Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos

Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125460 | LProjecto | 21 ago 2006 19:19

Caros confrades,

Alguém já conseguiu entroncar a família "Lobão Telo", da zona de Elvas, que ascendem nestes que aqui constam:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517619

nos "Lobões" da zona de Bragança (Miranda do Corvo), nomeadamente em João de Lobão - filho de Juan Esteves de Lobon?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=222441

Antecipadamente grato.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125468 | diogopp | 21 ago 2006 21:06 | Em resposta a: #125460

Caro Luis,

Creio que, se bem que se quiser posso aprofundar, segundo o pai da minha namorada que é Tello e descendente dos Lobão Tello, o nome Lobão terá nascido por alcunha, por associação ao nome de uma herdade que o primeiro utilizador do nome possuia.
Segundo Vitorino d´Almada que escreveu no inicio do século XIX uma extenso livro sobre o concelho de Elvas, isto ter-se-à passado também com os Picão por associação a uma Herdade que era conhecida como o Chão dos Picões.

Espero ter-lhe sido util,
Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125486 | LProjecto | 22 ago 2006 01:25 | Em resposta a: #125468

Caro Diogo,

Queira desculpar, mas com base no que tenho lido sobre o assunto e no contributo de vários experts nesta área, sou levado a discordar em absoluto consigo quanto à origem do apelido Lobão.

Verifique:

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=530

Como deve ter reparado o ramo "Lobão", de Elvas, até onde nos foi possível chegar, vai direccionado para a zona de Bragança - tanto quanto se sabe, de onde eram naturais os primeiros Lobões - descendentes de Juan Esteban de Lobon. O ramo de Serpa está devidamente documentado como descendente deste castelhano, no entanto não tenho informações de que alguém já tenha conseguido documentar os "Lobões, de Elvas" no sentido de os entroncar com o dito fidalgo d`além fronteiras.

Gostaria, no entanto e se lhe for possível, que documentasse essa teoria de que o apelido "Lobão" teria origem toponímica.
Não estará a fazer confusão com "Rasquilha"?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125490 | diogopp | 22 ago 2006 01:57 | Em resposta a: #125486

Caro Luis,

De facto e como lhe disse era apenas algo que me contou o pai da minha namorada mas de facto, quando o Luis me falou dos Rasquilha fez-se luz e peço então desculpa pelo equivoco. Era ao apelido Rasquilha que me referia, de facto a origem do apelido está sim num herdade que era conhecida por "a do Rasquilho" e assim se começaram a denominar Rasquilhas.
Peço mais uma vez desculpa pela confusão.

Esteja descansado que da proxima vez que estiver com o pai da minha namorada pergunto-lhe se ele sabe alguma coisa da origem do apelido Lobão. Sei que um irmão dele, António Tello Barradas, que morreu no ano passado tinha muitas coisas estudadas, pode ser que consiga descobrir alguma coisa que o ajude.

Se souber dados mais precisos, freguesia em que nasceu (esse Lobão), datas e nomes pode ser que eu descubra alguma coisa no Arquivo. Vou lá sexta-feira. Se quiser posso tentar.
Não faça cerimónia, ajudo-o e ao mesmo tempo descubro mais sobre a genealogia da minha namorada que é aparentada comigo e que tem também muitos ramos em comum comigo.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125511 | jramos | 22 ago 2006 09:34 | Em resposta a: #125486

Caro Confrade

Sou descendente de Clemente de Lobão Telo, natural de samões - Vila Flor, e que se instalou posteriormente em Serpa. Se fôr possivel indicar-me as fontes que fazem essa ligação com o fidalgo castelhano fico-lhe muito grato.

Das trocas de informação que tenho feito sobre Lobões julgo que tenho alguma referência àquilo que procura. Vou procurar e depois lhe direi quaquer coisa.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125530 | LProjecto | 22 ago 2006 15:05 | Em resposta a: #125511

Caro João,

Na verdade, admito ter-me equivocado quando me referi ao ramo de Serpa, com a suposta ligação documentada, a Juan Esteves de Lobon. Fazia ideia de que a carta de armas de Clemente de Lobão Telo se alongava na descrição dos ascendentes da sua avó Maria de Lobão, de Vila Flor, mas depois confirmei que se ficava por aí...

De qualquer forma, agradeço toda a informação que possa disponibilizar relativamente aos "Lobões", nomeadamente à eventual ligação dos de Serpa aos de Elvas.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lobão Telo (Elvas) > Juan de Lobon

#125534 | jramos | 22 ago 2006 15:23 | Em resposta a: #125530

Caro Luís

As informações que possuo foram-me fornecidas e não produto do meu "trabalho", por isso prefiro disponibiliza-las em privado e não no forum.

j.a.e.ramos@iol.pt

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen