Bento de Morais Pimentel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Bento de Morais Pimentel

#12476 | pimentel | 06 nov 2001 16:19

Exmos senhores
á muito que não frequento este forum por motivos profissionais, já que me desloco grandes temporadas ao Brasil, o que não me permite ser assiduo.
No entanto agradecia, caso pudessem , que me informasem da descendencia de Bento de Moraes Pimentel , instituidor do
morgadio de rio torto em 1659, e filho de Manuel de Moraes pimentel.
Alão, fala de um unico filho , joaõ !!,. que dizem Gayo, Baçal e outros ? , ja´que naõ possuo essas obras .
E despois deste filho ou filhos?

certo da V preciosa colaboração, manifestando o meu agrado pelas excelentes intrevenções que este forum alberga.
cordialmente
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12477 | pimentel | 06 nov 2001 16:24 | Em resposta a: #12476

peço desculpa pelas inúmeras gralhas da mensagem anterior, efectivamente foi escrita excessivamente depressa.:-))
FP

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12478 | jsarmento | 06 nov 2001 16:32 | Em resposta a: #12476

Caro Francisco Pimentel,

Por feliz coincidência estava precisamente a consultar o Forum quando enviou a sua mensagem.

Penso que tenho qualquer coisa sobre a descendência. Depois o informarei

um abraço

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12532 | Vasco Jácome | 07 nov 2001 21:50 | Em resposta a: #12476

Caro Francisco Pimentel

Pela parte que me toca, ajudava se colocasse a aqui mais alguns dados sobre a ascendência desse Bento Morais Pimentel, de preferência, até ao tronco de dos Morais ou dos Pimenteis.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12533 | pimentel | 07 nov 2001 22:15 | Em resposta a: #12532

Caro V Jácome
esse Bento de Moraes era filho de Manuel de Moraes e Izabel de Moraes filha de Francsco Cabral Moraes Valcacer " o Palmeirim".
neto de Aleixo de Moraes Pimentel e 2º neto de Pedro Alvares de Moraes Pimentel etc..
não sei se é suficiente,
agradecendo desde já a sua ajuda
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12580 | Vasco Jácome | 08 nov 2001 22:11 | Em resposta a: #12533

Caro Francisco Pimentel

No Felgueiras Gayo ttº de Pimenteis §7, resumidamente:

N9 PEDRO ÁLVARES DE MORAIS, Padroeiro de S. Francisco de Bragança, etc, cc ISABEL PEREIRA PINTO. Tiveram 11 filhos, sendo o sucessor:

N10 ALEIXO DE MORAIS PIMENTEL, Padroeiro de S. Francisco, Comendador da O. de Cristo, escrivão da fazenda de D. João III cc ISABEL GOMES DE MACEDO. Tiveram 4 filhos:
- Gaspar de Morais Pimentel
- António de Morais Pimentel cc Isabel de Madureira, do Morgado de Parada CG abaixo.
- Jaime de Morais Pimentel
- M.el de Morais Pimentel, que segue no §23

N11 M.EL DE MORAIS PIMENTAL cc ISABEL DE MORAIS fª Francisco de Morais Palmeirim, que foi tesoureiro de D. João III e casado na Casa de S. Catarina em Chaves. Tiveram, filha única:

N12 ANA DE MORAIS PIMENTEL cc seu primo ÁLVARO DE MORAIS DE MADUREIRA filho de Isabel Madureira e de seu marido António de Morais (acima filho de Aleixo) no ttº de Madureiras §22 N7, onde também segue a sua descendência, a qual foi:
- António de Morais Madureira c CG
- Francisco de Morais Madureira Pimentel c CG

Júlio Teixeira, nos seus “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”, no Vol. III, pg. 397, a Aleixo de Morais Pimentel, dá 3 filhos: Gaspar, António e, pelo meio, Pedro Pinto Pimentel cc Isabel de Alvarenga CG.

Nem um nem outro, fala de um Bento. Será que não há erro na identificação dos seus ancestrais?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12582 | pimentel | 08 nov 2001 22:43 | Em resposta a: #12580

caro vasco Jacome
Acho que saltou uma geração.
Manuel de Moraes Pimentel x Isabel de Moraes, tiveram pelo menos 9 filhos; a saber
Aleixo de MP
Francisco Mp ( morreu moço)
Frei Diogo
Frei Francisco
Anna M q cc Alvaro M Madureira
Bento MP q cc Isabel Teixeira
D. Barbora (freira)
D.Maria (freira)
D isabel ????

Ao Bento Alão dá como unico filho Joao
Baçal dá como unica filha Maria
gayo e outros não sei? mas salvo erro também só dão a Maria.
este Bento instutuiu o morgadio de rio torto em Valpaços que contunuou e do qual ainda existe solar e brazão.
bom é o que sei, no entanto gostaria de saber mais sobre a geração do Bento, filhos e netos.???
agradeço noticias.
até breve c/ um abraço
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12640 | Vasco Jácome | 10 nov 2001 00:17 | Em resposta a: #12582

Caro Francisco Pimentel

Não houve erro na leitura dos livros citados. Gayo só dá Ana como filha única de Manuel de Morais Pimentel e Isabel de Morais.

Vejo na sua mensagem que a m.er de Bento era Isabel Teixeira. Será que conhece algumas gerações para trás, a ver se a entronco nos Teixeiras?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12643 | magalp | 10 nov 2001 00:29 | Em resposta a: #12640

Caros Vasco Jácome e Francisco Pimentel

Rápidos precisos e concisos na vossa esclarecedora resposta. Só abri este tópico depois de responder a António de Sousa, com... nada. Isto é, bons conselhos.
Digam-lhe alguma coisa do vosso muito saber transmontano!

cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12671 | pimentel | 10 nov 2001 17:58 | Em resposta a: #12640

Caro Vasco Jácome

Essa Anna, filha de Manuel M P , foi casada com
Alvaro de Moraes Madureira.
De Isabel Teixeira, só sei, infelismente, que era filha de N. Teixeira de Chaves.
No entanto tenho 6 gerações mais à frente, outra Teixeira; trata-se de D.Joaquina Roza Teixeira de Melo, casada com Manuel Caetano Moraes Pimentel, filha de Caetano José Gonçalves e de leonor Luiza (Texeira de Melo), com duvidas sobre este ultimo apelido.'
Não sei se tem acesso ao abade de Baçal.S/ Gayo
acredito que só dê essa filha, aliás a minha opinião s/ ele, é que não é de fiar,!!!, por exemplo, outro filho de Manuel foi: Aleixo de M P, doutor em canones, "governador" do arcebispado de Braga e posteriormente de Lamego.!!
Caso tenha mais informações, agradeço a troca.
um abraço
do conterrâneo
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12686 | Vasco Jácome | 10 nov 2001 21:48 | Em resposta a: #12671

Caro Francisco Pimentel

Infelizmente, não lhe posso adiantar mais nada. Não tenho a obra do Abade de Baçal e neste momento não me estou a lembrar de mais nada que tenha e que possa referir esta sua gente.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

P.S.: quanto aos administradores de concelho tb não lhe sei responder. Já experimentou uma enciclopédia?

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12894 | pimentel | 14 nov 2001 15:56 | Em resposta a: #12686

Caros participantes
Não sei se alguem tem as obras de julio A teixeira, "fidalgos e morgados de Vila real e seu termo" e, de Jayme Pereira Serpa Pimentel, " livro de Linhagens", e caso afirmativo, o que é que elas dizem sobre a descendencia de Bento de Moraes Pimentel, ém posts anteriores referenciado.
O meu muito obrigado antecipado
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#12997 | Vasco Jácome | 15 nov 2001 19:35 | Em resposta a: #12894

Caro Francisco Pimentel

Relativamente à obra de Jayme Pereira Serpa Pimentel, não a tenho nem conheço, pelo que não posso adiantar nada.

Quanto aos “Fidalgos de Vila Real”, como já tinha dito, Júlio Teixeira só dá 3 filhos ao casal Aleixo de Morais Pimentel e Isabel Gomes de Macedo:

- Gaspar de Moraes Pimentel cc Ursula de Castro CG.
- Pedro Pinto Pimentel cc Isabel de Alvarenga CG descrita nas pg seguintes.
- António de Moraes Pimentel

Portanto, não fala desse Manuel pai de Bento nem, obviamente, da sua descendência, a menos que apareçam “perdidos” noutro local da obra, mas não me parece.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#13025 | pimentel | 16 nov 2001 08:52 | Em resposta a: #12997

Caro Vasco
Obrigado pelo cuidado.
um Abraço
Francisco pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#75428 | Gil Campilho | 20 out 2004 16:25 | Em resposta a: #13025

Caros Vasco Jácome e Francisco Pimentel

Provavelmente esta resposta já não terá utilidade uma vez que vem com um atrase de 3 anos, mas de qualquer modo aqui vai:

O livro "Famílias Transmontanas" do meu parente Engº Francisco Xavier de Moraes Sarmento tem, julgo eu, a resposta sobre a descendência e ascendência de Bento de Moraes Pimentel.

No que se refere à sua ascendência, nomeadamente por via varonil, será a seguinte

1) João Afonso Pimentel X D. Constança Roiz de Moraes;

2) Rodrigo Afonso Pimentel, Comendador Mor de S. Tiago X D. Lourença da Fonseca, filha de Lourenço Vasques da Fonseca e mulher D. Sancha Vasques;

3) Martim Affonso Pimentel, Irmão do conde de Benavente, fez testamento a 17.9.1393 X D. Inês Vasques de Melo, filha de Vasco Martins de Melo, Sr. De Castanheira, Povoa e Chileiros, Alcaide-Mor de Évora e Santarém, Guarda Mor de El Rei D. Fernando;

4) João Affonço Pimentel, que passou em 1397 a Castela com seu tio o Conde de Benavente X com D. Teresa Pacheco filha de Estevão Pacheco, 1º senhor de Serralvo e neta de D. Lopo Fz Pacheco, senhor de Monção, Giela e Valladares e de metade do concelho de Arcos de Val de Vez por merçê de El Rei D. João I, um dos 12 de Inglaterra, esteve em Aljubarrota;

5) Gil Affonso Pimentel, que por desavenças havidas em Castela entre o seu primo o Conde de Benavente, com o Valido D. Álvaro de Luna, no tempo de El-Rei D. João II, de Castela, lhe foi forçoso retirar-se de Castela para este Reino e parou na Província de Trás-os-Montes. X com D. Leonor de Moraes, chefe do nome e armas dos Moraes, filha herd.ª de Gonçalo Roiz de Moraes, chefe do nome e armas dos Moraes, 8º padroeiro do Capítulo de S. Francisco de Bragança, procurador às Cortes de 1439,;

6) Álvaro Gil de Moraes X D. Isabel de Valcacer, filha de João Roiz de Valcacer;

7) Pedro Alvares de Moraes Pimentel, Padroeiro do Convento de S. Francisco X D. Maria Pereira, filha de Gonçalo Vasques Guedes, 3º Senhor de Murça e mulher D. Maria Pereira;

8) Aleixo de Moraes Pimentel, comendador na O. de Cristo, 14º padroeiro do Capítulo de S. Francisco de Bragança, que serviu os Senhores Reis D. João III e D. Sebastião e foi vedor da Senhora Rainha D. Catarina, casou com D. Isabel Gomes de Macedo, filha de Rui Gomes de Mascarenhas, Comendador de S. Miguel de Abambres, na O. de Cristo e de sua mulher D. Ana de Macedo, e neta paterna de Afonso Gomes Mascarenhas, que “no tempo do Senhor Rei D. Manuel fez assombros em África”;

8.1) Jaime de Moraes Pimentel, padroeiro de Nª Sª do Pópulo, onde está sepultado, casou com D. Antónia de Castro, a qual era neta paterna de João de Castro, fidalgo galego, da casa dos condes de Lemos, e mulher D. Margarida da Costa Chaves, herdª do morgado de Santa Catarina, em Chaves, com descendência nas famílias Moraes Castro, nos senhores do Morgadio de Santo António dos Aciprestes, em Santa Valha, nas famílias Campilho e Montalvão etc.

8.2) Gaspar de Moraes Pimentel, instituidor do Morgadio de Nª Senhora do Pópulo, que seguiu na descendência de seu irmão Jaime.

8.3) António de Moraes Pimentel X D. Isabel de Madureira Feijó. Morgada de Parada, com geração cf. infra

8.4) Manuel de Moraes Pimentel, que segue infra;

9) Manuel de Moraes Pimentel X D.Isabel de Moraes Pimentel, filha de Francisco de Moraes (Cabral), Palmeirim, autor da obra “Crónica do Palmeirim de Inglaterra”, Cavaleiro Fidalgo, etc, e de sua mulher D. Bárbara Madeira:

9.1) Padre Dr. Aleixo de Moraes Pimentel, Doutor em Cânones, Governador do Arcebispado de Braga, do Bispado de Lamego e do de Miranda do Douro, na ausência de seu Tio, o Bispo D. Frei Francisco Pereira

9.2) D. Frei Diogo de Sta. Ana, fal. Em 6.10.1646 em Goa, estudou na Universidade de Salamanca, após o que professou no Instituto de Eremita Agostiniano, no Convento da Graça, em Lisboa, a 21.10.1594; no ano seguinte partiu para a Índia, foi Prior do Convento de Aspão, na Pérsia, em 1607; confessor e administrador do Convento das Religiosas de Santa Mónica, em Goa, o qual reedificou depois de um incêndio; deputado da Inquisição de Goa, do qual tomou posse a 19.8.1621, ,Mestre de Noviços, Reitor do Colégio de Santo Agostinho e Provincial da Congregação da Índia; com numerosas obras manuscritas e publicadas entre as quais “Memorial da Família dos Pimenteis”

9.3) D. Ana de Moraes Pimentel, casada com Álvaro Annes de Moraes Madureira (ou Moraes Pimentel), Morgado de Parada, filho de António de Moraes Pimentel cf. supra nº 8.3), de quem teve 2 antepassados meus: a) António de Moraes Madureira Feijó, Morgado de Parada, c.g. e b) Francisco de Moraes Madureira, Capitão de Infantaria e Governador do Forte de S. João de Deus de Bragança c.g..

9.4) Bento de Moraes Pimentel, que segue

Quanto a Bento de Moraes Pimentel e sua ascendência reproduzo o que vem na obra acima citada:

MORGADIO DE RIO TORTO


IV BENTO DE MORAES PIMENTEL, filho de D. Isabel de Moraes Pimentel e de seu marido Manuel de Moraes Pimentel (§ 1, Morgadio de Parada, nº IlI, deste Capítulo).
Em 14.9.1659, instituiu um morgadio e a sua instituição estava no Convento de S. Francisco, de Bragança, onde tinha obrigação de satisfazer um legado anual de missas, estando a escritura nas notas do Tabelião Tomás de Castro, de Bragança. Este Morgadio passou a chamar-se de Rio Torto, porque passaram a viver nesta aldeia, hoje do concelho de Valpaços.
C" c. D. ISABEL TEIXEIRA, nato de Rio Torto 18.
Filha:
1 (V) - D. MARIA DE MORAES, que segue.

V D. MARIA DE MORAES. Uma D. Maria de Moraes, de Rio Torto, fal. a 11.10.1680, em Mirandela, «fez testam.to de q dará conta André Cardoso de Queiroga» 19.
C., c. LOPO DOURADO DE MARIZ, ou, MORAES, de Vinhais, f.º. de Francisco Dourado de Mariz e de sua mr. D. Margarida Brito de Mascarenhas, de Bragança 20.
Filhos:
l(VI) - FRANCISCO DE MORAES MARIZ, que segue.
2(VI) - D. ISABEL DE MORAES, fal. a 21.6.1686, em Mirandela, com test.º, sendo viúva 21.
C., c. ANDRÉ CARDOSO DE QUEIROGA, ou, ANDRÉ PINTO CARDOSO 22, n. a 3.8.1630, em Mirandela, e aí fal. a 20.5.1686 23, Cavaleiro do Hábito de Cristo, por alvará de 10.3.167024, f.º de Gaspar Pinto Cardoso e de sua mr. D. Catarina de Vargas Teixeira com ascendência no Título 2.°, MORGADIO DE SANTO ANTÓNIO DOS ACIPRESTES E DESCENDÊNCIA, Capítulo IV; Campilho, Apenso, Campilho - Origens e Outros Ramos, .° IV.
Filhos:
1(VII) - D. BRlTES, n.a 6.4..1669, em Mirandela, foi bapt. A 15, sendo Pad. Belchior Pinto (Cardoso) e sua mr. D. Joana 25. S.m.m
2(VII) - GASPAR PINTO CARDOSO. Mencionado no test.º de sua Mãe.
C., c. sua Prima D. Maria de Moraes, c,g. no nº VII, deste §.
3(VII) - Luís Inácio. Será um LUÍS CARDOSO DE QUEIROGA, que assistiu ao bapt. do n.º X, onde consta como Tio. Consta no test.º de sua Mãe. S.m.n.
3(VI) - Pe JOSÉ DE MORAES PIMENTEL. Cónego, teve habilitação de genere em 1691. S.m.n.

VI FRANCISCO DE MORAES MARIZ. Cavaleiro da Ordem de Cristo; já era faL, em 1687.
C., em Rio Torto, c. D. BRITES DE MlRANDA, de Chaves, f.ª de Francisco de Miranda e de sua mr. D. Maria de Vargas, neta pat. de Martinho Roiz Carneiro, o Velho, e de sua mr. D. Brites de Miranda, e neta mat. de Manuel Madeira e de sua mr. D. Joana Teixeira (de Vargas) 26, com ascendência no Título 2.º, MORGADIO DE SANTO ANTÓNIO DOS ACIPRESTES E DESCENDÊNCIA, Capítulo IV, Campilho, Apenso I, Campilho - Origens e Outros Ramos, § 7, n.º IV.
Foram moradores em Rio Torto.
Filha:
I(VII) – D. Maria DE MORAES, que segue.

VIII D. MARIA DE MORAES
C. a 30.3.1687, em Mirandela, c.GASPAR PINTO CARDOSO, seu Primo, de Mirandela, fº de D. Isabel de Moraes e de seu marido André Cardoso de Queiroga, Cavaleiro da Ordem de Cristo, neste § 2, n.º 2 (VI) 27.
Filhos:
1(VIII) - ANDRÉ CARDOSO DE MORAES, que segue.
2(VIII) - GONÇALO LUí.S., n. a 10.1.1692, em Mirandela, foi bapt. a 22, pelo Pe Melchior Teixeira, desta vila, sendo Pad. Gregório de Castro Teixeira e D. Isabel de Miranda, sua mr., nat.es da vila de Chaves 28. S.m.n.
3(VIII) - JOSÉ LUÌS, n. a 7.6.1698, em Mirandela, foi bapt. a 15, pelo Rev. Manuel de Moraes, Abade de Bouçoais, sendo Pad. Belchior Luís Pinto (Cardoso), Fidalgo da Casa de Sua Majestade, e D. Maria Sarmento, todos desta vila de Mirandela 29, S.m.n.
4(VIII) - D. ANTÓNIA, n. a 13.7.1699, em Mirandela, foi bapt. em casa, pelo Pe Dr. João Pinto Cardoso, e a 5 de Novembro recebeu os Santos Óleos, assistindo Baltazar de Moraes e D. Rosa, mr. de Belchior Luís Pinto (Cardoso), desta vila 30. S.m.n.

VIII ANDRÉ CARDOSO DE MORAES, n. a 18.7.1687, em Mirandela, foi bapt. a 29, pelo Pe António de Sá Moraes, sendo Pad. Luís Álvres de Távora, f.º do Marquês de Távora, que foi representado por Luís Cardoso de Queiroga, Tio do baptizado, e D. Brites de Miranda, da vila de Chaves 31.
C., c. D. MARIA DE VARGAS E MlRANDA, de Montalegre, que, em 1721-1724, administrava o Morgadio como tutora de seus filhos 32.
Filhos:
1 (IX) - D. FRANCISCA, foi bapt. a 23.4.1708, em Mirandela, pelo Pe Aleixo de Miranda, da vila de Montalegre, sendo Pad. o Mestre de Campo, Coronel Baltazar Luís Pinto Cardoso e D. Feliciana, mr. de José Maria, todos desta vila de Mirandela 33. S.m.n.
Na dúvida, serão também f.os:
2(IX) - CAETANO DE MORAES PINTO CARDOSO. Estando como f.º de André Cardoso de Moraes Pinto e de sua mr. D. Maria de Vargas,C. a 5.10.1734, em Rio Torto, c. D. MARIA DE ALCOFORADO, f.ª de Francisco Dantas Sarrnento e de sua mr. D. Maria de Alcoforado 34. S.m.n.
3(IX) - D. LEONOR MARIA DE ATAÍDE DE MORAES. Estando como f.ª de André Cardoso de Moraes Mariz e de sua mr. D. Maria de Miranda e MeIo,
C. a 1.5.1739, em Rio Torto, c. o Licenciado JOÃO LOPES MARTINS, f.º de Domingos Martins e de sua mr. Isabel Lopes, do lugar dos Possacos 35.
Filha:
1 (X) - D. ROSA LEONORMARIA DE MORAES PINTO.
C. a 13(?).10. 175..., em Rio Torto, c. ANT6NIO PAIS TEIXElRA CABRAL, f.° de Dionísio Pais Teixeira Cabral e de sua mr. D. Maria Cabral de Fonseca, moradores no lugar de Quintela, freguesia de Aro, Bispado de Viseu 36. S.m.n.

Esperando ter ajudado a trazer alguma luz sobre Bento de Moraes Pimentel.

Apresento os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76318 | Vasco Jácome | 01 nov 2004 18:31 | Em resposta a: #75428

Caro Gil Campilho

Também respondo com atraso devido a problemas com o computador, só recentemente resolvidos.

De facto, na pág. 44, do tomo I, da obra citada por si, aparece Bento e sua descendência. Pelos vistos, tinha escapado a Gayo! Como este tópico remonta a 2001, ano do lançamento da obra, quando comecei a intervir neste tópico ainda não a devia ter comprado, o que me impediu de dar uma resposta que fosse pelo menos semelhante à sua em esclarecimento a esta questão.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76330 | aburma | 02 nov 2004 00:10 | Em resposta a: #75428

Caro Gil Campilho,

Grato ficaria se me pudesse indicar em que local de "Famílias Transmontanas" está a ascendência por si aqui transcrita de Bento de Moraes Pimentel, de seu avô Pedro Álvares de Moraes Pimentel para "trás".

Com os meus melhores cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76371 | Gil Campilho | 02 nov 2004 19:25 | Em resposta a: #76330

Caros Alexandre Burmester,

A ascendência de meu antepassado Pedro Alvares de Moraes Pimentel consta das páginas 187 e 188 da obra de meu primo Francisco Xavier, in "Ascendência de D. Francisca de Moraes (Castro) Veloso".

Infelizmente não tenho aqui o Felgueiras Gayo mas, se bem me recordo, também lá vem a dita ascendência, talvez em Moraes, por, ao que tudo indica, nestes Moraes Pimentel estar a chefia dessa família.

Com os melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76372 | Gil Campilho | 02 nov 2004 19:27 | Em resposta a: #76318

Caro Vasco Jácome,

Agradeço a sua resposta e aproveito para perguntar qual a sua ligação a um seu homónimo, senhor da casa do Avelar em Braga e avô materno do meu grande amigo António Folhadela.

Com os melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76375 | Vasco Jácome | 02 nov 2004 22:08 | Em resposta a: #76372

Caro Gil Campilho

Meu Pai é primo direito do Tio Vasco. Esse António Folhadela, se é neto dele, só pode ser filho da Mafalda:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40724

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76388 | aburma | 02 nov 2004 23:23 | Em resposta a: #76371

Caro Gil Campilho,

Muito obrigado pela ajuda.

Pedro Álvares de Moraes Pimentel também é meu antepasado, pelo que temos, portanto, um longínquo parentesco, como aliás ocorre com tantos frequentadores do Forum.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76389 | nmadureira | 02 nov 2004 23:35 | Em resposta a: #76330

Caro Alexandre Burmester,

Em complemeneto da resposta de Gil Campilho, informo que a ascendência de Pedro Álvares de Morais Pimentel pode ser vista ainda nas seguintes obras:

- "Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança - Vol. VI, Os Fidalgos", do Padre Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal (edição. da Câmara Municipal de Bragança, 2000) nas páginas 328-343 e 598-599.
- "Nobiliário de Famílias de Portugal" - Vol VIII, de Manuel José da Cxosta Felgueiras Gayo (edição de Carvalhos de Basto, 1989), no título de Pimenteis [Peminteis], no § 7 N 9 e anteriores.

A referência que Gil Campilho fez relativamente às "Famílias Transmontanas" (págs. 187-188) encontra-se no Tomo I da referida obra, onde poderá ainda encontrar outras indicações nas páginas 39 e anteriores do mesmo volume.

Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76396 | aburma | 03 nov 2004 00:10 | Em resposta a: #76389

Caro Nuno Barbosa de Madureira,

Muito obrigado pela completíssima informação que me presta.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76420 | Gil Campilho | 03 nov 2004 11:00 | Em resposta a: #76375

Caro Vasco

O meu amigo é esse mesmo e, como tal, conheço muito bem a Mãe, sua prima, e já estive algumas vezes no Avelar.

Cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76424 | Gil Campilho | 03 nov 2004 11:16 | Em resposta a: #76388

Caro Alexandre Burmester

Vejo que também tem um costado transmontano que, no meu caso, é muito marcante uma vez que meu Avô paterno era transmontano dos 4 costados e sempre viveu em Vinhais até ir estudar para Coimbra!!

Relativamente aos Moraes Pimentel, sou realmente descendente de 3 netos de Pedro Alvares, de seus nomes Jaime, António e Manuel, referidos na minha primeira intervenção. Já tentei actualizar esses elementos no Genea mas demora o seu tempo. Aliás tenho tido essa dificuldade também na actualização das gerações mais recentes onde ainda me fico pelos meus bisavós.

Quer-me parecer que a ligação do Alexandre ao Pedro Alvares também ainda não consta do Genea?

Os meus cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#76442 | aburma | 03 nov 2004 16:11 | Em resposta a: #76424

Caro Gil Campilho,

Tenho de facto bastante sangue transmontano, embora não tão próximo como o seu.

Quanto a Pedro Álvares, descendo de dois dos seus filhos várias vezes: Marcos Pinto Pereira - cuja descendência até à minha pessoa consta de facto da Base de Dados, e D. Isabel de Morais, que aqui se encontra omissa.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Morais Pimentel

#168880 | Souzares | 29 set 2007 20:13 | Em resposta a: #75428

Caro G Campilho:

Como complemento às suas informações sugiro-lhe que consulte
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=135439#lista
e
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137808#lista
,onde desenvolvo outro ramo desta família.

Com os melhores cumprimentos,

Souzares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen