Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil | Hispânia

Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#124739 | Pedro29 | 12 ago 2006 13:27

Bom dia, senhoras/senhores, me deculpem mais nao escrevo bem o portugues. Eu tinho visto que havem muitos Roballo no Brazil, mais so algums en Colombia, Argentina e no meu pais, o Uruguay. Poderiam com licenca procurar informacao se os Roballo tem origem Portugues? Si es asim, de que regiao do pais? Muito obrigado!!!

Resposta

Link directo:

Apelido 'Robalo'

#124816 | victorferreira | 13 ago 2006 20:41 | Em resposta a: #124739

Espero que leia bem o Português. Afinal, é originário da 'província cisplatina' ...
Aqui na base do Genea - ali em cima à direita, na barra verde - se escrever 'Robalo' e seleccionar 'Famílias' ao invés de 'Pessoas', encontra uma origem incerta, e uma dispersão relativamente restrita: a Beira Baixa.
Curiosamente, a Beira Baixa é interior, e 'robalo', como deve saber, é o nome de um peixe de mar.
Li em outro lado que nessa zona o apelido Robalo encontra-se associado ao de Pignatelli. Será essa associação o que esplica que também estejam presentes em regiões de forte influência italiana, como a Argentina e o Uruguai?
Tem aí um tema para estudar.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Robalo'

#124843 | Pedro29 | 14 ago 2006 07:16 | Em resposta a: #124816

Prezado Victor, muito obrigado pela sua informacao. Minha avo ela era Brasileira, e minha mae da fronteira com o Brasil, dali que eu comprendo o portugueis mais tenho vergonha de escrever, ue solo fiz portugues basico no instituto Cultural Uruguaio Brasileiro!! Pode ser que o sobrenome Robalo podese devenir Roballo nos paises de lingua castelhana, mais surprendeme que mesmo no Brasil ouvem muitos Roballos. Si o caso e que no Portugal o sobrenome nao existe entao pode ser que o sobrenome seja italiano. Alguma outra opinion do forum e certamente bem vinda. Rispeitosamente, Dr. Pedro Roballo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Robalo'

#124848 | RCCORREIA | 14 ago 2006 10:30 | Em resposta a: #124843

O apelido Robalo existe em Portugal e pessoalmente conheço pessoas dessa família de facto oriundas da Beira Baixa.

Cumps,
RCC

Resposta

Link directo:

Apelido 'Roballo'

#124852 | Pedro29 | 14 ago 2006 11:46 | Em resposta a: #124848

Prezado R. Correa, a minha pergunta e por o sobrenome Roballo (dois L).
O Assunto/Topico foi inadvertidamente trocado. Voce conhece algum RobaLLo, na no Portugal? Eles som originarios dali?

Rispeitosamente, Dr. Pedro Roballo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#124853 | Genea Portugal | 14 ago 2006 12:15 | Em resposta a: #124852

Pedro Roballo,

En portugués "Roballo" y "Robalo" se pronuncian exactamente igual. Por eso es casi cierto que se trata de la misma Família. Probablemente hasta el siglo XIX se escribió "Roballo", como usted lo mantiene, pero hubo actualizaciones a la grafia y hoy se escribe "Robalo" entre nosotros.

Haga un estudio de su ascendencia y seguro que llega a un abuelo Roballo portugués. No parece para nada que sea italiano o otra cosa.

Saludos,

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#124854 | Pedro29 | 14 ago 2006 12:40 | Em resposta a: #124853

Sres. Genea Portugal. Muchas gracias por su amable "input". Justamente estoy tratando de ver sobre mi ascendencia, cosa no tan facil en mi pais. De todos modos, por ejemplo, en el directorio telefonico en Portugal, no se ven Roballos??
Muchas gracias desde ya!!

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#124857 | LProjecto | 14 ago 2006 13:16 | Em resposta a: #124854

Caro Pedro,

A título de curiosidade, e aproveitando a boleia do tópico, refiro que tenho ascendentes de apelido Roballo ou Robalo, cujos nomes por aqui deixo, na esperança de que tais elementos possam ser comuns à ascendência de algum dos participantes neste fórum:

1. Maria Lourenço ROBALLO, b. 19.08.1718 - Oledo - Idanha-a-Nova - Castelo Branco, c.c. Manuel Martins Barroso, n. Soalheira - Fundão.

2. Manuel ROBALLO, n. Rendo - Sabugal - Guarda, c. 01.08.1717 - Oledo.

3. Isabel Lourenço (ou André), n. Oledo

4. Sebastião Gonçalves, n. Rendo.

5. Isabel ROBALLO, n. Rendo.

6. João Lourenço, n. Orca - Fundão, c. 28.08.1677 - Oledo.

7. Maria Gonçalves André, n. Oledo.


São os únicos elementos de que disponho, mas que me apraz oferecer-lhe relativamente a esta família enraizada na Beira Baixa, embora me pareça pouco provável que os seus Roballos tenham proveniência destas bandas...mas só a investigação poderá contribuir para esse esclarecimento.

Despertou-me interesse e curiosidade a informação veiculada pelo ilustre confrade Victor Ferreira relativamente a uma eventual associação dos Robalo aos Pignatelli. Ignorava tal teoria pelo que agradeço qualquer informação complementar…

Faço votos para que consiga descobrir a origem dos seus "Roballos".


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#124860 | Pedro29 | 14 ago 2006 13:31 | Em resposta a: #124857

Prezado Luis, muito obrigado pela sua alentadora risposta. Parece-me que efectivamente os Roballo/s entao temo origem no Portugal. Se buscar Roballo no google umo pode ver muitos no Brazil, o que faz pensar no portugal ou na italia, mais si voce conhece ROBALLOs no Portugal, entao, vou torcendo para o Portugal.
Muito recomendavel vosso website Genea Portugal, gente muito cordial e bem voluntariosa de aiudarl. Uma vez mais: thank you so much! - Dr. Pedro Roballo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#125118 | virgilio31 | 17 ago 2006 11:31 | Em resposta a: #124860

Robalo ou roballo é bastante frequente na Beira
Tenho uma pernada de Roballo no seculo XIX no conelho de Sabugal

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#125127 | braveman | 17 ago 2006 13:12 | Em resposta a: #125118

Na grafia Portuguesa actual perdeu-se quase por completo o uso de consoantes duplas. Antigamante Roballo = Robalo actualmente. Como Mattos = Matos ou outras diferenças como Ayres = Aires ou muitas outras como a perda do PH, por exemplo Pharmácia para Farmácia

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#127556 | pasargada | 06 set 2006 02:49 | Em resposta a: #125127

Tenho uma grande amiga advogada cujo primeiro marido e pai de seus filhos, tinha o sobrenome Roballo, aqui no Rio de Janeiro. Vou perguntar a ela se tem alguma informação sobre os Roballos. Lembro também que no Brasil a tendência a se manter a maneira antiga de escrita é muito grande, pois qualquer mudança de nome, qualquer diferença na maneira de escrever pode causar problemas burocráticos geradores de imensas dores de cabeça assim como até perdas de direitos. Digo isto, porque tenho experiência própria com os POMPÊO DE BARROS, sobrenome da família de minha mãe, de Mato Grosso.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#127581 | silvestre | 06 set 2006 14:02 | Em resposta a: #124739

Caro Pedro
Para o caso de prosseguir as suas investigações. Descendo de um Robalo (Alexandre) natural de Penamacor e que casou no Carregal do Sal em 1707.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#127596 | Soydos | 06 set 2006 17:41 | Em resposta a: #124860

Caro Dr.Pedro Roballo:
Também eu conheço vários membros de uma Família ROBALO(em Portugal as palavras de consoante dobrada desapareceram com a reforma ortográfica do início da República Portuguesa em 1911),em Coimbra mas cuja origem é Castelo Branco-Província da Beira Baixa.
Os Robalos estabeleceram-se na Beira-Baixa.
Segundo alguns autores este apelido seria corrupção do de Revaldo,o que não parece provável.
As armas usadas pela Família Robalo são:
de azul,robalo de prata,posto em banda,com a boca para cima e com duas estrelas de 6 pontas de ouro,postas em barra.
Continue pesquisando que certamente irá encontrar os seus ascendentes em Portugal.
Cordialmente
Emília Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido 'Roballo'

#127640 | Pedro29 | 07 set 2006 06:47 | Em resposta a: #127596

Prezada Emilia e Vera:
Muito obrigado por dar mais informacao. Nalgum momento da minha vida eu irei ao Portugal -que e bem bonito- para pesquisar. Do que a senhora diz eu comprendo que meus ascendentes sejam vindos do Portugal no seculo XIX (ao minimo), eu acho entao que e possibel que nome de familia Roballo persiste no Brasil e Uruguay mais no origem o Portugal foi trocado por Robalo por issa reforma ortografica de 1911. Muito interesante. Eu amo os peixes (prioncipalmente com muito "curry" e tomato!) e bem aceptavel saber que no escudo da familia tenho um robalo!! Eu vide o escudo e ele e bom. Muito obrigado uma vez mais. Rispeitos desde Khartoum, no Sudan,
Dr. Pedro Roballo.

Resposta

Link directo:

Beira Beixa e Castelo Branco

#127690 | Joana | 07 set 2006 17:03 | Em resposta a: #127596

Cara Emília,
Escreve-se Castelo Branco e Beira Baixa.
Cumprimentos

Joana Morais da Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Beira Beixa e Castelo Branco

#127739 | Soydos | 08 set 2006 03:00 | Em resposta a: #127690

Cara Joana:
Não percebi a sua mensagem.
Diz que se escreve Castelo Branco e Beira Baixa.O erro está na ortografia?Não me parece!
Talvez não tenha percebido bem aquilo que eu disse,que foi:
-Conheço uma família que vive em Coimbra,mas que é originária da cidade de Castelo Branco,que fica na Província da Beira Baixa.
Como sabe,a Província da Beira Baixa é constituída por Castelo Branco,capital da Província e de Distrito e 11 Concelhos,mas todos os ascendentes da família a que fiz alusão nasceram na cidade de Castelo Branco.
No parágrafo seguinte refiro a origem portuguesa dos ROBALOS em geral,localizada na Província da Beira Baixa.

Cumprimentos.
Emília Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#386564 | fehorn@gmail.com | 15 nov 2017 03:47 | Em resposta a: #124857

Boa noite Luís!! Esse "MANUEL ROBALLO" é da minha familia, pai do médico da corte e amigo pessoal do rei de Portugal, "Modesto "Leal" Nunes", Nunes pela parte da mãe. Onde você conseguiu essa informação dele Luís? Poderia me passar algo?

Resposta

Link directo:

Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#389110 | fehorn@gmail.com | 07 fev 2018 05:37 | Em resposta a: #124857

Esse Manuel é o meu 8 avô!

9° avós: "Joam Lopes Roballo (Nasc. aprox.1695) e Domingas Nunes" (Pais de Manuel)

8° avós: "Manuel Roballo (Nasc. aprox.1717 em Sabugal, Guarda)
e Catherina Nunes" (Provavelmente prima)

7° avô: "Modesto Leal Nunes"
Médico do então rei de Portugal D. José I. (Nasc. 1747, Filho de Manuel)

Acredito que eram judeus também, por serem médicos, casarem com consaguineos e levarem o nome da mãe...

Resposta

Link directo:

Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#389111 | fehorn@gmail.com | 07 fev 2018 05:38 | Em resposta a: #386564

Somos da mesma família...

Os meus...
9° avós: "Joam Lopes Roballo (Nasc. aprox.1695) e Domingas Nunes" (Pais de Manuel)

8° avós: "Manuel Roballo (Nasc. aprox.1717 em Sabugal, Guarda)
e Catherina Nunes" (Provavelmente prima)

7° avô: "Modesto Leal Nunes"
Médico do então rei de Portugal D. José I. (Nasc. 1747, Filho de Manuel)

Acredito que eram judeus também, por serem médicos, casarem com consaguineos e levarem o nome da mãe...

Resposta

Link directo:

Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#406264 | anogueir | 10 ago 2018 18:50 | Em resposta a: #389111

Caro fehorn,

Comecei há pouco tempo a fazer a minha árvore e descobri um bisavô Robalo (na época, Roballo), Tubúrcio Robalo, de Rendo, Sabugal. Já se cruzou com ele? A minha avó, sua filha, nasceu em 1881, mas dele não encontro nada, porque no tombo.pt não há registos do séc. XIX.
Obrigada!
Adriana Nogueira

Resposta

Link directo:

Sobrenome (nome da familia) Roballo e portugues?

#406265 | anogueir | 10 ago 2018 18:50 | Em resposta a: #406264

Correção: Tibúrcio.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen