b) O Sr. Luís Albuquerque, já falecido, quis inventar em História. O que não pode ser. Defendia as tese da não existência da Escola de Sagres (absurdo!!!) e da não existência de uma Política de Sigilo de D. João II (outro absurdo!!!)… Aqui ficam as notas, não me alongo mais. Nenhum destes senhores é historiador da temática Colombina. São apenas detractores de uma personalidade ilustre. Não passam de anti-portugueses.

Há medida que leio mais sobre o tema, mais me convenço da sua nacionalidade Portuguesa, afastando do campo das hipóteses sem qualquer sacrifício mental as teses genovesa, catalã, ou outra menos aceite.

Embora, é verdade, não exista um laço causal demonstrativo: v. g. uma certidão de nascimento e uma ligação à pessoa que passou a ostentar o pseudónimo de Cristóvão Cólon(m), estou convencido, pelas pistas que existem, de que ele seria efectivamente Português.

Como nota final acerca do trabalho do Prof. M. Barreto, um comentário da autoria de um crítico norte-americano que retirei de um site: «It is obvious that the so-called professional historian community is not going to like what Barreto explains with extraordinary detail because they would only be acknowledging their own ignorance. There is a multibillion dollar industry living under the myth of a Genoese Columbus and offering false documents to prove it. There are books based on those false documents written by people with “a name” in the historian community begging the public to perpetuate the lie because in all honesty, they can’t sleep at night with their hard pillow filled with corrupted cash. To date no historian has successfully challenged Mr. Barreto’s arguments. Why? I tell you why. Because Mr. Barreto is most probably right and all those Samuel Morisons out there will die first before they admit to it!» (Book News, June 2000).

Tenho seguido igualmente os comentários e o site do caro confrade Manuel Rosa. O seu trabalho, pelo que me apercebo, irá clarificar muitos aspectos da vida de CC e da sua ligação íntima a Portugal. Gostava de fazer algumas perguntas/comentários ao acima referido e ilustre Historiador:

1) Porque não aposta na tese de CC Português? Dispõem de boas provas;
2) Porque mudou de opinião no espaço de um ano acerca da nacionalidade de CC?
3) Como descobriu as 2 bulas papais em que se refere o nome de CC em português?
4) Como detectou o monograma nos documentos quando ninguém tinha reparado?
5) Refere no seu site a língua espanhola. Mais correctamente, trata-se sim da língua Castelhana;
6) Irá conseguir editar o seu livro em língua inglesa? Nomeadamente nos EUA? Os italianos não lhe vão perdoar! Mas vá em frente. A História de Portugal e Universal tem de ser reescrita;
7) Nas provas documentais do Prof. Mascarenhas Barreto ele refere que teve acesso às actas do julgamento de CC (altamente secretas) em Espanha através de um seu amigo que as fotocopiou, onde se pode ler que CC era tratado como sendo Português. Este pormenor tem escapado aos caros confrades?
8) Porque não é mais preciso na data de nascimento de CC? O Prof. Mascarenhas Barreto já decifrou este enigma com provas irrefutáveis: 1448 (vide Provas Documentais…). Não me parece ser vergonha alguma, para um historiador de mérito como é o seu caso, apoiar-se em provas credíveis de outros autores. É para isso que existe um espaço destinado à bibliografia consultada;
9) A versão Portuguesa do seu livro vai ser traduzida do inglês, ou tem-na manuscrita em português?
10) Até que ponto vai dar por concluída a sua obra a editar em breve?
11) Saber-me-á dizer para quando a realização de testes de ADN em Portugal? Esta sim, é a prova sublime porque se espera (na ausência de outras mais explícitas).

Neste momento parece-me que o seu trabalho é o que mais próximo está de fazer História. Assim o espero. Os meus sinceros parabéns pelo seu trabalho de 15 anos de pesquisa.

Relativamente a alguns comentários que têm sido tecidos acerca das mais ilustres figuras da nossa história, tal entristece-me profundamente. Só demonstra ignorância e anti-patriotismo. Inclusive, acerca de João Gonçalves Zarco (JGZ), pois não lhe tem sido reconhecido o justo valor na galeria de ilustres Navegadores Portugueses. Foi um grande navegador e guerreiro destemido. Há investigadores que lhe concedem o mérito de ter feito a primeira a adaptação de armas de fogo (canhões/bombardas) a bordo das embarcações portuguesas. As caravelas Portuguesas ficaram conhecidas pelo terror dos mares! Para quem não sabe, JGZ está representado no Padrão dos Descobrimentos em Belém.

Peço desculpa pela extensão do texto. Um abraço a todos.

M. Teixeira de Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128123 | kolon | 12 set 2006 04:33 | Em resposta a: #127796

Caro M. Teixeira de Jesus,

Primeiro que tudo agradeço muito o seu apoio e espero que todos os Portugueses e não sómente aqueles interessados neste assunto comprem o nosso livro.
Não digo isto para ficar rico mas sim para que o resto do mundo venha a conhecer que o livro tem saida comercial... Pois é somente no dinheiro que as editoras se interessam e sem bom exito em Portugal mais nenhuma editora estrangeira o vai publicar.

Digo-lhe também que conheço Mascarenhas Barreto, trabalhei no seu primeiro livro do Agente Secreto coisa que achei tão contra a verdade que o ía provar errado ... mas agora é outra história.
Já li os 3 livros de Barreto mas não me recordo de um processo secreto.
Se o Sr. M. Teixeira de Jesus me enviar um email posso lhe dar a morada do Sr. Barreto que é mesmo perto do Diário de Notícias embora ele esteja já de vançada idade e estava em casa enfermo a úlitma vez que estive em Lisboa.

Eu tenho muitos planos para o futuro se tudo correr bem quero partricionar uma corrida de regata cada ano em Março que deve de sair de Santo Domingo passar pelos Açores e ancorar no Restelo para comemorar a primeira volta de Colon ao Velho Mundo. Mas isso é por agora um sonho.

Respondo-lhe agora ás suas perguntas:

1) Porque não aposta na tese de CC Português? Dispõem de boas provas;
MR Eu estou convencido que CC era Português mas não encontrei ainda as provas necessárias para convencer um mundo de historiadores. Prefiro mostrar aquilo que posso provar primeiro que é que CC estava a trabalhar para Portugal em Espanha.

2) Porque mudou de opinião no espaço de um ano acerca da nacionalidade de CC?
MR Eu não mudei de opinião de que ele era Português, somente decidi não insistir contra a corrente sem achar as provas com que me sinta 100% convencido. Pois nunca posso convencer o mundo doutra forma. Mas o meu livro vai mostrar provas concretas que vão fazer que todos aqueles com bom senso duvidem da história do genoves.

3) Como descobriu as 2 bulas papais em que se refere o nome de CC em português?
MR Estas bullas não são descubertas mihas já tinha lido antes sobre isto e a bula do papa Alexandre está na Internet para quem quizer buscar e ler com atenção.
Ao fim ao cabo as minhas maiores descubertas foi poder juntar dados encontrados por investigadores differentes que não pareciam ligados.

Por exemplo muitos historiadores sabem que Matim da Bohemia fez o globo mais antigo que se conhece. E muitos sabem que esse globo está errado. Enquanto outros aceitaram que está errado por Behaim ser um ignorante sobre cartografia eu provo como este globo foi feito intencionalmente errado por Portugal para ajudar CC convencer os Castelhanos sobre a falsa India.

4) Como detectou o monograma nos documentos quando ninguém tinha reparado?
MR O monograma estava já esplicado no livro de M. Barreto mas dou-lhe uma explicação mais profunda no meu livro.

5) Refere no seu site a língua espanhola. Mais correctamente, trata-se sim da língua Castelhana;
MR Sim as cartas de CC eram em lingua Castelhana. É uma questão que tenho que estar sempre alerto porque não são as duas uma.

6) Irá conseguir editar o seu livro em língua inglesa? Nomeadamente nos EUA? Os italianos não lhe vão perdoar! Mas vá em frente. A História de Portugal e Universal tem de ser reescrita;
MR O nosso livro foi escrito em Inglês mas não consegui convencer uma editora nos EU ou Inglaterra ao publicar. Estamos agora no proceeso de traduzir para português. Na minha carreira profissional conheçi muitos amigos Italianos e nunca tive um problema em convencerlos que a história estava errada. isto não quer dizer que aqueles que não podem ser convencidos o venham a ser.

7) Nas provas documentais do Prof. Mascarenhas Barreto ele refere que teve acesso às actas do julgamento de CC (altamente secretas) em Espanha através de um seu amigo que as fotocopiou, onde se pode ler que CC era tratado como sendo Português. Este pormenor tem escapado aos caros confrades?
MR Não me recordo dessa passagem se acaso sabe a página gostaria de ler outra vez pois tenho os 3 livros de Barreto aqui. Mas sem ver o documento não vou aceitar assim fácilmente uma (descuberta secreta).

8) Porque não é mais preciso na data de nascimento de CC? O Prof. Mascarenhas Barreto já decifrou este enigma com provas irrefutáveis: 1448 (vide Provas Documentais…). Não me parece ser vergonha alguma, para um historiador de mérito como é o seu caso, apoiar-se em provas credíveis de outros autores. É para isso que existe um espaço destinado à bibliografia consultada;
MR A data de nascimento não é em si uma chave da nacionalidade e temos argumentos para um espaço desde 1436 a 1456 por isso não. Não tenho problema nenhum em apoiar-me em provas de outros em fim são os descubrimentos de muitos que me levaram ás minhas maiores desciubertas mas não estou tamb~em disposto a aceitar tudo sem pelo menos ter um modo de averiguar. Sem ter uma prova concreta a data de 1448 é outra teoria embora tenha bom fundamento será sempre uma das tantas teorias.

9) A versão Portuguesa do seu livro vai ser traduzida do inglês, ou tem-na manuscrita em português?
MR A editora Ésquilo esta a traduzir neste momento o nosso manuscrito do Inglês para um Português.

10) Até que ponto vai dar por concluída a sua obra a editar em breve?
MR Enquanto não chegarmos a um ponto final penso que vou levar a vida a tentar descubrir quem deveras foi CC. Estou convencido que foi um membro de Santiago que por essa razão atendia missa regularmente em Todos os Santos, mosteiro de Santiago onde Filipa Moniz era comendadeira e estou convencido que buscando nos documentos dessa ordem talvez se ache uma pista. Por ser membro de Santiago adoptou o nome grego kolon que quer dizr membro e por ter D. João II como seu Mestre numa ordem de iniciados com juramento de fidelidade serviu a grande Principe Perfeto até este morrer.

11) Saber-me-á dizer para quando a realização de testes de ADN em Portugal? Esta sim, é a prova sublime porque se espera (na ausência de outras mais explícitas).
MR Infelizmente as análises de ADN estão neste momento a ser controladas pela entidade que financiou esses testes por isso sigo esperando. Embora faça parte desse processo não tenho poderes para fazer decisões sobre quando vão sair á luz. Espero de fazer uma filmagem para o Discovery Channel sobre essas análises mas tenho que esperar até á altura que dicidirem levar os resultados ao publico. Das duas coisas uma. Ou vou provar que CC era sangue real ou que o não era.

Relativo ao grande JGZ que o Dr. Luciano da Silva e Barreto aceitam como Judeu posso dizer que não somente não era Judeu mas que era de sangue real.

Temos uma grande embrulhada na história.
Zarco foi forçado mudar o seu nome para Camara, sua sogra Colonna foi feita desaparecer, os Monizes de Filipa Moniz foram baralhados para criar mais confusão (sendo ela mesmo descendente dos reis de Portugal) CC foi sensurado em Portugal e vendido como um estrangeiro Italiano ao mundo.
Mas ao mesmo tempo CC trabalhava para D. joão II e vendia informações falsas a Castela aonde foi forçado viver e morrer pela morte de D. J. II e ter que viver com as suas mentiras aqueles reis.
Tudo parece mostrar que alguém de muita importancia estava a ser protegido como pai de CC em Portugal.

Cump.
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Era Catalan... RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128177 | mar-garida | 12 set 2006 18:08 | Em resposta a: #128123

Manuel Rosa,

Dices "mas não encontrei ainda as provas necessárias para convencer um mundo" esto es porque no las hay porque non era Colón Portugues ni Ginoves mas si Catalan.

Margarida

Resposta

Link directo:

Era Catalan... RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128184 | melisa | 12 set 2006 18:43 | Em resposta a: #128177

Margarida

Você é chata!

Não apresenta qualquer prova no que diz.

Não basta querer!

Que provas tem?

O que até agora disse já foi desmontado.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Era Catalan... RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128219 | mar-garida | 12 set 2006 21:50 | Em resposta a: #128184

Tambien no tienes prova que era portugues.
Es aqui em Barcelona que se busca el ADN de los Colom non en Portugal.

Margarida

Resposta

Link directo:

Era Catalan... RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128220 | melisa | 12 set 2006 21:52 | Em resposta a: #128219

Até poderiam procurar nos antípodas.
Encontraram???

Resposta

Link directo:

Era Catalan... RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128283 | kolon | 13 set 2006 11:01 | Em resposta a: #128219

Margarida,

Por serem esses testes controlados por Catalans eles procuram em Barcelona.
Isso não significa nada além de terem um grande desejo de ligar CC com uma familia aí o que não acho que acontecerá.

Mas mesmo se tiverem a sorte de encontrar um laço com o ADN não prova que CC foi daí.
Por exemplo se CC era Português e seu pai foi um dos nobre Portugueses que foram para Barcelona com o Condestável Dom Pedro, rei de Aragão, e teve lá um filho bastardo que continuou a linhagem achando esse laço hoje NÃO quer dizer que o pai de CC era de lá.

O ADN é importante para fazer o foco inicial mas depois tem que se usar genealogia em comum com outras analises de ADN para chegar a um resultado incontestavel.

A tua insistencia cega é nada mais que a insistencia patriótica do Dr. Luciano da Silva, mas pelo menos o Dr. tentou mostrar provas embora fracas, tu simplesmente usas o facto de fazerem ADN aos Colom sem mais provas nenhumas.

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Era Catalan... RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128314 | kolon | 13 set 2006 13:23 | Em resposta a: #128283

usas o facto de fazerem 'as análises de' ADN aos Colom sem mais provas nenhumas.

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128436 | qumandante | 14 set 2006 02:00 | Em resposta a: #127796

Caro Teixeira de Jesus,

Se CC não foi portugues será de admirar porque ele foi um dos maiores navegadores do seu tempo como Dias, Gama, Magalhães, Corte-Real, Cão, Zarco e Annes.
Tenho fé que alguém o vai provar.

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128599 | Cruzado | 15 set 2006 15:59 | Em resposta a: #128123

Caro Manuel Rosa,

Obrigado pela gentileza com que respondeu às minhas questões. Quero felicitá-lo novamente e reiterar-lhe todo o meu interesse na aquisição da sua obra. Fico a aguardar ansiosamente a sua publicação. Far-se-á luz sobre o enigma Colombo, mas não como no programa do Prof. Charles Merrill...

Sem dúvida que as editoras apenas visam o lucro. Não têm interesses filantrópicos. De qualquer dos modos, seleccionou muito bem a editora Esquilo. É uma editora de grande qualidade.

Aí nos EUA são sem dúvida os judeus que comandam toda a máquina económica. Se desconfiarem que o seu livro irá fazer furor, eles apostam nele: para ganhar dinheiro. Sabe isso melhor do que eu. Não é por acaso que a máquina ligada ao CC Genovês que factura milhões de dólares por ano ainda não desmantelou o mito. Este é um dos grandes problemas que o Manuel Rosa vai enfrentar.

Mas acho que o seu livro irá sair numa altura propícia. O tema começa novamente a suscitar enorme interesse mundial, mas não só por parte dos ditos académicos, até porque estes costumam ser os mais cépticos. Aliás, têm uma enorme dificuldade em reconhecer que ensinaram toda uma vida mal. Mas com o aparecimento da Internet, as cátedras já não valem o que valiam antes. As questões surgem de qualquer quadrante e de qualquer ponto surge uma voz discordante, um elemento de consulta novo, …

Contrariamente a outras linhas editoriais que temos visto, o seu livro segue a linha académica à americana: boa apresentação gráfica, fácil leitura, concisa, espectacular, envolvente, com quadros e sínteses. Espero que siga efectivamente a linha do que apresenta no seu site.

Espero que na obra mantenha os grupos de conclusões/resumos/ideias-chave que aparecem na página. Ajudam o leitor a não se perder na leitura e na extracção de conclusões.

Gosto bastante do título que lhe atribuiu na versão inglesa (nome do site também) “unmasking Colombus”. Acho que se adequa perfeitamente. O título em português

Um dos problemas de leitura dos 2 volumes do Prof. Mascarenhas Barreto, na minha opinião, é a densidade do texto. O mesmo nível de informação teria outro impacto caso se tivesse adoptado outro estilo editorial: resumos, sínteses por capítulo, palavras-chave, etc.

No seu caso e, não me quero intrometer no seu trabalho, mas devido à natureza do que vai apresentar, talvez colhesse o aplauso do público-alvo caso no início de cada capítulo fizesse uma síntese do que vai propor/demonstrar ao leitor (a exemplo do que tem em resumo geral na sua página). Demonstra método de análise, clareza na exposição, estudo aprofundado e capacidade de síntese. Em suma, facilita a leitura, até porque ajuda a consolidar o que se leu.

Evidentemente que a sua obra terá outro interesse caso apresente reproduções fiéis dos documentos referidos no trabalho. Coisa que não se viu, salvo algumas excepções, nas obras do Prof. M. Barreto. É evidente que isso tem os seus custos.

Caro Manuel Rosa, o meu endereço é teixeirajesus64 arroba hotmail ponto com. É pena que o Prof. M. Barreto não possa acompanhar os novos desenvolvimentos deste tema, até para desenvolver o seu ponto de vista.

Relativamente ao assunto que lhe mencionei, terei de percorrer ambos os volumes pois já os li há algum tempo. Mas está lá. Terei todo o gosto em fazê-lo em breve, indicando-lhe as páginas onde tal se encontra. Referi-me ao secretismo das actas no sentido de sigilosas. Isto é, nem os historiadores têm acesso a elas, mas são conhecidas.

Vi já a nova capa do seu livro, versão portuguesa, mas estanhei a mensagem: “Colombo não era genovês, mas sim um espião ao serviço de D. João II”. As minhas observações:

1) Ambas as coisas não são incompatíveis. Isto é, ser genovês e espião. Houve-os e muitos, mesmo em Lisboa nessa época;
2) Tal afirmação só faz sentido se se associar outra nacionalidade a Colombo. Ou seja, algo do género: “Colombo não era genovês, mas sim um espião português ao serviço de D. João II”;
3) Parece-me que não vai fazer essa revelação, embora sinta, tal como eu sinto que Colombo só poderia ter sido Português. Aliás, há bem pouco tempo em resposta a um confrade, terá dito que “CC não foi o primeiro português a chegar à América”. Lembra-se? Escapou a boca para a verdade?!…

Caro Manuel Rosa, imagino o quanto anda atarefado. Não lhe roubo mais do seu precioso tempo, por isso termino desejando-lhe as maiores felicidades e ao seu colega Eric Steele. Já agora, qual tem sido o seu papel na concepção desta obra?

Um abraço, ao seu dispor,

Manuel Teixeira de Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128601 | Cruzado | 15 set 2006 16:13 | Em resposta a: #128436

Caro Lucas,

Estou em perfeita sintonia consigo. A tese portuguesa é de longe a que mais sentido faz. O nosso confrade Manuel Rosa, estou em crer, irá em breve deitar por terra todas as outras teorias.

O grande problema está em demonstrar efectivamente através de provas irrefutáveis que ele era português.

Também tenho esperança que ainda é possível prová-lo. Esperemos pelo ADN, caso os espanhóis tragam à luz tudo o que sabem. É que custa-lhes muito que CC tivesse sido Português. Eles até preferem um genovês, que como já alguém disse "levou um banho de cultura tão grande em Portugal que até se esqueceu de falar italiano". Ainda por cima foi náufrago...

Um abraço,

Manuel Teixeira de Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128607 | Templário | 15 set 2006 16:44 | Em resposta a: #128123

Caro Manuel Rosa,

Li a mensagem do confrade M. Teixeira de Jesus e a sua resposta. Li há poucos dias o livro do Dr. Manuel Luciano da Silva e lembrei-me que ele refere no seu livro que descobriu as Bulas Papais e que as foi ler in loco. Fez disso um registo na Biblioteca do Congresso dos EUA.

De igual modo, refere a descoberta do monograma nos documentos de CC, cuja decifração é da autoria da sua esposa.

Ambos estes factos estão efectivamente descritos nos dois volumes do professor Mascarenhas Barreto, com os respectivos créditos.

Se me permite, li algures aqui nneste fórum a entrevista que José Rodrigues dos Santos deu a um Semanário em Portugal a respeito do seu livro Codex 632. Quando questionado sobre onde teria ido buscar a ideia de um CC espião português ao serviço de D. João II, refere como fonte de inspiração Jaime Cortesão. É verdadeiramente vergonhoso. A bibliografia consultada no seu livro aparece apenas por autor e não por obra.

A este respeito gostava de referir a leitura que fiz há poucos dias de uma obra memorável: Fernão de Magalhães de Laurence Bergreen. Grande homem e grande navegador.

Este autor reserva uma série de folhas do seu livro para comentar as fontes de que se socorreu, referindo os autores, as obras e em que capítulos as utilizou. Verdadeiramente fantástico. Nunca vi tanta lucidez num romance histórico. O seu a seu dono.

Os meus cuprimentos,

Ricardo Jorge Caires

Resposta

Link directo:

As Bullas e o Monograma

#128645 | kolon | 15 set 2006 22:33 | Em resposta a: #128607

Caro Ricardo Jorge Caires,

Estou de acordo consigo que se deve dar crédito a quem o merece.
O Dr. Manuel Luciano e sua esposa pelo que eu saiba foram os primeiros a propor uma solução ao monograma coisa que não existe modo nenhum de averiguar.
Pois sem se encontrar rastos de um Salvador Zarco nunca temos um meio de confirmar se o monograma foi deveras decifrado.

´Quanto ás bulas papais não é preciso ir ao Vaticano para as encontrar eu já tinha uma cópia em casa tirada da Internet há muitos anos atráz que mostra Colon como o apelido. Quanto á nova obra do Dr. Silva sobre Colon Português infelizmente contém tantos erros que não sei por onde pegar.
Não é suffeciente dizer que estou convencido 100% que CC era Português é preciso convencer outros que os factos estão correctos e que a fim de tudo CC só podia ter sido um nobre Português.

O Dr. Silva no principio do seu primeiro capitulo mostra um pequeno texto que diz ser do PUNHO de CC e que este texto contém a palavra 'com' em Português.
Seguindo desde este ponto o Dr. tenta fazer o caso de CC ter sido Português 100% e um Judeu.

Pois quem sabe mais alguma coisa do assunto encara logo com os erros.
O testamento que ele usa como do PUNHO de CC é realmente um 'treslado' que já nunca foi do punho de CC.
Além disto no treslado está lá 'con' claramente em Espanhol e não 'com' em Português.

Eu não quero ciritcar o esforço do Dr. mas este traslado que ele usa eu provo no meu livro que é uma verdadeira falsificação. É um testamnento que nunca foi feito nem ditado por CC foi falsificado depois de 1573 quando o neto de CC morreu deixando o Almirantado vazio.

Eu vou mais além no meu livro em descodificar tanto a sigla como o monograma mas sempre com a noção que não é uma solução 100% e que nunca pode ser até se encontrar mais documentos que provem a existencia de um Salvador Zaco, de um Fernando Zarco, etc.

O que consigo fazer é mostrar como CC estava a trabalhar com D. João II e como D. João II usando CC, Martim de Behaim e outros conseguiu enganar o Mundo inteiro até hoje sobre a descuberta das Américas.

Estou confidente que ao fim de lerem o livro todos vão pensar que não há outra solução para quem foi CC se não um Português e um Português de sangue real tal como sua esposa o foi.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128646 | kolon | 15 set 2006 22:46 | Em resposta a: #128599

Caro Manuel Teixeira de Jesus,

Se não fosse o meu livro um trabalho de grande esforço em remar contra a corrente eu dizia e podia dizer fácilmente que CC foi Português.
Por isso eu tenho um capitulo chamado 'O Português Cristoval Colon'.
Mas para não levar o risco de ser chamado um fanático ou um patriota eu não quiz forçar o ponto neste livro. Porque a verdade é que existem mais razões e provas de que ele era Português do que de outro lado do mundo.

Porque não quiz levar o risco de ser banido como um fanãtico Português decidi não tentar provar tudo de uma vez. Vou primeiro mostrar com claras provas que o Genoves foi uma falsificaçõa da história.

Depois de estas provas estarem á vista e todos virem que deveras CC não foi aquele tecedor de lã então temos o caminho aberta para escrever outra obra sobre um Português CC mas espero fazer-lo tal como fiz até aqui com provas que se Deus quizer o ADN me vaia trazer.

Cuprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#128677 | saltao | 16 set 2006 11:52 | Em resposta a: #127796

Caros Confrades,

Para qualquer pessoa que já leu dois ou três livros da história de Colombo e conhece o ambiente politico da época medival vê logo qie não faz nenhum sentido.
Espero ler o livro do Professor Manuel Rosa e espero que seja o que promete ser.

Saltao

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#128824 | HenriqueSantos | 18 set 2006 14:30 | Em resposta a: #123406

Caros Confrades,

Não realizam vocês que é já muito tarde para mudar a história?
Não acham que se Colombo tivesses sido Português que já se tinha revelado ser tal com tantas investigações feitas ao long de tantos séculos?
Continuarei cínico de qualquer teoria que tente derrubar uma história que já foi investigada pelos quatro cantos do mundo e que sempre verificou que Colombo foi um Genovês.

o cínico de Paris,
Henrique Santos

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#128828 | melisa | 18 set 2006 14:46 | Em resposta a: #128824

Caro Henrique Santos

Genovês é que não era!

Nem sequer Colombo! Nunca assim foi chamado em vida, mas sim Colon.

Leia os melhores Historiadores e verá o que eles dizem.

Leia, leia muito

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Cínicos da história

#128842 | kolon | 18 set 2006 16:15 | Em resposta a: #128824

Caro Henrique Santos,

Os cínicos devem de ser nós sobre a falsa identidade e falsa história porpagada por séculos de um Colombo que nunca foi Colon e de um italiano que nunca falou Italiano!!!!!!!

Como a Melisa diz leia, leia, e leia porque o que encontrar não vai ser provas de certeza mas porvas da incerteza dessa história que diz já ser aceite por tantos séculos.

Pergunto-lhe se alguma vez ouvi falar de contra-informação errada feito de propósito para convencer o mundo a aceitar o que um governo queira que nós aceitamos?
Lembro-lhe que não foi á muitos anos que Bush e Blair colaboraram para passar falsa informção ao mundo sobre o Iraq para poderem attacar-lo.

Do mesmo modo D. João II e Colon fizeram com que o mundo inteiro acreditasse nas suas mentiras que duram até hoje.
Mentiras, censuras, contra-informação e segredo. Até os seus cronistas diziam vai procurar-la na Itália porque ele foi de lá [risos].

Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#128843 | kolon | 18 set 2006 16:17 | Em resposta a: #128842

alguma vez ouviu falar de contra-informação

Até os cronistas Portugueses diziam vai procurar-lo na Itália porque ele foi de lá [risos].

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#128883 | fs1945 | 18 set 2006 23:18 | Em resposta a: #128843

Caro Manuel Rosa:
Tenho acompanhado com certo interesse todo este debate acerca da origem do grande navegador e recentemente comprei um livro que conta a história da última viagem de Colombo, na esperança de encontrar algo de novo, mas o seu autor, Martin Dugard, que vive em Orange Country, na Califórnia, faz uma biografia de Cristóvão Colombo com alguns pormenores, onde reafirma tudo aquilo que sempre se tem dito: que era natural de Génova, filho de Domenico Colombo e de Susanna Fontanarossa, que frequentou a escola primária na Rua Pavia, etc. etc. .
A edição original é de 2005 e a tradução portuguesa é de Março de 2006, da casa das letras.
Os meus cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#128907 | JSilva | 19 set 2006 12:10 | Em resposta a: #128883

Bom dia.
Nas minhas buscas pelo books.google.com, encontrei: 1)História del descubrimiento de la América Septentrional por Cristobal Colón escrita por Manuel de La Vega.
2)Historia del descubrimiento y conquista de América, escrita en aleman, por el célebre CAMPE.
São ficheiros pdf.
Com os cumprimentos,
JSilva

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#128957 | kolon | 19 set 2006 22:35 | Em resposta a: #128883

Caro Fernando Dias,

Eu também li o livro de Martin Dugard em Inglês que não mostra nada de novo.
Aconteceu a certo ponto uma aceitação de uma versão ''official da história'' que 99% dos historiadores engolem sem sequer mastigar e vomitam ao público como algo novo. Eles escrevem baseados em aceitaão e não em investigação.
Uma das pessoas mais responsaveis por esta aldrabice foi o Professor Samuel Eliot Morison, que por ter sido um Professor na Universidade de Harvard valorizaram suas palavras como se fosse um profeta e deram~lhe o Pulitzer Prize. Isto além do seu livro publicado em 1942 não trazer nada de novo e conter inúmeros erros.
Incluia traduções tanto estupidas como traduzir 'pájaro puerco' que era um nome dado ás caravelas pelos espanhóis significando 'pássaro porco' ou seja uma nave suja ou nojenta que o Prof. Morison traduz para 'flying pig' que seria 'porco voador' [risos outra vez].

Nos últimos 100 anos saiu pouco de novo sobre este homem embora miles de livros foram lançados ao público. O único livro além do nosso que apresenta algo de novo é ''La caída de Cristobal Colón el juicio de Bobadilla'' por Consuelo Varela, Madrid 2006. Mas este livro não é uma investigação aos dados é simplesmente uma discussção sobre um novo documento.

O nosso livro é baseado numa verdadeira investigação profunda a todos os dados e tráz á luz coisas que nunca ninguém pensou serem importantes mas que sendo olhadas num outro foco ficam a fazer todo o sentido.
Vamos provar de forma concreta que tudo aquilo que relaciona o navegador a Génova é fantazia baseada num documento falsificado depois de 1573.

Cumprimentos
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#129022 | Clemente | 20 set 2006 17:27 | Em resposta a: #128957

Caro Manuel Rosa

Tenho acompanhado com muito interesse as suas intervenções neste forum, tanto neste tópico como nos outros, onde se discute a temática C.C.

A sua chamada de atenção para o livro de Consuelo Varela, levou-me a fazer, na internet, uma pesquisa sobre o mesmo.

O livro tem como ponto de partida um documento autêntico, que recolhe o relato de 23 testemunhas, que foi utilizado como prova no julgamento que originou a prisão e retorno de C.C. e dos seus irmãos a Espanha no ano de 1500.

Uma entrevista daquela autora diz: "Colón dirigía la colonia con mano de hierro. Ejercía el poder de una forma tiránica. A una mujer se le ocurrió decir que Cristóbal Colón era de baja clase y que su padre había sido tejedor. Don Bartolomé, hermano de Colón, se enfadó y ordenó que le cortasen la lengua a la mujer. Antes la pasearon desnuda por las calles montada en un burro. Cristóbal felicitó a su hermano por haber actuado en defensa del honor familiar".

O que me chamou a atenção neste extracto foi o testemunho de uma mulher a referir que C.C. era da classe baixa e que o seu pai tinha sido tecedor. Portanto já em 1500 se dizia que o pai de C.C. era tecedor de lã....

É com grande expectativa que aguardo a publicação do seu livro, esperando que tenha grande sucesso.

Cumprimentos
Clemente

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#129037 | kolon | 20 set 2006 20:43 | Em resposta a: #129022

Caro Clemente,

Eu também li isso no livro de Consuelo mas não dou muita importancia á palavra tejedor nessa passagem. Não só porque nós todos sabemos como rumores se espalham tal como essa linhagem não encaixa nos dados.
Devemos de nos lembrar que CC não tinha origens conhecidas além de ums poucos em Castela e que os rumores soavam de muitas partes sobre quem era este Almirante estrangeiro. Não devemos deixar fora o próprio CC ou a courte passarem informações falsas para encubrir o segredo.
Não devemos de esquecer que era agora D. Manuel I que reinava e ele próprio poderia espalhar falsas informações para derrubar tanto o Almirante como a sua possivel dinastia.

Cerca de 1499, Antonio Gallo, chancellor do Banco de S. Jorge em Génova escrevia que CC era tecedor de lã. Seria uma incrivel vergonha para Castela nomear um tecedor de lã como Vicerei, Almirante e Governador coisa que não aconteceu. CC era nobre, era com certeza sangue real, casou-se com Filipa Moniz mulher de sangue real e por isso sómente as palavras da mulher em chamar a um nobre tais nomes justificavam a pena ordenada.

Para aqueles que acham estranho eu dar a Filipa Moniz ascendencia de sangue real digo que enquanto não se encontrar provas contrárias que tudo aponta para Filipa Moniz ser sobrinha de Garcia Moniz e de Diogo Moniz. Ser neta de Vasco Martins Moniz e bisneta de Henrique Moniz e de sua mulher D. Ignêz de Meneses Barreto.

E que serem tais os seus antepassados Filipa era descendente por linhas diversas de D. Afonso Henriques 1º rei de Portugal, de Fernando I o Magno, de Sancho IV o Bravo, de Hugo Capet, de Sancho I de Portugal, de Afonso II de Portugal, de André II da Hungria, de Jaime I de Aragão, de Afonso III de Portugal, de Henrique II de Inglaterra, e de Pedro II de Constantinople.
Não me vão agora dizer que Filipa Moniz que era uma de sómente 13 'donas' priviligiadas residente no Mosteiro de Santos-o-Velho e membro Comendadeira de Santiago tendo D. João II como seu Mestre era uma simples qualquer de tão pouca importancia social que casou com um tecedor de lã.
Isto ainda mais impossivel quando se sabe que o Mestre tinha que dar sua autorização para elas casarem:
''A Ordem é governada pelo Mestre, a quem todo o corpo da milícia lhe deve obediência, consoante é determinado na Regra. Actos como a autorização para o casamento nos domínios dos espatários, a concessão do hábito a um novo membro, a convocação dos comendadores para a guerra e a sua condução, são da competência do mestre.''


O cínicismo deve ser aplicado á história corrente não ao que vamos expôr, porque o que vamos expôr é baseado em verdaedeiros factos com provas a cada passo.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Cínicos da história

#129057 | melisa | 20 set 2006 22:32 | Em resposta a: #129037

Caro Manuel Rosa

Poderei estar a dizer uma enormidade, e também não sei em que lhe poderá ser útil, mas em Portugal séculos XV, XVI e XVII era usual as mulheres usarem o apelido no feminino e os homens o correspondente masculino.

Quanto a mim Colon é o masculino de Colona.

Teria Colon masculinizado o seu apelido?

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

O Mistério Colombo Revelado

#129294 | kolon | 23 set 2006 05:40 | Em resposta a: #123406

Caros confrades,

Finalizamos o titulo do nosso livro e será lançado em Lisboa a 27 Outubro de 2006.

Tem por titulo:
O Mistério Colombo Revelado

E fazerá com que os historiadores e professores considerem profundamente o que têm estado a ensinar aos nossos filhos ns escolas sobre este homem e sobre a história dos descobrimentos.
Foi D. João II o maior rei de Portugal e foi Colon o maior dos seus logros contra o mundo.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: O Mistério Colombo Revelado

#129309 | Pedro França | 23 set 2006 12:45 | Em resposta a: #129294

Caro confrade Manuel Rosa:

Diga-me p.f. qual a editora a quem vai confiar a sua obra para que eu eventualmente possa adquiri-la?
Um abraço e boa sorte para o seu trabalho.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: O Mistério Colombo Revelado

#129311 | kolon | 23 set 2006 14:13 | Em resposta a: #129309

Caro Pedro França,

Muito obrigado.
Editora Ésquilo, e irá á venda também em Amazon.com


Mnauel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#129320 | recio | 23 set 2006 16:29 | Em resposta a: #128828

Cara Maria Elisa
Isto não tem nada a ver com Colombo...mas seras a Elisa do Fred.. Grill?
responde
abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#129322 | melisa | 23 set 2006 16:44 | Em resposta a: #129320

Cara Ana Recio

Lamento mas não sou.

Cumprimentos e bom fim de semana
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Portu

#129337 | recio | 23 set 2006 22:22 | Em resposta a: #129322

cara Elisa
Obrigado na mesma por ter respondido
Agora vamos ao Colombo, na terça feira eram 10 h não lembro em que canal estava a dar uma reportagem e de repente apercebi-me que a pessoa disse que era descendente de C.Colon ela na verdade era Espanhola, eu pensei está desvendado o misterio que tanto se debate no Genea... será?
Gosto muito de historia e também tenho lido muitas coisas sobre ele, porque será que todos querem que ele seja do seu pais?...
Para mim esse misterio será desvendado um dia destes, gostava de saber em que cidade portuguesa ele nasceu, estive a ler este topico e penso que me escapou essa informação.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: O Mistério Colombo Revelado

#129343 | NYC | 24 set 2006 00:18 | Em resposta a: #129311

Caro Dr. Rosa,

Quando comecei a seguir este debate (semana passada) como espectador atento, estava pouco convicto de que iria encontrar alguma lógica por detrás da hipótese de CC ser Português – uma semana mais tarde, estou mais que esperançado, estou CONVICTO de que assim é; e fico contente, que assim seja, pois o meu maior desejo, como Português é ver o nome de Portugal elevado e respeitado em todo o mundo, coisa que recentemente e até aqui, pouco se tem visto (muito por culpa própria, na minha opinião).
Portanto, já conseguiu ganhar mais UM para a sua causa Dr. - isto ainda antes do seu livre sair! Tomara que consiga abanar o mundo também.

No entanto, e visto que teve dificuldade de lançar o livro nos grandes países que "ditam" as tendência, à partida vai ser difícil - há uma resistência e um desprezo praticamente xenófobo, em relação a reconhecer os méritos portugueses ou de portugueses (ex. Mundial 2006) – não acha Doutor? Ou será inveja?

Seja como for, desejo-lhe toda a sorte! (Ainda que provar que CC era Português, e que as suas intenções eram boas, ao levar os Castelhanos para Ocidente, não melhoram o facto de lhes termos “oferecido um continente”…
Saudações,
Nuno Y

Resposta

Link directo:

Português ?? RE: O Mistério Colombo Revelado

#129537 | qumandante | 26 set 2006 21:50 | Em resposta a: #129294

Sará que terá nese livro algumas provas que era Português?

Lucas

Resposta

Link directo:

Minha Terra .. Portuguesa ??

#129710 | kolon | 29 set 2006 04:01 | Em resposta a: #129537

Lucas,

O nosso livro é baseado na verdadeira história de Portugal e de Colon e mostra de passo a passo como a história está errada de um Génovês.
Acho que vais ficar mais que convencido quando leres o livro. Pois nós mostramos provas concretas que ele nunca foi o Genovês.
Depois de mostrar essas provas podemos começar a interpretar a história de novo e usanda as palavras de CC em que diz:
'eu deixei a minha terra para vir servir S. Altezas deixando mulher e filhos que nunca mais os vi''

Pergunto-te vendo que CC estava casado em Porugal e vendo que ele deixou Portugal para ir trabalhar em Espanha qual deveria de ser a 'Sua Terra'?

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#129801 | Augustus_o | 30 set 2006 14:26 | Em resposta a: #127796

CC era português!

Resposta

Link directo:

RE: Minha Terra .. Portuguesa ??

#129837 | CNT | 30 set 2006 20:37 | Em resposta a: #129710

"eu deixei a minha terra..."

Ubi bene, ibi patria ; onde se está bem, aí é a pátria. Onde me tratam bem é que é a minha terra (Cícero).

Cumprimentos / CNT

Resposta

Link directo:

RE: Minha Terra .. Portuguesa ??

#129952 | qumandante | 02 out 2006 15:32 | Em resposta a: #129837

Caro Manuel Rosa,

Entretanto é estranho que mais ninguém tivesses visto esta coisas anteriormente!!!!!!

Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Minha Terra .. Portuguesa ??

#130172 | kolon | 05 out 2006 04:02 | Em resposta a: #129952

Caro Lucas,

Muito do que nós descubrimos não foi usando factos novos foi olhando para os velhos factos com novos olhos.
Por meia dúzia de anos levamos a tentar confirmar a teoria Génovesa mas sem o poder conseguir. Ao revistar os nosso passos conhecemos aonde erramos e no momento em que nós aceitamos mudar o foco de um Génovês par aum Português tudo começou a fazer sentido.
O Colombo Génovês vai ser afundeado com as nossas provas.

No dia 27 de Outubro na Universidade Lusófona a verdade começerá a ser espalhada.
Não vai ser mais um caso de provar que não podia ser um Génovês, como tem sido a história até aqui, mas o caso agora é de provar porque é que não era Português.

Tudo excaixa bem encixadinho na nacionalidade Portuguesa. Aqueles que insistirem a seguir o Génoves depois de verem as nossas provas do Testamento falso de 1498 não o vão fazer por terem provas de um Italiano mas meramente por já estarem tanto acostumados com amnetira que para eles é bverdade.

Cumprimentos,
Mnauel Rosa

Resposta

Link directo:

Era Portuguesa ??

#130173 | kolon | 05 out 2006 04:08 | Em resposta a: #130172

peço desculpa pelos erros mas são o resultado de muitas noites sem dormir

Muito do que nós descubrimos não foi usando factos novos foi olhando para os velhos factos com novos olhos.
Por meia dúzia de anos levamos a tentar confirmar a teoria Génovesa mas sem o poder conseguir.
Ao revistar os nosso passos conhecemos aonde erramos e no momento em que nós aceitamos mudar o foco de um Génovês para um Português tudo começou a fazer sentido.
O Colombo Génovês vai ser afundeado com as nossas provas.

No dia 27 de Outubro na Universidade Lusófona a verdade começerá a ser espalhada.
Não vai ser mais um caso de provar que não podia ser um Génovês, como tem sido a história até aqui, mas o caso agora é de provar porque é que não era Português.

Tudo excaixa bem encaixadinho na nacionalidade Portuguesa. Aqueles que insistirem a seguir o Génoves depois de verem as nossas provas do Testamento falso de 1498 não o vam fazer por terem provas de um Italiano mas meramente por já estarem tanto acostumados com a mentira que para eles torna-se verdade.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: O Mistério Colombo Revelado

#131774 | kolon | 21 out 2006 00:20 | Em resposta a: #129343

Caro Nuno,

O plano nunca foi para oferecer o Novo Mundo a Espanha foi somente para guardar a verdadeira India.
CC era Vice-rei, Governandor e Almirante do Novo Mundo em qualquer tempo podia-se tornar rei do Novo Mundo mas as coisas falharam. D. João II morreu a meio da missão e D. Manuel deitou-se na cama com os Castelhanos e aí ficou tudo embaralhado. Colon teve que se defender sozinho.
Se D. João II tivesse durado mais uns 20 anos o Novo Mundo era hoje Português.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Acerca de Cristóvão Colom

#161240 | luis262 | 29 jun 2007 10:26 | Em resposta a: #127796

Caro M. Teixeira de Jesus,

Só queria Informá-lo que, por mero acaso, descobri há pouco entre livros que eram do meu pai, a edição original do livro de Patrcinio Ribeiro , de 1927 editado pela Livraria Renascença, Joaquim Cardoso, Lisboa.
Não sei se a reedição que refere publica também as "Palavras de abertura" Oque antecedem a obra, assinadas por " O seus amigos" e datada de Abril de 1927?

Cumprimentos
Luís Piçarrra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 01:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen