Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Famílias | Património

Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#123628 | amtf | 25 jul 2006 23:18

Caros participantes,

Através de consultas a processos de genere no A. D. Braga reconstitui uma linha ascendente que transcrevo a seguir.
Agradeço a eventuais interessados qualquer adenda ou correcção.

Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

1. Alexandre Lobo de SOUSA, casado em 3 de Novembro de 1790, na Casa de Santo Antonino, Alvite, Cabeceiras de Basto, com D. Caetana de Meirelles Leite Pereira, da dita Casa.
Foram testemunhas Manuel Leite Lobo, da Casa da Granja, em S. Tiago da Faia, e Francisco de Meirelles Sequeira Leite, irmão da noiva e futuro senhor da dita Casa de Santo Antonino, entre outras.

2. Alexandre Lobo de Sousa LEITE nasceu em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Tiago da Faia, na Casa da Granja. Fez Inquirição de Génere em 2 de Janeiro de 1714. Alexandre Lobo de Sousa LEITE e D. Maria Teresa de Andrade e ARAÚJO casaram em 14 de Outubro de 1739 em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Tiago da Faia.
Celebrante:
O Padre Gervásio Portilho de Magalhães, Cura da freguesia de S. Tiago da Faia
Testemunhas:
Manuel Leite Pereira de Azevedo, do lugar do Souto, da freg.ª de S. Tiago da Faia;
Domingos de Andrade, de Paçô, freg.ª de St.ª Senhorinha
João, solteiro, da freg.ª de S. Martinho do Arco (assinou de cruz)

3. D. Maria Teresa de Andrade e ARAÚJO e Alexandre Lobo de Sousa LEITE tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1 i. Alexandre Lobo de SOUSA.
ii. Francisco Leite LOBO nasceu em 22 de Junho de 1751 em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Tiago da Faia. Baptisado pelo Padre Henrique de Sousa Lobo, vigário de S. Martinho do Arco de Baúlhe, seu 2º primo, filho de Francisco Leite de Subagoa e de Sebastiana Lobo de Sousa
Foram padrinhos:
Francisco José (Leite da Gama Lobo) e Benta Clara, "tia do dicto Baptizado"

Francisco Leite Lobo foi abade de S. Bartolomeu da Esperança, Póvoa de Lanhoso.

4. Manuel Leite LOBO. Sargento Mor de Cabeceiras de Basto (NFP, Ttº Meirelles, § 13 N 12, e outros)
Manuel Leite LOBO e D. Teodósia de Meireles PEREIRA casaram em 25 de Maio de 1681 em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Tiago da Faia. Foram dispensados em 3º grau de consanguinidade.

Celebrante: o padre cura de S. Tiago da Faia, Lourenço de Moura Coutinho
Testemunhas:
Jerónimo Leite de Meireles, Francisco Leite e Domingos da Mota, "todos da Granja"

5. D. Teodósia de Meireles PEREIRA e Manuel Leite LOBO tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

2 i. Alexandre Lobo de Sousa LEITE.

6. Domingos de ANDRADE foi baptizado em 3 de Maio de 1675 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
Padrinhos:
Manuel Leite "dos Chãos"
Luísa de Moura "de Paçô"
Ambos da freg.ª de St.ª Senhorinha


7. D. Joana ARAÚJO foi baptizada em 8 de Março de 1683 em Celorico de Basto, freguesia de S. Clemente de Basto. Celebrante: O Cura Pedro de Matos
Testemunha:
José Moreira, "morador em Monte Longo"
Domingos de ANDRADE e D. Joana ARAÚJO tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

3 i. D. Maria Teresa de Andrade e ARAÚJO.

10. Jerónimo Leite de MEIRELLES nasceu em S. Martinho do Arco de Baúlhe, na Casa do Telhado. "era natural do lugar do Telhado (S. Martinho do Arco de Baúlhe)" Morreu antes de 16 de Setembro de 1715. Senhor da Quinta do Telhado, no Arco de Baúlhe (Vd. NFP, Ttº Meirelles, § 13 N 12)
Jerónimo Leite de MEIRELLES e Margarida PEREIRA casaram em S. Martinho do Arco de Baúlhe.

11. Margarida PEREIRA nasceu em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Tiago da Faia, na Casa da Granja.
Aquando da Inquirição de Genere de seu neto Henrique de Sousa Lobo, nos inquéritos que tiveram lugar na freg.ª de S. Tiago da Faia, as diversas testemunhas arroladas declararam que "D. Margarida Pereira voltara a sua casa de origem (Casa da Granja) por morte de sua irmã, Isabel Pereira, que morreu sem herdeiros, onde vivera muitos anos com seu marido". À data da inquirição, as testemunhas declararam que quem possuía a dita casa era uma sua filha, D. Teodósia de Meirelles.
Jerónimo Leite de MEIRELLES e Margarida PEREIRA tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

i. Francisco Leite de SUBAGOA nasceu em S. Martinho do Arco de Baúlhe, na Casa do Telhado, c.c. Sebastiana de Sousa Lobo, da Casa de Cimo de Vila (S. M. Arco de Baúlhe), c.g.
5 ii. D. Teodósia de Meireles PEREIRA.

12. João de ANDRADE. "... de Paçô (St.ª Senhorinha de Basto)"

13. Margarida ÁLVARES e João de ANDRADE tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

6 i. Domingos de ANDRADE.

14. António MARTINS, "... do Outeiro de Gandarela"

15. Maria ÁLVARES e António MARTINS tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

7 i. D. Joana ARAÚJO.

20. Baltasar Leite de MEIRELLES, Senhor da Quinta do Telhado, Arco de Baúlhe (Vd. NFP, Ttº de Meirelles, § 13 N 11) . Casou com Ana Gonçalves LEITE na "Quinta dos Chãos", Stª. Senhorinha de Basto.

21. Ana Gonçalves LEITE e Baltasar Leite de MEIRELLES tiveram, pelo menos, ao seguinte filho:

10 i. Jerónimo Leite de MEIRELLES.

40. Luís Álvares Sabugoa de MEIRELES. Senhor da Casa do Telhado, no Arco de Baúlhe
41. Isabel Leite de AZEVEDO e Luís Álvares Sabugoa de MEIRELES tiveram, pelo menos, aos seguintes filhos:

i. Ana Leite de MEIRELES
20 ii. Baltasar Leite de MEIRELLES.

42. Manuel Álvares PEREIRA.

43. N.... e Manuel Álvares PEREIRA tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

21 i. Ana Gonçalves LEITE.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#132745 | luizsillos | 01 nov 2006 05:39 | Em resposta a: #123628

Caro António Maria Fevereiro,

Tomei a liberdade de escrever-lhe, porque, revendo mensagens desse fórum de genealogia, encontrei uma troca de mensagens entre o senhor e outro participante, onde consta referência ao casal Gonçalo Afonso Ribeiro e Catarina Gonçalves da Silva, esta última, da casa de Surribas.
Gostaria de saber se o senhor dispõe da ascendência (pais e avós) de Catarina Gonçalves da Silva, pois acredito, que ela possa ser parente próxima de um antepassado meu, que era proprietário da quinta de Surribas (em alguns documentos, Sorribas - Sobribas - Subrivas), em Vale de Bouro. Consultando o Felgueiras Gaio, ela aparece como sendo filha de João Gonçalves e sua mulher Margarida Martins. Porém, quando pesquisei a freguesia de Vale de Bouro, os donos da casa de Surribas eram outros.
Poderíamos trocar dados a esse respeito?

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#132787 | coimbra | 01 nov 2006 14:44 | Em resposta a: #132745

-Ao confrade Luis Gustavo:
Tenho escritura de uma doacção em 1710 relativa á quinta de Subribas feita por Manuel Cerqueira Meireles Pereira (Capitão) a sua nora Isabel Joana da Silva Barbosa(aqui na base de dados e C.B.,vol VII,pag 407).Ver ainda aqui no Forum, Arquivo de Braga/peço ajuda ao Antonio Mota a 26-04-2006 que o meu documento original confirma.
-Ao Antonio Maria Fevereiro: Pergunta à tua Prima Goofy quem eu sou .Ando ás voltas com uma Benta Teixeira ,casada com João Cerqueira de Araujo,meus antepassados(aqui na B.D.) que no registo de baptismo de seu filho Antonio em Amarante em 1732 é apadrinhado por seu Tio Antonio ,Abade de S.Clemente de Basto. Essa Benta parece ser a Benta Teixeira de Meireles com um irmão Padre e Antonio, todos do Arco de Baulhe e da Casa do Telhado (aqui na B.D.).Consegues esclarecer á custa das tuas pesquisas em Basto? Um Abraço para ti e para a prima Bessa.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#132791 | luizsillos | 01 nov 2006 15:31 | Em resposta a: #132787

Caro Coimbra,

Manuel Cerqueira Meireles era irmão de minha antepassada Clara de Sousa de Meireles, ambos filhos de João Francisco da Silva (este, passou a ser referido como João da Silva Barbosa) e sua mulher Maria de Sousa Pereira.
No registro de casamento de João Francisco da Silva e Maria de Sousa Pereira, não são citados os nomes dos pais dele.
Pergunto: o senhor saberia me dizer quem eram os pais dele?

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#132795 | coimbra | 01 nov 2006 16:27 | Em resposta a: #132791

Caro Luis Gustavo
Lamento! É o unico destes de quem não tenho a ascendecia, sabendo no entanto que era o Senhor da Casa de Subribas ou Surribas. Conheci bem a casa por ser em Vale de Bouro perto da Casa do Reguengo, pertença de meu Pai. A referida casa não é grande coisa mas tinha o mais bonito portão barroco da freguesia.Se bem me lembro estava lá há 40 anos, tinha brasão e foi vendido ou transferido. A casa foi herdada pelos Condes da Costa ( de Amarante). Pertenceu mais tarde á Misericordia de S.Marcos (Braga) e depois aos herdeiros de João Ferreira Braga.Isto de acordo com um livro publicado em 1951 pela Camara de Celorico de Basto que tenho na minha frente. Provavelmente parentes,sempre ao dispor em Basto e Amarante.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#132799 | luizsillos | 01 nov 2006 17:03 | Em resposta a: #132795

Caro Coimbra,

Cheguei a pesquisar os livros paroquiais de Vale de Bouro, a procura de pistas quanto a ascendência de João Francisco da Silva (ou João da Silva Barbosa). Antes dele ser "Senhor da Casa de Subribas ou Surribas", outros também o foram. Nota-se, nitidamente, a mudança da propriedade, de um casal para outro, até chegar no João, com a morte de um tio.

Pelos assentos que consultei, existe uma ligação entre a casa de Surribas com a do Prado, em Britelo. Curiosamente, apesar de serem Martins, alguns filhos assinavam Silva Barbosa.

Agradeço sua ajuda, e, como não tenho o Carvalho Bastos, que cita, saberia me informar a ascendência da Isabel Joana da Silva Barbosa? Pais, avós, enfim, o que tiver sobre ela? Creio que ela seja parente consanguinea (e não só por afinidade) do João da Silva Barbosa.

Meu e-mail particular é familiasillos "arroba" gmail "ponto" com , caso deseje contactar-me.


Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Basto

#132807 | coimbra | 01 nov 2006 17:48 | Em resposta a: #132799

Caro Luiz Gustavo
Isabel Joana,b.a 21-7 1680,ib,onnfala 27-7-1735, viuva, na Casa de Fermil,em Molares. Filha de Mariana Teixeira da Cunha,fal a 5-1-1726 Suc. na Casa de Fermil, casada a 29-9-1657,em Molares com Bernardo da Silva Carvalho,b.em Britelo a 14-2-1618 e fal a 9-12-1720 na Casa de Fermil, Cav Prof. na O.C.,escr. do Almoxarifado de Guimarães,por carta de D.Afonso VI, dada a 11-1-1664-Filho de João do Prado, da Casa do Outeiro em Britelo,e de sua mr. Ana da Silva; neto pat. de Lourenço Martins do Prado,Sr. da mesma Quinta, e de sua 1ªmr. Maria Pires; e neto mat. de Frutuoso Carvalho e de sua mr. Isabel Leitão da citada Casa do Outeiro.
Estava certo com a ligação aos Martins do Prado.Parabéns!

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Bast

#132835 | luizsillos | 01 nov 2006 22:27 | Em resposta a: #132807

Caro Coimbra,

Posso fazer-lhe só mais algumas perguntas?! Prometo serem as últimas. Se sim, saberia me dizer:
1.º) Quais os nomes dos pais de Lourenço Martins do Prado?
2.º) Quais os nomes dos pais de Maria Pires (1.ª mulher)?
3.º) Quais os nomes dos pais de Frutuoso Carvalho e Isabel Leitão?
4.º) E, por fim, entre os filhos de Lourenço Martins do Prado ou de algum irmão (ou irmã) deste, aparece uma Catarina Martins, mulher de Francisco Gonçalves? Sei que ela era de Britelo, e nos batizados de seus filhos (em Vale de Bouro), sempre aparecem como padrinhos, pessoas de Britelo, como Gonçalo Martins do Prado, Ana da Silva, etc.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Bast

#132850 | amtf | 02 nov 2006 02:21 | Em resposta a: #132745

Caro Luiz Gustavo,

Lamento não o poder ajudar pois nada tenho sobre Catarina Gonçalves da Silva. Tenho ideia da quinta de Surribas associada a alguma pesquisa feita pelas Terras de Basto, no entanto não estou a encontrar onde (e se) o anotei.
Ficarei atento e se algo surgir contacta-lo-ei para aqui.

Melhores cumprimentos do
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Bast

#132851 | amtf | 02 nov 2006 02:28 | Em resposta a: #132787

Meu Caro “Coimbra”,

Pois já te tinha identificado sem a ajuda de minha Prima, com quem entretanto falei e confirmou as minhas suspeitas :-)

Sobre tua Avó, Benta Teixeira, tenho andado às voltas com os meus apontamentos e a única referência a Benta que encontro é a de uma Benta Clara que amadrinhou, em S. Tiago da Faia, em Junho de 1751, o seu sobrinho Francisco Leite Lobo, filho de Manuel Leite Lobo e de D. Teodósia de Meirelles Pereira. Seria Benta irmã de Teodósia? Se assim fosse, ambas seriam filhas de Jerónimo Leite de Meirelles, da casa do Telhado no Arco de Baúlhe, e ainda irmãs de Francisco Leite de Subagoa, que segundo Gayo, sucedeu a seu pai na Casa do Telhado.

Não tenho os “Carvalhos de Basto” mas, pelo que vejo aqui na Base de Dados, não encontro paralelo com o Nobiliário nem com os apontamentos que recolhi para o mesmo período temporal. Isto deixa-me curioso pois CB refere datas, enquanto NFP não as menciona, mas cola com os documentos que possuo. Seria interessante consultar a IG dos Padres António, Francisco Xavier e José Teixeira, embora não tenha encontrado referência a elas na Base de Dados do ADB, nem em Cabeceiras nem em Celorico de Basto, o que é estranho.

No final do séc. XVII seria senhor da casa do Telhado Jerónimo Leite de Meirelles (+ antes de 16-09-1715), tendo sucedido a seu pai, Baltazar Leite de Meirelles. Depois de Jerónimo a casa passou para seu filho Francisco Leite de Subagoa, a quem, por sua vez, sucedeu seu filho Francisco Xavier Lobo de Sousa (NFP, tt.º de Meirelles, § 13).

Grande abraço,
António Maria

PS: Tenho os meus Bessas afins levantados nos paroquiais. O mais antigo que conheço (Manuel de Bessa) nasceu em S. Salvador de Figueiras, Lousada, em meados do séc. XVIII. A sua descendência manteve-se pelo concelho de Lousada, nas freguesias de Sampaio de Casais, Nevogilde e Silvares. Se quiseres estes apontamentos é só dizeres.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Bast

#132853 | luizsillos | 02 nov 2006 03:08 | Em resposta a: #132850

Caro António Fevereiro,

A quinta de Surribas fica em Vale de Bouro, Celorico de Basto. A Catarina Gonçalves da Silva era antepassada do Dr. Gervázio Ribeiro da Silva, ligado aos Abreus Bacellar.

Como pude notar, o senhor pesquisa São Tiago da Faia e Arco do Baúlhe, correto?

Saberia me dizer, se em suas pesquisas, deparou alguma vez com André de Lemos, nascido antes de 1652, em Arco do Baúlhe, de profissão ferreiro, e que fora casado com uma filha natural de Francisco da Fonseca, vigário de São Tiago da Faia? Ele já vivia em Margaride - Felgueiras, pelos anos de 1677. Estou tentando há tempos descobrir os pais deste André.

Grato pela ajuda.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Granja. S. Tiago da Faia, Cab. de Bast

#132854 | luizsillos | 02 nov 2006 03:10 | Em resposta a: #132850

Caro António Fevereiro,

A quinta de Surribas fica em Vale de Bouro, Celorico de Basto. A Catarina Gonçalves da Silva era antepassada do Dr. Gervázio Ribeiro da Silva, ligado aos Abreus Bacellar.

Como pude notar, o senhor pesquisa São Tiago da Faia e Arco do Baúlhe, correto?

Saberia me dizer, se em suas pesquisas, deparou alguma vez com André de Lemos, nascido antes de 1652, em Arco do Baúlhe, de profissão ferreiro, e que fora casado com uma filha natural de Francisco da Fonseca, vigário de São Tiago da Faia? Ele já vivia em Margaride - Felgueiras, pelos anos de 1677. Estou tentando há tempos descobrir os pais deste André.

Grato pela ajuda.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Celorico de Basto

#132938 | amtf | 02 nov 2006 23:06 | Em resposta a: #132854

Caro Luiz Gustavo,

Afinal sempre tinha uma anotação sobre Catarina Gonçalves da Silva... Peço imensa desculpa.
Acontece que a tenho com o nome de Catarina Vaz, filha de João Gonçalves, "senhor da casa de Surribas de Basto", e de Margarida Mendes. Agora, onde fui buscar esta notícia? Certamente a obra publicada que, infelizmente não tive o cuidado de anotar.

As pesquisas que vou fazendo incidem sobre quase todas as freguesias de Cabeceiras e algumas de Celorico, onde tenho "basta" ascendência paterna e materna. No entanto nunca tive oportunidade de fazer levantamento de paroquiais, optando antes pela aquisição de inquirições de genere ao Arquivo de Braga, dirigidas a meus ascendentes directos e negligenciando dados colaterais. Daí não reter outros nomes que não sejam os que me dizem directamente respeito.

Pode ser que o seu André de Lemos tenha servido de testemunha nalgum dos processos que possuo. Logo que possa darei uma vista de olhos e, se encontrar alguma coisa, passá-la-ei para aqui.

Melhores cumprimentos do
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Celorico de Basto

#132943 | luizsillos | 02 nov 2006 23:46 | Em resposta a: #132938

António Fevereiro,

Mais uma vez, sou muito agradecido! Também tenho inúmeros antepassados em Cabeceiras e Celorico. Tenho fins-de-linha em Rio Douro, Vale Bouro, Pedraça, Arco do Baúlhe, Corgo, entre outras.

Quando faço minhas pesquisas, utilizo os registros paroquiais, e, quando se é possível, as inquirições de génere para preenchimento das lacunas.

Como moro no Brasil, o trabalho fica mais árduo, mas não, impossível.

Tenho interesse especial na casa de Surribas, porque a pesquisa dessa quinta está muito difícil. Tenho dados de seus proprietários a partir de 1610. Anterior a esta data, nada!

O amigo não saberia os nomes dos pais de João Gonçalves e de sua mulher Margarida Mendes?

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Celorico de Basto

#132980 | coimbra | 03 nov 2006 15:34 | Em resposta a: #132943

Luis Gustavo.
Não tenho mais infomação sobre o que me pede. Fui ver aqui na BD e constam os seus; Bernardo Silva Carvalho assim como Gonçalo Martins do Prado e João do Prado.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Celorico de Basto

#132983 | coimbra | 03 nov 2006 16:04 | Em resposta a: #132980

Caro Antonio Maria
Calculei que já estavas desconfiado, mas não resisti a um pequena fúria da tua Prima.
Quanto aos Meireles os teus não condizem com os do CB e esta BD. Há mais que uma Casa do Telhado na região, mas todos Meireles? Bem sei que há dezenas deles por ali, creio que tambem tu ( pelos Bacelares ) e eu pela Casa da Taipa que era uma divisão da do Outeiro ou Torre em Alvite. A tua hipotese é possivel, mas a minha Benta baptiza o filho em 1732. A solução parece ser falarmos e tentar esclarecer isto.
Quanto aos Bessas sei que o Trisavô Vitorino ( * Perozelo, 1840?) era filho de Francisco Ferreira Bessa e Custodia Maria. Se é 1840 não pode ser filho da Francisco que aqui consta porque morreu dois anos antes. Andou aqui no Forum (Bessas) um Primo, filho da Raquel Bessa de Cabanelas que tambem tentou lá em Penafiel sem grandes resultados.Tens algum possivel? Mais uma coisa para falar, não achas?
Grande abraço

Resposta

Link directo:

Rio Douro, Cabeceiras de Basto

#133227 | amtf | 06 nov 2006 00:27 | Em resposta a: #132943

Caro Luiz Gustavo,

Nada tenho sobre os avós de Catarina Vaz, nem sei se o apontamento merece alguma credibilidade pois, como escrevi, não sei onde o arranjei.

Aproveitando a sua deixa, tenho um casal, fim de linha, do lugar de Juguelhe, St.º André de Rio Douro, de seu nome Afonso e Catarina Gonçalves, casados, pais de Pedro Carneiro, “lavrador e da governança do seu Concelho (Cab. Basto)”, António Carneiro, "Vigário que foi da Igreja de Santo André de Riodouro", e de João Barbosa.
Afonso e Catarina devem ter vivido por meados do séc. XVI. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?

Com os melhores cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Celorico de Basto

#133229 | amtf | 06 nov 2006 00:35 | Em resposta a: #132983

Caro Carlos,
Para aplacar a ira de minha Prima, sugiro um encontro conciliatório em minha casa, em data próxima que a todos convenha.
Poderemos então restabelecer as pazes e trocar impressões sobre Meyrelles e Bessas.
Até breve
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rio Douro, Cabeceiras de Basto

#133450 | luizsillos | 08 nov 2006 01:48 | Em resposta a: #133227

Caro António,

Encontrei no Felgueiras Gayo, vol. IX, título Ribeiros, pág. 98, referência aos pais de Catarina Gonçalves (Catarina Vaz). Consta ser ela filha de João Gonçalves, senhor de Subrivas (Surribas), em Vale de Bouro, e de sua mulher Margarida Martins. Quando pesquisei Vale de Bouro, o senhor de Surribas, mais antigo, era, de fato, um João Gonçalves, só que casado com outra. Pode ser que a Margarida Martins tenha sido sua 1.ª mulher.
Quando a Rio Douro, minhas pesquisas são muito recentes. O casal mais antigo, por enquanto, é Paulo Borges Carneiro, casado com Benta Pereira, do Lugar de Leiradas. Ambos devem ter nascido em fins do século XVI.
Você sabe me dizer se João Barbosa também era vigário? Pois achei um João Barbosa como vigário de Vale de Bouro, e este, tinha uma irmã por nome Maria da Costa.
Por fim. você têm a obra Carvalhos de Basto? É que tenho dois casais de antepassados que acredito terem sido tratados nessa obra, mais precisamente, no vol. VII.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

Casa de Surribas, Vale de Bouro

#135861 | amtf | 28 nov 2006 23:04 | Em resposta a: #133450

Caro Luiz Gustavo,

As minhas desculpas pela demora na resposta.

Refere, no seu post de 1/11, às 5.39 hrs, que as suas pesquisas em Vale de Bouro levavam-no a dados diferentes dos de Gayo no que se refere à Casa de Surribas. Será abuso pedir-lhe que transcreva aqui o que encontrou?
Na troca de mensagens que cita tive como interlocutor NBA (Nuno Borges de Araújo), a quem fiquei a dever extensa e documentada informação sobre uma linha ascendente e suas ligações com mais umas outras. Talvez ele nos leia e possa trazer algo de novo sobre o tema da casa de Surribas.

Quanto a Rio Douro e a João Barbosa, ele é nomeado na habilitação a FSO de seu sobrinho Jorge Carneiro da Silva sem indicar a sua ocupação:

“ (Jorge Carneiro da Silva)...he filho legitimo de Pedro Carneiro (lavrador e da governança do seu Concelho, natural do Lugar da Aldeia de Juguelhe freg.ª de St.º André de Riodouro... Era irmão de António Carneiro, vigário que foi da Igreja de Santo André de Riodouro e de João Barbosa) e de Lionor Francisca da Sylva, moradores no Alvação, freg.ª de S. Pedro de Alvite
Os Avós paternos se chamavão Afonso Gonçalves e Catarina Gonçalves moradores em Juguelhe freg.ª de Santo André de Riodouro. Os maternos Gregório Francisco Pereyra (abade que foi de Santa Senhorinha de Basto, o qual foi morador no Lugar da Taipa que he na freg.ª de Santa Maria do Outeiro) e de Margarida Gonçalves (mulher solteira, moradora que foi no Lugar da Taipa freguesia de S. Miguel de Refojos no Lugar da Penna)”

Finalmente, com muita pena por não o poder ajudar, não tenho os “Carvalhos de Basto”.

Um abraço do,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Vale de Bouro

#314213 | MarleneGomes | 25 set 2012 00:04 | Em resposta a: #135861

Boas....

ando a tentar encontrar registos de Elias Pereira Carneiro que nasceu em Juguelhe (no séc.XVIII, infelizmente não sei em que ano), casado com Maria Felizarda e filho de João José Pereira Carneiro e de Maria Thereza Alves. Sendo, e tendo sido Juguelhe tão pequena, poderá haver ligação com os Carneiro que referem?

Agradecida
Marlene Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Surribas, Vale de Bouro

#314214 | MarleneGomes | 25 set 2012 00:08 | Em resposta a: #135861

Boas....

ando a tentar encontrar registos de Elias Pereira Carneiro que nasceu em Juguelhe (no séc.XVIII, infelizmente não sei em que ano), casado com Maria Felizarda e filho de João José Pereira Carneiro e de Maria Thereza Alves. Sendo, e tendo sido Juguelhe tão pequena, poderá haver ligação com os Carneiro que referem?

Agradecida
Marlene Gomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 13:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen