Abreu do Paço de Serzedelo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Abreu do Paço de Serzedelo

#126042 | Carlos Silva | 27 ago 2006 10:19

Caros colegas,

A falta de alguns livros paroquiais de Santa Cristina de Serzedelo (conc. de Guimaraes) torna relativamente dificil o estudo das familias oriundas daquela freguesia.
Solicito os colegas para saber se alguem estudou as familia dos Abreus, do Paço.


Jeronimo de Abreu, do Paço, Serzedelo, vivia nos finais do sec. 17 e morreu antes de 1709, e provalmente em 1704 ou 1705. Em 5 de fevereiro de 1693, obteve por remataçao um dos casais privilegiados da Senra, em S. Cristovao de Selho, privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira.

Nao sei se era casado. Teve alguns filhos :

Com Maria de Almeida, solteira, de Gondar, teve pelo menos :
- Maria de Abreu (n.1690), mulher de Francisco Pereira

Com Maria Barbosa, de Sao Martinho de Candoso, teve :
- Domingos de Abreu casado com Maria Fernandes, de Gondar

Teve mais, legitimo ou natural :
- Verissimo de Abreu, herdeiro do casal privilegiado da Senra, em S. Cristovao de Selho (em 1705), que foi pai de outro Jeronimo de Abreu, de Entre-Ambas-as-Aves, que herdou o dito casal em 1728.

Sao esses os poucos dados que tenho sobre os Abreus.

« Os do Paço de Serzedello » vêm referidos de forma anonima e colectiva no final do pequeno titulo de Bernardes do Nobiliario de Felgueiras Gaio, no meio de algumas outras familias de Guimaraes.

Portanto talvez tenham sido estudados.

Agradeço informaçao.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abreu do Paço de Serzedelo

#129697 | Carlos Silva | 28 set 2006 22:10 | Em resposta a: #126042

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Abreu do Paço de Serzedelo

#340686 | jmnovais | 09 jan 2014 18:03 | Em resposta a: #129697

caro carlos silva,
tem descendência de Veríssimo de Abreu? No baptismo de Domingos de Abreu (*22 mar 1707, lugar de Bouça, Nespereira; casado em 1727 com Angela Machado), filho de Pedro Lopes e Jerónima de Abreu, aparece o seguinte;
«filho de Pedro Lopes, ja defunto, e de Jerónima de Abreu (...) foram padrinhos Veríssimo de Abreu, morador na freguesia de Sta Cristina de Serzedelo no lugar do Paço e Maria soltª filha de Domingos Gonçalves do lugar de Pendeiro (?), Nespereira»

Além de Domingos, Pedro Lopes e Jerónima de Abreu tiveram:
- André de Abreu (meu avoengo,n.1692, Nespereira; casado com Mªa Mendes em 1723, com numerosa descendência)
- Luísa de Abreu (c. 1690, Nespereira) casada com António Mendes, e depois com António Gonçalves de Almeida
- Jerónima Maria (1705, Nespereira)
- João (1704)
-Ursula de Abreu (c. 1690, Nespereira), casada com Gonçalo Francisco

Tem dados que liguem o seu Veríssimo de Abreu e os "meus" Abreu (de Nespereira, até Jerónima de Abreu (c. 1660, + 1740))?
Agradecido

Resposta

Link directo:

Abreu do Paço de Serzedelo

#376307 | JRMG | 19 dez 2016 01:03 | Em resposta a: #129697

Caro confrade,

Jerónimo de Abreu, Paço, Serzedelo, segundo as minhas pesquisas, será filho de Francisco de Abreu e Apolónia Luís, Outeiro, S. Martinho de Candoso.

Ao dispor.

Resposta

Link directo:

Abreu do Paço de Serzedelo

#376311 | João Mamed | 19 dez 2016 11:22 | Em resposta a: #376307

Bom dia

Por acaso nas suas pesquisas por Sezedelo não se terá deparado com o casal João Peixoto / Ana Ferreira, que devem ter casado por volta de 1700?

Obrigado
João Mamede

Resposta

Link directo:

Abreu do Paço de Serzedelo

#376322 | JRMG | 19 dez 2016 16:03 | Em resposta a: #376311

Boa tarde, confrade João Mamede,

Infelizmente, não posso ajudá-lo, pois as informações que transmiti acima, obtive-as consultando os Livros Paroquiais de Santiago de Lordelo, não tendo efectuado ainda uma pesquisa pormenorizada aos Livros Paroquiais de Serzedelo.

Resposta

Link directo:

Abreu do Paço de Serzedelo

#376344 | João Mamed | 19 dez 2016 22:55 | Em resposta a: #376322

De qualquer modo, muito obrigado.

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Abreu do Paço de Serzedelo

#453944 | Miguel Abreu | 10 mai 2024 15:52 | Em resposta a: #126042

Boa tarde,
Sou descente da família Abreu do Paço de Serzedelo mas esses nomes nao me sao familiares.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 19:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen