Menezes-Camelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Menezes-Camelo

#125230 | mctavares | 18 ago 2006 20:01

Algum dos confrades me poderá esclarecer a razão do uso do apelido "Menezes" por Manuel de Sousa Menezes (e seus descendentes), na ilha Terceira, que está nesta base de dados com a id=274583?
Não consigo entender de onde poderá vir esse apelido, que mais tarde é usado também por outro ramo da mesma família (Camelo) e inclusivamente confirmado nas armas concedidas a Joaquim António de Mendonça e Menezes.
Agradeço desde já a vossa colaboração
Miguel Canto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Menezes-Camelo

#125249 | mgorjaoh | 19 ago 2006 02:40 | Em resposta a: #125230

Caro Confrade,
Faz de facto uma boa pergunta sobre este meu antepassado, para a qual não tenho resposta, apesar de ter estudado o mais aprofundadamente que me foi possível, recorrendo inclusivamente às habilitações para Familiar do Santo Ofício de Nicolau Pereira de Sousa e Menezes, seu filho (esta Família julgo que estará extinta, na varonia, sendo o seu descendente mais próximo da linha primogénita o Sr. Conde e Visconde da Bahía, D. João de Almeida e Silva).
Gaspar Frutuoso refere-se ao seu Pai no presente do indicativo, pelo que julgo ter sido seu contemporâneo. Julgo, no entanto, que o Menezes pode vir da ascendência de seu bisavô Gaspar de Nóbrega de Sousa, visto que na pesquisa que fiz para o meu livro e que publiquei tenho indicação - justamente de Gaspar Frutuoso - de que o Pai do Dr. Manuel de Sousa de Menezes teve uma irmã já com apelido "Menezes". Pelo que deduzo não lhe viria da Mãe, D. Ana de Melo.
Eu, por mim, a grande curiosidade que tenho é sobre os avós maternos, nomeadamente o personagem Proto Silau de Loura, avô materno de Manuel de Sousa de Menezes, que, apesar da estranheza do nome, encontrei referido como "pessoa muito nobre" tanto em vários testemunhos na habilitação para FSO de seu neto como nas Saudades de Gaspar Frutuoso. Em tempos até comecei um tópico pedindo ajuda sobre o tema, sem sucesso..
Poderia explicar-me a que outro ramo da Família se refere? Nas Genealogias manuscritas existentes na TT são seguidas também outras linhas...
Os maiores sucessos,
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Menezes-Camelo

#125492 | mctavares | 22 ago 2006 02:49 | Em resposta a: #125249

Muito obrigado pela sua resposta!
Há muito tempo que estava à procura de alguém que interessasse por este assunto... já tinha perdido a esperança.
A par desses de que fala, existe outro ramo cujo tronco comum é "Gaspar Camelo Pereira".
O seu ramo segue por "Pedro Camelo" e começa a usar o apelido "Menezes" mais cedo.
Assim, no seu temos:

1 Gaspar Camelo Pereira
+Beatriz Jorge
2 Pedro Camelo
+Iria da Fonseca
3 Nicolau Pereira de Sousa
+Ana de Melo
4 Manuel Sousa Menezes (primeiro Menezes deste ramo)

No meu tenho:

1 Gaspar Camelo Pereira
+Beatriz Jorge
2 Beatriz Camelo
+Gonçalo do Rego Baldaya
3 Gaspar Camelo do Rego - 1623/24
+Catarina de Sousa 1559/60 -
4 Gonçalo Camelo do Rego
+Águeda Rebelo
5 Gaspar Camelo do Rego
+Beatriz Cardoso
6 Gonçalo do Rego Cardoso
+Apolónia Rodovalho
7 Gaspar Camelo do Rego - 1728/29
+Maria de Mendonça
8 Joana Tomázia de Menezes 1725 - (primeira a usar o Menezes)
+Manuel Mendes Pamplona

Esta Joana de Menezes vem no título " Menezes outros" do Nobiliario da Ilha Terceira do Carcavelos.
Se tiver interesse, tenho este ramo muito mais desenvolvido.
Renovo os agradecimentos,
Miguel do Canto Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 14:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen