Salles

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Salles

#125835 | AST | 25 ago 2006 01:58

Caros pesquisadores,

Alguém teria informações sobre a família Salles? Esta família é relativamente comum no Brasil, mas me parece que não tanto em Portugal.
Gostaria de saber se os Salles do Brasil partiram de Portugal ou da França. Se partiram de Portugal, gostaria de descobrir quem foram os primeiros a carregar esse nome para além-mar.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#125844 | ramos | 25 ago 2006 10:05 | Em resposta a: #125835

Caro AST
Em Setúbal existe uma família Salles. não sei se algum antepassado foi para o Brasil. Vou perguntar e depois informo-o
Cumprimentos
M. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#125855 | António Ribeiro | 25 ago 2006 11:49 | Em resposta a: #125844

Havia um grande edifício de nome Salles, situado na Avenida da Liberdade em Lisboa.

Cumprimentos
jaclribeiro@gmail.com
António Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#125913 | AST | 25 ago 2006 20:40 | Em resposta a: #125855

Muito obrigado, senhores.

Cumprimentos.
Aaron.

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#125934 | cverde | 26 ago 2006 00:02 | Em resposta a: #125835

Alguém teria informações sobre a família Salles? Dito assim parece-me um pouco difícil obter alguma informação especifica. Aqui no GENEA em http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=2375 pode encontrar algo da história desta família.

Em Portugal sei que também existem famílias de apelido Sales nomeadamente com origem (?) no Alentejo.

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#125943 | AST | 26 ago 2006 02:38 | Em resposta a: #125934

Caro Luís Figueira,

Sim, a pergunta foi mal formulada. Estou tentando descobrir quais os Salles mais antigos de Portugal, e quais os primeiros a partir para o Brasil, de Portugal.
No Brasil, este sobrenome está relativamente espalhado por todas as regiões, mas minhas pesquisas apontam para o fato de que foram bandeirantes em São Paulo que se espalharam pelo Nordeste (Bahia, Pernambuco). Isto aponta para o fato de que os Salles se estabeleceram no Brasil justamente por volta da época do nascimento de São Francisco de Salles, portanto tendo outra origem que o nome do santo. Caso não haja uma significante quantidade de Salles em Portugal por volta de 1550, então, a origem desses Salles brasileiros mais antigos é o sul da França, das vilas que têm este nome.
Desta família, no Brasil, descendem Campos Salles, presidente, Arlete Salles, atriz, e outros.

Muito obrigado. ASFT.

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#129488 | Canelas | 26 set 2006 11:26 | Em resposta a: #125835

Caro AST
O sobrenome Sales é relativamente comum em Penalva do Castelo, distrito de Viseu, Beira Alta, onde tenho familiares pelo ramo materno.
Será a família que procura?
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Sales

#129503 | victorferreira | 26 set 2006 14:26 | Em resposta a: #125835

Como já percebeu, ou se calhar já tinha percebido, não há uma família Sales. Deve haver centenas, e não necessariamente aparentadas. Eu também conheço alguns.
Neste caso, como com muitos outros apelidos relacionados com locais ou atribuídos por motivos religiosos, ou V. se põe a fazer uma "árvore unificada", "todos os ramos" (ou qualquer coisa desse género) - e aconselho-o vivamente a deixar isso lá mais para quando se reformar, porque vai tomar-lhe o tempo todo do dia e parte do da noite - ou contenta-se em descobrir a origem dos 'seus' Sales.
Há uns tópicos neste Forum sobre famílias (mais exactamente, 'de pessoas que deram origem a famílias') do Rio de Janeiro de quinhentos e seiscentos. Procure em intervenções do confrade Cau Barata (ali em cima em Pesquisar, Todas as Salas, por Autor). Pode ser que apareça algum Sales. Se não meu caro, meta-se no Arquivo Nacional na Praça da República e peça 'cadeira cativa' e uma luz forte pelos próximos seis meses ...
Passe o tom menos formal, e desejo-lhe os maiores sucessos nas suas pesquisas.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#129507 | Gilson Nazareth | 26 set 2006 15:48 | Em resposta a: #125835

Caro,
Parece-me que vc é do RJ.
Aparece em Guaratiba o sobrenome Salles,por devoção mas perpetuado até hoje. Originalmente são" Rocha Peixoto" de Regilde.
Caso me mande o que tem de mais antigo talvez possa lhe ajudar.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#129617 | AST | 27 set 2006 16:04 | Em resposta a: #129488

Caros confrades,

Como já foi dito aqui, as famílias Salles têm várias origens, e eu já tinha conhecimento disso.
De qualquer forma, há alguns ramos brasileiros dessa família que datam do século XVI e XVII, que, creio eu, têm origens comuns, provavelmente portuguesas. Como eu já havia explicado aqui, essas famílias aparecem antes do santo que inspirou todas as outras famílias a adotarem o nome Salles. Portanto, a origem dos primeiros Salles do Brasil, se tiverem origem comum, deve ser toponímica. Quero saber se vêm de franceses ou de portugueses de origem francesa.
Estou fazendo esta pesquisa dos Salles antigos de que tenho conhecimento para cima. Assim, se tiverem origem comum, eu a encontrarei.
Muito obrigado pela dica sobre onde Salles podem ser encontrados em Portugal. Os Salles que pesquiso são baianos, mas parecem ter passado para lá do estado de São Paulo (talvez a mesma família de bandeirantes do presidente Campos Salles).
Escreverei quando tiver informações mais sólidas. Até lá, quaisquer informações, ficarei agradecido.
ASFST.

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#129620 | aguerreiro | 27 set 2006 17:12 | Em resposta a: #129507

O apelido Salles é comum em Viana do Castelo Alto Minho, é uma família com dois ramos, mas de origem comum em Santa marta de Portuzelo e que desde meados do século XIX se encontram ligados a decoração de igrejas e serviços funerários, manmtendo ainda essa actividade nessa freguesia e em Riba de Âncora Caminha

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#130551 | farinhote1971 | 09 out 2006 13:28 | Em resposta a: #125835

Caro AST,

Em tempos trabalhei na TAP, como Hospedeira de Terra. Tinha um colega de nome João Pedro Oliveira de Salles Caldeira, nascido no Funchal, Santa Luzia, em 1942, casado e com filhos.

Parece-me que no Funchal o pai dele tinha uma fábrica de rebuçados.

Nunca mais tive qualquer contacto com ele mas sei que vive em Vila Nova de S. Pedro, na Azambuza - Lisboa.

É tudo quanto sei.

Cumprimentos

Margarida

Resposta

Link directo:

Sales, da Mealhada

#244473 | silvestre | 18 nov 2009 13:24 | Em resposta a: #125835

Iniciei a pesquisa de Sales, naturais da Mealhada. Caso alguém queira trocar informações estou receptiva.
Vera

Resposta

Link directo:

Salles

#244484 | AST | 18 nov 2009 17:40 | Em resposta a: #244473

Caros,

Obrigado pelas respostas. Como expliquei, possuo interesse nas famílias Salles que utilizam esse sobrenome antes do nascimento do santo. Portanto, seriam os que provêm da região do sul da França. Os Salles que utilizam esse sobrenome por motivos religiosos são realmente inúmeros e não relacionados. Não interessam a esta minha pesquisa.

Atenciosamente,
Aaron ST

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#280334 | f4b2 | 01 jul 2011 20:32 | Em resposta a: #125934

Caro Luis Figueira

Com origem no Alentejo,mais concretamente em Estremoz,tenho este nome:

- LUIS AFFONSO de SALLES PIOLTY -Ajudante da Conservatória de Estremoz em 1908

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sales, da Mealhada

#280393 | MJNFVC | 02 jul 2011 10:31 | Em resposta a: #244473

Com cumprimentos, segue a transcrição de um pequeno extracto de uma árvore de costados que incluí no § 88 do meu livro "A Família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da Cidade de Viseu", referente ao casal formado pelo Cor. MÁRIO-JAIME CALDERÓN DE CERQUEIRA ROCHA e sua mulher D. MARIA-LUÍSA DE ANDRADE CORVO DE MELO SALES, e que creio lhe poderá interessar:

COSTADOS

1 D. MARIA-LUÍSA DE ANDRADE CORVO DE MELO SALES

PAIS (2 - 3)

2 MÁRIO DE ANDRADE CORVO DE MELO SALES
Administrador de Circunscrição em Angola.
Nascido a 18 de Março de 1902 na freguesia das Mercês da cidade de Lisboa.
Baptizado a 24 de Maio de 1903 na freguesia de S.ta Isabel desta cidade.
Casado a 21 de Setembro de 1935 na freguesia de N.a S.ra da Conceição da cidade de Luanda, em Angola.
Falecido a 27 de Setembro de 1961 na freguesia de Lépi do concelho de Caála no distrito de Huambo, também em Angola.

3 D. MARIA-CELESTE DE MELO SALES
(Prima direita do marido.)
Nascida a 21 de Setembro de 1906 na vila de Mealhada da freguesia de Vacariça no concelho de Mealhada do distrito de Aveiro.
Falecida a 16 de Junho de 1978 na freguesia de Alcântara da cidade de Lisboa.

AVÓS (4 - 7)

4 EUGÉNIO-EDUARDO DA COSTA SALES DE MELO
Funcionário executivo da Imprensa Nacional.
Natural da freguesia de S. Nicolau da cidade de S.ta Maria da Feira.
Casado na cidade de Coimbra.

5 D. BRANCA-ALBERTINA DE ANDRADE CORVO
Natural da freguesia de S. Bartolomeu da cidade de Coimbra.

6 AUGUSTO-INÁCIO DA COSTA SALES DE MELO
Funcionário público.
Natural da vila de Mealhada na freguesia de Vacariça do concelho de Mealhada.
Casado nesta vila.

7 D. ILÍDIA DE MELO DA COSTA SALES
Natural da freguesia de Vacariça do concelho de Mealhada.

BISAVÓS (8 - 15)

8 EUGÉNIO-AUGUSTO DA COSTA SALES
(=14)

9 D. ANA-GUILHERMINA DE MELO
(=15)

10 JOSÉ DE ANDRADE CORVO
Administrador do Concelho de Óbidos.
Nascido a 19 de Março de 1851 na freguesia de S.ta Catarina da cidade de Lisboa.
Casado na cidade de Coimbra.
Falecido a 23 de Março de 1895 na freguesia de S. Paulo da cidade onde nascera.

11 D. ADELAIDE-JÚLIA-DA-CRUZ FERREIRA
Natural da cidade de Coimbra.
Falecida a 2 de Abril de 1898 na freguesia de Alcântara da cidade de Lisboa.

12 JOSÉ-AUGUSTO DA COSTA SALES

13 D. LUDOVINA-CÂNDIDA BRANDÃO

14 EUGÉNIO-AUGUSTO DA COSTA SALES
(=8)

15 D. ANA-GUILHERMINA DE MELO
(=9)


Ao dispor,


Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Sales, da Mealhada

#280420 | silvestre | 02 jul 2011 18:54 | Em resposta a: #280393

Boa tarde,

Parece-me que os seus Sales são os que eu pesquiso e pode encontrar no Geneall:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1250487

Cumprimentos

Vera Videira

juzarte @ iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Salles

#339304 | PPCSL | 10 dez 2013 22:02 | Em resposta a: #125943

Caro ASFT

Após ler os seus post, creio que poderá me ajudar na seguinte questão. Estou procurando quais foram as matriz do nome Campos e Salles do presidente Campos Salles. Desta forma, sua descendência como sua ascendência. desde já sou grata por algumas dicas.

Resposta

Link directo:

Salles

#452602 | peninha | 23 fev 2024 11:45 | Em resposta a: #125835

Caros Confrades

Henrique Herculano de Moura, natural de Angola (tanto quanto suspeito Moçâmedes), onde nasceu por volta de 1871, filho de Herculano Augusto de Moura e de D. Henriqueta Emília de Almeida; solteiro, com 20 anos, na Mealhada, freguesia da Vacariça, em 4.2.1891, com dispensa, casou com a sua parente Elisa (da Costa) Sales, solteira, com 24 anos, natural desta freguesia onde nasceu em 30.5.1866 e foi baptizada em 24.6.1866, filha de Augusto da Costa Sales e de D. Ana Guilhermina de Melo Brandão. (Fonte; assento de casamento de 4.2.1891, Livro Casamentos Mealhada, Vacariça 1878-1892, fotograma 160).

Quiçá algum Confrade saiba se deste casamento houve descendência e queira partilhar.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Sales

#452611 | silvestre | 23 fev 2024 18:07 | Em resposta a: #452602

Boa tarde,
Em tempos, pesquisei esta família Sales, da Vacariça. Após ler a sua mensagem, encontrei, indexado no familysearch, o nascimento do filho do casal, Herculano Moura, a 13.2.1928, na Vacariça.

Resposta

Link directo:

Salles

#452613 | peninha | 23 fev 2024 19:38 | Em resposta a: #452611

Caro Confrade

Muito lhe agradeço a informação.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 17:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen