Descendência familia Câmara Lima

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Descendência familia Câmara Lima

#124832 | 5727 | 14 ago 2006 00:44

Para Complementar, sobre a Familia Câmara Lima, O meu Avô Luiz Mesquita Pimental da Câmara Lima, Irmão da Ilustre Poetisa Marta Mesquita da Câmara, Minha Tia Avó ( Figura uma Rua no Porto com o seu Nome no Porto, na Foz, Junto "aos Pinhais da FOZ). (Não teve Filhos e Foi Casada Com Luis Duprat de Lara Everard)
O meu Avô Luiz Mesquita Pimentel da Câmara Lima casou com a Minha Avó Fernanda Cardoso Teixeira De Aguiar Câmara Lima, tiveram como unico Filho o meu Pai Pedro Fernado De Aguiar Câmara Lima, que Casou com Fernanda Manuela Lacerda Vidal da Câmara Lima, Tiveram 4 Filhos, Pedro Manuel Vidal da Câmara Lima(1960...) com 3 filhos, Luiz Miguel Vidal da Câmara Lima(1962-1988), Mário Nuno Vidal da Câmara Lima(dois filhos) e Nuno Alfredo Vidal da Câmara Lima (ambos
1965...Gemeos)

Resposta

Link directo:

RE: Descendência familia Câmara Lima

#124836 | pgirao | 14 ago 2006 01:12 | Em resposta a: #124832

Caro Mário da Câmara Lima,

Li a sua mensagem e fiquei na dúvida se o que pretende é complementar os dados que já existem na base de dados do Genea sobre a sua família. Se assim é, e para além de poder utilizar as ferramentas disponíveis para esse efeito nas páginas da Base, atrevo-me a sugerir que tente um contacto directo com o Luís Amaral, um dos administradores deste site, uma vez que ele é neto do citado Luís Duprat de Lara Everard. Apesar da inexistência de um parentesco directo entre as duas famílias, creio que irá certamente encarar com muita simpatia o assunto em epígrafe.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Descendência familia Câmara Lima

#124956 | 5727 | 15 ago 2006 02:09 | Em resposta a: #124836

Caro Pedro Girão,

Como posso eu contactar o Sr. Luis Amaral.

Um abraço e muito obrigado.

Fica aqui o meu contacto, caso possa dar-lho.
934603307 ou 914018898

Mário da Câmara Lima

Resposta

Link directo:

RE: Descendência familia Câmara Lima

#204523 | iplcamara | 31 jul 2008 11:54 | Em resposta a: #124832

Prezados senhores,

Já estamos em 2008 e vejo que este forum concluiu seus debates em 2006. Ainda assim, quem sabe, alguém pode ver a minha mensagem e procurar me ajudar.

Busco a origem da família LIMA CÂMARA, estabelecida no Brasil no início do século XIX. Meu mais antigo antepassado foi apontado como um médico baiano, que entrou para o Exército em 1822. Chamava-se Antonio José de Lima Câmara. Com esse mesmo nome, seguiram-se seu filho dele, seu neto, seu bisneto e um trineto, irmão de meu pai. todos já estabelecidos no Rio de Janeiro e seguidores da carreira militar.

Entendo que a família Lima Câmara pode ter tido sua origem em Angra do Heroísmo, na pessoa do Capitão Manuel de Lima da Câmara (o mesmo do qual descendem os Câmara Lima).

Ainda não consegui ter acesso à coleção "Família Terceirenses" que, talvez, me pudesse dar uma diretriz.

Alguem me poderia orientar???


Obrigada. Irene Pessôa de Lima Câmara.

Resposta

Link directo:

Lima Câmara e Bessa Niemeyer

#204526 | abribas | 31 jul 2008 12:49 | Em resposta a: #204523

Cara Irene,
Quanto á ascendência dos seus Lima Câmara nada lhe sei acrescentar ao que aqui está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1065025, já quanto á da mãe da Olimpia de Bessa Niemeyer, a Emília de Bessa Leite http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1080076 , sei ser dos meus Bessa, e está aqui na base de dados em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=524331 , mas que incorrectamente a dá como casada Olímpio Giffenig de Niemeyer.

O casamento correcto é:
LUIS GARCIA SOARES DE BIVAR (*01.12.1843, +18.09.1900) com EMILIA DE BESSA LEITE (*1845, +14.06.1913):

Cas. em 29/04/1865 pelas 6 da tarde.
LUIS GARCIA SOARES DE BIVAR, f leg. de LUIS GARCIA SOARES DE BIVAR e de FERMINA MENDONÇA NIEMEYER DE BIVAR, nat. e bat. freg. São José desta Corte, com EMILIA DE BESSA LEITE, f leg. de JOSÉ DE BESSA LEITE e de JACINTHA MARIA DA SILVA, nat. e bat. freg. Santa Rita desta Corte.
Testemunhas: Conselheiro Gustavo Adolfo de Aguillar Pantoja e Manoel Calbot.
(ACMRJ/Sant’Anna 4,83/ Notação actual do livro: AP-0684).

Cumprimentos e boa sorte nas pesquisas dos seus Lima Câmara,
António

Resposta

Link directo:

RE: Lima Câmara e Bessa Niemeyer

#204528 | abribas | 31 jul 2008 13:06 | Em resposta a: #204526

Resta-me ainda acrescentar, para a ligação ficar completa, que o Francisco de Bessa Leite (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=544719) é filho de Francisco Ferreira Bessa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=284349) embora assim não conste aqui na Base de Dados.

Resposta

Link directo:

RE: Lima Câmara e Bessa Niemeyer

#204535 | iplcamara | 31 jul 2008 14:32 | Em resposta a: #204526

Caro Antonio,

Obrigada pela resposta. Com relação aos LIMA CÂMARA, continuo pesquisando e tentando encontrar minha linhagem paterna.

Com relação à minha bisavó Emília de Bessa Leite, coloquei em minha árvore pessoal, o Luis Garcia Soares de Bivar como marido, conforme documentação da ACMRJ e de seu próprio "site". A família acredita que Olimpio Giffenig von Niemeyer tenha sido um segundo companheiro da bisavó. Há bilhetes de meu pai, chamando-o de avô. Pelo que posso deduzir é que com a morte de Luis Garcia Soares de Bivar, tenha havido uma segunda união com o tio do Bivar, que era o Olimpio. Enfim, isso é o que deduz a família, de posse de informações verbais e desse bilhete a que me referi. Na última vez que fui ao Rio, visitei o túmulo da bisavó Emília e fiquei sabendo que o Olimpio está também no mesmo túmulo. Assim, a idéia do casamento com o Bivar e da união posterior com o Olimpio parecem fazer sentido.

Se eu descobrir mais alguma coisa sobre um dos dois assuntos acima, escrevo.

Abraço grande,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Lima Câmara e Bessa Niemeyer

#204613 | abribas | 01 ago 2008 12:04 | Em resposta a: #204535

Irene,
Realmente é estranho serem "Bessa Niemeyer" e não "Bessa Bivar", mas no próprio assento de casamento da Olímpia é confirmada a ascendência:

OLYMPIA BESSA NIEMEYER (*?, +5.04.1937) e ANTONIO JOSÉ DE LIMA CAMARA (*03.07.1868, +17.12.1939)
Cas. em 20/09/1892.
ANTONIO JOSÉ DE LIMA CAMARA, f leg. de ANTONIO JOSÉ DE LIMA CAMARA e de EULÁLIA JOSEPHINA RIBEIRO DE LIMA CAMARA, residente na freg. de São João Batista da Lagoa, com OLYMPIA BESSA NIEMEYER, f leg. de LUIS GARCIA SOARES DE BIVAR e EMILIA DE BESSA LEITE DE BIVAR, nat. freg. Sant’Anna e moradora na da Gávea.
Testemunhas: Coronel Joaquim Leovegildo de Sousa Coelho e Ten.Cel. Francisco de Paiva Azevedo.
(ACMRJ/Gávea 1, 20/ Notação actual do livro: AP-0568).

Quanto a OLÍMPIO GIFFENIG VON NIEMEYER ele era praticamente da mesma idade do sobrinho LUIS BIVAR(*01.12.1843, +18.09.1900), tendo nascido a 7 de Março de 1841, na Bahia, batizado a 11 de Maio, do mesmo ano, no Rio de Janeiro (Segundo registro do Livro 8º de batizados de São José, fls. 52v). Falecido a 22 de Novembro de 1912, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro. Sepultado no Cemitério de São João Batista.
Advogado. Em 1879 era Membro do Conselho Diretor do Instituto da Ordem dos Advogados dos Brasil (criado por Decreto de 7 de Agosto de 1843), além de fazer parte da Comissão de fundos da mesma isntituição. Em 1891 tinha escritório na rua do Carmo 18. Residiu na Rua da Sagração 5, em Icaraí, Niteroi, Rio de Janeiro. A partir de 11 de Maio de 1892 passou a lecionar Direito Romano na Faculdade Livre. Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Abraço, ao dispor
António

Resposta

Link directo:

RE: Lima Câmara e Bessa Niemeyer

#204623 | iplcamara | 01 ago 2008 14:05 | Em resposta a: #204613

Prezado Antonio,


Obrigada pelas informações.

No meu pensamento, estou certa de que Vovó Olimpia e seus irmãos eram filhos de Luis Garcia de Bivar e de Emilia de Bessa Leite. Os documentos da Cúria Metropolitana do Rio sobre o casamento desses bisavós e o registo de casamento de Vovó Olimpia o provam.

Bivar, no entanto, morreu cedo. Não consegui saber de quê e até desejaria muito conhecer sua história. Fui à Santa Casa de Misericórdia no Rio, mas não conseguimos localizar o registo de óbito. No Colégio Brasileiro de Genealogia, não consegui informações. Mas, pelo que tenho de informações, ele faleceu em 1900.

Acho que o Olimpio (tio quase da mesma idade do sobrinho) se uniu a ela, quando a bivó Emília enviuvou. Nada encontrei de casamento formal... Mas meu pai só se referia ao Olimpio como avô. Meu pai nasceu em 1896. Era pequenino, quando o Luis Garcia faleceu. Conheceu, portanto, o Olimpio que viveu ainda até 1912, e o via como seu avô.

Se lhe interessar, mando por e-mail um bilhete que tenho de papai, com dois anos de idade (escrito pelo meu avô em nome da criança) em que diz: "Aos meus idollatrados Avós, dr. Olimpio Giffenig von Niemeyer e d. Emilia de Bessa Leite"... Terei prazer em remeter a foto e o bilhete por e-mail.

Estranho também porque o nome é Niemeyer e não Bivar. Não consegui saber o porque.

Abraço grande,

Irene Pessôa de Lima Câmara.

Resposta

Link directo:

RE: Lima Câmara e Bessa Niemeyer

#204631 | abribas | 01 ago 2008 15:55 | Em resposta a: #204623

Irene,
Agradeço a gentil oferta de envio de cópia do bilhete, mas o meu interesse limita-se ao meu/nosso ramo comum Bessa, pelo que para esta linha de descendência é-me suficiente o conhecimento da sua existência, além do agradável contacto com uma sua representante, igualmente descendente de um meu 5º avô, Francisco Ferreira Bessa de Lordelo do Ouro, Porto.
Por aqui, pelo Geneall, existem vários outros descendentes deste avô, com quem me vou cruzando de vez em quando.
Outro abraço,
António

Resposta

Link directo:

Bivar

#204634 | abribas | 01 ago 2008 17:02 | Em resposta a: #204623

Irene, ainda sobre a sua ascendência Bivar encontra aqui no Geneall vários tópicos, por ex:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=67811#lista e a referência a um livro que penso será fonte fundamental:
Bivares em Portugal: subsídios para a sua história
Por Luiz de Bivar Guerra
Publicado por [Livraria Cruz], Braga, 1970
233 páginas

Resposta

Link directo:

RE: Bivar

#204639 | iplcamara | 01 ago 2008 17:50 | Em resposta a: #204634

Antonio,

Já procurei esse livro, sem sucesso. Não o encontro em livrarias antigas. Você sabe onde posso pesquisá-lo???

Resposta

Link directo:

RE: Bivar

#204645 | abribas | 01 ago 2008 18:45 | Em resposta a: #204639

Irene, existe pelo menos na Biblioteca Nacional de Lisboa e na Fundação Calouste Gulbenkian:

BIVARES EM PORTUGAL : SUBSÍDIOS PARA A SUA HISTÓRIA / LUIZ DE BIVAR GUERRA
AUTOR(ES):
Guerra, Luís de Bivar, 1910-
PUBLICAÇÃO:
Braga : [s.n.], 1970 -- (Of. Gráf. da Livr. Cruz)
DESCR. FÍSICA:
233, [2] p. ; 24 cm
Biblioteca: Cota:
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL H.G. 27710 V.
Fund. Calous. Gulb. Bib. Geral Arte HT 2417
Fund. Calous. Gulb. Bib. Geral Arte HT 2417.2

Eventualmente também o encontrará no Colégio Brasileiro de Genealogia, no Rio de Janeiro. Já lá procurou?

Resposta

Link directo:

RE: Bivar

#204653 | iplcamara | 01 ago 2008 21:18 | Em resposta a: #204645

Vou tentar na Biblioteca Nacional ou na Gulbenkian. No Colégio Brasileiro não cheguei a procurar pelo livro. Muito obrigada.


O que tentei no CBG foi saber mais sobre o Luis Garcia de Bivar e só o que têm é uma anotação, com a notícia estranha de que ele faleceu em 1900 e saiu direto do Hospício para o Cemitério de São João Baptista. Sei que Hospício era o nome de uma antiga rua no centro do Rio de Janeiro e o que suponho é que o enterro tenha saído de sua casa para o Cemitério. Mas, nada está claro. Fui, então, à Santa Casa de Misericórdia no Rio, mas não localizaram o atestado de óbito.

Fiquei confusa com tudo isso e a me perguntar o que pode ter havido. Na minha imaginação, ele faleceu cedo, deixando a bisavó Emília com 4 filhos (um deles a minha avó). Daí o possível segundo casamento ou união dela com o dr. Olimpio, que, de longa data já era amigo da família e tio do Luis Garcia. Mas são apenas minhas conjecturas, já que nada tenho de documento ainda que comprove esse fato. O único que tenho é o tal bilhete de papai pequenino, a que me referi no e-mail anterior e, ainda, o fato de o dr. Olimpio e a d. Emilia estarem enterrados juntos na mesma sepultura.

Meus primos não conhecem a história e não tiveram o cuidado de guardar documentos. É pena.

Abraço agradecido, Irene.

Resposta

Link directo:

Bessa

#205441 | abribas | 15 ago 2008 18:38 | Em resposta a: #204653

Cara Irene,
Fiz uma interessante descoberta: o inventário por morte de Francisco Ferreira Bessa em 1839. Contém a relação de bens e a referencia aos netos no Brasil, filhos de Francisco de Bessa Leite já falecido, o Francisco no Pará, a Maria e o José no Rio de Janeiro, de que apenas conheço a descendência do José, na pessoa da sua bisavó Emília.
Abraço, ao dispor
António
abribas[arroba]gmail[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Bessa

#206576 | iplcamara | 28 ago 2008 10:41 | Em resposta a: #205441

Caro Antonio,


Parabéns pela descoberta. É importante sim. Se eu vier a encontrar alguma coisa desses nossos parentes, aviso logo.

Continuo buscando o meu bisavô Lima Câmara... Está difícil, mas insisto.

Abraço afetuoso,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Bessa

#206587 | iplcamara | 28 ago 2008 11:28 | Em resposta a: #205441

Antonio,


Na Revista do Instituto Histórico e Geografico Brasileiro, (Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Por Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto historico, geografico e ethnographico do Brasil - Publicado por Imprensa Nacional, 1839 Original da Universidade de Virginia Digitalizado em 9 Abr 2008, é citado o nome de Francisco de Bessa Leite.

Resposta

Link directo:

RE: Bessa

#206593 | abribas | 28 ago 2008 11:47 | Em resposta a: #206576

Irene,
Faz parte do inventário a cópia das certidões de baptismo e casamento do seu avô José, e da irmã Maria Claudina. O estranho é que deverá existir algum lapso nas datas de nascimento pois a Maria Claudina é dada como nascida em St Rita, RJ, a 10/3/1824, e o José, que seria 2 anos mais novo, é dado como nascido igualmente em St Rita, a 19/6/1824, o que seria impossível. Mas como no testamento feito em Agosto de 1838 se diz que a Maria teria 15 anos, e o José 13, penso que a data correcta é a do José, até porque a Maria casou na freguesia de Santa Ana do Rio de Janeiro a 1/12/1838.
Ambos receberam a sua quota parte da herança no valor de 1:595$800 cada um.

Fiz entretanto uma outra interessante descoberta:
Francisco Ferreira Bessa casou com a nossa avó, Maria Joaquina de Santa Rita (da Costa Lima)(*1753,+1822), a 17 Setembro 1794, ambos de Lordelo do Ouro, sendo ela filha de João da Costa Lima e de Francisca Josefa de Santa Rita. Ora encontrei um irmão dela que foi para o Brasil e aí deixou descendencia. Deixo-lhe aqui o que encontrei no Google Books sobre ele:
Do Livro Anuário Genealógico Brasileiro, por Salvador de Moya, Publicado pelo Instituto Genealógico Brasileiro, ano 1945, pagina 269

"COSTA LIMA (fluminense) — João da Costa Lima era natural da freguesia
de S. Martinho de Lordelo do Ouro, bispado do Porto, filho de João da
Costa Lima e de da Francisca Josefa de Santa Rita.

Estando no Rio de Janeiro, verificou praça no terço auxiliar da
freguezia de Santa Rita, em 5-V-1787, e tendo sido transferido para
uma das Cias. do corpo das ordenanças da Côrte, no posto de alferes,
em 9-1- 1797, foi promovido a capitão, em 2-IV-1804, a sargento-mór,
em 3-1-1823, e reformado no posto de coronel agregado ao mesmo corpo,
em 2-IV-1824 (1).

Negociante em grosso à rua dos Pescadores, (hoje visconde de Inhaúma),
pertenciam-lhe também muitos prédios e terrenos na cidade, inclusive
uma chácara adjacente à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, que foi
adquirida pela Real Fazenda, em 1810, por Rs. 8:758-320 (Dec. de
20-IX-1810); e possuía a fazenda de Porto do Velho e o engenho de
Pendotiba, de açúcar e álcool, em São Gonçalo, Niterói.

Exerceu os cargos de vereador do senado da câmara do Rio de Janeiro,
juiz almotacé, e de fora, presidente das juntas paroquiais das
freguesias do Sacramento, de NS da Piedade do Iguassú..."

"Figurou entre os subscritores do empréstimo,
sem juros, para o estabelecimento de uma colónia de suíços em Morro Queimado (Nova
Friburgo), em 1818, e contribuía sempre generosamente para obras de
filantropia social. Em oficio do coronel das ordenancas José Pereira
Guimaraes, existente no arquivo do exército, esta atestado que
Joao da Costa Lima "fora um dos que mais se distinguiram em concorrer
para o donativo que o mesmo coronel obtivera dos seus respectivos
oficiais, para urgentes necessidades dos vassalos de S. Majestade".

"Assinou o ato de vereação extraordinária do senado da câmara, de
23-V-1822, pedindo a convocação de uma
assembleia geral constituinte no Brasil, o de 10-X-122, sobre a
necessidade de aclamar o Príncipe D. Pedro
Imperador Constitucional do Brasil, e o auto de juramento da coroação
de Pedro I, em 1-XII-1822.

Casou com d.a Maria Feliciana Plácida de Sousa Marmelo, natural do Rio
de Janeiro, onde faleceu em 28-11- 1806. filha do capitão José Dias de Castro
(2), negociante, natural da freguesia de S. Martinho de Cardoso, termo de Guimaraes,
arcebispado de Braga, falecido no Rio de Janeiro, em 16-II-1810, e de d.a Feliciana Placida de Sousa Marmelo (3), natural do Rio de Janeiro, onde faleceu em 10-IX-1806; neta paterna de ...."

Se me enviar o seu contacto para abribas[arroba]gmail[ponto]com poderei lhe enviar copias do livro que entretanto consegui, com as gravuras de alguns.

Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Bessa

#206656 | iplcamara | 29 ago 2008 10:28 | Em resposta a: #206593

Primo Antonio,


Quanta coisa interessante !!! Agradeço demais todas as informações que me mandou. Estou pensando em começar a escrever um estudo genealógico, em duas partes: a primeira, sobre a Família no Brasil; a segunda, a Família na Europa. Naturalmente, o que eu escrever sobre a Bivó Emília e o Trivô José vou submeter a seu crivo...

Seguindo seu conselho, fui à Biblioteca Nacional e passei meu intervalo de almoço saboreando o livro do Bivar Guerra. Interessante também. Só fico triste, porque nada encontro, nem aqui, nem no Brasil, sobre o Luis Garcia de Bivar (o filho), meu bisavô.

Fiquei sabendo que o Konrad Jacob von Niemeyer (pai do Olimpio, tio do Bivar) foi padrinho de casamento da Emília. Isso mostra o quanto eram amigos e ligados os Bivares do Brasil e os Niemer e parece justificar o segundo casamento da bisavó Emília com o Olimpio, confirmando, assim os relatos de minha família.

Mais uma vez, parabéns por suas descobertas.

Será que o José da Costa LIMA pode estar na raiz dos LIMA CÂMARA????


Abraço,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência familia Câmara Lima

#287807 | Ridauto | 22 set 2011 23:16 | Em resposta a: #204523

Sra Irene:

O Coronel Antônio José de Lima Câmara (o nascido em 1868) foi o primeiro comandante do atual 63º Batalhão de Infantaria, em Florianópolis-SC. Sou o atual comandante dessa Unidade e estou muito interessado em qualquer coisa sobre esse seu particular ancestral. Temos a foto dele em nossa galeria de ex-comandantes e mais nada. Qualquer outra coisa seria de valor histórico e ficaríamos muito gratos mesmo que seja com a oportunidade de copiar ou fotografar.

Coronel Ridauto Lúcio Fernandes

Contato: maturaca@hotmail.com
48-8825-0926

Resposta

Link directo:

RE: Descendência familia Câmara Lima

#288291 | iplcamara | 01 out 2011 00:44 | Em resposta a: #287807

Prezado Coronel Fernandes,

Foi um prazer receber sua mensagem. Estou a sua disposição para enviar as informações de que disponho. O Antonio José a que se refere, nascido em 1868, era meu avô paterno.

Se desejar, mande-me seu e-mail e eu remeterei as informações. Também eu desejaria receber algumas sobre a contribuição dada por meu avô ao 63o Batalhão de Infantaria, bem como as datas em que aí esteve.

Cordialmente,

Irene Pessôa de Lima Câmara.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen