RE: Joaquim da Costa Cascais

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Bibliografia

Joaquim da Costa Cascais

#124919 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 22:12

Gostaria de entrar em contacto com descendentes do General Joaquim da Costa Cascais (Aveiro, 1815 – Lisboa, 1898), nomeadamente através do ramo Cascais Chaves, que julgo ter mantido o seu espólio documental.
Joaquim da Costa Cascais foi escritor de romance histórico, poeta, investigador histórico-militar e um dos maiores dramaturgos portugueses do século XIX (algumas obras: O valido, O castelo da Feira, O alcaide de Faro e A lei dos Morgados).
Seguiu a carreira das armas e fixou residência em Lisboa, onde foi professor do Colégio Militar. Em 1876, ascendeu ao posto de General, tendo sido também condecorado como Cavaleiro da Ordem de Avis. Faleceu em Lisboa em 6 (ou 9) de Março de 1898.
Em 1904-1905, a sua obra de dramaturgo foi editada em seis volumes com o título “Teatro de Joaquim da Costa Cascais”, contendo a pgs. 95 e ss do vol. VI um breve esboço biográfico por Maximiliano de AZEVEDO (Costa Cascaes e o seu theatro).
(Outra bibliografia referenciada na Internet: Henrique das NEVES, Individualidades, pgs. 6 e ss.; Arquivo, IX, pgs. 15 e ss. e 286).
Aguardo por novas achegas sobre Joaquim da Costa Cascais. Para além da actividade como professor de Desenho, de Arquitectura e de Topografia, interessa-me sobretudo a sua produção artística e a sua actividade como defensor do Património arquitectónico (escreveu uma “Descrição do Edifício de Mafra e seu valor arquitectónico” e por sua iniciativa foi erigido o obelisco do Buçaco).
Grato
Francisco Queiroz
(..)

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#125005 | r.portugal | 15 ago 2006 20:32 | Em resposta a: #124919

Caro Senhor,
O general Joaquim da Costa Cascais consta da base de dados do GENEA, assim como o seu casamento e descendência imediata, tratada aliás com alguma imprecisão. Existem vivos alguns dos seus descendentes, referidos também de forma não completa na obra de Jorge Forjaz/José Francisco de Noronha "Os Luso- Descendentes da India Portuguesa", vol. III, pág.933.
Para os filhos do general, pode consultar o Visconde de Faria in "Genealogoa da Família dos Quinhones", Paris-Lisboa, Liv. Guillar-Aillaud & C.ia, 1896, pág. 11.
A sua obra de teatro foi publicada no séc. XIX, com o título "Obras Completas de Joaquim da Costa Cascais". Quanto às suas obras ligadas à arquitectura e engenharia, talvez se encontrem nos arquivos do Bussaco ou na posse de alguns dos seus descentes.
Os cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#125020 | Francisco Queiroz | 15 ago 2006 22:50 | Em resposta a: #125005

É precisamente por isso que solicito a ajuda de descendentes. O que me interessa na figura de Joaquim da Costa Cascais é muito específico.
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#147438 | Francisco Queiroz | 10 mar 2007 22:09 | Em resposta a: #125020

renovo o apelo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#147611 | JPL | 11 mar 2007 23:44 | Em resposta a: #147438

Caro Francisco Queiroz,

O General Joaquim Costa Cascais, uniu-se por casamento à minha família, Pestana Goulão. Em tempos, fui contactado por um descendente que me forneceu uma fotografia do general e julgo que mais alguma informação. Acontece que nunca alterei o formato electrónico que me foi dado, ou seja, nunca fiz nenhuma impressão dessas informações. Sei que tenho tudo em backups, mas terei de procurar. Diga-me ao certo a informação que pretende, para que possa ajudá-lo melhor.

Cumprimentos,

Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#147695 | Francisco Queiroz | 12 mar 2007 23:02 | Em resposta a: #147611

Antes de mais, muito obrigado pela espontânea oferta de ajuda. Joaquim da Costa Cascais é uma daqueles homens sobre quem já se escreveu alguma coisa, mas não o suficiente, tendo em conta o seu perfil prolixo.
Pode, por favor enviar-me uma curta mensagem para francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt, de modo a que eu lhe explique com detalhe o que procuro? Aqui no Forum tenho algumas limitações ao que posso escrever...
Obrigado.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#184053 | andrecascais | 07 fev 2008 23:25 | Em resposta a: #124919

ola
estava á procura do nome no google e deparei-m com este post

o meu nome é andre domingues dos santos da costa cascais,e sou tetraneto(ou kk coisa do genero) do general joaquim da costa cascais.
infelizmente,n sei se poderei ser grande ajuda...tudo o que sei sobre ele,ou vi na net, ou no museu do exercito.
ainda assim vou perguntar ao meu pai e ao meu tio se sabem de alguma coisa ja que o avo morreu vai para 20 anos.
deixo o meu mail para alguma questao
andrecascais1@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#184142 | FraQueiroz | 08 fev 2008 21:54 | Em resposta a: #184053

Muito obrigado
Vou então contactá-lo a título particular.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#301254 | Incognitus | 29 mar 2012 20:48 | Em resposta a: #184142

Caro Confrade

Desculpe-me a pergunta, porventura conseguiu alguma informação acerca do espólio do General Joaquim da Costa Cascais?

A razão é simples; também eu precisava de esclarecer uma situação acerca de um manuscrito, cujas únicas referências que tenho, cruzam-se com o General Cascais.

Melhores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#301259 | Francisco Queiroz | 29 mar 2012 21:09 | Em resposta a: #301254

Infelizmente, nao consegui localizar nada de concreto sobre o espólio. Mas se eu puder ajudar em alguma coisa...
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Cascais

#301666 | Incognitus | 02 abr 2012 19:30 | Em resposta a: #301259

Muito-obrigado.

Procuro um manuscrito, que por volta de 1870 estava na sua posse. Só tenho uma referência de 1872, em que Ribeiro Guimarães, revela que: "ao sr. Joaquim da Costa Cascaes devemos o favor de nos mostrar um manuscripto".

Se, porventura, tiver mais alguma informação, será bem-vinda.

Melhores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 15:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen