Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#123905 | almiro63 | 30 jul 2006 15:23

Caros Confrades
em particular Luís G.M.G.

Conjugando os elementos que possuo com as mensagens aqui do GENEA, talvez possa contribuir para ajudar a clarificar a genealogia do Padre Gaspar de Figueiredo.

Segundo a minha dedução e salvo melhor opinião, temos pelo menos 4 irmãos:

1. O Padre Gaspar de Figueiredo (cura em Molelos em 1649)
2. O Padre Manuel João de Figueiredo (vigário em Tondela em 1658)
3. Domingos de Figueiredo, casado com Maria Antónia e c.g.
4. Isabel de Figueiredo, casada com Manuel Coelho (Soares do Vale) e c.g.


Justificação de 1 e 2 serem irmãos:
- Baptizado em Tondela de Ana em 09-01-1658, filha de António Fernandes (o herdeiro) e de Maria Simões: ( ... foi baptizada por Gaspar de Figueiredo, cura de Molelos e meu irmão, (assinado) Manuel João de Figueiredo)


Justificação de 1 e 3 serem irmãos:
- Segundo a mensagem do confrade Gonçalo Calheiros (no dia 01-02-2006, tópico: Maria de Figueiredo, Molelos, Tondela)


Justificação de 1 e 4 serem irmãos:
- Baptizado em Tondela de António em 28-04-1649, filho de Manuel Coelho (Soares do Vale) e de Isabel de Figueiredo: ( ... padrinho o Licenciado Gaspar de Figueiredo, cura de Molelos, tio do baptizado e Mariana do Vale, mulher de António Borges ... )
- Note-se também que este casal Manuel Coelho (Soares do Vale) e de Isabel de Figueiredo tiveram em 1657 um filho de nome Gaspar


Justificação de 2 e 4 serem irmãos:
- In “Os Teles de Alvarenga” de João Bernardo Galvão Teles, pág. 31 « Isabel de Figueiredo era irmã de Manuel Vás de Figueiredo, vigário da Igreja de Tondela »


Conclusão:
Estando correcta esta dedução, os pais destes 4 irmãos serão, (segundo Amadeu Ferraz de Carvalho, in “Revista Beira Alta” ano 1949, pág. 149) Gaspar Francisco e Isabel Vás de Figueiredo. Também em “Os Teles de Alvarenga” se indica que a mãe é Isabel Vás de Figueiredo, não referindo o nome do pai.

Se assim for o pai do Padre Gaspar não será Manuel de Figueiredo. Onde encontrou essa referência a Manuel de Figueiredo?

Para melhor fundamentação será necessário encontrar as habilitações de genere dos Padres Gaspar e Manuel.

Nota: não tenho as “Genealogias Visienses para confirmar estes dados.

30-07-2006
Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#123917 | gmg | 30 jul 2006 17:30 | Em resposta a: #123905

Caríssimo J. Almiro,

Muito obrigado pela sua resposta e o enlevo que colocou nela. A sua dedução genealógica está correcta.

Deste padre houve descendência. E eu venho a entroncar nela, através do seu f.º Gaspar de Figueiredo que casou em 1682 com Maria Helena Esteves.

A dedução do Padre Gaspar de Figueiredo ser filho de Manuel de Figueiredo encontrei-a aqui através do Sr. Luís Soveral Varella.

"Segundo o confrade Luís Soveral Varela « O padre Gaspar de Figueiredo viveu em Molelos, e pelos paroquiais sabe-se que ele viveu na quinta de Gaspar de Figueiredo onde nasceu o seu neto Alexandre de Figueiredo a 16.3.1683. Este Alexandre era filho de outro Gaspar de Figueiredo e de Maria Esteves.
O mesmo padre Gaspar de Figueiredo foi abade de S. Miguel de Outeiro e bacharel em cânones.
Gaspar de Figueiredo, filho do padre, casou em S. Miguel de Outeiro, a 13.4.1682, com Maria Helena fª de João Esteves e de Simoa Roiz. Ora esta Maria Helena fª de João Esteves era precisamente a Maria Esteves, que sendo casada com Gaspar de Figueiredo foram os Pais de Alexandre. É dito no referido assento de casamento que o padre Gaspar de Figueiredo teve o seu fº Gaspar de Isabel Simões fal. à data em Molelos.
Temos assim que o padre Gaspar de Figueiredo da quinta de Gaspar de Figueiredo, nasceu lá para 1610 já que foi bacharel em cânones a 17.3.1638 em Coimbra, sendo filho de Manuel de Figueiredo, de Mesão Frio (Guimarães)"

Pode ver esta mensagem no tópico "Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos".

Mais uma vez muito lhe agradeço o envio desta mensagem.

Onde se encontrarão os Processos de Inquirição De Genere dos padres Gaspar e e Manuel João?

No livro "Os Teles de Alvarenga" faz menção à ascendência deste Padre?

E na "Revista Beira Alta"? onde posso encontrar estes Livros?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#123926 | gmg | 30 jul 2006 19:28 | Em resposta a: #123905

Caro J. Almiro,

Se preferir enviar-me os dados que possui para o meu e-mail, este é: genealogia_@portugalmail.pt


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#123927 | gmg | 30 jul 2006 19:38 | Em resposta a: #123905

E ainda segundo Luís Soveral Varela:

"Não há a hipótese de confundir com o outro único Gaspar de Figueiredo que foi bacharel em Coimbra a 5.6.1648 e que era de Viseu pois esse não era padre".

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#123937 | almiro63 | 30 jul 2006 22:48 | Em resposta a: #123927

Caro Luís


Segundo as fontes que indico e ainda o manuscrito "Genealogias Manuscritas" da T.T., podemos deduzir que:

Isabel de Figueiredo (mulher de Manuel Coelho) é filha de Gaspar Francisco e de Isabel Vaz de Figueiredo, e neta materna de Damião Vaz de Figueiredo (do ofício do Escrivão do Geral em Viseu) e de s/m Ana Gonçalves de Figueiredo. Não se indicam os avós paternos.

Esta Ana Gonçalves de Figueiredo era irmã do cónego Baltazar Gonçalves de Figueiredo (grande genealogista)


Estas fontes: "os Teles de Alverenga" e a "Revista Beira Alta" estão na BNL,
e a Genealogia Manuscrita, cota 21 F 46 está na T.T. foi aí que as consultei.

Quanto aos irmãos Padres, no arquivo da U.C. deve existir o registo de matrícula, pelo menos do Gaspar (Licenciado). Talvez o confrade Pedro França, que grande ajuda tem dado a todos, possa verificar.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#123945 | gmg | 30 jul 2006 23:47 | Em resposta a: #123937

Caro J. Almiro,

Muito obrigado. Vou seguir o seu conselho e pedir informações ao Sr. Pedro França.

São muitas páginas das "Genealogias Manuscritas"? É possível obter fotocópias?

Cumprimentos e mais uma vez, obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

P.e Gaspar de Figueiredo, Bacharel em Cânones?

#123949 | gmg | 31 jul 2006 00:07 | Em resposta a: #123937

Caro J. Almiro,

Será o mesmo Gaspar de Figueiredo? Terá sido ele mesmo formado em Cânones? Ou será coincidência de nomes? Estou em crer que este meu antepassado Padre não é o mesmo que se formou em Cânones, em Coimbra, em 1638.

E acredito, também, mais nas Genealogias Manuscritas e nas outras fontes que me remeteu.

Vou entrar de férias, pelo que não estranhe a demora a algumas respostas....

Vá mantendo-me informado...

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Genealogias Manuscritas, Torre do Tombo

#123951 | gmg | 31 jul 2006 00:16 | Em resposta a: #123937

Caro J. Almiro,

Nessas Genealogias Manuscritas que páginas devo consultar? Estão ordenadas por títulos de famílias? Em que página começa a genealogia deste padre Gaspar, irmão da Isabel de Figueiredo? Seria de uma grande ajuda, pois não resido em Lisboa, mas sim no Norte!

Se preferir, e se tiver fotocopiado, pode enviar-me esses dados para genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Gaspar, f.º de Isabel de Figueiredo - Manuel Coelh

#123962 | gmg | 31 jul 2006 09:14 | Em resposta a: #123905

Caro J. Almiro,

Sabe com quem casou Gaspar, f.º de Manuel Coelho e Isabel de Figuiredo? Esse mesmo Gaspar era natural de que freguesia?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#124014 | galvao teles | 01 ago 2006 00:53 | Em resposta a: #123945

Caro Luís GMG

O objecto do estudo que publiquei há anos consistia nos Teles, de Alvarenga, e por conseguinte só marginalmente apanhei estes Figueiredos, a partir do casamento de Maria de Figueiredo Soares com Bernardo Pereira Teles, em Tondela.

A Genealogia Manuscrita que citei no meu livro, trata-se de um único fólio incluído num volume com genealogias avulsas, com a cota 21 F 46, julgo que sem numeração de folha.

A transcrição desse documento é a seguinte (com ortografia e pontuação actualizadas):

"Figueiredos Vz, de Viseu, hoje na Casa de António Dias Teles, de Tondela

1. Damião Vaz casou com Ana Gonçalves, irmã do Cónego Baltasar Gonçalves, e tiveram:

2. D. Isabel Vaz;
2. Manuel Vaz, cónego de Viseu por renúncia de Baltasar Gonçalves, acima;
2. Maria Vaz, que casou com Manuel Fernandes Lucrécio(?), de quem foi filho o Cónego Manuel Monteiro por renúncia de seu tio Manuel Vaz, acima, que renunciou em Bernardo Carneiro de Figueiredo e este em Alexandre Carneiro.

2. D. Isabel Vaz casou com Gaspar Francisco e tiveram:

3. D. Isabel de Figueiredo;
3. Manuel Vaz de Figueiredo, Vigário de Tondela;
3. Dr. Gaspar de Figueiredo, Vigário de São Miguel do Outeiro;
3. João Vaz, Cónego na Sé de Viseu;
3. Maria Vaz, que casou em Molelos, hoje sem geração.

3. D. Isabel de Figueiredo casou em Tondela com Manuel Coelho Soares do Vale, filho de António do Vale Moreira e de D. Maria Coelha Soares e neto de outro António do Vale e de Luzia Moreira, filha de Jorge Moreira, que serviu na Índia, e assistiu na sua quinta do Cruzeiro, como V.S.ª verá no papel que lhe mandei, assim como a descendência que tiveram até ao presente.

NB: Ponho Dom a estas Senhoras porque as acho, ou a suas mães, intituladas Donas Viúvas".

E é o que contém o referido fólio!

Num outro fólio manuscrito, no mesmo volume, existem outros apontamentos que também cito no meu livro, intitulados "Memórias Genealógicas da Casa de António Dias Teles de Vila Fanha de Barros, natural da Vila de Tondela, extraídas dos Testamentos, Dotes de Casamentos, Justificações de Nobreza, Brasões de Armas, Mercês dos Reis, Etc., que conserva e mostrará a quem os desejar ver".

Na parte que aos Figueiredos diz respeito, interessa o seguinte:

"5. Manuel Coelho Soares do Vale casou em Viseu com Isabel de Figueiredo, irmã de Manuel Vaz de Figueiredo, Vigário de Tondela, e do Doutor Gaspar de Figueiredo, Vigário de São Miguel do Outeiro e depois Reitor de Nogueira, e de João Vaz, Cónego da Sé de Viseu, todos filhos de Gaspar Francisco e Maria Vaz, irmãos do Cónego Manuel Vaz, filhos de Damião Vaz e Ana Gonçalves, que cuido ser Irmã do Cónego Baltasar Gonçalves, Famoso e Rígido Genealogista".

Prossegue com a descendência do casal Manuel Coelho e Isabel de Figueiredo.

Se desejar, tenho cópia deste documentos, pelo que posso fotocopiá-la.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#124142 | almiro63 | 02 ago 2006 21:57 | Em resposta a: #124014

Caro João

Muito obrigado pela sua participação que foi totalmente esclarecedora.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#124479 | gmg | 07 ago 2006 22:08 | Em resposta a: #124014

Caríssimo João Bernardo Galvão Teles,

Muito obrigado pela sua mensagem! Desculpe, só hoje responder-lhe, mas tenho estado de férias!

Agradecia imenso que me pudesse enviar essa documentação, ou então fazer uma digitalização, se possível, da mesma e enviar-me para genealogia_@portugalmail.pt

Sobre a ascendêncencia destes Figueiredos haverá mais dados?

Fico à espera de resposta!

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#124590 | gmg | 09 ago 2006 13:10 | Em resposta a: #124014

Caro João GT,

Assim que puder enviar-me esses documentos agradecia. Será possível através de digitalização, por e-mail?

Sabe se estes FIGUEIREDO entroncam nos Figueiredo estudados por Felgueiras Gayo?

E o que me diz sobre a suposta filiação do Padre Gaspar de Figueiredo atribuída pelo Sr. Luís Soveral Varella?

Estou em crer que este Licenciado padre Gaspar, não será o mesmo referido pelo Sr. Luís Varella, pois os dados que me enviou, bem como o confrade J. Almiro, apontam para que seja f.º do Gaspar Francisco.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Pedido das informações

#124660 | gmg | 10 ago 2006 15:07 | Em resposta a: #124014

Caro João Bernardo Galvão Teles,

Agradecia, assim que puder, que me enviasse por e-mail esses documentos!

Fico à espera de uma resposta sua!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Pedido das informações

#124662 | g. teles | 10 ago 2006 15:35 | Em resposta a: #124660

Caro Luís GMG,

Peço desculpa por ainda não lhe ter respondido, mas uma situação de natureza familiar impediu-me de o fazer com maior antecedência.

À partida, creio que conseguirei digitalizar as fotocópias e enviar-lhas por e-mail, mas temo que só o possa fazer no início de Setembro, quando regressar ao escritório. De qualquer modo, o seu conteúdo é exactamente o que transcrevi na minha anterior mensagem.

Como também lhe referi, o objecto do meu estudo não foi a família Figueiredo, pelo que não tenho mais dados sobre a ascendência do Padre Gaspar de Figueiredo nem conheço a razão de lhe ter sido atribuída uma filiação diferente. Permito-me, todavia, chamar a atenção para o facto das Genealogias Manuscritas deverem, a meu ver, ser olhadas com a devida cautela, principalmente as elaboradas no século XVIII, pois muitas vezes eram escritas com propósitos enaltecedores. Convirá sempre tentar cotejar com outras fontes mais fidedignas. Recordo-me que quando fiz o meu estudo, cheguei a consultar uns livros de registo de ordens sacras na Câmara Eclesiástica de Viseu. Pode ser que aí se consiga apanhar algo do Padre Gaspar de Figueiredo.

Permanecendo ao inteiro dispor, apresento os meus melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Pedido das informações

#124876 | gmg | 14 ago 2006 16:25 | Em resposta a: #124662

Caro João GT,

Muito obrigado pela sua resposta. Pois, estou numa grande dúvida no que respeita à filiação deste Padre Gaspar de Figueiredo. Mas se analisarmos o que neste tópico tem sido escrito, a filiação do dito Padre será: Gaspar Francisco e sua respectiva mulher. Outro dos aspectos que leva a supor com certeza esta filiação é o facto de ele apradinhar e baptizar filhos da sua Irmã Isabel de Figueiredo, casada com Manuel Coelho Soares do Vale.

Será este o Padre Gaspar de Figueiredo formado em Cênones em 1638, o mesmo Gaspar irmão da D. Isabel? Se é, porque razão lhe dão uma filiação diferente?

Leu o que o Sr. Luís Soveral Varella escreveu sobre este Padre?

Como entro em contacto com a Câmara Eclesiástica de Viseu? Que tipo de informação devo pedir ou procurar? Os processos de Inquirição de Genere estarão onde? no A.D.Viseu?

Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido das informações

#124879 | gmg | 14 ago 2006 16:39 | Em resposta a: #124662

Esta gente entronca no Felgueiras Gayo? O Sr. J. Almiro refere que o Damião Vaz de Figuiredo, avô materno da D. Isabel e do P.e Gaspar de Figueiredo era Escrivão do Geral em Viseu. Que cargo é esse? Vem isso referido nas Genealogias Manuscritas?

Cumprimentos,

Luís G. MurtaGomes

Resposta

Link directo:

Missas da Rainha Dona Catarina

#125437 | gmg | 21 ago 2006 16:57 | Em resposta a: #124014

Caro João Galvão Teles

Encontrei esta expressão em alguns testamentos do final do séc. XVII e inícios do séc. XVIII, em que alguns dos testadores deixam uma determinada quantia em dinheiro para mandar rezar as "missas da Rainha Dona Catarina".

Que quer esta expressão dizer?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#125438 | gmg | 21 ago 2006 16:58 | Em resposta a: #124014

Esta gente entronca no Felgueiras Gayo? O Sr. J. Almiro refere que o Damião Vaz de Figuiredo, avô materno da D. Isabel e do P.e Gaspar de Figueiredo era Escrivão do Geral em Viseu. Que cargo é esse? Vem isso referido nas Genealogias Manuscritas?

Cumprimentos,

Luís G. MurtaGomes

Resposta

Link directo:

RE: Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#126327 | gmg | 29 ago 2006 14:30 | Em resposta a: #124014

Caro João,

Assim que tiver disponibilidade para me enviar por e-mail a digitalização dessa genealogia manuscrita, agradecia.

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Missas da Rainha Dona Catarina

#156471 | g. teles | 17 mai 2007 23:20 | Em resposta a: #125437

Caro Luís GMG,

Tenho de pedir-lhe, antes de mais, desculpa pela longa demora na minha resposta, mas os últimos meses, desde que precisamente regressei de férias em Setembro do ano passado, têm sido muito atribulados com vários assuntos, designadamente com a preparação de um livro que concluí em Março.

No que respeita à questão que coloca sobre as "missas da Rainha D. Catarina", admito que essa expressão se refira às Mercearias instituídas pela mulher de D. João III, que eram instituições de caridade onde se admitiam pessoas sem recursos que tinham como dever assistir diariamente à missa por alma da instituidora. A administração destas Mercearias andava junta, ao que julgo, com a administração das chamadas Capelas de D. Afonso IV e D. Beatriz, instituídas na Sé de Lisboa.

Creio, portanto, que essas deixas testamentárias seriam legados pios efectuados por pessoas que dessa forma contribuíam para a manutenção das referidas Mercearias.

Espero ter podido ajudá-lo.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

PS: Diga-me se ainda lhe fazem falta cópias das genealogias manuscritas de que em tempos falámos, pois em caso afirmativo tentarei digitalizá-las.

Resposta

Link directo:

RE: Missas da Rainha Dona Catarina

#156533 | gmg | 18 mai 2007 14:59 | Em resposta a: #156471

Caríssimo,

Muito obrigado pela sua resposta. Se não se importar, enviaria essa documentação digitalizada para genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda...

#219022 | gmg | 20 jan 2009 15:00 | Em resposta a: #123917

Caro Senhor,

Será que me pode ajudar? Deixo-lhe o meu e-mail: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda...

#219023 | gmg | 20 jan 2009 15:11 | Em resposta a: #156471

Caro João B. Galvão Teles,


Será que me pode ajudar? Deixo-lhe o meu e-mail: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda...

#219032 | g. teles | 20 jan 2009 17:02 | Em resposta a: #219023

Caro Luís GMG

Desculpe, mas não percebi ao certo qual a ajuda de que necessita.
É ainda sobre a questão das Missas de D. Catarina?

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda...

#219044 | gmg | 20 jan 2009 18:21 | Em resposta a: #219032

Caríssimo,

É sobre outra questão. Mas o recato faz-me pedir que me escreva para o e-mail.

Cumprimentos respeitosos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela

#438024 | Peixeira | 10 dez 2021 23:47 | Em resposta a: #124014

Caros confrades
Espero que, passados 15 anos, alguém leia esta resposta :)

Em Julho de 1670 o "L.do Gaspar de Figueiredo, Vig.º de São Miguel de Outeiro" foi padrinho de baptismo de Cristóvão de Figueiredo Soares, neto da Isabel de Figueiredo.
Tiff 120 do 1.º livro Misto da Paróquia de Beijós.
Também em Beijós se encontra o baptismo de uma filha do Pe. Manuel de Figueiredo Soares (e de Maria Domingues, de Tondela), em 1-2-1682.

Os herdeiros de Cristóvão de Figueiredo Soares tinham uma pequena quinta com uma bonita casa em Beijós, com armas de Costa, Correia, Moura e Cabral, que acabou na família Teles de Tondela nos inícios de XIX.

Cumprimentos
Carlos Peixeira Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen