gostaria de saber a geneologia da familia marques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

gostaria de saber a geneologia da familia marques

#126096 | vianacesar | 27 ago 2006 17:52

gostaria de saber a a arvore
geneologia da familia marques

Resposta

Link directo:

RE: gostaria de saber a geneologia da familia marques

#126107 | P. Jesus Pinheiro | 27 ago 2006 18:54 | Em resposta a: #126096

Eu não tenho Marques no meu nome mas a Minha mãe tem, por parte paterna (Marques Piteira). O meu avô era de Estremoz. Será que tem alguma relação?

Resposta

Link directo:

Gene"a"logia de (qualquer) familia

#126131 | victorferreira | 27 ago 2006 21:04 | Em resposta a: #126096

Caro/a participante,
Sabe o que é um "patronímico"? É um apelido (nome de família) derivado de um nome próprio, por exemplo, Marcos, e quer dizer "filho de Marcos".
O primeiro rei de portugal, Afonso Henriques, não era da "família Henriques". Até podia ser, mas não era. Era o menino Afonso, "filho de Henrique". O filho do Afonso Henriques chamava-se Sancho Afonso (filho de Afonso). Era assim.
Assim, "filho de Marcos" diz-se-ia Marques (esta é a versão da base do Genea).
Agora imagine lá quantos Marcos existiram pela idade Média até ao uso dos patronímicos começar a cair em desuso e se fixarem em nomes de família? Milhares.
Dessa forma, houve milhares de pessoas que tinham por apelido Marques por serem filhos de algum Marcos, até que começaram a por esse apelido também aos seus filhos.
Ou seja, do Brasil até Timor há milhares de Famílias 'Marques' que não têm nada a ver umas com as outras. Poderão aparecer dezenas de Marques aqui no seu tópico e nenhum ter nada a ver consigo. Ou ter. Mas você não terá nenhuma ferramentapara distinguir uns dos outros.

Por fim, como não existe uma genealogia de cada 'nome' de família, incluindo os Marques, terá que ser VOCÊ a saber de onde vêm os SEUS Marques. Como? Fazendo pesquisa de ancestrais, começando pela sua certidão de nascimento (e para mais tarde baptismo, casamento e até óbito, para além de outros documentos também úteis), dos seus pais, avós, bisavós, etc.
É a unica maneira de saber de onde vêm os seus Marques.
E ainda pode descobrir que Marques é um nome recente e que originalmente esse ramo chamava-se Antunes, Pereira ou Maldonado ou outra coisa qualquer (os nomes de família flutuavam muito, sabia?).
Cumprimentos e boas pesquisas. VF
P.S.: grosso modo, e se o trabalho de pesquisa nunca foi feito por ninguém, isto que eu escrevi costuma ser válido para qualquer apelido, mesmo os mais frequentemente ou aparentemente associados a um certo estatuto social.

Resposta

Link directo:

RE: Gene"a"logia de (qualquer) familia

#127133 | vianacesar | 02 set 2006 12:55 | Em resposta a: #126131

obrigado pela resp.
poderia me dizer a origem da familia vianna. obs.: ( no meu registro a um erro ortografico sendo então viana).

Resposta

Link directo:

RE: Gene"a"logia de (qualquer) familia

#127229 | Luis K. W. | 02 set 2006 22:48 | Em resposta a: #127133

Nesse caso será, provavelmente, um TOPONIMICO. Isto é, o nome terá começado por servir para designar as pessoas que eram DE VIANA.

Daí haver muitos nomes que deveriam ser sempre precedidos de "DE". "de Sousa", "de Castro", "de Almeida", uma vez que Sousa, Castro e Almeida designam povoações.

Da mesma forma, deverão existir muitas famílias cujos ancestrais eram "de Viana" e que nada (excepto a naturalidade) têm a ver com outras do mesmo nome.

Havendo várias "Viana/Vianna" em Portugal, terá de ser você a descobrir a origem dos seus.

Boa sorte.
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

... agora os 'Viana'

#127238 | victorferreira | 02 set 2006 23:47 | Em resposta a: #127133

Meu/minha caro/a,
Não parece que me tenha feito entender.
Para além do que escreve o confrade Luís K.W.,
- na maior parte dos casos - exceptuando nomes absolutamente rarérrimos, e mesmo assim ... - não existem - repito - não existem origens únicas para NOMES familiares: podem haver milhares delas, sobretudo para nomes comuns como Marques ou Viana (com 1, 2 ou mais 'enes': é tudo o mesmo).
- se quizer saber uma qualquer origem familiar não ande a centrar a pesquisa no que encontra na bibliografia sobre apelidos familiares. Não resulta.
E porquê? Entre outras coisas porque até bem pouco tempo a adopção de nomes pelas pessoas era de uma rebaldaria estratosférica.
No século XVII e XVIII em Portugal (e até bem pouco tempo), nas paróquias rurais, o José Antunes podia perfeitamente ser filho do Pedro Rodrigues e neto do António Fernandes, e por seu lado pai do João Gonçalves e avô do Luís Gomes. E todos legítimos, e todos por varonia!
E agora? De que "família" é que esses são?
Resposta: da família deles, ora essa.
E como apanhar a pista? Indo à procura da história da "família Gomes"? Belo bêco sem saída onde nos iríamos meter!
Resposta: fazendo essas 'descobertas' pelos registos paroquiais. Não confie muito em mais nada enquanto não tiver pelo menos até aos quintos avós, todos os registos fotocopiados ou pelo menos transcritos com fidelidade e integralmente.
Se 'entroncar' em alguma genealogia conhecida (e não são muitas em comparação com os milhões de 'famílias' que já existiram!) então, e se acreditar nela (porque a quantidade de 'fabricações' é razoável, independentemente da honestidade do genealogista), pode seguí-la até ao Maomé, ao José de Arimateia ou ao Júlio César.
Mas antes disso, pesquise cada uma das suas gerações registadas nas certidões de nascimento e nos registos paroquiais e ... bom, por desporto, pode ir lendo uns verbetes nas enciclopédias, uns desenhos de brasões, mais ou menos coloridos, umas 'lêndeas e narratívias' sobre algumas famílias conhecidas, umas pesquisas na net e coisas do género, com a certeza de que não é por aí que vai de facto avançar.
Espero não a/o ter desmotivado, mas pelo contrário, se de facto quer saber, ficou a saber como.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Gene"a"logia de (qualquer) familia

#127254 | vianacesar | 03 set 2006 02:06 | Em resposta a: #127229

obrigado .. cesar!!

Resposta

Link directo:

RE: gostaria de saber a geneologia da familia marques

#127261 | fafá | 03 set 2006 05:08 | Em resposta a: #126096

Olá Viana, eu fiz uma parte de minha genealogia da família Marques, descendencia de meu pai Raphael Dias Costa Marques, ele nasceu em Vila Nova de Famalicão ,não sei se te interessa!!
abraços.

Resposta

Link directo:

RE: gostaria de saber a geneologia da familia marques

#136331 | Rui Amaro | 03 dez 2006 17:20 | Em resposta a: #126096

Esse assunto também muito me interessa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 11:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen